segunda-feira, 1 de junho de 2020

Semana 0 - de 27 a 30/4 - EJA Alfabetização

Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Obs: atividades que foram postadas na plataforma da prefeitura!


Segunda-feira, dia 27____


Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE: LEIA COM ATENÇÃO.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. FAÇA UM (X) NO QUADRADINHO ONDE ESTÁ ESCRITO A PRIMEIRA SÍLABA DO NOME DO DESENHO.

A) (  ) NAL
B) (  ) PA
C) (  ) JOR
D) (  ) GO


2. COMPLETE O QUADRO COM A LISTA DE PALAVRAS:

COLOQUE A PRIMEIRA LETRA E A ÚLTIMA LETRA
CANETA -
LÁPIS -
CADERNO -
LIVRO -

SEPARE AS SÍLABAS
CANETA -
LÁPIS -
CADERNO -
LIVRO - 


3. FAÇA UM ( X ) NA ALTERNATIVA QUE MOSTRA O NÚMERO DE SÍLABAS DO NOME DA FIGURA.
A) (  ) 6
B) (  ) 4
C) (  ) 3
D) (  ) 2



Matemática_______________________

ATIVIDADE: NÚMEROS E TABELA.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. COMPLETE COM OS ANTECESSORES E SUCESSORES.
A) _____ 45 _____
B) _____ 28 _____
C) _____ 81 _____
D) _____ 324 _____
E) _____ 208 _____
F) _____ 116 _____


2. OBSERVE O CALENDÁRIO DO MÊS DE JULHO/2018 E RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO :

A) QUANTOS DIAS TEM O MÊS DE JULHO?
______________________

B) QUANTOS SÁBADOS TEVE O MÊS DE JULHO?
______________________

C) EM QUE DIA DA SEMANA FOI O PRIMEIRO DIA DO MÊS?
______________________

D) DE UM DOMINGO PARA O OUTRO SÃO QUANTOS DIAS?
______________________


Terça-feira, dia 28_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE 1: leitura e interpretação de mapa, com questões.

LEIA O MAPAatividade de leitura, não precisa copiar.



COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1) ESCREVA O NOME DO ESTADO ONDE VOCÊ MORA.
_____________________________


2) QUAL A CAPITAL DO SEU ESTADO?
_____________________________


3) EM QUAL REGIÃO DO BRASIL VOCÊ MORA?
_____________________________


4) IDENTIFIQUE, NO MAPA, OUTROS ESTADOS QUE COMPÕEM ESSA REGIÃO.
_____________________________



História_________________________

ATIVIDADE: leitura e interpretação de texto, com questões de interpretação.

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

O DESCOBRIMENTO DO BRASIL
A EXPEDIÇÃO DE PEDRO ÁLVARES CABRAL, CHEGOU ÀS TERRAS BRASILEIRAS NO DIA 22 DE ABRIL DE 1500. AO APROXIMAR-SE DAS TERRAS BRASILEIRAS, AVISTARAM UM MONTE E LHE DERAM O NOME DE MONTE PASCOAL, POR ESTAREM NA ÉPOCA DE PÁSCOA.

APORTARAM EM PORTO SEGURO, NO ESTADO DA BAHIA, ATUAL BAÍA DE CABRÁLIA. QUANDO DESEMBARCARAM, PERO VAZ DE CAMINHA, ESCRIVÃO DA ESQUADRA PORTUGUESA, ESCREVEU AO REI DE PORTUGAL CONTANDO A BELEZA DE TERRA AQUI ENCONTRADA.

NO DIA 26 DE ABRIL, FOI CELEBRADA A PRIMEIRA MISS NO BRASIL, POR FREI HENRIQUE SOARES.

EM 1º DE MAIO, CABRAL TOMOU POSSE DE TERRA EM NOME DO REI DE PORTUGAL.

OS PORTUGUESES DERAM OUTROS NOMES À TERRA BRASILEIRA ANTES DE SE CHAMAR BRASIL: ILHA DE VERA CRUZ E TERRA DE SANTA CRUZ.

O NOME BRASIL FOI ESCOLHIDO POR CAUSA DA MADEIRA PAU-BRASIL, QUE AQUI ERA ENCONTRADA EM GRANDE QUANTIDADE. O PAU-BRASIL ERA UMA MADEIRA MUITO UTILIZADA NA EUROPA PARA FAZER NAVIOS E TINGIR ROUPAS. A SUA COR É VERMELHA COMO BRASA, DAÍ O NOME BRASIL.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1) QUAL FOI O NOME QUE RECEBEU O PRIMEIRO MONTE AVISTADO PELOS PORTUGUESES? E POR QUE RECEBEU ESTE NOME?
____________________________
____________________________


2) QUAL FOI A DATA DE DESCOBRIMENTO DO BRASIL?
A) 22 DE MAIO DE 1500.
B) 20 DE ABRIL DE 1500.
C) 21 DE ABRIL DE 1500.


