DATA: 04/05/2020 (SEGUNDA-FEIRA) 4ºs ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
CABEÇALHO ( COPIAR NO CADERNO)
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 04 DE MAIO DE 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
NOME COMPLETO_____________________________________ 4º ANO _____
PROFESSORA__________________________________
ATIVIDADE1: LEIA O TEXTO DAS
PÁGINAS 54 e 55 DO LIVRO NAME E RESPONDA ÀS QUESTÕES COM
MUITA ATENÇÃO.
A)
PINTE NO TEXTO TUDO QUE NÃO FOR LETRA E COPIE NO CADERNO ESSES SINAIS DE
PONTUAÇÃO ESCREVENDO SEUS RESPECTIVOS NOMES.
B)
RESPONDA NO LIVRO AS QUESTÕES 1 E 2
DA PÁGINA 55; exercícios: 3, 4, 5, 6, 7 E 8 DA PÁGINA 56.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADE: PREENCHA
O CALENDÁRIO COM OS DIAS DO MÊS DE MAIO E RESPONDA ÀS
QUESTÕES.
A)
EM QUAL MÊS ESTAMOS?
________________________________________________________________
B)
EM QUAL DIA DA SEMANA ESSE MÊS COMEÇOU?
E EM QUAL DIA IRÁ TERMINAR?
_______________________________________________________________
C)
EM QUAL DIA DA SEMANA TERMINOU O MÊS
ANTERIOR?
_______________________________________________________________
D)
EM QUAL DIA DA SEMANA COMEÇARÁ O PRÓXIMO
MÊS?_____________________________________________________________
E)
PINTE DE VERMELHO O QUADRINHO QUE INDICA
O DIA DE HOJE.
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Na aula de arte, aprendemos a diferença entre grafite e
pichação. A principal diferença é que a pichação, além
de crime, advém da escrita, enquanto o grafite está diretamente
relacionado à imagem e é sempre feito com permissão em locais públicos.
ATIVIDADE: Imagine que este é um muro em sua cidade.
Reproduza-o no caderno e faça um grafite sobre ele.
DATA 05/05/2020
(TERÇA-FEIRA ) 4º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO ( COPIAR NO CADERNO)
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 05 DE MAIO DE 2020
HOJE É TERÇA-FEIRA
NOME COMPLETO________________________________ 4º
ANO _____
PROFESSORA__________________________________
ATIVIDADE
1:
FAÇA A DECOMPOSIÇÃO DE CADA UM DOS NÚMEROS DADOS. SIGA O
EXEMPLO.
A)
256 = 200 + 50 + 6
B) 982
=___________________________________________________________
C) 1.250 __________________________________________________________
D) 2.139
= _________________________________________________________
E) 4.709
= __________________________________________________________
F) 8.023
= __________________________________________________________
G) 3.216
= _________________________________________________________
H) 10.250
= _________________________________________________________
ATIVIDADE
2:
CONSIDERANDO O NÚMERO ABAIXO E
SEU VALOR POSICIONAL, RESPONDA AO QUE SE PEDE.
UNIDADE DE MILHAR
|
CENTENA
|
DEZENA
|
UNIDADE
|
6
|
3
|
9
|
7
|
A)
QUAL É O VALOR DO ALGARISMO 3 NESSE
NUMERAL?________________________________________________________________
B)
QUE ALGARISMO OCUPA A ORDEM DAS DEZENAS?
____________________________________________________________
C)
QUAL É O VALOR DO ALGARISMO 7 NESSE
NUMERAL?
___________________________________________________________
D)
QUE ALGARISMO OCUPA A ORDEM DAS UNIDADES
DE MILHAR?
___________________________________________________________
ATIVIDADE
3:
NA
CIDADE EM QUE ZOE MORA, HÁ UM TOTAL DE QUATRO MIL, NOVECENTOS E TRINTA E DOIS
HABITANTES. ESCREVA EM ALGARISMOS O NÚMERO QUE INDICA A POPULAÇÃO DESSA CIDADE.
___________________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
ATIVIDADE: LIVRO NAME – CAPÍTULO 3 – ( REVISÃO DE CONTEÚDO) PÁGINAS 232 À 237.
