quarta-feira, 27 de maio de 2020

Semana 5 - de 1 a 5/6 - 9o ano EJA

Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 1____


Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE: Leitura e interpretação com descritores. Descritor 1: Identificar a tese (a ideia principal) de um texto. Descritor 2: Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Peixes de aquário: animais de estimação ou pestes?

A criação de peixes ornamentais é uma atividade de lazer muito popular, mas constitui uma ameaça aos ecossistemas marinhos e de água doce. Quando libertados na natureza, os peixes de aquário podem gerar impactos ambientais e até prejudicar a saúde humana.

A criação de peixes ornamentais em aquários – o aquarismo – é uma das atividades de lazer mais praticadas no mundo, mas também é uma crescente fonte de disseminação de peixes não nativos em corpos d’água de diversos países. Essa introdução de espécies de outras regiões por aquaristas pode ter desastrosos impactos sobre ecossistemas marinhos e de água doce e até na integridade física das pessoas. Peixes de aquário nunca devem ser libertados no meio ambiente. Para se desfazer de seus peixes, os aquaristas devem seguir as recomendações feitas por instituições da área ambiental: doá-los, vendê-los ou, se não for possível, sacrificá-los com anestésicos ou congelamento. [...]

Estudos sobre essa atividade mostraram que a presença de aquários nos lares proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas. Alguns resultados positivos do aquarismo seriam: desenvolvimento do senso de responsabilidade, da iniciativa e da confiança em crianças, redução no nível de estresse em adultos e melhoria do bem-estar físico e psicológico em idosos (inclusive benefícios como tratamento suplementar para a doença de Parkinson).

Infelizmente, muitas pessoas que praticam essa atividade não cuidam de modo adequado de seus aquários, por diversos motivos. O interesse dos aquaristas pode ser afetado por problemas como o crescimento exagerado de algumas espécies, entre elas o pacu-de-barriga-vermelha; o comportamento agressivo de outras, como o oscar ou o apaiari, que atacam outros peixes colocados no mesmo aquário; e a morte de exemplares, decorrente de falhas de manutenção. [...]

Pesquisadores da agência de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) também mostraram que, naquele país, a liberação no ambiente de peixes de aquário é a segunda maior causa de introdução de espécies não nativas. Esse tipo de invasão biológica é mais grave no estado da Flórida. Em Taiwan, na Ásia, pesquisadores das universidades de Kaohsiung e Taiwan, e do Zoológico de Taipei descobriram que 20 das 26 espécies de peixes não nativos presentes nos ambientes naturais daquele país foram introduzidas devido a solturas de aquaristas.
Ciência Hoje. dezembro de 2009. Fragmento.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Qual é a tese defendida no texto Peixes de aquário: animais de estimação ou pestes??
A) A prática do aquarismo traz benefícios para a saúde das pessoas.
B) A soltura de peixes de aquários em corpos d’água prejudica o ecossistema.
C) O aquarismo é uma das atividades de lazer mais praticadas no mundo.
D) O descuido dos aquários por parte dos aquaristas é grande.




LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

A floresta do contrário

Todas as florestas existem antes dos homens.

Elas estão lá e então o homem chega, vai destruindo, derruba as árvores, começa a construir prédios, casas, tudo com muito tijolo e concreto. E poluição também.

Mas nesta floresta aconteceu o contrário. O que havia antes era uma cidade dos homens, dessas bem poluídas, feia, suja, meio neurótica.

Então as árvores foram chegando, ocupando novamente o espaço, conseguiram expulsar toda aquela sujeira e se instalaram no lugar.

É o que se poderia chamar de vingança da natureza – foi assim que terminou seu relato o amigo beija-flor.

Por isso ele estava tão feliz, beijocando todas as flores – aliás, um colibri bem assanhado, passava flor por ali, ele já sapecava um beijão.

Agora o Nan havia entendido por que uma ou outra árvore tinha parede por dentro, e ele achou bem melhor assim.
Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras.

