quarta-feira, 29 de abril de 2020

Semana 1 - de 4 a 8/5 - EJA 6o ano

Atenção aos comandos
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 4_____


Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE 1: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

Poema -  Luz de fantasia
Não é fácil ter um sonho
Feito só de poesia
Cheio de imaginação
De esperança e alegria.

Sonho de felicidade
De emoção e de folia
De surpresa e novidade
Feito luz de fantasia.

Sonho assim faz bem à vida
Sonho assim é necessário
Quero um desse de presente
Para o meu aniversário!
(AZEVEDO, Ricardo. Você diz que sabe muito, borboleta sabe mais! São Paulo: Moderna, 2007, p.57).


ATIVIDADE 2: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1) A qual o gênero textual pertence o poema?
_______________________________________

2) Qual é o título do poema?
_______________________________________

3) Quem é o autor do texto?
_______________________________________

4) Quantas estrofes e versos há no poema?
_______________________________________

5) Qual é o tema do texto?
_______________________________________

6) O que a pessoa quer de presente de aniversário?
_______________________________________

7) Escreva em seu caderno todas as palavras que rimam no poema?

_______________________________________



Matemática_________________________

ATIVIDADE 1: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.


Brasil tem 5.017 mortes por Coronavírus; total supera o registrado na China.
O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (28) o mais recente balanço dos casos de coronavírus no Brasil. Os principais dados são:

5.017 mortes no total.
Em 24 horas, foram 474 mortes a mais.
Número de mortes é maior do que na China, que teve 4.643.
71.886 casos confirmados.
Em 7 dias, foram mais 2.111 mortes.
34.325 estão em acompanhamento.
32.544 pessoas estão recuperadas.
1.156 mortes em investigação.

Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/04/28/brasil-tem-5017-mortes-e-71886-casos-de-coronavirus-diz-ministerio.ghtml (acessado em 29/04/2020)

ATIVIDADE 2: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. Copie no caderno cada número representado no texto e escreva, por extenso, como se lê cada um:

5.017 - Cinco mil e dezessete
474 - ___________________________________
24 - ___________________________________
19 - ___________________________________
4.643 - ___________________________________
28 - ___________________________________
71.886 - ___________________________________
7 - ___________________________________
2.111 - ___________________________________
34.325 - ___________________________________
32.544 - ___________________________________
1.156 - ___________________________________


2. Vamos agora reescrever estes mesmo números em ordem crescente, da atividade acima, em nosso caderno. Lembrando que ordem crescente é do menor para o maior. Vou começar para você:

7 – 19 – 24 –


3. O texto afirma que no Brasil já houve 5.017 mortes no total, enquanto na China o total de mortos foi de 4.643 pessoas. Calcule quantas pessoas já morreram a mais no Brasil do que na China. Arme a operação e efetue o cálculo em seu caderno.


4. Determine quantas pessoas haviam morrido no dia 27 de abril, sabendo que no total são 5017 mortes até o dia 28 com um total de 474 mortes a mais que no dia anterior. Arme a operação e efetue o cálculo em seu caderno.


5. Quantas pessoas já morreram até agora no Brasil e na China juntas de acordo com os valores apresentados na reportagem? Arme a operação e efetue o cálculo em seu caderno.


6. Na reportagem é apresentada a informação que em 7 dias morreram 2.111 pessoas no Brasil. Qual a média de pessoas mortas por dia? Lembre-se para calcular a média basta dividir o total de pessoas que morreram pelo total de dias.




Terça-feira, dia 5_____

Geografia________________________________

ATIVIDADE 1: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

Limites do estado De São Paulo
Municípios, estados e países são separados uns dos outros por linhas fronteiriças ou divisórias (limites).

Os limites podem ser naturais ou artificiais. São limites naturais os que utilizam elementos naturais: rios, serras e outro... Os limites artificiais são representados por linhas imaginárias definidas por marcos (quando eles colocam placas escritas, por exemplo: limite entre Monte Mor e Hortolândia.

Os estados que fazem fronteira ou limite com o estado de São Paulo são:
- Minas Gerais, ao norte;
- Paraná, ao sul;
- Rio de Janeiro, ao leste;
- Mato Grosso do Sul, ao oeste.
*divisa ou limite é uma linha divisória que separa municípios e estado.
*Fronteira é uma linha divisória que separa países.

