quinta-feira, 30 de abril de 2020

Semana 1 - de 4 a 8/5 - EJA 9o ano

Atenção aos comandos
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 4_____


Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE 1: leia os textos com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

ATIVIDADE 2: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

Leia o texto
A gansa dos ovos de ouro
Era uma vez um casal de camponeses que tinha uma gansa muito especial. De vez em quando, quase todo dia, ela botava um ovo de ouro. Era uma sorte enorme, mas em pouco tempo ele começaram achar que podiam ficar muito mais ricos se ela pusesse um ovo daqueles por hora ou a todo momento que eles quisessem. Falavam nisso sem parar, imaginando o que fariam com tanto ouro.
- Que bobagem a gente ficar esperando que todo dia saia dessa gansa um pouquinho... Ela deve ter dentro dela um jeito especial de fabricar ouro. Isso era o que a gente precisava.
- Isso mesmo. Deve ter uma maquininha, um aparelho, alguma coisa assim. Se a gente pegar pra nós, não precisa mais da gansa.
- E... Era melhor ter tudo de uma vez. E ficar muito rico.
E resolveram matar a gansa para pegar todo o ouro.
Mas dentro não tinha nada diferente das outras gansas que eles já tinham visto – só carne, tripa, gordura...
E eles não pegaram mais ouro. Nem mesmo ganharam um ovo de ouro, nunca mais.
(Fábula de Esopo recontada por Ana Maria Machado)

Copie a questão e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. A palavra Isso marcada no texto A gansa dos ovos de ouro se refere a:
A) Um pouquinho de tempo de que o casal precisava para cuidar da gansa.
B) A bobagem de achar que dentro da gansa tinha ouro.
C) Um modo de produzir ouro.
D) Uma maneira menos cruel de matar a gansa.


Leia o texto
Porquinho-da-índia
Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-índia.
Que dor de cabeça me dava
Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!
Levava ele pra sala
Pra os lugares mais limpinhos
Ele não gostava:
Queria era estar debaixo do fogão.
Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas...
– O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada.

Copie a questão e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

2. No poema Porquinho-da-índia, o uso dos diminutivos “porquinho” (v. 2), “bichinho” (v. 4), “limpinhos” (v. 6) e “ternurinhas” (v. 9) indica
A) afetividade.
B) deboche.
C) desconsideração.
D) insatisfação.


Leia o texto
Essa Velhinha
- Desculpe entrar assim sem pedir licença...
- Doença!
- Não,... quem está doente?
- Mas quem está doente?
- Não – Sorriu o homem -, a senhora entendeu errado.
- Resfriado?
- Ora... quer dizer... bem, eu estava lá fora e ...
- Xi! Catapora?
- Senhora, por favor não confunda...
- Caxumba!!! Cuidado, menino, isso é perigoso... Sabe, sei fazer um chazinho muito bom pra caxumba.

Copie a questão e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

3. No texto Essa Velhinha, os pontos de exclamação em Caxumba!!!, exprimem:
(A) Entusiasmo.
(B) Dor.
(C) Espanto.
(D) Tristeza.


Leia o texto
Belém do Pará
Bembelelém!
Viva Belém!
Belém do Pará porto moderno integrado na equatorial
Beleza eterna da paisagem
Bembelelém!
Viva Belém!
Cidade pomar
(Obrigou a polícia a classificar um tipo novo de delinqüente: O apedrejador de mangueiras)
Bembelelém!
Viva Belém!
Belém do Pará onde as avenidas se chamam Estradas:
Estrada de São Jerônimo
Estrada de Nazaré (...)

Copie a questão e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

4. No texto Belém do Pará, as palavras “Bembelelém, Belém”, com repetição de sons semelhantes sugerem:
A) brincadeira com palavras.
B) evocação do repicar de sinos.
C) homenagem a Belém do Pará.
D) leveza da estrutura do poema.


