segunda-feira, 4 de maio de 2020

Semana 4 a 8/5 - EJA T2 Consolidação

Atenção aos comandos
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 4_____


Língua Portuguesa______________________

ATIVIDADE 1: Leia o texto, com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões e fazer as atividades.

1º de Maio – Dia do trabalho
No dia 1º de Maio é comemorado o Dia do Trabalho em quase todo o mundo.
O principal objetivo dessa comemoração é prestar homenagem a todos que com seu trabalho colaboram para melhorar a vida e o bem-estar da humanidade.
Todo trabalho é importante, por mais modesto que seja, pois como um ser humano depende do outro, também os diversos tipos de trabalho estão interligados, por mais distantes que pareçam.
Todas as pessoas têm direito a um emprego e a um salário que seja suficiente para o seu sustento e o de sua família.
Como isso nem sempre acontece, muitos trabalhadores aproveitam esse dia para fazer passeatas, reuniões, movimentos para lutar por melhores condições de trabalho.

Quem trabalha é útil a si mesmo e aos seus semelhantes e contribui para o progresso do país.


ATIVIDADE 2: COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA EM SEU CADERNO.

Escreva no caderno dez profissões que você conhece.
_____________ _____________
_____________ _____________
_____________ _____________
_____________ _____________
_____________ _____________


Matemática____________________________

ATIVIDADE 1: COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA EM SEU CADERNO.

1. Complete os diferentes numerais para representar a quantidade de elementos dos conjuntos:


14 : ___
1 x___
10 - ___
9 : ___
4 + ___
10 -___
9 x ___
3 x ___
7 + ___
7 - ___
5 + ___
   18 : ___

2. Palavras são formadas por letras e numerais são formados por algarismos.  Escreva o número de algarismos de cada numeral (quantos algarismos tem e cada numeral):

289 = ______ 3 = ______ 51 = ______ 4067 = _______


3. Escreva o menor e o maior numeral usando os algarismos:

6, 1, 7: __________ , __________

2, 8, 5: __________ , __________

9, 4, 3: __________ , __________


4. Escreva qual é a ordem ocupada pelo algarismo 7 nos numerais e o nome que essa ordem recebe:

1 7 5: __________________________________________________

7 2 8: __________________________________________________

4 3 7: __________________________________________________


Terça-feira, dia 5_____

Arte_____________________________________

ATIVIDADE 1: Autorretrato é definido como um retrato (imagem, representação), que o artista faz de si mesmo, independente da técnica (pintura, desenho, fotografia/selfie, escultura...), do suporte escolhido (papel, madeira, massa de modelar...).
Ou seja, é o ato de se retratar. Assista o vídeo e veja alguns trabalhos de artistas famosos:


Como desenhar um rosto:

Outra forma...

Para saber mais...


Agora, faça em uma folha de sulfite, ou outro suporte, o seu autorretrato.

Cole em seu caderno, ou monte uma pasta com seus trabalhos.



Educação Física__________________________________

ATIVIDADE 1: alongamento sentado. Vamos fazer exercícios de alongamento para o corpo que podem ser realizados com o auxílio de uma cadeira.




Quarta-feira, dia 6_____

Língua Portuguesa______________________

ATIVIDADE 1: COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA EM SEU CADERNO.


1. Quem constrói casas e edifícios é:
P ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___

2. Quem pesquisa e escreve notícias e reportagens é:
J ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___

3. Quem trabalha na lavoura e agricultura é:
L ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___

4. Quem faz pão é o:
P ___ ___ ___ ___ ___ ___

5. Quem trabalha em serviços domésticos é:
E ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___
D ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___

6. Quem entrega cartas e encomendas  dos Correios é:
C ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___

7. Quem cuida de plantas e jardins é:
J ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___

8. Quem dirige caminhões transportando diversos produtos é:
C ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___

9. Quem costura roupas é:
C ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___

10. Quem dirige ônibus é:
M ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___

11. Quem recolhe o lixo é:
L ___ ___ ___ ___ ___ ___

12. Quem conserta sapatos é:
S ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___

13. Quem trabalha na pesca é:
P ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___

14. Quem trabalha na pecuária é:
P ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___


Matemática____________________________

ATIVIDADE 1: COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA EM SEU CADERNO.

1. Complete com o antecessor e o sucessor:

________ 164 ________        

________ 736 ________

________ 928 ________

________ 415 ________

________ 403 ________

________ 682 ________


2. Complete com = (igual) ou ≠ (diferente):

297 _____ 200 + 90 + 7

853 _____ 8C + 5D + 3U

371 _____ 3U + 7D + 1C

750 _____ 700 + 50 + 0

549 _____ 5 + 40 + 900

289 _____ 2U + 8D + 9C


3. Complete com > (maior) ou < (menor):

164 _____ 146

928 _____ 982

682 _____ 628        

403 _____ 430

736 _____ 763             

750 _____ 705

415 _____ 451               

853 _____ 835


4. Coloque os numerais em ordem:

Crescente:  928 – 164 – 736 – 371 – 298 – 403

Decrescente:  297 – 853 – 415 – 682 – 549 - 750


Quinta-feira, dia 7_____

História____________________

ATIVIDADE 1: Leia o texto, com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões e fazer as atividades.

