sexta-feira, 15 de maio de 2020

Semana 3 - de 18 a 22/5 - 7o ano EJA

Atenção aos comandos
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Segunda-feira, dia 18_____

Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE: Leitura e interpretação de texto

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. De acordo com a tirinha, o personagem estava pensando:
A) somente no seu passado;
B) somente no seu presente;
C) somente no seu futuro;
D) no seu passado, presente e futuro.


2. No último quadrinho, o que o personagem quis dizer sobre o trânsito:
A) que está mais ou menos;
B) que no futuro estará pior;
C) que pode melhorar;
D) que já foi bom.


3. Complete corretamente as frases com por que ou porque.
a) _______________ não posso ir ao cinema?
b) _______________ você precisa terminar seus exercícios.
c) _______________ chegou atrasado ao colégio?
d) _______________ o transporte público, hoje, não passou no meu bairro.
e) Quero estudar bastante sobre esse assunto, ________________ sei que ele é muito importante.


4. Complete as lacunas com um dos pronomes pessoais abaixo:

EU   -   ELE/ELA   -  VOCÊS

VOCÊ   -   NÓS   -   ELES/ELAS

a) Meus irmãos e __________ não nos cansamos de pedir à nossa mãe para nos levar ao cinema, mas ________________  anda muito ocupada.

b) Soube que ____________ vieram à minha casa.

c) Foi ____________ que o Francisco convidou para ir à festa com ________________?

d) __________________ ficamos muito felizes com o final da história.

e) ____________ se alegram em praticar o bem.



Matemática_________________________

ATIVIDADE: Leia a explicação a seguir e faça os exercícios no caderno:

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.


Propriedades da Multiplicação.

Nos anos anteriores, aprendemos que a multiplicação possui algumas propriedades. Vamos relembrar algumas delas:

I) Comutativa: A ordem dos fatores não altera o produto, isto é, eu posso inverter os números que o resultado da multiplicação será o mesmo. Observe:

a) 5 x 3 = 15 ou 3 x 5 = 15

b) 8 x 6  = 48 ou 6 x 8 = 48


II) Associativa: o produto de três ou mais números, pode ser obtido associando os fatores em qualquer ordem. Observe:

a) 5 x 2 x  4  =
      10   x  4    
           40

b) 5 x 2 x 4 =
     5  x  8      
        40

Na letra a, primeiro multiplicamos o 5 pelo 2, cujo resultado foi 10 e a seguir multiplicamos esse resultado por 4. Assim obtivemos 10 vezes 4 que é igual a 40.

Na letra b, primeiro multiplicamos o 2 pelo 4, cujo resultado foi 8 e a seguir multiplicamos esse resultado por 5. Também obtivemos o valor 40 que neste caso foi calculado pela multiplicação 5 vezes 8.

É possível perceber que nesta propriedade, a ordem das operações não altera o resultado.


III) Elemento neutro: existe um número que quando multiplicamos por qualquer outro não altera o resultado. Ele é chamado de elemento neutro da multiplicação. Observe:
a) 5 x 1 = 5
b) 8 x 1 = 8
c) 1 x 199 = 199


IV) Distributiva: podemos multiplicar um fator pelas parcelas de uma soma algébrica. Observe:

a) 2 x (5 + 3) =
2 x 5 + 2 x 3  
  10   +   6    =  16

b) 5 x (7 + 4)
5 x 7 + 5 x 4
 35    +   20   =  55    

Agora copie as questões no caderno e resolva:

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Coloque o nome de cada propriedade que está sendo aplicada:

a) (–10) x 1 = –10

____________________________

b) (– 3 ) x ( – 4) = (– 4) x (–3) = + 12

 ____________________________

c) 4 x (4 + 6) = 4 x 4 + 4 x 6 = 16 + 20 = 44

 ____________________________

d) (– 5) x (+ 3) x (– 2) = (– 5) x (– 6) = +30

____________________________


2. Aplique a propriedade distributiva e resolva as expressões a seguir:

a) 8 x (4 + 2) =

b) 10 x (7 – 1) =

c) 6 x (6 + 5) =

d) 7 x (8 – 5) =


3. Observe o exemplo da propriedade distributiva na divisão e realize os itens a seguir:

(36 + 12) : 6

36 : 6 + 12 : 6

   6     +      2      = 8

a)  (49 + 21) : 7

b)  (14 – 8) : 2

c) (24 + 15) : 3

Terça-feira, dia 19_____

Geografia_______________________

ATIVIDADE: leitura o texto e interpretação; questões de múltipla escolha.


Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)
Por Caroline Faria
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, ou MST, surgiu em 1983 quando ocorreu o primeiro encontro do movimento em Cascavel, no Paraná, como uma tentativa de discutir e mobilizar a população em torno da concretização da Reforma Agrária que desde então se confunde com a história do movimento no Brasil.

A questão da Reforma Agrária surge devido ao grande número de latifúndios que eram característica do Brasil Colônia e que com o início da República começam a ser questionados deflagrando uma séria de movimentos ao longo da história do país.

Outros países da América Latina como Guatemala, Bolívia, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador e República Dominicana passaram pela mesma questão, mas, sem que em nenhum deles o processo de Reforma Agrária tenha sido concluído.

No Brasil a situação não é mais animadora uma vez que, até 2005, menos de 10% das famílias, das cerca de 7 milhões que não tem acesso a terra, foram assentadas. Destas 7 milhões, cerca de 200 mil famílias ligadas ao MST e outras 80 mil ligadas à outros movimentos encontram-se acampadas à espera da desapropriação de terras improdutivas.

Bastante conhecido pela tática de organizar barricadas em estradas e invasões de propriedades como maneira de chamar a atenção da mídia para sua causa, o MST surgiu em um momento em que o Brasil passava pela reabertura da política nacional, após o período da Ditadura Militar.

Antes desse período outros movimentos haviam tentado a distribuição igualitária das terras, mas, a Ditadura fez com que se dissolvessem e com que a causa só tomasse força novamente com o final da mesma na década de 80.

Entre os objetivos do MST encontra-se o de desapropriar os latifúndios em posse das multinacionais e de todos aqueles que estiverem improdutivos, assim como a definição de uma área máxima para propriedade rural. O MST é contra projetos de colonização (como os realizados na Amazônia e que resultaram em fracasso) e defende a autonomia das tribos indígenas, sendo contra a revisão de suas terras.

Por fim, o MST luta para que os assassinos de trabalhadores rurais sejam punidos e defende a cobrança do Imposto Territorial Rural (ITR) o qual seria revertido para a continuação da Reforma Agrária.


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Embora o presidente Lula tenha colocado o boné do MST na cabeça meses atrás, a violência no campo brasileiro não cedeu e tampouco a reforma agrária avançou no país.
A respeito da estrutura fundiária e das relações de produção no meio rural brasileiro, julgue as alternativas a seguir:

I. Existe no país uma verdadeira perpetuação do padrão de elevada concentração da propriedade rural, com o agravante de a terra ser subutilizada.

II. O uso do espaço agrário nacional permanece amplamente condicionado pelo mercado externo, fato que determina o aproveitamento das melhores terras para os gêneros de exportação.

III. Os pequenos proprietários e arrendatários, que produzem nos moldes da unidade familiar, adaptaram-se prontamente à dinâmica do mercado, o que os levou a abandonar a produção voltada para o mercado Interno.

IV. O modelo de reforma agrária implantado no Brasil nas últimas décadas é altamente democrático, assegurando acesso à terra e recursos para nela produzir, porém beneficia um número reduzido de famílias.

Estão corretas:
A) apenas I e II.
B) apenas I e III.
C) apenas II e III.
D) apenas III e IV.
E) todas


2. "Tem muita gente sem terra
Tem muita terra sem gente"
(Cartaz do MST, inspirado nos versos de lavradores de Goiás.)
A luta pela terra no Brasil, existe há décadas e já fez várias vítimas entre trabalhadores do campo, religiosos e outros. Entre as principais razões dos conflitos de terra no Brasil, pode-se citar:

A) a disputa pelas poucas áreas férteis em nosso território, típico de terras montanhosas.

B) a concentração da propriedade da terra nas mãos de poucos e a ausência de uma reforma agrária efetiva.

C) a divisão excessiva da terra em pequenas propriedades, dificultando o aumento da produção.

D) a perda do valor da terra agrícola pelo crescimento da industrialização no nosso país.

E) a utilização intensiva de mão-de-obra permanente, onerando o grande produtor rural.