Leia o texto
Novato
Aquele advogado recém-formado montou um luxuoso escritório num prédio de alto padrão na Avenida Paulista e botou na porta uma placa dourada: “Dr. Antônio Soares – Especialista em Direito Tributário”.
No primeiro dia de trabalho, chegou bem cedo, vestindo o seu melhor terno, sentou-se atrás da escrivaninha e ficou aguardando o primeiro cliente. Meia hora depois, batem à porta.
Rapidamente, ele apanha o telefone no gancho e começa a simular uma conversa:
─ Mas é claro, Sr. Mendonça, pode ficar tranquilo! Nós vamos ganhar esse negócio! O juiz já deu parecer favorável! Sei... Sei... Como? Meus honorários? Não se preocupe, o senhor pode pagar os outros 50 mil na semana que vem! É claro!... O senhor me dá licença agora que eu tenho um outro cliente aguardando, ok? Obrigado... Um abraço!
Bate o fone no gancho com força e vai atender o rapaz que o aguarda:
─ Pois não, o que o senhor deseja?
─ Eu vim instalar o telefone...

Copie a questão e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

5. No texto Novato, o trecho em que o uso das reticências sugere “mal-estar” é
A) “Sei... Sei...”.
B) “É claro!...”.
C) “Obrigado... Um abraço!”.
D) “– Eu vim instalar o telefone...”.


Leia o texto
O bicho Folharal
Havia seca no sertão e somente uma cacimba ao pé de uma serra tinha ainda um pouco de água. Todos os animais selvagens eram obrigados a beber ali. A onça ficou à espera da raposa, junto da cacimba, dia e noite. Nunca a raposa sentira tanta sede. Ao fim de três dias já não aguentava mais. Resolveu ir beber, usando duma astúcia qualquer.
Achou um cortiço de abelhas, furou-o e com o mel que dele escorreu untou todo o seu corpo. Depois, rolou num monte de folhas secas, que se pregaram aos seus pelos e cobriram-na toda. Imediatamente, foi à cacimba. A onça olhou-a bem e perguntou:
– Que bicho és tu que eu não conheço, que eu nunca vi?
– Sou o bicho Folharal. – respondeu a raposa.
– Podes beber.
A raposa desceu a rampa do bebedouro, meteu-se na água, bebendo-a com delícia e a onça lá em cima, desconfiada, vendo-a beber demais, como quem trazia uma sede de vários dias, dizia:
– Quanto bebes, Folharal!
Quando já havia bebido o suficiente, a última folha caíra, a onça reconhecera a inimiga esperta e pulara ferozmente sobre ela, mas a raposa conseguira fugir.

Copie a questão e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

6. No texto O bicho Folharal, a expressão “– Quanto bebes, Folharal!” (ℓ. 22), o ponto de exclamação sugere
A) admiração.
B) curiosidade.
C) desconfiança.
D) preocupação.


Leia o texto
Por que nunca paramos de pensar?
   Porque o cérebro está sempre ligado. Não para nem mesmo quando adormecemos. Durante o sono, ele apenas funciona de um modo diferente, em outro tipo de processamento. Quando dormimos, as memórias são passadas a limpo e várias alterações neuronais são consolidadas conforme as experiências recentes. Durante o período de sono profundo, é verdade, não há um pensamento consciente, mas isso não significa que o cérebro não esteja ativo. Nos sonhos ocorre intensa atividade mental – inconsciente, segundo a psicanálise. Mesmo que você não esteja a par do sonho, o seu “eu” onírico sabe exatamente o que está acontecendo.

Copie a questão e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

7. Segundo o texto Por que nunca paramos de pensar?, nunca paramos de pensar porque:
A) o cérebro está sempre ligado.
B) o cérebro sonha, quando dormimos.
C) durante o sono, o cérebro passa nossas memórias a limpo.
D) durante o sono, o cérebro consolida nossas experiências recentes.


Leia os textos
A Lenda de Oz
  [...] O Mágico de Oz é até hoje uma referência cinematográfica, um verdadeiro clássico, com trilha e atuações inesquecíveis [...]. Agora, é a vez de A Lenda de Oz tentar se aproveitar da fama do original.
  Assim como o live-action de 2013, a animação de 2014 não consegue capturar o espírito do original. A história é muito simples, mesmo em se tratando de um filme infantil. Não há conflito. [...] O vilão não é nem um pouco ameaçador e você nunca duvida que no final tudo vai dar certo.
Deve-se evitar maiores comparações com O Mágico de Oz, afinal são produções de tamanhos e qualidades completamente diferentes. O novo filme é até corajoso ao deixar um pouco de lado personagens clássicos, [...] mas não é eficiente ao criar um novo grupo de amigos para a protagonista.
[...] Sem grandes momentos, o espectador acompanha os 88 minutos de duração sem momentos de êxtase.
Dirigido por Dan St. Pierre e William Finn, o longa conta com músicas nada memoráveis e com uma animação apenas razoável [...].
Disponível em: adorocinema.com