ATIVIDADE 2: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. Quais são os estados que fazem fronteira ou limite com o estado de São Paulo e escreva o ponto cardeal com o estado?
_____________________________________
_____________________________________

2. Escreva qual é a diferença entre limite e fronteira:
_____________________________________
_____________________________________


História__________________________________

ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: Comunidades Tradicionais
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.
- Ao final do texto você encontrará um link de um vídeo para auxiliar no entendimento do assunto abordado.


ATIVIDADE 1: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

O Patrimônio Histórico:
É comum ouvirmos a afirmação de que alguém é rico porque possui patrimônio. Isso porque a palavra patrimônio origina-se do latim patrimonium, que significa herança paterna.

Na História, também falamos em patrimônio, mas com um significado específico. Trata-se da riqueza cultural não só de uma pessoa ou família, mas de toda a sociedade. São bens de diversas naturezas, preservados ao longo do tempo e representativos dos processos políticos, sociais, econômicos e culturais vividos por essas sociedades.

Patrimônio Material:
O patrimônio material é o conjunto de bens móveis e imóveis considerados de importância cultural pelos Institutos do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os bens móveis podem ser documentos, obras de arte, acervos fotográficos e cinematográficos, coleções arqueológicas, entre outros. Já bens imóveis podem ser núcleos urbanos e sítios arqueológicos ou paisagísticos.
Patrimônio Imaterial:

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), patrimônio imaterial são as práticas, as expressões, os conhecimentos e as técnicas que um grupo de pessoas reconhece como parte integrante de seu patrimônio cultural. Por exemplo:

- Frevo (dança típica pernambucana);
- Modo de fazer viola de cocho (instrumento musical do Centro-Oeste),
- Oficio das paneleiras de Goiabeiras (comunidades no Espírito Santo)

Esses saberes são transmitidos de geração para geração. Eles ajudam a desenvolver o sentimento de identidade e de pertencimento a uma comunidade. A preservação desse patrimônio é uma forma de homenagear a criatividade humana e de contribuir para a promoção do respeito e da tolerância.
LUCAS, Kadine Teixeira. e Martins, Ana Paula. Caminhas e Transformar História. 1ª ed. São Paulo: FTD, 1996.

Assista ao vídeo de apoio:


ATIVIDADE 2: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1) O que é patrimônio?
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________

2) Explique o que é Patrimônio material?
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________

3) Explique o que é Patrimônio imaterial?
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________

4) Na região onde você vive existe algum patrimônio cultural (material ou imaterial)? De que forma a comunidade se relaciona com ele?
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________

5) O que é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)? Qual sua importância?
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________

6) Por que a preservação do patrimônio é uma forma de contribuir para a promoção do respeito e da tolerância?
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________


Educação Física__________________________________

Fique atento às turmas: 
 - Turma 1, maiores de 18 anos.
 - Turma 2, maiores de 18 anos.

ATIVIDADE Turma 1: alongamento sentado. Vamos fazer exercícios de alongamento para o corpo que podem ser realizados com o auxílio de uma cadeira.



ATIVIDADE Turma 2: A primeira proposta agora é para você fazer junto com a sua família uma pesquisa de todas as brincadeiras com corda que vocês conhecem.

Façam isso escrito em uma folha, ou façam um cartaz, usem a criatividade. Nesse momento é legal vocês registrarem com fotos e vídeos e se puder compartilhem conosco!

A segunda proposta é lógico! Claro! Óbvio! Vamos brincar!!! Com essas brincadeiras já conhecidas por você e sua família! Tirem fotos façam vídeos!! Divirtam-se!! É para todos que estiverem perto brincar, certo?!

SESSÃO PIPOCA!!  Assista ao filme JUMP-IN!
Está disponível gratuitamente no youtube!


Registre cada momento desse programa em família! E se puder compartilhe!

SINOPSE E DETALHES

Izzy Daniels (Corbin Bleu) é um jovem que treina para se tornear um boxeador e seguir os passos de seu pai, Kenneth Daniels (David Reivers). No entanto, quando Izzy acaba participando por acaso de um torneio de pular corda, descobre que o boxe é mais um sonho de seu pai do que algo que Izzy realmente deseja para sua vida.

