segunda-feira, 11 de maio de 2020

SEMANA DE 11/05 á 15/05


OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.



COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·         CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 11 DE MAIO DE 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME ________________________________________ 3º ANO _____
PROFESSORA__________________________________
BOM DIA!

      O texto que você vai ler é uma carta pessoal  . Observe alguns elementos que já estudamos: quem escreve, quem recebe e qual é o assunto tratado. Leia o texto abaixo com bastante atenção, conte para seus pais a história que você leu.

ATIVIDADE 1: Compreensão do texto




a)    Quem é Felpo?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
b)    Por que Charlô diz que Felpo é especial? Você concorda com ela?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________


a)    Que características de Felpo fazem Charlô admirá-lo?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
b)    Charlô faz um convite e um pedido a Felpo. Quais são eles?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
c)    Você já escreveu uma carta? Para quem?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
d)    E já recebeu alguma? De quem?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
e)    Qual é o assunto da carta de Charlô?

___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
ATIVIDADE 2: Escreva R para remetente, D para destinatário e L para o local onde está o remetente:
(      ) poeta                                          Rapidópolis                            (     ) Charlô

ATIVIDADE 3: Assinale a afirmação correta:
(       ) Charlô iniciou uma conversa com Felpo por meio dessa carta.
(       ) Charlô respondeu a uma carta que Felpo enviou para ela.


ATIVIDADE 4: Circule a frase que indica que Felpo e Charlô continuarão se comunicando por meio de cartas.
a)    “Quando você quiser vir tomar chá comigo será muito bem-vindo.”
b)    “Você poderia me mandar a receita?”

ATIVIDADE 5: Qual destas cartas poderia ser a resposta de Felpo?


( A )
Charlô

       Você está redondamente enganada a meu respeito.
[...]
       Felpo Filva, um poeta cheio de imaginação.

( B )
Charlô
Estou enviando a receita da minha avó.
[...]
Espero que você goste tanto quanto eu.
Você também escreve poemas?
Beijos
Felpo



·         Explique a sua resposta:
A carta __________ poderia ser a resposta porque ____________________
   
LEMBRANDO AOS PAIS QUE OS ALUNOS QUE ESTIVEREM COM O LIVRO ÁPIS PODERÃO REALIZAR AS ATIVIDADES NO LIVRO.
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADE 1:  LEIA E RESOLVA COM MUITA ATENÇÃO, SE NÃO TIVER O LIVRO, COPIE NO CADERNO, LEMBRE DE COLOCAR A DATA NO CADERNO E NO LIVRO.OBSERVE OS NÚMEROS E RESPONDA. LIVRO ÁPIS. PÁGINA 29. EXERCÍCIO 

12

48
400
18
485
4
23

A)   QUAIS DELES TEM 3 ALGARISMOS ?______________________________
B)   EM QUAIS DELES O 4 É O ALGARISMO DAS CENTENAS ?___________________________
C)   EM QUAIS DELES O 3 É O ALGARISMO DAS DEZENAS ? ____________________________
D)   QUAL É O MAIOR NÚMERO ?­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­____________
E)   E QUAL É O MENOR? ___________ 
F)    QUAIS NÚMEROS SÃO MENORES QUE 600? ________________________________________
G)   QUAIS SÃO NÚMEROS PARES? _____________________________________
H)   COMO FICAM ESSES NÚMEROS ESCRITOS EM ORDEM CRESCENTE?___________________________________________________________________
ATIVIDADE 2- EFETUE ESTAS ADIÇÕES.  LIVRO ÁPIS, PÁGINA 71. EXERCÍCIO 3.

C
D
U
2
9
5
1
0
4




C
D
U
2
9
5
1
0
4



C
D
U
5
3
3
2
4
6




  












COMPONENTE CURRICULAR: _ARTE____________________3º ANOS

ATIVIDADE:
1-    DESENHO E PINTE UMA CASA USANDO FORMAS GEOMÉTRICAS  QUE VOCÊ CONHECE: ( PAISAGENS IMAGINÁRIAS).