REALIZAR
A LEITURA CUIDADOSA DOS TEXTOS ( AS ATIVIDADES PENDENTES DEVEM SER
CONCLUIDAS)
ATIVIDADE:
1 – Vamos
trabalhar um pouco a lateralidade? Pegue uma bolinha de tênis, de meia, ou uma
bola qualquer que não seja muito grande, e tente repetir a sequência de
atividades. Faça 10 movimentos em cada sequencia
- Usando somente a mão direita lance a
bola para cima e apanhe com a mesma mão
- Repita somente com a mão esquerda
- Lance com mão direita e apanhe com
esquerda, e em seguida lance com a esquerda apanhando com a direita
- Lance para cima com uma das mãos,
bata quantas palmas conseguir e apanhe com as duas mãos
- Repita tentando bater uma palma nas
costas.
2 – Vamos
fazer alguns lançamentos usando os dois lados do corpo. Você pode usar uma
parede, ou muro para a bola bater e voltar para você. Fique à uma distância da
parede e siga a sequência, executando 10 movimentos em cada.
- Somente com a mão direita, lance a
bolinha na parede
- Repita com a mão esquerda
- Agora usando ambas as mãos.
3 – Seguindo
os movimentos que foram treinados nas atividades anteriores, coloque uma
garrafa pet a uma distância. Se ficar fácil e tiver espaço, aumente a
distância. Tente acertar a garrafa com a
bolinha variando as formas de lanças.
- Com uma das mãos, mas colocando a
bola acima do ombro, depois troca a mão.
- Com uma das mãos lançando tipo
boliche.
- Agora tente fazer igual com um dos
pés.
4 -
Pra encerrar essa aula, vamos brincar de bater e rebater? Deixa a bola
cair no chão e bata nela com a palma da mão como se fosse uma raquete, fazendo
ela subir e cair, e a cada quique da bola você tenta bater. Variações: bata e rebata a bola sem deixar
cair, quicando somente em uma mão, usando as duas, etc. Crie a sequência que
você quiser.
DATA: 06/05/2020 (QUARTA- FEIRA) 4ºs ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
CABEÇALHO ( COPIAR NO CADERNO)
E.M.CORONEL DOMINGOS FERREIRA.
MONTE MOR 06 DE MAIO DE 2020.
NOME COMPLETO________________________________________________
PROFESSORA: ________________
ATIVIDADE 1: LEIA O TEXTO:
BOLO DE
LARANJA COM CASCA
INGREDIENTES
. 1 LARANJA MÉDIA
. 1 XÍCARA DE CHÁ DE ÓLEO
. 4 OVOS
. 2 XÍCARAS CHÁ DE AÇÚCAR
. 2 XÍCARAS CHÁ DE FARINHA DE TRIGO
. 1 COLHER SOPA DE FERMENTO EM PÓ
MODO DE FAZER
1.
CORTE A LARANJA EM 4 PEDAÇOS, RETIRE
A PARTE BRANCA E AS SEMENTES QUE
ESTIVEREM APARENTES.
2.
BATA NO LIQUIDIFICADOR A LARANJA, O
ÓLEO, OS OVOS E O AÇÚCAR.
3.
EM UMA VASILHA, MISTURE A FARINHA DE
TRIGO E O FERMENTO.
4.
ADICIONE O CONTEÚDO DO
LIQUIDIFICADOR À MISTURA, MEXENDO COM COLHER DE
PAU.
5.
LEVE AO FORNO MÉDIO POR
APROXIMADAMENTE 25 MINUTOS EM FORMA
UNTADA
COM MARGARINA E POLVILHADA COM FARINHA DE TRIGO.
AGORA RESPONDA ÀS QUESTÕES COM MUITA
ATENÇÃO.
A) A RECEITA ACIMA INDICA A MANEIRA
DE PREPARAR O QUE?
________________________________________________________________
B) PARA SEGUIR A RECEITA, O QUE DEVE
SER FEITO PRIMEIRO?
_______________________________________________________________
C) QUAL O INGREDIENTE NÃO PODE
FALTAR NESTA RECEITA?
_______________________________________________________________
D) PARA QUE SERVE ESTE TEXTO?
_______________________________________________________________
E) O QUE INDICAM AS PALAVRAS
“CORTE”, “BATA”, “ADICIONE” E “LEVE” NO MODO DE FAZER?
ATIVIDADE 2: RETIRE DO TEXTO TODOS OS DEZESSETES SUBSTANTIVOS
COMUNS (NOMES) E ESCREVA-OS EM ORDEM ALFABÉTICA.
