Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Segunda-feira, dia 1____
ATIVIDADE: coletivos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
Coletivo é a palavra que, embora no singular, indica um
conjunto de pessoas, animais, plantas ou coisas.
Exemplo: A estrela brilha.
As estrelas brilham.
A constelação brilha.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Relacione o coletivo da coluna de cima com o substantivo da coluna de baixo.
( A ) Alfabeto
( B ) Biblioteca
( C ) Cacho
( D ) Discoteca
( E ) Enxame
( F ) Multidão
( G ) Ninhada
( H ) Orquestra
( I ) Pilha
( J ) Quadrilha
( K ) Réstia
( L ) Time
( ) de músicos
( ) de ladrões
( ) de discos
( ) de pessoas
( ) de livros
( ) de jogadores
( ) de letras
( ) de abelhas
( ) de bananas, de
uvas
( ) de alhos, de
cebolas
( ) de tijolos, de
pratos
( ) de ovos, de
pintos
2. Complete as frases usando os coletivos:
ano, bimestre, cafezal, centena, dezena, dúzia, milhar, século,
semestre
Comprei dez balas, isto é, uma ________________.
Depois de um ________________, isto é, depois de cem anos, a
vida mudou.
Ovos, laranjas e bananas são vendidos em _______________, ou
seja, em grupos de doze elementos.
O ________________ foi plantado com mudas de café
brasileiro.
Um _______________ corresponde a um período de dois meses,
assim como um _______________ corresponde a um período de seis meses.
No pacote tinha cem folhas, isto é, uma _______________.
O _______________ é formado por 12 meses.
A empresa confeccionou mil peças, isto é, um
_______________.
Matemática_______________________
ATIVIDADE: cálculos e operações.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
No dia 13 de Maio é comemorado o dia da Libertação dos
Escravos.
Resolva as operações e decifre a mensagem:
A= 24
B= 18
C= 42
E= 13
G= 12
I= 9
L= 48
N= 33
O= 15
P= 25
R= 28
S= 14
T= 34
U= 17
1) 10 + 5 = 15 =
O
2) 43 – 10 =
3) 9 + 4 =
4) 54 – 42 =
5) 12 + 16 =
6) 9 + 6 =
7) 76 – 34 =
8) 7 + 8 =
9) 12 + 21 =
10) 68 – 34 =
11) 23 + 5 =
12) 10 – 1 =
13) 11 + 7 =
14) 38 – 21 =
15) 5 + 4 =
16) 10 + 7 =
17) 68 – 43 =
18) 12 + 12 =
19) 20 + 8 =
20) 95 – 71=
21) 13 + 11=
22) 30 + 12 =
23) 12 + 5 =
24) 23 + 25 =
25) 97 – 63 =
26) 13 + 4 =
27) 15 + 13 =
28) 86 – 62 =
29) 9 + 9 =
30) 11 + 17 =
31) 38 – 14 =
32) 6 + 8 =
33) 3 + 6 =
34) 38 + 10 =
35) 97 – 84 =
36) 1 + 8 =
37) 79 – 51 =
38) 10 + 14 =
Escreva no caderno a sua descoberta.
Terça-feira, dia 2_____
Geografia_______________________
ATIVIDADE:
Releia os textos sobre o Estado de São Paulo, o Brasil e as regiões brasileiras e responda:
1- De acordo com o lugar onde moramos, escreva o nome do:
Município:____________________
Estado:____________________
País:____________________
2- O número de municípios do Estado de São Paulo é:
( ) 456
( ) 564
( ) 645
3- Em que região do Brasil fica o Estado de São Paulo?___________________________
4- O Brasil é formado por ____ estados.
5- No Distrito Federal fica a cidade de ___________________, que é a capital do Brasil.
6- Complete com o nome do lugar ou do governante de cada lugar:
Município: _________________: Thiago Assis
________________: governador: João Dória
País: presidente : ______________________
Releia os textos sobre o Estado de São Paulo, o Brasil e as regiões brasileiras e responda:
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1- De acordo com o lugar onde moramos, escreva o nome do:
Município:____________________
Estado:____________________
País:____________________
2- O número de municípios do Estado de São Paulo é:
( ) 456
( ) 564
( ) 645
3- Em que região do Brasil fica o Estado de São Paulo?___________________________
4- O Brasil é formado por ____ estados.
