quarta-feira, 27 de maio de 2020

Semana 5 - de 1 a 5/6 - 7o ano EJA

Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 1____


Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE: Leitura, compreensão do texto e pontuação.


Leia atentamente o texto e observe como a falta de vírgula (sinal de pontuação) pode mudar o contexto da história.

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

A herança
Há muitos e muitos anos atrás, um homem muito rico, sentindo que ia morrer, pediu papel e caneta para escrever rapidamente: Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais ao alfaiate nada aos pobres.

Ele nem teve tempo de pontuar, mal acabou de escrever, morreu.

A irmã, que morava distante, apareceu no velório, copiou o texto e pontuou assim:

Deixo meus bens à minha irmã. Não ao meu sobrinho. Jamais ao alfaiate. Nada dou aos pobres.
Tradição popular.   

Agora, observe como a frase muda de acordo com a pontuação:

Frase 1: Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais ao alfaiate. Nada aos pobres.

Frase 2: Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Ao alfaiate. Nada aos pobres.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. De acordo com a pontuação da frase 1, quem ficaria com a herança?
a) A irmã.
b) O alfaiate.
c) O sobrinho.
d) Os pobres.


2. De acordo com a pontuação da frase 2, quem ficaria com a herança?
a) A irmã.
b) O alfaiate.
c) O sobrinho.
d) Os pobres.


3. Preencha as lacunas com a pontuação correta, de modo que a fortuna fique com os pobres.

Deixo meus bens à minha irmã___ Não__ A meu sobrinho ___ Jamais___ Ao alfaiate __ Nada___ Aos pobres___.

https://www.saladeatividades.com.br/atividades_de_portugues/pontuacao-e-tipo-de-frases/ 



Matemática_______________________

ATIVIDADE: expressões numéricas.


Resolva as expressões no caderno:

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1.  Aplique a propriedade distributiva e resolva as expressões a seguir:

a) 6 x (6 + 5) = 6 x 6 + 6 x 5 = 36 + 30 = 66

b) 7 x (8 – 3) =

c) 10 x (3 + 4) =

d) 9 x (9 – 4) =


2.  Calcule as expressões numéricas.

a) 3 + 4 x 2 – 5 =

b) 12 x 14 – 100 + 2 =

c) 2 x 6 – 4 + 9 ÷ 3 =

d) 64 ÷ 8 + 6 x (2 + 4) =

e) 14 + 12 x 4 – 76 =

f) 91 – 27 – 8 x 8 =


3. Comprei um fone de ouvido cujo valor é representado pela expressão a seguir.

√81 + √100 + √49 =

Descubra esse valor.


4. Comprei uma panela cujo valor é representado pela expressão numérica a seguir. Descubra esse valor.

√324 + 23 + 32



Terça-feira, dia 2_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES:




LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Metrópoles brasileiras
As metrópoles brasileiras resultaram da acelerada urbanização do Brasil na segunda metade do século XX. Ela são classificadas em: globais, nacionais e regionais.

Entende-se por metrópole uma cidade ou aglomeração caracterizada por apresentar um elevado grau de urbanização em seus espaços, centralizando em torno de si capital, trabalho, serviços e outros elementos, além de polarizar outras regiões, seja em um raio próximo, seja em níveis internacionais.

Ao polarizar outras regiões, as metrópoles estabelecem em torno de si uma rede de transportes e comunicações geralmente muito articulada. Em muitos casos, as cidades de entorno apontam seus vetores de crescimento para elas, de forma que, em determinados momentos, ocorre o processo de conurbação, que é a junção do espaço urbano de uma ou mais cidades. Um arranjo espacial desse modelo quase sempre se consolida através da institucionalização das regiões metropolitanas, que passam a ter um nível articulado de infraestruturas de integração territorial.

No Brasil, existem várias metrópoles, cuja quantidade se intensificou a partir da década de 1960, quando o país deixou de ser rural para tornar-se majoritariamente urbano. Atualmente, com mais de 80% da população residindo em centros urbanos e capitais, é notória a consolidação de várias metrópoles, que, para fins didáticos, podem ser classificadas conforme os seus níveis de complexidade e avanço do capitalismo.

Há, portanto, três principais tipos de metrópoles no Brasil: as globais, as nacionais e as regionais.

As metrópoles globais representam as cidades com maior grau de complexidade socioeconômica e geográfica do país, pois abrigam sedes dos principais polos do sistema financeiro, como bancos, bolsas de valores, multinacionais e outros. Nesse sentido, suas respectivas redes de transporte e comunicação, bem como a sua integração territorial, possuem um nível de alcance que, muitas vezes, extrapola as fronteiras nacionais.