TEXTO II
  [...] Neste ano de 2014, [...] temos a estreia na telona de “A Lenda de Oz”.
  Na nova produção, a garota [...], recém-chegada da aventura de Oz, descobre que os tios estão prestes a perder a fazenda em que vivem. Contudo, junto do cachorrinho Totó, a menina é levada de volta ao mundo mágico.
Assim, embarca em um arco-íris. Como o tempo passou rápido em Oz e não para Dorothy? Simples. A duração cronometrada da cidade de Kansas passa devagar quando comparada a de Oz, onde tudo é muito mais rápido, inclusive os vários problemas pipocam para os seus moradores. Sendo assim, o retorno da menina que mata bruxas é inevitável.
Em Oz, Dorothy reencontra os velhos amigos [...] e descobre que todos os habitantes do reino estão em risco, pois o malvado Bufão [...] não tem limites. [...]
Bufão, irmão da Bruxá Má do Oeste, herda a vassoura mágica e empunhando-a comete absurdos. A cada região de Oz que passa, sequestra os líderes e deixa um rastro de escuridão. Logo, Dorothy é a única esperança de que a paz volte a reinar naquele universo que era harmonioso. Para lutar pelo bem, a menina ganha três novos companheiros de aventura [...].
Em um 3D fantástico, o belo colorido, os números musicais explodem na telona e seguram a atenção do público. Vale ressaltar que as canções têm efeito chiclete, mas agradam e muito. [...]
resenhando.com

Copie a questão e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

8. Sobre o filme “A lenda de Oz”, esses textos apresentam opiniões
A) semelhantes.
B) idênticas.
C) diferentes.
D) complementares.


Leia o texto
Porto de Galinhas
  – Inesquecível ....!!!!! [...] Porto é lindíssimo, tudo que se vê nas fotos é real. E o melhor é que não tem mistério, se você quer passear e comer bem o negócio é ficar no centro, tem de tudo lá, não falta nada (desde supermercado até farmácia) [...]. Passeios têm vários, pesquise, tem para todos os bolsos... [...] uma coisa muiiito curiosa é a chuva, teve um dia que amanheceu um verdadeiro dilúvio, pensamos que iríamos ficar dormindo o dia todo... que nada, 20 minutos depois tava lá um baita sol.
feriasbrasil.com
(Habilidade: Identificar os níveis de linguagem e/ou as marcas linguísticas que evidenciam locutor e/ou interlocutor.)

Copie a questão e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

9. No texto Porto de Galinhas, no trecho “... depois tava lá um baita sol.”, as palavras destacadas são características da linguagem
A) científica.
B) informal.
C) regional.
D) técnica


Leia a piada
Juquinha estava chorando muito, quando seu avô, não aguentando mais aquele chororô, perguntou:
– Por que você está chorando, Juquinha?
– Eu perdi uma moeda de 1 real que ganhei do meu pai.
  – Toma lá 1 real. Pronto, nada de choro. Resolvido.
Pouco depois, o Juquinha voltou a chorar.
  – Que é isso, Juquinha? Será que perdeu o real que te dei? – pergunta o avô.
  – Não vovô. Tá aqui!
– Então, por que está chorando de novo?
– É que se eu não tivesse perdido o que o papai me deu, eu teria 2 reais agora!
Disponível em: http://www.piadas.com.br

Copie a questão e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

10. Na piada, O humor desse texto está no fato de
A) o avô dar uma moeda de um real ao seu neto.
B) o avô querer saber o motivo do choro do neto.
C) o menino chorar porque poderia ter mais dinheiro.
D) o menino perder a moeda que o pai havia lhe dado.
Fonte: Tudosaladeaula/provas e simulado


