Segunda-feira, dia 11_____
Língua Portuguesa____________________
ATIVIDADE: Leitura e interpretação textual (Identificar o gênero de um texto)
1. Leia o texto para responder à questão:
Enrolados
Era uma vez em um reino não tão distante assim, uma menina dos cabelos longos e loiros que tinha por volta de dezoito anos de idade e o sonho de conhecer o mundo além de seus olhos. E quem consegue impedir uma adolescente de realizar suas vontades? Isso até parece uma história comum, se essa menina não tivesse sido sequestrada, quando ainda era um bebê, por uma bruxa malvada, em busca da juventude eterna, que a manteve presa em uma torre no lugar mais escondido desse reino, onde cavalos comandam exércitos e camaleões são seus melhores e mais fiéis amigos. E o bandido charmoso, de coração nobre, acaba virando o príncipe encantado que cede aos encantos de tão bela princesa e, juntos, se aventuram em busca da verdade, do amor e do reencontro com sua família, mas no seu caminho muitos perigos irão encontrar até que seus destinos possam realizar. No melhor estilo conto de fadas, esse filme traz uma versão bastante divertida da história de Rapunzel e suas famosas tranças. Sensível, delicado e com boas e engraçadas cenas, esse filme te conduz pela magia do universo feminino através dessa história que pode ser antiga, mas, com uma boa pitada de modernidade, prende a sua atenção do começo ao fim. Meninos são bem-vindos!
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Segundo as suas características, esse texto Enrolados se enquadra no gênero
A) Anúncio publicitário, pois faz a divulgação de um filme para crianças.
B) Conto de fadas, pois narra a história de uma princesa de um reino distante.
C) Crônica, pois apresenta um olhar sobre o cotidiano nos reinos encantados.
D) Resenha, pois apresenta uma análise das qualidades de um filme infantil
2. Leia o texto e responda à questão a seguir:
Maurício de Sousa
Filho de Antônio Mauricio de Sousa (poeta e barbeiro) e de Petronilha Araújo de Sousa (poetisa). Mauricio de Sousa começou a desenhar cartazes e ilustrações para rádios e jornais de Mogi das Cruzes, onde viveu. Procurou emprego em São Paulo, como desenhista, mas só conseguiu uma vaga de repórter policial na Folha da Manhã. Passou cinco anos escrevendo esse tipo de reportagem, que ilustrava com desenhos bem aceitos pelos leitores.
Mauricio de Sousa começou a desenhar histórias em quadrinhos em 18 de julho de 1959, quando uma história do Bidu, sua primeira personagem foi aprovada pelo jornal. As tiras em quadrinhos com o cãozinho Bidu e seu dono, Franjinha, deram origem aos primeiros personagens conhecidos da era Mônica.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
B) Um romance
C) Uma biografia
D) Uma crônica
Leia atenciosamente o texto abaixo:
As enchentes de minha infância
Sim, nossa casa era muito bonita, verde, com uma tamareira junto à varanda, mas eu invejava os que moravam do outro lado da rua, onde as casas dão fundos para o rio. Como a casa dos Martins, como a casa dos Leão, que depois foi dos Medeiros, depois de nossa tia, casa com varanda fresquinha dando para o rio.
Quando começavam as chuvas a gente ia toda manhã lá no quintal deles ver até onde chegara a enchente. As águas barrentas subiam primeiro até a altura da cerca dos fundos, depois às bananeiras, vinham subindo o quintal, entravam pelo porão. Mais de uma vez, no meio da noite, o volume do rio cresceu tanto que a família defronte teve medo.
Então vinham todos dormir em nossa casa. Isso para nós era uma festa, aquela faina de arrumar camas nas salas, aquela intimidade improvisada e alegre. Parecia que as pessoas ficavam todas contentes, riam muito; como se fazia café e se tomava café tarde da noite! E às vezes o rio atravessava a rua, entrava pelo nosso porão, e me lembro que nós, os meninos, torcíamos para ele subir mais e mais. Sim, éramos a favor da enchente, ficávamos tristes de manhãzinha quando, mal saltando da cama, íamos correndo para ver que o rio baixara um palmo – aquilo era uma traição, uma fraqueza do Itapemirim. Às vezes chegava alguém a cavalo, dizia que lá, para cima do Castelo, tinha caído chuva muita, anunciava águas nas cabeceiras, então dormíamos sonhando que a enchente ia outra vez crescer, queríamos sempre que aquela fosse a maior de todas as enchentes.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
3. No texto As enchentes de minha infância, a expressão que revela uma opinião sobre o fato “... vinham todos dormir em nossa casa” (ℓ. 10), é
A) “Às vezes chegava alguém a cavalo...”
B) “E às vezes o rio atravessava a rua...”
C) “e se tomava café tarde da noite!”
D) “Isso para nós era uma festa...”
Leia o texto para responder à questão abaixo:
No mundo dos sinais
Sob o sol de fogo, os mandacarus se erguem, cheios de espinhos. Mulungus e aroeiras expõem seus galhos queimados e retorcidos, sem folhas, sem flores, sem frutos.
Sinais de seca brava, terrível!
Clareia o dia. O boiadeiro toca o berrante, chamando os companheiros e o gado.
Toque de saída. Toque de estrada. Lá vão eles, deixando no estradão as marcas de sua passagem. TV Cultura, Jornal do Telecurso.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
4. A opinião do autor de No mundo dos sinais, em relação ao fato comentado, está em:
A) “os mandacarus se erguem”
B) “aroeiras expõem seus galhos”
C) “Sinais de seca brava, terrível!!”
D) “Toque de saída. Toque de entrada”.
1. Leia o texto para responder à questão:
Enrolados
Era uma vez em um reino não tão distante assim, uma menina dos cabelos longos e loiros que tinha por volta de dezoito anos de idade e o sonho de conhecer o mundo além de seus olhos. E quem consegue impedir uma adolescente de realizar suas vontades? Isso até parece uma história comum, se essa menina não tivesse sido sequestrada, quando ainda era um bebê, por uma bruxa malvada, em busca da juventude eterna, que a manteve presa em uma torre no lugar mais escondido desse reino, onde cavalos comandam exércitos e camaleões são seus melhores e mais fiéis amigos. E o bandido charmoso, de coração nobre, acaba virando o príncipe encantado que cede aos encantos de tão bela princesa e, juntos, se aventuram em busca da verdade, do amor e do reencontro com sua família, mas no seu caminho muitos perigos irão encontrar até que seus destinos possam realizar. No melhor estilo conto de fadas, esse filme traz uma versão bastante divertida da história de Rapunzel e suas famosas tranças. Sensível, delicado e com boas e engraçadas cenas, esse filme te conduz pela magia do universo feminino através dessa história que pode ser antiga, mas, com uma boa pitada de modernidade, prende a sua atenção do começo ao fim. Meninos são bem-vindos!
(http://blogburaco.blogspot.com/2011/01/resenha-filmes-enrolados.html. Acesso: 14/04/2011. Adaptado.)
1. Segundo as suas características, esse texto Enrolados se enquadra no gênero
A) Anúncio publicitário, pois faz a divulgação de um filme para crianças.
B) Conto de fadas, pois narra a história de uma princesa de um reino distante.
C) Crônica, pois apresenta um olhar sobre o cotidiano nos reinos encantados.
