quarta-feira, 6 de maio de 2020

SEMANA 11/05 à 15/05





OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.



DATA 11/05/2020  ( 2ª  FEIRA)                                                                    2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA
·         
CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 11 DE MAIO DE 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME _____________________________________________ 2º ANO _____
PROFESSORA__________________________________

BOA TARDE!

    ATIVIDADE 1: LEIA O TEXTO INFORMATIVO ABAIXO COM BASTANTE ATENÇÃO. CONTE PARA SEUS PAIS A HISTÓRIA QUE VOCÊ LEU.

QUAL É O ANIMAL MAIS VELHO?

          AS TARTARUGAS-GIGANTES DAS ILHAS GALÁPAGOS SÃO OS ANIMAIS QUE VIVEM POR MAIS TEMPO NO MUNDO. ELAS CHEGAM A VIVER MAIS OU MENOS 150 ANOS.
          AS TARTARUGAS SÃO ANIMAIS RESISTENTES, POIS CONSEGUEM FICAR 1 ANO SEM COMER E SEM BEBER. ELAS SE ALIMENTAM DE FOLHAS, SEMENTES E FRUTAS.
          AS TARTARUGAS SÃO CONHECIDAS TAMBÉM POR SEREM MUITO LENTAS QUANDO SE MOVIMENTAM.


A)   QUANTOS ANOS PODE VIVER UMA TARTARUGA?
____________________________________________________________

B)   DE QUAL ESPÉCIE DE TARTARUGA O TEXTO FALA  __________________________________________________________

C)   POR QUANTO TEMPO ESSAS TARTARUGAS CONSEGUEM FICAR SEM SE ALIMENTAR?
_____________________________________________________________

D)   QUAL É A ALIMENTAÇÃO DAS TARTARUGAS MENCIONADAS ?
           _____________________________________________________________


ATIVIDADE 2: SEPARE AS SÍLABAS E CLASSIFIQUE-AS QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS:

1 SÍLABA
2 SÍLABAS
3 SÍLABAS
4 OU MAIS SÍLABAS
MONOSSÍLABA
DISSÍLABA
TRISSÍLABA
POLISSÍLABA


TARTARUGA ____________________________________________________
TEMPO ________________________________________________________
FOLHAS _______________________________________________________
SEMENTES ____________________________________________________
FRUTAS _______________________________________________________
GALÁPAGOS____________________________________________________
ANIMAIS _______________________________________________________
SÃO ___________________________________________________________

ATIVIDADE 3: FORME FRASES CRIATIVAS:

A)   TARTARUGA
__________________________________________________________________

B)   FRUTAS
__________________________________________________________________

C)   LENTAS
__________________________________________________________________


ATIVIDADE 4: DESCUBRA A ADIVINHA E ILUSTRE-A

      A)  NO FOGO PULA, PULA
                ATÉ FICAR BRANQUINHA!
          QUENTINHA E CROCANTE
          GOSTOSA COMO A PAÇOCA.



ELA É A:













               B)  DEIXO A FESTA BONITA
             O VENTO FAZ BALANÇAR
             SOU DE CORES VARIADAS
             VOCÊ VAI ME COLAR.
             

EU SOU A:
















COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDO : NUMERAIS
ATIVIDADE 1


ATIVIDADE 2
ATIVIDADE 3:

ATIVIDADE 4:






COMPONENTE CURRICULAR: ARTE____________________________2° ANOS

ATIVIDADE:

VOCÊ GOSTA DE DANÇAR? COMO VOCÊ SE SENTE QUANDO DANÇA? QUE MOVIMENTOS VOCÊ FAZ? VOCÊ JÁ VIU OU PARTICIPOU DE UMA APRESENTAÇÃO DE DANÇA? COMO FOI?
FAÇA UM DESENHO DA DANÇA QUE VOCÊ PARTICIPOU OU QUE ASSISTIU NO CADERNO.


DATA 12/05/2020  ( 3ª  FEIRA)                                                                      2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS FERREIRA.
MONTE MOR,12 DE MAIO DE 2020.
HOJE É TERÇA-FEIRA.
PROFESSORA___________________2°ANO____
NOME DO ALUNO:______________________________________


ATIVIDADE 1

ATIVIDADE 2:




ATIVIDADE 3:


COMPONENTE CURRICULAR:  HISTÓRIA

DIREITO A UM NOME E SOBRENOME

DE ACORDO COM NOSSOS ESTUDOS NO MATERIAL DIDÁTICO NAME PÁGINAS 246 E 247, RESPONDA:



ATIVIDADE 1: COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA E OBSERVANDO SEU CERTIDÃO DE NASCIMENTO, ANOTE AS INFORMAÇÕES EM SEU CADERNO.




