Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Segunda-feira, dia 25____
Projeto de Lei n° 351/2020, que antecipa o feriado civil de 9 de julho para a segunda-feira, dia 25 de maio.
Terça-feira, dia 26_____
Geografia_______________________
ATIVIDADE: leitura e interpretação de texto.
As regiões brasileiras
O Brasil é um país muito grande. Ele tem 8.511.965km² de extensão.
Por causa da grande extensão do nosso país, existem diferenças de um lugar para outro: na paisagem, no clima e no modo de vida das pessoas.
De acordo com as semelhanças que existem entre os estados e para uma melhor administração, os estados foram agrupados em regiões.
O Brasil está dividido em cinco grandes regiões.
A maior região do Brasil é a Norte e a menor é a Sul.
A Região Sul apresenta os mais elevados índices de alfabetizados e é a 3ª em população.
A Região Centro-Oeste é a 2ª mais extensa região do Brasil e é a única que não é banhada pelo mar. Ela tem limite com todas as outras regiões. É na Região Centro-Oeste que está situado o Distrito Federal onde fica a cidade de Brasília, capital do Brasil.
A Região Sudeste é a mais populosa e a mais desenvolvida do Brasil.
A Região Nordeste tem o maior número de estados.
Região Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Região Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Região Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Região Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Região Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
1. Em que região nós moramos?
_____________________________
2. Escreva a região do Brasil que:
É a maior: ______________________
É a menor: _____________________
Tem o maior número de estados: ____________________
É a mais populosa: _____________________
Não é banhada pelo mar: ________________________
Apresenta os mais elevados índices de alfabetizados: ________________________
É a mais desenvolvida: ________________________
Tem limite com todas as outras regiões: ________________________
3. Em que região está situado o Distrito Federal onde fica a cidade de Brasília, capital do Brasil? ________________________
O Brasil é um país muito grande. Ele tem 8.511.965km² de extensão.
Por causa da grande extensão do nosso país, existem diferenças de um lugar para outro: na paisagem, no clima e no modo de vida das pessoas.
De acordo com as semelhanças que existem entre os estados e para uma melhor administração, os estados foram agrupados em regiões.
O Brasil está dividido em cinco grandes regiões.
A maior região do Brasil é a Norte e a menor é a Sul.
A Região Sul apresenta os mais elevados índices de alfabetizados e é a 3ª em população.
A Região Centro-Oeste é a 2ª mais extensa região do Brasil e é a única que não é banhada pelo mar. Ela tem limite com todas as outras regiões. É na Região Centro-Oeste que está situado o Distrito Federal onde fica a cidade de Brasília, capital do Brasil.
A Região Sudeste é a mais populosa e a mais desenvolvida do Brasil.
A Região Nordeste tem o maior número de estados.
Região Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Região Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Região Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Região Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Região Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
_____________________________
2. Escreva a região do Brasil que:
É a maior: ______________________
É a menor: _____________________
Tem o maior número de estados: ____________________
É a mais populosa: _____________________
Não é banhada pelo mar: ________________________
Apresenta os mais elevados índices de alfabetizados: ________________________
É a mais desenvolvida: ________________________
Tem limite com todas as outras regiões: ________________________
3. Em que região está situado o Distrito Federal onde fica a cidade de Brasília, capital do Brasil? ________________________
História_________________________
ATIVIDADE: leitura e interpretação de texto.
Leia novamente o texto, da última aula, sobre os índios
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Relacione perguntas e respostas
( 1 ) Os primeiros habitantes do Brasil foram os
( 2 ) Os grupos de índios são chamados
( 3 ) Os índios eram nômades porque
( 4 ) Os índios alimentam-se através
( 5 ) As cabanas onde os índios moram são chamadas
( 6 ) O conjunto das casas indígenas é chamado
( 7 ) As armas usadas pelos índios são
( 8 ) O chefe da tribo é chamado
( 9 ) O chefe religioso da tribo é chamado
( 10 ) A organização que defende o espaço e os direitos dos índios na sociedades é a
( ) tribos.
( ) cacique.
