segunda-feira, 4 de maio de 2020

Semana de 04/05 á 08/05

OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, OS ALUNOS DEVERÃO COPIAR E RESOLVER OS CONTEÚDOS NO CADERNO. QUEM TIVER IMPRESSORA PODERÁ IMPRIMIR AS ATIVIDADES, SENDO ASSIM, NÃO HAVERÁ A NECESSIDADE DE COPIAR OS CONTEÚDOS, SOMENTE RESOLVÊ-LOS E COLAR NO CADERNO.
NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR NO CADERNO A DATA EM QUE AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS.



COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·         CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 04 DE MAIO DE 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME _____________________________________________ 3º ANO _____
PROFESSORA__________________________________

BOM DIA!


    ATIVIDADE: Leia o texto abaixo com bastante atenção, conte para seus pais a história que você leu.
    
O JABUTI E A ONÇA

   Certa vez, o jabuti pegou a sua gaita e tocou assim:
   __ O osso da onça é a minha gaita hi, hi, hi ...
           A onça, que passava por perto, ficou irritada e correu para pegá-lo. Mas o jabuti meteu-se num buraco adentro e a onça só conseguiu agarrar-lhe a perna.
          O jabuti deu uma risada e disse:
          __ Pensa que agarrou minha perna? Agarrou uma raiz de pau!
         A onça largou então a perna do jabuti, que deu uma segunda risada.
         __ Ora, dona onça, de fato você agora soltou a minha perna.
        A grande tola, ao saber disso, ficou furiosa e durante muito tempo esperou o jabuti sair. Mas o jabuti, que era muito paciente, foi ficando, até a onça desistir e ir embora.
SILVIA ROMERO
MORAL: A INTELIGÊNCIA VENCE A FORÇA.

 ATIVIDADE 1: Após a leitura da fábula, responda:                


A)   Quem são as personagens da fábula? 
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________



B)   Onde se escondeu o jabuti para fugir da onça?
___________________________________________________________
___________________________________________________________
C)   Qual o animal mais esperto da história? Por que você acha?
___________________________________________________________
___________________________________________________________
D)   Por quanto tempo a onça esperou que o jabuti saísse do buraco?
___________________________________________________________
___________________________________________________________

E)   Qual é a moral da fábula?
___________________________________________________________
___________________________________________________________


ATIVIDADE 2: A ideia central do texto é:

(       ) Um jabuti deixou uma onça furiosa, mas conseguiu enganá-la e livra-se dela.
(       ) Uma onça esperou muito tempo que um jabuti saísse de um buraco.

ATIVIDADE 3: Relacione as palavras abaixo, de acordo com o sentido:

(1)  Irritado                  (    ) Soltar
(2)   Largar                  (    ) Bobo
(3)   Tolo                     (     ) Zangado
(4)  Desistiu                (     ) Desanimou


ATIVIDADE 4: Desenhe a fábula- “ O jabuti e a onça”





















ATIVIDADE 5: Vamos montar um acróstico com o nome :

M______________________________
A______________________________
M______________________________
Ã______________________________
E______________________________



COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ATIVIDADE 1 :  LEIA COM ATENÇÃO E RESOLVA AS ATIVIDADES NO CADERNO. LEMBRE DE COLOCAR A DATA.

1-    COMPLETE A SEQUÊNCIA NUMÉRICA DE 3 EM 3 ATÉ 30.
3 – 6 - _______________________________________________________________

2-    COMPLETE A SEQUÊNCIA NUMÉRICA DE 5 EM 5 ATÉ 50.
5 -_10 - _________________________________________________________
3-    COMPLETE A SEQUÊNCIA NUMÉRICA DE 10 EM 10 ATÉ 100.
 10 – 20 ________________________________________________________________

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE      3º Anos

ATIVIDADE: 1

A)   Escolha um lugar que você gostaria que representasse seu desenho:


      Paisagens construídas:
      Paisagens naturais:





COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 5 DE MAIO DE 2020.
HOJE É TERÇA – FEIRA.
PROFESSORA: _______________________________ 3º ANO:______
NOME: ___________________________________________________  

ATIVIDADE 1:           


ATIVIDADE 2:
 ESCREVA NO CADERNO OS NUMERAIS DO EXERCÍCIO 1 EM ORDEM CRESCENTE:
30- __________________________________________________________________



COMPONENTE CURRICULAR:
HISTÓRIA



Atividade 1 - Escreva como você imagina que era  a cidade onde você mora.

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________



Atividade 2 - Agora escreva com é hoje a cidade que você mora.


___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________



Atividade 3 - Relate as características de seu  bairro  e escreva qual tipo de bairro é.