Era um lugar muito bonito, gostoso de se ficar. Só que o Nan não podia, precisava partir sem demora. Foi se despedir do colibri, mas ele já estava namorando apertado a uma outra florzinha, era melhor não atrapalhar.
LIMA, Ricardo da Cunha. Em busca do tesouro de Magritte. São Paulo: FTD, 1988.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

2. Em A floresta do contrário, no trecho “Elas estão lá e então o homem chega,...” (ℓ. 2), a palavra destacada refere-se a:
A) flores.
B) casas.
C) florestas.
D) árvores.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Dois e Dois são Quatro

Ferreira Gullar

Como dois e dois são quatro
Sei que a vida vale a pena

Embora o pão seja caro

E a liberdade pequena

Como teus olhos são claros ]
E a tua pele, morena

como é azul o oceano
 E a lagoa, serena

Como um tempo de alegria

Por trás do terror me acena
E a noite carrega o dia

No seu colo de açucena

— sei que dois e dois são quatro sei que a
 vida vale a pena mesmo que
 o pão seja caro

e a liberdade pequena.
Fonte: http://www.pensador.info/autor/Ferreira_Gullar/

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

3. No texto Dois e Dois são Quatro, a repetição da expressão “como dois e dois são quatro” no primeiro verso das estrofes 1 e 4 e no título do poema reforça a ideia de:
A) certeza absoluta de que vale a pena viver.
B) esperança frente às dificuldades da vida.
C) facilidade para conseguir o pão de cada dia.
D) certeza da necessidade de lutar pela liberdade


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

A herança
Tenho muito carinho pelo meu telefone fixo. E isso desde os tempos em que ele não era chamado de telefone fixo, mas apenas de telefone. Embora eu perceba que ele não seja lá tão fixo assim, já que circula com desenvoltura pela casa toda.

Meu pai não foi homem de muitas posses [...] nunca comprou nada, com raras exceções, nada que pudesse ficar, por exemplo, como herança. Entre as exceções, havia um telefone. [...] Era isso que eu queria dizer. Ganhei de herança do meu pai um telefone. (...)

E é essa linha que eu vejo agora vivendo seus últimos dias. De pouco me serve aquele telefone fixo. Amigos, colegas, parentes, propostas de trabalho, chateações de telemarketing - tudo chega a mim pelo telefone celular.
XEXEO, Artur. Revista O Globo, n. 316, 15 ago. 2010 (P120356ES_SUP)

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

4. Em A herança, no trecho "E isso desde os tempos em que..." o pronome destacado retoma o trecho:
A) "Tenho muito carinho pelo meu telefone fixo.".
B) "... os tempos em que ele não era chamado de telefone fixo,...".
C) "Embora eu perceba que ele não seja lá tão fixo assim,...".
D) "... já que circula com desenvoltura pela casa toda.".
Fonte: SAEP

Matemática_______________________


ATIVIDADE: cálculos.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Considere os seguintes valores para as letras:

a = -2    b = +3    c = +6    d = +1

O valor de  a - b + c - d é:


2. Um teatro é composto de três setores.
O setor A possui 20 fileiras com 15 cadeiras cada uma. Os setores B e C são compostos de 25 fileiras com 10 cadeiras cada. Qual é a lotação (quantidade de pessoas desse teatro)?
a) 1000 
b) 650
c) 500
d) 800


3. Cristina mora em Brasília e vai viajar até Palmas com um amigo. Para isso, eles vão percorrer 850 Km, sem paradas. O hodômetro do carro, registra 22432Km rodados quando eles iniciam a viagem. Quanto o hodômetro vai registrar na chegada a Palmas?
Resposta: _________________________


4. De um aeroporto partem, todos os dias, três aviões que fazem rotas internacionais. O primeiro avião faz a rota de ida e de volta em 4 dias; o segundo avião faz a rota de ida e volta em 5 dias;  e o terceiro, em 10 dias. Se, certo dia, os três aviões partirem simultaneamente, depois de quantos dias esses aviões partirão novamente no mesmo dia?
Resposta: ________________________


5. Calcule a média aritmética simples em cada um dos casos:
Exemplo:  15; 48; 36 = 15 + 48 + 36 = 99 : 3 = 33

a) 80; 71; 95; 100 =

b) 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; 9 =


Terça-feira, dia 2_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: Leia o texto e copie as questões e responda  no caderno


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

DIVISÃO POR CONTINENTES
Utiliza como critério a distribuição geográfica dos países pelos continentes da Terra. Regionalizando o mundo desta forma, temos seis continentes: África, Ásia, Europa, América, Oceania e Antártica.