D) Resenha, pois apresenta uma análise das qualidades de um filme infantil
2. Leia o texto e responda à questão a seguir:
Maurício de Sousa
Filho de Antônio Mauricio de Sousa (poeta e barbeiro) e de Petronilha Araújo de Sousa (poetisa). Mauricio de Sousa começou a desenhar cartazes e ilustrações para rádios e jornais de Mogi das Cruzes, onde viveu. Procurou emprego em São Paulo, como desenhista, mas só conseguiu uma vaga de repórter policial na Folha da Manhã. Passou cinco anos escrevendo esse tipo de reportagem, que ilustrava com desenhos bem aceitos pelos leitores.
Mauricio de Sousa começou a desenhar histórias em quadrinhos em 18 de julho de 1959, quando uma história do Bidu, sua primeira personagem foi aprovada pelo jornal. As tiras em quadrinhos com o cãozinho Bidu e seu dono, Franjinha, deram origem aos primeiros personagens conhecidos da era Mônica.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Mauricio_de_Sousa. Acesso: 25/10/2011. Adaptado)
2. Esse texto sobre Maurício de Sousa apresenta características de
A) Um relato pessoalB) Um romance
C) Uma biografia
D) Uma crônica
Leia atenciosamente o texto abaixo:
As enchentes de minha infância
Sim, nossa casa era muito bonita, verde, com uma tamareira junto à varanda, mas eu invejava os que moravam do outro lado da rua, onde as casas dão fundos para o rio. Como a casa dos Martins, como a casa dos Leão, que depois foi dos Medeiros, depois de nossa tia, casa com varanda fresquinha dando para o rio.
Quando começavam as chuvas a gente ia toda manhã lá no quintal deles ver até onde chegara a enchente. As águas barrentas subiam primeiro até a altura da cerca dos fundos, depois às bananeiras, vinham subindo o quintal, entravam pelo porão. Mais de uma vez, no meio da noite, o volume do rio cresceu tanto que a família defronte teve medo.
Então vinham todos dormir em nossa casa. Isso para nós era uma festa, aquela faina de arrumar camas nas salas, aquela intimidade improvisada e alegre. Parecia que as pessoas ficavam todas contentes, riam muito; como se fazia café e se tomava café tarde da noite! E às vezes o rio atravessava a rua, entrava pelo nosso porão, e me lembro que nós, os meninos, torcíamos para ele subir mais e mais. Sim, éramos a favor da enchente, ficávamos tristes de manhãzinha quando, mal saltando da cama, íamos correndo para ver que o rio baixara um palmo – aquilo era uma traição, uma fraqueza do Itapemirim. Às vezes chegava alguém a cavalo, dizia que lá, para cima do Castelo, tinha caído chuva muita, anunciava águas nas cabeceiras, então dormíamos sonhando que a enchente ia outra vez crescer, queríamos sempre que aquela fosse a maior de todas as enchentes.
BRAGA, Rubem. Ai de ti, Copacabana. 3. ed.Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1962. p. 157.
3. No texto As enchentes de minha infância, a expressão que revela uma opinião sobre o fato “... vinham todos dormir em nossa casa” (ℓ. 10), é
A) “Às vezes chegava alguém a cavalo...”
B) “E às vezes o rio atravessava a rua...”
C) “e se tomava café tarde da noite!”
D) “Isso para nós era uma festa...”
Leia o texto para responder à questão abaixo:
No mundo dos sinais
Sob o sol de fogo, os mandacarus se erguem, cheios de espinhos. Mulungus e aroeiras expõem seus galhos queimados e retorcidos, sem folhas, sem flores, sem frutos.
Sinais de seca brava, terrível!
Clareia o dia. O boiadeiro toca o berrante, chamando os companheiros e o gado.
Toque de saída. Toque de estrada. Lá vão eles, deixando no estradão as marcas de sua passagem. TV Cultura, Jornal do Telecurso.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
4. A opinião do autor de No mundo dos sinais, em relação ao fato comentado, está em:
A) “os mandacarus se erguem”
B) “aroeiras expõem seus galhos”
C) “Sinais de seca brava, terrível!!”
D) “Toque de saída. Toque de entrada”.
Fonte: sóescola.com.br
Matemática_________________________
ATIVIDADE: Nesta semana, dando continuidade à revisão de números negativos, vamos relembrar como é feita a adição e subtração de números inteiros. Para isso observe os exemplos a seguir e se achar necessário copie-os em seu caderno para estudos posteriores:
Leia a explicação - atividade de leitura, não precisa copiar.
Exemplo 1: Um carro percorreu em uma rodovia 200 quilômetros. Parou em um posto de combustível e conveniência para descansar e a seguir percorreu mais 180 quilômetros chegando ao seu destino. Qual o total de quilômetros percorridos nesta viagem?
(+200) + (+180) = + 380 quilômetros percorridos.
Exemplo 2: Um submarino estava navegando em uma profundidade de 50 metros abaixo do nível do mar. A seguir desceu mais 70 metros até atingir um coral de recifes. Qual a profundidade deste submarino?
(–50) + (–70) = – 120 metros de profundidade.
Exemplo 3: O saldo bancário de Daniel está negativo em 700 reais. Caso ele deposite 400 reais em sua conta, qual será o seu novo saldo?
(–700) + (+400) = – 300 reais de saldo
Exemplo 4: Um alpinista escalou 900 metros em um monte. Após um deslizamento de neve, teve que descer 100 metros. Qual altitude o alpinista se encontra?
(+900) + (–100) = + 800 metros de altitude.
Nos exemplos 1 e 2 resolvemos uma soma de números com sinais iguais. É possível observar que quando somamos números com sinais iguais, somamos o módulo do número e repetimos o sinal. De maneira simplificada:
• (+200) + (+180) = + (200 + 180) = + 380
(soma tudo que você tem)
• (–50) + (–70) = – (50 + 70) = – 120
(soma tudo que você deve)
Nos exemplos 3 e 4 é apresentada a soma de dois números de sinais opostos. Neste caso, subtraímos os valores e repetimos o sinal do número com o maior módulo. Assim:
• (–700) + (+400) = – (700 – 400) = – 300
(devo 700 e pago 400; fico devendo 300)
• (+900) + (–100) = + (900 – 100) = + 800
(tenho 900 e gasto 100; fico com 800).
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Agora, copie em seu caderno e resolva as operações as seguir:
a) (+1247) + (+8196) =
b) (–754) + (+488) =
c) (+711) + (–237) =
d) (–5979) + (–7256) =
2. Um balão estava voando a 2756 metros de altitude quando um vento fez o balão subir mais 867 metros. Qual a nova altura que o balão se encontra?
3. Danilo estava com saldo positivo de R$436,00 em sua conta bancária. Foi feito o pagamento de um cheque no valor de R$628,00 e o saldo de Danilo ficou negativo. Qual o valor do saldo de Danilo após o pagamento deste cheque?
4. Em um campeonato de futebol, um time fez 45 gols a favor, porém sofreu 60 gols contra. Qual o saldo de gols deste time? O saldo deste time ficou positivo ou negativo? Explique.
5. Observe a sequência de pontos obtidos por Corona em um jogo de cartas: ganhou 10, perdeu 5, ganhou 7, perdeu 9, ganhou 3, ganhou 4, perdeu 2, perdeu 5, perdeu 3 e ganhou 8. Ela montou uma expressão para determinar sua pontuação final.
Copie no caderno a expressão e resolva para Corona, determinando quantos pontos ela fez:
(+10) + (–5) + (+7) + (–9) + (+3) + (+4) + (–2) + (–5) + (–3) + (+8)
6. Efetue as operações em seu caderno eliminando os parênteses:
a) (+15) + (–1) + (–10) =
b) (+35) + (–100) + (+60) =
c) (+18) + (–18) =
d) (–12) + (–19) =
Terça-feira, dia 12_____
Geografia_______________________
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Blocos econômicos
Os blocos econômicos apresentam características diferentes depende do grau de integração entre os países membros, objetivo e quantidade de países participantes. Eles são divididos em MERCADO COMUM, UNIÃO ADUANEIRA, ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO.
