OBSERVAÇÃO :
SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, OS ALUNOS DEVERÃO COPIAR E RESOLVER OS
CONTEÚDOS NO CADERNO. QUEM TIVER IMPRESSORA PODERÁ IMPRIMIR AS ATIVIDADES,
SENDO ASSIM, NÃO HAVERÁ A NECESSIDADE DE COPIAR OS CONTEÚDOS, SOMENTE
RESOLVÊ-LOS E COLAR NO CADERNO.
NÃO SE
ESQUEÇA DE COLOCAR NO CADERNO A DATA EM QUE AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS.
|
COMPONENTE
CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA
·
CABEÇALHO
E.M.
“CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE
MOR, 04 DE MAIO DE 2020
HOJE É
SEGUNDA-FEIRA
O DIA
ESTÁ __________________________
NOME
_____________________________________________ 3º ANO _____
PROFESSORA__________________________________
BOM DIA!
ATIVIDADE: Leia o texto abaixo com bastante
atenção, conte para seus pais a história que você leu.
O
JABUTI E A ONÇA
Certa vez, o jabuti pegou a sua gaita e
tocou assim:
__ O osso da onça é a minha gaita hi, hi, hi
...
A onça, que passava por perto, ficou
irritada e correu para pegá-lo. Mas o jabuti meteu-se num buraco adentro e a
onça só conseguiu agarrar-lhe a perna.
O jabuti deu uma risada e disse:
__ Pensa que agarrou minha perna?
Agarrou uma raiz de pau!
A onça largou então a perna do jabuti,
que deu uma segunda risada.
__ Ora, dona onça, de fato você agora
soltou a minha perna.
A grande tola, ao saber disso, ficou
furiosa e durante muito tempo esperou o jabuti sair. Mas o jabuti, que era
muito paciente, foi ficando, até a onça desistir e ir embora.
SILVIA
ROMERO
MORAL: A
INTELIGÊNCIA VENCE A FORÇA.
A) Quem
são as personagens da fábula?
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
B) Onde
se escondeu o jabuti para fugir da onça?
___________________________________________________________
___________________________________________________________
C) Qual o
animal mais esperto da história? Por que você acha?
___________________________________________________________
___________________________________________________________
D) Por
quanto tempo a onça esperou que o jabuti saísse do buraco?
___________________________________________________________
___________________________________________________________
E) Qual é
a moral da fábula?
___________________________________________________________
___________________________________________________________
ATIVIDADE 2: A ideia central do texto é:
( ) Um jabuti deixou uma onça furiosa, mas
conseguiu enganá-la e livra-se dela.
(
) Uma onça esperou muito tempo que um jabuti saísse de um buraco.
ATIVIDADE 3: Relacione as palavras abaixo,
de acordo com o sentido:
(1) Irritado ( ) Soltar
(2) Largar ( ) Bobo
(3) Tolo ( ) Zangado
(4) Desistiu ( ) Desanimou
ATIVIDADE 4: Desenhe a fábula- “ O jabuti
e a onça”
ATIVIDADE 5: Vamos montar um acróstico com o nome :
M______________________________
A______________________________
M______________________________
Ã______________________________
E______________________________
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADE 1 : LEIA COM ATENÇÃO E RESOLVA AS ATIVIDADES NO CADERNO. LEMBRE DE COLOCAR A DATA.
1-
COMPLETE A SEQUÊNCIA NUMÉRICA DE 3 EM 3 ATÉ 30.
3 – 6 - _______________________________________________________________
2-
COMPLETE A SEQUÊNCIA NUMÉRICA DE 5 EM 5 ATÉ 50.
5 -_10 -
_________________________________________________________
3- COMPLETE A SEQUÊNCIA NUMÉRICA DE 10 EM
10 ATÉ 100.
10 – 20 ________________________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE 3º
Anos
ATIVIDADE: 1
A) Escolha
um lugar que você gostaria que representasse seu desenho:
Paisagens
construídas:
Paisagens
naturais:
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 5 DE MAIO DE 2020.
HOJE É TERÇA – FEIRA.
PROFESSORA:
_______________________________ 3º ANO:______
NOME: ___________________________________________________
ATIVIDADE 1:
ATIVIDADE 1:
ATIVIDADE 2:
ESCREVA NO CADERNO OS NUMERAIS DO EXERCÍCIO 1 EM ORDEM CRESCENTE:
ESCREVA NO CADERNO OS NUMERAIS DO EXERCÍCIO 1 EM ORDEM CRESCENTE:
30- __________________________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
Atividade 1 - Escreva como você imagina que era a cidade onde você mora.
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
Atividade 2 - Agora escreva com é hoje a cidade que você mora.