( ) FUNAI.
( ) mudavam-se de um lugar para outro periodicamente.
( ) aldeia.
( ) índios.
( ) pajé.
( ) da caça, da pesca e de plantas que cultivam ou colhem da natureza.
( ) arco, flecha, lança, tacape e zarabatana.
( ) ocas.
Educação Física__________________
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa, do canal
Portal Coop . Em PDF o link é: https://www.youtube.com/watch?v=CylRJc7s-9c
ATIVIDADE TURMA 2: Atletismo
Baseado no que foi proposto e desenvolvido em aula, vimos alguns fatos sobre o atletismo. Por exemplo, como é dividido em provas de pista (corridas) e de campo (saltos e arremesso/lançamentos).
No grupo de corridas: rasas (incluindo as de revezamento), com barreiras, com obstáculos e marcha atlética. No grupo de saltos: plano horizontal e plano vertical.
No grupo de arremesso e de lançamentos: com implemento próximo ou distante ao eixo central do corpo.
Após relembrar o que foi visto em sala de aula, vamos copiar e responder às seguintes atividades em seus cadernos, pois ao retomarmos nossa rotina.
ATIVIDADES
1. O atletismo brasileiro tem atletas que se destacaram na história dos Jogos Olímpicos. Abaixo, você vê o nome de três desses atletas. Faça uma breve pesquisa sobre a vida desses atletas, o período em que competiam, quais as modalidades que participavam, o que vocês julgarem mais importante em relação a eles.
- João do Pulo:
- Vanderlei Cordeiro de Lima:
- Adhemar Ferreira da Silva:
2. Segue abaixo alguns links para assistirem em relação ao atletismo. Será muito bacana, ao término dos vídeos, vocês apresentarem as experiências em seu caderno:
SALTO EM DISTÂNCIA
SALTO TRIPLO
JOÃO DO PULO
VANDERLEI DE LIMA
Quarta-feira, dia 27_____
Língua Portuguesa__________________
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
ATIVIDADE: cálculos e operações.
ATIVIDADE: leitura e interpretação de texto.
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
25 de maio – Dia do Trabalhador Rural
No dia 25 de maio é comemorado o Dia do Trabalhador Rural.
A data homenageia todas as pessoas que trabalham nas zonas rurais, ou seja, nos campos (fazendas, sítios, chácaras e granjas) como lavradores, agricultores, pecuaristas.
É o trabalhador rural, com o seu trabalho, que contribui para o crescimento da economia e sustento da população.
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
Obrigado ao homem do campo
(Dom / Ravel)
Obrigado ao homem do campo
Pelo leite o café e o pão
Deus abençoe os braços que fazem
O suado cultivo do chão
Obrigado ao homem do campo
Pela carne, o arroz e feijão
Os legumes, verduras e frutas
E as ervas do nosso sertão
Obrigado ao homem do campo
Pela madeira da construção
Pelo couro e os fios das roupas
Que agasalham a nossa nação
Pelo couro e os fios das roupas
Que agasalham a nossa nação
Obrigado ao homem do campo
O boiadeiro e o lavrador
O patrão que dirige a fazenda
O irmão que dirige o trator
Obrigado ao homem do campo
O estudante e o professor
A quem fecunda o solo cansado
Recuperando o antigo valor
Obrigado ao homem do campo
Do oeste, do norte e do sul
Sertanejo da pele queimada
Do sol que brilha no céu azul
Sertanejo da pele queimada
Do sol que brilha no céu azul
E obrigado ao homem do campo
Que deu a vida pelo Brasil
Seus atletas, heróis e soldados
Que a santa terra já cobriu
Obrigado ao homem do campo
Que ainda guarda com zelo a raiz
Da cultura, da fé, dos costumes
E valores do nosso país
Obrigado ao homem do campo
Pela semeadura do chão
E pela conservação do folclore
Empunhando a viola na mão
E pela conservação do folclore
Empunhando a viola na mão
Lá rá lá, lá rá lá, lá rá lá....
https://www.letras.mus.br/dom-ravel/487572/
Acessado em 19/05/2020
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Verso é cada uma das linhas de um poema ou de uma música. A música tem ________ versos.