3 "Os POSSEIROS são invasores de terras. Atualmente, em função do descaso do PODER PÚBLICO em administrar os problemas do campo e de realizar uma reestruturação política, da produção, das relações de trabalho agrário e DA ESTRUTURA FUNDIÁRIA, essas pessoas estão altamente organizadas no Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Para a invasão são escolhidas fazendas PRODUTIVAS, que SE ENCAIXEM nos pré-requisitos constitucionais da realização da reforma agrária."
Para corrigir o texto, deve-se proceder à substituição de:

A) posseiros POR grileiros.
B) poder público POR proprietário.
C) da estrutura fundiária POR latifúndio.
D) produtivas POR improdutivas.
E) se encaixem POR não se encaixem.


4. "No Brasil, NEM todas as famílias envolvidas em conflitos de terra estão ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST."
O MST NÃO considera como Sem Terra:

A) posseiros e grileiros que, além dos benefícios trabalhistas, desejam a terra.

B) boias-frias, isto é, empregados diaristas, contratados por tarefa, sem vínculo empregatício.

C) filhos de proprietários rurais cujas famílias não têm condições de dividir a propriedade com a prole.

D) trabalhadores que vivem da atividade agrícola em terras de terceiros, pagando em espécie pelo uso da terra.

E) trabalhadores que vivem da atividade agrícola em terras de terceiros, pagando com parte da produção pelo uso da terra.


5.Sobre o conceito de reforma agrária, é correto afirmar que:

A) a reforma agrária é o processo de redistribuição das propriedades produtivas de um determinado país ou região.

B) a reforma agrária é o processo de redistribuição das propriedades rurais improdutivas para camponeses que não possuem terras.

C) é uma política de incentivo à produção agrária vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.

D) a reforma agrária é o processo de redistribuição das propriedades rurais improdutivas que só atende que tem condições para produzir na terra.

E) a reforma agrária é o processo de doação de terras para o Governo, que produzirá alimentos para os mais carentes. Muitos fazendeiros realizam essa prática em troca de isenção de impostos.


6. Escreva os nomes dos países citados no texto MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em que o processo de Reforma Agrária não foi concluído;
___________________________


7.Segundo o texto MST, porque o Movimento dos Trabalhadores Rurais é contra os projetos de colonização da Amazônia/
___________________________



História_________________________

Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES: 
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: Características do Feudalismo
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

CARACTERÍSTICAS DO FEUDALISMO
FONTE: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA
A política no feudalismo:
A Europa ficou dividida em reinos, mas os reis não tinham muito poder, pois esses reinos eram divididos em grandes extensões de terras, chamados feudos. O domínio no feudo era exercido pelo senhor feudal, que possuía poder absoluto dentro dele.
O feudo era o domínio do senhor feudal e era a unidade básica de produção. Nele havia:
O castelo: onde morava o senhor feudal.
A vila ou aldeia: onde moravam os servos.
As terras: onde os servos trabalhavam.

Sociedade no feudalismo:
No feudalismo, a sociedade era dividida em estamentos, ou seja, as pessoas permaneciam desde o nascimento até à morte, numa mesma posição dentro da sociedade.
A sociedade era dividida em: clero, nobres e servos e não permitia a mobilidade social, isto é, não havia possibilidade da pessoa mudar sua situação social; quem nascia servo, jamais poderia deixar de sê-lo.

Como era a vida nos feudos?
Os nobres viviam caçando, participavam de torneios e guerreavam; o clero, além de possuir 2/3 das terras da Europa feudal, cuidava da vida religiosa e influenciava o poder político nos feudos.
Nessa sociedade, o senhor feudal, em sua propriedade (feudo), concentrava toda  a administração e a justiça. A maior parte da sociedade era composta pelos servos.

E a vida do servo? Como era?
Os servos trabalhavam devendo obrigações aos seus senhores (nobres). Viviam em  condições precárias de subsistência. Embora pudessem usar um pedaço de terra, bem pouco daquilo que produziam ficava para o sustento da família, pois grande parte da produção era entregue a seus senhores e à Igreja sob forma de tributos (impostos). (A Igreja também aumentou seus domínios graças ao dízimo, taxa de 10% sobre a produção dos fiéis).

Então o servo era como o escravo?
Como o servo necessitava da proteção oferecida pelo senhor feudal, ele tinha a obrigação de permanecer e trabalhar na terra desse senhor, mas apesar do servo estar ligado à terra, não podia ser vendido; o servo não era propriedade do seu senhor, diferente do escravo que era vendido porque era propriedade do dono.

COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA EM SEU CADERNO:

1. Na Europa Medieval, qual era a forma de organização política? Descreva.
_____________________________

2. O que eram os feudos?
_____________________________

3. Como estavam organizados os feudos?
_____________________________

4. Como era a vida nos feudos?
_____________________________

5. Como estava organizada a sociedade feudal?
_____________________________

6. Qual a diferença entre servos e escravos?
_____________________________



Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:

TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS   QUE   PUDEREM   SE   EXERCITAR.

TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento sentado. Vamos fazer exercícios e alongamento para o corpo que podem ser realizados em casa.

Aprecie os vídeos de apoio:

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=xcM3aaBl-8U



ATIVIDADE  TURMA  2: HANDEBOL

Mas o que é Handebol? O handebol (ou handebol) é um esporte coletivo que envolve passes de bola com as mãos.

Praticado entre duas equipes, o nome dessa modalidade esportiva é proveniente da língua inglesa, visto que hand significa “mão”.

Sugestão de jogos que podem desenvolver as habilidades para o Handebol.
Queimada
Ameba
Passa 10
Bola no cone
Bobinho

Regras básicas do jogo Handebol
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=GR6elWQ6qV8


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Marque (F) para falso e (V) para verdadeiro:
( ) O jogador pode dar até quatro passos com a bola na mão.
( ) Pode arrancar a bola do adversário.
( ) No handebol os atacantes podem chutar a bola no gol.
( ) O jogador pode correr batendo a bola no chão esse fundamento se chama drible.
( ) O atleta ao cobrar o tiro lateral não deve pisar na linha ao lançar a bola.
( ) Arremesso em suspensão é fundamento de ataque no handebol.
( ) O time marca ponto quando a bola passar totalmente a linha de gol.
( ) O jogador pode segurar a bola por mais de três segundos se estiver correndo.
( ) As faltas podem ser cobradas sem o apito do árbitro.

ATIVIDADE: SESSÃO PIPOCA!!
Vamos assistir o filme Meninas de ouro
Está disponível gratuitamente no youtube!

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=evprnz5RuDw

Registre cada momento desse programa em família!
E se puder compartilhe!

SINOPSE E DETALHES
O documentário exibe a trajetória épica da Seleção Brasileira feminina de handebol que culminou na conquista do Campeonato Mundial de 2013. Por meio dos depoimentos das atletas, técnico e membros da comissão técnica que participaram dessa história de superação, são apresentadas as dificuldades do selecionado nas últimas duas décadas até o alcance do ouro.


Quarta-feira, dia 20_____

Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE: Leitura, estudo do vocabulário e interpretação de texto

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

UMA SURPRESA
Viriato Correa.
Quando o Custódio, com a latinha de merenda, se afastou para o jasmineiro, o Bernardino fez-nos um sinal. Fomos atrás da touça, na ponta dos pés. 
O Custódio metia a colher na lata e levava-a gostosamente à boca, como se estivesse a saborear um bom petisco.
Eu e o Dedé de um lado, o Canutinho, a Conceição e o Perereca de outro, caímos-lhe em cima, inesperadamente.
O Canutinho arrebatou-lhe a latinha das mãos.
Oh, surpresa! Ficamos todos acanhados, tristes por aquela descoberta.
Na lata não havia nada, nada, nenhum vestígio de comida.
O Custódio tinha-a trazido vazia de casa e, para que não soubéssemos das duras necessidades de seus pais, fora perto do jasmineiro, fingir que comia.

Vocabulário: 
Acanhado: Tímido
Arrebatar: Tirar/ Arrancar
Inesperadamente: de improviso
Jasmineiro: arbusto que exala agradável perfume
Touça: moita

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Quais os personagens da Narração?
_____________________________

2. Quem é o personagem principal da história?
_____________________________

3. Para onde o Custódio levava sua latinha de merenda?
_____________________________

4. De que maneira ele fingia comer? Por que agia dessa forma?
_____________________________

5. Como os garotos se aproximaram do Custódio?
_____________________________

6. Qual era a pretensão dos garotos?
_____________________________

7. Qual foi a reação dos garotos diante da triste descoberta?
_____________________________


8. Assinale as características que se referem ao Custódio:
A) Muito pobre
B) Mau aluno
C) Mal-educado
D) Envergonhado com a própria situação

9. Assinale as características que se referem aos colegas de Custódio:
A) Malvados
B) Brincalhões
C) Surpresos
D) Tristes.