Matemática_________________________

ATIVIDADE 1: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

Frações (Revisão de conteúdo) 
As frações podem ser utilizadas em diversas situações representando diferentes ideias.











    ou    3/10 
 10

Em um concurso, 7 de um total de 95 pessoas foram aprovadas. Podemos representar a quantidade de pessoas aprovadas pela fração 7/95, isto é, 7 das 95 pessoas inscritas foram aprovadas ou, ainda, a quantidade de pessoas aprovadas nesse concurso esta na razão de 7 para 95.
A fração 12/4, por exemplo, representa 3 inteiros, ou seja, 12/4 = 3.
Como 12 : 4 = 3, temos que  12/4 =  12 : 4       





ATIVIDADE 2: Copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. Desenhe, no seu caderno e, conforme a fração, divida e pinte as figuras:

 A) 3/4 ou 
                  4

B) 1/2 ou   1  
                  2


C) 1/4 ou   1 
                  4

D) 2/6 ou   2 
                  6



2. Preste atenção ao exemplo: 4/5 de R$ 100,00
Divide-se R$ 100,00 por 5 = 20. O resultado 20 multiplica por 4 = 20x4 = R$ 80,00.
Agora calcule:

a) 1/3 de 6h =
           
b) 2/5 de 10m= 
      
c) 4/5 de R$100,00   
    
d) 3/4 de 2 L =

e) 1/2 de 1000m =   
    
f) 1/3  de R$ 900,00=
   
g) 1/5  de 30 kg=
      
h) 1/4  de R$ 200,00=


Terça-feira, dia 5_____

Geografia____________________________________

ATIVIDADE 1: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

Apartheid na África Do Sul
Á África do Sul foi colonizada por holandeses, britânicos e descendentes europeus dessa nacionalidade. Depois de algum tempo de colonização a minoria branca do país passou a dominá-lo política e economicamente. Estabelecendo leis que os privilegiavam em detrimento da maioria negra.

Veja algumas das leis do apartheid
*Os negros não podiam ter propriedades.
*Era vetado o voto ao negro.
*Havia bairros separados em que a população negra era obrigada a viver, não tendo infraestrutura básica ( água encanada , luz esgoto).
*Eram proibidos o casamento entre pessoas de cores diferentes.

ATIVIDADE 2: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. Quais são os povos que colonizaram a África do Sul?
_____________________________________
_____________________________________

2. Escolha uma das leis do apartheid citada no texto e escreva sua opinião sobre essa lei.
_____________________________________
_____________________________________


História__________________________________

ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: Comunidades Tradicionais
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.
- Ao final do texto você encontrará um link de um vídeo para auxiliar no entendimento do assunto abordado.

ATIVIDADE 1: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

República? De quem? Para quem?
Em 15 de novembro de 1889, um projeto que uniu os militares e parte da elite, principalmente a de importantes centros econômicos do período, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, proclamou a República no Brasil. Esses grupos acreditavam que a Monarquia era um obstáculo para a modernização do país e que o regime republicano garantiria maior liberdade econômica e possibilidade de intervenção política.

No início do período republicano, a participação popular na política era restrita. O voto era aberto e permitido somente a homens alfabetizados maiores de 21 anos ( o que significava 3% dos 30 milhões de habitantes que então viviam no país). Além disso, havia uma série de mecanismos que manipulava as eleições, garantindo ao mesmo grupo que sempre se mantivesse no poder.

O projeto de modernização do Brasil incluiu a repressão e a proibição de manifestações culturais populares, como a batucada e a proibição de manifestações culturais populares, como a batucada e a capoeira, consideradas “ atrasadas” e “ inferiores” pelas elites. A falta de correspondência entre os anseios e as necessidades da população pobre e os projetos das elites ficou evidente por meio das revoltas e movimentos que eclodiram no período.
LUCAS, Kadine Teixeira. e Martins, Ana Paula. Caminhas e Transformar História. 1ª ed. São Paulo: FTD, 1996.
Assista ao vídeo:


ATIVIDADE 2: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. Qual o fato histórico apresentado no texto? Quando ocorreu?
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________

2. Que grupos estavam envolvidos na Proclamação da República? Por que defendiam o regime republicano?
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________

3. Como se dava a participação popular no início da República?
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________

4. A modernização do Brasil abrangeu todas as pessoas? Como a população reagiu a ação do Estado?
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________



ATIVIDADE 3: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

Canudos: resistência e fé
No fim do século XIX, o Nordeste passava por uma grave crise causada pelas frequentes secas e pela queda da produção de açúcar e de alimentos básicos, que se tornaram mais caros. Diante dessa situação, grande parte da população sofria com a miséria e a fome.

