Observação: Senhores pais ou responsáveis, as atividades não precisam ser impressas e não há necessidade de copiar as questões. Os alunos deverão registrar, no caderno, o cabeçalho, a data, a disciplina, o número da questão e a resposta da questão mencionada.
Data: 16 / 11 / 2020 (2ª feira) 4º Ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 16 de novembro de 2020.
Hoje é segunda-feira.
Nome completo:
Professora: ________________ . 4º Ano _____ .
à Atividade:
Leitura e interpretação.
Leia o texto com muita atenção:
COMPREENSÃO DO TEXTO
1) O passageiro vai iniciar a viagem em que período do dia?
_____________________________________________________________________________
2) Em que estado o passageiro vai embarcar?
_____________________________________________________________________________
3)Ele vai desembarcar onde?
_____________________________________________________________________________
4)O texto nos traz a
palavra agente. Você sabe a diferença entre agente (junto) e a gente (separado)?
Pesquisa para descobrir.
_____________________________________________________________________________
5)Onde se localiza a cidade de Belo Horizonte?
____________________________________________________________________________
6)O estado de Minas
Gerais faz parte de qual região brasileira?
7)Esse tipo de texto
serve para quê?
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADE
1: Siga a comandas para realizar as atividades.
ATIVIDADE 2: Resolva as
continhas com atenção.
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Livro NAME: Capítulo 12 – Movimentos dançantes.
·
Observe as imagens da página 132 e 133
para responder a seção “Chuva De Ideias”.
·
Aprecia obra “ Catira” de Helena Coelho e
responda a seção “Organizando Nossas Ideias” da página 134.
DATA 17/11/2020 (Terça-feira) 4º s ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)
E. M. “Coronel
Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 17 de
novembro de 2020.
Hoje é
terça-feira.
Nome completo:________________________
4º Ano ______
Professora: _________________.
ATIVIDADE 1: Resolva as
multiplicações e confira os resultados fazendo a Operação Inversa (Prova real).
COMPONENTE
CURRICULAR: HISTÓRIA
Atividade: Leia o texto e responda as
questões no caderno.
Resumo da Proclamação da República
No final do século
XIX, parte da elite brasileira estava descontente com o reinado de D. Pedro
II (1825-1891).
Os militares sentiam-se desprestigiados desde a Guerra do Paraguai, pediam aumento
de salário e mais participação no governo. Vários militares também apoiavam
o Positivismo, tanto na sua versão
religiosa como filosófica.
Já os cafeicultores, após a promulgação
das leis em favor da abolição gradual e sem indenização, estavam cada vez mais
descontentes.
Os fazendeiros do oeste paulista exigiam mais autonomia e participação política. Em
1888, com a abolição da escravatura no Brasil, os ex-proprietários de escravos
se voltam contra D. Pedro II, uma vez que esse fato acarretou o aumento dos
custos da produção cafeeira.
O Golpe no dia 15 de novembro de 1889
No dia 15 de novembro de 1889, um grupo de militares, dos quais se destaca Benjamin Constant (1836-1891), preparam um levante militar. Para liderá-los, escolhem o Marechal Deodoro da Fonseca, principal chefe do exército brasileiro.
As tropas se reúnem no Campo de Santana, no centro do Rio de Janeiro e Marechal Deodoro assina um documento declarando a extinção da monarquia.
Com isso, a Proclamação da República representou o fim do Brasil Império que havia durado cerca de 70 anos. Quanto a Dom Pedro II e sua família, eles foram banidos do Brasil e embarcaram rumo à Europa na madrugada do dia 17 de novembro.
A população somente saberia mais tarde desses acontecimentos. Dom Pedro II não quis chamar seus aliados para evitar uma guerra civil no Brasil.
Primeiros anos da República do Brasil
O Marechal Deodoro organizou os símbolos da República como o Hino Nacional Brasileiro, a Bandeira do Brasil e também a política nacional.
O presidente e o vice-presidente eram escolhidos por eleição. Importante ressaltar que ambos não concorriam na mesma chapa, sendo eleitos separadamente. Assim, foram eleitos Deodoro da Fonseca, como presidente e o Marechal Floriano Peixoto, como vice-presidente.
Como os dois primeiros Chefes de Governo e Estado eram do Exército, os primeiros anos da República ficaram conhecidos como República da Espada.
Questões:
1) Em que dia foi proclamada a república?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
2) Quem proclamou a república no Brasil?