As duas metrópoles mundiais brasileiras são: Rio de Janeiro e São Paulo.

Rio de Janeiro, uma metrópole global

As metrópoles nacionais atuam basicamente da mesma forma que as globais, porém com um nível de abrangência que alcança somente a escala nacional, pois suas relações exteriores encontram-se apenas parcialmente desenvolvidas. Mesmo assim, essas cidades também são importantes pontos nas redes financeiras do Brasil.

As metrópoles nacionais são: Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Salvador (BA) e Curitiba (PR).

Belo Horizonte, uma das mais importantes cidades do país

As metrópoles regionais restringem suas áreas de influência a um nível regional não necessariamente muito bem definido. Sendo assim, sua polarização é limitada, bem como os serviços por elas oferecidos, porém muito elevados quando postos em comparação com as regiões de entorno. Em geral, as metrópoles regionais possuem uma forte conexão com metrópoles nacionais ou globais próximas.

As metrópoles regionais brasileiras são: Goiânia (GO), Belém (PA) e Manaus (AM).

 
Goiânia: exemplo de metrópole regional

Embora essas cidades apresentem um nível de urbanização e de desenvolvimento econômico bastante acentuado, isso não significa que elas não apresentem problemas. No Brasil, como o processo de urbanização foi bastante acelerado ao final do século XX e início do século XXI, suas metrópoles apresentam problemas de ordem social e ambiental, tais como a ausência de mobilidade, a violência, a periferização ou favelização, as ilhas de calor, a inversão térmica, entre outros.

São Paulo, principal metrópole brasileira

“Longas filas de carros e ônibus em vias congestionadas virou cenário recorrente em centros urbanos do Brasil. Belém, Salvador e Rio de Janeiro são cidades que possuem problemas de mobilidade parecidos com os paulistanos. “Há dez anos, isso era questão quase exclusiva de São Paulo”, diz Ailton Brasiliense, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos. “Nesse período, a frota brasileira de veículos dobrou”. Hoje há 70 milhões de carros circulando no Brasil”.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Defina o que é uma Metrópole?
_________________________
_________________________
_________________________


2. O que é conturbação?
_________________________
_________________________
_________________________


3. Escreva a diferença entre metrópoles globais , nacionais e regionais;
_________________________
_________________________
_________________________


4. Segundo a hierarquia urbana, as cidades mais importantes de um país, que comandam a rede urbana nacional, estabelecendo áreas de influência, correspondem aos (às):
a) centros regionais
b) cidades-dormitórios
c) metrópoles nacionais
d) capitais regionais


5. O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - baseia-se em critérios, como porte e projeção nacional, que determinados centros urbanos possuem para categorizá-los como “metrópoles”. Com base na informação acima, assinale a alternativa que aparecem apenas nomes de metrópoles.
a) Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Curitiba e Goiânia.
b) Rio Branco, Porto Velho, Campo Grande, Cuiabá e João Pessoa.
c) São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Natal, Campo Grande e Recife.
d) Brasília, Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis, São Paulo e Porto Alegre.


6. A respeito das características gerais das metrópoles brasileiras, avalie as proposições a seguir.

I. A característica marcante da metrópole é oferecer bens e serviços que só são encontrados nas metrópoles.
II. As metrópoles exercem, além da influência econômica, influência política e cultural sobre as demais cidades da hierarquia urbana.
III. A ocupação das metrópoles é bastante horizontalizada, se comparada a outras cidades brasileiras que não carregam esse título.
IV. A variedade, o nível de especialização e a especificidade dos elementos oferecidos pelas metrópoles explicam a influência exercida por esses centros urbanos.

Estão corretas as alternativas:
a) I e IV.
b) I, II e IV.
c) II, III e IV.
d) I, II e III.


7 .De acordo com a classificação do IBGE, as metrópoles recebem denominações de acordo com o seu tamanho e área de influência. Das metrópoles listadas abaixo qual/quais corresponde/correspondem à categoria de grande metrópole nacional?
a) Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
b) Brasília e Rio de Janeiro
c) Rio de Janeiro e São Paulo
d) Apenas São Paulo



História_________________________

ATIVIDADE: 

Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES: 
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: AS CRUZADAS
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.