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

__________________________________________________________


COMPONENTE CURRICULAR: ED.FÍSICA (1H) 

ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS

ATIVIDADE: A MAIORIA DAS CRIANÇAS E ADULTOS EM ALGUM MOMENTO DA VIDA
BRINCOU COM UM BRINQUEDO MUITO ACESSÍVEL ATÉ NOS DIAS DE HOJE ESSE 
BRINQUEDO CHAMA-SE CORDA!
COM A CORDA BRINCAMOS DE VÁRIAS MANEIRAS, SOZINHOS, EM GRUPOS, EM RODA,
CORRENDO, CANTANDO ENQUANTO ALGUÉM PULA A CORDA, ENFIM SÃO
INFINIDADES DE MANEIRAS DE SE DIVERTIR COM O BRINQUEDO CORDA!
A PRIMEIRA PROPOSTA AGORA É PARA VOCÊ FAZER JUNTO COM A SUA FAMÍLIA UM
PESQUISA DE TODAS AS BRINCADEIRAS COM CORDA QUE VOCÊS CONHECEM. FAÇAM
ISSO ESCRITO EM UMA FOLHA, OU FAÇAM UM CARTAZ, USEM A CRIATIVIDADE. NESSE
MOMENTO É LEGAL VOCÊS REGISTRAREM COM FOTOS E VÍDEOS E SE PUDER
COMPARTILHEM CONOSCO!

A SEGUNDA PROPOSTA É LÓGICO! CLARO! ÓBVIO! VAMOS BRINCAR!!! COM ESSAS
BRINCADEIRAS JÁ CONHECIDAS POR VOCÊ E SUA FAMÍLIA! TIREM FOTOS FAÇAM
VÍDEOS!! DIVIRTAM-SE!! É PARA O PAI, A MÃE TODOS QUE ESTIVEREM PERTO
BRINCAR, CERTO?! 






     
COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·         CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 06 DE MAIO DE 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME _____________________________________________ 3º ANO _____
PROFESSORA__________________________________

BOM DIA!

SINÔNIMOS: SÃO PALAVRAS DIFERENTES, MAS QUE POSSUEM O SENTIDO SEMELHANTE

ATIVIDADE 1: Substitua as palavras grifadas por um sinônimo ( palavras com sentido parecido) e reescreva as frases:

A)   A onça largou o jabuti e ficou irritada.
_________________________________________________________________

B)   A onça largou então a perna do jabuti, que deu uma segunda risada.
_________________________________________________________________



ATIVIDADE 2: Coloque as palavras abaixo em ordem alfabética depois escolha três palavras e faça frases com cada uma delas:



JABUTI – ONÇA – RISADA – BURACO – OSSO – GAITA -  AGARROU




ATIVIDADE 3: Escreva 5 palavras que tem B e 5 palavras que tem P

PALAVRAS COM B
PALAVRAS COM P


















ATIVIDADE 4: Leitura  informativa



2º DOMINGO DE MAIO
DIA DAS MÃES

          O DIA DAS MÃES NASCEU NOS ESTADOS UNIDOS. SUA IDEALIZADORA FOI UMA PROFESSORA NORTE-AMERICANA CHAMADA ANNA JARVIS, QUE NASCEU EM 1864, NA CIDADE DE WEBSTER, ESTADO DA VIRGÍNIA.
           ANNA PERDEU A MÃE, ANNA REEVES JARVIS, EM 1905. SOFREU MUITO COM ESSA PERDA E PENSOU EM ESTABELECER UM DIA PARA HOMENAGEAR NÃO SÓ A SUA, MAS TODAS AS MÃES DO MUNDO. ESCREVEU ENTÃO UMA CARTA AO GOVERNADOR DO SEU ESTADO, SUGERINDO A COMEMORAÇÃO. O GOVERNADOR, WILLIAM GLASSCOCK, ACEITOU A SUGESTÃO E INSISTIU OFICIALMENTE O DIA DAS MÃES NO ESTADO, EM 1910.
          PARA HOMENAGEAR ANNA, DETERMINOU QUE AS COMEMORAÇÕES SE DESSEM NO SEGUNDO DOMINGO DE MAIO, DATA PRÓXIMA AO FALECIMENTO DE SUA MÃE. EM 1914,              A DATA FOI INCLUIDA NO CALENDÁRIO FEDERAL DOS ESTADOS UNIDOS. ANA JARVIS FEZ MUITAS CONFERÊNCIAS E PALESTRAS SOBRE O TEMA. EMPREGOU TODA A FORTUNA QUE HERDARA NA DIVULGAÇÃO MUNDIAL DA COMEMORAÇÃO. EM POUCO TEMPO, A DATA FOI ACEITA PELA MAIORIA DOS POVOS OCIDENTAIS, E ANNA VIU REALIZADO SEU SONHO.
          A COMEMORAÇÃO CHEGOU AO BRASIL EM 1918, ATRAVÉS DA ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS DE PORTO ALEGRE. A DATA PASSOU A SER COMEMORADA OFICIALMENTE EM 5 DE MAIO DE 1932, ATRAVÉS DE UM DECRETO QUE INSTITUIU O DIA DAS MÃES NO SEGUNDO DOMINGO DE MAIO.