------------------------------------------------------------------------------------------------------
3) Antes da proclamação da república o regime de governo do Brasil era:
------------------------------------------------------------------------------------------------------
4) Explique o que é monarquia:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
5) Quais foram os dois imperadores que governaram o Brasil?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
6) Atualmente o regime em que nós vivemos no Brasil é:
a) ( ) República. b) ( ) Monarquia
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
7) Explique o que é república.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
8) Escreva o nome completo do primeiro presidente do Brasil.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
9) A bandeira nacional representa a:
a) ( ) as estrelas. b) ( ) as florestas.
c) ( ) a Pátria. d) ( ) o relevo.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
10) De quem é a autoria da letra do Hino da bandeira nacional?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1 – Nessa primeira atividade vamos rever alguns conceitos. Como estamos estudando esportes de campo e taco, é preciso fixar que são esportes que tem como característica bater com um taco em uma bola parada ou rebater uma bola em movimento, lançando o mais longe possível. Essa definição foi passada no início desse tema. Também foi pedido uma pesquisa de quais esportes você conhece ou encontrou sobre campo e taco. Muito provável que na sua pesquisa você tenha mencionado Beisebol, Softbol e o Críquete. Esses 3 esportes são mencionados na proposta da apostila, para conhecermos um pouco e discutirmos sobre algumas diferenças. Após conhecer e discutir, teríamos alguns jogos adaptados para fazer na quadra, mas nesse momento, e em casa não tem como realiza-los. O mais fácil e possível de brincar fora da escola foi o bets que já foi passado em aulas anteriores, como sendo um jogo adaptado desses esportes que citamos. Nessa aula vamos ver um pouco sobre o beisebol.
2 – O beisebol parece um esporte complicado de
entender, pois não faz parte do nosso meio como os demais esportes, mas o vídeo
abaixo tem uma boa explicação de como funciona o beisebol. Vamos assistir?
3- Educativos.
Vamos fazer apenas alguns exercícios bem simples de habilidades de pegar. Uma
bolinha de tênis ou similar, se não tiver pode ser uma bolinha feita de papel
amassado. Execute 10 movimentos com cada mão.
a- Jogue
a bolinha para cima e apanhe com a mesma mão.
b- Coloque
um objeto que não quebre, pode ser um brinquedo, uma bola, uma garrafa pet,
sobre uma cadeira simulando o receptor, e fique a uma distância para lançar a
bola tentando acertar o objeto.
c- Peça
ajuda para alguém de casa e um passa a bola para o outro lançando e apanhando a
bola usando apenas uma das mãos.
Data: 18 / 11 / 2020 (4ª feira) 4º Ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho (copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 18 de novembro de 2020.
Hoje é quarta-feira.
Nome completo:
Professora: ________________ . 4º Ano _____ .
à Atividade 1 – Ortografia X ou CH.
à Consulte um dicionário. Separe as palavras que você completou nos quadros abaixo:
Separe as sílabas das palavras.
__________________________________________________
__________________________________________________
Coloque-as na ordem alfabética.
____________________________________________________
____________________________________________________
COMPONENTE
CURRICULAR: GEOGRAFIA
O município
Atividade: Responda as questões abaixo sobre o munícipio em que você mora em seu caderno:
1) Qual o nome do município da
sua escola?
-------------------------------------------------------------------------------------
2) Este município pertence a qual Estado?
--------------------------------------------------------------------------------------
3) Por que seu município tem esse
nome?
-------------------------------------------------------------------------------------
4) Marque em qual região o
município está situado
( ) Norte
( ) Nordeste
( ) Centro-Oeste
( ) Sudeste
( ) Sul
-------------------------------------------------------------------------------------
5) Qual o nome do(a) atual
prefeito(a)?
-------------------------------------------------------------------------------------
6) Qual o nome do(a) atual
vice-prefeito(a)?
-------------------------------------------------------------------------------------
7) Quantas pessoas habitam neste
município?
-------------------------------------------------------------------------------------
8) Existe algum rio neste
município? Quais?
-------------------------------------------------------------------------------------
9) Faz limite com quais
municípios?
-------------------------------------------------------------------------------------
10) Faça um desenho de alguma localidade do
seu município.
------------------------------------------------------------------------------------
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
O QUE É CATIRA
A catira, que também pode ser chamada de
cateretê, é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado
pela batida dos pés e mãos dos dançarinos.
ATIVIDADE: Desenhe, em seu caderno, uma representação da dança Catira.
DATA 19/11/2020
(Quinta-feira) 4ºs ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)
E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 19
de novembro de 2020.
Hoje é
quinta-feira.
Nome completo:
___________________4º Ano ______
Professora: __________________.
ATIVIDADE 1: Leia e responda às perguntas
no caderno.
a) Que instrumentos você
conhece que são usados para medir comprimentos?
___________________________________________
b) Quais são os instrumentos de medidas citados nos quadrinhos?
___________________________________________
ATIVIDADE 2: Veja como Rodolfo, Cristiano e Rodrigo mediram o comprimento do
canudinho.
Qual deles
está errado? Por quê?
ATIVIDADE 3: A professora mediu a
altura de alguns alunos da escola. Veja no quadro abaixo a altura desses alunos
e responda às perguntas.
a) Desses alunos, quem é o
mais alto? Quanto ele mede?
____________________________________________________
b) Quem é o
mais baixo? Quanto ele mede?
____________________________________________________
c) Qual é a diferença entre a altura de Márcio e a de Gustavo?
___________________________________________________
d) Quantos centímetros Gustavo é mais baixo que Fernando?
____________________________________________________
e) Quantos centímetros Fábio é mais baixo que Paulo?
____________________________________________________
ATIVIDADE 4: Leia e complete as frases com
atenção.
________ metros mais _________ metros são
_______________ metros.
A distância do acampamento até a cachoeira é de
____________ metros ou __________________.
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS