sexta-feira, 8 de maio de 2020

Semana 2 - de 11 a 15/5 - 6o ano EJA

Atenção aos comandos
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Segunda-feira, dia 11_____

Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE: Leitura e interpretação de texto

Leia a tirinha e depois responda as questões abaixo:






























Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Que tipo de texto é este?
_________________________________

2. No último quadrinho, o uso das letras maiúsculas e do uso da exclamação revelam qual sentimento da Mafalda?
_________________________________

3. A expressão do pai de Mafalda, no último quadrinho, revela que ele ficou:
A) com raiva;
B) triste;
C) confuso;
D) alegre.

4. A finalidade da tirinha acima é:
A) promover reflexão;
B) gerar dúvida no leitor;
C) mostrar como se planta uma árvore;
D) causar humor.

5. O que o pai da Mafalda estava explicando para ela nos quadrinhos 1, 2 e 3?
_________________________________

6. Qual foi a reação da Mafalda depois da explicação do pai no último quadrinho?
_________________________________

 
Matemática_________________________

ATIVIDADE: Revisão sobre números naturais. Observe a situação abaixo:

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
1. Na quarentena, Rafaela resolveu jogar com sua mãe um jogo cujo objetivo era escolher três cartas que estavam viradas sobre a mesa. As cartas estavam enumeradas de 0 a 9 e o objetivo seria formar o maior número de três algarismos com as cartas viradas.

Na primeira rodada, Rafaela tirou os números 4, 2 e 6. Ela poderia formar então os números 246, 264, 426, 462, 624 ou 642.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

a) Copie as frases e preencha os espaços que estão faltando em seu caderno:

Como Rafaela deve formar o maior número ela formou o número ______.

 O antecessor deste número é ______ e o sucessor deste número é ______.

A mãe de Rafaela, dona Solange, virou a seguir as cartas 4, 5 e 7. Assim ela poderia formar os números ______, 475, ______, 574, 745 ou ______.

Dona Solange então formou o número ______ que era o maior.


b) Efetue a soma dos números formados por Rafael e por dona Solange em seu caderno.


c) Qual a diferença entre os valores tirados por Rafaela e por dona Solange? Faça a conta no caderno.


d) Responda em seu caderno quem venceu o jogo, isto é, quem tirou o maior valor?


2. O total de mortes confirmadas em decorrência do corona vírus em São Paulo até o dia 05 de maio era de  2851 pessoas. Decomponha este número em seu caderno conforme o exemplo:
Exemplo: 1524 = 1000 + 500 + 20 + 4 = 1x1000 +5x100 + 2x10 + 4x1

2851 =


3. Douglas saiu de casa com 5 notas de 100 reais, 3 notas de 10 reais e 7 moedas de 1 real.  Chegando ao supermercado, ele gastou 366 reais. Com quanto Douglas voltou de troco para casa? Efetue os cálculos em seu caderno.


4. Na decisão de um campeonato de futebol, foram realizadas duas partidas. Na primeira o público pagante foi de 26.398. Na segunda partida, o público pagante foi de 32.587. Determine o público total das duas partidas. Efetue os cálculos em seu caderno.


5. Escreva utilizando algarismos:

a) Vinte e um mil cento e quarenta e dois:

b) Quinze milhões, duzentos e trinta e cinco mil, quatrocentos e vinte e sete:

c) Seis milhões duzentos e nove mil:

d) Seis mil e vinte e quatro:


Terça-feira, dia 12_____

Geografia_______________________

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

O Estado de São Paulo e a região Sudeste
Regiões Brasileiras: o Brasil é dividido em 5 regiões: NORTE, NORDESTE, CENTRO-OESTE, SUL, SUDESTE.

A região Norte é composta pelos seguintes estados: Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins.

A região Nordeste é composta pelos seguintes estados: Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Piauí.

A região Centro-Oeste é composta pelas seguintes estados :Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul.

A região Sudeste é composta pelos seguintes estados :Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro.

