sexta-feira, 29 de maio de 2020

Semana 5 - de 1 a 5/6 - EJA Alfabetização

Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 1____


Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE:

LEIA O TEXTO, COPIE E FAÇA O QUE SE PEDE:

O COELHO DECO
 DECO É UM COELHO AMIGO.
 ELE LEVA COUVE PARA EDU TODOS OS DIAS.
 CEDO, DECO SAI DE SUA TOCA E VAI VISITAR EDU.
 EDU RECEBE DECO TODO FELIZ.
 EDU É UM AMIGO DE DECO.
 EDU DÁ CENOURA A DECO.


2. RESPONDA DE ACORDO COM O TEXTO.

a. QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DO TEXTO?

b. O QUE EDU DÁ A DECO?

c. O QUE EDU É DE DECO?

d. QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?


3. MARQUE UM X NA ALTERNATIVA CORRETA.

DECO MORA EM UMA:
A) CASA
B) TOCA
C) GAIOLA

EDU E DECO SÃO GRANDES:
A) INIMIGOS
B) BANDIDOS

C) AMIGOS



Matemática_______________________

ATIVIDADE: RESOLVA OS PROBLEMAS (FAÇA AS CONTAS).


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. NUM LAGO HÁ 32 PATINHOS AMARELOS E 46 PATINHOS BRANCOS. QUANTOS PATINHOS HÁ NO LAGO, AO TODO?

 R. HÁ NO LAGO ____ PATINHOS.



2. PARA O ANIVERSÁRIO DE DUDA, MAMÃE COMPROU 24 GARRAFAS DE COCA-COLA E 35 GARRAFAS DE GUARANÁ. QUANTAS GARRAFA DE REFRIGERANTE MAMÃE COMPROU?

 R. MAMÃE COMPROU ____ GARRAFAS.




3. NUMA LOJA HAVIA 86 TELEVISORES PARA VENDER. JÁ FORAM VENDIDOS 45. QUANTOS TELEVISORES A LOJA AINDA TEM PARA VENDER?

R. A LOJA TEM ____ TELEVISORES.



4. TIA ADA EESTÁ LENDO UM LIVRO QUE TEM 68 PÁGINAS. ELA JÁ LEU 23. QUANTAS PÁGINAS TIA ADA AINDA LERÁ?


R. TIA ADA LERÁ____ PÁGINAS.


Terça-feira, dia 2_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: COPIE NO CADERNO E LEIA O TEXTO.

AMANHÃ, DIA 5 DE JUNHO, É COMEMORADO O DIA DO MEIO AMBIENTE.

OS SERES VIVOS ANIMAIS E VEGETAIS, O AR, A ÁGUA, O SOLO, A LUZ DO SOL E TODOS OS ELEMENTOS CONSTRUÍDOS PELO HOMEM FORMAM O MEIO AMBIENTE.

A MANEIRA COMO O SER HUMANO SE RELACIONA COM O MEIO AMBIENTE  AFETA NÃO SÓ SUAS CONDIÇÕES DE VIDA MAS TAMBÉM AS DOS DEMAIS SERES VIVOS.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É USAR OS RECURSOS NATURAIS COM RESPEITO AO PRÓXIMO E AO MEIO AMBIENTE.


COPIE E RESPONDA.


1- O QUE ACONTECERÁ AOS ANIMAIS QUE VIVEM NAS FLORESTAS, SE ELAS CONTINUAREM A SER DESTRUÍDAS PELO HOMEM?
___________________


2- COMO VOCÊ COLABORA PARA PRESERVAR O AMBIENTE EM QUE VIVE?
___________________


3- ESCREVA UMA MENSAGEM PARA O SER HUMANO CUIDAR MELHOR DO MEIO AMBIENTE.
___________________



História_________________________

ATIVIDADE: LEIA NOVAMENTE O TEXTO DA AULA PASSADA, OS ÍNDIOS, E RESPONDA AS QUESTÕES.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1- MARQUE UM X NA ALTERNATIVA CORRETA:

O CHEFE GUERREIRO DA TRIBO É O:
A) PREFEITO
B) CACIQUE
C) TUPÃ

O CHEFE RELIGIOSO DA TRIBO É O:
A) PADRE
B) PAPA
C) PAJÉ

A CASA DO ÍNDIO É CHAMADA DE:
A) TOCA
B) OCA
C) TABERNA


2- COMPLETE DE ACORDO COM O PENSAMENTO INDÍGENA:
a. A LUA É ________________.
b. O SOL É ________________.
c. O DEUS É ________________.


