Observação: Senhores pais ou responsáveis, as atividades não precisam ser impressas e não há necessidade de copiar as questões, os alunos deverão colocar no caderno o cabeçalho a data e a disciplina, o número da questão e a resposta da questão mencionada.
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
CABEÇALHO ( COPIAR NO CADERNO)
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 04 DE MAIO DE 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
NOME COMPLETO_____________________________________ 5º ANO _____
PROFESSORA__________________________________
ATIVIDADE: Produção de texto:
1 – Copiar no caderno e ler atentamente cada exercício;
1 - Reescreva em seu caderno a redação de Chico Bento na linguagem formal (correta).
2 – Responda sempre quando tiver
certeza, se tiver alguma dúvida volte ao texto, releia a pergunta, para tirar
sua dúvida;
3 – Respeite os sinais de pontuação e
capriche em sua letra;
:
ACREDITAMOS EM VOCÊ!
Leia a
redação do Chico Bento e depois faça os exercícios:
A fessora
fica di pé o dia inteiro i manda a gente ficá sentado.
A fessora
fica falando o dia inteiro i manda a gente ficá quieto.
A fessora
fica iscrivinhando na losa o dia inteiro i manda a gente num riscá a parede.
A fessora dá
bronca na gente i manda num bronquiá cos otro.
Eu acho qui
a fessora num qué ninguém fazendo o qui ela faiz.
1. Reescreva
em seu caderno a redação de Chico Bento na linguagem formal (correta).
2. Assinale a alternativa correta de acordo com a redação de
Chico Bento, a professora costuma dar bronca nos alunos, mas permite que os
alunos:
A) briguem
com os colegas.
B) fiquem em
pé.
C) escrevam
no caderno.
D) rabisquem
a parede.
Leia o texto
para responder à questão:
Tia Maria, quando criança se atrasou
na saída da escola, e na hora em que foi voltar para casa já começava a
escurecer. Viu outra menina passando pelo cemitério e resolveu cortar, fazendo
o mesmo trajeto que ela. Tratou de apressar o passo, até alcançá-la e se
explicou:
- Andar sozinha no cemitério me dá um
frio na barriga. Será você se importa se nós formos juntas?
- Claro que não. Eu entendo você –
respondeu a outra. – Quando estava viva, sentia exatamente a mesma coisa.
Fonte: LAGO, Ângela. Sete histórias para sacudir o esqueleto.
São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002.
A) “Tia Maria, quando criança se
atrasou na saída da escola, e na hora em que foi voltar para casa já começava a
escurecer.”
B) “- Andar sozinha no cemitério me
dá um frio na barriga”
C) “-Será você se importa se nós
formos juntas?”
D) “- Claro que não. Eu entendo você
– respondeu a outra”
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
ATIVIDADE:
1- Decomponha cada número em adições, separando
as ordens numéricas, como no exemplo:
Exemplo: 824 = 800+20+4
A) 87 =
B) 642 =
C) 2.345 =
D) 6.800 =
2- Quantos
números podemos formar usando apenas uma vez os algarismos 1, 2, 3 e 4 ?
____________________________________________________________________
3- Na ausência
de uma régua, Vitor resolveu medir o comprimento de uma janela utilizando seus
palmos. Ele sabe que cada palmo se tem, aproximadamente, 20 cm de comprimento.
Ao realizar a medição, verificou que a janela tem 14 palmos de comprimento.
Assim a janela tem um comprimento aproximado de
(A) 1 metro
(B) 2 metros
(C) 3 metros
(D) 4 metros
4- Ao comprar um produto por meio da internet, Beatriz
verificou que o tempo de entrega seria de até 60 horas. Considerando esse tempo
máximo, a entrega deverá ser feita em, no máximo:
(A) 1 dia
(B) 1 dia e
meio
(C) 2 dias
(D) 2 dias e
meio
5- Arme e resolva:
A) 5.368 + 2.489 = C) 256 X 4 =
B) 8.052 –
4.937 = D) 8375
: 5 =
COMPONENTE CURRICULAR - ARTE
ATIVIDADE:
No
Antigo Egito, a Lei da Frontalidade baseava-se no princípio de valorizar o
aspecto que mais caracteriza cada elemento do corpo humano. Desenhado de
perfil, o rosto é mostrado ao máximo. De frente, se resume a uma oval. No rosto
de perfil, o olho é representado de frente, por ser este seu aspecto mais
característico e revelador.