5- No Distrito Federal fica a cidade de ___________________, que é a capital do Brasil.
6- Complete com o nome do lugar ou do governante de cada lugar:
Município: _________________: Thiago Assis
________________: governador: João Dória
País: presidente : ______________________
História_________________________
ATIVIDADE:
Releia o texto sobre os índios, observe o desenho e escreva no caderno oito (8) frases sobre os índios.
Releia o texto sobre os índios, observe o desenho e escreva no caderno oito (8) frases sobre os índios.
Educação Física__________________
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
ATIVIDADE TURMA 1:
Aprecie os vídeos de apoio: alongamento sentado.
Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa, do canal
Portal Coop . Em PDF o link é: https://www.youtube.com/watch?v=CylRJc7s-9c
ATIVIDADE TURMA 2:
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.]
OBESIDADE X CORONAVÍRUS
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pacientes com condições crônicas pré-existentes, como diabetes e hipertensão, apresentaram versões mais graves da doença causada pelo novo Coronavírus, a COVID-19.
Isso significa dizer que a infecção se desenvolveu rapidamente para a síndrome do desconforto respiratório agudo, insuficiência respiratória aguda e outras complicações.
Sabendo que a obesidade anda de mãos dadas com essas doenças crônicas, a preocupação para que ocorra o controle adequado da pressão arterial e dos níveis glicêmicos tende ser ainda maior, além dos cuidados individuais e coletivos como medidas de proteção para assim evitar a COVID-19 e suas complicações.
O boletim do Ministério da Saúde sobre a disseminação do COVID-19 no Brasil, divulgado no início de abril, apontou uma nova tendência relacionada às mortes por Coronavírus: a obesidade estava mais presente nos óbitos de jovens que os de idosos.
Assista o vídeo “qual o risco da obesidade nas complicações da infecção por Coronavirus” Após a leitura do texto faça uma reflexão dando a sua opinião sobre a importância da atividade física no combate a Obesidade.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pacientes com condições crônicas pré-existentes, como diabetes e hipertensão, apresentaram versões mais graves da doença causada pelo novo Coronavírus, a COVID-19.
Isso significa dizer que a infecção se desenvolveu rapidamente para a síndrome do desconforto respiratório agudo, insuficiência respiratória aguda e outras complicações.
Sabendo que a obesidade anda de mãos dadas com essas doenças crônicas, a preocupação para que ocorra o controle adequado da pressão arterial e dos níveis glicêmicos tende ser ainda maior, além dos cuidados individuais e coletivos como medidas de proteção para assim evitar a COVID-19 e suas complicações.
O boletim do Ministério da Saúde sobre a disseminação do COVID-19 no Brasil, divulgado no início de abril, apontou uma nova tendência relacionada às mortes por Coronavírus: a obesidade estava mais presente nos óbitos de jovens que os de idosos.
Assista o vídeo “qual o risco da obesidade nas complicações da infecção por Coronavirus” Após a leitura do texto faça uma reflexão dando a sua opinião sobre a importância da atividade física no combate a Obesidade.
Quarta-feira, dia 3_____
Língua Portuguesa_________________
ATIVIDADE:
Uma festa portuguesa, com certeza
As Festas Juninas, de origem portuguesa, chegaram ao Brasil trazidas pelos colonizadores portugueses, que já as celebravam na Europa, consagrando-as a Deus. Coincidiam com o início da primavera, e os camponeses pediam ao Criador que protegesse suas colheitas.
Originárias do meio rural, as Festas Juninas perderam, no Brasil, parte de suas características, pois, além de junho ser o início do inverno, elas sofreram influências indígenas e negras.
Nas cidades do interior, principalmente as menores, as festas continuam com maior tradição, obedecendo a um esquema mais ou menos definitivo, começando com a quadrilha, dança também de origem europeia.
Nas escolas, porém, tanto nos grandes centros quanto nas pequenas cidades, a festa junina continua sendo anualmente realizada, envolvendo principalmente os alunos mais novos, com as roupas juninas tradicionais ( vestidos de chita com rendas, fitas e babados, calça jeans, camisa xadrez e chapéu de palha).
Em todas as festas, as barraquinhas não podem faltar, com as comidas e bebidas típicas da época, bem como bandeirinhas coloridas simulando uma autêntica festa do interior.
1- Qual é a origem das Festas Juninas?
___________________________
2- Quem trouxe as Festas Juninas para o Brasil?