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
Atividade 3 - Relate as características de seu bairro
e escreva qual tipo de bairro é.
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
__________________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: ED.FÍSICA
(1H)
ATIVIDADES
RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
ATIVIDADE: A MAIORIA DAS CRIANÇAS E
ADULTOS EM ALGUM MOMENTO DA VIDA
BRINCOU COM UM BRINQUEDO MUITO ACESSÍVEL ATÉ
NOS DIAS DE HOJE ESSE
BRINQUEDO CHAMA-SE CORDA!
COM A CORDA BRINCAMOS DE VÁRIAS MANEIRAS, SOZINHOS,
EM GRUPOS, EM RODA,
CORRENDO, CANTANDO ENQUANTO ALGUÉM PULA A CORDA, ENFIM SÃO
INFINIDADES DE MANEIRAS DE SE DIVERTIR COM O BRINQUEDO CORDA!
A
PRIMEIRA PROPOSTA AGORA É PARA VOCÊ FAZER JUNTO COM A SUA FAMÍLIA UM
PESQUISA
DE TODAS AS BRINCADEIRAS COM CORDA QUE VOCÊS CONHECEM. FAÇAM
ISSO ESCRITO EM
UMA FOLHA, OU FAÇAM UM CARTAZ, USEM A CRIATIVIDADE. NESSE
MOMENTO É LEGAL VOCÊS
REGISTRAREM COM FOTOS E VÍDEOS E SE PUDER
COMPARTILHEM CONOSCO!
A SEGUNDA
PROPOSTA É LÓGICO! CLARO! ÓBVIO! VAMOS BRINCAR!!! COM ESSAS
BRINCADEIRAS
JÁ CONHECIDAS POR VOCÊ E SUA FAMÍLIA! TIREM FOTOS FAÇAM
VÍDEOS!! DIVIRTAM-SE!!
É PARA O PAI, A MÃE TODOS QUE ESTIVEREM PERTO
BRINCAR, CERTO?!
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
·
CABEÇALHO
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 06 DE MAIO DE 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME
_____________________________________________ 3º ANO _____
PROFESSORA__________________________________
BOM
DIA!
SINÔNIMOS: SÃO PALAVRAS DIFERENTES, MAS QUE POSSUEM O SENTIDO
SEMELHANTE
|
ATIVIDADE 1: Substitua as
palavras grifadas por um sinônimo ( palavras com sentido parecido) e reescreva
as frases:
A)
A onça largou
o jabuti e ficou irritada.
_________________________________________________________________
B)
A onça largou
então a perna do jabuti, que deu uma segunda risada.
_________________________________________________________________
ATIVIDADE 2: Coloque as palavras abaixo em ordem alfabética
depois escolha três palavras e faça frases com cada uma delas:
JABUTI
– ONÇA – RISADA – BURACO – OSSO – GAITA -
AGARROU
|
ATIVIDADE 3: Escreva 5 palavras que tem B e 5 palavras que
tem P
PALAVRAS
COM B
|
PALAVRAS
COM P
|
ATIVIDADE 4: Leitura
informativa
2º DOMINGO DE MAIO
DIA DAS MÃES
O DIA DAS MÃES NASCEU NOS ESTADOS
UNIDOS. SUA IDEALIZADORA FOI UMA PROFESSORA NORTE-AMERICANA CHAMADA ANNA
JARVIS, QUE NASCEU EM 1864, NA CIDADE DE WEBSTER, ESTADO DA VIRGÍNIA.
ANNA PERDEU A MÃE, ANNA REEVES
JARVIS, EM 1905. SOFREU MUITO COM ESSA PERDA E PENSOU EM ESTABELECER UM DIA
PARA HOMENAGEAR NÃO SÓ A SUA, MAS TODAS AS MÃES DO MUNDO. ESCREVEU ENTÃO UMA
CARTA AO GOVERNADOR DO SEU ESTADO, SUGERINDO A COMEMORAÇÃO. O GOVERNADOR,
WILLIAM GLASSCOCK, ACEITOU A SUGESTÃO E INSISTIU OFICIALMENTE O DIA DAS MÃES
NO ESTADO, EM 1910.
PARA HOMENAGEAR ANNA, DETERMINOU
QUE AS COMEMORAÇÕES SE DESSEM NO SEGUNDO DOMINGO DE MAIO, DATA PRÓXIMA AO
FALECIMENTO DE SUA MÃE. EM 1914,
A DATA FOI INCLUIDA NO CALENDÁRIO FEDERAL DOS ESTADOS UNIDOS. ANA
JARVIS FEZ MUITAS CONFERÊNCIAS E PALESTRAS SOBRE O TEMA. EMPREGOU TODA A
FORTUNA QUE HERDARA NA DIVULGAÇÃO MUNDIAL DA COMEMORAÇÃO. EM POUCO TEMPO, A
DATA FOI ACEITA PELA MAIORIA DOS POVOS OCIDENTAIS, E ANNA VIU REALIZADO SEU
SONHO.