Depois desse belo filme, aqui fica mais que a minha última proposta fica um desafio!!!

Será que você meu aluno junto com a sua família, seria capaz de fazer uma pequena coreografia usando esse brinquedo fantástico chamado corda?


Quarta-feira, dia 6_____


Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE 1: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

O que os pais precisam saber sobre o coronavírus

A doença causada pelo novo coronavírus, COVID-19, tem crescido no mundo inteiro. Consideramos casos suspeitos as pessoas que apresentam febre, quadro respiratório agudo (com ou sem febre), como tosse ou falta de ar.

Neste momento, é importante reforçar as medidas de prevenção, principalmente os idosos e pessoas que têm doenças crônicas ou imunossupressão: higiene de mãos frequente, uso de máscara, uso de lenço descartável ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações e manter os ambientes arejados, além de tomar a vacina contra influenza. Pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 devem permanecer em quarentena e procurar assistência médica caso tinham febre ou sintomas respiratórios.

As crianças têm sido pouco afetadas pela doença, tanto em relação ao número de casos quanto em relação à gravidade.
(https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/o-novo-coronavirus/)




ATIVIDADE 2: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

Após ler o texto, reflita sobres tais acontecimentos que têm acometido o mundo. Em seguida, escreva um relato, com 10 linhas, sobre sua percepção de tais acontecimentos. Você pode se basear em matéria televisiva, jornal, revista, internet ou até mesmo em uma situação que tenha vivido ou presenciado.
________________________________________
________________________________________
________________________________________



Matemática_________________________

ATIVIDADE 1: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. Observe o exemplo e faça a decomposição de acordo com as ordens em cada número:
Exemplo: 474 = 400 + 70 + 4

a) 5.017

b) 1.156

c) 24

d) 4.643

e) 71.886

2. Vamos relembrar os conceitos de sucessor e antecessor: antecessor é o número inteiro que está imediatamente à esquerda do número analisado, isto é, que vem antes e sucessor é o número inteiro que vem imediatamente à direita do número analisado, isto é, que vem depois. Determine o que se pede:

a) O sucessor de 5.017:  b) O antecessor de 1.156:

c) O antecessor de 24: d) O sucessor de 4.643:

e) O sucessor de 71.886:

3. O governador do estado de São Paulo decretou quarentena no estado a partir de 24 de março de 2020. A previsão para o término da quarentena, por enquanto, é dia 10 de maio. Utilizando o calendário determine quantos dias ficaremos de quarentena no total. Explique de que maneira de chegou ao total de dias.


4 - Dona Lorenza é uma das mulheres responsáveis pelo sustento da família que recebeu um auxílio do governo no valor de R$1.200,00. Ela vai utilizar este valor para efetuar o pagamento das contas mensais.
    R$ 157,00 de energia elétrica,
    R$ 66,00 de água,
    R$ 79,00 de internet,
    R$ 550,00 de aluguel.
O restante ela utilizará para fazer as compras do mês. Determine quanto lhe restará para isso. Faça as contas no caderno.


5. Elabore dois problemas de aplicação utilizando a operação de multiplicação para resolver o primeiro problema e a operação de divisão para resolver o segundo problema. Faça no caderno.



Quinta-feira, dia 7_____

Ciências___________________________________

ATIVIDADE 1: Vamos relembrar um pouco do que já vimos em sala de aula e durante a apresentação dos seminários sobre o Ciclo da água? Leia um texto sobre o ciclo da água.

Os estados físicos da água
Em nosso planeta a água é encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Ela muda de estado constantemente, de acordo com a temperatura do ambiente. É certo que a maior parte dela encontra-se no estado líquido, mas ela também pode estar na forma gasosa quando evapora a partir de rios e mares, ou mesmo a partir da água presente nos seres vivos. Isso ocorre quando transpiramos e liberamos suor ou quando as plantas liberam vapor d’água por meio das folhas. Em ambientes com baixas temperaturas quase toda a água disponível pode se encontrar na forma sólida.


ATIVIDADE 2: Após a leitura do texto, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.