ATIVIDADE 2: PESQUISE E ANOTE OS DOCUMENTOS QUE SUA FAMÍLIA POSSUI:
_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

ATIVIDADE 3: CRESCENDO E APRENDENDO.

A)   VOCÊ TEM IRMÃO OU IRMÃ? QUEM NASCEU PRIMEIRO?
_________________________________________________________________

B)   DO QUE VOCÊ GOSTA DE BRINCAR COM ELE ( A )?
_________________________________________________________________

C)   QUANTOS IRMÃOS VOCÊ TEM? ANOTE O NOME E IDADE DELES.
_________________________________________________________________

D)   TEM ALGUÉM COM O SEU NOME EM SUA CASA?
_________________________________________________________________


A)   ESCREVA UMA CARACTERÍSTICA ( QUALIDADE ) SUA COM CADA LETRA DO ACRÓSTICO.

INTELIGENTE
D
E
N
T
I
D
A
D
E

A)   SE VOCÊ FOSSE ASSINAR UM DOCUMENTO HOJE, COMO FARIA SUA ASSINATURA?








________________________________________________________________________
                                                                         ASSINATURA

                                                                                         
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA ( LEITURA DO TEXTO)

ATIVIDADE:

1 – MÍMICA
É UM JOGUINHO BEM CONHECIDO. PARA ESSA ATIVIDADE, VOCÊ VAI PRECISAR DE UMA OU MAIS PESSOAS PARA PARTICIPAR COM VOCÊ, ENTÃO CHAME ALGUÉM DA FAMÍLIA PARA BRINCAR. ANTES DE COMEÇAR, PEGUE UMA FOLHA DE PAPEL, CORTE EM VÁRIOS PEDAÇOS PARA FAZER AS CARTINHAS DO JOGO (PELO MENOS 10). EM CADA CARTINHA VOCÊ VAI COLOCAR OS NOMES DO QUE DESEJA PARA FAZER MIMICA. VALE NOME DE OBJETOS, FILMES, ESPORTES, PERSONAGENS, ETC. USE SUA CRIATIVIDADE.  FEITAS AS CARTINHAS COM AS PISTAS, EMBARALHE E COLOQUE DE VIRADAS PARA BAIXO, TIRE UMA CARTINHA E TENTE FAZER A MIMICA PARA A PESSOA ADIVINHAR.  PODE MARCAR UM TEMPO PARA CADA TENTATIVA, E QUEM ACERTAR MARCA PONTO.

2 – DESCUBRA O OBJETO

ESSA ATIVIDADE VOCÊ TAMBÉM PRECISA DA AJUDA DE ALGUÉM DA FAMÍLIA.  A PESSOA QUE PARTICIPAR COM VOCÊ, DEVE SELECIONAR UNS 10 OBJETOS DIFERENTES SEM VOCÊ VER QUAIS SÃO. PODEM SER COLOCADOS TODOS DENTRO DE UMA CAIXA OU SACOLA. PARA FAZER A ATIVIDADE, EXISTEM DUAS FORMAS: USANDO UMA SACOLA ELA COLOCA O OBJETO DENTRO, E VOCÊ COLOCA AS MÃOS DENTRO DA SACOLA E MEXE A VONTADE NO OBJETO, SEM OLHAR, E TENTA IDENTIFICAR; OU, PODE COLOCAR UMA VENDA NOS OLHOS, E AI A PESSOA ESCOLHE O OBJETO E COLOCA EM SUAS MÃOS. O OBJETIVO É CONSEGUIR IDENTIFICAR O MAIOR NÚMERO DE OBJETOS APENAS PELO TOQUE, SEM VER O QUE É.

3 – AGORA É SUA VEZ DE FAZER A ATIVIDADE SOZINHO. SE VOCÊ TIVER EM CASA VÁRIOS TIPOS DE BOLAS PEGUE TODAS ELAS. PODE SER OUTROS BRINQUEDOS TAMBÉM, COMO CORDAS, FRISBEE, ARCOS, BONECAS, CARRINHOS, ETC. SE NÃO TIVER, JUNTE ALGUNS OBJETOS DIFERENTES.  A TAREFA É MANIPULAR CADA UM DELES, E SENTIR SUAS FORMAS, TEXTURAS, PESO, ETC.  DEPOIS, PEGUE UMA FOLHA, A QUE VOCÊ VEM ANOTANDO AS AULAS ANTERIORES, E DESCREVE PELO MENOS 6 OBJETOS. POR EXEMPLO: CORDA – A CORDA QUE EU PEGUEI SENTI ELA LEVE, CURTA, ÁSPERA E MOLE. FÁCIL NÃO ACHA? ENTÃO MÃOS À OBRA.