3) QUEM COMANDAVA A EXPEDIÇÃO QUE DESCOBRIU O BRASIL?
____________________________
____________________________


4) A PRIMEIRA CARTA ENVIADA AO REI DE PORTUGAL FOI ESCRITA POR:
(  ) PEDRO ÁLVARES CABRAL.
(  ) FREI HENRIQUE SOARES.
(  ) PERO VAZ DE CAMINHA.


5) QUAL O ESTADO QUE A EXPEDIÇÃO APONTOU?
____________________________
____________________________


6) QUAIS OS OUTROS NOMES QUE O NOSSO PAÍS RECEBEU ANTES DO NOME BRASIL?
____________________________
____________________________


7) POR QUE O BRASIL RECEBEU ESTE NOME?
_____________________________
_____________________________


Quarta-feira, dia 29_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE 1: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.


LEIA O TEXTO ABAIXO:

QUERIDA PROFESSORA,
VOU AO MÉDICO, NÃO POSSO IR À ESCOLA HOJE.
ABRAÇOS
ELAINE
03-02-2020

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. QUAL A FINALIDADE DO TEXTO ACIMA?
A) PEDIR UM MATERIAL.
B) FAZER UM CONVITE.
C) CONTAR UMA PIADA.
D) DAR UM RECADO.


2. FAÇA UM ( X ) NA ALTERNATIVA QUE MOSTRA O NOME DA FIGURA ABAIXO :
A) (  ) CALENDÁRIO
B) (  ) CAVALO
C) (  ) QUADRADO
D) (  ) CADEADO


3. HOJE É DIA DE OFERTAS NO HORTIFRÚTI. FAÇA UMA LISTA DE 6 FRUTAS QUE VOCÊ GOSTARIA DE COMPRAR NO SUPERMERCADO.
_______________________
_______________________
_______________________
_______________________
_______________________
_______________________



Matemática_______________________

ATIVIDADE: números e operações.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. PARA SABER O COMPRIMENTO DO SEU LÁPIS, JOSÉ USOU UMA RÉGUA, COMO MOSTRA O DESENHO A SEGUIR:

QUANTOS CENTÍMETROS MEDE O LÁPIS DE JOSÉ? ________________________________



2. NO RESTAURANTE DO DADÁ FORAM VENDIDAS : 120 MARMITEX DE FRANGO, 50 MARMITEX DE PEIXE E 30 MARMITEX DE FEIJOADA. QUANTAS MARMITEX FORAM VENDIDAS ?



3. QUE HORAS SÃO?


Quinta-feira, dia 30____


Ciências________________________

ATIVIDADE: leitura e interpretação de texto, com questão.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

DE ONDE VEIO O MOSQUITO DA DENGUE? 
O MOSQUITO DA DENGUE (AEDES AEGYPTI) É ORIGINÁRIO DO EGITO E VEM SE ESPALHANDO PELO PLANETA DESDE O SÉCULO 16, ÉPOCA DAS GRANDES NAVEGAÇÕES. O AEDES AEGYPTI FOI INTRODUZIDO NA AMÉRICA DO SUL ATRAVÉS DE BARCOS QUE TRAFICAVAM ESCRAVOS PROVENIENTES DE ÁFRICA.

NO INÍCIO DO SÉCULO XX, O MOSQUITO JÁ ERA UM PROBLEMA, MAS NÃO POR CONTA DA DENGUE -- NA ÉPOCA, A PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO ERA A TRANSMISSÃO DA FEBRE AMARELA. EM 1955, O BRASIL ERRADICOU O AEDES AEGYPTI COMO RESULTADO DE MEDIDAS PARA CONTROLE DA FEBRE AMARELA. NO FINAL DA DÉCADA DE 1960, O RELAXAMENTO DAS MEDIDAS ADOTADAS LEVOU À REINTRODUÇÃO DO VETOR EM TERRITÓRIO NACIONAL. HOJE, O MOSQUITO É ENCONTRADO EM TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS.

SEGUNDO DADOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, A PRIMEIRA OCORRÊNCIA DO VÍRUS NO PAÍS, DOCUMENTADA CLÍNICA E LABORATORIALMENTE, ACONTECEU EM 1981-1982, EM BOA VISTA (RR), CAUSADA PELOS VÍRUS DENV-1 E DENV-4. ANOS DEPOIS, EM 1986, HOUVE EPIDEMIAS NO RIO DE JANEIRO E EM ALGUMAS CAPITAIS DO NORDESTE. DESDE ENTÃO, A DENGUE VEM OCORRENDO NO BRASIL DE FORMA CONTINUADA.

PEQUENO E TERRÍVEL
COM MENOS DE 1 CENTÍMETRO DE COMPRIMENTO, COR PRETO E LISTRAS BRANCAS PELO CORPO E PERNAS, O MOSQUITO AEDES AEGYPTI TEM SIDO O VERDADEIRO VILÃO DO VERÃO BRASILEIRO HÁ ALGUNS ANOS. ELE É CAPAZ DE TRANSMITIR OS VÍRUS QUE CAUSAM DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA!