Represente um Faraó com essas características.
DATA 05/05/2020
(3ª Feira) 5ºANO
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
CABEÇALHO ( COPIAR NO CADERNO)
E.M.
“Coronel Domingos Ferreira”
Monte
Mor, 5 de maio de 2020
Hoje é
terça-feira
Nome Completo:_____________________________________________5ºAno____
Professora:________________________
“Confie
em Deus, tudo vai passar!”
ATIVIDADE:
1- Mariana colocou uma carne para assar
no forno as 20h e 15 min. Se a carne deveria assar por 90 minutos, Mariana
deveria retirar a carne do forno às:
(A) 21h e 25
min
(B) 21h e 35
min
(C) 21h e 45
min
(D) 22h e
05min
2- Após guardar em seu cofrinho um total
de 24 moedas de 25 centavos, Gustavo resolveu trocá-las em um mercado próximo
de sua casa. Nessa troca, quantos reais Gustavo deverá ganhar?
Resposta:
3- Alfredo comprou uma moto e vai
pagá-la em 12 prestações de R$ 2.400,00, sem entrada. Qual será o valor total
da moto?
Resposta:
4- Ana tem 195 chaveiros para
distribuí-los entre 5 crianças. Quantos chaveiros receberá cada criança?
Resposta:
5- Arme e resolva:
A) 325 x 7
= D) 328 x 14 =
B) 263 x 5
= E) 289 x 23 =
C) 431 x 3
= F) 437 x 15 =
6- Coloque em ordem crescente os resultados
acima:
ATIVIDADE: DIA 22 DE ABRIL – Dia do
Descobrimento do Brasil Uma data muito importante para toda a população
brasileira.
Assista os
vídeo abaixo:
E depois
escreva em seu caderno o que você entendeu sobre essa data.
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
Vamos
relembrar e praticar um pouco dos lançamentos
1 – Vamos
trabalhar um pouco a lateralidade? Pegue uma bolinha de tênis, de meia, ou uma
bola qualquer que não seja muito grande, e tente repetir a sequência de
atividades. Faça 10 movimentos em cada sequencia.
- Usando somente a mão direita lance a bola para cima e apanhe com a mesma mão
- Repita somente com a mão esquerda
- Lance com mão direita e apanhe com esquerda, e em seguida lance com a esquerda apanhando com a direita
- Lance para cima com uma das mãos, bata quantas palmas conseguir e apanhe com as duas mãos
- Repita tentando bater uma palma nas costas.
- Usando somente a mão direita lance a bola para cima e apanhe com a mesma mão
- Repita somente com a mão esquerda
- Lance com mão direita e apanhe com esquerda, e em seguida lance com a esquerda apanhando com a direita
- Lance para cima com uma das mãos, bata quantas palmas conseguir e apanhe com as duas mãos
- Repita tentando bater uma palma nas costas.
2 – Assista
o vídeo do lançamento da pelota.
3 – seguindo
o vídeo vamos praticar alguns lançamentos. Se você tiver em casa um espaço
grande, pode aumentar a distância, senão adapte um espaço de pelo menos uns 5
metros, e se estiver fácil, tendo mais espaço aumente.
- Marque uma linha no chão, coloque uma garrafa pet na distância estipulada, e usando sua mão dominante, tente acertá-la. Lembrando que a bolinha deve estar acima do ombro. Execute 5 tentativas
- Igual o anterior, mas agora você vai se atentar a colocar o pé contrário da mão que vai lançar a frente. Só observar no vídeo, e lembrar como foi explicado em aula.
- Tente fazer executando uma pequena corrida antes de chegar na linha.
- Agora tente executar a mesma sequência com a outra mão para você ver o quanto tem de dificuldade
- Anote numa folha o que você achou mais fácil e mais difícil nessa atividade.