Foi nesse contexto que surgiu Antônio Conselheiro, um beato que pregava uma espécie de catolicismo popular e que congregou sertanejos pobres, indígenas e ex-escravos.

Depois de percorrer Pernambuco, Sergipe e Bahia, Conselheiro e seus seguidores instalaram-se, em 1893, em uma fazenda abandonada chamada Canudos, fundando o povoado que batizaram de Belo Monte.

No povoado, que chegou a ter 25 mil habitantes, as terras e o trabalho eram coletivos. A produção era voltada para o consumo interno e o excedente trocado em povoados próximos. As leis e a ordem eram ditadas por Conselheiro, e tinham por bases rigorosas regras morais e religiosas.

O movimento liderado por Antônio Conselheiro era visto como uma ameaça pelos fazendeiros, que não podiam contar com a mão de obra que seguia para Canudos acreditando na promessa de conquistar uma vida melhor. Os boatos de que Conselheiro e seu grupo se armavam para depor o governo alarmaram as autoridades e as elites. O povoado foi atacado pelas Forças Armadas diversas vezes até que, em 1897, um exército de 6 mil homens praticamente exterminou a população de Canudos.
LUCAS, Kadine Teixeira. e Martins, Ana Paula. Caminhas e Transformar História. 1ª ed. São Paulo: FTD, 1996.

ATIVIDADE 2: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

Elabore um quadro-resumo da Revolta de Canudos, apresentando:
a) Localização
_____________________________________

b) Nome do povoado fundado pela comunidade
_____________________________________

c) Principal líder
_____________________________________

d) Organização da comunidade
_____________________________________

e) Quem combatia a comunidade
_____________________________________

f) Resultado do conflito
_____________________________________


Educação Física__________________________________

Fique atento às turmas: 
 - Turma 1, maiores de 18 anos.
 - Turma 2, maiores de 18 anos.

ATIVIDADE Turma 1: alongamento sentado. Vamos fazer exercícios de alongamento para o corpo que podem ser realizados com o auxílio de uma cadeira.



ATIVIDADE Turma 2: A primeira proposta agora é para você fazer junto com a sua família uma pesquisa de todas as brincadeiras com corda que vocês conhecem.

Façam isso escrito em uma folha, ou façam um cartaz, usem a criatividade. Nesse momento é legal vocês registrarem com fotos e vídeos e se puder compartilhem conosco!

A segunda proposta é lógico! Claro! Óbvio! Vamos brincar!!! Com essas brincadeiras já conhecidas por você e sua família! Tirem fotos façam vídeos!! Divirtam-se!! É para todos que estiverem perto brincar, certo?!

SESSÃO PIPOCA!!  Assista ao filme JUMP-IN!
Está disponível gratuitamente no youtube!


Registre cada momento desse programa em família! E se puder compartilhe!

SINOPSE E DETALHES

Izzy Daniels (Corbin Bleu) é um jovem que treina para se tornear um boxeador e seguir os passos de seu pai, Kenneth Daniels (David Reivers). No entanto, quando Izzy acaba participando por acaso de um torneio de pular corda, descobre que o boxe é mais um sonho de seu pai do que algo que Izzy realmente deseja para sua vida.

Depois desse belo filme, aqui fica mais que a minha última proposta fica um desafio!!!

Será que você meu aluno junto com a sua família, seria capaz de fazer uma pequena coreografia usando esse brinquedo fantástico chamado corda?


Quarta-feira, dia 6_____

Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE 1: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

Emprego de onde e aonde

Onde: ideia de permanência
Aonde: ideia de movimento

Exemplos:
Onde você está? (ideia de permanência)
Aonde você vai? (ideia de movimento)


ATIVIDADE 2: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia a explicação texto novamente.