4 – AGORA VAMOS FAZER UM JOGUINHO PRA DESCONTRAIR. O JOGO DOS 7 ERROS. OBSERVE BEM A IMAGEM E SEJA RÁPIDO. ESSE VÍDEO TEM 3 FASES DE UM MINUTO E MEIO PRA VOCÊ DESCOBRIR OS ERROS. BOA SORTE!
                          HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=OUJM5QRX0VS





DATA 13/05/2020  ( 4ª  FEIRA)                                                             2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA
·         
CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 13 DE MAIO DE 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME _____________________________________________ 2º ANO _____
PROFESSORA__________________________________

BOA TARDE!

ATIVIDADE 1: OBSERVE ESTA TIRINHA E RESPONDA


A)   TODOS OS PERSONAGENS ESTÃO:
(       ) CUIDANDO DA ÁGUA
(       ) CUIDANDO DA TERRA
(       ) CUIDANDO DE UMA PLANTA

B)   OS PERSONAGENS DA TIRINHA SÃO:
(       ) MAGALI, CEBOLINHA  E  CASCÃO
(       ) MÔNICA, CEBOLINHA E  CASCÃO
(       ) MÔNICA, CHICO BENTO E CEBOLINHA

C)   QUEM PLANTOU UMA ÁRVORE PARA DAR FRUTO?
(        ) CASCÃO
(        ) CEBOLINHA
(        ) MÔNICA

D)   QUEM PLANTOU UM CACTO?
(        ) CEBOLINHA
(        ) CASCÃO
(        ) MÔNICA

E)   QUEM PLANTOU UMA ÁRVORE PARA PODER BALANÇAR NELA?
(        ) CHICO BENTO
(        ) CEBOLINHA
(        ) CASCÃO


ATIVIDADE 2: AGORA COM A AJUDA DA MAMÃE,  ESCREVA UMA HISTÓRIA BEM CRIATIVA, NÃO ESQUEÇA DO TÍTULO:


                            ___________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


COMPONENTE CURRICULAR:  GEOGRAFIA

QUEM SOU EU?
ESTUDAMOS NO MATERIAL DIDÁTICO NAME, PÁGINAS 276 E 277 QUE, AS PESSOAS SÃO ÚNICAS, POSSUEM IDENTIDADES, CARACTERÍSTICAS E FAMÍLIAS DIFERENTES, SENDO ASSIM, VAMOS AMPLIAR NOSSO CONHECIMENTO.



ATIVIDADE 1: RESPONDA COM SUA FAMÍLIA.
MEU NOME É_________________________________________________________________
TENHO ______________ANOS.
MEUS OLHOS SÃO____________________________________________________ ( COR ).
PESO_______________QUILOS.
TENHO____________________________________________________ ( MEDIDA ) DE ALTURA.
MEU CABELO É:                     (  ) COMPRIDO                    (  ) LONGO
CABELOS DA COR ______________________________________________________________
MINHA PELE É:                        (  ) CLARA                            (  ) ESCURA
SOU PARECIDO ( A ) COM:         (  )    PAI                           (  )  MÃE
GOSTO QUE ME CHAMAM DE _____________________________________________________
NASCI NO                                    (  ) BRASIL                      (  ) OUTRO PAÍS
GOSTO DE COMER_______________________________________________________________
GOSTO DE BRINCAR DE___________________________________________________________
FICO TRISTE QUANDO_____________________________________________________________
MEU MELHOR AMIGO É____________________________________________________________
QUANDO EU CRESCER QUERO SER___________________________________( PROFISSÃO )
MINHA COR PREFERIDA É _________________________________________________________
QUANDO ESTOU COM MEUS PAIS FAÇO_____________________________________________

ATIVIDADE 2: ILUSTRE E PINTE SEU ROSTO COM TODOS OS DETALHES NO QUADRO.




ATIVIDADE 3: RECORTE E COLE EM SEU CADERNO IMAGENS DE 2 PESSOAS E ESCREVA O QUE VOCÊ OBSERVA DE DIFERENTE NELAS.


SUGESTÂO DE MÚSICA: OLHOS DO PAI, CRISTINA MEL. 



