Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Segunda-feira, dia 25____
Projeto de Lei n° 351/2020, que antecipa o feriado civil de 9 de julho para a segunda-feira, dia 25 de maio.
Terça-feira, dia 26_____
Geografia_______________________
ATIVIDADE: leitura e interpretação de texto.
LEIA O TEXTO DA AULA PASSADA 21/5 PARA RESPONDER AS QUESTÕES
1. OBSERVE A PAISAGEM DO LUGAR ONDE VOCÊ MORA. MARQUE UM X
NA ALTERNATIVA CORRETA. O QUE PREDOMINA (QUE TEM MAIS)?
A) COMPONENTES NATURAIS.
B) COMPONENTES CONSTRUÍDOS PELO TRABALHO DAS PESSOAS.
2. NO CAMINHO QUE VOCÊ FAZ PARA A ESCOLA, QUE COMPONENTES
NATURAIS VOCÊ OBSERVA?
3. NESSE MESMO CAMINHO, O QUE FOI FEITO PELAS PESSOAS?
4. ASSINALE COM UM X O QUE FOR CERTO:
A) AS PESSOAS DEVEM PRESERVAR A NATUREZA.
B) PODEMOS JOGAR LIXO NOS RIOS.
C) OS ANIMAIS FAZEM PARTE DA NATUREZA.
D) PODEMOS CAÇAR ANIMAIS E VENDÊ-LOS.
História_________________________
ATIVIDADE: LEIA, COPIE NO CADERNO, FAREMOS AS
ATIVIDADES NA PRÓXIMA AULA.
ATIVIDADES NA PRÓXIMA AULA.
OS ÍNDIOS
OS ÍNDIOS FORAM OS PRIMEIROS
HABITANTES DO BRASIL.
OS ÍNDIOS VIVEM EM GRUPOS
CHAMADOS TRIBOS.
CADA TRIBO TEM UM CHEFE GUERREIRO, CHAMADO
CACIQUE E UM CHEFE RELIGIOSO,
CHAMADO PAJÉ.
AS CASAS DOS ÍNDIOS CHAMAM-SE
OCAS. A REUNIÃO
DE OCAS FORMA UMA PEQUENA
ALDEIA CHAMADA TABA.
ALIMENTAM-SE DA CAÇA, DA PESCA E DE VEGETAIS.
SÃO SUPERSTICIOSOS, ACREDITAM
EM DEUSES. O SOL É GUARACI, A LUA É JACI E O DEUS É TUPÃ.
A FUNAI (FUNDAÇÃO
NACIONAL DO ÍNDIO),
FOI CRIADA PARA DAR PROTEÇÃO
E DEFENDER A COMUNIDADE INDÍGENA
NO BRASIL.
HOJE MUITOS ÍNDIOS
ABANDONARAM SUAS ALDEIAS
PARA VIVER NAS CIDADES OU FAZENDAS. MUDARAM
ALGUNS COSTUMES E VALORES.
O DIA DO ÍNDIO É COMEMORADO NO DIA 19 DE ABRIL.
Educação Física__________________
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa, do canal
Portal Coop . Em PDF o link é: https://www.youtube.com/watch?v=CylRJc7s-9c
ATIVIDADE TURMA 2: Atletismo
Baseado no que foi proposto e desenvolvido em aula, vimos alguns fatos sobre o atletismo. Por exemplo, como é dividido em provas de pista (corridas) e de campo (saltos e arremesso/lançamentos).
No grupo de corridas: rasas (incluindo as de revezamento), com barreiras, com obstáculos e marcha atlética. No grupo de saltos: plano horizontal e plano vertical.
No grupo de arremesso e de lançamentos: com implemento próximo ou distante ao eixo central do corpo.
Após relembrar o que foi visto em sala de aula, vamos copiar e responder às seguintes atividades em seus cadernos, pois ao retomarmos nossa rotina.