Matemática________________________

ATIVIDADE: Leia a explicação a seguir e faça os exercícios no caderno:

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Vimos nos anos anteriores, que a potenciação é uma operação que surge a partir da multiplicação de fatores iguais. Observe:

a) 52 = 5 x 5 = 25

b) 23 = 2 x 2 x 2 = 4 x 2 = 8

Chamamos o número que fica embaixo de base e o número que fica em cima de expoente. Assim temos:

a) Na potência 7², o número 7 é a base e o número 2 é o expoente.

b) Na potência 10³, o número 10 é a base e o número 3 é o expoente.

Agora copie as questões no caderno e resolva:

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Calcule as potências:

a) 6²

b) 4³

c) (– 3)²

d) (– 2)4


2. Complete com V para verdadeiro ou F para falso:

(    )    a) (– 5)²  = (– 5) x (– 5) = – 25

(    )    b) (– 4)²  = (– 4) x (– 4) = + 16

(    )    c) 8²  = 8 + 8 = 16

(    )    d) (– 3)³ = (– 3) x (– 3) x (– 3) = – 27


3. Eduardo e Mônica tiveram 2 filhos. Cada um do seus filhos tiveram também 2 filhos, que são os netos do casal. Cada um dos netos teve 2 filhos, que são os bisnetos, que tiveram também 2 filhos cada um, os tataranetos.

a) Represente, na forma de potência o total de tataranetos de Eduardo e Mônica.

b) Quantos tataranetos Eduardo e Mônica tiveram?



4. Danilo tem cinco estantes em seu quarto. Em cada estante tem cinco caixas com cinco carrinhos em cada uma. E, dentro de cada carrinho, tem cinco bonequinhos sentados nos bancos.

a) Represente a solução do problema na forma de uma potência.

b) Calcule quantos bonequinhos Danilo tem.



5. Desafio de lógica: Uma sala tem quatro cantos e em cada canto tem um gato. Cada gato vê três gatos. Quantos gatos há na sala?


Quinta-feira, dia 21_____

Ciências__________________________

IMPORTANTE: não copie o texto! Copie apenas as perguntas e responda-as no caderno. Isso deve ser feito mesmo que você tenha o material impresso.

ATIVIDADE 1: Vamos falar um pouco sobre um problema que tem tirado o sono de tantos no Brasil e no mundo? Nada melhor que nos cercar de informações verdadeiras para ajudar a combater nossos medos. Vamos lá?
A proposta atual é a leitura de um texto.

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Covid-19: E aí, qual é a solução?
Atualmente, uma doença infectocontagiosa tornou-se preocupante no mundo inteiro. Conhecida como Covid-19, ela é transmitida por um vírus chamado Sars-coV-2. Esta doença atinge as vias respiratórias e pode causar dificuldade de respirar e levar à morte. Milhares de pessoas já morreram em todo o planeta, por isso há um interesse muito grande na testagem de medicamentos e vacinas.

Alguns medicamentos já existentes foram testados e também descartados como soluções, uma vez que sua eficiência não foi demonstrada e os riscos aos pacientes são grandes, como é o caso da cloroquina. Outros medicamentos estão sendo testados, assim como vacinas. No entanto, o que temos até o momento, como forma de amenizar a contaminação das pessoas, é o distanciamento social. Governos responsáveis sugerem que se faz necessário um isolamento em massa da maior parte possível da população. São Paulo é uma das cidades mais afetadas em números de casos e mortes, por isso a população de lá tem sido pressionada a um isolamento mais severo: o famoso “look down”.

Muita gente está ansiosa por voltar à rotina normal de trabalho, estudos e convívio social, porém as Organizações de Saúde dos países que já controlaram suas curvas de contágio vem concluindo que é necessário um retorno aos poucos, com base em controle rigoroso do estado de saúde das pessoas que voltariam a trabalhar e testagem em massa, para descobrir a porcentagem de pessoas que já tiveram contato com o vírus. Além disso, tem de haver metas a serem atingidas antes de se pensar em começar a sair da quarentena, como redução do número de novos casos e leitos hospitalares disponíveis.


ATIVIDADE 2: Após a leitura do texto acima, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Qual é a situação-problema? Qual é o problema a ser resolvido?
_____________________________________

2. Quais são os resultados até o momento?
_____________________________________

3. Já existe vacina aprovada para uso imediato contra o vírus? Justifique sua resposta.
_____________________________________

4. Qual é a conclusão das Organizações de Saúde dos países que estão com a doença mais controlada?
_____________________________________



Inglês__________________________

ATIVIDADE: adjectives (adjetivos).

