quinta-feira, 30 de abril de 2020

Semana 1 - de 4 a 8/5 - EJA 8o ano

Atenção aos comandos
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 4_____


Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE 1: leia os textos com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões. Siga as orientações destacadas.


A CADEIRA DO DENTISTA
Fazia dois anos que não me sentava numa cadeira de dentista. Não que meus dentes estivessem por todo esse tempo sem reclamar um tratamento. Cheguei a marcar várias consultas, mas começava  a suar frio folheando velhas revistas na antessala e me escafedia antes de ser atendido. Na única ocasião em que botei o pé no gabinete do odontólogo – tem uns seis meses -, quando ele me informou o preço do serviço, a dor transferiu-se do dente para o bolso.

• Não quero uma dentadura em ouro com incrustações em rubis e esmeraldas – esclareci -, só preciso tratar o canal.
• É esse o preço de um tratamento de canal!
• Tem certeza? O senhor não estará confundindo o meu canal com o do Panamá?

Adiei o tratamento. Tenho pavor de dentista. O mundo avançou nos últimos 30 anos, mas a Odontologia permanece uma atividade medieval. Para mim não faz diferença um “pau de arara” ou uma cadeira de dentista: é tudo instrumento de tortura.

Dessa vez, porém, não tive como escapar. Os dentes do lado esquerdo já tinham se transformado em meros figurantes dentro da boca. Ao estourar o pré-molar do lado direito, fiquei restrito à linha de frente para mastigar maminhas e picanhas. Experiência que poderia ter dado certo, caso tivesse algum jeito para aquilo. (...)
NOVAES, Carlos Eduardo. A cadeira do dentista e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1999. p. 48-50. Fragmento.

Copie a questão e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. Qual o assunto do texto A CADEIRA DO DENTISTA?
A) Tratamento de dentes.
B) Dores de dentes.
C) Instrumento de tortura.
D) Adiamento do tratamento.


Leia o texto

Ai, que sono!
A cabeça fica pesada, os olhos não param abertos, os movimentos se tornam vagarosos... Aos poucos, você vai se desligando de tudo e quase nem ouve mais a TV nem as vozes das pessoas ao redor. Está na hora de ir para a cama!

Dormir é gostoso. Tanto que dá a maior preguiça acordar de manhã. Cair no sono também é importante para a saúde, porque ajuda a descansar e recarregar as energias.

Além disso, enquanto dormimos, muitas coisas acontecem em nosso corpo.
Os sentidos funcionam, mas o cérebro reage menos aos estímulos. Porém, se você tiver uma sensação na pele ou sentir um cheiro, isso pode influenciar seus sonhos.

As pálpebras se fecham para evitar a entrada de luz. Nós somos programados para descansar quando está escuro.

A respiração fica mais lenta. Com os órgãos funcionando devagar precisamos de menos oxigênio.

Os ouvidos praticamente se desligam. Só ouvimos sons bem altos, como o do despertador tocando.

O organismo libera maior quantidade de substâncias que estimulam o crescimento e renovam as células.
A temperatura do corpo cai e sentimos um pouquinho de frio.
Recreio. n. 468, p. 12.

Copie a questão e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

2. Qual é o assunto do texto Ai, que sono!?
A) O momento certo para se deitar.
B) O funcionamento do corpo durante o
C) A redução da respiração à noite.
D) A queda da temperatura corporal ao dormir.


Leia o texto

História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como: redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm

Copie a questão e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

3. Segundo o texto História do 8 de março, as mulheres da fábrica reivindicavam:
A) melhores condições de moradia.
B) melhores condições de estudo.
C) melhores condições de trabalho.
D) melhores condições de transporte.


Leia os textos para responder a questão abaixo:

Texto 1
Palavras ao vento

Ando por aí querendo te encontrar
Em cada esquina paro em cada olhar
Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar
Que o nosso amor pra sempre viva
Minha dádiva
Quero poder jurar que essa paixão jamais será

Palavras apenas
Palavras pequenas
Palavras

Ando por aí querendo te encontrar
Em cada esquina paro em cada olhar
Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar
Que o nosso amor pra sempre viva
Minha dádiva
Quero poder jurar que essa paixão jamais será

Palavras apenas
Palavras pequenas
Palavras,
momento Palavras,
palavras Palavras,
palavras Palavras ao vento...
Marisa Monte / Moraes Moreira