- Marque uma linha no chão, coloque uma garrafa pet na distância estipulada, e usando sua mão dominante, tente acertá-la. Lembrando que a bolinha deve estar acima do ombro. Execute 5 tentativas
- Igual o anterior, mas agora você vai se atentar a colocar o pé contrário da mão que vai lançar a frente. Só observar no vídeo, e lembrar como foi explicado em aula.
- Tente fazer executando uma pequena corrida antes de chegar na linha.
- Agora tente executar a mesma sequência com a outra mão para você ver o quanto tem de dificuldade
- Anote numa folha o que você achou mais fácil e mais difícil nessa atividade.
4 – Agora
pegue a sua folha de anotação, e coloque quais esportes que você conhece que
utiliza lançamentos que podem ser usadas as mesmas técnicas de lançamento do
atletismo.
5 - Agora
vamos assistir um vídeo da prova oficial que é o lançamento do dardo para finalizar
essa aula, e apenas observar como é a prova.
DATA 05/05/2020 (4ª Feira) 5ºANO
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
CABEÇALHO ( COPIAR NO CADERNO)
E.M. “Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 06 de maio de 2020
Hoje é quarta-feira
Nome Completo:_____________________________________________5ºAno____
Professora:________________________
ATIVIDADE: Leia o texto para responder à
questão:
Pescaria
Um homem
que se preocupava demais
com coisas sem importância
acabou ficando com a cabeça cheia de minhocas.
Um amigo lhe deu então uma ideia
de usar as minhocas
numa pescaria
para se distrair das preocupações,
O homem se distraiu tanto
pescando
que sua cabeça ficou leve
como um balão
e foi subindo pelo ar
até sumir nas nuvens.
Onde será que foi parar?
Não sei nem quero me preocupar com isso.
Vou mais é pescar.
Fonte: PAES, José Paulo. Pescaria. In: ______. Palavra de poeta. São Paulo: Ática,
2002.
1)
O sentido da expressão " cabeça cheia de minhocas" está no sentido conotativo (figurado) ou denotativo (literal/sentido real)?
___________________________________________________________________
2) No verso “acabou ficando
com a cabeça cheia de minhocas”, a expressão grifada poderia ser substituída
por:
A) minhocas penduradas nos
cabelos.
B) muitas dores na cabeça.
C) a cabeça cheia de
preocupações.
D) muitas preocupações com
as minhocas.
3) Observe. "Que se
preocupava demais com coisas sem importância". Quais são as preocupações
que você imagina ter o homem".?
___________________________________________________________________
4) Escreva os verbos que
foram usados no texto.
___________________________________________________________________
5) Destaque 3 substantivos
e diga cada se são concreto ou abstrato.
___________________________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: Geografia
ATIVIDADE: A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Leia o texto
abaixo:
Para todos
Para todos
“..O meu pai
era paulista
Meu avô,
pernambucano
O meu
bisavô, mineiro
Meu
tataravô, baiano
Vou na
estrada há muitos anos
Sou um
artista brasileiro...”
“Para todos”
- Chico Buarque de Holanda: 1993.
● Há entre as inúmeras famílias brasileiras pouca
diversidade étnica e cultural?
● O nome da música “Para Todos” é uma brincadeira
sobre a pouca mistura étnica da população.
● Mostra a ideia da grande diversidade cultural e
formação do povo brasileiro
● Mostra a ideia de que apenas os Estados
mencionados compõem a grande quantidade da população do Brasil.
A
população brasileira é calculada de acordo com as informações do censo
demográfico. O que é censo?
Censo é o levantamento das características dos
habitantes de um país: quantas pessoas há, que idade elas têm, quantas são
mulheres, quantos são homens, quantos filhos têm...
Para recolher essas informações, os funcionários
do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) organizam um
questionário, que é levado pelos recenseadores às moradias.
Os recenseadores vão de casa em casa para
entrevistar uma pessoa da família e recolher as informações para compor o
documento.
