Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Obs: atividades que foram postadas na plataforma da prefeitura!
Segunda-feira, dia 27____
ATIVIDADE: leitura e interpretação de texto
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
Leia o texto abaixo para responder às questões:
Famílias trocaram a cidade pelo campo para ter uma vida simples
Trocar o campo pela cidade à procura de uma vida melhor sempre foi a opção mais comum. Porém, algumas famílias, cansadas do caos urbano, estão fazendo o caminho inverso, deixando os grandes centros para viver literalmente no meio do mato.
São pessoas que cursaram faculdade, desfrutavam de um certo conforto na cidade, mas não aguentavam mais a correria, falta de liberdade, o trânsito e o excesso de consumo. Em busca de uma vida mais simples e saudável, elas não têm medo de encarar a enxada e descobrir um novo modo de sobreviver.
Para a mineira Manuella Melo Franco, 34, a chegada do primeiro filho foi o empurrão que faltava para deixar a cidade e, finalmente, experimentar uma vida mais tranquila e autossustentável, ao lado do companheiro Hugo Ruax. “O nascimento do Tomé reforçou esse nosso desejo. Queríamos oferecer a ele uma infância mais próxima da natureza, longe dos valores consumistas e da loucura da cidade”, diz a fotógrafa e jornalista. […]
O catarinense Marinaldo Pegoraro, 54, também não demorou muito para deixar o apartamento em Curitiba (PR), onde residiu nos últimos 11 anos, para ir viver com a mulher e as duas filhas adolescentes no Sítio Serra Dourada em Delfim Moreira, no extremo sul de Minas Gerais. […]
[…] Existe um esgotamento desse modelo de vida urbano”, diz Marinaldo Pegoraro, sem sentir falta dos shoppings e feliz de poder trabalhar na terra e ouvir o canto dos pássaros.
Disponível em: <https://estilo.uol.com.br>.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. O texto acima é do gênero:
a) reportagem b) piada c) conto d) crônica e) notícia
2. Identifique o assunto do texto:
3. O texto apresenta o objetivo das pessoas que deixam a cidade rumo ao campo. Identifique-o:
4. De acordo com a entrevistada Manuella Melo Franco, “O nascimento do Tomé reforçou esse nosso desejo”. A que desejo ela se refere?
Matemática_______________________
ATIVIDADE: números e operações; grandezas e medidas.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Efetue as subtrações abaixo usando os números inteiros.
a) +10 – 10 =
b) – 2 – 3 =
c) – 2 – 2 + 2 =
d) – 3 – 3 + 5 =
e) – 10 – 30 + 40 =
2. Efetue as multiplicações abaixo usando os números inteiros.
a) – 2 x – 3 =
b) – 15 x + 3 =
c) – 2 x + 3 =
d) – 2 x – 3 x – 1 =
3. Quantas moedas de 5 centavos equivalem a R$ 2,50?
A) 30
B) 50
C) 25
D) 100
4. Quantos segundos há em 1 hora?
A) 360
B) 2800
C) 3600
D) 600
Terça-feira, dia 28_____
Geografia_______________________
ATIVIDADE 1: leitura e interpretação de texto, com questão de múltipla escolha.
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
Um grupo de bordadeiras do interior do Ceará luta para aumentar a produção, variar as mercadorias e colocar em ação uma loja virtual. Uma das idealizadoras da proposta afirma que as artesãs, acostumadas a trabalhar na soleira das portas de suas casas, passaram a ter grande demanda pelos produtos depois de participarem de dois grandes desfiles.
Disponível em: www.otempo.com.br. Acesso em: 11 ago. 2014 (adaptado).
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
As modificações na atividade mencionada estão sendo estimuladas pela:
A) expansão das vendas.
B) elevação da escolaridade.
C) manutenção dos empregos.
D) qualificação da mão de obra.
ATIVIDADE 2: produção de relato pessoal; escrita autoral.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Faça, no caderno, um relato pessoal sobre sua vida profissional, as coisas que você sabe fazer e que você profissional gostaria de ser no futuro.
História_________________________
ATIVIDADE 1: leitura e interpretação de texto, com questão de múltipla escolha.
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
O açúcar criou condições materiais de um modo de viver e de pensar. Um jeito de sermos brasileiros, divididos entre gente importante e gente insignificante, entre senhores e escravos.