Texto 2
Homem não chora

Homem não chora
Nem por dor
Nem por amor
E antes que eu me esqueça
Nunca me passou pela cabeça
Lhe pedir perdão
E só porque eu estou aqui
Ajoelhado no chão
Com o coração na mão
Não quer dizer
Que tudo mudou
Que o tempo parou
Que você ganhou

Meu rosto vermelho e molhado
É só dos olhos pra fora
Todo mundo sabe
Que homem não chora
Esse meu rosto vermelho e molhado
É só dos olhos pra fora
Todo mundo sabe
Que homem não chora

Homem não chora
Nem por ter
Nem por perder
Lágrimas são água
Caem do meu queixo
E secam sem tocar o chão
E só porque você me viu
Cair em contradição
Dormindo em sua mão
Não vai fazer
A chuva passar
O mundo ficar
No mesmo lugar

Meu rosto vermelho e molhado...
Frejat / Alvin L

Copie a questão e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

4. Na música “texto 1 - Palavras ao vento” podemos perceber um “eu” que diz “Ando por aí...” . Essa pessoa tem esperança:
A) de que sua história de amor nunca se transforme apenas em palavras.
B) de encontrar um novo amor.
C) de se separar do seu amor.
D) de ser muito feliz com um novo amor.


Leia o texto

O IMPÉRIO DA VAIDADE
Você sabe por que a televisão, a publicidade, o cinema e os jornais defendem os músculos torneados, as vitaminas milagrosas, as modelos longilíneas e as academias de ginástica? Porque   tudo isso dá dinheiro. Sabe por que ninguém fala do afeto e do respeito entre duas pessoas comuns, mesmo meio gordas, um pouco feias, que fazem piquenique na praia?

Porque isso não dá dinheiro para os negociantes, mas dá prazer para os participantes. O prazer é físico, independentemente do físico que se tenha: namorar, tomar milk-shake, sentir o sol na pele, carregar o filho no colo, andar descalço, ficar em casa sem fazer nada. Os melhores prazeres são de graça - a conversa com o amigo, o cheiro do jasmim, a rua vazia de madrugada -, e a humanidade sempre gostou de conviver com eles. Comer uma feijoada com os amigos, tomar uma caipirinha no sábado também é uma grande pedida. Ter um momento de prazer é compensar muitos momentos de desprazer. Relaxar, descansar, despreocupar-se, desligar-se da competição, da áspera luta pela vida - isso é prazer.

Mas vivemos num mundo onde relaxar e desligar-se se tornou um problema. O prazer gratuito, espontâneo, está cada vez mais difícil. O que importa, o que vale, é o prazer que se compra e se exibe, o que não deixa de ser um aspecto da competição. Estamos submetidos a uma cultura atroz, que quer fazer-nos infelizes, ansiosos, neuróticos. As filhas precisam ser Xuxas, as namoradas precisam ser modelos que desfilam em Paris, os homens não podem assumir sua idade.

Não vivemos a ditadura do corpo, mas seu contrário: um massacre da indústria e do comércio. Querem que sintamos culpa quando nossa silhueta fica um pouco mais gorda, não porque querem que sejamos mais saudáveis - mas porque, se não ficarmos angustiados, não faremos mais regimes, não compraremos mais produtos dietéticos, nem produtos de beleza, nem roupas e mais roupas. Precisam da nossa impotência, da nossa insegurança, da nossa angústia.

O único valor coerente que essa cultura apresenta é o narcisismo.
LEITE, Paulo Moreira. O império da vaidade. Veja, 23 ago. 1995. p. 79.

Copie a questão e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

5. O autor do texto O IMPÉRIO DA VAIDADE pretende influenciar os leitores para que eles:
A) sejam mais críticos em relação ao incentivo do consumo pela mídia.
B) excluam de sua vida todas as atividade incentivadas pela mídia.
C) fiquem mais em casa e voltem a fazer os programas de antigamente.
D) evitem todos os prazeres cuja obtenção depende de dinheiro.

Leia o texto
Dicas para prevenir dores nas costas
Para não agredir a coluna, é preciso evitar movimentos bruscos, ao levantar pela manhã. Espreguiçar e usar os braços para suspender o tronco, enquanto apoiam-se os pés no chão, são atividades indicadas.

Copie a questão e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

6. Essa “dica” do texto Dicas para prevenir dores nas costas aconselha o leitor a evitar:
A) Andar de tamancos ou chinelos.
B) Engordar demais.
C) Levantar-se da cama repentinamente.
D) Usar colchões muito duros ou macios demais.