3- RESPONDA DE ACORDO COM O TEXTO:

a. COMO OS INDÍGENAS SE ALIMENTAM?
___________________

b. QUAL É A FUNÇÃO DA FUNAI?
___________________

c. EM QUE DIA E MÊS É COMEMORADO O DIA DO ÍNDIO?
___________________


Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: 

Aprecie os vídeos de apoio: alongamento sentado.


Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa, do canal


Portal Coop . Em PDF o link é: https://www.youtube.com/watch?v=CylRJc7s-9c



ATIVIDADE  TURMA  2: 



LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.]

OBESIDADE X CORONAVÍRUS
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pacientes com condições crônicas pré-existentes, como diabetes e hipertensão, apresentaram versões mais graves da doença causada pelo novo Coronavírus, a COVID-19.

Isso significa dizer que a infecção se desenvolveu rapidamente para a síndrome do desconforto respiratório agudo, insuficiência respiratória aguda e outras complicações.

Sabendo que a obesidade anda de mãos dadas com essas doenças crônicas, a preocupação para que ocorra o controle adequado da pressão arterial e dos níveis glicêmicos tende ser ainda maior, além dos cuidados individuais e coletivos como medidas de proteção para assim evitar a COVID-19 e suas complicações.

O boletim do Ministério da Saúde sobre a disseminação do COVID-19 no Brasil, divulgado no início de abril, apontou uma nova tendência relacionada às mortes por Coronavírus: a obesidade estava mais presente nos óbitos de jovens que os de idosos.

Assista o vídeo “qual o risco da obesidade nas complicações da infecção por Coronavirus”   Após a leitura do texto faça uma reflexão dando a sua opinião sobre a importância da atividade física no combate a Obesidade.



Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=FaXswcQP6Qw


Quarta-feira, dia 3_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE: APRENDA MAIS! FAÇA NO CADERNO.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1- ESCREVA O ALFABETO E CIRCULE A LETRA F:

A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z

FAMÍLIA SILÁBICA DO F:

FA – FE – FI – FO – FU- FÃO

fa – fe – fi – fo – fu – fão


2- JUNTE AS SÍLABAS E FORME PALAVRAS:
FA + CA = _____________
FA + DA = _____________
FE + DI + DO = _________
FE + BRE = ____________
FI + CA =  _____________
FI + CO =  _____________
FO + CA = _____________
FO + FA = _____________
FU + BÁ = _____________
FU + GA = _____________


3- NA LISTA EXISTE UMA PALAVRA QUE NÃO PERTENCE AO GRUPO DE ALIMENTOS. CIRCULE-A:
FEIJÃO
FARINHA
FUBÁ
FACÃO
FAROFA


4- COMPLETE AS FRASES COMO ACHAR MELHOR:
A FACA CAIU NO _________________.
O FEIJÃO ESTÁ MUITO _____________.
A FOCA MORA NO ________________.
O FÁBIO COMPROU UM ____________.
FAFÁ TOMOU CAFÉ COM ___________.

5- COMPLETE AS PALAVRAS COM:  FA- FE – FI – FO – FU.

____VELA
SO _____
CA______
____ROU
____ADO
BA_____
____GÃO
_____RA



Matemática_______________________

ATIVIDADE:


COPIE E LEIA  OS NÚMEROS ABAIXO:

31 – 63 – 12 – 78 – 46 – 85


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1- ESCREVA-OS  NA ORDEM CRESCENTE, ISTO É, DO MENOR PARA O MAIOR.


2- AGORA, ESCREVA-OS NA ORDEM DECRESCENTE, ISTO É, DO MAIOR PARA O MENOR.


3- SEPARE-OS EM:
PARES:_______________________
ÍMPARES: ____________________



4- COMPLETE:
a. O NÚMERO MAIOR É O ______
b. O NÚMERO MENOR É O______


5- ACHE A SOMA ENTRE O MAIOR E O MENOR (CONTINHA DE MAIS).


6- ACHE A DIFERENÇA ENTRE O MAIOR E O MENOR (CONTINHA DE MENOS).


Quinta-feira, dia 4____


Ciências________________________

ATIVIDADE: COPIE E RESPONDA NO CADERNO.

1- ESCREVA O NOME DE 8 ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL.
___________________


2- ESCREVA O NOME DE 8 ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL.
___________________


3- ESCREVA O NOME DE 2 ALIMENTOS DE ORIGEM MINERAL.
___________________


4- QUE HÁBITOS MUDARAM EM SUA ROTINA COM O SURGIMENTO DA COVID-19?
___________________



Arte___________________________

ATIVIDADE: Pintura Rupestre; leitura e vídeo; trabalho manual.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Leia o texto atentamente:

A origem das imagens – Pintura Rupestre

As principais características da arte rupestre
Você sabia que os seres humanos já faziam arte antes de inventarem a escrita?