1- Reúna informações para organizar um censo com
a contagem das pessoas que você lembra
que conhece, por exemplo aquelas que fazem parte da sua classe e de seus
familiares. Veja a tabela modelo a seguir:
MODELO DE QUESTIONÁRIO
|
1- NOME:
|
2- SEXO: Menino ou menina
|
3- IDADE:
Menos de 9 anos
9 anos
10 anos
11 anos
Mais de 11 anos
|
4- NÚMERO DE IRMÃOS:
Nenhum
1 irmão
2 irmãos
3 ou mais irmãos
|
5- COM QUEM MORA:
Com a mãe
Com o pai
Com o pai e a mãe
Com outras pessoas
|
6- QUANTIDADE DE PESSOAS POR MORADIA:
|
MODELO DE QUESTIONÁRIO
|
1- NOME:
|
2- SEXO: Menino ou menina
|
3- IDADE:
Menos de 9 anos
9 anos
10 anos
11 anos
Mais de 11 anos
|
4- NÚMERO DE IRMÃOS:
Nenhum
1 irmão
2 irmãos
3 ou mais irmãos
|
5- COM QUEM MORA:
Com a mãe
Com o pai
Com o pai e a mãe
Com outras pessoas
|
6- QUANTIDADE DE PESSOAS POR MORADIA:
|
COMPONENTE CURRICULAR: Arte
ATIVIDADE: Na arte
egípcia a lei áulica era o modo de elaboração da imagem em que, numa cena, as
figuras são representadas cada vez maiores segundo seu poder social, político
ou religioso.
Em seu caderno, represente (desenhe e pinte) uma cena egípcia
se utilizando da lei áulica.
DATA 07/05/2020
(5ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
CABEÇALHO ( COPIAR NO CADERNO)
E.M.” Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 7 de maio de 2020
Hoje é quinta-feira
Nome completo___________________________________
Professora_______________
“Que Deus derrame
bençãos sem medida sobre nossas vidas!”
ATIVIDADE:
1- Em uma livraria, cada livro custa R$
30,00. Durante uma promoção, 3 livros custam, juntos, R$78,00. Assim, responda
ao que se pede:
A) Qual é o
preço de cada livro na promoção?
Resposta:
B) Quantos
reais o cliente economizará, na promoção, se comprar 6 livros?
Resposta:
2- Um estádio de futebol tem 86.970
lugares. Um ginásio de basquete abriga 15.700 torcedores. Qual é a diferença de
lotação entre os dois?
Resposta:
3- Otávio comprou uma televisão em 5
prestações mensais de R$ 304,00. Quanto ele vai pagar pela televisão?
Resposta:
4- Quando foi a padaria, Renata comprou
pães e 3 caixas de leite. Com os pães gastou 2,35 reais e, cada leite, custou
3,15 reais. O valor total de sua compra foi de:
(A) R$ 10,80
(B) R$ 11,20
(C) R$ 11,80
(D) R$ 11,60
5- Arme e resolva:
A) 3426 : 5 =
B) 38754 : 3 =
C) 2856 : 4 =
D) 38750 : 5 =
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
ATIVIDADE: (copie no caderno e responda.)
1- Faça uma pesquisa sobre a água em nosso planeta,
respondendo às perguntas abaixo:
A) Ao observarmos nosso planeta, que porção é maior: a de
água ou a de terra?
B) Em que locais podemos encontrar a água em nosso
planeta?
C) Qual a sua opinião sobre a expressão “Terra: planeta
água”?
D) Em que situações a água é importante em sua vida?
E) Quais são os estados físicos da água? Explique cada um
deles.
DATA 08
/05 /2020 (6ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
E.M. “Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 08 de maio de 2020
Hoje é sexta-feira
Nome Completo:_____________________________________________5ºAno____
Professora:________________________
ATIVIDADE: 1. Preencha com x, s ou ch:
___ingar
_____iste
en____aqueca
mo____ila,
ca____umba
__ícara
pi__e
be__iga
ê__tase
e__torquir
li__ar
ta__ativo
Leia o texto:
A CHUVARADA – TEXTO
CHOVE NA FLORESTA.
PLOC! PLOC! PLOC!
BICHOS MIÚDOS FOGEM À PROCURA DE UM ABRIGO
SEGURO.