Leia o texto

Sinceridade de criança
Era uma época de “vacas magras”. Morava só com meu filho, pagando aluguel, ganhava pouco e fui convidada para a festa de aniversário de uma grande amiga. O problema é que não tinha dinheiro messmoooooo.
Fui a uma relojoaria à procura de uma pequena joia, ou bijuteria mesmo, algo assim, e pedi à balconista:
– Queria ver alguma coisa bonita e barata para uma grande amiga!
Ela me mostrou algumas peças realmente caras, que na época eu não podia pagar. Então eu pedi:
– Posso ver o que você tem, assim... alguma coisa mais baratinha?
E a moça me trouxe um pingente folheado a ouro... bonito e barato. Eu gostei e levei.
Quando chegamos ao aniversário, (eu e meu filho) fomos cumprimentar minha amiga, que, ao abrir o presente, disse:
– Nossa, muito obrigada!!!!! Que coisa linda!!!!!
E meu filho, na sua inocência de criança bem pequena, sem saber bem o que significava a expressão “baratinha” completou:
– E era a mais baratinha que tinha!!!.
Disponível em: <http://recantodasletras.uol.com.br/infantil/610758>. Acesso em: 22 mar. 2010.

Copie a questão e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

7. No texto Sinceridade de criança, a expressão “‘vacas magras’” (ℓ. 1) indica que a narradora
A. comprava objetos baratos.
B. havia perdido muito peso.
C. possuía pouco dinheiro.
D. tinha criação de gado.


Leia o texto

Educação de hoje adia o fim da adolescência
Há pouco tempo recebi uma mensagem que me provocou uma boa reflexão. O interessante é que não foi o conteúdo dela que fisgou minha atenção, e sim sua primeira linha, em que os remetentes se identificavam. Para ser clara, vou reproduzi-la: “Somos dois adolescentes, com 21 e 23 anos...”.

Minha primeira reação foi sorrir: agora, os jovens acreditam que a adolescência se estende até, pelo menos, aos 23 anos?! Mas, em seguida, eu me dei conta do mais importante dessa história: que a criança pode ser criança quando é tratada como tal, e o mesmo acontece com o adolescente. Os dois jovens adultos se veem como adolescentes, porque, de alguma maneira, contribuímos para tanto.

A adolescência tinha época certa para começar até um tempo atrás, ou seja, com a puberdade, época das grandes mudanças físicas. E terminar também: era quando o adolescente, finalmente, assumia total responsabilidade sobre sua vida e tornava-se adulto. Agora, as crianças já começam a se comportar e a se sentir como adolescentes muito tempo antes da puberdade se manifestar e, pelo jeito, continuam se comportando e vivendo assim por muito mais tempo. Qual é a parcela de responsabilidade dos adultos e educadores?
Fonte: Disponível em: http://www.santanna.g12.br/professores/ana_paula_port/atividade_reforco_lp_9anos.pdf. Acesso em: 30 mai 2012. Adaptado.

Copie a questão e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

8. No primeiro parágrafo do texto Educação de hoje adia o fim da adolescência, a palavra “fisgou” tem sentido de
A) levou
B) indicou
C) chamou
D) identificou


Leia o texto

Mente quieta, corpo saudável
A meditação ajuda a controlar a ansiedade e a aliviar a dor? Ao que tudo indica, sim. Nessas duas áreas os cientistas encontraram as maiores evidências da ação terapêutica da meditação, medida em dezenas de pesquisas. Nos últimos 24 anos, só a clínica de redução do estresse da Universidade de Massachusetts monitorou 14 mil portadores de câncer, aids, dor crônica e complicações gástricas. Os técnicos descobriram que, submetidos a sessões de meditação que alteraram o foco da sua atenção, os pacientes reduziram o nível de ansiedade e diminuíram ou abandonaram o uso de analgésicos.
Revista Superinteressante, outubro de 2003
Copie a questão e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

9. O texto Mente quieta, corpo saudável tem por finalidade
A) criticar.
B) conscientizar.
C) denunciar.
D) Informar.


Leia o texto

Guia do visitante
Um bom momento de lazer e entretenimento pode estar aliado à arte, cultura e história.

O MON realmente acredita nesta proposta e pretende ser um organismo vivo, que abriga ideias, pensamentos e inquietações na forma de obras, manifestações artísticas, exposições. Um local para a comunidade conhecer e se reconhecer. Aproveite. Frequente. Visite e volte sempre. Bem-vindo a esse patrimônio do povo brasileiro. Bem-vindo ao nosso Museu. O Museu Oscar Niemeyer. [...]