ATIVIDADES
1. O atletismo brasileiro tem atletas que se destacaram na história dos Jogos Olímpicos. Abaixo, você vê o nome de três desses atletas. Faça uma breve pesquisa sobre a vida desses atletas, o período em que competiam, quais as modalidades que participavam, o que vocês julgarem mais importante em relação a eles.
- João do Pulo:
- Vanderlei Cordeiro de Lima:
- Adhemar Ferreira da Silva:
2. Segue abaixo alguns links para assistirem em relação ao atletismo. Será muito bacana, ao término dos vídeos, vocês apresentarem as experiências em seu caderno:
SALTO EM DISTÂNCIA
SALTO TRIPLO
JOÃO DO PULO
VANDERLEI DE LIMA
Quarta-feira, dia 27_____
Língua Portuguesa_________________
ATIVIDADE:
1. APRENDA MAIS! COPIE O ALFABETO E CIRCULE A LETRA D:
A – B – C – D – E – F – G – H – I –
J – K – L – M – N – O – P – Q – R –
S – T – U – V – W – X – Y - Z
2. LEIA, COPIE O TEXTO E CIRCULE A PALAVRA DEDO:
DEDO - MINDINHO,
SEU - VIZINHO,
PAI - DE - TODOS,
FURA - BOLOS,
MATA - PIOLHOS.
RECORDAR A FAMÍLIA SILÁBICA DO D:
DA – DE – DI – DO – DU – DÃO
da – de – di – do – du – dão
3. JUNTE AS SÍLABAS E FORME PALAVRAS:
DA + DO = ___________________
DE + DÃO = __________________
I + DA + DE = _________________
E + DU =_____________________
DO + EU = ___________________
DI + A = _____________________
DO + DÓI = __________________
DOI + DO = __________________
4. COMPLETE AS PALAVRAS COM: DA- DE – DI – DO – DU – DÃO.
ESCREVA-AS COMPLETAS.
CABI ___ = _____________________
BEBI ___ = _____________________
___ ABO = _____________________
A ___ = _______________________
CADEA ___ = ____________________
A ___ BO = _____________________
5. SEPARE AS PALAVRAS DE ACORDO COM O GRUPO A QUE PERTENCEM:
DADO - EDU – CADEADO –
CUBO – ADA – CABIDE –
DIDI – DEDÉ
PESSOAS:
OBJETOS:
1. APRENDA MAIS! COPIE O ALFABETO E CIRCULE A LETRA D:
A – B – C – D – E – F – G – H – I –
J – K – L – M – N – O – P – Q – R –
S – T – U – V – W – X – Y - Z
2. LEIA, COPIE O TEXTO E CIRCULE A PALAVRA DEDO:
DEDO - MINDINHO,
SEU - VIZINHO,
PAI - DE - TODOS,
FURA - BOLOS,
MATA - PIOLHOS.
(FAZ PARTE DO FOLCLORE)
RECORDAR A FAMÍLIA SILÁBICA DO D:
DA – DE – DI – DO – DU – DÃO
da – de – di – do – du – dão
3. JUNTE AS SÍLABAS E FORME PALAVRAS:
DA + DO = ___________________
DE + DÃO = __________________
I + DA + DE = _________________
E + DU =_____________________
DO + EU = ___________________
DI + A = _____________________
DO + DÓI = __________________
DOI + DO = __________________
4. COMPLETE AS PALAVRAS COM: DA- DE – DI – DO – DU – DÃO.
ESCREVA-AS COMPLETAS.
CABI ___ = _____________________
BEBI ___ = _____________________
___ ABO = _____________________
A ___ = _______________________
CADEA ___ = ____________________
A ___ BO = _____________________
5. SEPARE AS PALAVRAS DE ACORDO COM O GRUPO A QUE PERTENCEM:
DADO - EDU – CADEADO –
CUBO – ADA – CABIDE –
DIDI – DEDÉ
PESSOAS:
OBJETOS:
Matemática_______________________
ATIVIDADE:
1. ESCREVA OS NÚMEROS COM ALGARISMOS. VEJA O EXEMPLO.
10 DEZ
____ ONZE
____ DEZESSEIS
____ DEZENOVE
____ DOZE
____ DEZESSETE
____ TREZE
____ QUINZE
____ DEZOITO
2. CALCULE COM ATENÇÃO (CÁLCULO MENTAL, TENTE CALCULAR SÓ COM A CABEÇA).
3 + 4 + 7 + 1 = _______
0 + 9 + 3 + 4 = _______
1 + 5 + 1 + 8 = _______
2 + 8 + 5 + 2 = _______
6 + 4 + 2 + 1 = _______
3 + 2 + 3 + 2 = _______
5 + 2 + 9 + 3 = _______
10 + 3 + 6 + 1 = ______
3. PINTE O NÚMERO MAIOR DE CADA ETIQUETA.
18
|
28
|
58
|
45
|
85
|
15
|
91
|
71
|
51
|
4. LEIA E ESCREVA OS NÚMEROS:
a. 2 NÚMEROS A MAIS QUE 53: ______
b. 4 NÚMEROS A MENOS QUE 26: ______
c. 7 NÚMEROS A MAIS QUE 31: ______
d. 3 NÚMEROS A MENOS QUE 63: ______
5. COMPLETE AS AFIRMAÇÕES (USE NÚMEROS).
a. 1 DEZENA DE BANANAS SÃO ______ BANANAS.
b. 1 DÚZIA DE OVOS SÃO ______ OVOS.
c. 1 DÚZIA E MEIA DE MAÇÃS SÃO ______ MAÇÃS.
d. 1 DÚZIA E MEIA DE LARANJAS SÃO ______ LARANJAS.
Quinta-feira, dia 28____
Ciências________________________
ATIVIDADE: leitura e interpretação de texto.
LEIA E COPIE:
ALIMENTAÇÃO
VOCÊ JÁ SABE QUE ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL, PRINCIPALMENTE
AS CARNES, DEVEM SER BEM COZIDAS ANTES DE COMER. AS CARNES CONTAMINADAS PODEM
TRAZER DOENÇAS PARA O NOSSO CORPO.
OS ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL PODEM SER CONSUMIDOS CRUS OU
COZIDOS. O QUE COMEMOS CRUS PRECISAM SER MUITO BEM LAVADOS.
OS ALIMENTOS DE ORIGEM MINERAL SÃO O SAL E A ÁGUA. ELES
TAMBÉM PRECISAM ESTAR LIMPOS PARA SEREM USADOS.
1. LEIA O NOME DE VÁRIOS
ALIMENTOS E SEPARE-OS DE ACORDO COM A ORIGEM A QUE PERTENCEM.
CENOURA – FRANGO – LINGUIÇA
MAÇÃ – OVO – BANANA – QUEIJO
ÁGUA – ALFACE FEIJÃO – MEL
CEBOLA – SAL – PEIXE
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
ORIGEM ANIMAL
ORIGEM
VEGETAL
ORIGEM MINERAL
Arte___________________________
ATIVIDADE: Formas abstratas.
A arte abstrata não tem a intenção de representar figuras de objetos como realmente são. Ela não se preocupa em representar objetos, pois expressa-se por si mesma, ela é, em si, um objeto de algo e não a representação de algo, uma ilusão para o mundo, como a arte figurativa.
A arte abstrata utiliza-se somente das formas cores e texturas, sem retratar nenhuma figura.
Agora que você já sabe a diferença entre Arte abstrata e Arte figurativa. Desenhe em seu caderno, ou em uma folha de sulfite, uma composição abstrata. Não se esqueça de dar um título a sua obra.
A arte abstrata não tem a intenção de representar figuras de objetos como realmente são. Ela não se preocupa em representar objetos, pois expressa-se por si mesma, ela é, em si, um objeto de algo e não a representação de algo, uma ilusão para o mundo, como a arte figurativa.
A arte abstrata utiliza-se somente das formas cores e texturas, sem retratar nenhuma figura.