ATIVIDADE 3: PESQUISE
NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS: EPIDEMIA, PANDEMIA, ENDEMIA E
IMUNIDADE, E ESCREVA EM SEU CADERNO.
ATIVIDADE
4: REESCREVA
A RECEITA EM TEXTO NARRATIVO. PARA ISSO
BASTA VOCÊ DESCREVER O ASSUNTO.
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
ATIVIDADE: LIVRO NAME – CAPÍTULO 3 - ( REVISÃO DE CONTEÚDO) PÁGINAS 268 À 272.
REALIZAR
A LEITURA CUIDADOSA DOS TEXTOS ( AS ATIVIDADES PENDENTES DEVEM SER
CONCLUIDAS)
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE:
Um monumento artístico é uma obra de arquitetônica
ou um escultura destinada a transmitir ou a perpetuar para a posteridade a
lembrança de um grande vulto ou de um acontecimento. Pode ser, por
exemplo, um edifício público notável pela sua grandeza ou pela sua
magnificência.
Ilustre em seu caderno um monumento (arquitetura/construção,
escultura, praça...) que localiza- se em sua cidade.
DATA 07/05/2020
(QUINTA-FEIRA) 4º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO ( COPIAR NO CADERNO)
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 07 DE MAIO DE 2020
HOJE É QUINTA-FEIRA
NOME COMPLETO_____________________________________4º
ANO ___
PROFESSORA__________________________________
ATIVIDADE
1: Assistir o vídeo sobre Operação Inversa (Prova real).
RESOLVA AS OPERAÇÕES E FAÇA A OPERAÇÃO INVERSA PARA
VERIFICAR O RESULTADO.
A)
538 + 234
CÁLCULO
|
VERIFICAÇÃO
|
B)
358 - 169
CÁLCULO
|
VERIFICAÇÃO
|
ATIVIDADE
2: RESOLVA
OS PROBLEMINHAS COM ATENÇÃO.FAZER AS OPERAÇÕES,
A) MAMÃE JÁ LEU 382 PÁGINAS DE UM LIVRO. AINDA FALTAM 278 PÁGINAS PARA LER.
QUANTAS PÁGINAS TEM O LIVRO?
------------------------------------------------------------------------------------------------------
B) UMA FÁBRICA TEM 1.265 FUNCIONÁRIOS QUE TRABALHAM DURANTE O DIA E 975 QUE
TRABALHAM DURANTE A NOITE. QUANTOS FUNCIONÁRIOS HÁ NA FÁBRICA?
------------------------------------------------------------------------------------------------------
C)
PAULO TEM 96 BOLAS DE GUDE.
CRISTIANO TEM 37 BOLAS DE GUDE A MAIS QUE PAULO. LUCAS TEM 85. QUANTAS BOLAS DE
GUDE TÊM OS 3 JUNTOS?
----------------------------------------------------------------------------------------
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS
ATIVIDADE: LIVRO NAME – CAPÍTULO 3 - ( REVISÃO DE CONTEÚDO) PÁGINAS 196 À 201.
REALIZAR A LEITURA CUIDADOSA DOS TEXTOS ( AS ATIVIDADES
PENDENTES DEVEM SER CONCLUÍDAS)
DATA: 08/05/2020 (SEXTA- FEIRA) 4ºs ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
E.M.CORONEL DOMINGOS FERREIRA.
MONTE MOR 08 DE MAIO DE 2020.
NOME COMPLETO:_______________________________________________
PROFESSORA: ________________ (ESCREVER
O RESPECTIVO NOME DA
PROFESSORA DO SEU FILHO).
ATIVIDADE: LEIA COM ATENÇÃO. DEPOIS RESOLVA AS
QUESTÕES, DE ACORDO COM O TEXTO.
LUISINHA
QUANDO A MAMÃE ME DISSE QUE UMA
AMIGA DELA VINHA TOMAR CHÁ COM A SUA FILHINHA, EU NÃO GOSTEI NEM UM POUCO. NÃO
GOSTO MUITO DE MENINAS. SÃO BOBAS E CHORAM O TEMPO TODO. É CLARO QUE ÀS VEZES
EU TAMBÉM CHORO, MAS É POR COISA SÉRIA.
“VOCÊ
VAI SER BONZINHO COM A LUISINHA, “A MAMÃE ME DISSE”, É UMA GAROTINHA ADORÁVEL E
QUERO QUE MOSTRE PARA ELA COMO VOCÊ É BEM EDUCADO”.