DICAS DE VISITAÇÃO:
Inicie sua visita pelas salas expositivas no piso superior.
No subsolo, não deixe de conhecer o Espaço Oscar Niemeyer e a Galeria Niemeyer

Finalize sua visita na Torre e no famoso Olho.
Caso tenha utilizado o guarda-volumes, não esqueça de retirar seus pertences ao final da visita.

Não toque nas obras de arte. As peças são únicas e muito delicadas. Ajude-nos a preservar o patrimônio para as futuras gerações.

As exposições só podem ser fotografadas mediante autorização, utilizando apenas câmeras de uso pessoal, sem flashes ou luzes fortes.

As salas de exposição são mantidas em temperaturas mais baixas e com umidade controlada.

Essas condições são ideais para a conservação das obras e seguem critérios museológicos de padrão
internacional.
Guia do Visitante, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, PR, dez. 2010, p. 1. *Adaptado: Reforma Ortográfica.

Copie a questão e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

10. Esse texto, Guia do visitante,  tem como objetivo principal

A. anunciar obras de arte.
B. Fazer um comentário.
C. instruir os leitores.
D. Orientar os visitantes.
Fonte: soescola.com


Matemática_________________________

ATIVIDADE 1: revisão de números negativos e reta numérica. Copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. Já sabemos que o conjunto dos Números Inteiros é formado por números positivos e negativos. Vamos relembrar como é feita a construção da reta numérica. Inicialmente com a régua, trace uma linha horizontal de 12 centímetros começando do zero.
____________________________________________
0       '       '   


2. Faça a graduação nesta linha de 1 em 1 centímetro. Lembre-se que no centro da linha marcamos o ponto ZERO. À direita do zero temos os valores positivos e à esquerda do zero os valores negativos. Complete a reta numérica de acordo com a orientação.
__________________________________________________
                        '        '        '       0       '        '        '


3. Os valores positivos e negativos são utilizados em diferentes situações do cotidiano como, por exemplo, em temperaturas, saldo bancário, saldo de gols, profundidades, nos andares de um prédio, etc. Em cada situação abaixo indique com NEGATIVO ou POSITIVO conforme o enunciado:

a) Uma temperatura de 19 graus acima de zero: ____________
b) Um débito de 200 reais na conta bancária: ____________
c) Uma temperatura de 3 graus abaixo de zero: ____________
d) Um crédito de 500 reais: ____________
e) Seis andares acima do térreo: ____________
f) Uma profundidade de 1000 metros: ____________

4. Agora use a imaginação e crie duas situações com a utilização dos números negativos conforme o exemplo.
Exemplo: Fui viajar para uma cidade onde a temperatura estava 5 graus negativos.

I) _________________________________
___________________________________

II) ________________________________
__________________________________


Terça-feira, dia 5_____

Geografia______________________________________

ATIVIDADE 1: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

Balança comercial
É a relação existente entre os valores totais de importação e exportação realizadas pelo país. O Termo Balança Comercial é comumente citado pelo desempenho econômico de um país.

 A notícia vem com a expressão pouco utilizadas no nosso dia a dia, tais como: superávit, déficit, importações e exportações.

Quando o país exportou mais do que importou em valores ou seja (ele vendeu mais do que comprou de outro país) diz que ocorreu superávit (balança favorável, saldo positivo).

Caso as Importações (Brasil compra produtos de outros países) superem as Exportações (Brasil vende produtos para outros países) a balança comercial fica em déficit (desfavorável ,saldo negativo).

Se o brasil comprar mais produtos de outros países, vai sair mais dinheiro do Brasil, então o brasil ficará em déficit ,balança comercial com saldo negativo.

Agora se o brasil vender mais produtos para outros países, vai entrar mais dinheiro no brasil vindo de outros países, então o brasil ficará em superávit, balança comercial com saldo positivo.


ATIVIDADE 2: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. Defina:
Balança comercial
_____________________________________
_____________________________________

Superávit
_____________________________________
_____________________________________

Déficit
_____________________________________
_____________________________________


2. Escreva o que significa os termos importação e exportação:
_____________________________________

_____________________________________
_____________________________________

_____________________________________


História__________________________________

ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: Comunidades Tradicionais
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.
- Ao final do texto você encontrará um link de um vídeo para auxiliar no entendimento do assunto abordado.


