sexta-feira, 22 de maio de 2020

Semana 0 - de 27 a 30/4 - 7o ano EJA

Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Obs: atividades que foram postadas na plataforma da prefeitura!

Segunda-feira, dia 27____


Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE 1: ortografia e produção de frases.

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Leia o texto
OS MAIORES E OS MENORES
          SABE-SE OJE QUE EZISTIRAM QU ÀSE MIL ESPÉCIES DE DINOÇAUROS. ALGUM AS ERAM GIGANTESCAS, PODENDO ALCAMÇAR ATÉ 40 METROS DE COMPRIMENTO E PEZAVAM MAIS DO QUE DOIS AVIÕES JUNTOS. EM CONPENSAÇÃO, OUTROS NÃO PASAVAM DO TAMANHO DE UMA GALHINHA.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Reescreva as palavras com erros.

2. Reescreva as frases fazendo os ajustes (correção) necessários:



Matemática_______________________

ATIVIDADE: números e operações.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Use a escrita romana para registrar:
a) Um número maior que 30 e menor que 60. 
b) Um número que esteja entre 90 e 100. 
c) Um número entre 2.000 e 4.000.


2. Escreva usando algarismos indo-arábicos o ano contido em cada informação a seguir.

a) A cidade de Monte Mor foi fundada no dia 24 de março de MDCCCLXXI.  
b) O professor de Matemática nasceu em MCMLXXX na cidade de Mira Estrela.


3. A população de uma cidade é de um milhão, trezentos e oito mil e quarenta e sete habitantes. Utilizando algarismos, o total de habitantes dessa cidade é: (0,2)
(a) 1 308 407
(b) 1 308 047
(c) 1 308 470
(d) 1 380 047

4. Fabrício tinha R$ 320,00 para pagar as suas contas.
• R$ 117,00 de energia elétrica,
• R$ 58,00 de água,
• R$ 88,00 de internet.
O restante queria usar para fazer algumas compras.  Determine quanto lhe restou para isso.

5. Complete os espaços lembrando-se dos conceitos de sucessor e antecessor. (0,3)
a) o sucessor de 23.099 é ____________.
b) ______________ é o antecessor de 2.500.
c) o antecessor de 8.000 é ______________.


Terça-feira, dia 28_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE 1: leitura e interpretação de texto, com questão de múltipla escolha.

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Um grupo de bordadeiras do interior do Ceará luta para aumentar a produção, variar as mercadorias e colocar em ação uma loja virtual. Uma das idealizadoras da proposta afirma que as artesãs, acostumadas a trabalhar na soleira das portas de suas casas, passaram a ter grande demanda pelos produtos depois de participarem de dois grandes desfiles.
Disponível em: www.otempo.com.br. Acesso em: 11 ago. 2014 (adaptado).

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

As modificações na atividade mencionada estão sendo estimuladas pela:
A) expansão das vendas.
B) elevação da escolaridade.
C) manutenção dos empregos.
D) qualificação da mão de obra.


ATIVIDADE 2: produção de relato pessoal; escrita autoral.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Faça, no caderno, um relato pessoal sobre sua vida profissional, as coisas que você sabe fazer e que você profissional gostaria de ser no futuro.



História_________________________

ATIVIDADE 1: leitura e interpretação de texto, com questão de múltipla escolha.

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

O açúcar criou condições materiais de um modo de viver e de pensar. Um jeito de sermos brasileiros, divididos entre gente importante e gente insignificante, entre senhores e escravos.
As amarguras do açúcar, e não suas doçuras, desenharam a cara do brasileiro e do Brasil. 
MARTINS, J. S. Incertezas que jorram do mar. O Estado de S. Paulo, 2 dez. 2012 (adaptado). 


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

De acordo com o texto, que característica da colonização portuguesa continua influenciando a realidade brasileira atual?
A) As técnicas agrícolas.
B) A discriminação racial.
C) As tradições alimentares.
D) A dependência econômica.



ATIVIDADE 2: produção de relato pessoal; escrita autoral.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Faça, no caderno, um relato pessoal sobre preconceito: você já sofreu? Já presenciou esse comportamento com alguém da família ou amigos? O que você pensa sobre isso?



Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


TURMA   1: 

ATIVIDADE 1: vamos manter o corpo saudável em casa?

Aprecie os vídeos de apoio:
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=gOnXsia1tPU



TURMA  2: 

ATIVIDADE 1: leitura e interpretação de imagem e textos, com questão de múltipla escolha.

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.


Disponível em: www.revistabicicleta.com.br. Acesso em: 5 jul. 2015. 

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

As informações contidas no texto reforçam a ideia de que 
A) o uso da bicicleta é vantajoso. 
B) a bicicleta é um transporte seguro. 
C) o uso da bicicleta é melhor para a saúde. 
D) a bicicleta é mais econômica que um carro.


ATIVIDADE 2:  produção de relato pessoal; escrita autoral.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Faça, no caderno, um pequeno relato pessoal sobre sua história com a bicicleta. Tem vontade de ter? Você tem uma? Já teve? Usava para trabalho ou diversão? O que pensa de usar como transporte?


