segunda-feira, 25 de maio de 2020

Semana 4 - de 25 a 29/5 - EJA Alfabetização

Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 25____


Projeto de Lei n° 351/2020, que antecipa o feriado civil de 9 de julho para a segunda-feira, dia 25 de maio.



Terça-feira, dia 26_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: leitura e interpretação de texto.


LEIA O TEXTO DA AULA PASSADA 21/5 PARA RESPONDER AS QUESTÕES

1. OBSERVE A PAISAGEM DO LUGAR ONDE VOCÊ MORA. MARQUE UM X NA ALTERNATIVA CORRETA. O QUE PREDOMINA (QUE TEM MAIS)?
A) COMPONENTES NATURAIS.
B) COMPONENTES CONSTRUÍDOS PELO TRABALHO DAS PESSOAS.


2. NO CAMINHO QUE VOCÊ FAZ PARA A ESCOLA, QUE COMPONENTES NATURAIS VOCÊ OBSERVA?


3. NESSE MESMO CAMINHO, O QUE FOI FEITO PELAS PESSOAS?


4. ASSINALE COM UM X O QUE FOR CERTO:
A) AS PESSOAS DEVEM PRESERVAR A NATUREZA.
B) PODEMOS JOGAR LIXO NOS RIOS.
C) OS ANIMAIS FAZEM PARTE DA NATUREZA.

D) PODEMOS CAÇAR ANIMAIS E VENDÊ-LOS.



História_________________________

ATIVIDADE: LEIA,  COPIE  NO  CADERNO,  FAREMOS  AS
ATIVIDADES  NA  PRÓXIMA  AULA.

OS  ÍNDIOS

OS  ÍNDIOS  FORAM  OS  PRIMEIROS  HABITANTES  DO  BRASIL.

OS  ÍNDIOS  VIVEM  EM  GRUPOS  CHAMADOS  TRIBOS.  

CADA  TRIBO  TEM  UM  CHEFE  GUERREIRO,  CHAMADO  CACIQUE  E  UM  CHEFE  RELIGIOSO,  CHAMADO  PAJÉ.

AS  CASAS  DOS  ÍNDIOS  CHAMAM-SE  OCAS.  A  REUNIÃO  DE  OCAS  FORMA  UMA  PEQUENA  ALDEIA  CHAMADA  TABA.

ALIMENTAM-SE  DA  CAÇA,  DA  PESCA  E  DE  VEGETAIS.

SÃO  SUPERSTICIOSOS,  ACREDITAM  EM  DEUSES.  O  SOL  É  GUARACI,  A  LUA  É  JACI  E  O  DEUS  É  TUPÃ.

FUNAI  (FUNDAÇÃO  NACIONAL  DO  ÍNDIO),  FOI  CRIADA  PARA  DAR  PROTEÇÃO  E  DEFENDER  A  COMUNIDADE  INDÍGENA  NO  BRASIL.

HOJE  MUITOS  ÍNDIOS  ABANDONARAM  SUAS  ALDEIAS  PARA  VIVER  NAS  CIDADES  OU  FAZENDAS.  MUDARAM  ALGUNS  COSTUMES  E  VALORES.


DIA  DO  ÍNDIO  É  COMEMORADO  NO  DIA  19  DE  ABRIL.



Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento sentado.


Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa, do canal


Portal Coop . Em PDF o link é: https://www.youtube.com/watch?v=CylRJc7s-9c


ATIVIDADE  TURMA  2: Atletismo

Baseado no que foi proposto e desenvolvido em aula, vimos alguns fatos sobre o atletismo. Por exemplo, como é dividido em provas de pista (corridas) e de campo (saltos e arremesso/lançamentos).

No grupo de corridas: rasas (incluindo as de revezamento), com barreiras, com obstáculos e marcha atlética. No grupo de saltos: plano horizontal e plano vertical.

No grupo de arremesso e de lançamentos: com implemento próximo ou distante ao eixo central do corpo.

Após relembrar o que foi visto em sala de aula, vamos copiar e responder às seguintes atividades em seus cadernos, pois ao retomarmos nossa rotina.