ATIVIDADE 1: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

NOS TEMPOS DA ESCRAVIDÃO AFRICANA
O texto a baixo é o início do conto “ Pai contra mãe”, do escritor brasileiro Machado de Assis, publicado em 1906. O conto narra a história de Candido Neves, que trabalhava na captura de escravos fugidos.

A escravidão levou consigo ofícios e aparelhos, como terá sucedido a outras instituições sociais. Não cito alguns aparelhos senão por se ligarem a certo ofício. Um deles era o ferro ao pescoço, outro o ferro ao pé; havia também a máscara de folha-de-flandres. A máscara fazia perder o vício da embriaguez aos escravos, por lhes tapar a boca. Tinha só três buracos, dous para ver, um para respirar, e era fechada atrás da cabeça por um cadeado. Com o vício de beber, perdiam a tentação de furtar, porque geralmente era dos vinténs do senhor que eles tiravam com que matar a sede, e aí ficavam dous pecados extintos, e a sobriedade e a honestidade certas. Era grotesca tal máscara, mas a ordem social e humana nem sempre se alcança sem o grotesco, e alguma vez o cruel. Os funileiros as tinham penduradas, à venda, na porta das lojas. Mas não cuidemos de máscaras.

O ferro ao pescoço era aplicado aos escravos fujões. Imaginai uma coleira grossa, com a haste grossa também à direita ou à esquerda, até ao alto da cabeça e fechada atrás com chave. Pesava, naturalmente, mas era menos castigo que sinal. Escravo que fugia assim, onde quer que andasse, mostrava um reincidente, e com pouco era pegado.

Há meio século, os escravos fugiam com frequência. Eram muitos, e nem todos gostavam da escravidão. Sucedia ocasionalmente apanharem pancada, e nem todos gostavam de apanhar pancada. Grande parte era apenas repreendida; havia alguém de casa que servia de padrinho, e o mesmo dono não era mau; além disso, o sentimento da propriedade moderava a ação, porque dinheiro também dói.

Assista ao vídeo:

ATIVIDADE 2: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. Segundo o conto de Machado de Assis, como era o tratamento dados aos escravos?
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________

2. Explique o sentido do trecho “ o sentimento da propriedade moderava a ação, porque dinheiro também dói.
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________

3. Candido Neves trabalhava na captura de escravos fugidos na cidade do Rio de Janeiro. Como você imagina que era essa atividade?
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________


ATIVIDADE 3: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), milhares de brasileiros ainda são vítimas de condições de trabalho semelhantes à da escravidão. O trabalho forçado dessas pessoas é empregado em diversas atividades, por exemplo, na agricultura, na pecuária, na construção civil, em confecções etc.

De acordo com a OIT, algumas práticas caracterizam o trabalho escravo no mundo contemporâneo, como a limitação de liberdade do indivíduo, a imposição de longas jornadas de trabalho, a cobrança de supostas dividas, a retenção de documentos, a oferta de alojamentos precários e de comida insuficiente para os trabalhadores e a violência física e psicológica.

Para acabar com o trabalho forçado no Brasil são necessárias diversas ações: a veiculação de campanhas de conscientização sobre os perigos do trabalho escravo, a fiscalização do cumprimento das leis que proíbem essa prática, a aplicação de punições severas para os infratores e a criação de alternativas para a geração de renda em diferentes setores econômicos.
LUCAS, Kadine Teixeira. e Martins, Ana Paula. Caminhas e Transformar História. 1ª ed. São Paulo: FTD, 1996.

ATIVIDADE 4: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. Como o trabalho escravo é caracterizado nos dias de hoje?
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________

2. Quais ações são recomendadas para acabar com o trabalho escravo no Brasil?
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________

3. O trabalho escravo é algo novo? Explique.
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________



Educação Física__________________________________

Fique atento às turmas: 
 - Turma 1, maiores de 18 anos.
 - Turma 2, maiores de 18 anos.

ATIVIDADE Turma 1: alongamento sentado. Vamos fazer exercícios de alongamento para o corpo que podem ser realizados com o auxílio de uma cadeira.



ATIVIDADE Turma 2: A primeira proposta agora é para você fazer junto com a sua família uma pesquisa de todas as brincadeiras com corda que vocês conhecem.

Façam isso escrito em uma folha, ou façam um cartaz, usem a criatividade. Nesse momento é legal vocês registrarem com fotos e vídeos e se puder compartilhem conosco!