Como se sabe, continentes são grandes extensões de terras emersas limitadas pelas águas dos mares e, oceanos. O que define os continentes é a sua grande extensão de terra (grande tamanho) em relação às ilhas, as quais apresentam extensão de terra menor que um continente. Nesse sentido, cabe citar que do ponto de vista físico (geológico) Europa e Ásia fazem parte de um mesmo bloco continental, denominado Eurásia.  Apesar disso, a Eurásia apresenta diferenças relevantes do ponto de vista histórico, econômico, social e cultural, fato que contribui para serem considerados dois continentes distintos. Para separar a Europa e a Ásia e determinar a fronteira entre os dois continentes, costumam ser usados alguns elementos geográficos

DIVISÃO HISTÓRICO-GEOGRÁFICA
O critério usado nesta divisão é a história da expansão da colonização europeia em cada continente. De acordo com essa classificação, existem três regiões

Velho Mundo, formado pela Europa, Ásia e África (área de ocupação mais antiga);

Novo Mundo, descoberto por Cristóvão Colombo em 1492 (formado pela América);

Novíssimo Mundo, descoberto por James Cook em 1770 (formado pela Oceania).

A Antártica não é incluída nessa divisão, pois apesar de ter algumas bases científicas ocupadas temporariamente por pesquisadores, não é uma área efetivamente habitada pelos seres humanos.  Cabe citar que essa é uma regionalização que segue a perspectiva dos europeus e segmenta o mundo a partir de ações iniciadas por eles, ignorando o desenvolvimento paralelo de outros vários povos e comunidades pelo mundo


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1.O mapa-múndi a seguir apresenta todos os continentes destacados em cores diferentes. Cite o continente referente a cada cor no mapa-múndi em questão e alguns países desses continentes.


a) Vermelho -

b) Amarelo -

c) Preto -

d) Verde -

e) Azul -

f) Cinza -


2. O planeta Terra possui seis continentes, que apresentam 149.440.850 quilômetros quadrados, ocupando aproximadamente 29,3% da superfície terrestre. Marque a alternativa que indica o maior continente da Terra.
a) Ásia
b) África
c) América
d) Europa
e) Oceania


3. A Terra é habitada por 6,826 bilhões de pessoas, conforme dados divulgados em 2009 pelo Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP). Alguns continentes apresentam maior contingente populacional, abrigando boa parte dos habitantes da Terra. Portanto, marque a alternativa que corresponde ao continente mais habitado.
a) América
b) Europa
c) África
d) Ásia
e) Oceania


4. Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas sobre as características dos continentes terrestres..
a) (  ) A Ásia é o continente mais extenso, além de abrigar o maior contingente populacional.

b) (  ) O continente americano é subdividido em América do Norte, América Central e América do Sul.

c) (  ) A África apresenta diversos problemas socioeconômicos (subnutrição, desemprego, alta taxa mortalidade infantil, etc.), sendo o único continente com baixo padrão de vida.

d) (  ) Com extensão territorial de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, a Oceania é o menor continente terrestre.

e) (  ) Os países da Europa apresentam os mais elevados Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta.


5. Pesquisadores afirmam que há cerca de 300 milhões de anos as terras do planeta estavam reunidas, formando, portanto, apenas um continente. Marque a alternativa que corresponde ao nome desse grande continente.
a) Eurásia
b) Pangeia
c) Laurásia
d) Gondwana
e) Pantalassa


6. Defina o que são continentes?
___________________________
___________________________
___________________________


7. De acordo com a divisão histórica-geográfica que continentes pertence ao Novo Mundo, Velho Mundo E Novíssimo Mundo?
___________________________
___________________________
___________________________



História_________________________

ATIVIDADE: 

Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. 
- É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

DESTA VEZ VOCÊS NÃO PRECISAM COPIAR, APENAS LEIAM E TIREM AS INFORMAÇÕES PARA RESPONDER AS QUESTÕES NO CADERNO.
ESSE TEXTO COMPLEMENTA O ASSUNTO TRATADO NA SEMANA ANTERIOR:


Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
FONTE: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA

As raízes da 2ª Guerra Mundial se encontram na Primeira Guerra, pois a Alemanha foi profundamente humilhada com as obrigações pela culpa do primeiro conflito, permitindo que os nazistas chegassem ao poder sob o comando de Hitler. Este pregava o desenvolvimento da Alemanha através de um sentimento nacionalista militarizado e revanchista, marcado pelo imperialismo sobre povos vizinhos.

O aparecimento do fascismo na Itália representava um apoio externo aos nazistas na Alemanha, sendo que, em ambos os casos, o receio em relação à expansão do regime soviético levou inúmeras pessoas a se tornarem adeptas de governos totalitários.

Com a crise econômica de 1929, as democracias liberais ficaram enfraquecidas, perdendo espaço para doutrinas de extrema direita que defendiam as atividades bélicas para beneficiar o país.