ATIVIDADE 5: Complete a poesia com palavras que rimam e ilustre-a:

DIA DA MAMÃE


NESTE DIA DA MAMÃE                                














VAMOS TODOS FESTEJAR
UMA ROSA E UM BEIJO
ALEGRIA VAMOS TE ______________________

MAMÃEZINHA, MEU AMOR
QUE ALEGRIA TE ABRAÇAR
HOJE O DIA É TODO TEU

VAMOS TODOS ___________________________






ATIVIDADE 6: CARTÃO PARA MAMÃE
1-    PEGUE UMA FOLHA DE SULFITE E DOBRE AO MEIO.
2-    FAÇA UM DESENHO ESPECIAL NA CAPA PARA MAMÃE.
3-    ESCREVA UMA MENSAGEM BONITA E CRIATIVA PARA MAMÃE.





COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

Atividade 1: Complete as frases :


A)  A área  urbana é formada pelo ______________ da cidade e

os  ___________________.

B)  Na   área   rural  uma  casa  fica ________________da  

outra.

C)  Os   alimentos   naturais  como frutas, verduras   e

legumes  vem  da  área _______________________.

D)  Na   área  _____________________ tem muita movimentação

e  poluição.


Atividade 2 - Desenhe   uma   área urbana   e   uma   área   rural  abaixo.













COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
  

ATIVIDADE:

A)   Desenhe e pinte uma paisagem real.
B)   Desenhe e pinte uma paisagem imaginária.







COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA



E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 7 DE MAIO DE 2020.
HOJE É QUINTA – FEIRA.
PROFESSORA: _______________________________ 3º ANO:______
NOME: ___________________________________________________   

ATIVIDADE: LEIA COM ATENÇÃO E COPIE NO CADERNO.

 ORDEM CRESCENTE (DO MENOR PARA O MAIOR) E ORDEM DECRESCENTE (DO MAIOR PARA O MENOR)
1-    COMPLETE ESSA SEQUÊNCIA DOS NÚMEROS NATURAIS DO MENOR PARA O MAIOR, ISTO É, EM ORDEM CRESCENTE.
100 - 101- 102 - ________ - ________- ________- ________- ________
2-    COMPLETE ESSA SEQUÊNCIA DOS NÚMEROS NATURAIS DO MAIOR PARA O MENOR, ISTO É, EM ORDEM DECRESCENTE.
255- 254 - 253 - _______ - ________- ________- ________- _________
3-    PENSE NA SEQUÊNCIA DOS NÚMEROS NATURAIS E COMPLETE AS FRASES:

A)   O SUCESSOR DE 11  É O _____. E O ANTECESSOR DE  8  É ______.

B)   77 É O _______________ DE 78 E  123 É O ANTECESSOR DE ______.

C)   _____  É O  SUCESSOR DE  435  E  ______ É O ANTECESSOR DE  496.

D)    544 É O SUCESSOR DE ______ E O SUCESSOR DO SUCESSOR DE 19  É O _____.

4-    ARME E RESOLVA AS OPERAÇÕES NO CADERNO, LEMBRE DE COLOCAR UNIDADE, DEZENA E CENTENA NA HORA DE MONTAR A CONTA.

a)    257 + 322 =
b)    461 + 238 =
c)    587 – 462 =








d)    495 – 173 =
e)    235 x 4 =
f)     173 x 5 =











COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

Atividade 1 -  Como você já sabe cada dia tem momentos como por exemplo: amanhecer, meio-dia, entardecer e noite.

Escreva o que você  costuma fazer nesses momentos  diferentes  do dia.

AMANHECER :


___________________________________________________________

___________________________________________________________



 MEIO-DIA

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________




ENTARDECER

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________



 NOITE


___________________________________________________________

___________________________________________________________


Atividade 2 - Pesquise e escreva o que  você sabe sobre CORONAVÍRUS (COVID -19)


___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________



DATA 08/05/2020  ( 6ª  FEIRA)                              3º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·         CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 08 DE MAIO DE 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME _____________________________________________ 3º ANO _____
PROFESSORA__________________________________
BOM DIA!