ATIVIDADES

1. O atletismo brasileiro tem atletas que se destacaram na história dos Jogos Olímpicos. Abaixo, você vê o nome de três desses atletas. Faça uma breve pesquisa sobre a vida desses atletas, o período em que competiam, quais as modalidades que participavam, o que vocês julgarem mais importante em relação a eles.

  • João do Pulo:
  • Vanderlei Cordeiro de Lima:
  • Adhemar Ferreira da Silva:


2. Segue abaixo alguns links para assistirem em relação ao atletismo. Será muito bacana, ao término dos vídeos, vocês apresentarem as experiências em seu caderno:

SALTO EM DISTÂNCIA

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=-2_c85LYiAI


SALTO TRIPLO

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=t7CzcZmqTvI


JOÃO DO PULO

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=Fi-fVRrHzCs


VANDERLEI DE LIMA

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=zBYufdDIOrE



Quarta-feira, dia 27_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE:

1. APRENDA MAIS! COPIE O ALFABETO E CIRCULE A LETRA D:

A – B – C – D – E – F – G – H – I – 

J – K – L – M – N – O – P – Q – R – 

S – T – U – V – W – X – Y - Z


2. LEIA, COPIE O TEXTO E CIRCULE A PALAVRA DEDO:

DEDO - MINDINHO,
SEU - VIZINHO,
PAI - DE - TODOS,
FURA - BOLOS,
MATA - PIOLHOS.
(FAZ PARTE DO FOLCLORE)

RECORDAR A FAMÍLIA SILÁBICA DO D:

DA – DE – DI – DO – DU – DÃO

da – de – di – do – du – dão


3. JUNTE AS SÍLABAS E FORME PALAVRAS:

DA + DO = ___________________

DE + DÃO = __________________

I + DA + DE = _________________

E + DU =_____________________

DO + EU = ___________________

DI + A = _____________________

DO + DÓI = __________________

DOI + DO = __________________


4. COMPLETE AS PALAVRAS  COM:  DA- DE – DI – DO – DU – DÃO.
ESCREVA-AS COMPLETAS.

CABI ___ = _____________________

BEBI ___ = _____________________

___ ABO =  _____________________

A ___ =   _______________________

CADEA ___ = ____________________

A ___ BO =  _____________________



5. SEPARE AS PALAVRAS DE ACORDO COM O  GRUPO A QUE PERTENCEM:

DADO -  EDU – CADEADO – 

CUBO – ADA – CABIDE – 

DIDI – DEDÉ


PESSOAS:


OBJETOS:




Matemática_______________________

ATIVIDADE:

1. ESCREVA OS NÚMEROS COM ALGARISMOS. VEJA O EXEMPLO.

   10    DEZ
____ ONZE
____ DEZESSEIS
____ DEZENOVE
____ DOZE
____ DEZESSETE
____ TREZE
____ QUINZE
____ DEZOITO


2. CALCULE COM ATENÇÃO (CÁLCULO MENTAL, TENTE CALCULAR SÓ COM A CABEÇA).

3 + 4 + 7 + 1 = _______
0 + 9 + 3 + 4 = _______
1 + 5 + 1 + 8 = _______
2 + 8 + 5 + 2 = _______
6 + 4 + 2 + 1 = _______
3 + 2 + 3 + 2 = _______
5 + 2 + 9 + 3 = _______
10 + 3 + 6 + 1 = ______

3. PINTE O NÚMERO MAIOR DE CADA ETIQUETA.

18
28
58

45
85
15

91
71
51


4. LEIA E ESCREVA OS NÚMEROS:
a. 2 NÚMEROS A MAIS QUE 53: ______
b. 4 NÚMEROS A MENOS QUE 26: ______
c. 7 NÚMEROS A MAIS QUE 31: ______
d. 3 NÚMEROS A MENOS QUE 63: ______


5. COMPLETE AS AFIRMAÇÕES (USE NÚMEROS).
a. 1 DEZENA DE BANANAS SÃO ______ BANANAS.
b. 1 DÚZIA DE OVOS SÃO ______ OVOS.
c. 1 DÚZIA E MEIA DE MAÇÃS SÃO ______ MAÇÃS.

d. 1 DÚZIA E MEIA DE LARANJAS SÃO ______ LARANJAS.


Quinta-feira, dia 28____


Ciências________________________

ATIVIDADE: leitura e interpretação de texto.