A segunda proposta é lógico! Claro! Óbvio! Vamos brincar!!! Com essas brincadeiras já conhecidas por você e sua família! Tirem fotos façam vídeos!! Divirtam-se!! É para todos que estiverem perto brincar, certo?!

SESSÃO PIPOCA!!  Assista ao filme JUMP-IN!
Está disponível gratuitamente no youtube!


Registre cada momento desse programa em família! E se puder compartilhe!

SINOPSE E DETALHES

Izzy Daniels (Corbin Bleu) é um jovem que treina para se tornear um boxeador e seguir os passos de seu pai, Kenneth Daniels (David Reivers). No entanto, quando Izzy acaba participando por acaso de um torneio de pular corda, descobre que o boxe é mais um sonho de seu pai do que algo que Izzy realmente deseja para sua vida.

Depois desse belo filme, aqui fica mais que a minha última proposta fica um desafio!!!

Será que você meu aluno junto com a sua família, seria capaz de fazer uma pequena coreografia usando esse brinquedo fantástico chamado corda?


Quarta-feira, dia 6_____
Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE 1: faça uma pesquisa sobre o livro “O Pequeno Príncipe”. Se possível, leia o livro com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

ATIVIDADE 2: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. Qual o nome do escritor de “O Pequeno Príncipe”?
_______________________________________
_______________________________________

2. Faça uma pesquisa e resuma a bibliografia do autor (vida e obra).
_______________________________________
_______________________________________

3. Como a vida do aviador foi impactada pela partida do Pequeno Príncipe? (o que mudou na vida do aviador?)
_______________________________________
_______________________________________

4. Você indicaria a leitura desta obra? Por quê?
_______________________________________
_______________________________________

5. O livro “O Pequeno Príncipe” está listado entre os mais traduzidos e vendidos no mundo. A que você atribui tamanho sucesso? Faça uma reposta pessoal sobre isso...
_______________________________________
_______________________________________
_______________________________________
_______________________________________

Observações da professora: esta atividade deverá ser realizada no caderno, anotando as questões e respondendo-as com atenção. Procure ler ou reler o livro e responder às questões a partir do seu entendimento, não busque respostas prontas na internet.


Matemática_________________________

ATIVIDADE 1: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões. Continuação de números negativos e reta numérica.

Utilizamos a letra Z para representar os números inteiros. A letra Z vem da palavra número em alemão: Zahl

Esse conjunto é infinito dos dois lados, tanto para negativos quanto para positivos e é representado da seguinte forma:

Z = {…, -5, -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, 5, …}

Baseando-se agora na representação deste conjunto e na reta numérica construída na aula anterior, vamos relembrar os conceitos de sucessor e antecessor.

Antecessor: número inteiro que está imediatamente à esquerda do número analisado, isto é, que vem antes.

Sucessor: número inteiro que vem imediatamente à direita do número analisado, isto é, que vem depois.


ATIVIDADE 2: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. Indique o que se pede, conforme o exemplo:

a) O sucessor de 8 é 9. b) O sucessor de – 5 é – 4.

c) O antecessor de 4 é 3. d) O antecessor de – 8 é – 9.

e) O sucessor de 12 é ____ f) O sucessor de – 20 é ____

g) O antecessor de 17 é ____ h) O antecessor de – 39 é ____


2. Agora, coloque em ordem crescente os números apresentados em cada sequência:

a) – 3, + 4 , – 6, 0, – 1, + 5

____ , ____ , ____, ____, ____, ____

b) + 13, + 24 , – 16, + 20, – 19, – 10

____ , ____ , ____, ____, ____, ____


3. Para finalizar a aula, resolva o desafio:

Partindo do sucessor do número – 3 onde fica o carro na garagem do meu edifício, quantos andares devo subir de elevador para chegar ao meu apartamento que fica no sexto andar? Faça um desenho para representar a situação.



Quinta-feira, dia 7_____

Ciências________________________________

ATIVIDADE 1: Vamos relembrar um pouco do que já vimos em sala de aula e durante a apresentação dos seminários sobre o Ciclo da água e adaptação dos seres vivos à seca?
Leia um texto sobre este tema.

O ciclo da água e sua importância para os seres vivos
Em nosso planeta a água é encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Ela muda de estado constantemente, de acordo com a temperatura do ambiente. É certo que a maior parte dela encontra-se no estado líquido, mas ela também pode estar na forma gasosa quando evapora a partir de rios e mares, ou mesmo a partir da água presente nos seres vivos. Isso ocorre quando transpiramos e liberamos suor ou quando as plantas liberam vapor d’água por meio das folhas. Em ambientes com baixas temperaturas, quase toda a água disponível pode se encontrar na forma sólida.