 E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 12 DE MAIO DE 2020.
HOJE É TERÇA – FEIRA.
PROFESSORA: _______________________________ 3º ANO:______
NOME: ___________________________________________________            

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ATIVIDADE: NÚMEROS E ESTATÍSTICA. LIVRO ÁPIS. PÁGINA 30. EXERCÍCIO 5. A E B.

COMPLETE A TABELA E O GRÁFICO COM OS RESULTADOS DA PESQUISA.
TEM UMA TABELA COM OS SABORES PREFERIDOS DE SUCO NATURAL, COLOQUE O NÚMERO NA TABELA E PINTE O GRÁFICO.
  
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

Atividade 1 -
   Escreva os hábitos qure você tinha  quando era você era menor e hábito que você possui hoje.






Atividade 2 -    Preencha  a  ficha  sobre seu município.

Nome  do seu município.__________________________________

Estado a que pertence. __________________________________

Sua população. ________________________________________


Pesquise a história  de seu município  e descreva – a abaixo.






                                                                                         
COMPONENTE CURRICULAR: ED.FÍSICA (1H) jogos e brincadeiras populares ( LEITURA DO TEXTO)

ATIVIDADE: Essa aula tem como objetivo trabalhar a coordenação numérica, bem como a escrita dos números, de uma forma lúdica, através da brincadeira popular muito conhecida: Amarelinha.
     A Amarelinha é uma das brincadeiras de rua mais populares do Brasil.
    A primeira proposta agora é para você fazer junto com a sua família uma pesquisa da brincadeira de amarelinha pode ser perguntando para os familiares ou pesquisando no link

.

A segunda proposta é fazer uma amarelinha, existem diversas formas de fazer uma amarelinha, com giz, pedrinha, fitas etc...  usem a criatividade.
     

DATA 13/05/2020  ( 4ª  FEIRA)                                                             3º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·         CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 13 DE MAIO DE 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME _____________________________________ 3º ANO _____
PROFESSORA__________________________________
BOM DIA!


ATIVIDADE 1: Observe a tirinha e responda:




a)    Para quem Snoopy está escrevendo?
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________

b)    Por que ele está escrevendo?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

c)    Ele está escrevendo um bilhete ou uma carta?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

d)    Explique a diferença entre um bilhete e uma carta.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________



COMPONENTE CURRICULAR:
GEOGRAFIA


Atividade 1 -   Observe as imagens:


(1)                                                        

    

2)



1- Qual  delas nos mostra  um ambiente   rural?
_______________________________________________________

2- O que há  de  comum entre elas?
_______________________________________________________

3- O  que  você  entende desta  situação?
_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

4- Em   sua  opinião   qual  das crianças   está  em  situação  maior   de   perigo? Por quê?
_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________


5-  Nesse  caso  podemos   dizer  que  na  roça  é  diferente?  Por quê?
_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________



 Atividade 2 -   Marque com um X os quadrinhos, justificando os aspectos do espaço urbano e espaço rural .



Espaço urbano
Espaço rural .

Estrada  de terra      


Muitas  casas   e prédios


Casas   simples


Carros   de   bois  ,  mulas


Grandes   avenidas


Poucos   moradores 


Grande  números  de  plantações


Criação   de gado


Ar  puro , orvalho  e  silêncio


Várias  indústrias


Grande  números  de  comércios




COMPONENTE CURRICULAR: ARTE


Vamos identificar um monumento.

1-    Alguns monumentos são conhecidos apenas em uma cidade ou bairro, porém, por serem conhecidos por aquela população, podem servir como ponto de referência.
Na cidade ou bairro onde você mora provavelmente existe um lugar que todos conheçam. Represente-o e escreva o nome dele. Desenhe.