Na Ásia iniciou-se um choque de interesses imperialistas entre Japão e Estados Unidos. Os japoneses haviam dominado a Coréia e invadido a Mandchúria, na China, enquanto que os norte-americanos dominavam as Filipinas, o Hawai e um número enorme de ilhas.

Ficou estabelecida a aliança entre Alemanha, Itália e Japão, o chamado EIXO, o qual tentaria se impor através do conflito.

Antecedentes
Tropas italianas e alemãs participaram da Guerra Civil Espanhola, onde puderam testar sua tecnologia bélica. Em 1938, tropas alemãs invadiram a Tchecoslováquia sob o argumento de se tratava da ocupação dos Sudetos, região de maioria alemã. Porém, no mesmo ano, a Áustria foi anexada à Alemanha. Diante de um clima diplomático tenso, foi realizada a Conferência de Munique, na qual Hitler se comprometeu em não mais invadir outros países.

No entanto, o governo alemão e a União Soviética assinaram secretamente o Pacto Nazi-Soviético de Não-Agressão, pelo qual os dois países iriam dividir entre si a Polônia. Portanto, a Segunda Guerra era inevitável.

O Conflito
Uma vez a Alemanha invadindo a Polônia, França e Inglaterra declararam guerra ao governo nazista. Em 1940, as tropas alemãs ocupavam quase todo o continente europeu, usando para isso a chamada “blitzkrieg” (guerra relâmpago). Até mesmo a França torna-se uma nação sob ocupação alemã. A Inglaterra resistiu aos bombardeios alemães, impedindo que as forças inimigas invadissem o país.

Os Estados Unidos só entraram no conflito após o bombardeio japonês sobre a base de Pearl Harbor (07/12/1941). Com objetivo de obter cereais, petróleo e outros recursos, Hitler ordenou a invasão sobre a União Soviética em junho de 1941. Apesar das vitórias iniciais, os alemães não contavam com a resistência soviética, o grande número de soldados na parte asiática do país e o rigor do inverno local. A partir do final daquele ano, os alemães não mais conseguiam conter o avanço soviético e começaram a sofrer uma série de derrotas.

Os japoneses foram derrotados em Midway e iniciaram o seu recuo no Pacífico. Tropas anglo-americanas derrotaram os alemães e italianos no norte da África e, posteriormente, invadiram o sul da Itália. Em 6 de junho de 1944, ocorreu o Dia D, ocasião em que ingleses e norte-americanos invadiram a Normandia, no norte na França, derrotando os alemães no Atlântico norte. Pouco tempo depois, Paris foi libertada do domínio nazista. A partir desse momento, os alemães começaram a sofrer pressões em três frentes.

Em maio de 1945 os aliados chegaram em Berlim, ocasião em que Hitler cometeu suicídio e a Alemanha se rendeu incondicionalmente (8 de maio).

Mussolini foi preso, fuzilado e seu corpo pendurado em uma praça em Milão. Para pôr fim à guerra no Pacifico, o governo norte-americano autorizou o bombardeio nuclear sobre as cidade de Hiroshima e Nagazaki, obrigando o Japão a se render em 19 de agosto de 1945.


COPIE AS QUESTÕES EM SEU CADERNO E RESPONDA:
Lembre-se: Todas as respostas estão no texto de apoio, você deve apenas exercitar o registro e compreensão de texto.
Todas as noites das 19h às 21h estou disponível para auxiliar e tirar dúvidas

1) Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial?

2) Detalhe os antecedentes da Segunda Guerra Mundial.

3) Resuma os principais fatos do conflito da Segunda Guerra Mundial.

4) O que aconteceu com Hitler e Mussolini após o final da guerra.



Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: 

Aprecie os vídeos de apoio: alongamento sentado.


Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa, do canal



Portal Coop . Em PDF o link é: https://www.youtube.com/watch?v=CylRJc7s-9c



ATIVIDADE  TURMA  2: 


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.]

OBESIDADE X CORONAVÍRUS
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pacientes com condições crônicas pré-existentes, como diabetes e hipertensão, apresentaram versões mais graves da doença causada pelo novo Coronavírus, a COVID-19.

Isso significa dizer que a infecção se desenvolveu rapidamente para a síndrome do desconforto respiratório agudo, insuficiência respiratória aguda e outras complicações.

Sabendo que a obesidade anda de mãos dadas com essas doenças crônicas, a preocupação para que ocorra o controle adequado da pressão arterial e dos níveis glicêmicos tende ser ainda maior, além dos cuidados individuais e coletivos como medidas de proteção para assim evitar a COVID-19 e suas complicações.