A região Sul é composta pelos estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1.Quais são os nomes das 5 regiões brasileiras?
______________________________

2.Quantos estados compõe a região Sudeste e quais são eles?
______________________________

3.Quantos estados compõe a região Nordeste e quais são eles?
______________________________

4.Quais estados compõe a região Norte?
______________________________

5.O estado de São Paulo pertence a qual região brasileira?
______________________________


História_________________________

ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: Introdução à Pré História e a Guerra do Fogo
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.
- Ao final do texto você encontrará um link de um vídeo para auxiliar no entendimento do assunto abordado.

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

A Pré - História
A pré-história pode ser definida como o período anterior ao aparecimento da escrita, que vai até o ano de 4000 a.C, quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme.
      Neste período, a Terra passou por muitas mudanças e, de acordo com suas características, os historiadores ainda dividiram a pré-história em três períodos distintos: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
      A pré-história foi importante, pois o homem conseguiu vencer diversas barreiras da natureza e desenvolver soluções para os problemas da vida.
      Como não temos registros escritos desta época, é difícil compreender totalmente o que ocorreu nela, mas profissionais da área de história buscam objetos e registros feitos pelos hominídeos da época, bem como fósseis e outros achados que possam esclarecer dúvidas ou complementar informações.
      Você já deve ter visto algum filme, lido algum artigo ou mesmo referências sobre a época.

VÍDEO DE APOIO:
SE ESTIVER ACESSANDO O PDF, O LINK É: https://youtu.be/x-e2B6ywHik


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Escreva abaixo uma lista de palavras que possam representar esse período. Podem ser invenções, descobertas ou qualquer outra coisa que lhe lembre a época pré-histórica. Depois faça uma ilustração que represente sua imagem de pré-história.
_______________________
_______________________
_______________________

Ilustração no caderno ou em folha de sulfite colada.


Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Leitura Complementar:
A Guerra do Fogo
O texto abaixo traz lacunas que devem ser preenchidas com as palavras do quadro que o segue. Leia o texto e complete-o, aprendendo um pouco sobre o assunto que trataremos nas próximas aulas.
       A pré-história chama tanto a atenção, que há diversos filmes que tratam do tema. Um dos destaques é o ________ “A Guerra do Fogo”, que traz dois grupos de hominídeos: um que quase não se diferencia dos _______________ por não falar e utilizar gestos e grunhidos na comunicação, achando que o fogo é algo sobrenatural, já que não dominam a técnica de produzi-lo; o outro, mais evoluído, comunica-se e tem hábitos mais complexos, como a própria habilidade de fazer o fogo.
       Os dois grupos acabam interagindo quando o _____________ dos mais primitivos é apagado em uma guerra por posse de _____________ e devem buscar uma nova tocha para a tribo. Durante sua jornada, integrantes desse grupo acabam encontrando um grupo de canibais e resgatam Ika, pertencente ao grupo mais ______________.
       Eles aprendem muito com ela, já que se comunica com um idioma elaborado e domina a ____________ de produzir o fogo. Levados a se encontrar com a tribo de Ika, percebem que há um jeito diferente de viver e observam outras formas de linguagem, construção de cabanas, pinturas corporais, uso de ferramentas e muito mais.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Liste as palavras que completam o texto:
________________________________
________________________________

2. A história de “A Guerra do Fogo” traz dois grupos de hominídeos. Quais são as grandes diferenças existentes entre eles?
________________________________
________________________________

3. Um grupo não conhece o outro até que um problema acontece com um deles. Qual é esse problema e por qual motivo não podem resolvê-lo sozinhos?
________________________________
________________________________

4. O resgate de uma pertencente ao grupo evoluído acaba ensinando bastante aos “caçadores de fogo”. Se eles não tivessem convivido com ela até chegar à sua tribo, teriam mudado seus conceitos de vida? Justifique.
________________________________
________________________________
________________________________

5. Descobertas como a técnica de produzir o fogo são preciosas, pois trazem mudanças gigantescas ao modo de vida de um grupo de pessoas. Com o domínio da técnica, o que você acha que mudou no grupo mais primitivo?
________________________________
________________________________
________________________________
Fonte: Desafios da Sala de Aula

Educação Física__________________

Fique atento às turmas:
 - Turma 1, maiores de 18 anos que puderem se exercitar.
 - Turma 2, menores de 18 anos SEM AFASTAMENTO.

ATIVIDADE Turma 1: alongamento sentado. Vamos fazer exercícios de alongamento para o corpo que podem ser realizados com o auxílio de uma cadeira.