Índios
• Primeiros habitantes do Brasil
• Grupos de índios: tribos
• Eram nômades porque se mudavam de um lugar para outro periodicamente
• Alimentam-se através da caça, da pesca e da agricultura (plantas que cultivam ou colhem da natureza)
• Moram em cabanas chamadas ocas
• Conjunto de ocas: aldeia
• Armas indígenas: arco, flecha, lança, tacape e zarabatana
• Língua indígena mais conhecida: tupi
• Chefe da tribo: cacique
• Chefe religioso: pajé
• Crianças indígenas: curumins
• Gostam de fazer festas com muita música e dança
• Organização que defende o espaço e os direitos dos índios na sociedade: FUNAI


ATIVIDADE 2: COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA EM SEU CADERNO. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. Os grupos de índios são chamados ________________.

2. As cabanas onde os índios moram são chamadas _______________e o conjunto delas forma a _______________.

3. O chefe da tribo é chamado __________________.

4. A organização que defende o espaço e os direitos dos índios na sociedade é a ___________________.

Ciências____________________

ATIVIDADE 1: Leia o texto, com calma, no celular/computador mesmo, para responder as questões e fazer as atividades.

Saúde
Saúde é o estado de bem-estar físico, mental e social do indivíduo.
Higiene física
Para termos saúde, nosso corpo necessita de alguns cuidados higiênicos:
• Tomar banho todos os dias;
• Escovar os dentes ao levantar, após as refeições e antes de dormir;
• Lavar as mãos antes das refeições, depois de brincar com animais e depois de ir ao banheiro;
• Lavar os cabelos;
• Usar roupas limpas;
• Mantes as unhas limpas e cortadas;
• Andar calçado para evitar que larvas de vermes penetrem no organismo pelos pés;
• Sentar com boa postura, para evitar problemas na coluna;
• Comer alimentos variados e em horários regulares;
• Desenvolver atividades físicas (praticar esportes, dançar);
• Dormir cerca de oito horas por dia;
• Tomar vacinas para evitar doenças.


ATIVIDADE 2: COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA EM SEU CADERNO. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. Leia os cuidados higiênicos dos quais nosso corpo necessita.
_________________________________
_________________________________

2. Escreva no caderno os novos cuidados higiênicos que você acrescentou na sua vida devido à pandemia do COVID-19.
_________________________________
_________________________________


Geografia____________________

ATIVIDADE 1: COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA EM SEU CADERNO.

O Estado de São Paulo
Nós moramos em Monte Mor.
Monte Mor é um Município do Estado de São Paulo.
O território do Estado de São Paulo está dividido em 645 municípios.
A capital do Estado de São Paulo é a cidade de São Paulo.
A cidade de São Paulo foi fundada no dia 25 de Janeiro de 1554.
Ela teve sua origem a partir da criação de uma escola pelo padre José de Anchieta e outros jesuítas.
E esta escola, humilde, mas idealista, que deu origem a cidade de São Paulo, multiplicou-se através dos séculos em muitos estabelecimentos de ensino, que deram a ela o cunho de grande centro educativo e cultural.
A cidade de São Paulo também teve grande desenvolvimento comercial e industrial.
Avenidas, viadutos, prédios compõem a dinâmica paisagem de São Paulo, onde milhões de pessoas vivem e trabalham numa colaboração essencial para o progresso do Brasil.
No dia 25 de janeiro de 2020 a cidade de São Paulo, capital do nosso Estado, fez 466 anos.


ATIVIDADE 2: COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA EM SEU CADERNO. Se for necessário, leia o texto novamente.

1. Leia o texto e escreva as respostas no caderno:

a) Número de municípios do estado de São Paulo: ___________
b) Nome da capital do estado de São Paulo:_____________________

2. De acordo com o lugar onde moramos, escreva no caderno o nome do:
a) Município:____________________________
b) Estado:___________________________
c) País:________________________


Sexta-feira, dia 8_____

Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE 1: COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA EM SEU CADERNO.

1. As profissões que você já exerceu.
_______________________________
_______________________________

2. A profissão que você mais gostou de exercer e o porquê.
_______________________________
_______________________________


3. A profissão que você exerce hoje: O que faz, se gosta e o motivo pelo qual você a escolheu.
_______________________________
_______________________________



Matemática_________________________

ATIVIDADE 1: COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA EM SEU CADERNO.


1. Escreva o valor absoluto e o valor relativo do algarismo 5 nos numerais:

9 5 3: ________________

5 1 2: ________________

8 7 5: ________________

6 5 4: ________________

2. Escreva como se lê os numerais:

297: _____________________________________

750: _____________________________________

415: _____________________________________

853: _____________________________________

549: _____________________________________

682: _____________________________________


3. Resolva as operações

246 + 513 = ____________

357 + 624 =____________

451 + 476 =____________

765 – 342 =____________

581 – 254 =____________

658 – 276 = ____________

312 x 2 =____________

236 x 2 =____________

184 x 2 =____________

10 : 2 = _____________

12 : 2 = _____________

16 : 2 =_____________



Termo 2__________

Responda, clicando no link abaixo, a chamada dessas aulas
https://forms.gle/WLLx7SXZ5E9g6YsQ9

Fique bem, fique em casa!