1- Quais são os três estados físicos da água na natureza?
_____________________________________________


2- O que provoca as mudanças de estado da água na natureza:
a) rios e mares.
b) mudanças de temperatura.
c) estados da água.
d) mudanças das horas.


3- Como ocorre a perda de água pelos seres vivos?
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________


ATIVIDADE 3: Após a leitura do texto abaixo, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.

Você sabia...
Você já ouviu falar dos rios viajantes? Lembra que falamos que a água está em constante movimento?
Quando a água evapora a partir da superfície do planeta, ela forma as nuvens. As nuvens também não são estáticas, ou seja, não ficam paradas, mas se movimentam graças ao movimento do ar. Esse deslocamento permite que as nuvens viagem muitos quilômetros, podendo parar até em outra cidade ou estado. Se pararmos pra pensar, é como se parte do Rio Paraná pudesse parar no Rio Grande do Norte, ou parte de um rio do Amazonas pudesse parar no estado de São Paulo.

1- Como as nuvens se formam?
____________________________________________
____________________________________________


2- Como as nuvens se movimentam?

____________________________________________
____________________________________________


3- Como um rio faz para “viajar”?
____________________________________________
____________________________________________


Inglês______________________________________

ATIVIDADE 1: Traduza os textos em seu caderno, copie as questões e faça as atividades.


Texto 1. Leia o texto que conta a história do dia do trabalho (Labor Day) nos Estados Unidos.

Labor Day: What it Means. ( Dia do trabalho: O que significa.)
Labor Day, the first Monday in September, is a creation of the labor movement and is dedicated to the social and economic achievements of American workers. It constitutes a yearly national tribute to the contributions workers have made to the strength, prosperity, and well-being of our country.
https://www.dol.gov/general/laborday/history

1. De acordo com o texto em que  dia da semana e em que mês é comemorado o dia do trabalho (Labor Day) nos Estados Unidos?
__________________________________________________
__________________________________________________
__________________________________________________


2. Responda qual dia foi comemorado o Labor Day em 2017?
__________________________________________________
__________________________________________________

Texto 2. Leia o texto sobre Justin Timberlake
Singer Justin Randall Timberlake was born on January 31, 1981, in Memphis, Tennessee to parents Randall “Randy” Timberlake and Lynn Bomer. He spent his childhood days in Shelby Forest.                                                    
https://www.biography.com/people/justin-timberlake-201200

1. Justin Randall Timberlake is an: (Justin R. Timberlake é um)
A) Doctor
B) Teacher
C) Singer
D) Enginner


2. Como é o nome da cidade onde ele nasceu?
__________________________________________________

3. Como é o nome dos  pais dele?
__________________________________________________
__________________________________________________


3. De acordo com o texto, onde Justin Timberlake passou sua(childhood) infância?
__________________________________________________


4. Na foto o cantor está:
A) happy         
B) sad
C) unhappy     
D) disapointed


Arte______________________________________

ATIVIDADE: A Cerâmica Marajoara, feita pelos índios da Ilha de Marajó, utilizava o barro para confeccionar os objetos utilitários ou decorativos. Os objetos possuíam formas semelhantes ao homem ou eram representações de animais. A decoração das cerâmicas era composta por traços gráficos harmoniosos e simétricos, cortes, aplicações, dentre outras técnicas.
 

Para saber mais... 


Simetria é a semelhança em medida, forma e posição relativa, entre as partes dispostas em cada lado de uma linha divisória, um plano médio, um centro ou um eixo. Ou seja, um lado é praticamente igual ao outro.

Assista aos vídeos:


Simetria em fotografia:


Agora, faça em uma folha de sulfite, ou outro suporte, um vaso com características da simetria Marajoara.

Cole em seu caderno, ou monte uma pasta com seus trabalhos.





Sexta-feira, dia 8_____

Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE 1: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

Observe o quadrinho da Mafalda para responder a questão 1.
(Fonte: QUINO. Joaquim. Toda Mafalda. São Paulo. Martins Fontes, ed. 6, 2003).

Copie a questão e responda em seu caderno e marque um X na alternativa. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. A expressão de Mafalda, no último quadrinho, revela:
A) satisfação         
B) aborrecimento         
C) alegria         
D) realização

Copie a questão e responda em seu caderno e marque um X na alternativa. Se for necessário, leia o texto novamente.