Quarta-feira, dia 29_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE 1: Ortografia.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Reescreva as frases abaixo fazendo a correção das palavras escritas em desconformidade com a gramática. 

a.  As meninas escorregou na casca de banana.
_____________
b. Ao ver o rato, as criança gritou.
_____________
c. Cuando pensu em você, fexo os olhos de saldade.
_____________
d. Os animal possui abitos que podemos considerar curiozos.
_____________

2. Complete  às palavras com s, z, x, ch, ss, ç. 
a) Cai___a
b) Me___erica
c) Nobre___a
d) Fle___a
e) Aten___ão
f) Impre____ão
g) Suspen___ão
h) Pá___aro
i) Deten___ão
j) Chine___a



Matemática_______________________

ATIVIDADE: números e operações.

1. Numa festa foram preparados 4 kg de feijão, 8 kg de arroz e 6 kg de carne. Quantos gramas de comida foram preparados no total?


2. Caio percorreu 3000 metros de bicicleta em 30 minutos. Quantos km ele percorrerá em 1 hora?


3. Complete as igualdades: 

a. 629 + ______= 1243

b. _______+309 = 5041

c. 8782 - _______= 8072


Quinta-feira, dia 30____


Ciências________________________

ATIVIDADE 1: leitura e interpretação de texto, com questão de múltipla escolha.

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

A conquista sobre o meio ambiente não se faz apenas em nome da sobrevivência, mas na busca de lucros e acúmulo de dinheiro. 
O corte de árvores, a caçada de animais e a busca de minerais resultam mais da cobiça do que da sobrevivência. A natureza já não é tanto uma dádiva de Deus, mas uma mercadoria. 
RAMINELLI, R. A natureza na colonização do Brasil. In: REIGOTA, M. (Org.). Verde cotidiano: o meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro: Mauad, 2008. 


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

A análise do texto demonstra que, na transição de sua relação com os recursos naturais, o homem abandonou o princípio da:
A) apropriação da natureza. 
B) exploração para acúmulo. 
C) produção para subsistência. 
D) satisfação das necessidades.



ATIVIDADE 2: produção de relato pessoal; escrita autoral.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Faça, no caderno, um relato sobre seus desejos, e como pretende realizar. O que você gostaria de ter? Qual o caminho que você conhece para ter tudo o que deseja?


Inglês__________________________

ATIVIDADE 1: interpretação de texto; saudações; dias da semana.

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar. Pode fazer a tradução usando o celular ou o dicionário.

Read: (Leia)
Peter´s Family
Hi, my name is Peter. I am twelve years old. I´m from in Albany city. This is a photo of my family. This is my father. His name is Paul. My mother´s  name is Caterine. This is my sister. Her name is Sandra. Her nickname is San. The young boy is my brother. His name is Daniel.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Peter is: (Peter tem)
A) Twelve years old.
B) Thirteen years old
C) Fourteen years old.
D) Sixteen years old.

2. In this family there are ________ people: (Nesta família há ___ pessoas.) 
A) Five
B) Six
C) Seven
D) Eight

3. Relacione as colunas:
a. Father      (   ) Daniel
b. Mother    (   ) Sandra
c. Sister       (   ) Caterine
d. Brother    (   ) Paul
4. Complete the greetings:
a. Bom dia! Good ____________.
b. Boa tarde! Good ____________.
c. Boa noite! (chegada) – Good___________.
d. Boa noite! (saída ) – Good____________.

5. Complete:
Complete o quadro a seguir, na ordem correta, com os Days of the week (dias da semana) que estão faltando. 

Sunday
_________________

_________________

Wednesday
_________________

_________________

_________________



ATIVIDADE 2: gostos pessoais; cálculo e numerais; cores.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Responda em inglês:
Seu animal preferido: _________
Sua cor preferida: _________
A sua idade: _________

2. Faça os cálculos e escreva o nome dos números em inglês:
a.  1 + 20 = ___________
b.  35 - 20 = ___________
c.  10 + 2 = ___________
d.  2 x 5 = ___________
e.  27 + 7 = ___________
f.  12 + 4 = ___________
3. Escreva os números em inglês por extenso:
a. 33: ___________
b. 27: ___________
c. 45: ___________
d. 33: ___________
e. 24: ___________
f. 18: ___________
i. 7: ___________
j. 13: ___________
k. 35: ___________
l. 12: ___________
m. 15: ___________
n. 50: ___________
4. Traduza as cores, do inglês para o português, copie no caderno e pinte-as com a cor correspondente.

red   –   blue   –   green

pink   –   black –   purple 

orange   –   white   –  gray 

yellow   –   brown



Arte___________________________

ATIVIDADE 1: leitura e interpretação de texto, com questão de múltipla escolha.

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Comida
Bebida é água.
Comida é pasto.
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comida,
A gente quer comida, diversão e arte.
A gente não quer só comida,
A gente quer saída para qualquer parte.
ANTUNES, A.; BRITTO, S.; FROMER, M. Titãs acústico. Rio de Janeiro: WEA/MTV, 1997 (fragmento).

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Na letra da canção, a repetição da expressão “A gente não quer só comida” tem por objetivo:
A) apresentar explicação para a fome.
B) destacar o combate à falta de água.
C) reforçar o direito à alimentação.
D) reivindicar direitos sociais.



ATIVIDADE 2: produção de relato pessoal; escrita autoral. Seleção e cópia de texto instrucional.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Faça, no caderno, um pequeno relato pessoal sobre comida, citando as que mais gosta e as que não gosta. Escreva, também, uma receita de um prato que você gosta ou sabe fazer.


----------------

7o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a chamada dessas aulas


Fique bem, fique em casa!