Cerca de 70 por cento da superfície do planeta é constituída por água. Algo semelhante ocorre com nosso corpo, sendo que a mesma porcentagem o constitui também. Em nosso organismo, ela tem papéis vitais: compõe a maior parte do sangue e órgãos, ajuda na excreção de substância tóxicas por meio da eliminação da urina, permite a distribuição de nutrientes e energia pelo corpo. Por isso, sua conservação é essencial para a vida não somente do ser humano, mas de todo os seres vivos que aqui habitam, porém, temos de lidar com um temor que é o fim dos recursos naturais que temos em nosso planeta.

Mas será que a água no mundo que gira nele por meio de um ciclo de mudanças de estados físicos pode vir a acabar um dia? Ora, se a água retorna para onde ela antes saiu, por que algumas pessoas insistem na ideia de que a água do mundo está acabando? A verdade é que isso não está ocorrendo, mas o que pode vir a acabar é a água potável, aquela boa para o consumo dos seres vivos. Isso pode e já está ocorrendo porque por vezes a água da chuva volta para um rio poluído que recebeu esgoto humano ou industrial não tratado. Tratar nossos esgotos é uma medida totalmente essencial para garantirmos o futuro da água potável do planeta.

ATIVIDADE 2: Após a leitura do texto acima, copie as questões no caderno e responda-as em seguida. Se preciso, releia o texto.

1- Quais são os três estados físicos da água na natureza?
_____________________________________________


2- Como os seres vivos participam do ciclo da água?
_____________________________________________


3- Qual é a semelhança entre o planeta Terra e o ser humano em relação à água?
_____________________________________________


4- Cite duas funções da água em nosso organismo.
_____________________________________________
_____________________________________________


5- A água do mundo está acabando?
 (   ) sim (   ) não

Justifique sua reposta:
_____________________________________________
_____________________________________________


Inglês________________________________

ATIVIDADE 1: Leia, com atenção, a frase:

"Peter´s car is blue and Mary´s bicycle is green. John's dog is brown and Helen's cat is white."


ATIVIDADE 2: Copie as questões em seu caderno e, em seguida, responda corretamente. Se necessário, releia o texto novamente.

1. Responda em português:

a. O que é azul? ____________________     
b. O que é verde? ____________________   
c. O que é marrom? ____________________
d. O que é branco? ____________________ 


2. Traduza as frases abaixo para Português:

a. Peter´s car is blue.
____________________________________

b. Mary´s bicycle is green.
____________________________________

c. John's dog is brown.
____________________________________

d. Helen's cat is white.
____________________________________


3. Os números em inglês: twenty, forty, sixteen, eighteen, fourteen, são:
Assinale a alternativa correta.

A) 12, 40, 16, 18, 4
B) 20, 14, 16, 18, 4
C) 20, 40, 16, 18, 14
D) 30, 40, 16, 18, 14


4. Leia as alternativas e  assinale aquela que apresenta apenas os dias da semana:

A) Sunday, Tuesday, Thursday, May
B) Monday, Wednesday, Holiday, Friday
C) Sunday, Tuesday, January, Saturday
D) Tuesday, Monday, Friday, Saturday


5. Observe que as palavras a seguir embaralhadas, reorganize e faça um X na
alternativa em que a ordem das palavras está correta.

I / not / a farmer / am

A) I not am a farmer.
B) A farmer I am not.
C) I am not farmer a.
D) I am not a farmer.


6. Analise as alternativas e assinale aquela que melhor completa as frases abaixo:

____________ many students in my school.
____________a brown cat on the table.       
____________ a student in the classroom.                                                   
____________ 7 days in a week.

A) There is/There is/There are/There are
B) There are/There is/There is/ There are
C) There are/There are/There is/There is
D) There are/There are/There is/There are

7. Observe as palavras abaixo, em seguida, relacione- as em relação ao significado. Após marque um x na alternativa que apresenta a sequência correta.
a. apple              (    ) pai
b. century          (    ) dois
c. black              (    ) século
d. father             (    ) preto
e. two                 (    ) maçã


8. Analise os vocábulos abaixo e relacione-os aos seus sentidos opostos (cotrário). Pode usar tradutor ou dicionário.

work / close / cry / sleep

A) get up/work/rest/open
B) sleep/get up/rest/cry
C) sorry/work/write/arrive
D) rest / open / smile / get up


9. Assinale a alternativa que melhor completa, e preencha os espaços das frases a seguir:

I live with ________ family.
Jane always studies ________ lesson.
We love ________ parents.
John lives with _________ friends.