SE ESTIVER ACESSANDO O PDF, O LINK É: https://youtu.be/xcM3aaBl-8U


ATIVIDADE Turma 2: Atletismo

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

O que é Atletismo?
Atletismo é o grupo de modalidades esportivas que reúne corrida, salto e arremesso. As provas de atletismo podem ocorrer no campo, na rua ou no estádio, de forma individual ou por revezamento de atletas.

Sugestão de brincadeiras e jogos que podemos fazer para desenvolver o Atletismo.
- Corridas
- Pega pega
- Rouba bandeira
- Salto em altura com a corda
- Salto em distancia (risco no chão, corda etc..)
- Lançar a bola no alvo


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Responda as questões!
1. O atletismo teve origem em qual civilização?
(  ) Asiática
(  ) Mesopotâmia
(  ) Maia
(  ) Grega
(  ) Chinesa

2. Assinale a opção que corresponde a corridas de velocidade.
(  ) 800 mt
(  ) 1000 mt
(  ) 100 mt
(  ) 600 mt
(  ) 1.200 mt

Dica de filme

SINOPSE E DETALHES

Cinebiografia de Jesse Owens (Stephan James), atleta negro americano que ganhou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, superando corredores arianos em pleno regime nazista de Adolf Hitler.

Depois desse belo filme, aqui fica  minha proposta uma Sugestão/desafio!!!

Crie uma atividade de atletismo, pode ser circuito/corridas, saltos ou arremessos.

Registre cada momento desse programa em família! E se puder compartilhe!

Quarta-feira, dia 13_____

Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE: Leitura e ortografia

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

AMLD E ZOOLÓGICOS BRASILEIROS JUNTOS PELA CONSERVAÇÃO DO MICO-LEÃO-DOURADO
    Você sabia que a população de micos nos zoos foi muito importante para ajudar a recuperar a população na natureza? Nas décadas de 80 e 90 cerca de 150 animais foram trazidos de zoos de vários países para serem reintroduzidos na Mata Atlântica. A parceria com os zoos vem de longa data e agora foi fortalecida.
    Ontem, em João Pessoa, no 40º Congresso da Sociedade Brasileira de Zoológicos e Aquários, a AMLD, através de seu Secretário Executivo, Luís Paulo Ferraz e o presidente da SZB, Claudio Maas, assinaram um Termo de Cooperação.
    A ideia é fortalecer parcerias para o engajamento do público que visita os zoos para conhecer e participar das ações de conservação. Pretendemos também melhorar a troca de conhecimento sobre as populações de cativeiro e na natureza, campanhas, venda de produtos da AMLD nos zoos entre outras ideias.
    Além disso, em 2017 a SZB celebrará o ano do Mico-Leão-Dourado, e muita coisa boa virá por aí. […]
Disponível em: <http://www.micoleao.org.br/>.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Encontre 10 palavras, extraídas do texto acima, grafadas com “s”, “ss” ou “z” e escreva só as palavras em seu caderno.











2. Separe as sílabas:

a. Congresso -
b. Executivo -
c. Ideia -
d. Fortalecer -
e. Conhecimento -
f. População -
g. Natureza -
h. Conservação -
i. Ações -
j. Reintroduzidos -


3. Encontre os erros nas palavras e reescreva as orações fazendo as devidas correções de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.

a. É PRECIZO CUIDAR DA NATURESA E DO MEIO ANBIENTE.
_____________________________


b. PREZERVAR A NATUREZA É A XAVE PARA MAMTER O EQUILIBRIO ANBIENTAL.
_____________________________


 
Matemática________________________

ATIVIDADE: interpretação de gráficos e figuras.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada. NÃO PRECISA COPIAR AS IMAGENS.

1. O gráfico a seguir representa a quantidade de pacotes turísticos vendidos em um determinado período antes da quarentena. Faça o gráfico em seu caderno e preencha as lacunas:

















a) ______________ foi o destino turístico menos procurado.

b) ______________ foi o destino turístico mais procurado.

c) Foram vendidos, aproximadamente, __________ pacotes de férias para a Itália.

d) Foram vendidos, aproximadamente, __________ pacotes de férias para Cuba.


