FERIADO ESTADUAL - 09 DE JULHO
Projeto de Lei n° 351/2020, que antecipa o feriado civil de 9 de julho para a segunda-feira, dia 25 de maio.
OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.
|
DATA 26/05/2020 (3ª Feira) 5º ANO
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 26 de maio de 2020
Hoje é terça-feira
O dia está _________________
Nome:___________________
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
ATIVIDADE:
1-
Páginas 126 a 134 do
livro Name.
1 - Resolução de
divisão de números naturais.Leia com atenção a pag: 126 e 127 como exemplo para resolver as atividades das páginas 128,129 e 130.
2_ Divisão por números de 2 algarismos. Leia com atenção a página 131 como exemplo para fazer as atividades das pags: 132 e 133.
2_ Divisão por números de 2 algarismos. Leia com atenção a página 131 como exemplo para fazer as atividades das pags: 132 e 133.
Observação: Para os alunos que já realizaram as páginas acima, favor fazer uma revisão do conteúdo para a correção de algum possível erro.
DATA 26_/ 05__/2020 (3ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: História
ATIVIDADE: Leia o texto sobre o Brasil Imperial
e faça os exercícios propostos:
As Capitanias
hereditárias foram a primeira forma de
divisão administrativa pela
qual passou o Brasil.
Portugal tentou transferir
os gastos da colonização para
a iniciativa privada.
Concedia territórios a serem governados com amplos poderes a
quem os recebesse,
pois se tornava
Capitão Donatário, ou seja,
o Capitão responsável
pela Capitania Hereditária.
Do litoral
até a linha imaginária do
tratado de Tordesilhas,
em sentido latitudinal
(horizontal) foram criadas
15 capitanias. Foram entregues
a 12 donatários
(aparentemente não era um bom negócio:
Difícil, perigoso e com
vantagens duvidosas). Entre
os donatários não figurava nenhum nome da alta nobreza ou
do grande comércio de Portugal, o que mostrava que o empreendimento não
era economicamente atraente.
Somente alguns elementos
da pequena nobreza que haviam
enriquecido através de
negócios recentes com
o oriente. Gente
“miúda”. Foram distribuídas a
12 donatários.
Vídeo Aula: https://www.youtube.com/watch?v=1QQgRB9mbiw
1- No caderno explique com suas palavras o que eram as
capitanias herediárias, porque foram criadas e para qual objetivo.
DATA 26/05/2020 (3ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação
Física
ATIVIDADE:
1- A primeira
atividade é assistir a segunda parte do vídeo sobre a Ginástica Geral. Preste
atenção nos movimentos e nas explicações.
2- Agora
nesta aula, vamos aprender algumas posições que fazem parte da apresentação de
ginástica. Elas também servirão como
alongamentos. Siga a descrição e os exemplos das figuras.
a- Deite
no chão, toalha, ou colchonete, estenda o corpo completamente, braços lá pra
trás encostados no chão, pernas juntas e bem estendidas.
b- Sentado,
vamos fazer as posições grupado, carpado, e afastado, igual a figura. Em cada
posição tente permanecer por 20 segundos.
c- Ainda
sentado, as pernas estendidas igual no carpado demonstrado na figura anterior,
mas o braços estendidos para cima. Essa posição se chama éle.
3- Agora
vamos executar alguns destes movimentos:
a- Em pé,
parado no local, salte com força, e tente abraçar rapidamente as pernas na
frente do corpo. Repita 5 vezes.
b- Na
mesma posição, salte e tente afastar as pernas. Repita 5 vezes
c- Na
mesma posição, salte tentando tocar nos pés à frente. Repita 5 vezes.
d- Salte
e tente girar completamente para direita, e cair em pé na posição de saída.
Repita 3 vezes para cada lado.
4- Para
terminar essa aula, escolha um ou mais movimentos da aula anterior, que você
teve maior dificuldade de fazer e treine novamente. (rolamento de frente,
ponte, vela, tripé, parada de mão na parede)
DATA 27/05/2020 (4ª Feira) 5ºANO
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)
E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 27 de maio de 2020.
Hoje é quarta-feira.
Nome completo:____________________________5º ANO
Professora: __________________________________
ATIVIDADE: Fonética
VÍDEO AULA: https://youtu.be/0-_xlgBwFfM
1 - Separe as sílabas, e conte os fonemas conforme o exemplo:
Exemplo: Carro - car - ro - 4 fonemas
a) malha
b) olho
c) alho
d) assado
e) rainha
f) Alemanha
2 - Leia o texto da página 54 do Livro NAME e responda no seu caderno o que se pede:
a) Quanto tempo os chineses levaram, aproximadamente, para construir muros?
b) O que significa aproximadamente?
c) Para que propósito os chineses ergueram muralhas?
d) Qual a extensão, segundo o governo chinês, possui a grande muralha? Como conseguiram calcular?
e) Segundo o texto, qual mão de obra braçal foi usado na construção da Muralha? Receberam pagamentos? Explique
f) Havia torres que serviam para qual objetivo?
g) Naquela época havia alguma maneira de se comunicar entre as torres? Se havia comunicação entre as torres como seria possível?
DATA _27 /_05_/2020 (4ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Geografia
ATIVIDADE:
Mapa
do Brasil
Desenhe o mapa do Brasil e identifique no seu
mapa, feito no seu caderno, onde eram as capitanias hereditárias - divisão
feita na época de colonização do Brasil.