As amarguras do açúcar, e não suas doçuras, desenharam a cara do brasileiro e do Brasil.
MARTINS, J. S. Incertezas que jorram do mar. O Estado de S. Paulo, 2 dez. 2012 (adaptado).
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
De acordo com o texto, que característica da colonização portuguesa continua influenciando a realidade brasileira atual?
A) As técnicas agrícolas.
B) A discriminação racial.
C) As tradições alimentares.
D) A dependência econômica.
ATIVIDADE 2: produção de relato pessoal; escrita autoral.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Faça, no caderno, um relato pessoal sobre preconceito: você já sofreu? Já presenciou esse comportamento com alguém da família ou amigos? O que você pensa sobre isso?
Educação Física__________________
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
TURMA 1:
ATIVIDADE 1: vamos manter o corpo saudável em casa?
Aprecie os vídeos de apoio:
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=gOnXsia1tPU
TURMA 2:
ATIVIDADE 1: leitura e interpretação de imagem e textos, com questão de múltipla escolha.
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
Disponível em: www.revistabicicleta.com.br. Acesso em: 5 jul. 2015.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
As informações contidas no texto reforçam a ideia de que
A) o uso da bicicleta é vantajoso.
B) a bicicleta é um transporte seguro.
C) o uso da bicicleta é melhor para a saúde.
D) a bicicleta é mais econômica que um carro.
ATIVIDADE 2: produção de relato pessoal; escrita autoral.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Faça, no caderno, um pequeno relato pessoal sobre sua história com a bicicleta. Tem vontade de ter? Você tem uma? Já teve? Usava para trabalho ou diversão? O que pensa de usar como transporte?
Quarta-feira, dia 29_____
Língua Portuguesa_________________
ATIVIDADE: leitura e interpretação de texto
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
Por que alguns animais comem pedra?
Alguns animais possuem hábitos que podemos considerar curiosos... Os gatos, por exemplo, se lambem para limpar o pelo. Já os cães, instintivamente, procuram comer certas ervas quando estão sentindo algum mal-estar. Mas tem bicho com hábitos ainda mais intrigantes, como comer pedra! É isso aí! E olha que, em vez de fazê-los passar mal, as pedras exercem funções úteis dentro do organismo.
As pedras engolidas por certos animais são chamadas gastrólitos, que quer dizer “pedras do estômago”. É dentro deste órgão que elas ficam armazenadas e ajudam a triturar os alimentos e limpar as paredes estomacais dos parasitas que a infestam. Além disso, as pedras aliviam a sensação de fome durante longos períodos em que os bichos precisam ficar sem comer.
Crocodilos, focas, pinguins e leões-marinhos, entre outros animais marinhos, estão na lista dos comedores de pedra.
Mas não pense que os animais comem qualquer pedra que encontram pela frente. Eles escolhem, com muito cuidado, as que vão para a barriga. Valem as mais lisinhas e bem redondinhas.
SALVATORE, S. Por que alguns animais comem pedras? Ciências Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, n° 141, nov. 2003. Adaptação)
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Coloque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Todos os animais comem pedras.
( ) Os animais comem qualquer pedra que encontrarem pela frente.
( ) Os animais só comem as pedras mais lisinhas e arredondadas.
2. As pedras ajudam ou fazem mal a esses animais? Explique.
______________________
Matemática_______________________
ATIVIDADE: números e operações; grandezas e medidas.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Decomponha cada número em adições numéricas.
a) 83 =
b) 657 =
c) 901 =
d) 1012 =
e) 6700 =
2. Determine o valor das expressões numéricas a seguir:
a) 4 x (32 – 28 : 4) =
b) 32 : (2 x 4) =
c) 25 + (16 + 24 : 6) =
3. Calcule o MMC de:
a) MMC (24,12) =
b) MMC (18,9)=
4. Na venda de um tênis de R$150,00 um vendedor obteve uma comissão de R$12,00. Essa comissão representa quantos por cento do preço do produto?
A) 10%
B) 12%
C) 8 %
D) 15%
Quinta-feira, dia 30____
Ciências________________________
ATIVIDADE 1: leitura e interpretação de texto, com questão de múltipla escolha.
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
A conquista sobre o meio ambiente não se faz apenas em nome da sobrevivência, mas na busca de lucros e acúmulo de dinheiro.
