quarta-feira, 20 de maio de 2020

SEMANA DE 25 A 29 DE MAIO



FERIADO ESTADUAL - 09 DE JULHO 
Projeto de Lei n° 351/2020, que antecipa o feriado civil de 9 de julho para a segunda-feira, dia 25 de maio.

OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.

DATA 26/05/2020  (3ª Feira)                                     5º ANO                    

E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 26 de maio de 2020
Hoje é terça-feira
O dia está _________________
Nome:___________________                 
                                                         
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

ATIVIDADE:

1-    Páginas 126 a 134 do livro Name.

1 - Resolução de divisão de números naturais.Leia com atenção a pag: 126 e 127 como exemplo para resolver as atividades das páginas 128,129 e 130.

2_ Divisão por  números de 2 algarismos. Leia com atenção a página 131 como exemplo para fazer as atividades das pags: 132 e 133.


Observação: Para os alunos que já realizaram as páginas acima, favor fazer uma revisão do conteúdo para a correção de algum possível erro.


DATA  26_/ 05__/2020  (3ª Feira)                                5º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: História

ATIVIDADE: Leia o texto sobre o Brasil Imperial e faça os exercícios propostos:

As  Capitanias  hereditárias  foram  a primeira forma  de  divisão  administrativa  pela  qual  passou  o Brasil.  Portugal  tentou  transferir  os  gastos  da colonização  para  a  iniciativa  privada.  Concedia territórios  a  serem governados com amplos  poderes a  quem  os  recebesse,  pois  se  tornava  Capitão Donatário,  ou  seja,  o  Capitão  responsável  pela Capitania  Hereditária. 
Do  litoral  até a  linha imaginária  do  tratado  de  Tordesilhas,  em  sentido latitudinal (horizontal)  foram  criadas  15  capitanias. Foram  entregues  a  12  donatários  (aparentemente não  era  um  bom  negócio:  Difícil,  perigoso  e  com vantagens  duvidosas).  Entre  os  donatários  não figurava nenhum nome da alta nobreza ou do grande comércio de Portugal, o que mostrava que o empreendimento  não  era  economicamente  atraente.  Somente  alguns  elementos  da pequena nobreza  que  haviam  enriquecido  através  de  negócios  recentes  com  o  oriente.  Gente  “miúda”. Foram  distribuídas  a  12  donatários.





1- No caderno explique com suas palavras o que eram as capitanias herediárias, porque foram criadas e para qual objetivo.


DATA 26/05/2020  (3ª Feira)                                   5º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1-    A primeira atividade é assistir a segunda parte do vídeo sobre a Ginástica Geral. Preste atenção nos movimentos e nas explicações.



2-    Agora nesta aula, vamos aprender algumas posições que fazem parte da apresentação de ginástica.  Elas também servirão como alongamentos. Siga a descrição e os exemplos das figuras.
a-    Deite no chão, toalha, ou colchonete, estenda o corpo completamente, braços lá pra trás encostados no chão, pernas juntas e bem estendidas.
b-    Sentado, vamos fazer as posições grupado, carpado, e afastado, igual a figura. Em cada posição tente permanecer por 20 segundos.


c-    Ainda sentado, as pernas estendidas igual no carpado demonstrado na figura anterior, mas o braços estendidos para cima. Essa posição se chama éle.



3-    Agora vamos executar alguns destes movimentos:
a-    Em pé, parado no local, salte com força, e tente abraçar rapidamente as pernas na frente do corpo. Repita 5 vezes.
b-    Na mesma posição, salte e tente afastar as pernas. Repita 5 vezes
c-    Na mesma posição, salte tentando tocar nos pés à frente. Repita 5 vezes.




d-    Salte e tente girar completamente para direita, e cair em pé na posição de saída. Repita 3 vezes para cada lado.
4-    Para terminar essa aula, escolha um ou mais movimentos da aula anterior, que você teve maior dificuldade de fazer e treine novamente. (rolamento de frente, ponte, vela, tripé, parada de mão na parede)

DATA 27/05/2020  (4ª Feira)                                   5ºANO                                                                                              


COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 27 de maio de 2020.
Hoje é quarta-feira.
Nome completo:____________________________5º ANO
 Professora: __________________________________

ATIVIDADE: Fonética



1 - Separe as sílabas, e conte os fonemas conforme o exemplo:

Exemplo: Carro - car - ro - 4 fonemas

a) malha

b) olho

c) alho

d) assado

e) rainha

f) Alemanha

2 - Leia o texto da página 54 do Livro NAME e responda no seu caderno o que se pede:

a)    Quanto tempo os chineses levaram, aproximadamente, para construir muros?
b)    O que significa aproximadamente?
c)    Para que propósito os chineses ergueram muralhas?
d)    Qual a extensão, segundo o governo chinês, possui a grande muralha? Como conseguiram calcular?
e)    Segundo o texto, qual mão de obra braçal foi usado na construção da Muralha? Receberam pagamentos? Explique
f)     Havia torres que serviam para qual objetivo?
g)    Naquela época havia alguma maneira de se comunicar entre as torres? Se havia comunicação entre as torres como seria possível?


