OBSERVAÇÃO :
SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.
|
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
· CABEÇALHO
E.M.
“CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE
MOR, 11 DE MAIO DE 2020
HOJE É
SEGUNDA-FEIRA
O DIA
ESTÁ __________________________
NOME
________________________________________ 3º ANO _____
PROFESSORA__________________________________
BOM DIA!
O texto que você
vai ler é uma carta pessoal .
Observe alguns elementos que já estudamos: quem escreve, quem recebe e qual é o
assunto tratado. Leia o texto abaixo com bastante atenção, conte para seus pais
a história que você leu.
ATIVIDADE 1: Compreensão do
texto
a)
Quem é Felpo?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
b)
Por que Charlô diz que Felpo é especial? Você
concorda com ela?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________
a) Que
características de Felpo fazem Charlô admirá-lo?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
b) Charlô
faz um convite e um pedido a Felpo. Quais são eles?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
c) Você
já escreveu uma carta? Para quem?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
d) E já
recebeu alguma? De quem?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
e) Qual é
o assunto da carta de Charlô?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
ATIVIDADE 2: Escreva R para
remetente, D para destinatário e L para o local onde está o
remetente:
( ) poeta Rapidópolis ( )
Charlô
ATIVIDADE 3: Assinale a
afirmação correta:
( ) Charlô iniciou uma conversa com Felpo
por meio dessa carta.
( ) Charlô respondeu a uma carta que Felpo
enviou para ela.
ATIVIDADE 4: Circule a frase
que indica que Felpo e Charlô continuarão se comunicando por meio de cartas.
a)
“Quando você quiser vir tomar chá comigo será
muito bem-vindo.”
b)
“Você poderia me mandar a receita?”
ATIVIDADE 5: Qual destas
cartas poderia ser a resposta de Felpo?
(
A )
Charlô
Você está redondamente enganada a meu
respeito.
[...]
Felpo Filva, um poeta cheio de
imaginação.
|
(
B )
Charlô
Estou
enviando a receita da minha avó.
[...]
Espero
que você goste tanto quanto eu.
Você
também escreve poemas?
Beijos
Felpo
|
·
Explique a sua resposta:
A
carta __________ poderia ser a resposta porque ____________________
LEMBRANDO AOS PAIS QUE OS ALUNOS QUE ESTIVEREM COM O LIVRO ÁPIS PODERÃO
REALIZAR AS ATIVIDADES NO LIVRO.
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADE 1: LEIA E RESOLVA COM MUITA ATENÇÃO, SE NÃO TIVER
O LIVRO, COPIE NO CADERNO, LEMBRE DE COLOCAR A DATA NO CADERNO E NO LIVRO.OBSERVE
OS NÚMEROS E RESPONDA. LIVRO ÁPIS. PÁGINA 29. EXERCÍCIO
12
|
48
|
400
|
18
|
485
|
4
|
23
|
A)
QUAIS
DELES TEM 3 ALGARISMOS ?______________________________
B)
EM
QUAIS DELES O 4 É O ALGARISMO DAS CENTENAS ?___________________________
C)
EM
QUAIS DELES O 3 É O ALGARISMO DAS DEZENAS ? ____________________________
D)
QUAL
É O MAIOR NÚMERO ?____________
E)
E
QUAL É O MENOR? ___________
F)
QUAIS
NÚMEROS SÃO MENORES QUE 600? ________________________________________
G)
QUAIS
SÃO NÚMEROS PARES? _____________________________________
H)
COMO
FICAM ESSES NÚMEROS ESCRITOS EM ORDEM CRESCENTE?___________________________________________________________________
ATIVIDADE 2-
EFETUE ESTAS ADIÇÕES. LIVRO ÁPIS, PÁGINA
71. EXERCÍCIO 3.
C
|
D
|
U
|
2
|
9
|
5
|
1
|
0
|
4
|
C
|
D
|
U
|
2
|
9
|
5
|
1
|
0
|
4
|
C
|
D
|
U
|
5
|
3
|
3
|
2
|
4
|
6
|
COMPONENTE CURRICULAR: _ARTE____________________3º
ANOS
ATIVIDADE:
1-
DESENHO
E PINTE UMA CASA USANDO FORMAS GEOMÉTRICAS
QUE VOCÊ CONHECE: ( PAISAGENS IMAGINÁRIAS).