AS CRUZADAS
FONTE: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA

Durante a Idade Média, a maior parte da população da Europa ocidental vivia no campo. Como vimos, isso acabou gerando a diminuição da atividade comercial e das cidades. Apenas com as Cruzadas, a partir do século XI, é que essa realidade começou a se transformar.

Mas o que foram essas Cruzadas?

Os lugares  sagrados  do cristianismo, como a região do Santo Sepulcro, em Jerusalém, e outras regiões da Palestina, estavam em poder dos muçulmanos. A vontade de reconquistar esses lugares levou o papa Urbano II, em 1095, a fazer um grande apelo à cristandade ocidental, para que movesse uma guerra santa contra os povos muçulmanos.

Atendendo aos apelos do papa, os cristãos organizaram expedições militares que receberam o nome de Cruzadas.

Além da motivação religiosa, a organização das cruzadas teve outras causas, como o espírito guerreiro dos nobres feudais e a necessidade econômica de retomar importantes cidades comerciais que estavam em poder dos muçulmanos.

De 1096 a 1270, os cristãos europeus organizaram oito cruzadas. Cada uma teve suas próprias características, deixando conseqüências marcantes na política e na economia da Idade Média.

Entre as principais consequências do movimento das cruzadas, podemos destacar:

  • Empobrecimento dos senhores feudais, que tiveram suas economias arrasadas pelos elevados custos da guerra santa.
  • Fortalecimento do poder real, que cresceu à medida que os senhores feudais perdiam sua tradicional força.
  • Reabertura do Mediterrâneo, que se encontrava sobre o poder dos muçulmanos, possibilitando a retomada do intercâmbio comercial entre Europa e Oriente. Com isso, houve crescente rompimento na economia fechada do feudalismo.
  • Desenvolvimento intelectual e cultural promovido pelo contato com os povos do Oriente.



COPIE AS QUESTÕES EM SEU CADERNO E RESPONDA:
Lembre-se: Todas as respostas estão no texto de apoio, você deve apenas exercitar o registro e compreensão de texto.
Todas as noites das 19h às 21h estou disponível para auxiliar e tirar dúvidas

1) Em qual local ocorreram As Cruzadas?

2) O que foram as Cruzadas

3) Quais os motivos desta “Guerra Santa”?

4) Quais as principais consequencias das Cruzadas?






Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: 

Aprecie os vídeos de apoio: alongamento sentado.


Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa, do canal

Portal Coop . Em PDF o link é: https://www.youtube.com/watch?v=CylRJc7s-9c



ATIVIDADE  TURMA  2: 



LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.]

OBESIDADE X CORONAVÍRUS
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pacientes com condições crônicas pré-existentes, como diabetes e hipertensão, apresentaram versões mais graves da doença causada pelo novo Coronavírus, a COVID-19.

Isso significa dizer que a infecção se desenvolveu rapidamente para a síndrome do desconforto respiratório agudo, insuficiência respiratória aguda e outras complicações.

Sabendo que a obesidade anda de mãos dadas com essas doenças crônicas, a preocupação para que ocorra o controle adequado da pressão arterial e dos níveis glicêmicos tende ser ainda maior, além dos cuidados individuais e coletivos como medidas de proteção para assim evitar a COVID-19 e suas complicações.

O boletim do Ministério da Saúde sobre a disseminação do COVID-19 no Brasil, divulgado no início de abril, apontou uma nova tendência relacionada às mortes por Coronavírus: a obesidade estava mais presente nos óbitos de jovens que os de idosos.

Assista o vídeo “qual o risco da obesidade nas complicações da infecção por Coronavirus”   Após a leitura do texto faça uma reflexão dando a sua opinião sobre a importância da atividade física no combate a Obesidade.



Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=FaXswcQP6Qw


Quarta-feira, dia 3_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE: Leitura e interpretação de texto



LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

O conto se apresenta
Olá!
Não adianta olhar ao redor: você não vai me enxergar. Não sou uma pessoa como você. Sou, vamos dizer assim, uma voz que fala com você ao vivo, como estou fazendo agora. Ou então que lhe fala dos livros que você lê.

Não fique surpreso assim: você me conhece. Na verdade, somos até velhos amigos. Você já me ouviu falando de Chapeuzinho Vermelho e do príncipe encantado, de reis, bruxas, do Saci-Pererê. Falo de muitas coisas, conto muitas histórias, mas nunca falei de mim próprio. É o que vou fazer agora, em homenagem a você. E começo me apresentando: eu sou o conto. Sabe o conto de fadas, o conto de mistério? Sou eu. O conto.