___________________________
3- Na Europa as Festas Juninas coincidiam com o início da ____________________ e no Brasil são realizadas no início do ____________________.
4- No Brasil, as Festas Juninas são originárias do meio _________________.
5- Em que mês as Festas Juninas acontecem no Brasil?
___________________________
6- As Festas Juninas sofreram influências dos ______________ e dos ______________.
7- Que dança, citada no texto, é tradicional nas Festas Juninas?
___________________________
8- Em que local, segundo o texto, as Festas Juninas são realizadas anualmente?
___________________________
9- Quais são as roupas juninas tradicionais citadas no texto?
___________________________
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
Uma festa portuguesa, com certeza
As Festas Juninas, de origem portuguesa, chegaram ao Brasil trazidas pelos colonizadores portugueses, que já as celebravam na Europa, consagrando-as a Deus. Coincidiam com o início da primavera, e os camponeses pediam ao Criador que protegesse suas colheitas.
Originárias do meio rural, as Festas Juninas perderam, no Brasil, parte de suas características, pois, além de junho ser o início do inverno, elas sofreram influências indígenas e negras.
Nas cidades do interior, principalmente as menores, as festas continuam com maior tradição, obedecendo a um esquema mais ou menos definitivo, começando com a quadrilha, dança também de origem europeia.
Nas escolas, porém, tanto nos grandes centros quanto nas pequenas cidades, a festa junina continua sendo anualmente realizada, envolvendo principalmente os alunos mais novos, com as roupas juninas tradicionais ( vestidos de chita com rendas, fitas e babados, calça jeans, camisa xadrez e chapéu de palha).
Em todas as festas, as barraquinhas não podem faltar, com as comidas e bebidas típicas da época, bem como bandeirinhas coloridas simulando uma autêntica festa do interior.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1- Qual é a origem das Festas Juninas?
___________________________
2- Quem trouxe as Festas Juninas para o Brasil?
___________________________
3- Na Europa as Festas Juninas coincidiam com o início da ____________________ e no Brasil são realizadas no início do ____________________.
4- No Brasil, as Festas Juninas são originárias do meio _________________.
5- Em que mês as Festas Juninas acontecem no Brasil?
___________________________
6- As Festas Juninas sofreram influências dos ______________ e dos ______________.
7- Que dança, citada no texto, é tradicional nas Festas Juninas?
___________________________
8- Em que local, segundo o texto, as Festas Juninas são realizadas anualmente?
___________________________
9- Quais são as roupas juninas tradicionais citadas no texto?
___________________________
Matemática_______________________
ATIVIDADE:
1- Escreva o menor e o maior numeral usando os algarismos:
7, 2, 8: _______, _________
3, 9, 6: _______, _________
1, 5, 4: _______ , ________
2- Complete com o antecessor e o sucessor:
______ 297 ______
______ 371 ______
______ 549 ______
______ 853 ______
______ 750 ______
______ 289 ______
3- Resolva as adições e encontre os resultados colocando as letras no lugares corretos:
A) 52+6=
B) 82+15=
C) 36+20+12=
D) 437+252=
E) 504+105=
F) 104+200+302=
G) 23+49=
H) 94+87=
I) 24+65+37=
J) 426+319=
K) 593+362=
L) 568+179=
( ) 689
( ) 606
( ) 58
( ) 68
( ) 181
( ) 126
( ) 609
( ) 97
( ) 72
( ) 745
( ) 126
( ) 955
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1- Escreva o menor e o maior numeral usando os algarismos:
7, 2, 8: _______, _________
3, 9, 6: _______, _________
1, 5, 4: _______ , ________
2- Complete com o antecessor e o sucessor:
______ 297 ______
______ 371 ______
______ 549 ______
______ 853 ______
______ 750 ______
______ 289 ______
3- Resolva as adições e encontre os resultados colocando as letras no lugares corretos:
A) 52+6=
B) 82+15=
C) 36+20+12=
D) 437+252=
E) 504+105=
F) 104+200+302=
G) 23+49=
H) 94+87=
I) 24+65+37=
J) 426+319=
K) 593+362=
L) 568+179=
( ) 689
( ) 606
( ) 58
( ) 68
( ) 181
( ) 126
( ) 609
( ) 97
( ) 72
( ) 745
( ) 126
( ) 955
Quinta-feira, dia 4____
Ciências________________________
ATIVIDADE:
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
Verminoses
Verminoses são doenças causadas por vermes que se instalam e
se reproduzem principalmente nos intestinos das pessoas.