*Mercado Comum: os países membros podem ir comprar e trabalhar nos países do bloco: exemplo UNIÃO EUROPÉIA.
*União Aduaneira: países do mesmo bloco pode comercializar entre si, eliminação de alíquotas alfandegárias e os países do bloco estabelece uma tarifa externa comum (imposto padronizado para produtos comercializados por países que não pertence ao bloco exemplo: Mercosul.
*Área de Livre Comércio: É a liberdade de venda de mercadorias eliminando os impostos, exemplo: Nafta (ACORDO NORTE AMERICANO DE LIVRE COMÉRCIO).
Mercosul: faz parte desse grupo de países Brasil, argentina Paraguai e Uruguai que assinaram o tratado de Assunção capital do Paraguai em 1991, constituindo o MERCOSUL (Mercado Comum do Sul).
Questões:
1.Que países fazem parte do Mercosul?
________________________________
2.Explique o objetivo do bloco do Mercosul?
________________________________
3.O que significa a sigla NAFTA?
________________________________
4.Escreva qual é o objetivo da Área de Livre Comércio:
________________________________
História_________________________
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: GLOBALIZAÇÃO / EXPANSÃO MARÍTIMA
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.
- Ao final do texto você encontrará um link de um vídeo para auxiliar no entendimento do assunto abordado.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
A Globalização é um Processo Atual?
Atualmente muito se fala em globalização. Os diversos países e regiões do mundo estão integrados pelo comércio, pelas transações financeiras, pelos modernos meios de comunicação e de transportes. Empresas gigantes, com diversas filiais espalhadas pelo mundo, produzem e distribuem os mesmos produtos para os mais diferentes povos. Bens culturais, como livros, filmes, discos e vídeos, são lançados ao mesmo tempo em vários países.
Pela Internet e por telefone, é possível entrar em contato com qualquer parte do mundo. Aviões cada vez mais velozes podem nos levar aos lugares mais distantes em poucas horas.
As atividades no mundo, hoje, são desenvolvidas de modo a tornar o tempo cada vez menor entre elas. Isso afeta sobremaneira o desenvolvimento econômico, político e social, fazendo com que as fronteiras entre os países praticamente deixem de existir.
Consequentemente, isso faz com que existam maiores facilidades para as relações comerciais entre diversos países. Além disso, muitas diferenças entre as nacionalidades tendem a deixar de existir e o mundo parece caminhar para ser um só.
Em termos gerais, a globalização traz vantagens como: comunicação instantânea com o mundo; maior acesso aos conhecimentos; maior acesso aos progressos científicos; a formação de mercados comuns, possibilitando o consumo de diversos produtos de diferentes procedências.
Entretanto, essas vantagens são aparentes do ponto de vista social, pois as diferenças entre povos ricos e pobres, assim como as diferenças gritantes entre as classes sociais permanecem e se acentuam. As vantagens são usufruídas por uma pequena parcela da população mundial, que consegue adquirir produtos originais, de boa qualidade, cujos preços os tornam inacessíveis à maioria da população.
O processo de globalização não é um fenômeno recente.
Embora de maneiras diferentes, processos de globalização ocorreram desde a Antiguidade, através das conquistas de alguns povos por outros mais poderosos. O processo de conquistas promovido desde os povos antigos, demonstra a preocupação de um povo vencedor em impor sua dominação socioeconômica e cultural sobre os povos dominados.
Entretanto, o que se constatou foi uma influência dos vencedores que, mesmo sendo grande, não chegou a formar uma cultura única, globalizada.
Podemos dizer, que a globalização, como a conhecemos hoje, é resultado do processo denominado pelos historiadores de expansão marítima europeia. As marcas dessa expansão estão presentes no mundo atual. Línguas europeias são faladas em regiões muito distantes da Europa. Democracia, república, eleições, partidos políticos, capitalismo, industrialização, socialismo, liberalismo, Igreja Católica, protestantismo, são fenômenos políticos, culturais e econômicos de origem europeia que atualmente são mundiais.
Esse processo de europeização do mundo não teve mão única, pois os europeus também assimilaram conhecimentos e costumes dos diversos povos com os quais entraram em contato no processo de expansão. Por exemplo, o fumo, a batata, o milho, o tomate, o chá, que se tornaram hábito de milhões de pessoas na Europa, foram assimilados de outros continentes.
Embora não seja possível determinar com exatidão quando começou a expansão europeia, podemos afirmar que ela está ligada ao que se convencionou chamar de Grandes Descobrimentos ou Grandes Navegações. Os nomes ligados a eles são muito conhecidos: Vasco da Gama, Cristóvão Colombo, Pedro Álvares Cabral, Américo Vespúcio e muitos outros.
Na Idade Moderna alguns povos da Europa, impulsionados por motivos econômicos, navegaram pelo Oceano Atlântico e a partir da conquista de outros continentes, impuseram aos nativos sua cultura, religião e modo de pensar.
Daquele tempo até hoje, novos processos de globalização vêm ocorrendo, acentuado com o desenvolvimento da tecnologia de comunicação. O uso da tecnologia também é uma conquista e um meio de dominação. Em outras épocas da História, o poder de dominação de um povo sobre outro era formado através da conquista de terras e do comércio.
Os povos dominadores foram impulsionados principalmente pelo fator econômico, embora fatores políticos, sociais e religiosos tenham também contribuído para que um povo dominasse outro.
Todavia, essas dominações não foram aceitas passivamente pelos povos conquistados, pois movimentos de resistência sempre ocorreram. Esses movimentos foram reprimidos pelos conquistadores, na maioria das vezes, por violentos massacres.
E atualmente? Hoje em dia, os métodos de dominação são mais sutis, isto é, mais brandos aparentemente. Porém, uma observação mais atenta tem revelado que o processo de globalização não deixa de ser um procedimento violento, pois implica em uma certa descaracterização de cada uma das culturas atingidas.
Atualmente, a globalização pode começar na sala de sua casa, quando a TV estimula o consumismo exagerado, quando por meio de filmes e novelas impõe moda, costumes, linguagem, formas padronizadas de pensar e agir que passam a fazer parte do seu cotidiano, modificando à sua maneira própria de ser.
Todos nós estamos sujeitos a pensar e agir conforme o que outras pessoas determinam como verdadeiro, através dos meios de comunicação. Portanto, fique atento: não se deixe levar pelas aparências.
Como você pode perceber, estamos vivendo o processo de globalização. Fazemos parte desse momento histórico. Os povos nativos do continente americano, também viveram um processo de dominação quando os europeus aqui chegaram nos sécs. XV e XVI, iniciando a conquista e a colonização, com a imposição de sua cultura.
CONTINUAREMOS ESSE ASSUNTO NA PRÓXIMA SEMANA...
VÍDEO DE APOIO:
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. O que é Globalização?
___________________________________
2. A Globalização é um fenômeno recente?
___________________________________
3. Qual a relação entre a Globalização e a Expansão Marítima Europeia?
___________________________________
4. O que é o Processo de Europeização?
___________________________________
5. Como a Globalização afeta sua vida?
___________________________________
Educação Física__________________
Fique atento às turmas:
- Turma 1, maiores de 18 anos que puderem se exercitar.
- Turma 2, menores de 18 anos SEM AFASTAMENTO.