A COMEMORAÇÃO CHEGOU AO BRASIL EM
1918, ATRAVÉS DA ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS DE PORTO ALEGRE. A DATA PASSOU A
SER COMEMORADA OFICIALMENTE EM 5 DE MAIO DE 1932, ATRAVÉS DE UM DECRETO QUE
INSTITUIU O DIA DAS MÃES NO SEGUNDO DOMINGO DE MAIO.
|
ATIVIDADE 5: Complete a poesia com palavras que rimam e
ilustre-a:
DIA DA
MAMÃE
NESTE DIA DA MAMÃE
VAMOS TODOS FESTEJAR
UMA ROSA E UM BEIJO
ALEGRIA VAMOS TE ______________________
MAMÃEZINHA, MEU AMOR
QUE ALEGRIA TE ABRAÇAR
HOJE O DIA É TODO TEU
VAMOS TODOS ___________________________
ATIVIDADE 6: CARTÃO PARA MAMÃE
1- PEGUE
UMA FOLHA DE SULFITE E DOBRE AO MEIO.
2- FAÇA
UM DESENHO ESPECIAL NA CAPA PARA MAMÃE.
3- ESCREVA
UMA MENSAGEM BONITA E CRIATIVA PARA MAMÃE.
COMPONENTE
CURRICULAR: GEOGRAFIA
Atividade 1: Complete as frases :
A)
A área urbana é
formada pelo ______________ da cidade e
os ___________________.
B)
Na área rural uma
casa fica ________________da
outra.
C)
Os alimentos naturais
como frutas, verduras e
legumes vem
da área _______________________.
D)
Na área _____________________ tem muita movimentação
e poluição.
Atividade 2 - Desenhe uma
área urbana e uma
área rural abaixo.
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE:
A) Desenhe e pinte uma paisagem real.
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 7 DE MAIO DE 2020.
HOJE É QUINTA – FEIRA.
PROFESSORA:
_______________________________ 3º ANO:______
NOME: ___________________________________________________
ATIVIDADE: LEIA
COM ATENÇÃO E COPIE NO CADERNO.
ORDEM CRESCENTE (DO MENOR PARA O MAIOR) E ORDEM DECRESCENTE (DO MAIOR PARA O MENOR)
1-
COMPLETE
ESSA SEQUÊNCIA DOS NÚMEROS NATURAIS DO MENOR PARA O MAIOR, ISTO É, EM ORDEM CRESCENTE.
100 - 101- 102 - ________ - ________- ________- ________- ________
2- COMPLETE ESSA SEQUÊNCIA DOS NÚMEROS
NATURAIS DO MAIOR PARA O MENOR, ISTO É, EM ORDEM
DECRESCENTE.
255- 254 - 253 - _______ - ________- ________- ________- _________
3- PENSE
NA SEQUÊNCIA DOS NÚMEROS NATURAIS E COMPLETE AS FRASES:
A) O
SUCESSOR DE 11 É O _____. E O ANTECESSOR DE 8
É ______.
B)
77 É O
_______________ DE 78 E 123 É O ANTECESSOR DE ______.
C)
_____
É O SUCESSOR DE 435
E ______ É O ANTECESSOR DE 496.
D)
544 É O SUCESSOR DE ______ E O
SUCESSOR DO SUCESSOR DE 19 É
O _____.
4- ARME E
RESOLVA AS OPERAÇÕES NO CADERNO, LEMBRE DE COLOCAR UNIDADE, DEZENA E CENTENA NA
HORA DE MONTAR A CONTA.
a)
257 + 322 =
|
b)
461 + 238 =
|
c)
587 – 462 =
|
d)
495 – 173 =
|
e)
235 x 4 =
|
f)
173 x 5 =
|
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS
Atividade 1 - Como
você já sabe cada dia tem momentos como por exemplo: amanhecer, meio-dia,
entardecer e noite.
Escreva o que você costuma fazer nesses momentos
diferentes do dia.
AMANHECER
:
___________________________________________________________
___________________________________________________________
MEIO-DIA
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
ENTARDECER
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
NOITE
___________________________________________________________
___________________________________________________________
Atividade 2 - Pesquise e escreva o que você sabe sobre CORONAVÍRUS (COVID -19)
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
DATA 08/05/2020 ( 6ª
FEIRA) 3º
ANO
COMPONENTE CURRICULAR:
LÍNGUA PORTUGUESA
·
CABEÇALHO
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 08 DE MAIO DE 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME
_____________________________________________ 3º ANO _____
PROFESSORA__________________________________
BOM
DIA!