Observe o quadrinho abaixo para responder a questão 2.

2. O quadrinho Maurício de Souza tem por objetivo:
A) convencer   
B) divertir       
C) informar         
D) orientar


ATIVIDADE 3: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

A “cara do Brasil”
Você já reparou nos seus colegas, nas pessoas que estão à sua volta, nas ruas? A cor da pele, o formato dos olhos, os cabelos, o nariz e o modo de falar? Todos somos brasileiros, falamos a mesma língua, porém, todos somos diferentes.

O povo brasileiro foi se formando, através de séculos, por pessoas de diferentes origens: descendentes de índios, africanos, europeus, asiáticos, e aos poucos, os brasileiros foram descobrindo seu próprio país e criando sua cultura. Antes de nós, nossos pais, avós, bisavós, tataravós fizeram e viveram sua história nas diferentes regiões do Brasil. Cada família contribuiu com suas ideias, costumes e tradições, deixando o Brasil com a cara que tem hoje.
(https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-textual-texto-a-cara-do-brasil-4o-ou-5o-ano/)

ATIVIDADE 4: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. Qual a origem da sua família?
________________________________________
________________________________________

2. Em que estado brasileiro você nasceu?
________________________________________
________________________________________

3. De acordo com o texto, porque somos diferentes?
________________________________________
________________________________________

4. Explique o que é cultura?
________________________________________
________________________________________


Matemática_________________________

ATIVIDADE 1: leia o texto com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões.

Revisando conteúdos: Leia a reportagem e use algarismos romanos para representar cada número grifado em seu caderno:

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas confirmou nesta terça-feira (28) a 14ª morte por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo a pasta, a vítima é uma mulher de 89 anos que tinha doenças preexistentes e morreu em 13 de abril de 2020. Ela estava internada em hospital da rede pública.

O balanço desta terça-feira aponta também que o número de casos confirmados subiu para 306. Foram 32 em um dia, já que eram 274 até segunda-feira (27). Este é o maior avanço de diagnósticos positivos em 24 horas na cidade.

A cidade possui 263 suspeitas em investigação e 1.291 casos descartados. Até terça, o número de suspeitas descartadas era de 1.264.

Exemplo:
28 - XXVIII


ATIVIDADE 2: copie as questões e responda em seu caderno. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. Thelma Assis foi a grande vencedora do Big Brother Brasil, com aproximadamente 44% dos votos. A médica superou Rafa - que obteve aproximadamente 34% - e ganhou o prêmio de R$ 1,5 milhão. Pela segunda colocação, Rafa faturou R$ 150 mil. De uma forma inédita, a campeã foi anunciada por Tiago Leifert do jardim da casa: "Vou poder falar olhando no olho". Manu estava ao lado do apresentador aguardando as amigas.

Sabendo que a porcentagem total de votos é 100%, determine a quantidade de votos da participante Manu que ficou em terceiro lugar.


2.  Lucas aproveitou a quarentena e contrariando a ordem dos especialistas para ficar em casa, resolveu caminhar todas as manhãs nos 47 dias que ficou afastado do trabalho. Se ele fez uma caminhada de 6 km por dia, ao final da quarentena ele percorreu quantos quilômetros no total?


3. Durante a quarentena muitas pessoas procuram praticar a solidariedade. A igreja, do Ministério Unção Dobrada, já conseguiu distribuir cerca de 25 cestas básicas àqueles que estão sem renda por não poderem trabalhar. Se cada cesta básica pesa 16 kg, quantos quilos de alimentos a igreja já arrecadou no total?


4. Na rua onde Dona Lorenza mora, há 176 casas. A quantidade de casas de cada lado são iguais. Quantas casas há em cada lado da rua?


5. Marcelo foi às compras na internet para o dia das mães. Ele escolheu duas calças, três blusas e uma sandália. Ele parcelou a compra em oito vezes no cartão de crédito. Qual foi o total da compra e quanto será o valor de cada parcela sabendo que cada calça custa R$72,00, cada blusa custa R$60,00 e cada sandália custa R$80,00.



6o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a chamada dessas aulas
https://forms.gle/b7wCn43ij9vSrsGk6

Fique bem, fique em casa!