segunda-feira, 4 de maio de 2020

Semana de 04/05 a 08/05

DATA: 04/05/2020 (SEGUNDA-FEIRA)                                                               4ºs   ANOS


COMPONENTE CURRICULAR: Língua  Portuguesa

           CABEÇALHO ( COPIAR NO CADERNO)

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 04 DE MAIO DE 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
NOME COMPLETO_____________________________________ 4º ANO _____
PROFESSORA__________________________________

ATIVIDADE1: LEIA O TEXTO DAS PÁGINAS 54 e 55 DO LIVRO NAME  E RESPONDA ÀS QUESTÕES COM MUITA ATENÇÃO.

      A)   PINTE NO TEXTO TUDO QUE NÃO FOR LETRA E COPIE NO CADERNO ESSES  SINAIS DE PONTUAÇÃO ESCREVENDO SEUS RESPECTIVOS NOMES.
     
       B)   RESPONDA NO LIVRO AS QUESTÕES 1 E 2 DA PÁGINA  55; exercícios: 3, 4, 5, 6, 7 E 8 DA PÁGINA 56.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

 
ATIVIDADE: PREENCHA O CALENDÁRIO COM OS DIAS DO MÊS DE MAIO E RESPONDA ÀS QUESTÕES.



        A)   EM QUAL MÊS ESTAMOS?
________________________________________________________________
       B)   EM QUAL DIA DA SEMANA ESSE MÊS COMEÇOU? E EM QUAL DIA IRÁ      TERMINAR?
_______________________________________________________________    
       C)   EM QUAL DIA DA SEMANA TERMINOU O MÊS ANTERIOR?  
_______________________________________________________________
       D)   EM QUAL DIA DA SEMANA COMEÇARÁ O PRÓXIMO MÊS?_____________________________________________________________
       E)   PINTE DE VERMELHO O QUADRINHO QUE INDICA O DIA DE HOJE.

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE


Na aula de arte, aprendemos a diferença entre grafite e pichação. A principal diferença é que a pichação, além de crime, advém da escrita, enquanto o grafite está diretamente relacionado à imagem e é sempre feito com permissão em locais públicos.



ATIVIDADE: Imagine que este é um muro em sua cidade. Reproduza-o no caderno e faça um grafite sobre ele.


   

DATA 05/05/2020  (TERÇA-FEIRA )                                                 4º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA         

               CABEÇALHO ( COPIAR NO CADERNO)

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 05 DE MAIO DE 2020
HOJE É TERÇA-FEIRA
NOME COMPLETO________________________________ 4º ANO _____
PROFESSORA__________________________________

ATIVIDADE 1:

FAÇA A DECOMPOSIÇÃO DE CADA UM DOS NÚMEROS DADOS. SIGA O EXEMPLO.

         A)   256 = 200 + 50 + 6
         B)   982 =___________________________________________________________
         C)   1.250 __________________________________________________________
         D)   2.139 = _________________________________________________________
         E)   4.709 = __________________________________________________________
         F)   8.023 = __________________________________________________________
         G)   3.216 = _________________________________________________________
                  H) 10.250 = _________________________________________________________

ATIVIDADE 2:

CONSIDERANDO O NÚMERO ABAIXO E SEU VALOR POSICIONAL, RESPONDA AO QUE SE PEDE.

UNIDADE DE MILHAR
CENTENA
DEZENA
UNIDADE
6
3
9
7

             A)   QUAL É O VALOR DO ALGARISMO 3 NESSE NUMERAL?________________________________________________________________
            B)   QUE ALGARISMO OCUPA  A ORDEM DAS DEZENAS?
____________________________________________________________
            C)   QUAL É O VALOR DO ALGARISMO 7 NESSE NUMERAL?
___________________________________________________________
            D)   QUE ALGARISMO OCUPA A ORDEM DAS UNIDADES DE MILHAR?
___________________________________________________________
ATIVIDADE 3:
NA CIDADE EM QUE ZOE MORA, HÁ UM TOTAL DE QUATRO MIL, NOVECENTOS E TRINTA E DOIS HABITANTES. ESCREVA EM ALGARISMOS O NÚMERO QUE INDICA A POPULAÇÃO DESSA CIDADE.