ATIVIDADE Turma 1: alongamento sentado. Vamos fazer exercícios de alongamento para o corpo que podem ser realizados com o auxílio de uma cadeira.
SE ESTIVER ACESSANDO O PDF, O LINK É: https://youtu.be/xcM3aaBl-8U
ATIVIDADE Turma 2: Atletismo
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
O que é Atletismo?
Atletismo é o grupo de modalidades esportivas que reúne corrida, salto e arremesso. As provas de atletismo podem ocorrer no campo, na rua ou no estádio, de forma individual ou por revezamento de atletas.
Sugestão de brincadeiras e jogos que podemos fazer para desenvolver o Atletismo.
- Corridas
- Pega pega
- Rouba bandeira
- Salto em altura com a corda
- Salto em distancia (risco no chão, corda etc..)
- Lançar a bola no alvo
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Responda as questões!
1. O atletismo teve origem em qual civilização?
( ) Asiática
( ) Mesopotâmia
( ) Maia
( ) Grega
( ) Chinesa
2. Assinale a opção que corresponde a corridas de velocidade.
( ) 800 mt
( ) 1000 mt
( ) 100 mt
( ) 600 mt
( ) 1.200 mt
Dica de filme
SINOPSE E DETALHES
Cinebiografia de Jesse Owens (Stephan James), atleta negro americano que ganhou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, superando corredores arianos em pleno regime nazista de Adolf Hitler.
Depois desse belo filme, aqui fica minha proposta uma Sugestão/desafio!!!
Crie uma atividade de atletismo, pode ser circuito/corridas, saltos ou arremessos.
Registre cada momento desse programa em família! E se puder compartilhe!
ATIVIDADE: Na subtração de números inteiros devemos eliminar os parênteses observando o oposto de cada número e a seguir resolver utilizando a seguinte regra:
Leia a explicação - atividade de leitura, não precisa copiar.
Sinais iguais: soma e repete o sinal dos números.
Sinais diferentes: subtrai e mantem o sinal do maior número.
Observe os exemplos a seguir:
a) (+10) – (–12) = + 10 + 12 = + 22
Observe que o oposto do – 12 é + 12; tenho 10 e tenho 12, então tenho 22.
b) (+19) – (+13) = +19 – 13 = + 6
Observe que o oposto do + 13 é – 13; tenho 19 e gasto 13, então sobra 6.
c) (–20) – (+10) = – 20 – 10 = –30
Observe que o oposto do + 10 é – 10; devo 20 e devo 10, então devo 30.
d) (–15) – (–11) = –15 + 11 = – 4
Observe que o oposto do – 11 é + 11; devo 15 e tenho 11, então devo 4.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Agora, copie em seu caderno e resolva as operações as seguir, eliminado os parênteses:
a) (+124) – (+81) =
b) (–74) – (+95) =
c) (– 27) – (–72) =
d) (+57) – (–76) =
2. Em um dia frio na Europa, a temperatura mínima foi de – 8°C. Já a temperatura máxima foi de apenas + 5°C. Efetue a operação no caderno e determine a variação de temperatura neste dia. Lembre-se que para calcular a variação devemos subtrair a maior temperatura da menor.
3. A professora Marta estava com saldo positivo de R$300,00. Durante os quatro primeiro dias do mês de maio, ela fez a seguinte movimentação:
• primeiro dia: depositou R$ 150,00
• segundo dia: retirou R$ 250,00
• terceiro dia: retirou R$ 800,00
• quarto dia: depositou R$ 100,00
Em seu caderno, faça os cálculos necessários e determine qual é o saldo final da professora Marta após esses cinco dias? O saldo ficou negativo ou positivo?
4. Calcule o valor de cada expressão em seu caderno:
a) (+12) + (+15) – (–23)
b) (+10) – (–7) + (–25) – (–50)
5. Lívia ganhou R$400,00 de presente do dia das mães. Comprou online os seguintes itens:
• uma blusa por R$ 116,00
• uma calça por R$ 75,00
• um tênis por R$ 168,00
Escreva no caderno uma expressão para representar a quantia que sobrou para Lívia e determine quanto sobrou pra ela resolvendo esta expressão.
6 - Sabendo que as letras A = +10; B = – 15 e C = + 20, calcule em seu caderno:
a) A + B
b) A + C
c) B + C
d) A – B
e) A – C
f) B – C
7. Determine qual das expressões abaixo tem como resultado – 10 e resolva em seu caderno.
( ) 80 + 20 – 60 – 10
( ) 30 – 10 – 10 + 20
( ) 10 – 10 + 10 – 20
( ) – 10 – 30 + 20 + 50
ATIVIDADE 1: Vamos relembrar um pouco do que já vimos em sala de aula sobre Pirâmide Alimentar e alimentação saudável? A proposta atual é a leitura de um texto sobre este tema.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Pirâmide Alimentar: um guia para uma alimentação saudável
Figura 1. Pirâmide Alimentar. Disponível em: <https://static.todamateria.com.br/upload/pi/ra/piramidealimentar1a-0-cke.jpg>. Acesso em 06 mai 2020.
A pirâmide alimentar acima é um tipo de gráfico/figura que propõe uma alimentação saudável com base na ingestão de grupos de alimentos em quantidades ou porções apropriadas. Os alimentos da base da pirâmide ou grupo 1 (última fileira de baixo pra cima) são aqueles que devem ser consumidos em maores quantidades. Quanto mais pra cima a pirâmide segue, menos porções daquele grupo devem ser consumidas.
ATIVIDADE 2: Após a leitura do texto acima, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Qual é o grupo de alimentos que deve ser consumido em maior quantidade?
____________________________
2. Segundo a legenda de cores na figura (canto superior direito da imagem), esse grupo de alimentos é chamado de:
A) Alimentos energéticos extras.
B) Alimentos construtores.
C) Alimentos reguladores.
D) Alimentos energéticos.
3. Qual ou quais grupos de alimentos devem ser consumidos em menor quantidade? Por quê?
______________________________
ATIVIDADE 3: Em seu caderno, construa sua própria pirâmide alimentar de acordo com suas preferências alimentares. Lembre-se, nesta atividade não há certo ou errado, portanto, você deve ser o mais fiel possível, distribuindo pela pirâmide os alimentos que mais consome (mais abaixo) até os que menos consome (mais acima, até chegar na ponta da pirâmide). Você pode escrever os nomes dos alimentos dentro das fileiras, desenhá-los ou até colar imagens de revistas ou folhetos de mercado.
ATIVIDADE 4: Após a leitura do fragmento de texto abaixo, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
ADAPTAÇÕES VEGETAIS
Os seres vivos tendem a possuir adaptações de acordo com o ambiente em que vivem. Plantas de clima quente e seco, geralmente, têm suas folhas diminuídas, ou até mesmo modificadas em espinhos, como forma de reduzir a superfície de contato e evitar, assim, a transpiração. Raízes volumosas também são adaptações que estas plantas, geralmente, possuem.
Os cactos podem ser um bom exemplo, ao serem observadas tais características, além de terem seus caules suculentos e bastante impermeáveis.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Cite duas adaptações das plantas ao clima seco.
____________________________
2. Cite um exemplo de planta bem adaptada ao clima seco.
____________________________
ATIVIDADE: plural e singular; forma interrogativa; forma negativa.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Escreva no plural (Lembrando que os adjetivos possessivos my, your ... ficam invariáveis no plural).
a. She is my friend.
_______________________________
b. I am a teacher.
_______________________________
c. I am a student.
_______________________________
d. You are my teacher.
_______________________________
e. She is my sister.
_______________________________
f. He is my brother.