FALEI
PRA MAMÃE QUE PREFERIA IR COM OS COLEGAS VER UM FILME NO CINEMA, MAS A MAMÃE
OLHOU PARA MIM COM OS OLHOS DE QUANDO ELA NÃO ESTÁ PARA BRINCADEIRAS.
ÀS
QUATRO HORAS CHEGOU A AMIGA DA MAMÃE COM SUA FILHA. EU E A LUISINHA NOS OLHAMOS
E NOS DEMOS OS DEDOS BEM DEPRESSA. DURANTE O LANCHE A GENTE COMEU E NÃO SE
OLHOU. QUANDO ACABAMOS O LANCHE A MAMÃE DISSE: “AGORA CRIANÇAS, VÃO BRINCAR”.
FOMOS
PARA O MEU QUARTO. LÁ, A LUISINHA ME DISSE: “VOCÊ PARECE UM MICO”. EU NÃO
GOSTEI NADA. E DISSE PARA ELA: “E VOCÊ QUE NÃO PASSA DE UMA MENINA!”, E ELA ME
DEU UM TAPA. EU BEM QUE FIQUEI COM VONTADE DE CHORAR, MAS AGUENTEI FIRME,
PORQUE A MAMÃE QUERIA QUE EU FOSSE BEM-COMPORTADO, ENTÃO EU PUXEI A TRANÇA DELA
E ELA CHUTOU A MINHA CANELA. AÍ NÃO TEVE JEITO, EU TIVE QUE FAZER “UI, UI”
PORQUE DOEU.
EM
SEGUIDA, ELA ME FALOU QUE EU NÃO TINHA NENHUM BRINQUEDO INTERESSANTE. ENTÃO
DESCEMOS PARA O JARDIM.
LUISINHA
PERGUNTOU O QUE IRÍAMOS FAZER. “SEI LÁ, RESPONDI PARA ELA”. “EU NÃO TENHO
BRINQUEDOS AQUI, SÓ A BOLA DE FUTEBOL, NA GARAGEM.” LUISINHA ME DISSE QUE ERA
UMA BOA IDEIA. “VOCÊ FICA ENTRE ESSAS DUAS ÁRVORES E TENTA SEGURAR A BOLA”, ELA
ME DISSE. AÍ EU TIVE QUE DAR RISADA E DEPOIS ELA TOMOU DISTÂNCIA E BUM! UM
CHUTE INCRÍVEL! NÃO CONSEGUI SEGURAR A BOLA E ELA QUEBROU O VIDRO DA JANELA DA
GARAGEM. AS MAMÃES SAÍRAM DE CASA CORRENDO. A MINHA MÃE VIU A JANELA E ENTENDEU
LOGO. “NICOLAU! EM VEZ DESSAS BRINCADEIRAS BRUTAS VOCÊ DEVERIA DAR MAIS ATENÇÃO
AOS CONVIDADOS”. EU OLHEI PARA LUISINHA E ELA ESTAVA BEM LONGE, FINGINDO QUE CHEIRAVA
AS FLORES.
DE NOITE EU NÃO GANHEI SOBREMESA,
MAS NÃO FAZ MAL, A LUISINHA É LEGAL. QUANDO A GENTE FOR GRANDE A GENTE VAI SE
CASAR.
ELA
TEM UM CHUTE INCRÍVEL!
SAMPÉ E
GOSCINNY. O PEQUENO NICOLAU. 5. ED.
SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 1997.
(ADAPTADO)
ATIVIDADE 1: SEGUNDO
O TEXTO, POR QUE NICOLAU NÃO GOSTA MUITO DE MENINAS? ESCREVA AS DUAS
JUSTIFICATIVAS UTILIZADAS POR ELE.
____________________________________________________________________
ATIVIDADE 2: COPIE
AS FRASES DE ACORDO COM OS
ACONTECIMENTOS, NARRADOS NO TEXTO.
A)
ÀS 4 HORAS
CHEGOU A AMIGA DA MAMÃE.
B)
UMA AMIGA DE MAMÃE VEM TOMAR CHÁ EM CASA.
C)
PREFERIA IR COM OS COLEGAS VER UM FILME NO CINEMA.
D)
ELA TEM UM CHUTE INCRÍVEL!