ATIVIDADE 1: Leia a poesia, enumere os versos e estrofes, e circule as rimas:

AS HABILIDADES DA MAMÃE
(Gilda F. Padilha)
Mamãe parece uma fada,
Tem varinha de condão...
Nossa casa é arrumada,
Com beleza e perfeição.

Que mãozinha habilidosa:
Costura, borda, cozinha...
Mamãe é sempre jeitosa,
Uma perfeita abelhinha.

O bolo que mamãe faz
É gostoso, bem fofinho,
Na sua mão cresce mais
E não sobra um pedacinho...

A maior habilidade
Que minha mãe tem no lar,
É espalhar felicidade,
Todo dia, ao despertar!

ATIVIDADE 2: Complete:

A)   A poesia tem _________ versos e  __________ estrofes.

B)   O título da poesia é ___________________________________________________

C)   A autora da poesia é ___________________________________________________

ATIVIDADE 3: Preencha as lacunas do texto a seguir (seja criativo):
MAMÃE
O nome da minha mãe é: __________________________________________________________.
Ela sabe fazer muitas coisas gostosas  como_____________________,______________________,
____________________,_____________________principalmente _______________________ que eu adoro! 
Quando eu faço alguma coisa errada, ela fica ___________________________, às vezes ela toma atitudes mais enérgicas, como _____________________________________________________.Eu sei que ela faz isso porque me ama muito e quer me educar direitinho.
Mãe, você é ______________________________________ para mim.
Eu te  amo!
PARABÉNS PELO SEU DIA!

ATIVIDADE 4: Escreva uma mensagem para a mamãe:


MAMÃE,

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________                                    
                                                  
                                                                         
COMPONENTE CURRICULAR:  INGLÊS
                         

ATIVIDADE:

1.      ASSISTA COM ATENÇÃO O VÍDEO SOBRE GREETINGS (CUMPRIMENTOS). VÍDEO:


                                                  https://youtu.be/61Qb05MuZ98


2.    EM SEGUIDA, COPIE EM SEU CADERNO A ATIVIDADE ABAIXO;
3.    POR ÚLTIMO, TRACE UMA LINHA, LIGANDO AS FRASES EM INGLÊS AS RESPECTIVAS TRADUÇÕES EM PORTUGUÊS;
4.    EM CASO DE DÚVIDAS, RELEMBRE AS AULAS E CONSULTE O CADERNO;
5.    LEMBRE-SE DO NOSSO COMBINADO E FAÇA TUDO COM MUITO CAPRICHO.

HI!                                                                           BOM DIA!


HELLO!                                                                   DESCULPA


GOOD MORNING!                                                  OI!


GOOD AFTERNOON!                                              BEM-VINDO


GOOD NIGHT!                                                          OBRIGADO!


THANK YOU!                                                             BOA TARDE!


WELCOME                                                                 TCHAU!


SORRY                                                                        OLÁ!


BYE!                                                                             BOA NOITE!


COMPONENTE CURRICULAR: ED.FÍSICA(1H)

ATIVIDADE: SESSÃO PIPOCA!!
VAMOS ASSISTIR O FILME JUMP-IN!
ESTÁ DISPONÍVEL GRATUITAMENTE NO YOUTUBE!

                                HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=IKUNWO_EZ8G

REGISTRE CADA MOMENTO DESSE PROGRAMA EM FAMÍLIA!
E SE PUDER COMPARTILHE!

                                                         SINOPSE E DETALHES
    
    IZZY DANIELS (CORBIN BLEU) É UM JOVEM QUE TREINA PARA SE TORNEAR UM BOXEADOR E SEGUIR OS PASSOS DE SEU PAI, KENNETH DANIELS (DAVID REIVERS). NO ENTANTO, QUANDO IZZY ACABA PARTICIPANDO POR ACASO DE UM TORNEIO DE PULAR CORDA, DESCOBRE QUE O BOXE É MAIS UM SONHO DE SEU PAI DO QUE ALGO QUE IZZY REALMENTE DESEJA PARA SUA VIDA.
     DEPOIS DESSE BELO FILME, AQUI FICA MAIS QUE A MINHA ÚLTIMA PROPOSTA FICA UM DESAFIO!!!
SERÁ QUE VOCÊ MEU ALUNO JUNTO COM A SUA FAMÍLIA, SERIA CAPAZ DE FAZER UMA PEQUENA COREOGRAFIA USANDO ESSE BRINQUEDO FANTÁSTICO CHAMADO CORDA?