___________________________________________________________

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

ATIVIDADE: LIVRO NAME – CAPÍTULO 3 – ( REVISÃO DE CONTEÚDO)              PÁGINAS 232 À 237.
 REALIZAR  A LEITURA CUIDADOSA DOS TEXTOS ( AS ATIVIDADES PENDENTES DEVEM SER CONCLUIDAS)

COMPONENTE CURRICULAR - EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE:

1 – Vamos trabalhar um pouco a lateralidade? Pegue uma bolinha de tênis, de meia, ou uma bola qualquer que não seja muito grande, e tente repetir a sequência de atividades. Faça 10 movimentos em cada sequencia
-  Usando somente a mão direita lance a bola para cima e apanhe com a mesma mão
-  Repita somente com a mão esquerda
-    Lance com mão direita e apanhe com esquerda, e em seguida lance com a esquerda apanhando com a direita
               -  Lance para cima com uma das mãos, bata quantas palmas conseguir e apanhe com as duas mãos
                 -  Repita tentando bater uma palma nas costas.

2 – Vamos fazer alguns lançamentos usando os dois lados do corpo. Você pode usar uma parede, ou muro para a bola bater e voltar para você. Fique à uma distância da parede e siga a sequência, executando 10 movimentos em cada.

- Somente com a mão direita, lance a bolinha na parede
 -  Repita com a mão esquerda
 -  Agora usando ambas as mãos.

3 – Seguindo os movimentos que foram treinados nas atividades anteriores, coloque uma garrafa pet a uma distância. Se ficar fácil e tiver espaço, aumente a distância.  Tente acertar a garrafa com a bolinha variando as formas de lanças.

-  Com uma das mãos, mas colocando a bola acima do ombro, depois troca a mão.
-  Com uma das mãos lançando tipo boliche.
-  Agora tente fazer igual com um dos pés.


4 -  Pra encerrar essa aula, vamos brincar de bater e rebater? Deixa a bola cair no chão e bata nela com a palma da mão como se fosse uma raquete, fazendo ela subir e cair, e a cada quique da bola você tenta bater.  Variações: bata e rebata a bola sem deixar cair, quicando somente em uma mão, usando as duas, etc. Crie a sequência que você quiser.


DATA: 06/05/2020 (QUARTA- FEIRA)                                                        4ºs   ANOS

COMPONENTE CURRICULAR: Língua  Portuguesa


CABEÇALHO ( COPIAR NO CADERNO)

E.M.CORONEL DOMINGOS FERREIRA.
MONTE MOR 06 DE MAIO DE 2020.
NOME COMPLETO________________________________________________
PROFESSORA:  ________________ 

ATIVIDADE 1: LEIA O TEXTO:
                                    BOLO DE LARANJA COM CASCA
 


INGREDIENTES

. 1 LARANJA MÉDIA
. 1 XÍCARA DE CHÁ DE ÓLEO
. 4 OVOS
. 2 XÍCARAS CHÁ DE AÇÚCAR
. 2 XÍCARAS CHÁ DE FARINHA DE TRIGO        
. 1 COLHER SOPA DE FERMENTO EM PÓ

MODO DE FAZER

1.    CORTE A LARANJA EM 4 PEDAÇOS, RETIRE A PARTE BRANCA E AS SEMENTES QUE ESTIVEREM APARENTES.

2.    BATA NO LIQUIDIFICADOR A LARANJA, O ÓLEO, OS OVOS E O AÇÚCAR.
3.    EM UMA VASILHA, MISTURE A FARINHA DE TRIGO E O FERMENTO.
4.    ADICIONE O CONTEÚDO DO LIQUIDIFICADOR À MISTURA, MEXENDO COM COLHER DE PAU.
5.    LEVE AO FORNO MÉDIO POR APROXIMADAMENTE 25 MINUTOS EM FORMA
UNTADA COM MARGARINA E POLVILHADA COM FARINHA DE TRIGO.

AGORA RESPONDA ÀS QUESTÕES COM MUITA ATENÇÃO.

A)   A RECEITA ACIMA INDICA A MANEIRA DE PREPARAR O QUE?
________________________________________________________________
B)   PARA SEGUIR A RECEITA, O QUE DEVE SER FEITO PRIMEIRO?
_______________________________________________________________
C)   QUAL O INGREDIENTE NÃO PODE FALTAR NESTA RECEITA?
_______________________________________________________________
D)   PARA QUE SERVE ESTE TEXTO?
_______________________________________________________________
E)   O QUE INDICAM AS PALAVRAS “CORTE”, “BATA”, “ADICIONE” E “LEVE” NO MODO DE FAZER?
 _______________________________________________________________

 ATIVIDADE 2: RETIRE DO TEXTO TODOS OS DEZESSETES SUBSTANTIVOS COMUNS (NOMES) E ESCREVA-OS EM ORDEM ALFABÉTICA.
          