UMA JOANINHA SE REFUGIA DEBAIXO DE UMA GRANDE
FOLHA.
A CENTOPÉIA, CORRENDO COM SUAS PERNINHAS
LIGEIRAS, DESAPARECENDO
NUM BURAQUINHO COM ENORME HABILIDADE.
GOTAS GRUDADAS NUMA TEIA FAZEM DONA ARANHA
RECLAMAR, NERVOSA:
– QUE CHUVA FORA DE HORA!
DE REPENTE, UM PINGO ENORME CAI.
PLAFT!
O CARACOL, ASSUSTADO, ESCONDE-SE DENTRO DA CASA
DELE.
E A CHUVA CONTINUA NA FLORESTA.
PLOC! PLOC! PLOC!
UM GRILO, COM AS PATAS MOLHADAS, SUPLICA: –
CHUVA, VÁ EMBORA!
MAS, LÁ NO BREJO, O SAPO COMEMORA, APLAUDINDO A
CHUVARADA.
(Maria Luiza)
Responda as perguntas:(Copie no caderno e responda)
1) O que o texto conta de mais importante?
2) Onde acontece essa história?
3) Quem gostou e quem não gostou da chuva?
4)
Conte a
história com desenhos? (Dica: imagine um livro, uma revista em quadrinhos, mas
faça como achar melhor, seja criativo)
5)
Leia de novo o
texto e copie as palavras pedidas:
a)
3 palavras que dão nomes as coisas
b)
3 palavras que dão qualidade ou características
a coisas, pessoas ou animais:
c)
2 palavras que demonstram movimento ou ação:
d)
1 palavra que faz imitação de som:
2 - Seja bem criativo e crie uma frase com cada
palavra acima.
COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS
ATIVIDADE:
1. PRIMEIRAMENTE, ESCREVA EM SEU CADERNO OS ADJETIVOS EM INGLÊS:
HOT E COLD;
2. FAÇA A TRADUÇÃO DOS ADJETIVOS PARA O PORTUGUÊS;
3. EM SEGUIDA, DESENHE EM SEU CADERNO AS IMAGENS ABAIXO E ESCREVA AS FRASES NA FRENTE DE
CADA IMAGEM;
4. POR ÚLTIMO, COMPLETE A FRASE UTILIZANDO OS ADJETIVOS DE ACORDO COM O QUE A IMAGEM
REPRESENTA.
T’S ________________I_.
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1 – Nessa aula vamos trabalhar um pouco dos saltos. Sem
nenhum material tente realizar a sequência abaixo:
a - No lugar, em pé, coloque as mãos na
cintura e salte no lugar, tentando saltar mais alto. A cada salto conte até 3
antes de saltar novamente, e execute 10 saltos.
b - Igual o anterior, mas agora escolha
uma das pernas e salte apenas 5 vezes, também contando até 3 antes de repetir.
c - Agora faça com a outra perna.
d - Para finalizar repita o primeiro
exercício saltando com ambas as perna, mas agora tire as mãos da cintura e
quando saltar jogue os braços para cima como se fosse pegar algo no alto.
2 – Trace uma linha no chão. Parado atrás dessa
linha, e com ajuda do movimento dos braços, tente saltar para frente e ver a
que distância você chega. Não pode ter corrida alguma, apenas força nas pernas
e saltar para frente. Repita 5 vezes, com descanso entre elas, e veja qual foi
a maior distância.
3 – vamos
dar uma pausa. Assistir um vídeo sobre o salto em distância, e observar a
técnica utilizada no salto.
4 – Agora uma brincadeira que fazemos na escola. Trace uma
linha, ou coloque duas cordas paralelas. Se na sua casa for piso de cimento, não
salte muito forte pra não ter risco de acidente, se for um piso de terra ou
grama, macio, veja se pode saltar mais. Mas faça o simples como orientamos na quadra,
de uma corrida pequena se salte para ver como pegar impulso, e qual sua melhor
perna pra saltar. Execute algumas vezes tentando fazer melhor. Se tiver um
adulto junto para orientar a brincadeira é legal.