Vejo que você ficou curioso. Quer saber coisas sobre mim. Por exemplo, a minha idade.

Devo lhe dizer que sou muito antigo. Porque contar histórias é uma coisa que as pessoas fazem há muito tempo. É uma coisa natural, que brota dentro da gente.
(Moacyr Scliar. Era uma vez um conto. São Paulo:
Companhia das letrinhas, 2002). 

Responda

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Qual é o título da história? E o nome do autor?
_________________________


2. Que tipo de livro você gosta de ler?
_________________________


3. Alguns livros são citados neste conto. Quais são?
_________________________


4. Quem é o personagem central da história?
_________________________


5. Qual é o tipo de conto que mais interessa a você? Conto de fadas, suspense, terror. Explique.
_________________________


6. Escreva, em 5 linhas, um novo final para essa história.
_________________________


Matemática_______________________

ATIVIDADE: Potenciação com números inteiros na base




LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

A potenciação é uma multiplicação de fatores iguais.


Lê-se: “dois elevado ao cubo” ou “ dois elevado à terceira potência”.

Observe o exemplo:

“Pedro possui 4 carros na garagem. Cada carro possui 4 rodas e, cada roda, 4 parafusos.”

Quantos parafusos ele terá que soltar para trocar todas as rodas?

Para resolver, multiplicamos o número de carros pelo número de rodas e pelo número de parafusos. Observe:

4 x 4 x 4 = 43 = 64 parafusos

Resposta: Pedro terá que soltar 64 parafusos.

Agora vamos utilizar números inteiros:

• Quando a base é positiva, a potência também é positiva.


• Quando a base é negativa e o expoente é par, a potência é positiva.

• Quando a base é negativa e o expoente é ímpar, a potência é negativa.


• Quando a base é diferente de zero e o expoente igual a zero, a potência é igual a +1


Quando escrevemos uma potência com base negativa sempre utilizamos os parênteses,

Assista a videoaula para maiores esclarecimentos:

Em PDF use o link - https://www.youtube.com/watch?v=QC5OTp1sVP0


Resolva agora os exercícios no caderno:

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1.  Indique e calcule as potências correspondentes, conforme o exemplo:

a) 5 elevado ao quadrado: 52 = 5 x 5 = 25

b) 3 elevado à segunda potência :
_______________________________________

c) Base – 4 com expoente 3:
_______________________________________

d) 3 no expoente e 2 na base:
___________________________________________


2. Determine o resultado das potências:



3. Em uma disputa de pênaltis no Futsal, a garotada foi dividida em 6 times. Cada time ficou com 6 jogadores e cada jogador poderia cobrar 6 pênaltis. Quantos pênaltis foram cobrados no total?


4. Observe a figura, represente a quantidade de cubos existentes através de uma potência e calcule a quantidade existente de cubos.


Quinta-feira, dia 4____


Ciências________________________

ATIVIDADE: uso de cloroquina contra Covid-19.


IMPORTANTE: não copie o texto! Copie apenas as perguntas e responda-as no caderno. Isso deve ser feito mesmo que você tenha o material impresso.

ATIVIDADE 1: Há duas semanas falamos sobre a pandemia do Covid-19 e a busca por medicamentos e vacinas. Vamos retomar um pouco deste assunto mostrando um grande estudo científico que trata do uso da cloroquina no tratamento? Aqui no Brasil, o assunto é polêmico, então nada melhor que nos blindarmos de fatos para derrubar este mito. Vamos lá?
A proposta atual é a leitura de um texto.



LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Estudo com 96 mil pacientes não encontra benefício de uso de cloroquina contra Covid-19 e detecta risco de arritmia cardíaca
Maior pesquisa já feita sobre a relação entre o Sars CoV-2 e o uso da substância foi publicada nesta sexta-feira (22) na revista 'The Lancet'.

Por Carolina Dantas, G1
22/05/2020 10h01 Atualizado há 3 dias

Dados do estudo:
• 96.032 pacientes internados foram observados;

• Pacientes são de 671 hospitais em 6 continentes;
• 14.888 pacientes receberam 4 tipos de tratamentos diferentes com a cloroquina e a hidroxicloroquina.

 […] No final do período, 1 a cada 11 pacientes do grupo controle havia morrido 
 […] Dos que apenas usaram cloroquina ou hidroxicloroquina, cerca de 1 a cada 6 pacientes morreram.