_______________________________
2. Responda cada sentença com verb to be na forma interrogativa.
a. Ben - young - old
_____ Ben young?
No, he is not young.
He is old.
b. Helen - ugly - beautiful
______________________
No, she is not ugly.
______________________
c. the –car- old- new
______________________
______________________
It is new.
d. Peter- rich- poor
______________________
No, he is not rich.
______________________
e. this-book-expensive-cheap
______________________
______________________
It is cheap.
3.Passe para a forma interrogativa: (Types: Inverta o pronome com verbo)
a. You are a good boy
_______________________________
b. Your girlfriend is beautiful.
_______________________________
c. They are rich.
_______________________________
d. She is young.
_______________________________
4. Passe para a forma negativa. (Types: Acrescente a palavrinha “not” depois do verbo)
a. Paul is short.
_______________________________
b. Peter is well today.
_______________________________
c. My house is beautiful.
_______________________________
d. The teacher is young.
_______________________________
5.Traduza o diálogo abaixo (só escreva a tradução no caderno):
A terrible headache
-Good morning, Mary.
- Good morning, Joseph.
-Are you well today?
-No, I am not well. I am sick.
-What is the matter?
-A terrible headache!
_______________________________
_______________________________
_______________________________
6. Faça a tradução do cartão. Pode usar dicionário ou o tradutor do celular.
Para concluir este final de semana temos uma data muito especial.
Então disponibilizei este cartão para que, quem puder, imprimir, colorir e escrever algumas palavras
Depois entregue para sua mãe e esposa, que são pessoas muitos especiais.
Bora lá alegrar vida delas!!!
ATIVIDADE: Figurativismo ou arte figurativa são os termos usados para descrever as manifestações artísticas que representam: a forma humana, os elementos da natureza e os objetos criados pelo homem.
Ele pode ser realista ou estilizado, desde que haja o reconhecimento do que foi representado.
Veja alguns exemplos abaixo:
Assista ao vídeo:
SE ESTIVER ACESSANDO O PDF, O LINK É: https://youtu.be/NckzbG35kAA
Agora, no seu caderno ou em uma folha de sulfite, faça um desenho figurativo (que se pareça com a realidade), como objetos fáceis de representar.
ATIVIDADE: Multiplicação e divisão de números inteiros
Leia a explicação - atividade de leitura, não precisa copiar.
Para multiplicar números inteiros devemos utilizar uma regra sinais. Abaixo a tabela e alguns exemplos de como proceder:
Tabela com a regra de sinais:
a) (–5) x (–8) = + 40
5 vezes 8 é igual a 40 e menos como menos fica mais
b) (+8) x (–7) = – 56
8 vezes 7 é igual a 56 e mais como menos fica menos
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Resolva as multiplicações abaixo em seu caderno:
a) (–12) x (–8) =
b) (+9) x (–13) =
c) (+15) x (+15) =
d) (–16) x (+7) =
2. Calcule:
a) o dobro de – 125
b) o triplo de + 77
c) o quíntuplo de – 12
d) o dobro do dobro de + 125
Leia a explicação - atividade de leitura, não precisa copiar.
Para dividir números inteiros devemos utilizar a mesma regra de sinais. Observe:
a) (–24) : (–4) = + 6
24 dividido por 4 é igual a 6 e menos com menos fica mais conforme a tabela.
b) (–30) : (+2) = –15
30 dividido por 2 é igual a 15 e menos com mais fica menos conforme a tabela.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
3. Resolva as divisões abaixo em seu caderno:
a) (–72) : (+8) =
b) (+91) : (+7) =
c) (–225) : (–5) =
d) (+174) : (–3) =
4. Copie as frases em seu caderno completando com as palavras positivo ou negativo.
a) O produto de um número inteiro positivo com um número inteiro negativo resulta em um número inteiro _______________.
b) O produto de um número inteiro positivo com um número inteiro ________________ resulta em um número inteiro positivo.
c) O produto de um número inteiro negativo com um número inteiro negativo resulta em um número inteiro _______________.
5. Copie no caderno e determine o valor da expressão numérica: (+10) x (–7) + (–90) : (+3)
6. Para finalizar, vamos utilizar os números negativos em gráficos. Será utilizado o gráfico da questão 36 da Prova ENCCEJA 2019 para o Ensino Fundamental.
O gráfico apresenta as taxas de variação do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no período de 2000 a 2013.
Qual foi a taxa de variação ocorrida entre os anos de 2009 e 2010?
A) – 7,2 %
B) + 7,2 %
C) – 7,8 %
D) + 7,8 %
https://forms.gle/yj6DGZnxphMTuyJUA
Fique bem, fique em casa!
- Turma 1, maiores de 18 anos que puderem se exercitar.
- Turma 2, menores de 18 anos SEM AFASTAMENTO.
ATIVIDADE Turma 1: alongamento sentado. Vamos fazer exercícios de alongamento para o corpo que podem ser realizados com o auxílio de uma cadeira.
ATIVIDADE Turma 2: Atletismo
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
O que é Atletismo?
Atletismo é o grupo de modalidades esportivas que reúne corrida, salto e arremesso. As provas de atletismo podem ocorrer no campo, na rua ou no estádio, de forma individual ou por revezamento de atletas.
Sugestão de brincadeiras e jogos que podemos fazer para desenvolver o Atletismo.
- Corridas
- Pega pega
- Rouba bandeira
- Salto em altura com a corda
- Salto em distancia (risco no chão, corda etc..)
- Lançar a bola no alvo
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Responda as questões!
1. O atletismo teve origem em qual civilização?
( ) Asiática
( ) Mesopotâmia
( ) Maia
( ) Grega
( ) Chinesa
2. Assinale a opção que corresponde a corridas de velocidade.
( ) 800 mt
( ) 1000 mt
( ) 100 mt
( ) 600 mt
( ) 1.200 mt
Dica de filme
SINOPSE E DETALHES
Cinebiografia de Jesse Owens (Stephan James), atleta negro americano que ganhou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, superando corredores arianos em pleno regime nazista de Adolf Hitler.
Depois desse belo filme, aqui fica minha proposta uma Sugestão/desafio!!!
Crie uma atividade de atletismo, pode ser circuito/corridas, saltos ou arremessos.
Registre cada momento desse programa em família! E se puder compartilhe!
Quarta-feira, dia 13_____
Língua Portuguesa__________________
ATIVIDADE: Leitura e entendimento do texto.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Os resistentes
Não sucumbi ao telefone celular. Não tenho e nunca terei um telefone celular. Quando preciso usar um, uso o da minha mulher. Mas segurando-o como se fosse um grande inseto, possivelmente venenoso, desconhecido da minha tribo.
Eu não saberia escolher a musiquinha que o identifica. Aquela que, quando toca, a pessoa diz “é meu!”, e passa a procurá-lo freneticamente, depois o coloca no ouvido, diz “alô” várias vezes, aperta botões errado, desiste e desliga, para repetir toda a função quando a musiquinha toca outra vez.
Não sei, a gente escolhe a musiquinha quando compra o celular?
─ Tem aí um Beethoven?
─ Não. Mas temos as quatro estações de Vivaldi.
─ Manda a primavera.
Porque a musiquinha do seu celular também identifica você. [...]. Você muitas vezes só sabe com quem realmente está quando ouve o seu celular tocar, e o som do seu celular diz mais a seu respeito do que você imagina. Se bem que, na minha experiência, a maioria das pessoas escolhe músicas galopantes [...] apenas para já colocá-la no adequado espírito de urgência, ou pânico controlado, que o celular exige.
