segunda-feira, 11 de maio de 2020

Semana de 11/05 a 15/05


Observação: Senhores pais ou responsáveis, as atividades não precisam ser impressas e não há necessidade de copiar as questões, os alunos deverão colocar no caderno o cabeçalho a data e a disciplina, o número da questão e a resposta da questão mencionada.

DATA: 11/05/2020 (2ª FEIRA)                                                                              4ºs   ANOS

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA  PORTUGUESA

(Copiar no caderno )

E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte mor, 11 de maio de 2020.
Hoje é segunda-feira
Nome completo:____________________  
Professora:  ________________

Atividade 1 (fazer no livro): No livro Name – Teoria, na página 57, ‘estrutura do texto’, há uma proposta de atividade para ser desenvolvida. Para desenvolvê-la, releia o texto, ‘o homem planeja, inventa e sobrevive’, da página 54 e depois respondas a questão 9, itens a, b, e c, no seu caderno.
       
Atividade  2 (fazer no livro): página 57, ‘linguagem e estilo’.

Questão 10. Compare as frases e explique a diferença entre elas.

a)    Os gregos costumam contar muitas histórias.
Os gregos costumavam contar muitas histórias.
§  Note que as palavras em destaque definem se a frase está no passado ou no presente. Costumam – presente / costumavam – passado. Estas palavras são chamadas de verbo, pois elas expressão uma ação.

Resposta: Na primeira frase a palavra costumam, significa que até aos dias de hoje os gregos ainda contam muitas histórias.  A frase está escrita no presente. Já na segunda, a palavra, costumavam, significa que eles  não contam mais histórias, mas tinha o hábito de contar no passado. Portanto a frase está escrita no passado.

§  Agora é a sua vez. Continue respondendo os itens b e c.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


DATA 11/05/2020 (SEGUNDA-FEIRA)                                   4º s  ANOS                                 
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

Atividade 1: Resolva os probleminhas no caderno. Não se esqueça de
registrar as operações.

     A)   Ganhei 150 balas. Dei 45 a Maria e 36 para Andréia. Com quantas fiquei?
 Resposta: ___________________________________________________________

     B)   Em um viveiro há 8 dezenas de pássaros: 36 são canários e 25 são periquitos. O restante são tucanos. Quantos são os tucanos?
 Resposta: __________________________________________________________
     C)   Vovô tem 70 anos. Vovó tem 8 a menos. Quantos anos têm os dois juntos?
 Resposta: __________________________________________________________
      D)   Jeferson tem 75 bolas de gude. Gabriel tem 25 e Kevin tem tantas bolas quanto Jeferson e Gabriel têm juntos. Quantas bolas tem Kevin?
 Resposta: __________________________________________________________
E) Um sorveteiro saiu com 1.000 picolés para vender. Vendeu 702 picolés. Com quantos picolés o sorveteiro ficou
Resposta: _______________________________________________
DATA: 11/05/2020
ano – EF I

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE: Livro NAME: Observe atentamente a imagem (Elevador Lacerda) e leia seu texto e o enunciado da pergunta da página 18, para responder a questão 4, no próprio livro. Não se esqueça de grifar as partes mais importantes do texto.
Em seguida, na página 19, desenhe um monumento (esculturas, praças, igrejas, escolas...) de sua cidade.


DATA 12/05/2020  (TERÇA-FEIRA)                                    4º s  ANOS                                                                                               
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO  (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 12 de maio de 2020.
Hoje é terça-feira.
Nome completo:_______________________ 4º Ano ______
Professora: ______________________________________

ATIVIDADE 1: Transforme as adições em multiplicações. Siga o exemplo: (no caderno)


3 + 3 + 3 + 3 + 3 = 3 X 5 = 15
                                                                                                              

A)   4 + 4= _______________________________________
B)   2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 = _______________________
C)   5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 = __________________________
D)   6 + 6 + 6 = ___________________________________
E)   8 + 8 + 8 + 8 + 8 = _____________________________
F)   7 + 7 + 7 + 7 + 7 + 7+ 7 = _______________________
G)   8 + 8 + 8 + 8 = ________________________________

ATIVIDADE 2:  Arme e efetue as multiplicações no caderno . (ver livro name páginas 133 e 134).