 […] De acordo com os autores, os pacientes medicados com as substâncias apresentaram também risco maior de desenvolver arritmia cardíaca. A maior taxa foi vista em pacientes que receberam a hidroxicloroquina em combinação com os antibióticos: 8% ou 502 pessoas em um grupo de 6.221. O grupo controle, que não recebeu as substâncias, teve um índice de 0,3%.

 Este é o maior estudo feito com pacientes infectados e internados com a Covid-19 e a prescrição de cloroquina e hidroxicloroquina.

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta quarta-feira (20) que as substâncias podem causar efeitos colaterais e não têm eficiência contra doença. Marcos Espinal, diretor do departamento de doenças comunicáveis da Opas, também disse que "não há evidências para recomendar cloroquina e hidroxicloroquina".

Disponível em: <https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/05/22/estudo-com-mais-de-90-mil-pacientes-mostra-que-hidroxicloroquina-nao-e-eficiente-contra-a-covid-19-e-pode-causar-arritmia-cardiaca.ghtml>. Acesso em 26 mai 2020.


ATIVIDADE 2: Após a leitura do texto acima, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Qual é o problema a ser resolvido? (falar do objetivo do estudo/ O que se estudou)
_______________________
_______________________
_______________________


2. Quais foram os resultados do estudo? (falar dos resultados/efeitos em pacientes testados)
_______________________
_______________________


3. A OMS chegou a uma conclusão sobre o estudo. Qual foi ela?
_______________________
_______________________
_______________________


4. O medicamento (cloroquina e hidroxicloroquina) é eficiente?
_______________________
_______________________
_______________________


Inglês__________________________

ATIVIDADE: texto para traduzir no caderno; interpretação das questões de 1 e 2.


The Human – Chimpanzee Hybrid

If two Chinese scientists are to be believed, China nearly made the first hybrid decades earlier. In 1967, they came close to creating a human-chimpanzee hybrid—and if the experiment hadn’t been shut down early, they would have succeeded.

Two scientists from Shenyang have claimed that they participated in an experiment in which they successfully impregnated a female chimpanzee with human sperm. Their goal was to create a new, more highly evolved chimpanzee with a larger brain and a wider mouth. Ultimately, they hoped that their new creature would be able to speak [… ]

http://listverse.com/2018/06/25/10-experiments-that-have-created-real-human-animal-hybrids/


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Encontre no texto acima:

a. um número cardinal:

b. um número ordinal:

c. uma preposição:

d. o nome de uma parte do corpo:

e. o nome de um animal:

f. o nome de um país:


2. Analise o título e assinale na alternativa que melhor explica o assunto abordado no texto acima:
A) o assunto tratado no texto é sobre uma experiência feita por americanos, que transformou um animal em um ser híbrido, ou seja, meio macaco, meio humano.

B) o assunto tratado no texto é sobre uma experiência feita por chineses que transformou um macaco em um ser híbrido, ou seja, meio macaco, meio humano.

C) o assunto tratado no texto é sobre uma experiência feita por humanos que transformou um chinês em um ser híbrido, ou seja, meio macaco, meio humano.

D) o assunto tratado no texto é sobre uma experiência feita por chineses, que transformou um macaco em um ser híbrido, ou seja, meio macaco macho, meio macaco fêmea.



Arte___________________________

ATIVIDADE: Design de objetos; criação do design de uma cadeira.




LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Design de objetos
Você está rodeado de design de produto por todos os lados: a embalagem do cereal que você come no café da manhã, os seus óculos, o seu computador, a caneta que você usa para escrever, enfim, tudo o que foi desenvolvido pelo homem para satisfazer uma necessidade.

Todos esses objetos passaram por uma fase de planejamento e foram projetados especialmente para oferecer, além de uma estética atrativa, variadas funcionalidades para o nosso dia a dia.

No post de hoje, você vai saber o que é design de produto, por que ele é uma arte adaptável, o que faz um designer profissional e o que essa atividade tem em comum com o design gráfico. Boa leitura!

Conceito de design de produto
Design de produto, também conhecido como design industrial, é uma atividade que trabalha com a criação e o desenvolvimento de objetos para bens de consumo, como utensílios, mobiliário, automóveis, eletrodomésticos, máquinas, entre outros.

Esse recurso está diretamente ligado à resolução de problemas, ou seja, ele tem como missão transformar materiais e tecnologias existentes em objetos práticos e funcionais. Se o consumidor levou um produto para casa e sentiu alguma dificuldade para abrir ou operar, significa que o design industrial não cumpriu o seu papel.