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 12 DE MAIO DE 2020.
HOJE É TERÇA – FEIRA.
PROFESSORA:
_______________________________ 3º ANO:______
NOME: ___________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADE:
NÚMEROS
E ESTATÍSTICA. LIVRO ÁPIS. PÁGINA 30. EXERCÍCIO 5. A E B.
COMPLETE A TABELA E O GRÁFICO
COM OS RESULTADOS DA PESQUISA.
TEM UMA TABELA COM OS SABORES
PREFERIDOS DE SUCO NATURAL, COLOQUE O NÚMERO NA TABELA E PINTE O GRÁFICO.
Atividade 1 - Escreva os hábitos qure você tinha quando era você era menor e hábito que você possui hoje.
Atividade 2 - Preencha a
ficha sobre seu município.
Nome do seu município.__________________________________
Estado a que pertence. __________________________________
Sua população. ________________________________________
Pesquise a história de seu
município e descreva – a abaixo.
COMPONENTE CURRICULAR: ED.FÍSICA (1H) jogos e brincadeiras populares ( LEITURA DO TEXTO)
ATIVIDADE: Essa aula tem como
objetivo trabalhar a coordenação numérica, bem como a escrita dos números, de
uma forma lúdica, através da brincadeira popular muito conhecida: Amarelinha.
A Amarelinha é uma das brincadeiras de rua
mais populares do Brasil.
A primeira proposta agora é para você
fazer junto com a sua família uma pesquisa da brincadeira de amarelinha pode
ser perguntando para os familiares ou pesquisando no link
.
A
segunda proposta é fazer uma amarelinha, existem diversas formas de fazer uma
amarelinha, com giz, pedrinha, fitas etc...
usem a criatividade.
DATA 13/05/2020
( 4ª FEIRA) 3º
ANO
COMPONENTE CURRICULAR:
LÍNGUA PORTUGUESA
·
CABEÇALHO
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 13 DE MAIO DE 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME _____________________________________
3º ANO _____
PROFESSORA__________________________________
BOM
DIA!
ATIVIDADE 1: Observe a tirinha
e responda:
a)
Para quem Snoopy está escrevendo?
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
b)
Por que ele está escrevendo?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
c)
Ele está escrevendo um bilhete ou uma carta?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
d)
Explique a diferença entre um bilhete e uma
carta.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
Atividade 1 - Observe
as imagens:
(1)
1- Qual delas nos
mostra um ambiente rural?
_______________________________________________________
2- O que há de comum entre elas?
_______________________________________________________
3- O que
você entende desta
situação?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
4- Em sua opinião
qual das crianças está
em situação maior
de perigo? Por quê?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
5- Nesse caso
podemos dizer que
na roça é
diferente? Por quê?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
Atividade 2 - Marque com um X os quadrinhos,
justificando os aspectos do espaço urbano e espaço rural .
Espaço urbano
|
Espaço rural .
|
|
Estrada
de terra
|
||
Muitas
casas e prédios
|
||
Casas
simples
|
||
Carros
de bois ,
mulas
|
||
Grandes
avenidas
|
||
Poucos
moradores
|
||
Grande
números de plantações
|
||
Criação
de gado
|
||
Ar
puro , orvalho e silêncio
|
||
Várias
indústrias
|
||
Grande
números de comércios
|
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Vamos identificar um monumento.
1- Alguns
monumentos são conhecidos apenas em uma cidade ou bairro, porém, por serem
conhecidos por aquela população, podem servir como ponto de referência.
Na cidade ou bairro onde você mora
provavelmente existe um lugar que todos conheçam. Represente-o e escreva o nome
dele. Desenhe.
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 14 DE MAIO DE 2020.