Exercícios:
1. Complete com onde ou aonde

a) Sabe me dizer _________ fica a Rua Mato Grosso do Sul?

b) ________vocês estão?

c) Não sei ______________  eu estava com a cabeça?

d) ________aconteceu o acidente?

e) Meninos, _____________ querem chegar com essa lentidão?

f) ___________você pensa que vai, mocinha?

g) De __________você está falando?

h) ___________ você vai todas as tarde?

i) Não sei __________ estacionei o carro.


ATIVIDADE 3: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

Pneu furado
      O carro estava encostado no meio-fio, com um pneu furado. De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonita. Tão bonita que atrás parou outro carro e dele desceu uma homem dizendo: “Pode deixar”. Ele trocarei o pneu.
      - Você tem macaco? – Perguntou o homem.
      - Não – Respondeu a moça.
      - Vamos usar o meu – disse o homem – Você tem estepe?
      - Não -disse a moça.
      - Vamos usar o meu – Disse o homem.
      E pôs-se a trabalhar, trocando o pneu, sob o olhar da moça. Terminou no momento em que chegava o ônibus que a moça estava esperando. Ele ficou ali, suando, de boca aberta, vendo o ônibus se afastar. Dali a pouco chegou o dono do carro.
      - Puxa, você trocou o pneu do carro pra mim. Muito obrigado.
      - É. Eu... Eu não posso ver pneu furado. Tenho que trocar.
      - Coisa estranha.
      - É uma compulsão. Sei lá.
                                                          LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO

ATIVIDADE 4: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia a explicação texto novamente.

Interpretação do texto Pneu furado

1. Por que o homem decidiu trocar o pneu do carro?
_________________________________________
_________________________________________

2. O que ele sentiu ao ver a moça entrar no ônibus?
_________________________________________
_________________________________________

3. O dono do carro agradeceu ao homem por ele ter trocado o pneu do carro. Qual foi a reação do homem diante do agradecimento?
_________________________________________
_________________________________________

4. Quem conta a história é:
A) A moça que esperava o ônibus
B) O dono do carro que estava com o pneu furado
C) Um narrador que participa da história
D) Um narrador observador que está fora da história.

5. Leia o trecho e grife a alternativa que apresenta um adjetivo (uma característica ou qualidade) da personagem:
“... De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonita.”
_________________________________________
_________________________________________

6. “O carro, estava encostado no meio-fio, com um pneu furado.” Como ficaria o plural deste enunciado?
_________________________________________
_________________________________________



Matemática_________________________

ATIVIDADE 1: Frações (continuação). Copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

3. Em uma biblioteca há 600 livros. Quantos livros são 2/5  dessa biblioteca?


4. Em um exame com 60 questões, acertei 1/4 das questões. Quantas questões acertei?


5. Em uma festa há 200 pessoas. Se 5/8  são mulheres, quantas são as mulheres e quantos são os homens?


6. Uma concessionária realizou uma promoção na qual certo modelo de automóvel poderia ser pago de acordo com cartaz abaixo e o valor da entrada corresponderia a 3/5  do preço à vista do veículo.


7. Leia, com atenção, a proposta de venda do veículo abaixo:

Entrada no valor de R$ 19440,00 o restante em 24 parcelas iguais e sem juros.

a) Qual o valor à vista do veículo?
R$________________

b) Qual o valor de cada parcela?
R$________________


Quinta-feira, dia 7_____

Ciências___________________________________

ATIVIDADE 1: Vamos relembrar um pouco do que já vimos em sala de aula e durante a apresentação dos seminários sobre Mudanças de estados físicos da água e sua fórmula química?
Leia um texto sobre este tema.

Mudanças de estados físicos da água e sua fórmula química
Em nosso planeta a água é encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Ela muda de estado constantemente, de acordo com a temperatura do ambiente. É certo que a maior parte dela encontra-se no estado líquido, mas ela também pode estar na forma gasosa quando evapora a partir de rios e mares, ou mesmo a partir da água presente nos seres vivos. Isso ocorre quando transpiramos e liberamos suor ou quando as plantas liberam vapor d’água por meio das folhas. Em ambientes com baixas temperaturas quase toda a água disponível pode se encontrar na forma sólida.