MAIS E MAIS
O AEDES AEGYPTI SE REPRODUZ DURANTE TODO O ANO, MAS SE PROLIFERA DE FORMA MAIS INTENSA NO VERÃO POR CAUSA DAS ALTAS TEMPERATURAS E DAS FORTES CHUVAS – FATORES QUE FACILITAM A ECLOSÃO DOS OVOS E ACELERAM O DESENVOLVIMENTO NAS FASES INICIAIS DE VIDA.

AS LARVAS PRECISAM DE ÁGUA PARADA (LIMPA OU SUJA) E ACUMULADA (EM VASOS, PNEUS E CAIXAS D’ÁGUA, POR EXEMPLO). NA FASE DE REPRODUÇÃO, AS FÊMEAS VÃO ATRÁS DE SANGUE PARA GARANTIR O DESENVOLVIMENTO DOS OVOS. É AÍ QUE OCORRE A TRANSMISSÃO DA DOENÇA: ELA PICA UMA PESSOA INFECTADA, MANTÉM O VÍRUS NA SALIVA E O TRANSMITE POR AÍ!

O CONTROLE DESSE INSETO É MUITO DIFÍCIL, POIS O OVO É RESISTENTE E PODE SOBREVIVER POR VÁRIOS MESES EM CONDIÇÕES DESFAVORÁVEIS (QUANDO NÃO HÁ ÁGUA). ELES PODEM, POR EXEMPLO, FICAR GRUDADOS NAS PAREDES DE RECIPIENTES, APENAS ESPERANDO PARA O MOMENTO EM QUE A ÁGUA APARECE ALI. ENTÃO, QUANDO A ÁGUA CHEGA, SURGEM AS LARVAS.

A ORDEM É PREVENIR




O QUE É A DENGUE E OS SINTOMAS TRATA-SE DE UMA DOENÇA INFECCIOSA FEBRIL CAUSADA POR UM VÍRUS TRANSMITIDO PELO MOSQUITO AEDES AEGYPTI. ELA NÃO TEM TRATAMENTO ESPECÍFICO.

QUANTO TEMPO DURA?
NA MAIORIA DOS CASOS, OS SINTOMAS DA DENGUE DURAM ATÉ DEZ DIAS. MAS A FRAQUEZA E MAL-ESTAR PODEM PERMANECER POR ALGUMAS SEMANAS.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
SE O PACIENTE APRESENTA OS SINTOMAS CLÁSSICOS, GERALMENTE A DETECÇÃO É FEITA NO CONSULTÓRIO DO MÉDICO MESMO. MAS O DIAGNÓSTICO TAMBÉM PODE SER CONFIRMADO COM UM EXAME DE SANGUE.

JÁ TEM VACINA? 
NO MOMENTO, SÓ EXISTE UMA VACINA CONTRA DENGUE REGISTRADA NA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA), QUE ESTÁ DISPONÍVEL NA REDE PRIVADA. SÃO NECESSÁRIAS TRÊS DOSES NO INTERVALO DE UM ANO.

MAS ATENÇÃO: O IMUNIZANTE SÓ DEVE SER APLICADO EM PESSOAS QUE JÁ TIVERAM A ENFERMIDADE PELO MENOS UMA VEZ.

“A VACINA NÃO ESTÁ DISPONÍVEL NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS), MAS O MINISTÉRIO DA SAÚDE ESTÁ ACOMPANHANDO OS ESTUDOS DE OUTRAS VACINAS”.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. COMO A DENGUE É TRANSMITIDA?
_____________________________
_____________________________


2. QUAL NOME DO MOSQUITO QUE TRANSMITE A DENGUE?
_____________________________
_____________________________


3. QUE MEDIDAS PREVENTIVAS DEVEMOS TOMAR PARA EVITAR A PROLIFERAÇÃO DA DENGUE?
_____________________________
_____________________________


4. O QUE É A DENGUE?
_____________________________
_____________________________


5. QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DENGUE?
_____________________________
_____________________________


6. COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA DENGUE?
_____________________________
_____________________________



Arte___________________________

ATIVIDADE: leitura e interpretação, texto de autoria e/ou cópia de texto.

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

COMIDA
BEBIDA É ÁGUA.
COMIDA É PASTO.
VOCÊ TEM SEDE DE QUÊ?
VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?
A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA,
A GENTE QUER COMIDA, DIVERSÃO E ARTE.
A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA,
A GENTE QUER SAÍDA PARA QUALQUER PARTE.
ANTUNES, A.; BRITTO, S.; FROMER, M. Titãs acústico. Rio de Janeiro: WEA/MTV, 1997 (fragmento).


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

FAÇA, NO CADERNO, UM PEQUENO RELATO PESSOAL SOBRE COMIDA, CITANDO AS QUE MAIS GOSTA E AS QUE NÃO GOSTA. ESCREVA, OU COPIE, UMA RECEITA DE UM PRATO QUE VOCÊ GOSTA OU SABE FAZER.

----------------



Termo 1__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!