HOJE É QUINTA – FEIRA.
PROFESSORA:
_______________________________ 3º ANO:______
NOME: ___________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADE:
LEIA COM ATENÇÃO E RESOLVA NO CADERNO. LIVRO ÁPIS. PÁGINA 31. EXERCÍCIO 7.
PESQUISA.
A) REALIZAR A PESQUISA PROPOSTA ENTRE AS PESSOAS DA SUA
FAMÍLIA E VIZINHOS.
B) ELABORE UMA TABELA COM OS RESULTADOS.
C) CONSTRUA UM GRÁFICO.
2- LEIA A PÁGINA 33 COM ATENÇÃO,
SOMENTE PARA FAZER UMA REVISÃO DO QUE APRENDEMOS.
3-
LIVRO ÁPIS. PÁGINA 41. EXERCÍCIO 5. PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE MONTE OS
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NO FINAL DESSE LIVRO E TAMBÉM TEM NO LIVRO INTEGRADO NO FINAL DAS PÁGINAS. OU
VOCÊ PODE MONTAR SUA ATIVIDADE COM CAIXAS DE REMÉDIOS E GARRAFAS OU O QUE TIVER
EM CASA.
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS
Atividade 1 - Leia o texto abaixo e em seguida faça as respostas das atividades no caderno.
As
estações do ano
As
estações do ano são quatro:
Primavera
é a estação em que a maior parte
das plantas florescem;
Verão
é a estação mais
quente e chuvosa ;
Outono as noites
são mais frias e
algumas árvores perdem
suas folhas;
Inverno é
a estação mais fria
do ano.
As estações
do ano variam de
acordo com o local do globo em que
nós encontramos , pois quando
um lado está perto
do sol , o outro está
longe.
No Brasil
as estações ocorrem
nos seguintes períodos:
·
Primavera de setembro
a dezembro;
·
Verão de
dezembro a março;
·
Outono de março a junho e ;
·
Inverno de junho
a setembro.
Atividade 2 - Responda
as questões .
a)
Quais são as
estações do ano?
__________________________
_____________________________________________________
b)
Em que estação
do ano estamos? _______________________
c)
De qual estação do ano
você mais gosta ? Por quê?
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
a)
De qual estação do ano
você menos gosta ? Por quê?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
Atividade 3 – Faça um desenho
que represente a estação do ano que você mais gosta.
·
CABEÇALHO
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 15 DE MAIO DE 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME ____________________________________
3º ANO _____
PROFESSORA__________________________________
BOM
DIA!
ATIVIDADE 1: Agora é a sua vez, escreva
uma carta para alguém especial, dizendo o que está fazendo nessa quarentena.
Pode enfeitar a folha da carta
Não esqueça: - Local, data
- Saudação (destinatário)
- Assunto
- Despedida
- Assinatura (remetente)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: ED.FÍSICA(1H) jogos e brincadeiras populares ( LEITURA DO TEXTO)
ATIVIDADE: Agora a proposta é Claro! Vamos brincar!!! Com a
amarelinha pronta brinquem divirtam-se, tirem fotos ou façam vídeos!!
Onde
brincar
Dá para pular
amarelinha em qualquer trecho de piso plano (pode ser dentro de casa, na
calçada, numa rua sem movimento).
Material necessário
Um giz para marcar
asfalto ou gravetos, para chão de terra. Em pisos que não podem ser riscados
(como o de casa), fita adesiva resolve o problema. Por fim, a brincadeira pede
uma pedrinha, um caco ou outro objeto para ser colocado nas “casas” do desenho
e aumentar o grau de dificuldade a cada etapa.
Como se brinca
O padrão é o
seguinte: a pedra é lançada na primeira casa e o jogador deve percorrer o
trajeto do traçado pulando (ora com um pé, ora com os dois), evitando o
quadrado onde a pedra caiu. A sequência se repete enquanto a pedra avança de
casa em casa e o grau de dificuldade aumenta.
Esse
vídeo ajuda a esclarecer algumas regras.