As pessoas com verminoses geralmente sentem dores na barriga
e ficam fracas, pálidas e sem disposição para trabalhar, estudar e se divertir.
Os vermes mais comuns, encontrados principalmente nas
crianças, são:
*Lombriga (ascaridíase): é um verme roliço.
-Transmissão: água e alimentos contaminados.
Causa: dores na barriga, falta de apetite, fraqueza e
emagrecimento.
*Tênia ou solitária (teníase): é um verme que tem o corpo
achatado e pode ter vários metros de comprimento.
-Transmissão: carne de porco ou de vaca contaminada.
°Causa: dores na barriga, diarreia e emagrecimento.
*Esquistossomo (esquistossomose ou barriga-d’água): é um
verme muito pequeno.
-Transmissão: água contaminada (se banhar ou beber).
Causa: diarreia, emagrecimento e aumento do abdome.
*Ancilóstomo (ancilostomose ou amarelão): é um verme muito
pequeno.
-Transmissão: pele dos pés.
Causa: fraqueza, desânimo e pele amarelada.
*Oxiúro (oxiurose): é um verme muito pequeno.
-Transmissão: alimentos, mãos ou objetos (roupas)
contaminados.
Causa: coceira na região do ânus.
Para saber se estamos ou não com algum tipo de verme,
devemos fazer exames de fezes.
O tratamento das verminoses é feito com remédios chamados
vermífugos. Existem vários tipos de vermífugos, dependendo do verme.
Para evitar as verminoses devemos:
- Beber somente água tratada e filtrada ou fervida.
- Lavar bem as frutas, as verduras e os legumes.
- Comer carnes bem cozidas ou assadas.
- Não entrar em água contaminada.
- Não andar descalço.
- Ter bons hábitos de higiene com o corpo.
Arte___________________________
ATIVIDADE: Pintura Rupestre; leitura e vídeo; trabalho manual.
A origem das imagens – Pintura Rupestre
As principais características da arte rupestre
Você sabia que os seres humanos já faziam arte antes de inventarem a escrita?
Foi na Pré-história, cerca de 25 mil anos atrás, que o homem registrou desenhos e esculturas que representavam os acontecimentos de seu dia a dia. Este desenhos e esculturas rupestre forneceram importantes informações sobre seu estilo de vida.
As pinturas representavam cenas de caça, sempre representadas com animais selvagens gigantes, a fim de demonstrar a caça de forma mais real possível. Também eram representados rituais religiosos e danças.
Características da Arte Rupestre
Desenhos simples (bonecos esquemáticos, sem rosto definido), com poucas cores.
Embora os desenhos fossem simples, é possível perceber a narrativa, a dramaticidade, contada por eles.
Muitas vezes a figura humana aparece segurando armas, ferramentas ou outros objetos.
O movimento (ou ação) é sugerido pela posição dos braços e das pernas.
Não há proporção entre as imagens de pessoas e animais.
Não existe detalhes do rosto.
Materiais da Pintura Rupestre
As tintas eram feitas de restos de carvão, pigmentos de planta e da terra, que eram misturados ao sangue de animal.
Como pincel os homens das cavernas utilizavam ossos e pelos de animais ou mesmo as próprias mãos.
Vejas os exemplos a seguir:
Assista o vídeo a seguir e, em uma folha sulfite, faça uma pintura rupestre com os materiais que os primitivos usavam na época pré-histórica.
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://youtu.be/5j0qgPXsFuY
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
Leia o texto atentamente:A origem das imagens – Pintura Rupestre
As principais características da arte rupestre
Você sabia que os seres humanos já faziam arte antes de inventarem a escrita?
Foi na Pré-história, cerca de 25 mil anos atrás, que o homem registrou desenhos e esculturas que representavam os acontecimentos de seu dia a dia. Este desenhos e esculturas rupestre forneceram importantes informações sobre seu estilo de vida.
As pinturas representavam cenas de caça, sempre representadas com animais selvagens gigantes, a fim de demonstrar a caça de forma mais real possível. Também eram representados rituais religiosos e danças.
Características da Arte Rupestre
Desenhos simples (bonecos esquemáticos, sem rosto definido), com poucas cores.