E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 14 DE MAIO DE 2020.
HOJE É QUINTA – FEIRA.
PROFESSORA: _______________________________ 3º ANO:______
NOME: ___________________________________________________   

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA



ATIVIDADE: LEIA COM ATENÇÃO E RESOLVA NO CADERNO. LIVRO ÁPIS. PÁGINA 31. EXERCÍCIO 7. PESQUISA.
A)   REALIZAR A PESQUISA PROPOSTA ENTRE AS PESSOAS DA SUA FAMÍLIA E VIZINHOS.
B)   ELABORE UMA TABELA COM OS RESULTADOS.
C)   CONSTRUA UM GRÁFICO.

2- LEIA A PÁGINA 33 COM ATENÇÃO, SOMENTE PARA FAZER UMA REVISÃO DO QUE APRENDEMOS.

3- LIVRO ÁPIS. PÁGINA 41. EXERCÍCIO 5. PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE MONTE OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NO FINAL DESSE LIVRO E TAMBÉM TEM  NO LIVRO INTEGRADO NO FINAL DAS PÁGINAS. OU VOCÊ PODE MONTAR SUA ATIVIDADE COM CAIXAS DE REMÉDIOS E GARRAFAS OU O QUE TIVER EM CASA.

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

Atividade 1 -
  Leia  o texto abaixo  e em seguida  faça as respostas  das atividades no caderno.


 As  estações  do ano

  As  estações  do ano são quatro:
Primavera é a estação em que a  maior  parte  das   plantas  florescem;
Verão é  a estação  mais  quente e chuvosa ;
Outono  as noites  são  mais  frias e  algumas  árvores  perdem  suas folhas;
Inverno  é  a  estação  mais fria   do ano.
As  estações   do   ano variam  de  acordo  com o  local do globo  em  que nós  encontramos , pois  quando  um  lado está  perto  do   sol , o outro  está  longe.
No  Brasil  as  estações  ocorrem  nos   seguintes  períodos:
·        Primavera   de  setembro  a  dezembro;
·         Verão  de  dezembro  a março;
·         Outono de março  a junho e ;
·        Inverno  de  junho  a  setembro.

 Atividade 2  - Responda as questões .

a)   Quais são as  estações  do ano? __________________________
_____________________________________________________
b)     Em  que estação  do ano estamos? _______________________

c)   De  qual estação do ano você  mais gosta ? Por quê?

___________________________________________________________
___________________________________________________________


a)   De  qual estação do ano você  menos gosta ? Por quê?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________

Atividade 3 – Faça   um  desenho  que  represente a estação  do ano que você   mais gosta.
























 DATA 15/05/2020  ( 6ª  FEIRA)                                                           3º ANO



 COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·         CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 15 DE MAIO DE 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME ____________________________________ 3º ANO _____
PROFESSORA__________________________________
BOM DIA!


ATIVIDADE 1: Agora é a sua vez, escreva uma carta para alguém especial, dizendo o que está fazendo nessa quarentena. Pode enfeitar a folha da carta
Não esqueça: - Local, data

                      - Saudação (destinatário)
                      - Assunto
                      - Despedida
                      - Assinatura (remetente)


____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                                                                                 
COMPONENTE CURRICULAR: ED.FÍSICA(1H) jogos e brincadeiras populares ( LEITURA DO TEXTO)

ATIVIDADE: Agora a proposta é Claro! Vamos brincar!!! Com a amarelinha pronta brinquem divirtam-se, tirem fotos ou façam vídeos!!
Onde brincar
Dá para pular amarelinha em qualquer trecho de piso plano (pode ser dentro de casa, na calçada, numa rua sem movimento).

Material necessário
Um giz para marcar asfalto ou gravetos, para chão de terra. Em pisos que não podem ser riscados (como o de casa), fita adesiva resolve o problema. Por fim, a brincadeira pede uma pedrinha, um caco ou outro objeto para ser colocado nas “casas” do desenho e aumentar o grau de dificuldade a cada etapa.

Como se brinca
O padrão é o seguinte: a pedra é lançada na primeira casa e o jogador deve percorrer o trajeto do traçado pulando (ora com um pé, ora com os dois), evitando o quadrado onde a pedra caiu. A sequência se repete enquanto a pedra avança de casa em casa e o grau de dificuldade aumenta.

Esse vídeo ajuda a esclarecer algumas regras.