LEIA E COPIE:

ALIMENTAÇÃO

VOCÊ JÁ SABE QUE ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL, PRINCIPALMENTE AS CARNES, DEVEM SER BEM COZIDAS ANTES DE COMER. AS CARNES CONTAMINADAS PODEM TRAZER DOENÇAS PARA O NOSSO CORPO.

OS ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL PODEM SER CONSUMIDOS CRUS OU COZIDOS. O QUE COMEMOS CRUS PRECISAM SER MUITO BEM LAVADOS.

OS ALIMENTOS DE ORIGEM MINERAL SÃO O SAL E A ÁGUA. ELES TAMBÉM PRECISAM ESTAR LIMPOS PARA SEREM USADOS.


1. LEIA O NOME DE  VÁRIOS ALIMENTOS E SEPARE-OS DE ACORDO COM A ORIGEM A QUE PERTENCEM.

CENOURA – FRANGO – LINGUIÇA

MAÇÃ –  OVO – BANANA – QUEIJO

ÁGUA –   ALFACE    FEIJÃO – MEL 

CEBOLA – SAL – PEIXE


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

ORIGEM ANIMAL            



ORIGEM VEGETAL           



ORIGEM MINERAL



Arte___________________________

ATIVIDADE: Formas abstratas.

A arte abstrata não tem a intenção de representar figuras de objetos como realmente são. Ela não se preocupa em representar objetos, pois expressa-se por si mesma, ela é, em si, um objeto de algo e não a representação de algo, uma ilusão para o mundo, como a arte figurativa.
A arte abstrata utiliza-se somente das formas cores e texturas, sem retratar nenhuma figura.



Agora que você já sabe a diferença entre Arte abstrata e Arte figurativa. Desenhe em seu caderno, ou em uma folha de sulfite, uma composição abstrata. Não se esqueça de dar um título a sua obra.


Sexta-feira, dia 29_____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: REVISÃO


1. ESCREVA O QUE SE PEDE USANDO PALAVRAS INCIADAS PELA LETRA D:

a.  UM ANIMAL = _____________________________
b.  UM OBJETO = ______________________________
c.  UMA PARTE DO CORPO = _____________________
d.  UM BRINQUEDO = ___________________________
e.  UM ALIMENTO = _____________________________


2. COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS ABAIXO:

CADEADO – CADUCO – DOCE – DEDO 


EDUARDO MACHUCOU O _________________________.

ADÃO PERDEU A CHAVE DO  _______________________.

VOVÔ ESTÁ FICANDO _____________________________.

DUDA FEZ  ___________________________ DE BANANA.


3. ESCREVA AS PALAVRAS NO MASCULINO FORMANDO PARES:

GALINHA =

PERUA =

IRMÃ =

VACA =

MADRINHA =

AVÓ =


4. ESCREVA AS LETRAS QUE VEM ANTES (ANTECESSORA) E AS QUE VÊM DEPOIS (SUCESSORA).

_____ - B - _____

_____ - R - _____

_____ - H - _____

_____ - F - _____

_____ - D - _____

_____ - P - _____

_____ - U - _____

_____ - E -  _____

_____ - O - _____

_____ - M - _____

_____  - S -  _____

_____  - G -  _____


5. SEPARE AS PALAVRAS EM SÍLABAS:
DORIL =
EDUCADO =
ADUBO =
COCADA =
ADÃO =
EDUCAÇÃO =



Matemática_____________________

ATIVIDADE: MESES DO ANO


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

1. VAMOS RELEMBRAR OS MESES DO ANO:

JANEIRO
FEVEREIRO
MARÇO
ABRIL
MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

2. AGORA É COM VOCÊ! COMPLETE:
a. QUAL É O PRIMEIRO MÊS DO ANO? __________________

b. QUAL É O MÊS DO SEU ANIVERSÁRIO? ________________

c. QUAL É O QUARTO MÊS DO ANO? ____________________

d. QUAL É O MÊS QUE TEM O NOME COM QUATRO LETRAS? ________________

e. EM QUAL MÊS DO ANO FESTEJAMOS O NATAL? ________________


f. EM QUE MÊS NÓS ESTAMOS? _____________________



----------------



Termo 1__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!