Sei que alguns celulares ronronam e vibram discretamente, em vez de desandarem a chamar seus donos com música. Infelizmente, os donos nem sempre mostram a mesma discrição. Não é raro você ser obrigado a ouvir alguém tratando de detalhes da sua intimidade ou dos furúnculos da tia Djalmira a céu aberto, por assim dizer. É como nos fazem os fumantes, só que em vez do nosso espaço aéreo ser invadido por fumaça indesejada, é invadido pela vida alheia. Que também pode ser tóxica.
Não dá para negar que o celular é útil, mas no caso a própria utilidade é angustiante. O celular reduziu as pessoas a apenas extremos opostos de uma conexão, pontos soltos no ar, sem contato com o chão. Onde você se encontra tornou-se irrelevante, o que significa que em breve ninguém mais vai se encontrar. E a palavra “incomunicável” perdeu o sentido. Estar longe de qualquer telefone não é mais um sonho realizável de sossego e privacidade ─ o telefone foi atrás.
Não tenho a menor ideia de como funciona o besouro maldito. E chega um momento em que cada nova perplexidade com ele torna-se uma ofensa pessoal, ainda mais para quem não entendeu bem como funciona torneira.
Ouvi dizer que o celular destrói o cérebro aos poucos. Nos vejo ─ os que não sucumbiram, os últimos resistentes ─ como os únicos sãos num mundo imbecilizado pelo micro-ondas de ouvido, com os quais as pessoas trocarão grunhidos pré-históricos, incapazes de um raciocínio ou de uma frase completa, mais ainda conectados. Seremos poucos mas nos manteremos unidos, e trocaremos informações. Usando sinais de fumaça.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Entendendo o texto Os resistentes
1. Qual o significado da palavra sucumbir, no primeiro parágrafo?
______________________________
2. No trecho “Quando preciso usar um, uso o da minha mulher.”, no primeiro parágrafo, a que se refere o termo destacado?
______________________________
3. Retire do texto trechos que revelam a pouca intimidade do escritor com o celular.
______________________________
4. A que se referem os termos destacados em “É como nos fazem os fumantes, só que em vez do nosso espaço aéreo ser invadido por fumaça indesejada, é invadido pela vida alheia. Que também pode ser tóxica.” (8º parágrafo)
______________________________
5. Transcreva do texto um trecho que revela uma opinião e um que contém um fato.
______________________________
6. Cite uma consequência do uso do celular, segundo o 9º parágrafo do texto.
______________________________
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Luís Fernando Veríssimo
Eu não saberia escolher a musiquinha que o identifica. Aquela que, quando toca, a pessoa diz “é meu!”, e passa a procurá-lo freneticamente, depois o coloca no ouvido, diz “alô” várias vezes, aperta botões errado, desiste e desliga, para repetir toda a função quando a musiquinha toca outra vez.
Não sei, a gente escolhe a musiquinha quando compra o celular?
─ Tem aí um Beethoven?
─ Não. Mas temos as quatro estações de Vivaldi.
─ Manda a primavera.
Porque a musiquinha do seu celular também identifica você. [...]. Você muitas vezes só sabe com quem realmente está quando ouve o seu celular tocar, e o som do seu celular diz mais a seu respeito do que você imagina. Se bem que, na minha experiência, a maioria das pessoas escolhe músicas galopantes [...] apenas para já colocá-la no adequado espírito de urgência, ou pânico controlado, que o celular exige.
Sei que alguns celulares ronronam e vibram discretamente, em vez de desandarem a chamar seus donos com música. Infelizmente, os donos nem sempre mostram a mesma discrição. Não é raro você ser obrigado a ouvir alguém tratando de detalhes da sua intimidade ou dos furúnculos da tia Djalmira a céu aberto, por assim dizer. É como nos fazem os fumantes, só que em vez do nosso espaço aéreo ser invadido por fumaça indesejada, é invadido pela vida alheia. Que também pode ser tóxica.
Não dá para negar que o celular é útil, mas no caso a própria utilidade é angustiante. O celular reduziu as pessoas a apenas extremos opostos de uma conexão, pontos soltos no ar, sem contato com o chão. Onde você se encontra tornou-se irrelevante, o que significa que em breve ninguém mais vai se encontrar. E a palavra “incomunicável” perdeu o sentido. Estar longe de qualquer telefone não é mais um sonho realizável de sossego e privacidade ─ o telefone foi atrás.
Não tenho a menor ideia de como funciona o besouro maldito. E chega um momento em que cada nova perplexidade com ele torna-se uma ofensa pessoal, ainda mais para quem não entendeu bem como funciona torneira.
Ouvi dizer que o celular destrói o cérebro aos poucos. Nos vejo ─ os que não sucumbiram, os últimos resistentes ─ como os únicos sãos num mundo imbecilizado pelo micro-ondas de ouvido, com os quais as pessoas trocarão grunhidos pré-históricos, incapazes de um raciocínio ou de uma frase completa, mais ainda conectados. Seremos poucos mas nos manteremos unidos, e trocaremos informações. Usando sinais de fumaça.
O Globo, 3 de maio de 2012.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Entendendo o texto Os resistentes
1. Qual o significado da palavra sucumbir, no primeiro parágrafo?
______________________________
2. No trecho “Quando preciso usar um, uso o da minha mulher.”, no primeiro parágrafo, a que se refere o termo destacado?
______________________________
3. Retire do texto trechos que revelam a pouca intimidade do escritor com o celular.
______________________________
4. A que se referem os termos destacados em “É como nos fazem os fumantes, só que em vez do nosso espaço aéreo ser invadido por fumaça indesejada, é invadido pela vida alheia. Que também pode ser tóxica.” (8º parágrafo)
______________________________
5. Transcreva do texto um trecho que revela uma opinião e um que contém um fato.
______________________________
6. Cite uma consequência do uso do celular, segundo o 9º parágrafo do texto.
______________________________
Fonte: armazémdetexto
Matemática________________________
ATIVIDADE: Na subtração de números inteiros devemos eliminar os parênteses observando o oposto de cada número e a seguir resolver utilizando a seguinte regra:
Leia a explicação - atividade de leitura, não precisa copiar.
Sinais diferentes: subtrai e mantem o sinal do maior número.
Observe os exemplos a seguir:
a) (+10) – (–12) = + 10 + 12 = + 22
Observe que o oposto do – 12 é + 12; tenho 10 e tenho 12, então tenho 22.
b) (+19) – (+13) = +19 – 13 = + 6
Observe que o oposto do + 13 é – 13; tenho 19 e gasto 13, então sobra 6.
c) (–20) – (+10) = – 20 – 10 = –30
Observe que o oposto do + 10 é – 10; devo 20 e devo 10, então devo 30.
d) (–15) – (–11) = –15 + 11 = – 4
Observe que o oposto do – 11 é + 11; devo 15 e tenho 11, então devo 4.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Agora, copie em seu caderno e resolva as operações as seguir, eliminado os parênteses:
a) (+124) – (+81) =
b) (–74) – (+95) =
c) (– 27) – (–72) =
d) (+57) – (–76) =
2. Em um dia frio na Europa, a temperatura mínima foi de – 8°C. Já a temperatura máxima foi de apenas + 5°C. Efetue a operação no caderno e determine a variação de temperatura neste dia. Lembre-se que para calcular a variação devemos subtrair a maior temperatura da menor.
3. A professora Marta estava com saldo positivo de R$300,00. Durante os quatro primeiro dias do mês de maio, ela fez a seguinte movimentação:
• primeiro dia: depositou R$ 150,00
• segundo dia: retirou R$ 250,00
• terceiro dia: retirou R$ 800,00
• quarto dia: depositou R$ 100,00
Em seu caderno, faça os cálculos necessários e determine qual é o saldo final da professora Marta após esses cinco dias? O saldo ficou negativo ou positivo?