“Para cada produto existe uma forma mais adequada a sua função e é nesta busca da forma pela função que o designer trabalha”. A célebre frase de Bruno Munari demonstra a base fundamental do conceito do design de produto.

Veja os diferentes designers de cadeiras a seguir e, em seu caderno ou em uma folha de sulfite, crie o seu próprio design (desenho) de uma cadeira. Descreva, de maneira escrita, os materiais que pretende usar.





Aprecie os vídeos de apoio:
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://youtu.be/U0uqW83jxzk

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://youtu.be/4uPpzdW90oU

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://youtu.be/zP36UJN5HMk


Sexta-feira, dia 5_____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: Leitura e produção de texto




LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Definição de acróstico
O acróstico é um gênero de composição poética bastante antigo. Consiste em formar palavras ou mesmo frases com as letras iniciais, intermediárias ou finais.
Para construir um acróstico, basta escrever, na vertical, nome de pessoas (Leonardo, Carmilucia, Claudia, Maria Julia), substantivo abstrato (saudade, amor, alegria, esperança), substantivo  comum (mãe, pai, filho, mulher) ou até uma frase.

Exemplos de acrósticos
 F elicidade maior que se
 I nstalou em minha vida…
 L uz que ilumina e me mostra o
 H orizonte a seguir… Abrigo
 O nde repouso meus
 S onhos, sem nunca pensar em desistir

 miga
 inda
 I nteligente
 N obre
 E studiosa

Agora é sua vez...!


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Crie um acróstico com as letras iniciais do seu nome.


2. Crie um acróstico com as letras iniciais de uma palavra que lhe agrada.


3. Escolha uma palavra e crie um acróstico utilizando frases a partir de cada letra, como no exemplo.


Fonte: https://acessaber.com.br/atividades/atividade-com-acrostico/


Matemática_____________________

ATIVIDADE: Revisão de conteúdo


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. O preço de uma geladeira numa determinada loja custa R$ 1.200,00 à vista ou R$ 1.504,00 em até 10 parcelas mensais. Verifique qual será o valor que o cliente irá economizar se comprar a geladeira à vista.
A) R$ 200,00.
B) R$ 304,00.
C) R$ 500,00.
D) R$ 250,00.


2. Os elevadores de passageiros possuem normas técnicas de segurança para prevenir e evitar acidentes. Supondo que um elevador residencial, com capacidade de 300 kg, transporte 3 pessoas com 75 kg cada. Quantos kg, no máximo, deverá ter o próximo passageiro para que não haja sobrecarga do elevador por excesso de capacidade?


3. Pedro, Joaquim, Paula e Carla viajaram para lugares diferentes. Observe as temperaturas abaixo de cada lugar e marque a resposta correta:


A) A temperatura da Itália é mais baixa que a da Argentina.
B) A temperatura mais alta é a do Paraguai.
C) Paula está no lugar mais frio.
D) Pedro está no lugar mais frio


4. Alice mora em no bairro Jardim Colina que apresentou problema no abastecimento de água nets semana. A casa de Alice está sem água e por isso ela vai até a casa de sua vizinha que possui um poço. Ela leva 3 garrafas de 2 litros para abastecer de água. Considerando que Alice gasta meio minuto para encher cada 1 litro de água, quanto tempo Alice vai gastar para encher as 3 garrafas.
A) 30 segundos
B) 90 segundos
C) 120 segundos
D) 180 segundos


5. Depois que acabou o período de isolamento social em função do coronavírus, uma loja de departamentos anunciou uma promoção relâmpago: um celular que custava R$ 1.200,00 estava sendo vendido por R$ 950,00. Um computador que custava R$ 1.530,00 estava sendo vendido por R$ 1.050,00. Assinale abaixo, o valor dos respectivos descontos:
A) R$ 350,00 e R$ 950,00
B) R$ 250,00 e R$ 480,00
C) R$ 160,00 e R$ 300,00
D) R$ 200,00 e R$ 500,00


6. Um atleta correu da marca de 06 metros até a marca de 20 metros. Ele parou para descansar na metade do percurso. Em que marca ele parou?
A) 11m
B) 12m
C) 13m
D) 14m


7. Joana assistiu a um filme que tem duração de 160 minutos. O filme começou às 14 h. A que horas Joana terminará de assistir ao filme?
A) 2 h e 30 minutos.
B) 2 h e 48 minutos.
C) 16 h e 40 minutos.
D) 3 h e 20 minutos.

FONTE: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/busca?mult=&cat=&tip=15701&proj=&txt=


----------------



7o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!