O boletim do Ministério da Saúde sobre a disseminação do COVID-19 no Brasil, divulgado no início de abril, apontou uma nova tendência relacionada às mortes por Coronavírus: a obesidade estava mais presente nos óbitos de jovens que os de idosos.

Assista o vídeo “qual o risco da obesidade nas complicações da infecção por Coronavirus”   Após a leitura do texto faça uma reflexão dando a sua opinião sobre a importância da atividade física no combate a Obesidade.




Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=FaXswcQP6Qw


Quarta-feira, dia 3_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE: compreensão e interpretação textual.

Assistam ao Vídeo de apoio (abaixo) para facilitar a compreensão do texto, em seguida responda às questões:




Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://youtu.be/-4_GPnDNKE0

“A Cartomante”

A) Introdução; depois relatam-se acontecimentos anteriores a esse momento (recurso chamado flashback, equivalente a uma “volta ao passado”, aqui correspondente à seção que designamos como.

B) Desenvolvimento; finalmente, a narrativa volta ao momento inicial e se desenvolve até o desfecho.

C) Conclusão.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Indique cada um dos momentos citados nas frases acima:
Observe o exemplo e conclua a atividade.
I) ( A )Conversa entre Rita e Camilo sobre a cartomante; (INTRODUÇÃO)

II) (   )”Hamlet observa a Horácio que há coisas no céu e na terra…”

III) (   )”Vilela ,Camilo e Rita ,três nomes ,uma aventura ,e nenhuma explicação das origens”

IV) (   )”Camilo recebeu mais duas ou três cartas anônimas…”

V) (   )”Vilela pegou-o pela gola e com dois tiros de revólver, estirou-o morto no chão”.
https://faciletrando.wordpress.com/

2. Descreva as três personagens principais (física e psicologicamente):

Rita:

Camilo:

Vilela:


3. Comente a escolha do título “A cartomante”. (Por que, em sua opinião, o narrador escolheu este título? Qual a importância desta escolha?)
____________________________


4. O conto “A Cartomante”, de Machado de Assis inicia-se com a frase de Shakespeare: “Hamlet observa a Horácio que há mais coisas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia.”
O trecho acima é um fragmento da tragédia “Hamlet” de William Shakespeare. De posse desta informação, podemos afirmar que o narrador estava preparando o leitor para um desfecho trágico? Comente.
____________________________


5. Quem, segundo o narrador, seria responsável pela continuidade do relacionamento entre Camilo e Rita?
____________________________


6. Você gostou do conto “A Cartomante”? Comente. Vamos ler outros contos de Machado de Assis?
____________________________


7. Se você fosse o narrador, como você escreveria o final desta história?
____________________________



Matemática_______________________

ATIVIDADE: números e operações.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. As temperaturas indicadas correspondem a cada informação abaixo. Identifique a temperatura correspondente em cada informação.

- 30 °C
37 °C
0 °C
100 °C

a) Temperatura normal do corpo humano) _________
b) Temperatura de uma câmara frigorifica) _________
c) Temperatura de ebulição da água ao nível do mar) ________
d) Temperatura de congelamento da água ao nível do mar) ________


2. Uma empresa divulgou um gráfico no qual apresentava o resultado de suas operações, ou seja, se teve lucro ou prejuízo em cada bimestre de determinado ano.

a) Em quais bimestres a empresa teve lucro?
b) Em quais bimestres a empresa teve prejuízo?
c) O maior prejuízo ocorreu em qual bimestre?
d) De quantos reais foi esse prejuízo?
e) Quais bimestres obtiveram lucro entre R$ 25000,00 e R$ 42000,00?


3. Cite 5 números maiores que  -5.
__________________________


4. Cite 5 números menores que -4.
__________________________


5. Escreva os números que estão entre -8 e +8
__________________________


6. O quadro a seguir, apresenta temperatura mínima registrada em uma cidade em determinada semana.

Dia da semana
Temperatura mínima em °C
Domingo
+ 1,8
segunda-feira
- 0,1
terça-feira
+ 2,4
quarta-feira
+ 1,3
quinta-feira
- 1,7
sexta-feira
- 2,2
Sábado
- 3,5

De acordo com o quadro, responda:

a) A menor temperatura foi registrada:
  no domingo ou na terça-feira? ________________
  na quarta-feira ou na sexta-feira? _____________
  na quinta-feira ou no sábado? ______________

b) Em quais dias da semana a temperatura mínima foi maior que -2 °C: _________________

c) Em quais dias da semana a temperatura esteve entre -1°C e  +2 °C :




Quinta-feira, dia 4____


Ciências________________________

ATIVIDADE: Propriedades Físicas Específicas da Matéria; 

IMPORTANTE: não copie os textos ou figuras! Copie apenas as perguntas e responda-as no caderno. Isso deve ser feito mesmo que você tenha o material impresso.