ATIVIDADE 3: PESQUISE NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS: EPIDEMIA, PANDEMIA, ENDEMIA E IMUNIDADE, E ESCREVA EM SEU CADERNO.
    
     ATIVIDADE 4: REESCREVA A RECEITA  EM TEXTO NARRATIVO. PARA ISSO BASTA VOCÊ DESCREVER O  ASSUNTO.


COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA


ATIVIDADE: LIVRO NAME – CAPÍTULO 3 - ( REVISÃO DE CONTEÚDO)  PÁGINAS 268 À 272.
 REALIZAR  A LEITURA CUIDADOSA DOS TEXTOS ( AS ATIVIDADES PENDENTES DEVEM SER CONCLUIDAS)

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE



ATIVIDADE: Um monumento artístico é uma obra de arquitetônica ou um escultura destinada a transmitir ou a perpetuar para a posteridade a lembrança de um grande vulto ou de um acontecimento. Pode ser, por exemplo, um edifício público notável pela sua grandeza ou pela sua magnificência.


Ilustre em seu caderno um monumento (arquitetura/construção, escultura, praça...) que localiza- se em sua cidade.






DATA 07/05/2020  (QUINTA-FEIRA)                                                    4º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA


                CABEÇALHO ( COPIAR NO CADERNO)

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 07 DE MAIO DE 2020
HOJE É QUINTA-FEIRA
NOME COMPLETO_____________________________________4º ANO ___
PROFESSORA__________________________________


ATIVIDADE 1: Assistir o vídeo sobre Operação Inversa (Prova real).


                      

RESOLVA AS OPERAÇÕES E FAÇA A OPERAÇÃO INVERSA PARA VERIFICAR O RESULTADO.

      A)   538 + 234
CÁLCULO








VERIFICAÇÃO
      B)   358 - 169
CÁLCULO








VERIFICAÇÃO

ATIVIDADE 2: RESOLVA OS PROBLEMINHAS COM ATENÇÃO.FAZER AS OPERAÇÕES,

A)   MAMÃE JÁ LEU 382 PÁGINAS DE UM LIVRO. AINDA FALTAM 278 PÁGINAS PARA LER. QUANTAS PÁGINAS TEM O LIVRO?  
------------------------------------------------------------------------------------------------------
B)   UMA FÁBRICA TEM 1.265 FUNCIONÁRIOS QUE TRABALHAM DURANTE O DIA E 975 QUE TRABALHAM DURANTE A NOITE. QUANTOS FUNCIONÁRIOS HÁ NA FÁBRICA? 
------------------------------------------------------------------------------------------------------
C)   PAULO TEM 96 BOLAS DE GUDE. CRISTIANO TEM 37 BOLAS DE GUDE A MAIS QUE PAULO. LUCAS TEM 85. QUANTAS BOLAS DE GUDE TÊM OS 3 JUNTOS?  
----------------------------------------------------------------------------------------

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ATIVIDADE: LIVRO NAME – CAPÍTULO 3 - ( REVISÃO DE CONTEÚDO) PÁGINAS 196 À 201.
 REALIZAR  A LEITURA CUIDADOSA DOS TEXTOS ( AS ATIVIDADES PENDENTES DEVEM SER CONCLUÍDAS)
                                                               
DATA: 08/05/2020 (SEXTA- FEIRA)                                                         4ºs   ANOS

COMPONENTE CURRICULAR: Língua  Portuguesa


E.M.CORONEL DOMINGOS FERREIRA.
MONTE MOR 08 DE MAIO DE 2020.
NOME COMPLETO:_______________________________________________
PROFESSORA:  ________________ (ESCREVER O RESPECTIVO NOME DA
PROFESSORA  DO SEU FILHO).