COMPONENTE CURRICULAR: _ARTE______________________________2º ANOS

ATIVIDADE: Livro Name página 20
1-      Em uma folha sulfite branca , desenhe e pinte o retrato de uma pessoa querida para seu desenho. Se preferir desenhe sua família. Use cores vibrantes para pintar seu desenho.



DATA 14/05/2020  ( 5ª  FEIRA)                                                                   2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS FERREIRA.
MONTE MOR,14 DE MAIO DE 2020.
HOJE É QUINTA-FEIRA.
PROFESSORA___________________2°ANO____
NOME DO ALUNO:______________________________________

ATIVIDADE 1:

ATIVIDADE 2:






COMPONENTE CURRICULAR:  CIÊNCIAS

ESTUDAMOS NO MATERIAL DIDÁTICO NAME PÁGINAS 202 A 204 QUE: ( LEIA E COPIE )

ATIVIDADE 1:

 A LUA E AS ESTRELAS

A LUA É UM PEQUENO ASTRO QUE NÃO PRODUZ LUZ E NEM CALOR, ELA APENAS REFLETE A LUZ DO SOL. CONFORME A LUA SE MOVIMENTA, O SOL ILUMINA DIFERENTES PARTES DELA.
ASTROS: SÃO ELEMENTOS ENCONTRADOS NO CÉU. 


ATIVIDADE 2: OBSERVE O CÉU HOJE A NOITE E ILUSTRE EM SEU CADERNO TUDO O QUE VOCÊ VISUALIZAR, PINTE BEM BONITO!



ATIVIDADE 3LEIA A AFIRMAÇÃO E COPIE EM SEU CADERNO.
A LUA É ARREDONDADA E FEITA DE ROCHAS, HÁ MONTANHAS, BURACOS, PEDRAS E POEIRA.
REPRESENTE COMO QUISER COM RECORTE E COLAGEM COMO VOCÊ IMAGINA QUE É A LUA OLHANDO BEM DE PERTO. CAPRICHE!



ATIVIDADE 4: RESPONDA:

A)   ESCREVA QUAIS SÃO AS QUATRO FASES DA LUA?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

BA FASE DA LUA QUE MAIS GOSTO É_____________________________________

SUGESTÃO DE VÍDEO: QUATRO LUAS PARA LUNA 






DATA 15/05/2020  ( 6ª  FEIRA)                                                                2º ANO


COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA
·         CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 15 DE MAIO DE 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME _____________________________________________ 2º ANO _____
PROFESSORA__________________________________

BOA TARDE!

 ATIVIDADE 1: AS PALAVRAS DA QUADRINHA ESTÃO JUNTAS. LEIA COM ATENÇÃO, SEPARE-AS COM BARRINHAS E EM SEGUIDA COPIE NAS LINHAS ABAIXO:

                                                                                                                                  
     A )   MINHAMENINABONITA
     MEUGIRASSOLCOBERTO
     FAZTEMPOQUENÃOTEVEJO
     NEMDELONGENEMDEPERTO

___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________


A)   HOJEÉDOMINGOPÉDECACHIMBO.
CACHIMBOÉDEOUROBATENOTOURO.
TOUROÉVALENTEBATENAGENTE.
AGENTEÉFRACOCAINOBURACO.
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
                                                              
A)   OMACACOFOIÀFEIRA
NÃOSABIAOQUECOMPRAR,
COMPROUUMACADEIRA
PARACOMADRESESENTAR.
ACOMADRESESENTOU
ACADEIRASEESBORRACHOU.
COITADADACOMADRE
FOIPARARNOCORREDOR.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ATIVIDADE 2: RECORDANDO O ALFABETO -

 RECORTE DE JORNAIS OU REVISTA PALAVRAS INICIADAS COM AS LETRAS DO ALBABETO.  ( A a Z )

 COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

ATIVIDADE:

1.    PRIMEIRAMENTE, EM SEU CADERNO, COPIE AS PALAVRAS E OS NÚMEROS, DA MESMA FORMA QUE ESTÃO REPRESENTADOS ABAIXO;
2.    EM SEGUIDA, TRACE UMA LINHA E LIGUE AS PALAVRAS AOS NÚMEROS CORRESPONDENTES;
3.    EM CASO DE DÚVIDAS, CONSULTE O SEU LIVRO DE INGLÊS.
4.    LEMBRE-SE DO NOSSO COMBINADO, FAÇA TUDO COM MUITO CAPRICHO.