ATIVIDADE 1: Na aula anterior, você relembrou um pouco do que já vimos em sala de aula sobre Propriedades Específicas da matéria: Densidade, Pontos de Fusão e Ebulição. Possivelmente ainda ficou alguma dúvida sobre as atividades anteriores, então vamos fazer mais uma revisão? Utilizaremos uma atividade com a mesma tabela da atividade anterior, mas agora vou propor que você analise algumas retas para te ajudar nas respostas.
Propriedades Físicas Específicas da Matéria

São capazes de definir um material. São elas: Densidade, Ponto de Fusão e de Ebulição.

PONTO DE FUSÃO: temperatura em que um material sai do estado sólido para o líquido.

PONTO DE EBULIÇÃO: temperatura em que um material sai do estado líquido para o gasoso.


ATIVIDADE 2: Após a análise do texto acima e da consulta do seu material no caderno, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.
Observe a tabela abaixo para responder às questões 1 e 2:
Disponível em:
 <https://s3.amazonaws.com/files-s3.iesde.com.br/resolucaoq/questao/2018_04_27_5ae31692ac3c7.png>.
Acesso em 20 mai 2020.

1. A reta abaixo foi construída com os dados da tabela para a substância “água”. De acordo com esta figura, responda:
Figura 1. Reta de estados físicos da água de acordo com seus pontos de fusão e ebulição. Temperatura em graus Celsius (˚C).

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

a. Em que estado físico estará a água a uma temperatura de 55˚C? Ver temperatura em vermelho com asterisco na reta.
_____________________

b. Em que estado físico estará a água a uma temperatura de 110˚C
______________________

c. Em que estado físico estará a água a uma temperatura de -10˚C
_______________________


2. A reta abaixo foi construída com os dados da tabela para a substância “álcool etílico”. De acordo com esta figura, responda:
Figura 2. Reta de estados físicos do álcool etílico de acordo com seus pontos de fusão e ebulição. Temperatura em graus Celsius (˚C).

a. Em que estado físico estará o álcool etílico a uma temperatura de -200˚C? Ver temperatura em vermelho com asterisco na reta. _____________________

b. Em que estado físico estará o álcool etílico a uma temperatura de -50˚C?
 ______________________

c. Em que estado físico estará o álcool etílico a uma temperatura de 80˚C?
 ______________________



Inglês__________________________

ATIVIDADE: Leia e interprete; faça a tradução em seu caderno usando dicionário ou celular; responda as atividades.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Read the text (Leia o texto).
Hi, my name is Meg Smith, today is Wednesday. I´m 13 years old. I was born in England .There my best friend was Carol, but now I live in Brazil, and my best friend´s Rita. I’m taking Portuguese classes to communicate with my new friends. I like music, dance and sports. My favorite singer is Michael Jackson. I can play the guitar, but I can´t play the piano. I live in a little town. I like a quiet life.  I live with my parents in a big house; there is a big kitchen and four bedrooms. I was on vacation last month, traveled to Miami Beach with my mother, it was sunny and hot. It was a wonderful time. I´m very happy.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Answer the questions according to the text. (Responda as questões de acordo com o texto)

a. Where was Meg born? (Onde Meg nasceu?)
______________________

b. Who was her best friend? (Quem era a melhor amiga dela?)
______________________

c. Where is Meg living now? (Onde Meg está morando agora?)
______________________

d. How can you describe Meg’s house? (Como é a casa de Meg?)
______________________

e. Where did Meg and her mother spend their vacation? (Onde Meg e a mãe dela passaram as férias?)
______________________

f. What can Meg Smith play?
(  ) The guitar.
(  ) The piano.
(  ) The violin.
(  ) The drums.


2. Answer TRUE or FALSE according to the text. (Escreva verdadeiro ou falso para as sentenças abaixo.)

a. Meg está tendo aulas de Português (____________)

b. Meg não gosta de esportes. (_____________)

c. Meg gosta da agitação da sua cidade (____________)

d. O cantor favorito de Meg é o Michael Jackson. (____________)

Leia:

1. Explique em que consiste o humor do texto?
____________________


2. Transcreva da fala do João as palavras pronunciadas corretamente, após faça a tradução.
____________________


3. Explique por que é importante saber falar inglês e em quais situações utilizamos o idioma?
____________________


4. Complete, escrevendo a forma correta do verbo to be (am, is, are) no presente do indicativo:
a. She ____ a dentist.
b. She ____  a tennis player.
c. We ____ artists.
d. He ____ a doctor.
e. I ____ a boy.
f. She ____ my friend.
g. They ____ boys.
h. They ____ engineers..
i. We ____ girls.
j. He ____ a Singer.
k. You ____ a student of English.
l. It ____ a house.