E)
DE NOITE EU NÃO GANHEI SOBREMESA.
F)
EU PUXEI A TRANÇA DELA.
ATIVIDADE 3: NICOLAU
NÃO QUERIA FICAR PARA O CHÁ. O QUE ELE PREFERIA FAZER?
___________________________________________________________________
ATIVIDADE 4: COMO
VOCÊ LEU NO TEXTO, NICOLAU NÃO GOSTAVA DE MENINAS. O QUE ACONTECEU PARA ELE
GOSTAR DE LUISINHA, APESAR DE ELA SER UMA MENINA?
___________________________________________________________________
ATIVIDADE 5: HÁ
ALGUM TEMPO, FUTEBOL ERA “COISA DE MENINO”. HOJE MUITAS MENINAS JOGAM BOLA TÃO
BEM QUANTO ELES. E VOCÊ? ACREDITA QUE FUTEBOL É SÓ PARA MENINOS JOGAREM?
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
___________________________________________________________________
ATIVIDADE 6: NA
FRASE, “QUANDO ACABAMOS O LANCHE A MAMÃE DISSE”,
ESTÁ SE REFERINDO À MÃE DE QUAL CRIANÇA?
___________________________________________________________________
ATIVIDADE 7: RETIRE DO TEXTO:
4 PALAVRAS NO DIMINUTIVO:
_______________________________________________________________
2 SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS (ESPECÍFICO):
_______________________________________________________________
3 ADJETIVOS (QUALIDADE):
______________________________________________________________
4 SUBSTANTIVOS COMUNS (GENÉRICOS):
______________________________________________________________
ATIVIDADE 8: REESCREVA COM SUAS PALAVRAS O TEXTO, ‘LUISINHA’. PRIORIZE O ASSUNTO.
_______________________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR - INGLÊS
ATIVIDADE:
1. ESCREVA EM SEU CADERNO AS MATÉRIAS ESCOLARES EM INGLÊS.
ENGLISH
PORTUGUESE
SCIENCE
HISTORY
GEOGRAPHY
MATH
2. ESCREVA EM SEU CADERNO OS ADJETIVOS ABAIXO E FAÇA A TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS.
EASY
DIFFICULT
3. ESCREVA AS FRASES EM SEU CADERNO E RESPONDA COM OS ADJETIVOS: EASY (FÁCIL) E DIFFICULT
(DIFÍCIL). AS RESPOSTAS SÃO PESSOAIS.
IS HISTORY DIFFICULT OR EASY? (HISTÓRIA É FÁCIL OU DIFÍCIL?)
It’s ___________________.
IS ENGLISH DIFFICULT OR EASY? IT’S __________________.
IS PORTUGUESE DIFFICULT OR EASY? IT’S __________________.
IS SCIENCE DIFFICULT OR EASY? IT’S ___________________.
IS GEOGRAPHY DIFFICULT OR EASY?IT’S ___________________.
IS MATH DIFFICULT OR EASY? IT’S ___________________.
COMPONENTE CURRICULAR - EDUACAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE:
1 – Nessa aula vamos trabalhar um pouco dos saltos. Sem
nenhum material tente realizar a sequência abaixo:
- No lugar, em pé, coloque as mãos na cintura e salte no lugar, tentando saltar mais alto. A cada salto conte até 3 antes de saltar novamente, e execute 10 saltos
- No lugar, em pé, coloque as mãos na cintura e salte no lugar, tentando saltar mais alto. A cada salto conte até 3 antes de saltar novamente, e execute 10 saltos
- Igual o anterior, mas agora escolha
uma das pernas e salte apenas 5 vezes, também contando até 3 antes de repetir.
- Agora faça com a outra perna.
- Para finalizar repita o primeiro
exercício saltando com ambas as perna, mas agora tire as mãos da cintura e
quando saltar jogue os braços para cima como se fosse pegar algo no alto.
2 – Descanse
um pouco, tome uma água. Agora vamos saltar brincando. Desenhe uma amarelinha
comum mesmo, ou crie uma. Você pode usar arcos, folhas de jornais também, se
quiser. Salte uma sequencia completa até
chegar na casa 10 da amarelinha.
3 – Pular
corda. Se você não tiver uma, tente adaptar uma cordinha de varal, algum fio,
etc. Tente pular variando como vimos
nas aulas, dois pés, um pé só, parado e em movimento.