4. Calcule o valor de cada expressão em seu caderno:
a) (+12) + (+15) – (–23)
b) (+10) – (–7) + (–25) – (–50)
5. Lívia ganhou R$400,00 de presente do dia das mães. Comprou online os seguintes itens:
• uma blusa por R$ 116,00
• uma calça por R$ 75,00
• um tênis por R$ 168,00
Escreva no caderno uma expressão para representar a quantia que sobrou para Lívia e determine quanto sobrou pra ela resolvendo esta expressão.
6 - Sabendo que as letras A = +10; B = – 15 e C = + 20, calcule em seu caderno:
a) A + B
b) A + C
c) B + C
d) A – B
e) A – C
f) B – C
7. Determine qual das expressões abaixo tem como resultado – 10 e resolva em seu caderno.
( ) 80 + 20 – 60 – 10
( ) 30 – 10 – 10 + 20
( ) 10 – 10 + 10 – 20
( ) – 10 – 30 + 20 + 50
Quinta-feira, dia 14_____
Ciências__________________________
ATIVIDADE 1: Vamos relembrar um pouco do que já vimos em sala de aula sobre Pirâmide Alimentar e alimentação saudável? A proposta atual é a leitura de um texto sobre este tema.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Pirâmide Alimentar: um guia para uma alimentação saudável
Figura 1. Pirâmide Alimentar. Disponível em: <https://static.todamateria.com.br/upload/pi/ra/piramidealimentar1a-0-cke.jpg>. Acesso em 06 mai 2020.
A pirâmide alimentar acima é um tipo de gráfico/figura que propõe uma alimentação saudável com base na ingestão de grupos de alimentos em quantidades ou porções apropriadas. Os alimentos da base da pirâmide ou grupo 1 (última fileira de baixo pra cima) são aqueles que devem ser consumidos em maores quantidades. Quanto mais pra cima a pirâmide segue, menos porções daquele grupo devem ser consumidas.
ATIVIDADE 2: Após a leitura do texto acima, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Qual é o grupo de alimentos que deve ser consumido em maior quantidade?
____________________________
2. Segundo a legenda de cores na figura (canto superior direito da imagem), esse grupo de alimentos é chamado de:
A) Alimentos energéticos extras.
B) Alimentos construtores.
C) Alimentos reguladores.
D) Alimentos energéticos.
3. Qual ou quais grupos de alimentos devem ser consumidos em menor quantidade? Por quê?
______________________________
ATIVIDADE 3: Em seu caderno, construa sua própria pirâmide alimentar de acordo com suas preferências alimentares. Lembre-se, nesta atividade não há certo ou errado, portanto, você deve ser o mais fiel possível, distribuindo pela pirâmide os alimentos que mais consome (mais abaixo) até os que menos consome (mais acima, até chegar na ponta da pirâmide). Você pode escrever os nomes dos alimentos dentro das fileiras, desenhá-los ou até colar imagens de revistas ou folhetos de mercado.
ATIVIDADE 4: Após a leitura do fragmento de texto abaixo, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
ADAPTAÇÕES VEGETAIS
Os seres vivos tendem a possuir adaptações de acordo com o ambiente em que vivem. Plantas de clima quente e seco, geralmente, têm suas folhas diminuídas, ou até mesmo modificadas em espinhos, como forma de reduzir a superfície de contato e evitar, assim, a transpiração. Raízes volumosas também são adaptações que estas plantas, geralmente, possuem.
Os cactos podem ser um bom exemplo, ao serem observadas tais características, além de terem seus caules suculentos e bastante impermeáveis.
Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/adaptacoes-vegetais.htm. Acesso em: 27 abr 2020.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Cite duas adaptações das plantas ao clima seco.
____________________________
2. Cite um exemplo de planta bem adaptada ao clima seco.
____________________________
Inglês____________________________
ATIVIDADE: plural e singular; forma interrogativa; forma negativa.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Escreva no plural (Lembrando que os adjetivos possessivos my, your ... ficam invariáveis no plural).
a. She is my friend.
_______________________________
b. I am a teacher.
_______________________________
c. I am a student.
_______________________________
d. You are my teacher.
_______________________________
e. She is my sister.
_______________________________
f. He is my brother.
_______________________________
2. Responda cada sentença com verb to be na forma interrogativa.
a. Ben - young - old
_____ Ben young?
No, he is not young.
He is old.
b. Helen - ugly - beautiful
______________________
No, she is not ugly.
______________________
c. the –car- old- new
______________________
______________________
It is new.
d. Peter- rich- poor
______________________
No, he is not rich.
______________________
e. this-book-expensive-cheap
______________________
______________________
It is cheap.
3.Passe para a forma interrogativa: (Types: Inverta o pronome com verbo)
a. You are a good boy
_______________________________
b. Your girlfriend is beautiful.
_______________________________
c. They are rich.
_______________________________
d. She is young.
_______________________________
4. Passe para a forma negativa. (Types: Acrescente a palavrinha “not” depois do verbo)
a. Paul is short.
_______________________________
b. Peter is well today.
_______________________________
c. My house is beautiful.
_______________________________
d. The teacher is young.
_______________________________
5.Traduza o diálogo abaixo (só escreva a tradução no caderno):
A terrible headache
-Good morning, Mary.
- Good morning, Joseph.
-Are you well today?
-No, I am not well. I am sick.
-What is the matter?
-A terrible headache!
_______________________________
_______________________________
_______________________________
Para concluir este final de semana temos uma data muito especial.
Então disponibilizei este cartão para que, quem puder, imprimir, colorir e escrever algumas palavras
Depois entregue para sua mãe e esposa, que são pessoas muitos especiais.
Bora lá alegrar vida delas!!!
Arte_____________________________
ATIVIDADE: Figurativismo ou arte figurativa são os termos usados para descrever as manifestações artísticas que representam: a forma humana, os elementos da natureza e os objetos criados pelo homem.
Ele pode ser realista ou estilizado, desde que haja o reconhecimento do que foi representado.
Veja alguns exemplos abaixo:
Assista ao vídeo:
SE ESTIVER ACESSANDO O PDF, O LINK É: https://youtu.be/HpWt0Pz2Za4
SE ESTIVER ACESSANDO O PDF, O LINK É: https://youtu.be/Yy4EqqyKpHo
Agora, no seu caderno ou em uma folha de sulfite, faça um desenho figurativo (que se pareça com a realidade), como objetos fáceis de representar.
Sexta-feira, dia 15_____
Língua Portuguesa________________
ATIVIDADE: Produção de Diário pessoal (atividade permanente)
Para auxiliá-los na produção de seu Diário pessoal selecionei uma página do Diário de Anne Frank (ótima leitura) e análise da professora Graciana Martelozo Pozzani.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
A relação de Anne com seu diário
“Annelies Marie Frank tinha apenas 13 anos quando precisou se esconder com sua família e mais quatro desconhecidos em um abrigo na Holanda, durante a Segunda Guerra Mundial. Em julho de 1942, a vida normal de uma adolescente judia, mudou completamente. Ao se ver privada de liberdade, decide registrar suas impressões, seus conflitos, medos e descobertas num diário. Assim, Kitty, sua confidente, passa a ser também uma personagem nessa envolvente história. Os textos a seguir revelam a intimidade compartilhada por Anne e o verdadeiro significado que esse objeto tem para ela.”