Regras:
deverá ser colocado as abreviações dos nomes dos estados, exemplo: Amazonas
escreva apenas AM no mapa. Cada região do Brasil - Norte, Nordeste,
Centro-Oeste, Sul e Sudeste - deverá ser pintada de uma única cor e diferente
da cor de outras regiões,
Exemplo:
Norte- azul
Sul - verde,
Sudeste - amarelo,
Nordeste- branco e
Centro-Oeste- vermelho.
DATA: 27/05/2020 ( quarta - feira1h)
|
5° ano – EF I
|
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Desenho de observação
O desenho da observação consiste em reproduzir de maneira mais realista um determinado assunto. Ele pode ser facilmente definido como desenho ou pintura da realidade.
ATIVIDADE: Livro NAME: Observe o mosaico do Leopardo na página 26, em seguida desenhe-o no quadro abaixo da mesma página.
Tente pintar seu Leopardo o mais parecido possível com a imagem do mosaico e contorne- o de preto.
DATA 28/05/2020 (5ª Feira) 5º ANO
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 28 de maio de 2020
Hoje é quinta-feira
O dia está _________________
Nome:___________________
Bom dia!
“Gratidão meu Deus pela alegria de acordar e poder recomeçar!”
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
ATIVIDADE:
1- Páginas 84 a 87 do livro Ápis .
Atividades1: Divisão de números naturais Repartir igualmente. Leia com atenção a pag: 84 e resolva no livro as atividades: 2,3 e 4 na pag.85.
Atividade da pag: 86 e 87 :Resolva no livro. Divisão e multiplicação: operações inversas. Arredondamento e resultado aproximado, abaixo você terá um vídeo das operações inversas.
Atividades1: Divisão de números naturais Repartir igualmente. Leia com atenção a pag: 84 e resolva no livro as atividades: 2,3 e 4 na pag.85.
Atividade da pag: 86 e 87 :Resolva no livro. Divisão e multiplicação: operações inversas. Arredondamento e resultado aproximado, abaixo você terá um vídeo das operações inversas.
CLICK NO LINK ABAIXO PARA ASSISTIR O VÍDEO:
https://www.youtube.com/watch?v=ScfY3lT_WvQ&feature=youtu.be
DATA 28/05/2020 (5ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
Capítulo 3 – A crosta terrestre.
Atividades: Leia com atenção a página 198 e resolva as atividades das paginas199 do livro Name. Na pagina 200 temos os tipos de rochas lea as informções gerais e responda a pagina 201.
Página 203 - Vamos fazer um experimento sobre a influência da terra na germinação e no crescimento das plantas. Leia atentamente para obter os materias necessários e como fazer. Mãos a obra!!! Registre no quadro da pagina seguinte as observações do experimento.
Observação:
Para os alunos que já realizaram as páginas acima,
favor fazer uma revisão do conteúdo para a correção de algum possível erro.
DATA _29 /_05_/2020 (6ª Feira) 5º ANO
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 29 de maio de 2020
Hoje é sexta -feira
O dia está _________________
Nome:___________________
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
ATIVIDADE: Compreensão textual: Leia com atenção o texto "Como foi construída a muralha da China",pag:54 e responda as perguntas nas páginas 55 e 56 do livro NAME.
Observação: Os alunos que já fizeram essas lições apenas revisar e atentar os erros cometidos.
]
]
COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS
DATA: 29 -05-2020 (6ª - SEXTA-FEIRA) 5º ANO
ATIVIDADE:
1. Escreva a alternativa correta.no seu caderno. Em caso de dúvidas, consulte o caderno e o livro de inglês. Bons estudos!
chips
hot dog
jam
sandwiches
cookies
hot dog
ackers
soft drink
hamburger
orange juice
soft drink
cookies
jam
crackers
cake
DATA 29/05/2020 (6ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
Vamos dar continuidade a alguns movimentos específicos da ginástica. Como na outra aula procure um espaço em sua casa que não ofereça perigo, e se tiver alguém para ajudar é melhor.
ATIVIDADE:
1 - Antes de começar vamos fazer alguns
alongamentos como na figura abaixo:
2 – Agora vamos tentar
executar alguns movimentos que fizemos antes, mas com um grau de dificuldade maior.
A orientação é a mesma: se tiver alguém para ajudar é bom. Senão basta tomar
cuidado para não se machucar e faça no seu limite que conseguir. Você tem as
fotos para ajudar
a- Rolamento
para trás (cambalhota)
b- Parada
de mão. Esse exercício precisa de maior
atenção. Se você conseguiu fazer na parede e ficou fácil, tente executar igual,
mas tirando os pés da parede. Opção é o pai ou a mão, ou alguém que possa
ajudar a te equilibrar como no vídeo. Só faça sozinho se realmente já consegue
fazer sem ajuda, senão continue usando a parede.
c- Estrela. A estrelinha é um dos movimentos mais
divertidos da ginástica, e toda criança adora brincar. Para você ver que não é
difícil, esse vídeo é uma criança ensinando. Vamos tentar fazer?
3 – Agora o restante da aula
você vai tentar treinar os movimentos da ginástica aprendidos até agora:
Rolamento para trás e para frente,
vela, tripé, parada de mãos, ponte, avião, estrela.