Falar dos estados físicos da água é importante porque é por onde começamos a entender que a água sofre mudanças ao longo do tempo. Podemos dizer que elas ocorrem ao longo do ano com as mudanças de estação, mas também ao longo de um único dia. Essas mudanças são muito importantes, pois garantem movimento da água dentro de um ciclo essencial para a vida na Terra.

Mas como ocorrem estas mudanças? A água modifica sua composição quando sai do estado sólido para o líquido, por exemplo? Quando falamos de água, tenho certeza que vem à mente de alguns o termo “H2O”. Muita gente já usa este termo até pra dar marca à refrigerante. Mas o que quer dizer? Significa que toda molécula da água é formada por dois átomos de Hidrogênio (H) e um de Oxigênio (O). Tudo isso é muito pequeno, menor que uma célula, então não é visível para nós, mas nem por isso deixam de existir. Saibam que todas as mudanças de estados físicos que falamos acima envolvem mudanças de configuração na ligação entre estas moléculas, que ora estão mais próximas, ora mais afastadas.

ATIVIDADE 2: Após a leitura do texto, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.

1- Quais são os três estados físicos da água na natureza?
___________________________________________
___________________________________________


2- O que provoca as mudanças de estado da água na natureza:
a) rios e mares.
b) mudanças de temperatura.
c) estados da água.
d) mudanças das horas.


3- Do que é formada a molécula da água?
___________________________________________
___________________________________________


4- Pesquise: em qual estado físico as moléculas da água estão mais afastadas: líquido ou gasoso?
___________________________________________


ATIVIDADE 3: Leia o texto abaixo, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.

Você sabia...
As mudanças de estado da água são apenas físicas, afetando a forma e o espaço que ela ocupa, e não químicas, pois não há mudança na substância água, que não deixará de ser água (H2O), quando passa de um estado para outro.

1- Assinale F, para mudança Física e Q, para mudança Química:
a) água evaporando numa panela (   ).
b) produção de iogurte a partir do leite (   ).
c) cubos de gelo derretendo em um copo (   ).
d) água congelando no freezer (   ).


2- Pesquise:
Por que quando enchemos uma garrafa plástica com água e levamos ao congelador ela pode estourar? Explique usando pelo menos 5 linhas do caderno.
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________


Inglês__________________________________________

ATIVIDADE 1: Leia o texto e faça uma cópia da tradução no caderno. Pode usar dicionário, ou o tradutor do celular.

Sewing machine
A machine that is used for stitching cloth or other material together. The first sewing machine was invented in 1830 by Barthélemy Thimonnier , a tailor, in France. In the United States, Walter Hunt  also invented a sewing machine in 1834, but did not patent it. Later, in 1846, the device was improved by another American, Elias Howe, whose business was not successful at first. Isaac M. Singer made small modifications in the machine and patented his improvements in 1851. His business became a success: his company sold 2,564 machines in 1856, and 13,000 in 1860.


ATIVIDADE 2: Em seu caderno, copie as questões e responda utilizando a tradução, o dicionário ou o tradutor do celular.

As questões 1, 2 e 3 baseado na leitura do texto acima.

1. Qual é o assunto tratado no texto “Sewing Machine”?
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________


2. Desenhe a tabela complete com as informações que estão faltando, mas que estão no texto.

Quem?
Quando?
Onde?
Teve sucesso?

1830


Walter Hunt

EUA
não

1846


Isaac M. Singer

       -----



3. Qual é esse tipo de texto?

A) um anúncio publicitário.
B) um texto informativo- descritivo.
C) um verbete de enciclopédia.
D) um manual de instruções.
E) uma página da internet.


4. Qual frase descreve a função da máquina de costura?

A) It´s compact and durable.
B) It´s used for sewing clothes.
C) It´s used for carrying water.
D) It´s an invention.
E) It was invented by Barthélemy Thimonnier.


5. Leia as frases a seguir.

(I) The electric iron was invented by Henry W. Seeley.
(II) It is important to patent your invention.
(III) His business became a success.

Escolha a alternativa correta.
A) Todas as frases referem-se a eventos no passado.
B) Todas as frases referem-se a eventos no presente.
C) Apenas  a frase(II) refere-se a eventos no passado.
D) Apenas as frases (I) e (II) referem-se a eventos no presente.
E) Apenas as frases (I) e (III) referem-se a eventos no passado.