O corte de árvores, a caçada de animais e a busca de minerais resultam mais da cobiça do que da sobrevivência. A natureza já não é tanto uma dádiva de Deus, mas uma mercadoria.
RAMINELLI, R. A natureza na colonização do Brasil. In: REIGOTA, M. (Org.). Verde cotidiano: o meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro: Mauad, 2008.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
A análise do texto demonstra que, na transição de sua relação com os recursos naturais, o homem abandonou o princípio da:
A) apropriação da natureza.
B) exploração para acúmulo.
C) produção para subsistência.
D) satisfação das necessidades.
ATIVIDADE 2: produção de relato pessoal; escrita autoral.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Faça, no caderno, um relato sobre seus desejos, e como pretende realizar. O que você gostaria de ter? Qual o caminho que você conhece para ter tudo o que deseja?
Inglês__________________________
ATIVIDADE 1: interpretação de texto; saudações; dias da semana.
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar. Pode fazer a tradução usando o celular ou o dicionário.
Read: (Leia)
Peter´s Family
Hi, my name is Peter. I am twelve years old. I´m from in Albany city. This is a photo of my family. This is my father. His name is Paul. My mother´s name is Caterine. This is my sister. Her name is Sandra. Her nickname is San. The young boy is my brother. His name is Daniel.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Peter is: (Peter tem)
A) Twelve years old.
B) Thirteen years old
C) Fourteen years old.
D) Sixteen years old.
2. In this family there are ________ people: (Nesta família há ___ pessoas.)
A) Five
B) Six
C) Seven
D) Eight
3. Relacione as colunas:
a. Father ( ) Daniel
b. Mother ( ) Sandra
c. Sister ( ) Caterine
d. Brother ( ) Paul
4. Complete the greetings:
a. Bom dia! Good ____________.
b. Boa tarde! Good ____________.
c. Boa noite! (chegada) – Good___________.
d. Boa noite! (saída ) – Good____________.
5. Complete:
Complete o quadro a seguir, na ordem correta, com os Days of the week (dias da semana) que estão faltando.
Sunday
_________________
_________________
Wednesday
_________________
_________________
_________________
ATIVIDADE 2: gostos pessoais; cálculo e numerais; cores.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Responda em inglês:
Seu animal preferido: _________
Sua cor preferida: _________
A sua idade: _________
2. Faça os cálculos e escreva o nome dos números em inglês:
a. 1 + 20 = ___________
b. 35 - 20 = ___________
c. 10 + 2 = ___________
d. 2 x 5 = ___________
e. 27 + 7 = ___________
f. 12 + 4 = ___________
3. Escreva os números em inglês por extenso:
a. 33: ___________
b. 27: ___________
c. 45: ___________
d. 33: ___________
e. 24: ___________
f. 18: ___________
i. 7: ___________
j. 13: ___________
k. 35: ___________
l. 12: ___________
m. 15: ___________
n. 50: ___________
4. Traduza as cores, do inglês para o português, copie no caderno e pinte-as com a cor correspondente.
red – blue – green
pink – black – purple
orange – white – gray
yellow – brown
Arte___________________________
ATIVIDADE 1: leitura e interpretação de texto, com questão de múltipla escolha.
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
Comida
Bebida é água.
Comida é pasto.
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comida,
A gente quer comida, diversão e arte.
A gente não quer só comida,
A gente quer saída para qualquer parte.
ANTUNES, A.; BRITTO, S.; FROMER, M. Titãs acústico. Rio de Janeiro: WEA/MTV, 1997 (fragmento).
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Na letra da canção, a repetição da expressão “A gente não quer só comida” tem por objetivo:
A) apresentar explicação para a fome.
B) destacar o combate à falta de água.
C) reforçar o direito à alimentação.
D) reivindicar direitos sociais.
ATIVIDADE 2: produção de relato pessoal; escrita autoral. Seleção e cópia de texto instrucional.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Faça, no caderno, um pequeno relato pessoal sobre comida, citando as que mais gosta e as que não gosta. Escreva, também, uma receita de um prato que você gosta ou sabe fazer.
----------------
9o ano__________
Responda, clicando no link abaixo, a chamada dessas aulas
Fique bem, fique em casa!