2. Estrofe é o conjunto de versos. A música tem _______ estrofes.
3. Rimar é repetir um som no final de dois ou mais versos. Copie da música a palavra que rima com:
pão: chão
feijão:
construção:
lavrador:
professor:
sul:
Brasil:
raiz:
chão:
4. A música faz um agradecimento ao homem do campo pelas coisas que ele produz. Escreva dez coisas que o homem do campo produz.
_________________________
Matemática_______________________
ATIVIDADE: cálculos e operações.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. José recebe R$1.045,00 por mês. Gasta R$45,00 com água, R$130,00 com luz e R$450,00 com aluguel. Quanto sobra para José gastar com outras despesas?
2. Maria faz quatro faxinas por semana. Ela ganha R$120,00 em cada faxina. Quanto Maria ganha em quatro semanas?
3. Resolva as divisões
8:2=
6:2=
2:2=
4:2=
16:2=
12:2=
14:2=
10:2=
64:2=
48:2=
82:2=
26:2=
Vídeo e apoio:
Link - https://www.youtube.com/watch?v=603kr8RHTuw
2. Maria faz quatro faxinas por semana. Ela ganha R$120,00 em cada faxina. Quanto Maria ganha em quatro semanas?
3. Resolva as divisões
8:2=
6:2=
2:2=
4:2=
16:2=
12:2=
14:2=
10:2=
64:2=
48:2=
82:2=
26:2=
Vídeo e apoio:
Link - https://www.youtube.com/watch?v=603kr8RHTuw
Quinta-feira, dia 28____
Ciências________________________
ATIVIDADE: leitura e interpretação de texto.
Doenças e prevenção
O mundo é povoado por inúmeros seres que muitas vezes, não podemos sequer ver.
Alguns desses seres são responsáveis por doenças. Eles se instalam em nosso corpo, multiplicam-se e passam a aproveitar-se dele. São encontrados no ar, na terra e na água.
Esses seres vivos podem ser vírus, bactérias, fungos ou vermes.
Exemplos de doenças causadas por vírus: gripe,aids, caxumba, catapora, sarampo, hepatite, rubéola, poliomielite (paralisia infantil).
Exemplos de doenças causadas por bactérias: pneumonia, cólera, tétano, meningite, sífilis.
Exemplos de doenças causadas por fungos: micoses (sapinho, boqueira, frieira)
Exemplos de doenças causadas por vermes: teníase (solitária), esquistossomose (barriga d’água), amarelão, lombriga, oxiurose, bicho geográfico.
A prevenção contra as doenças está baseada em hábitos saudáveis de higiene.
A transmissão dos seres causadores de doenças dá-se por diversas formas, variando de uma doença para outra. As mais comuns são: pela mão e por objetos contaminados (copos, talheres, pratos), secreções nasais (espirro), saliva (tosse), alimentos contaminados e mal lavados, etc.
1. Onde são encontrados os seres responsáveis por causar doenças?
_______________________________
2. Escreva dois exemplos citados no texto de doenças causadas por:
Vírus: ________________________
Bactérias: _________________________
Fungos: __________________________
Vermes: __________________________
3. Escreva duas formas de transmissão dos seres causadores de doenças:
_______________________________
O mundo é povoado por inúmeros seres que muitas vezes, não podemos sequer ver.
Alguns desses seres são responsáveis por doenças. Eles se instalam em nosso corpo, multiplicam-se e passam a aproveitar-se dele. São encontrados no ar, na terra e na água.
Esses seres vivos podem ser vírus, bactérias, fungos ou vermes.
Exemplos de doenças causadas por vírus: gripe,aids, caxumba, catapora, sarampo, hepatite, rubéola, poliomielite (paralisia infantil).
Exemplos de doenças causadas por bactérias: pneumonia, cólera, tétano, meningite, sífilis.