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Describing Words (Adjectives) são palavras que descrevem algo (Adjetivos)
Exemplo:
a big house – uma grande casa
a sunny day – um dia de sol
a small mango – uma manga pequena


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Traduza as frases e Sublinhe os adjetivos:

a. Ali has a new pen.
_________________

b. Tom is a good boy.
_________________

c. Peacock is a beautiful bird.
_________________

d. An elephant is a big animal.
_________________

e. Rose is a beautiful flower.
_________________

f. Monkeys have long tails.
_________________


2. Escreva, em inglês e português, 10 palavras que sejam adjetivos. Escolha palavras que você gosta. Pode usar dicionário ou tradutor e fazer colunas lado a lado no caderno.

1. ________ - _________
2. ________ - _________
3. ________ - _________
4. ________ - _________
5. ________ - _________
6. ________ - _________
7. ________ - _________
8. ________ - _________
9. ________ - _________
10. ________ - _________

Para saber mais: https://www.todamateria.com.br/substantivos-nouns-em-ingles/

Vídeo de apoio:

Se estiver usando o PDF, acesse o link por aqui: https://youtu.be/BxB6gAMtqws



Arte_____________________________

ATIVIDADE: leitura, apreciação, releitura artística com uso de materiais recicláveis ou não convencionais.

Leia o texto e observe as obras com atenção.

Vik Muniz  é um artista plástico brasileiro, fotógrafo e pintor, é conhecido por usar materiais inusitados em suas obras, como lixo, açúcar e chocolate.
Em 2010, foi produzido um documentário intitulado “Lixo Extraordinário” sobre o trabalho de Vik Muniz, com catadores de lixo de Duque de Caxias, cidade localizada na área metropolitana do Rio de Janeiro. A filmagem recebeu um prêmio no festival de Berlim na categoria Anistia Internacional e no Festival de Sundance.



Aula atividade Vik Muniz (Releitura):
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://youtu.be/xGvsO8OcvO4

Assista ao vídeo acima e partir dele, das  informações do texto e das imagens sobre Vik Muniz, faça uma releitura ou crie uma obra com materiais recicláveis ou não convencionais.

Depois faça o registro com uma fotografia.
Envie esta fotografia no endereço de email: nataliagcaetano@hotmail.com
Ou no grupo de whatsapp de sua sala.


Para saber mais veja o documentário intitulado “Lixo Extraordinário”:
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=JLTY7t8c_x0


Sexta-feira, dia 22_____

Língua Portuguesa________________

ATIVIDADE: Produção de texto

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Escreva um texto narrativo com base nas lembranças de sua infância. Dê um título a sua história e não se esqueça que você será narrador personagem. (15 linhas)
_________________________________



Matemática______________________

ATIVIDADE: A operação inversa da potenciação é chamada de radiciação. Nos anos anteriores estudamos o que chamamos de raiz quadrada. Vamos relembrar:


Para calcularmos a área de um quadrado que tem cada lado medindo três centímetros, basta multiplicar sua base pela sua altura, isto é, multiplicando lado vezes lado. Neste caso, temos:

Área = lado x lado = 3 x 3 = 9 cm²

Mas já aprendemos que 3 x 3 = 3².

Assim, surgiu o cálculo da raiz quadrada que é o inverso da potência.

Temos √9 = 3, pois 3 x 3 = 9.

Então para descobrir a raiz quadrada de qualquer número, devemos descobrir dois números iguais que multiplicados resultam no número que eu quero achar a raiz.

Se eu quero encontrar a raiz quadrada de 36, devo procurar dois números iguais que multiplicados resultem em 36. Neste caso encontramos na tabuada 6 x 6 = 36.

Assim √36 = 6, pois 6 x 6 = 36.

Sua tarefa hoje será preencher o quadro descobrindo os números que estão faltando. Pode usar a calculadora. Basta multiplicar um número por ele mesmo. Vamos achar todos os números que possuem raiz quadrada exata até 1000

Número
Raiz
Número
Raiz
Número
Raiz
Número
Raiz

1

9

17

25

2

10

18

26
√9
3

11

19

27

4

12

20

28

5

13

21

29
√36
6

14

22

30

7

15

23

31

8

16

24

32

----------------


7o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a chamada dessas aulas
https://forms.gle/rEa9jGJPV6oiCmMg7

Fique bem, fique em casa!