ATIVIDADE: LEIA COM ATENÇÃO. DEPOIS RESOLVA AS QUESTÕES, DE ACORDO COM O TEXTO.
LUISINHA
           
QUANDO A MAMÃE ME DISSE QUE UMA AMIGA DELA VINHA TOMAR CHÁ COM A SUA FILHINHA, EU NÃO GOSTEI NEM UM POUCO. NÃO GOSTO MUITO DE MENINAS. SÃO BOBAS E CHORAM O TEMPO TODO. É CLARO QUE ÀS VEZES EU TAMBÉM CHORO, MAS É POR COISA SÉRIA.
            “VOCÊ VAI SER BONZINHO COM A LUISINHA, “A MAMÃE ME DISSE”, É UMA GAROTINHA ADORÁVEL E QUERO QUE MOSTRE PARA ELA COMO VOCÊ É BEM EDUCADO”.
            FALEI PRA MAMÃE QUE PREFERIA IR COM OS COLEGAS VER UM FILME NO CINEMA, MAS A MAMÃE OLHOU PARA MIM COM OS OLHOS DE QUANDO ELA NÃO ESTÁ PARA BRINCADEIRAS.
            ÀS QUATRO HORAS CHEGOU A AMIGA DA MAMÃE COM SUA FILHA. EU E A LUISINHA NOS OLHAMOS E NOS DEMOS OS DEDOS BEM DEPRESSA. DURANTE O LANCHE A GENTE COMEU E NÃO SE OLHOU. QUANDO ACABAMOS O LANCHE A MAMÃE DISSE: “AGORA CRIANÇAS, VÃO BRINCAR”.
            FOMOS PARA O MEU QUARTO. LÁ, A LUISINHA ME DISSE: “VOCÊ PARECE UM MICO”. EU NÃO GOSTEI NADA. E DISSE PARA ELA: “E VOCÊ QUE NÃO PASSA DE UMA MENINA!”, E ELA ME DEU UM TAPA. EU BEM QUE FIQUEI COM VONTADE DE CHORAR, MAS AGUENTEI FIRME, PORQUE A MAMÃE QUERIA QUE EU FOSSE BEM-COMPORTADO, ENTÃO EU PUXEI A TRANÇA DELA E ELA CHUTOU A MINHA CANELA. AÍ NÃO TEVE JEITO, EU TIVE QUE FAZER “UI, UI” PORQUE DOEU.
            EM SEGUIDA, ELA ME FALOU QUE EU NÃO TINHA NENHUM BRINQUEDO INTERESSANTE. ENTÃO DESCEMOS PARA O JARDIM.
LUISINHA PERGUNTOU O QUE IRÍAMOS FAZER. “SEI LÁ, RESPONDI PARA ELA”. “EU NÃO TENHO BRINQUEDOS AQUI, SÓ A BOLA DE FUTEBOL, NA GARAGEM.” LUISINHA ME DISSE QUE ERA UMA BOA IDEIA. “VOCÊ FICA ENTRE ESSAS DUAS ÁRVORES E TENTA SEGURAR A BOLA”, ELA ME DISSE. AÍ EU TIVE QUE DAR RISADA E DEPOIS ELA TOMOU DISTÂNCIA E BUM! UM CHUTE INCRÍVEL! NÃO CONSEGUI SEGURAR A BOLA E ELA QUEBROU O VIDRO DA JANELA DA GARAGEM. AS MAMÃES SAÍRAM DE CASA CORRENDO. A MINHA MÃE VIU A JANELA E ENTENDEU LOGO. “NICOLAU! EM VEZ DESSAS BRINCADEIRAS BRUTAS VOCÊ DEVERIA DAR MAIS ATENÇÃO AOS CONVIDADOS”. EU OLHEI PARA LUISINHA E ELA ESTAVA BEM LONGE, FINGINDO QUE CHEIRAVA AS FLORES.
DE NOITE EU NÃO GANHEI SOBREMESA, MAS NÃO FAZ MAL, A LUISINHA É LEGAL. QUANDO A GENTE FOR GRANDE A GENTE VAI SE CASAR.
            ELA TEM UM CHUTE INCRÍVEL!

SAMPÉ E GOSCINNY. O PEQUENO NICOLAU. 5. ED. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 1997.

(ADAPTADO)
ATIVIDADE 1: SEGUNDO O TEXTO, POR QUE NICOLAU NÃO GOSTA MUITO DE MENINAS? ESCREVA AS DUAS JUSTIFICATIVAS UTILIZADAS POR ELE.
____________________________________________________________________

ATIVIDADE 2: COPIE AS FRASES  DE ACORDO COM OS ACONTECIMENTOS, NARRADOS NO TEXTO.