A relação entre Anne e o diário é algo tão intenso, verdadeiro, sincero que quase acreditamos que ele é um protagonista também. No diário, Anne compartilha sentimentos, reflexões acerca de si e de sua família e posteriormente sobre os horrores da guerra. Esse é o testemunho de um momento histórico que a humanidade jamais esquecerá. Durante o relato, a autora revela toda sua sensibilidade e as angústias de uma jovem vivendo uma adolescência conturbada. Sem dúvidas, o diário a ajudou a suportar o refúgio e a lidar com o isolamento.
Primeira página do diário de Anne Frank:
Sábado, 20 de junho de 1942
Fiquei alguns dias sem escrever porque queria, antes de tudo, pensar sobre meu diário. Ter um diário é uma experiência realmente estranha para uma pessoa como eu. Não somente porque nunca escrevi nada antes, mas também porque acho que mais tarde ninguém se interessará, nem mesmo eu, pelos pensamentos de uma garota de treze anos. Bom, não faz mal. Tenho vontade de escrever e uma necessidade ainda maior de desabafar tudo o que está preso em meu peito.
"O papel tem mais paciência do que as pessoas.” (...) É, o papel tem mais paciência, e como não estou planejando deixar ninguém mais ler este caderno de capa dura que costumamos chamar de diário, a menos que algum dia encontre um verdadeiro amigo, isso provavelmente não vai fazer a menor diferença.
Agora voltei ao ponto que me levou a escrever um diário: não tenho um amigo. (...) Talvez seja minha culpa não confiarmos uma nas outras. De qualquer modo, é assim que as coisas são, e não devem mudar, o que é uma pena. Foi por isso que comecei o diário. Para destacar em minha imaginação a imagem da amiga há muito tempo esperada, não quero anotar neste diário fatos banais do jeito que a maioria faz; quero que o diário seja minha amiga, e vou chamar esta amiga de Kitty. (p. 25)
Para auxiliá-los na produção de seu Diário pessoal selecionei uma página do Diário de Anne Frank (ótima leitura) e análise da professora Graciana Martelozo Pozzani.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
“Annelies Marie Frank tinha apenas 13 anos quando precisou se esconder com sua família e mais quatro desconhecidos em um abrigo na Holanda, durante a Segunda Guerra Mundial. Em julho de 1942, a vida normal de uma adolescente judia, mudou completamente. Ao se ver privada de liberdade, decide registrar suas impressões, seus conflitos, medos e descobertas num diário. Assim, Kitty, sua confidente, passa a ser também uma personagem nessa envolvente história. Os textos a seguir revelam a intimidade compartilhada por Anne e o verdadeiro significado que esse objeto tem para ela.”
A relação entre Anne e o diário é algo tão intenso, verdadeiro, sincero que quase acreditamos que ele é um protagonista também. No diário, Anne compartilha sentimentos, reflexões acerca de si e de sua família e posteriormente sobre os horrores da guerra. Esse é o testemunho de um momento histórico que a humanidade jamais esquecerá. Durante o relato, a autora revela toda sua sensibilidade e as angústias de uma jovem vivendo uma adolescência conturbada. Sem dúvidas, o diário a ajudou a suportar o refúgio e a lidar com o isolamento.
Primeira página do diário de Anne Frank:
Sábado, 20 de junho de 1942
Fiquei alguns dias sem escrever porque queria, antes de tudo, pensar sobre meu diário. Ter um diário é uma experiência realmente estranha para uma pessoa como eu. Não somente porque nunca escrevi nada antes, mas também porque acho que mais tarde ninguém se interessará, nem mesmo eu, pelos pensamentos de uma garota de treze anos. Bom, não faz mal. Tenho vontade de escrever e uma necessidade ainda maior de desabafar tudo o que está preso em meu peito.
"O papel tem mais paciência do que as pessoas.” (...) É, o papel tem mais paciência, e como não estou planejando deixar ninguém mais ler este caderno de capa dura que costumamos chamar de diário, a menos que algum dia encontre um verdadeiro amigo, isso provavelmente não vai fazer a menor diferença.
Agora voltei ao ponto que me levou a escrever um diário: não tenho um amigo. (...) Talvez seja minha culpa não confiarmos uma nas outras. De qualquer modo, é assim que as coisas são, e não devem mudar, o que é uma pena. Foi por isso que comecei o diário. Para destacar em minha imaginação a imagem da amiga há muito tempo esperada, não quero anotar neste diário fatos banais do jeito que a maioria faz; quero que o diário seja minha amiga, e vou chamar esta amiga de Kitty. (p. 25)
Fonte: diaadiaeducação.pr.gov.br
Bom estudos!
Agora, no seu caderno, faça um resumo do seu dia, durante a quarentena e o isolamento. Pense no que é importante e na melhor forma de escrever...
Comece escrevendo pouco, com o tempo os detalhes devem aparecer! Uns dias fazemos mais, outros faremos menos. Não há uma regra!
Matemática______________________
ATIVIDADE: Multiplicação e divisão de números inteiros
Leia a explicação - atividade de leitura, não precisa copiar.
Para multiplicar números inteiros devemos utilizar uma regra sinais. Abaixo a tabela e alguns exemplos de como proceder:
Tabela com a regra de sinais:
Sinal
|
Sinal
|
Resultado
|
+
|
+
|
+
|
+
|
–
|
–
|
–
|
–
|
+
|
–
|
+
|
–
|
a) (–5) x (–8) = + 40
5 vezes 8 é igual a 40 e menos como menos fica mais
b) (+8) x (–7) = – 56
8 vezes 7 é igual a 56 e mais como menos fica menos
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Resolva as multiplicações abaixo em seu caderno:
a) (–12) x (–8) =
b) (+9) x (–13) =
c) (+15) x (+15) =
d) (–16) x (+7) =
2. Calcule:
a) o dobro de – 125
b) o triplo de + 77
c) o quíntuplo de – 12
d) o dobro do dobro de + 125
Leia a explicação - atividade de leitura, não precisa copiar.
Para dividir números inteiros devemos utilizar a mesma regra de sinais. Observe:
a) (–24) : (–4) = + 6
24 dividido por 4 é igual a 6 e menos com menos fica mais conforme a tabela.
b) (–30) : (+2) = –15
30 dividido por 2 é igual a 15 e menos com mais fica menos conforme a tabela.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
3. Resolva as divisões abaixo em seu caderno:
a) (–72) : (+8) =
b) (+91) : (+7) =
c) (–225) : (–5) =
d) (+174) : (–3) =
4. Copie as frases em seu caderno completando com as palavras positivo ou negativo.
a) O produto de um número inteiro positivo com um número inteiro negativo resulta em um número inteiro _______________.
b) O produto de um número inteiro positivo com um número inteiro ________________ resulta em um número inteiro positivo.
c) O produto de um número inteiro negativo com um número inteiro negativo resulta em um número inteiro _______________.
5. Copie no caderno e determine o valor da expressão numérica: (+10) x (–7) + (–90) : (+3)
6. Para finalizar, vamos utilizar os números negativos em gráficos. Será utilizado o gráfico da questão 36 da Prova ENCCEJA 2019 para o Ensino Fundamental.
O gráfico apresenta as taxas de variação do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no período de 2000 a 2013.
Qual foi a taxa de variação ocorrida entre os anos de 2009 e 2010?
A) – 7,2 %
B) + 7,2 %
C) – 7,8 %
D) + 7,8 %
8o ano__________
Responda, clicando no link abaixo, a chamada dessas aulashttps://forms.gle/yj6DGZnxphMTuyJUA
Fique bem, fique em casa!