DATA _27 /_05_/2020  (4ª Feira)                            5º ANO        

COMPONENTE CURRICULAR: Geografia

ATIVIDADE: Mapa do Brasil

Desenhe o mapa do Brasil e identifique no seu mapa, feito no seu caderno, onde eram as capitanias hereditárias - divisão feita na época de colonização do Brasil.
Regras: deverá ser colocado as abreviações dos nomes dos estados, exemplo: Amazonas escreva apenas AM no mapa. Cada região do Brasil - Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste - deverá ser pintada de uma única cor e diferente da cor de outras regiões, 

Exemplo: 

Norte- azul
Sul - verde, 
Sudeste - amarelo, 
Nordeste- branco e 
Centro-Oeste- vermelho.

DATA: 27/05/2020 ( quarta - feira1h)

5° ano – EF I

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Desenho de observação

O desenho da observação consiste em reproduzir de maneira mais realista um determinado assunto. Ele pode ser facilmente definido  como desenho ou pintura da realidade.

ATIVIDADE: Livro NAME: Observe o mosaico do Leopardo na página 26, em seguida desenhe-o no quadro abaixo da mesma página.
Tente pintar seu Leopardo o mais parecido possível com a imagem do mosaico e contorne- o de preto.


DATA 28/05/2020  (5ª Feira)                                    5º ANO                                                                                            
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 28 de maio de 2020
Hoje é quinta-feira
O dia está _________________
Nome:___________________

Bom dia!

“Gratidão meu Deus pela alegria de acordar e poder recomeçar!”

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

ATIVIDADE:

1-    Páginas 84 a 87 do livro Ápis .

     Atividades1:  Divisão de números naturais Repartir igualmente. Leia com atenção a pag: 84 e resolva no livro as atividades: 2,3 e 4 na pag.85.

     Atividade da pag: 86 e 87 :Resolva no livro. Divisão e multiplicação: operações inversas. Arredondamento e resultado aproximado, abaixo você terá um vídeo das operações inversas.
CLICK NO LINK ABAIXO PARA ASSISTIR O VÍDEO:

                                            
                                       
                           https://www.youtube.com/watch?v=ScfY3lT_WvQ&feature=youtu.be



      DATA 28/05/2020  (5ª Feira)                                 5º ANO       


COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

Capítulo 3 – A crosta terrestre.

Atividades: Leia com atenção a página 198 e resolva as atividades das paginas199 do livro Name. Na pagina 200 temos os tipos de rochas lea as informções gerais e responda a pagina 201.
Página 203 - Vamos fazer um experimento sobre a influência da terra na germinação e no crescimento das plantas. Leia atentamente para obter os materias necessários e como fazer. Mãos a obra!!! Registre no quadro da pagina seguinte as observações do experimento.


Observação: Para os alunos que já realizaram as páginas acima, favor fazer uma revisão do conteúdo para a correção de algum possível erro.

DATA _29 /_05_/2020  (6ª Feira)                            5º ANO              

E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 29 de maio de 2020
Hoje é sexta -feira
O dia está _________________
Nome:___________________
                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE:  Compreensão textual: Leia com atenção o texto "Como foi construída a muralha da China",pag:54 e responda as perguntas nas páginas 55 e 56 do livro NAME.

Observação: Os alunos que já fizeram essas lições apenas revisar e atentar os erros cometidos.
]


COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

DATA:  29 -05-2020 (6ª - SEXTA-FEIRA)                                         5º ANO

 

ATIVIDADE:

1.    Escreva a alternativa correta.no seu caderno. Em caso de dúvidas, consulte o caderno e o livro de inglês. Bons estudos!

 

           

  chips

  hot dog

   jam

 sandwiches

 cookies

 hot dog


  ackers

  soft drink

   hamburger

           

         orange juice

         soft drink

         cookies

 
 

jam

crackers

cake






DATA 29/05/2020  (6ª Feira)                                         5º ANO                                                                                     

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física                      

     Vamos dar continuidade a alguns movimentos específicos da ginástica. Como na outra aula procure um espaço em sua casa que não ofereça perigo, e se tiver alguém para ajudar é melhor.

ATIVIDADE:



1 -  Antes de começar vamos fazer alguns alongamentos como na figura abaixo:











2 – Agora vamos tentar executar alguns movimentos que fizemos antes, mas com um grau de dificuldade maior. A orientação é a mesma: se tiver alguém para ajudar é bom. Senão basta tomar cuidado para não se machucar e faça no seu limite que conseguir. Você tem as fotos para ajudar
a-    Rolamento para trás (cambalhota)

                           https://www.youtube.com/watch?v=Mw1JJBxx0Go

b-    Parada de mão.  Esse exercício precisa de maior atenção. Se você conseguiu fazer na parede e ficou fácil, tente executar igual, mas tirando os pés da parede. Opção é o pai ou a mão, ou alguém que possa ajudar a te equilibrar como no vídeo. Só faça sozinho se realmente já consegue fazer sem ajuda, senão continue usando a parede.


                             https://www.youtube.com/watch?v=ySgb7Y4_zYI

c-    Estrela.  A estrelinha é um dos movimentos mais divertidos da ginástica, e toda criança adora brincar. Para você ver que não é difícil, esse vídeo é uma criança ensinando. Vamos tentar fazer?



                            https://www.youtube.com/watch?v=d-cy-I7226M

3 – Agora o restante da aula você vai tentar treinar os movimentos da ginástica aprendidos até agora:

           Rolamento para trás e para frente, vela, tripé, parada de mãos, ponte, avião, estrela.