sexta-feira, 15 de maio de 2020

Semana 3 - de 18 a 22/5 - 6o ano EJA

Atenção aos comandos
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Segunda-feira, dia 18_____

Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE: Leitura, interpretação e produção de texto
Leia o texto e responda às questões no caderno. Não precisa copiá-los.
Conforme já estudado, receita é um tipo de texto instrucional, ou seja, tem por objetivo instruir o leitor sobre como realizar um determinado procedimento.
Uma receita apresenta duas partes: ingredientes e modo de preparo e sempre apresenta a mesma estrutura.

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Pão de queijo

Ingredientes:
2 ½ xícaras de polvilho doce;
½ xícara de polvilho azedo;
1 xícara de leite;
¾ xícara de óleo;
1 xícara de queijo parmesão ou minas ralado;
3 ovos inteiros;
1 colher de chá de sal.

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o queijo (reserve);
Despeje tudo em uma vasilha e misture o queijo já ralado;
Leve ao forno, em forminhas de empada untadas, por 20 minutos.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Qual a finalidade deste texto?
A) orientar o preparo de alimentos;
B) indicar quais remédios um paciente deve tomar;
C) mostrar como se monta um brinquedo.

2. Quais são as partes em que a receita se divide?
A) Início, meio e fim;
B) título, ingredientes e modo de preparo;
C) título, conteúdo e autor.

3. Quais são os eletrodomésticos utilizados nessa receita?
_______________________________

4. Para que os números são utilizados em uma receita? O que aconteceria se uma receita não apresentasse números?
_______________________________

5. Escreva, no seu caderno, uma receita de algo que você mais gosta de fazer e comer. Não esqueça da estrutura.
_______________________________



Matemática_________________________

ATIVIDADE: Geometria - Perímetro de Figuras Planas

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Para a festa surpresa de aniversário da minha mãe, eu preciso calcular quantos metros de fita necessito para fazer o contorno da lateral da mesa onde você vai ser colocado o bolo. Vamos calcular observando o desenho da mesa cuja superfície tem formato retangular.



Responda mentalmente e se quiser copie no caderno desenhando apenas a superfície de cima da mesa:

A mesa possui ____ metros de comprimento e ____ metros de largura.

Para descobrirmos a medida do contorno da mesa, precisamos somar todos os seus lados.

Efetue o cálculo mentalmente e descubra a quantidade de fita necessária para contornar a superfície da mesa:

2m + 2m  + 1m + 1m = ____ metros de fita.

Esse valor calculado é chamado de Perímetro que é a soma dos comprimentos de todos os lados de um polígono, ou seja, o perímetro de uma figura é o comprimento de seu contorno.

Agora responda as questões:

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada. Não precisa redesenhar as imagens, a não ser que seja parte da atividade.

1. Pedro quer fazer uma cerca para colocar suas galinhas. O espaço do terreno disponível tem a forma de um polígono com as seguintes medidas:
Quanto medirá a cerca deste terreno?


2. Os polígonos abaixo são formados por quadrados com 1 centímetro de lado. Determine o perímetro de cada polígono. Lembrando que para achar o perímetro neste caso, basta contar o total de quadradinhos do contorno de cada figura.

A: ____ centímetros

B: ____ centímetros

C: ____ centímetros

D: ____ centímetros

E: ____ centímetros


3. Quantos metros de bandeirinhas serão necessários para cercar uma quadra com 4 metros de largura e 6 m de comprimento?


4. Costumo fazer caminhadas em torno de uma praça que tem quatro lados e, só por brincadeira, contei quantos passos dou em cada lado dessa praça. Cheguei aos seguintes números: 100 passos, 200 passos, 100 passos e 200 passos.
Cada 2 passos que eu caminho correspondem a 1 metro. Podemos, então, dizer que, em metros, qual o perímetro aproximado da praça?


DESAFIO: Imagine que um alpinista esteja escalando um morro de 400 m. Durante o dia, ele sobe 100 m e, ao entardecer, desce 40 m para se abrigar e descansar. Se começar sua jornada na segunda-feira, em que dia da semana ele chegará ao topo?


Terça-feira, dia 19_____

Geografia_______________________


ATIVIDADE: leitura o texto e interpretação; leitura e interpretação de mapas; questões abertas e de múltipla escolha.
Leia o texto Regiões Brasileiras e depois responda as questões no caderno;
REGIÕES BRASILEIRAS

População residente por região:
Norte:15.865 678 habitantes
Nordeste:53 078 137 habitantes
Sudeste:80 353 724 habitantes
Sul:27 384 815 habitantes
Centro-Oeste:14 050 340 habitantes

Área total por região em Km²:
Norte:3 853 327 23
Nordeste:1 554 257 00
Sudeste:924 511 29
Sul:576 409 57
Centro-Oeste 1 606 371 51

Estados de cada região:
NORTE: Rondônia, Acre, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins.
SUL: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.
SUDESTE: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais.
Centro-Oeste: Mato Grosso, MATO Grosso do Sul, Goiás.cvv
NORDESTE: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia.