ONE                                                                      5

TWO                                                                      10

THREE                                                                     7

FOUR                                                                       2

FIVE                                                                          6

SIX                                                                             8

SEVEN                                                                       3

EIGHT                                                                        1

NINE                                                                           9

TEN                                                                              4


                                                                                        
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE:

NESSA AULA, VAMOS COMEÇAR A EXPLORAR ALGUNS MATERIAIS. HOJE É DIA DO BASTÃO. O MATERIAL ENTÃO SERÁ UM BASTÃO PELO MENOS DA SUA ALTURA OU MAIOR. PODE USAR NO LUGAR O CABO DE UMA VASSOURA, UM PEDAÇO DE CANO DE PVC, MAS TOME CUIDADO.

1 –  ATIVIDADES DE EQUILÍBRIO:
a-       ABRA A MÃO, COLOQUE O BASTÃO EM PÉ NO MEIO DA MÃO, SOLTE A MÃO QUE ESTA SEGURANDO O BASTÃO E TENTE EQUILIBRAR SEM SEGURAR. REPITA POR ALGUMAS VEZES PRA CONSEGUIR.
b-      TENTE FAZER COM A OUTRA MÃO.
c-       AGORA TENTE EQUILIBRAR O BASTÃO EM UM DOS PÉS COMO NA FOTO DE EXEMPLO



2 – ATIVIDADES DE CONTROLAR O BASTÃO
a-      GIRAR O BASTÃO NAS MÃOS: SEGURE O BASTÃO NA MÃO À FRENTE DO CORPO, GIRE A MÃO DEVAGAR E TROQUE PARA A OUTRA MÃO,  GIRE TROCANDO DE MÃO, E CONFORME DOMINAR PODE AUMENTAR A VELOCIDADE.
b-      ESTENDA OS DOIS BRAÇOS À FRENTE DO CORPO, COM AS PALMAS DAS MÃOS VOLTADAS PARA CIMA E SEGURANDO BASTÃO. ABRA AS MÃOS E DEIXE O BASTÃO ROLAR EM SEUS BRAÇOS ATÉ CHEGAR NO CORPO, E ROLE DE VOLTA ATÉ NAS MÃOS. SE VOCÊ CONSEGUIR CONTROLE ROLANDO VÁRIAS VEZES MEXENDO OS BRAÇOS SEM DEIXAR CAIR.
3 – ATIVIDADES DE SEGURAR O BASTÃO
NESSA ATIVIDADE, VAMOS TENTAR SEGURAR O BASTÃO EM ALGUMAS PARTES DO CORPO, E CAMINHAR UM POUCO COM ELE PRESO.
a-       COLOQUE O BASTÃO ENTRE AS PERNAS COMO SE FOSSE UM CAVALINHO, AGORA ANDE COM AS PERNAS FECHADAS SEGURANDO O BASTÃO SOMENTE COM AS PERNAS.
b-      COLOQUE O BASTÃO EMBAIXO DO QUEIXO, PRENDA-O APERTANDO O QUEIXO CONTRA O PEITO E TENTE ANDAR.
c-      COLOQUE O BASTÃO NAS COSTAS, ACIMA DOS OMBROS, E APOIE UM BRAÇO DE CADA LADO, PRENDENDO O BASTÃO.
d-      COLOQUE O BASTÃO NAS COSTAS, NA ALTURA DOS COTOVELOS, PASSE OS BRAÇOS PARA TRÁS, E PRENDA O BASTÃO NOS COTOVELOS.

4 – BRINCADEIRAS COM O BASTÃO

a-      VAMOS FAZER UM CARRINHO? SE VOCÊ TIVER 3 BASTÕES SERIA ÓTIMO. SE NÃO, DÁ PRA FAZER COM 2 BASTÕES, OU COM UM BASTÃO E UMA GARRAFA PET. TENTE CRIAR COM OS MATERIAIS QUE VOCÊ ACHAR EM CASA.  O VÍDEO É O EXEMPLO DA BRINCADEIRA COM 3 BASTÕES.

                             HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=QTSSGRMYLKQ

b-      BASTÃO QUE CAI. NESSA BRINCADEIRA VOCÊ PODE CHAMAR MAIS PESSOAS DA FAMÍLIA PARA BRINCAR.  SE VOCÊ SÓ PODE FAZER SOZINHO, ENTÃO ESCOLHA UM LOCAL PERTO DE UMA PAREDE. COLOQUE O BASTÃO EM PÉ COMO NO JOGO DEMONSTRADO NO VÍDEO ABAIXO, SOLTE O BASTÃO E CORRA RELAR A MÃO NA PAREDE E VOLTE PEGAR O BASTÃO SEM DEIXAR CAIR. QUANTO MAIS LONGE, MAIOR O DESAFIO.

                                                        HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=EE18QNDE45E