2. Uma praça foi construída bem em frente à casa de Fernando e Laís. Era uma praça com um formato bem diferente daquelas que eles conheciam, como mostra a figura a seguir. Eles descobriram que será feito um canteiro contornando a praça. Qual vai ser o perímetro desse canteiro?













3. Luciano comprou um terreno com a forma retangular. Ele precisa cercá-lo com 4 fios de arame farpado. Sabendo que o terreno tem 12 metros de comprimento e 5 metros de largura, faça o desenho do mesmo em seu caderno e calcule a quantidade de arame necessária.


4. (Adaptado - ENCCEJA 2019) Uma indústria, necessitando contratar mão de obra, elaborou um gráfico no qual apresenta a distribuição das 80 vagas que precisa preencher. Porém, ficou faltando especificar o percentual de vagas para operador de máquinas.














Refaça o gráfico no caderno e responda qual a porcentagem de vagas foi oferecida para operador de máquinas? Lembre-se que o total deve ser 100% neste caso.


Para finalizar esta aula, tente resolver o problema a seguir:
5. Mariana comprou três canetas e uma lapiseira, gastando R$60,00 no total. Sabendo que a lapiseira custou R$ 24,00, quanto custou cada caneta, sabendo que elas têm o mesmo preço?


Quinta-feira, dia 14_____

Ciências__________________________

IMPORTANTE: não copie o texto! Copie apenas as perguntas e responda-as no caderno. Isso deve ser feito mesmo que você tenha o material impresso.

ATIVIDADE 1: Vamos relembrar um pouco do que já vimos em sala de aula e durante a apresentação dos seminários sobre o Ciclo da água? A proposta atual é a leitura de um texto e a análise do esquema sobre o ciclo da água.

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

O ciclo da água
No esquema abaixo estão ilustrados os principais eventos do ciclo da água e seus nomes. Evaporação, formação das nuvens e precipitação são os principais deles.


Diponível em: <http://aguafontedevida.files.wordpress.com/2008/04/ciclo-da-agua11.jpg>. Acesso em 06 mai 2020.


ATIVIDADE 2: Após a leitura do texto e da análise do esquema acima, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Qual é a relação do sol com este ciclo? O que ele provoca com a água?
___________________________


2. As nuvens se formam:
A) Quando as plantas absorvem água.
B) Pela evaporação da água de rios, lagos e mares.
C) Pela infiltração da água no solo.
D) Pela chuva.


3. O que é precipitação?
___________________________


4. As chuvas permitem o ciclo da água porque:
A) Possibilitam o retorno da água para os locais de onde ela evaporou.
B) Colaboram com a diminuição da temperatura na Terra.
C) Formam as nuvens.
D) Nenhuma das alternativas acima.



Inglês____________________________

ATIVIDADE: Numbers (Números)

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Complete a sequência:

a. one –_____________- three

b. _____________ – five - six

c. seven- eight - _____________

d. ten- ___________ - twelve

e. thirteen – ___________ – fifteen

f. __________- seventeen – __________

g. nineteen – __________ – __________


2. Calcule e escreva em inglês os resultados:
a. 10 + 2 =
b. 15 -  5 =
c. 16 + 30 =
d. 50 + 2 =
e. 60 + 2+ 4 =
f. 5 x 8 =
g. 10 x 2 =
h. 10 – 2 =
i. 30 + 7 =
j. 42 – 7 =
k. 55 – 6 =
l. 27 + 8 + 25 =


3. Coloque o númrto correto:
a. One -
b. Seventeen -
c. Eighty -
d. Ninety nine -
e. Eleven -
f. Fourteen -


4.Escreva os números por extenso:
20 – Twenty
22 – _____________
23 – _____________
24 – _____________
25 – _____________
26 – _____________
30 – Thirty
31 – _____________
33 – _____________
36 – _____________
37 – _____________
40 – Forty
45 – _____________
47 – _____________
49 – _____________
50 – Fifty
55 – _____________
56 – _____________
57 – _____________
58 – _____________
59 – _____________


5. Faça os cálculos e escreva em inglês.
a. zero + one = ___________
b. one + one = ___________
c. one + two = ___________
d. two + two = ___________
e. three + two= ___________
f. four + two = ___________

6. Faça a tradução do cartão. Pode usar dicionário ou o tradutor do celular.






























Para concluir este final de semana temos uma data muito especial.