ATIVIDADE 1: Leia a poesia, enumere os
versos e estrofes, e circule as rimas:
AS
HABILIDADES DA MAMÃE
(Gilda
F. Padilha)
Mamãe parece uma fada,
Tem varinha de condão...
Nossa casa é arrumada,
Com beleza e perfeição.
Que mãozinha habilidosa:
Costura, borda, cozinha...
Mamãe é sempre jeitosa,
Uma perfeita abelhinha.
O bolo que mamãe faz
É gostoso, bem fofinho,
Na sua mão cresce mais
E não sobra um pedacinho...
A maior habilidade
Que minha mãe tem no lar,
É espalhar felicidade,
Todo dia, ao despertar!
ATIVIDADE 2: Complete:
A) A
poesia tem _________ versos e __________
estrofes.
B) O
título da poesia é ___________________________________________________
C) A
autora da poesia é ___________________________________________________
ATIVIDADE 3: Preencha as
lacunas do texto a seguir (seja criativo):
MAMÃE
O nome da minha mãe é:
__________________________________________________________.
Ela sabe fazer muitas coisas
gostosas como_____________________,______________________,
____________________,_____________________principalmente
_______________________ que eu adoro!
Quando eu faço alguma coisa
errada, ela fica ___________________________, às vezes ela toma atitudes mais
enérgicas, como _____________________________________________________.Eu sei
que ela faz isso porque me ama muito e quer me educar direitinho.
Mãe, você é
______________________________________ para mim.
Eu te amo!
PARABÉNS PELO SEU DIA!
ATIVIDADE 4: Escreva uma
mensagem para a mamãe:
MAMÃE,
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________
COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS
ATIVIDADE:
1.
ASSISTA COM ATENÇÃO O VÍDEO SOBRE GREETINGS
(CUMPRIMENTOS). VÍDEO:
ATIVIDADE:
1.
ASSISTA COM ATENÇÃO O VÍDEO SOBRE GREETINGS
(CUMPRIMENTOS). VÍDEO:
2.
EM
SEGUIDA, COPIE EM SEU CADERNO A ATIVIDADE ABAIXO;
3.
POR
ÚLTIMO, TRACE UMA LINHA, LIGANDO AS FRASES EM INGLÊS AS RESPECTIVAS TRADUÇÕES
EM PORTUGUÊS;
4.
EM CASO
DE DÚVIDAS, RELEMBRE AS AULAS E CONSULTE O CADERNO;
5.
LEMBRE-SE
DO NOSSO COMBINADO E FAÇA TUDO COM MUITO CAPRICHO.
HI!
BOM DIA!
HELLO! DESCULPA
GOOD MORNING!
OI!
GOOD AFTERNOON!
BEM-VINDO
GOOD NIGHT!
OBRIGADO!
THANK YOU!
BOA TARDE!
WELCOME
TCHAU!
SORRY OLÁ!
BYE!
BOA NOITE!
COMPONENTE CURRICULAR: ED.FÍSICA(1H)
ATIVIDADE: SESSÃO PIPOCA!!
VAMOS ASSISTIR O FILME JUMP-IN!
ESTÁ DISPONÍVEL GRATUITAMENTE
NO YOUTUBE!
REGISTRE CADA MOMENTO DESSE
PROGRAMA EM FAMÍLIA!
E SE PUDER COMPARTILHE!
IZZY DANIELS (CORBIN BLEU) É UM JOVEM QUE
TREINA PARA SE TORNEAR UM BOXEADOR E SEGUIR OS PASSOS DE SEU PAI, KENNETH
DANIELS (DAVID REIVERS). NO ENTANTO, QUANDO IZZY ACABA PARTICIPANDO POR ACASO
DE UM TORNEIO DE PULAR CORDA, DESCOBRE QUE O BOXE É MAIS UM SONHO DE SEU PAI DO
QUE ALGO QUE IZZY REALMENTE DESEJA PARA SUA VIDA.
DEPOIS DESSE BELO FILME, AQUI FICA MAIS
QUE A MINHA ÚLTIMA PROPOSTA FICA UM DESAFIO!!!
SERÁ
QUE VOCÊ MEU ALUNO JUNTO COM A SUA FAMÍLIA, SERIA CAPAZ DE FAZER UMA PEQUENA
COREOGRAFIA USANDO ESSE BRINQUEDO FANTÁSTICO CHAMADO CORDA?