A)   13 x 2 =
B)   24 x 2 =
C)   34 x 3 =
D)   44 x 4 =
E)   35 x 5 =
F)   36 x 4 =
G)   132 x 3 
H)   248 x 2 =
           
ATIVIDADE 3:  Junte-se a um de seu familiar para realizar o jogo “Batalha das multiplicações” sugerido no livro Name – página 135. Vocês devem ler as regras do jogo com muita atenção. Faça os seus registros (continhas) no caderno.

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

ATIVIDADE: LIVRO NAME – CAPÍTULO 3 – ( REVISÃO DE CONTEÚDO) PÁGINAS 238 E 239.
Realizar  a leitura cuidadosa dos textos  e responda as questões ( as atividades pendentes devem ser concluídas. )

COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE:

1 – Você sabe o que é Fair Play? Vamos fazer uma pesquisa sobre esse assunto. Em uma folha, ou seu caderno de atividade, escreva sua pesquisa contendo:
     
     a-    Qual o significado da palavra fair-play.
     b-    Onde ele pode ser aplicado.
     c-    É obrigatório ter o fair-play? Como funciona dentro de um esporte.
2 – Vamos assistir o vídeo a seguir, e preste atenção nas situações demonstradas.


3 -  Agora você vai pesquisar 3 momentos diferentes de fair play em esportes diferentes. Vídeo é legal para assistir a situação e ver a emoção do momento, mas anote o que aconteceu em cada uma das 3 situações que você escolheu. 
Se quiser ler matérias sobre o assunto, também existem várias reportagens no google, mas da mesma forma, escolha 3 e anote o que aconteceu.

4 – Após você ter estudado um pouco sobre esse assunto, descreva algumas situações que podemos aplicar o fair-play na escola e educação física.


DATA:13/05/2020 (4ª FEIRA)                                                 4ºs   ANOS
           
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA  PORTUGUESA

E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte mor ,13 de maio de 2020.
Hoje é quarta-feira
Nome completo:________________________             
Professora:  ________________

Atividade 1: Livro Name de atividades complementares. Páginas 15, 16 e 17.

Página 15. Depois de ler atentamente o texto, responda a questão 1, completando o texto com as palavras do quadro.

Página 16. Produza um texto segundo as instruções do livro. 

Página 17. Questão 3. Esta questão reforça seu conhecimento em relação ao passado e presente. Para realizá-la você precisa achar a palavra que indica se a frase está no passado ou no presente. Depois é só copiá-la alterando o verbo (palavra que indica ação, algo que nós fazemos), para o presente ou para o passado. 

Exemplo: a) Zeus mandou chamar Prometeu e Epimeteu.    mandou - passado   
          Zeus manda chamar Prometeu e Epimeteu.     manda - presente

Questão 4. Para esta questão requer a leitura do texto, “as maiores invenções da humanidade”, do livro de teoria na página 58.

DATA 13 /05 / 2020  (4ª Feira)                                                      4º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
ATIVIDADE: LIVRO NAME – CAPÍTULO 3 - ( REVISÃO DE CONTEÚDO)  PÁGINAS 273 À 275.
 Realizar  a leitura cuidadosa dos textos  responder as questões ( as atividades pendentes devem ser concluídas.)

DATA: 13/05/2020                           4° ano



COMPONENTE CURRICULAR: ARTE


ATIVIDADE: Livro NAME:  Leitura de imagens do Capítulo 2- Esculturas  (páginas 20 e 21).

Observe bem as imagens proposta nas página referidas acima e responda as questões da “ Chuva de ideias”, na página 21.