5. Escreva um pronome pessoal (personal pronouns) - She, It, They, He - para cada imagem abaixo:
________________

________________
________________
________________
________________



Arte___________________________

ATIVIDADE:  Elementos do teatro; figurino.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura de textos e imagens, não precisa copiar.

Figurino é o traje usado por um personagem de uma produção artística (cinema, programa, teatro ou vídeo) e o figurinista é o profissional que idealiza ou cria o figurino.

É necessário que o figurinista conheça a fundo a história a ser tratada no trabalho, pois o figurino tem que revelar muito dos personagens.

Agora que você criou seu roteiro teatral, na história que continuou na ultima aulaescolha dois personagens e  desenhe o figurino deles no seu caderno ou em uma folha de sulfite. Guarde junto com essas lições!

Observe alguns exemplos para criar seus personagens de acordo com a sua história.






Veja mais exemplos em https://br.pinterest.com/marcelinoliveira/a-farsa-dos-opostos/

Aprecie os vídeos de apoio:

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://youtu.be/9NOWEcu3te8


Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://youtu.be/aRpLWWl1hjU


Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://youtu.be/HtTwl2PrTns


Sexta-feira, dia 5_____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: compreensão e interpretação textual.

“A Cartomante”

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Coloque compreensão e interpretação textual de “A Cartomante”. número da questão e a resposta completa escolhida. Ex: 1. B) Decepção.

1. O fato de Rita ter ido consultar uma cartomante provocou em Camilo que tipo de reação?
A) Raiva.       
B) Decepção.       
C) Alegria.       
D) Divertimento.       


Leia o fragmento abaixo e responda às questões.
“Não queria arrancar-lhe as ilusões. Também ele, em criança, e ainda depois, foi supersticioso, teve um arsenal inteiro de crendices, que a mãe lhe incutiu e que aos vinte anos desapareceram. No dia em que deixou cair toda essa vegetação parasita, e ficou só o tronco da religião, ele, como tivesse recebido da mãe ambos os ensinos, envolveu-os na mesma dúvida, e logo depois em uma só negação total. Camilo não acreditava em nada. Por quê? Não poderia dizê-lo, não possuía um só argumento; limitava-se a negar tudo. E digo mal, porque negar é ainda afirmar, e ele não formulava incredulidade; diante do mistério, contentou-se em levantar os ombros, e foi andando”.                 

2.  Em relação às descrenças de Camilo, há uma opinião do narrador em:
A) “ diante do mistério, contentou-se em levantar os ombros, e foi andando.”
B) “ Camilo não acreditava em nada. Por quê? Não poderia dizê-lo (...)”
C) “ E digo mal, porque negar é ainda afirmar, e ele não formulava a incredulidade”
D) “ No dia em que deixou cair toda essa vegetação parasita, e ficou só o tronco da religião.”


3.  “...que a mãe lhe incutiu e que aos vinte anos desapareceram.” , de acordo com o contexto a palavra destacada significa
A) Insinuar.
B) Informar.
C) Indicar.
D) Introduzir. 


4.  Em alguns momentos, o narrador deixa escapar juízos de valor em relação aos personagens e fatos. Podemos observar isso em
A) “ Os dois primeiros eram amigos de infância.”
B) “...onde casara com uma dama formosa e tonta”
C) “ Camilo ensinou-lhe as damas e o xadrez...”
D) “ Era um pouco mais velha que ambos...”


5.  Ao receber a primeira carta anônima Camilo deixou de ir com frequência a casa de Vilela.
A) Queria afastar a desconfiança.
B) Cansou-se da aventura.
C) Ficou envergonhado.
D) Já não gostava de Rita.


6. O que Rita queria descobrir ao procurar a cartomante?
________________________


7.  Rita e Camilo consultaram uma cartomante motivados pelo mesmo sentimento. Esse sentimento era a:
A) Insatisfação
B) Paixão
C) Insegurança
D) Fé


8. A fraqueza de Camilo em relação à sedução de Rita fica evidente no trecho
A) “ Camilo quis sinceramente fugir...”
B) “ Ele ficou atordoado e subjugado.”
C) “Camilo ensinou-lhe as damas...”
D) “ ...a batalha foi curta e a vitória delirante.”