Foi na Pré-história,  cerca de 25 mil anos atrás, que o homem registrou desenhos e esculturas que representavam os acontecimentos de seu dia a dia. Este desenhos e esculturas rupestre forneceram importantes informações sobre seu estilo de vida.

As pinturas representavam cenas de caça, sempre representadas com animais selvagens gigantes, a fim de demonstrar a caça de forma mais real possível. Também eram representados rituais religiosos e danças.

Características da Arte Rupestre
Desenhos simples (bonecos esquemáticos, sem rosto definido), com poucas cores.

Embora os desenhos fossem simples, é possível perceber a narrativa, a dramaticidade, contada por eles.

Muitas vezes a figura humana aparece segurando armas, ferramentas ou outros objetos.

O movimento (ou ação) é sugerido pela posição dos braços e das pernas.
Não há proporção entre as imagens de pessoas e animais.

Não existe detalhes do rosto.

Materiais da Pintura Rupestre
As tintas eram feitas de restos de  carvão, pigmentos de planta e da terra, que eram misturados ao sangue de animal.

Como pincel os homens das cavernas utilizavam ossos e pelos de animais ou mesmo as próprias mãos.

Vejas os exemplos a seguir:



Assista o vídeo a seguir e, em uma folha sulfite, faça uma pintura rupestre com os materiais que os primitivos usavam na época pré-histórica.


Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://youtu.be/5j0qgPXsFuY


Sexta-feira, dia 5_____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: 

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1- USANDO PALAVRAS COMEÇADAS PELA LETRA - F - RESPONDA:
a. UM SER ENCANTADO: _________________
b. UM UTENSÍLIO DOMÉSTICO: ____________
c. UM ANIMAL MARINHO: ________________
d. COM ELE SE FAZ BOLO:  ________________
e. UMA FRUTA: _________________________
f. QUEIMA:  __________________________
g. NOME DE PESSOA: ___________________


2- SEPARE  AS PALAVRAS EM SÍLABAS:
FACADA-
FUMAÇA-
FOGÃO-
AFIADA-
FUGA-
BIFE-
FOFÃO-
FÉ-


3- COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS ABAIXO:

FEIO - FUBÁ - BIFE -  FACÃO

O ___________ ESTÁ AFIADO.
BIA COMEU _________COM BATATA.
FÁTIMA FEZ UM BOLO DE ___________.
O BODE É MUITO __________________.


4- SEPARE AS PALAVRAS EM GRUPOS:

CAFÉ – BIFE – FIO – 

FUBÁ – FITA – FEIJOADA – 

TELEFONE – FIVELA

ALIMENTOS:

OBJETOS:


5- ESCREVA AS PALAVRAS NO AUMENTATIVO (GRANDE). VEJA O EXEMPLO:
BIFE GRANDE É BIFÃO.
GATO GRANDE É _____________.
FIGO GRANDE É ______________.
BODE GRANDE É _____________.
CARRO GRANDE É ____________.
SAPATO GRANDE É ___________.



Matemática_____________________

ATIVIDADE:


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1- ESCREVA O ANTECESSOR (QUE VEM ANTES) E O SUCESSOR (QUE VEM DEPOIS) DOS NÚMEROS.
____ - 31- _____
____ - 63 - _____
____ - 12 - _____
____ - 78 - _____
____ - 46 - _____
____ - 85 - _____


2- ESCREVA COMO SE LÊ:
31 -
63 -
12 -
78 -
46 -
85 -


3- MARQUE UM - X - NA SEQUÊNCIA DE NÚMEROS QUE ESTÁ NA ORDEM CRESCENTE:
(   ) 8 – 12 – 25 – 37 – 42 – 56
(   ) 6 – 10 – 48 – 23 – 71 – 34


4- CALCULE RÁPIDO:
8 PARA 12 FALTAM ______
7 PARA 13 FALTAM ______
4 PARA 14 FALTAM ______
8 PARA 17 FALTAM ______
7 PARA 11 FALTAM ______


5- COMPLETE:
a. ESTAMOS NO MÊS DE _________________.
b. O MÊS PASSADO FOI __________________.
c. O PRÓXIMO MÊS SERÁ ________________.
d. UM ANO TEM _____ MESES.

6- ESCREVA O NOME DE 2 PRODUTOS QUE VOCÊ COMPRA POR:
QUILOS:
LITROS:
METROS:
DÚZIAS:


----------------



Termo 1__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!