A)    ÀS 4 HORAS CHEGOU A AMIGA DA MAMÃE.
B)   UMA AMIGA DE MAMÃE VEM TOMAR CHÁ EM CASA.
C)   PREFERIA IR COM OS COLEGAS VER UM FILME NO CINEMA.
D)   ELA TEM UM CHUTE INCRÍVEL!
E)   DE NOITE EU NÃO GANHEI SOBREMESA.
F)    EU PUXEI A TRANÇA DELA.

ATIVIDADE 3: NICOLAU NÃO QUERIA FICAR PARA O CHÁ. O QUE ELE PREFERIA FAZER?
___________________________________________________________________
ATIVIDADE 4: COMO VOCÊ LEU NO TEXTO, NICOLAU NÃO GOSTAVA DE MENINAS. O QUE ACONTECEU PARA ELE GOSTAR DE LUISINHA, APESAR DE ELA SER UMA MENINA?
___________________________________________________________________
ATIVIDADE 5: HÁ ALGUM TEMPO, FUTEBOL ERA “COISA DE MENINO”. HOJE MUITAS MENINAS JOGAM BOLA TÃO BEM QUANTO ELES. E VOCÊ? ACREDITA QUE FUTEBOL É SÓ PARA MENINOS JOGAREM? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
___________________________________________________________________
ATIVIDADE 6: NA FRASE, “QUANDO ACABAMOS O LANCHE A MAMÃE DISSE, ESTÁ SE REFERINDO À MÃE DE QUAL CRIANÇA?
___________________________________________________________________

ATIVIDADE 7: RETIRE DO TEXTO: 
           
4 PALAVRAS NO DIMINUTIVO:
 _______________________________________________________________
2 SUBSTANTIVOS  PRÓPRIOS (ESPECÍFICO):
_______________________________________________________________
3 ADJETIVOS (QUALIDADE):
______________________________________________________________
4 SUBSTANTIVOS COMUNS (GENÉRICOS):
______________________________________________________________

ATIVIDADE 8: REESCREVA COM SUAS PALAVRAS O TEXTO, ‘LUISINHA’. PRIORIZE O ASSUNTO.
_______________________________________________________________

COMPONENTE CURRICULAR - INGLÊS 

 ATIVIDADE: 1. ESCREVA EM SEU CADERNO AS MATÉRIAS ESCOLARES EM INGLÊS.

 ENGLISH
 PORTUGUESE 
 SCIENCE 
 HISTORY 
 GEOGRAPHY 
 MATH 

2. ESCREVA EM SEU CADERNO OS ADJETIVOS ABAIXO E FAÇA A TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS. 

 EASY 
 DIFFICULT 

3. ESCREVA AS FRASES EM SEU CADERNO E RESPONDA COM OS ADJETIVOS: EASY (FÁCIL) E DIFFICULT (DIFÍCIL). AS RESPOSTAS SÃO PESSOAIS.

IS HISTORY DIFFICULT OR EASY? (HISTÓRIA É FÁCIL OU DIFÍCIL?) 
It’s ___________________. 
IS ENGLISH DIFFICULT OR EASY? IT’S __________________. 
IS PORTUGUESE DIFFICULT OR EASY? IT’S __________________.
IS SCIENCE DIFFICULT OR EASY? IT’S ___________________. 
IS GEOGRAPHY DIFFICULT OR EASY?IT’S ___________________. 
IS MATH DIFFICULT OR EASY? IT’S ___________________.


COMPONENTE CURRICULAR - EDUACAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE:

1 – Nessa aula vamos trabalhar um pouco dos saltos. Sem nenhum material tente realizar a sequência abaixo:
 -   No lugar, em pé, coloque as mãos na cintura e salte no lugar, tentando saltar mais alto. A cada salto conte até 3 antes de saltar novamente, e execute 10 saltos
             -  Igual o anterior, mas agora escolha uma das pernas e salte apenas 5 vezes, também contando até 3 antes de repetir.
            -  Agora faça com a outra perna.
            - Para finalizar repita o primeiro exercício saltando com ambas as perna, mas agora tire as mãos da cintura e quando saltar jogue os braços para cima como se fosse pegar algo no alto.

2 – Descanse um pouco, tome uma água. Agora vamos saltar brincando. Desenhe uma amarelinha comum mesmo, ou crie uma. Você pode usar arcos, folhas de jornais também, se quiser.  Salte uma sequencia completa até chegar na casa 10 da amarelinha.


3 – Pular corda. Se você não tiver uma, tente adaptar uma cordinha de varal, algum fio, etc.   Tente pular variando como vimos nas aulas, dois pés, um pé só, parado e em movimento.