9.  De acordo com o narrador do texto, Camilo era um ingênuo na vida moral e prática porque
A) Não resistiu a sedução de Rita.
B) Ria de quem consultava cartomantes.
C) Não tinha experiência nem intuição.
D) Entrou no funcionalismo contra a vontade do pai.


10. A morte da mãe de Camilo no texto tem um papel fundamental para
A) Estreitar a relação de Rita e Camilo.
B) Fazer Camilo acreditar em cartomantes.
C) Afastar Camilo da casa de Rita e Vilela.
D) Vilela mostrar-se sombrio.


11. A história é repleta de “conversas” que o narrador estabelece com o leitor transformando-o em cúmplice e participante do enredo. Podemos perceber esse recurso em
A) “ Nem por isso Camilo ficou mais sossegado;”
B) “ Camilo ia andando inquieto e nervoso...”
C) “Vilela não lhe respondeu; tinha as feições decomposta;”
D) “ Vimos que a cartomante restituiu-lhe a confiança...”


12. Ao perceber as mudanças no comportamento de Vilela (seu marido), Rita
A) Acha melhor que Camilo pare de frequentar a casa.
B) Fica mais carinhosa com marido traído.
C) Quer que Camilo volte a frequentar sua casa.
D) Prefere contar a verdade ao marido.


13. No conto, o personagem de Camilo oscila (varia) entre incredulidade, dúvida e credulidade sobre “os mistérios que há entre o céu e a terra”. Revela um momento de credulidade de Camilo o trecho
A) “Não queria arrancar-lhe as ilusões”
B) “...nunca ele desejou tanto crer na lição das cartas.”
C) “...pensou rapidamente no inexplicável de tantas coisas.”
D) “ A senhora restituiu-me a paz de espírito...”


14. O fato que motivou a narrativa foi
A) As cartas anônimas recebidas por Camilo.
B) A mudança de comportamento de Vilela.
C) O triângulo amoroso Camilo – Rita – Vilela.
D) A previsão feita pela cartomante para Camilo.


15. Ao receber Camilo, a cartomante coloca-o na sala de modo que a pouca luz de fora bata em cheio em seu rosto para
A) dificultar a visão dele.
B) observá-lo bem.
C) deixá-lo confortável.
D) impressioná-lo com a luminosidade.


16. De acordo com o narrador, o ar de pobreza da salinha da cartomante
A) Assustava
B) Causava piedade.
C) Provocava respeito.
D) Elevava a consideração.


17. No conto, a cartomante era
A) Uma justiceira.
B) Uma farsante.   
C) Uma iluminada.   
D) Uma ingênua
http://naslinhaseentrelinhasdostextos-cris.blogspot.com/ (adaptado para EJA)


Matemática_____________________

ATIVIDADE: números e operações.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Copie os itens substituindo cada  ____  pelo símbolo > (maior. ou < (menor):
a) 2 ___ 1,8
b) 1 ___ -3
c) -8,7 ___ 0,4
d) -5,2 ___ -6,9
e) 7,3 ___ 11,1
f) -9,5 ___ -5,9
g) 3,4 ___ -25,8
h) -45,1 ___ 8


2. Observe os números:
- 1,8       +3        -5       +4,1     -0,2       -3,5     + 1,5  

a) Construa uma reta numérica e represente esses números:
_____________________________

b) Na reta numérica que você construiu, quais desses números estão:
   a esquerda de -0,2 _________________
   a direita de 1,5 ___________________

c) quais desses números são maiores que -3,5 e menores que +3 ?


3.  Escreva os números entre:
Exemplo:  16  e 21 :  17, 18, 19 e 20 

a) +15 e +22: ______________
b) -9 e -4: ______________
c) -6 e 0: ______________
d) -3 e +3: ______________


4. Considere os números abaixo:
-0,3     +8,9    +1     -8     +2,5     -2      +5      -4,5         -7,3     -6,4   

a) escreva esses números em ordem crescente (do menor para o maior): ______________
b) qual o maior desses números? __________
c) qual o menor desses números? __________
d) quais desses números são maiores que -6,4? _________
e) quais desses números são menores que +5? __________


5. Qual o menor número inteiro de dois algarismos?
_____________________


6. Qual o maior número inteiro negativo menor que -566 ?
_____________________


----------------



9o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!