Então disponibilizei este cartão para que, quem puder,  imprimir, colorir e escrever algumas palavras

Depois entregue para sua mãe e esposa, que são pessoas muitos especiais.
Bora lá alegrar vida delas!!!


Arte_____________________________

ATIVIDADE: A linha é o principal elemento do desenho e pode ter diferentes características. Ela pode ser, por exemplo, reta, curva, mista ou pontilhada. As imagens abaixo mostram alguns exemplos de tipos diferentes de linhas.












Veja os vídeos:
SE ESTIVER ACESSANDO O PDF, O LINK É: https://youtu.be/gtYgrJI9NsI

SE ESTIVER ACESSANDO O PDF, O LINK É: https://youtu.be/TqPn-10zU5s

Crie em seu caderno, ou em uma folha de sulfite, um desenho com apenas uma linha.

Sexta-feira, dia 15_____

Língua Portuguesa________________

Atividade: Leitura e produção de texto

1. Leia o poema de Manuel Barros.

A namorada
Havia um muro alto entre nossas casas.
Difícil de mandar recado para ela.
Não havia e-mail.
O pai era uma onça.
A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por
um cordão
e pinchava a pedra no quintal da casa dela.
Se a namorada respondesse pela mesma pedra
era uma glória!
Mas por vezes o bilhete enganchava nos galhos da
goiabeira
e então era agonia.
No tempo do onça era assim.
(Manuel de Barros)


Que tal recontá-lo? Baseando-se nele, escreva um texto (história) em prosa (ou seja, sem o uso de versos) bem interessante.

Acrescente informações e detalhes que enriqueçam a narrativa.

Seu texto deve conter aproximadamente 15 linhas e não esqueça de dar um título a ele.

No caderno - atividade de escrita que será corrigida/revisada.

 
Matemática______________________

ATIVIDADE: Revisando conteúdos: resolva cada problema em seu caderno:

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Dona Margarida é bibliotecária. Ela recebeu 150 livros novos e reservou 8 prateleiras para organizá-los de maneira que em todas elas fique guardado número igual de livros. Será que Dona Margarida vai conseguir fazer isso? Faça os cálculos no caderno e explique.


2. Lucas e Lorena arrecadaram doações para as famílias necessitadas da cidade de Monte Mor. Lucas arrecadou 13 cédulas de 100 reais, 5 cédulas de 10 reais e 6 cédulas de 1 real. Lorena arrecadou 10 cédulas de 100 reais, 30 cédulas de 10 reais e 6 cédulas de 1 real. Quanto cada um arrecadou? Qual deles conseguiu maior arrecadação?


3. Pedro comprou uma camiseta da Oakley por R$105,00, um boné da QuikSilver por R$145,00 e um tênis da Nike por R$450,00. Ele parcelou os produtos em 5 prestações de mesmo valor. Qual o valor que Pedro irá pagar em cada prestação?


4. Carlos Eduardo tinha no caixa R$ 517,00 e pagou R$ 279,00 para um fornecedor de mercadorias. Quanto ele tem no caixa agora?


5. Se um comprador tinha R$ 1000,00 na carteira e comprou duas mercadorias, uma de R$ 354,00 e outra de R$ 276,00, quantos reais ainda lhe restam?


6. Seu Antônio resolveu comprar uma geladeira. A loja tem três planos de pagamento.
A: A vista, por R$ 845,00.

B: A prazo, com uma entrada de R$ 100,00 e 5 prestações de R$ 150,00.

C: A prazo, em 8 prestações de R$ 109,00.

Quantos reais a mais ele vai pagar se optar pelos planos B ou C?



DESAFIO:  Kaique quer juntar R$100,00 para colocar diamantes em seu jogo favorito que se chama Free Fire. Ele vai guardar um real no primeiro dia, dois reais no segundo dia, três reais no terceiro dia e assim sucessivamente. Em quantos dias ele conseguirá juntar R$100,00?


6o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a chamada dessas aulas
https://forms.gle/b7wCn43ij9vSrsGk6

Fique bem, fique em casa!