DATA 14/05/2020 (Quinta-feira)                                             4º s ANOS                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO   (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 14 de maio de 2020.
Hoje é quinta-feira.
Nome completo: ________________________4º Ano ______
Professora: ___________________


1 - Complete corretamente a tabela da  multiplicação

X
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
2
2









3

6








4


12







5










6










7










8










9










10











ATIVIDADE 2:   Bianca quer comprar um sorvete e está em dúvida sobre o sabor (pistache, limão ou creme) e a cobertura (morango ou chocolate). Complete o quadro com as possíveis combinações de um sabor com uma cobertura. Em seguida, responda a pergunta.
                                            
               SORVETE
COBERTURA
PISTACHE
LIMÃO
CREME
MORANGO
PISTACHE E MORANGO


CHOCOLATE



    

·         Quantas opcões diferentes de escolha Bianca tem?
_______________________________________________________


DATA  14 / 05 / 2020  (5ª Feira)                                                   4ºs ANO                                                                                        
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS


ATIVIDADE: LIVRO NAME – CAPÍTULO 3 - (REVISÃO DE CONTEÚDO) PÁGINAS 202 E 203.
Realizar  leitura cuidadosa dos textos  e responder as questões ( as atividades pendentes devem ser concluídas)



DATA:15/05/2020 (6ª FEIRA)                                                       4ºs   ANOS

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA  PORTUGUESA

E.m.Coronel Domingos Ferreira.
Monte mor ,15 de maio de 2020.
Hoje é sexta-feira
Nome completo:________________________4ºAno______           
Professora:  ________________
  
ATIVIDADE : LEIA O POEMA ‘BELAS FLORES’ / DOMÍNIO PÚBLICO

O QUE SERÁ DAS BELAS FLORES PRECIOSAS PARA MIM?
SERÁ QUE A MAMÃE PARECE COM O JASMIM?


O QUE SERÁ DA LINDA ROSA PLANTADA NO MEU JARDIM?
SERÁ QUE A MAMÃE ME AMA TANTO ASSIM?


O QUE SERÁ DA VIOLETA TÃO LONGE DE MM?
SERÁ QUE O AMOR DA MAMÃE NUNCA TERÁ FIM?


O QUE SERÁ DE UMA FLOR SE NÃO FOR APRECIADA?
O QUE SERÁ DE UMA MÃE SE ELA NÃO FOR AMADA?

Atividade 1:  Após ler, resolva as questões.

A)   Qual é o assunto do texto?Resposta:________________________________________

B)  Retire do texto os substantivos  comuns (nome de coisas). Resposta:_____________________________________________
 C)   Escreva os três adjetivos  (qualidades) que há no poema. Resposta:______________________________________________
 D)  Circule, no poema, as rimas. Resposta:_____________________________________________

 E)    Dê o diminutivo de: belas / flor / mamãe / jasmim / linda / rosa /jardim / mãe/Violeta /      flor.
 Resposta:_____________________________________________

F)  Escreva todas as palavras (adjetivos, substantivos, adjetivos  e Rimas) em ordem alfabética.
Resposta:_____________________________________________
           
 G) Escreva o masculino das palavras: mãe / filha / vó / tia / mulher / moça /
 Velha / menina / garota.
 Resposta:___________________________________________
    
H) No poema há quantas estrofes  e quantos versos?
 Resposta:___________________________________

Atividade 2   Reescreva o poema em texto narrativo. Para isso basta você contar sobre o que o poema fala.


COMPONENTE CURRICULAR:INGLÊS

DATA:  15 -05-2020 (6ª - SEXTA-FEIRA)                                                       4º ANO

ATIVIDADE:


1. Nessa atividade vamos revisar o verbo like, as matérias escolares e a forma

negativa don’t;


2. Escreva em seu caderno uma frase para cada matéria;


3. Siga os exemplos abaixo e escreva de acordo com sua preferência. 

 

Escolha uma das opções. Capriche na letra. Bons estudos!


 


I LIKE ENGLISH. (EU GOSTO DE INGLÊS)


 


I DON’T LIKE ENGLISH. (EU NÃO GOSTO DE INGLÊS)


 


MATH


___________________________________________.


 


PORTUGUESE


____________________________________________.


 


GEOGRAPHY


_____________________________________________.


 


HISTORY


_____________________________________________.


 


SCIENCE


_________________________________