Arte____________________________________

ATIVIDADE: A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes.

Assista aos vídeos:


O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.


Agora, faça em uma folha de sulfite, ou outro suporte, uma representação em forma de grafite, expressando uma crítica a sociedade atual.

Assista à videoaula:

Cole em seu caderno, ou monte uma pasta com seus trabalhos.


Sexta-feira, dia 8_____

Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE 1: Produção de texto, leia as orientações com calma, no celular/computador mesmo, para produzir seu texto.


PRODUÇÃO TEXTUAL: Revisando
O texto dissertativo-expositivo tem como objetivo informar esclarecer o leitor através da exposição de um determinado assunto ou tema. Não há a necessidade de convencer o leitor, apenas de expor conhecimentos, ideias e pontos de vista.
É essencial que o autor domine totalmente o assunto, uma vez que o rigor na análise do conteúdo de um texto dissertativo-expositivo é elevadíssimo. Por se tratar da transmissão de um conhecimento teórico, devidamente legitimado, não pode haver qualquer tipo de incorreção.

Além disso, é importante que o assunto seja exposto de forma clara, pormenorizada e objetiva, de modo a que o texto seja entendido pelo maior número possível de leitores.

Este tipo de texto é usado em: livros, aulas e resumos escolares, enciclopédias, textos científicos, verbetes de dicionário, textos para transmissão de conhecimentos em diversos meios de comunicação, como internet, jornais, revistas…

Características do texto dissertativo-expositivo
Com o intuito de informar e esclarecer, o texto dissertativo-expositivo é caracterizado por:
- utilizar uma linguagem clara e objetiva;
- ser de fácil compreensão por diversas pessoas;
- apresentar muita informação sobre um determinado assunto;
- especificar conceitos e definições;
- realizar descrições de características;
- recorrer a enumerações, comparações e contrastes para clarificar os conceitos.

Estrutura do texto dissertativo-expositivo
O texto dissertativo-expositivo pode ser construído através da estrutura textual típica de introdução, desenvolvimento e conclusão. Contudo, mais importante do que seguir uma estrutura rígida, é que haja a exposição de ideias certas e bem organizadas sobre um determinado tema.

Introdução:
Na introdução é feita a apresentação do tema que será abordado, com possível contextualização num universo mais amplo no qual o tema se encontra inserido. Neste momento, é feita também a definição do objetivo do texto.

Desenvolvimento:
No desenvolvimento é feita uma explicação pormenorizada, clara e objetiva do tema, havendo uma exploração de todas as suas vertentes e de todos os aspectos principais e secundários relativos ao mesmo.

Conclusão:
Na conclusão ocorre a reafirmação do tema, sendo feita a síntese dos conteúdos abordados. Pode haver uma tomada de posição do autor relativamente ao assunto tratado.
(Fonte:normaculta.com.br)

ATIVIDADE 2: produção textual escrita. Se for necessário, leia as orientações novamente.

Com base nas informações retomadas acima, você deverá escrever um texto próprio sobre o tema: Coronavírus – Epidemia ou Pandemia?

Lembre-se de dar um título adequado, não fugir ao tema, utilizar a linguagem formal. É um texto curto de 15 a 20 linhas.

Dúvidas podem ser tiradas no grupo ou diretamente com a professora pelo whatsapp.



Matemática_________________________

ATIVIDADE 1: Frações (continuação). Copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

8. Ganho R$ 2400,0 por mês. Se fiz uma retirada de 3/4  de  dessa importância, quanto retirei?


9. Uma torneira enche um tanque em 6 horas. Ficando aberta apenas 1/3  desse tempo, quantas horas faltam para encher esse tanque?


10. Em uma oficina há automóveis e motos, num total de 20 veículos. Se 2/5  são motos, quantos são os automóveis?


11. Pedro faz um trabalho em 60 minutos. Se trabalhar 2/5  desse tempo, quantos minutos ficarão faltando?


9o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a chamada dessas aulas
https://forms.gle/VgCnBR6u6bDmEAdaA


Fique bem, fique em casa!