Embora os desenhos fossem simples, é possível perceber a narrativa, a dramaticidade, contada por eles.
Muitas vezes a figura humana aparece segurando armas, ferramentas ou outros objetos.
O movimento (ou ação) é sugerido pela posição dos braços e das pernas.
Não há proporção entre as imagens de pessoas e animais.
Não existe detalhes do rosto.
Materiais da Pintura Rupestre
As tintas eram feitas de restos de carvão, pigmentos de planta e da terra, que eram misturados ao sangue de animal.
Como pincel os homens das cavernas utilizavam ossos e pelos de animais ou mesmo as próprias mãos.
Vejas os exemplos a seguir:
Assista o vídeo a seguir e, em uma folha sulfite, faça uma pintura rupestre com os materiais que os primitivos usavam na época pré-histórica.
Sexta-feira, dia 5_____
Língua Portuguesa_______________
ATIVIDADE:
5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente
Tudo o que existe na natureza é muito importante para nós: o ar que respiramos; a água que mata a nossa sede, que usamos para cozinhar e na higiene; o solo onde vivemos, plantamos, construímos nossas casas; as plantas e os animais que nos servem de alimentos.
Por isso, é necessário que todos pensem na importância da natureza para a sobrevivência da humanidade e evitem destruí-la.
Conservar a natureza é responsabilidade de cada um de nós.
Lembre-se: Preservando o meio ambiente, estaremos preservando a vida.
Produção de texto
Observe o desenho e escreva um texto sobre o que aconteceu:
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente
Tudo o que existe na natureza é muito importante para nós: o ar que respiramos; a água que mata a nossa sede, que usamos para cozinhar e na higiene; o solo onde vivemos, plantamos, construímos nossas casas; as plantas e os animais que nos servem de alimentos.
Por isso, é necessário que todos pensem na importância da natureza para a sobrevivência da humanidade e evitem destruí-la.
Conservar a natureza é responsabilidade de cada um de nós.
Lembre-se: Preservando o meio ambiente, estaremos preservando a vida.
NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Observe o desenho e escreva um texto sobre o que aconteceu:
Disponível em Google Imagens, acessado em 25/05/2020
Matemática_____________________
ATIVIDADE:
1- Complete com = (igual) ou ≠ (diferente):
164 _____ 1U + 6D + 4C
415 _____ 4 + 10 + 500
682 _____ 6C + 8D + 2U
736 _____ 7 + 30 + 600
928 _____ 900 + 20 + 8
403 _____ 4C + 0D + 3U
2- Complete com > (maior) ou < (menor):
297 ____ 279
371 ____ 317
549 ____ 594
853 ____ 835
750 ____ 705
289 ____ 298
3- Resolva as subtrações e encontre os resultados colocando as letras no lugares corretos:
A) 46 – 5=
B) 86 – 12=
C) 596 – 271=
D) 768 – 53=
E) 153 – 82=
F) 87 – 48=
G) 23 – 4=
H) 595 – 278=
I) 947 – 285=
J) 446 – 82=
K) 931 – 349=
L) 700 – 345=
( ) 325
( ) 41
( ) 355
( ) 39
( ) 582
( ) 364
( ) 715
( ) 74
( ) 71
( ) 19
( ) 662
( ) 317
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1- Complete com = (igual) ou ≠ (diferente):
164 _____ 1U + 6D + 4C
415 _____ 4 + 10 + 500
682 _____ 6C + 8D + 2U
736 _____ 7 + 30 + 600
928 _____ 900 + 20 + 8
403 _____ 4C + 0D + 3U
2- Complete com > (maior) ou < (menor):
297 ____ 279
371 ____ 317
549 ____ 594
853 ____ 835
750 ____ 705
289 ____ 298
3- Resolva as subtrações e encontre os resultados colocando as letras no lugares corretos:
A) 46 – 5=
B) 86 – 12=
C) 596 – 271=
D) 768 – 53=
E) 153 – 82=
F) 87 – 48=
G) 23 – 4=
H) 595 – 278=
I) 947 – 285=
J) 446 – 82=
K) 931 – 349=
L) 700 – 345=
( ) 325
( ) 41
( ) 355
( ) 39
( ) 582
( ) 364
( ) 715
( ) 74
( ) 71
( ) 19
( ) 662
( ) 317
----------------
Termo 2__________
Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas
Fique bem, fique em casa!