A) my/her/his/our
B) my/her/our/his
C) my/his/our/her
D) my/our/her/his


Arte_____________________________________

ATIVIDADE 1: Autorretrato é definido como um retrato (imagem, representação), que o artista faz de si mesmo, independente da técnica (pintura, desenho, fotografia/selfie, escultura...), do suporte escolhido (papel, madeira, massa de modelar...).
Ou seja, é o ato de se retratar. Assista o vídeo e veja alguns trabalhos de artistas famosos:


Como desenhar um rosto:

Outra forma...

Para saber mais...


Agora, faça em uma folha de sulfite, ou outro suporte, o seu autorretrato.

Cole em seu caderno, ou monte uma pasta com seus trabalhos.

Fique bem, fique em casa!



Sexta-feira, dia 8_____

Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE 1: produção textual.

Você deverá produzir um Relato pessoal (25 linhas a 30 linhas) sobre o impacto, em seu cotidiano, do isolamento social causado pela pandemia do Coronavírus.

O que mudou, como você e sua família estão lidando com a situação, dificuldades etc. Pode usar as informações do Diário (que eu havia sugerido desde o início do isolamento).

Lembre-se de escolher um título apropriado, fazer a revisão (possível) e passar o texto a limpo.


ATIVIDADE 2: DIÁRIO (sobre o período de isolamento social). Esta atividade é permanente, e pode ser feita no caderninho ou no caderno de classe.

Observações da professora: todas as atividades deverão ser feitas no caderno de forma organizada, com letra legível e datadas. Alguns cadernos de “Produção textual” ficaram na escola, estão corrigidos e serão devolvidos na primeira oportunidade.


Matemática_________________________

ATIVIDADE 1: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

Quando representamos a reta numérica, temos dois sentidos a seguir: direita ou esquerda. Agora vamos imaginar a reta numérica como se fosse uma rodovia. O centro da rodovia será considerado o Terminal de Ônibus que fica na entrada do bairro São Clemente.

        X-------------------------------X----------------------------------X

JD PAVIOTTI SÃO CLEMENTE     JD PANORAMA

Representando o São Clemente como o ponto ZERO da reta numérica e considerando uma distância de 4 quilômetros até o Jd Paviotti e a mesma distância até o Jd Panorama, podemos dizer que o Jd. Paviotti é representado pelo ponto – 4 e o Jd. Panorama pelo ponto + 4.

Em quilômetros a distância percorrida deverá ser a mesma. Essa distância, na matemática é chamada de MÓDULO. Para representar o módulo de um número, utilizamos duas barras ao redor deste número. Assim temos:

│– 4│= 4 (Lemos que o módulo de quatro negativo é igual a quatro)

│+ 4│= 4 (Lemos que o módulo de quatro positivo é igual a quatro)



ATIVIDADE 2: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. Determine o módulo de cada valor apresentado abaixo:

a) │– 12│= b) │+ 15│=

c) │+100│= d) │– 29│=

Não se esqueça. O módulo de um número é a distância deste número até chegar no zero. 

Observação importante: dois números que possuem o mesmo módulo são chamados de números OPOSTOS ou SIMÉTRICOS. Assim dizemos que os número + 4 e – 4 são números opostos ou simétricos.


2. Determine ou de cada número apresentado:

a) o oposto de – 10 é _____  b) o simétrico de + 15 é ¬_____ 

c) o oposto de + 24 é _____ d) o oposto de – 333 é _____


3. Quando pensamos em distância, podemos comparar os valores utilizando os sinais de maior ( > ), menor ( <  ) ou igual ( = ).
A regra é clara: todo número à esquerda sempre é o menor e é pra ele que devemos apontar. Observe os exemplos:
a) 10   <   12
b) – 8  >  – 20
c) 0   >   – 2
d) – 12   <    + 1

Agora e complete as comparações:
e) – 1 _____  + 4
f) – 14 _____ – 3
g) 0  _____ + 5
h) 36  _____100

Lembre-se: quando o número não tem sinal ele é positivo.


8o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a chamada dessas aulas
https://forms.gle/yj6DGZnxphMTuyJUA

Fique bem, fique em casa!