Agora que você já sabe a diferença entre Arte abstrata e Arte figurativa. Desenhe em seu caderno, ou em uma folha de sulfite, uma composição abstrata. Não se esqueça de dar um título a sua obra.
Sexta-feira, dia 29_____
Língua Portuguesa_______________
ATIVIDADE: REVISÃO
1. ESCREVA O QUE SE PEDE USANDO PALAVRAS INCIADAS PELA LETRA D:
a. UM ANIMAL = _____________________________
b. UM OBJETO = ______________________________
c. UMA PARTE DO CORPO = _____________________
d. UM BRINQUEDO = ___________________________
e. UM ALIMENTO = _____________________________
2. COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS ABAIXO:
CADEADO – CADUCO – DOCE – DEDO
EDUARDO MACHUCOU O _________________________.
ADÃO PERDEU A CHAVE DO _______________________.
VOVÔ ESTÁ FICANDO _____________________________.
DUDA FEZ ___________________________ DE BANANA.
3. ESCREVA AS PALAVRAS NO MASCULINO FORMANDO PARES:
GALINHA =
PERUA =
IRMÃ =
VACA =
MADRINHA =
AVÓ =
4. ESCREVA AS LETRAS QUE VEM ANTES (ANTECESSORA) E AS QUE VÊM DEPOIS (SUCESSORA).
_____ - B - _____
_____ - R - _____
_____ - H - _____
_____ - F - _____
_____ - D - _____
_____ - P - _____
_____ - U - _____
_____ - E - _____
_____ - O - _____
_____ - M - _____
_____ - S - _____
_____ - G - _____
5. SEPARE AS PALAVRAS EM SÍLABAS:
DORIL =
EDUCADO =
ADUBO =
COCADA =
ADÃO =
EDUCAÇÃO =
1. ESCREVA O QUE SE PEDE USANDO PALAVRAS INCIADAS PELA LETRA D:
a. UM ANIMAL = _____________________________
b. UM OBJETO = ______________________________
c. UMA PARTE DO CORPO = _____________________
d. UM BRINQUEDO = ___________________________
e. UM ALIMENTO = _____________________________
2. COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS ABAIXO:
CADEADO – CADUCO – DOCE – DEDO
EDUARDO MACHUCOU O _________________________.
ADÃO PERDEU A CHAVE DO _______________________.
VOVÔ ESTÁ FICANDO _____________________________.
DUDA FEZ ___________________________ DE BANANA.
3. ESCREVA AS PALAVRAS NO MASCULINO FORMANDO PARES:
GALINHA =
PERUA =
IRMÃ =
VACA =
MADRINHA =
AVÓ =
4. ESCREVA AS LETRAS QUE VEM ANTES (ANTECESSORA) E AS QUE VÊM DEPOIS (SUCESSORA).
_____ - B - _____
_____ - R - _____
_____ - H - _____
_____ - F - _____
_____ - D - _____
_____ - P - _____
_____ - U - _____
_____ - E - _____
_____ - O - _____
_____ - M - _____
_____ - S - _____
_____ - G - _____
5. SEPARE AS PALAVRAS EM SÍLABAS:
DORIL =
EDUCADO =
ADUBO =
COCADA =
ADÃO =
EDUCAÇÃO =
Matemática_____________________
ATIVIDADE: MESES DO ANO
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
1. VAMOS RELEMBRAR OS MESES DO ANO:
JANEIRO
FEVEREIRO
MARÇO
ABRIL
MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
2. AGORA É COM VOCÊ! COMPLETE:
a. QUAL É O PRIMEIRO MÊS DO ANO? __________________
b. QUAL É O MÊS DO SEU ANIVERSÁRIO? ________________
c. QUAL É O QUARTO MÊS DO ANO? ____________________
d. QUAL É O MÊS QUE TEM O NOME COM QUATRO LETRAS?
________________
e. EM QUAL MÊS DO ANO FESTEJAMOS O NATAL? ________________
f. EM QUE MÊS NÓS ESTAMOS? _____________________
----------------
Termo 1__________
Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas
Fique bem, fique em casa!