Exemplos de doenças causadas por fungos: micoses (sapinho, boqueira, frieira)
Exemplos de doenças causadas por vermes: teníase (solitária), esquistossomose (barriga d’água), amarelão, lombriga, oxiurose, bicho geográfico.
A prevenção contra as doenças está baseada em hábitos saudáveis de higiene.
A transmissão dos seres causadores de doenças dá-se por diversas formas, variando de uma doença para outra. As mais comuns são: pela mão e por objetos contaminados (copos, talheres, pratos), secreções nasais (espirro), saliva (tosse), alimentos contaminados e mal lavados, etc.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Onde são encontrados os seres responsáveis por causar doenças?
_______________________________
2. Escreva dois exemplos citados no texto de doenças causadas por:
Vírus: ________________________
Bactérias: _________________________
Fungos: __________________________
Vermes: __________________________
3. Escreva duas formas de transmissão dos seres causadores de doenças:
_______________________________
Arte___________________________
ATIVIDADE: Formas abstratas.
A arte abstrata não tem a intenção de representar figuras de objetos como realmente são. Ela não se preocupa em representar objetos, pois expressa-se por si mesma, ela é, em si, um objeto de algo e não a representação de algo, uma ilusão para o mundo, como a arte figurativa.
A arte abstrata utiliza-se somente das formas cores e texturas, sem retratar nenhuma figura.
Agora que você já sabe a diferença entre Arte abstrata e Arte figurativa. Desenhe em seu caderno, ou em uma folha de sulfite, uma composição abstrata. Não se esqueça de dar um título a sua obra.
A arte abstrata não tem a intenção de representar figuras de objetos como realmente são. Ela não se preocupa em representar objetos, pois expressa-se por si mesma, ela é, em si, um objeto de algo e não a representação de algo, uma ilusão para o mundo, como a arte figurativa.
A arte abstrata utiliza-se somente das formas cores e texturas, sem retratar nenhuma figura.
Agora que você já sabe a diferença entre Arte abstrata e Arte figurativa. Desenhe em seu caderno, ou em uma folha de sulfite, uma composição abstrata. Não se esqueça de dar um título a sua obra.
Sexta-feira, dia 29_____
Língua Portuguesa_______________
ATIVIDADE: Produção de texto.
Observe a sequência e escreva um texto em seu caderno.
Dê nome ao personagem e escreva sobre os vários momentos em que a história acontece.
Observe a sequência e escreva um texto em seu caderno.
Dê nome ao personagem e escreva sobre os vários momentos em que a história acontece.
Matemática_____________________
ATIVIDADE: cálculo e operações.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Calcule de quanto foi o aumento do salário mínimo de ano a
ano de 2000 a 2020 resolvendo a subtração dos valores:
1. 2001 e
2000 ( 180,00 – 151,00 )
2. 2002 e
2001 ( 200,00 – 180,00 )
3. 2003 e
2002 ( 240,00 – 200,00 )
4. 2004 e
2003 ( 260,00 – 240,00 )
5. 2005 e
2004 ( 300,00 – 260,00 )
6. 2006 e
2005 ( 350,00 – 300,00 )
7. 2007 e
2006 ( 380,00 – 350,00 )
8. 2008 e
2007 ( 415,00 – 380,00 )
9. 2009 e
2008 ( 465,00 – 415,00 )
10. 2010 e 2009 (
510,00 – 465,00 )
11. 2011 e 2010 (
545,00 – 510,00 )
12. 2012 e 2011 (
622,00 – 545,00 )
13. 2013 e 2012 (
678,00 – 622,00 )
14. 2014 e 2013 (
724,00 – 678,00 )
15. 2015 e 2014 (
788,00 – 724,00 )
16. 2016 e 2015 (
880,00 – 788,00 )
17. 2017 e 2016 (
937,00 – 880,00 )
18. 2018 e 2017 (
954,99 – 937,00 )
19. 2019 e 2018 (
998,00 – 954,00 )
20. 2020 e 2019 (
1045,00 – 998,00 )
----------------
Termo 2__________
Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas
Fique bem, fique em casa!