As cinco Regiões do Brasil apresentam grandes disparidades socioeconômicas, isso é o reflexo de políticas econômicas desenvolvidas no território nacional. Houve um processo de desenvolvimento industrial no Sul e, principalmente, no Sudeste, proporcionando um maior avanço econômico. As demais regiões fornecem-lhe matérias-primas e gêneros agrícolas.

Entre as principais atividades econômicas das Regiões estão:
Centro-Oeste – A economia baseou-se inicialmente nos garimpos de ouro e diamante. Atualmente, as principais atividades econômicas desenvolvidas são a pecuária e a agricultura. A agroindústria é o setor econômico mais importante do Centro-Oeste, que é grande produtor de soja, sorgo, algodão e girassol. Destacam-se também, as indústrias farmoquímicas.
Norte – A economia dessa região baseia-se principalmente no extrativismo vegetal de produtos como látex, açaí, madeira e castanha. A região também é muito rica em minérios. No setor industrial destaca-se o polo industrial de Manaus.
Nordeste – É a segunda região que mais produz petróleo no país. Nela funciona um dos principais polos petroquímicos, o de Camaçari (BA). A agricultura e a pecuária são prejudicadas em razão dos longos períodos de seca, além da má distribuição das chuvas. A cana de açúcar é o principal produto agrícola da Região.
Sul – O setor de serviços responde pela maior parte das riquezas dos estados sulistas. Em seguida vem a indústria, com destaque para os setores metalúrgico, automobilístico, têxtil e alimentício. Destaca-se também a agropecuária. A Região Sul é grande produtora de milho, arroz, feijão, trigo e tabaco. É a maior produtora nacional de soja, alho, mel, maçã e cebola.
Sudeste – Abriga as maiores montadoras e siderúrgicas do país, a produção industrial da região é diversificada e altamente qualificada. Com o maior parque industrial do Brasil, o Sudeste é responsável por quase 60% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Os serviços e o comércio são os principais segmentos da atividade econômica, e representam aproximadamente 60% da riqueza da região.   

QUESTÕES:  

1. Identifique as regiões do Brasil no mapa; e escreva os nomes nas linhas abaixo:

Região 1: ___________________
Região 2: ___________________
Região 3: ___________________
Região 4: ___________________
Região 5: ___________________


2. A Região do Brasil que possui a maior extensão territorial é:
A) Norte
B) Sul
C) Nordeste
D) Centro-Oeste
E) Sudeste


3. A Região brasileira mais populosa é:
A) Centro-Oeste
B) Norte
C) Sul
D) Sudeste
E) Nordeste


4.Quais as principais atividades econômicas das cinco regiões do Brasil?

__________________________________



História_________________________

Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES: 
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: Período Paleolítico
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Período Paleolítico:
O Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada compreende o tempo entre o aparecimento dos primeiros hominídeos até aproximadamente 18000 a.C.
Nesse período, o homem obtinha alimentos por meio da caça e da coleta de vegetais e frutos silvestres, o que justifica uma grande característica da época: os grupos humanos eram nômades.

COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA NO SEU CADERNO

1. Encontre no dicionário o significado da palavra NÔMADE e anote abaixo:
_____________________________

2. Com base no texto e na definição encontrada, registre abaixo o que levava os humanos à condição de nômades.
_____________________________


Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Foi nessa época, ainda, que surgiram alguns instrumentos intencionalmente produzidos, como as armas, que sofreram alterações ao longo do Paleolítico:

• No início, eram armas de caça e defesa, como o machado de mão, de duas faces e o homem vivia próximo aos rios e a céu aberto.

• Em seguida, os machados de mão foram abandonados e os homens começaram a usar lascas de pedras em outros tipos de armas, como as flechas.

• Por fim, o homem passou a construir moradias semi-subterrâneas, organizar-se em pequenas aldeias, desenvolver rituais mágicos e desenvolver uma arte mural, expressando-se por meio de desenhos a dedo.

Um grande marco desse período foi o domínio do fogo. A época foi marcada por intensas glaciações e o frio era uma constante nessa época. Sobreviver aos efeitos climáticos e adaptar-se ao meio em que viviam era fundamental para aquele tipo de sociedade que se formava.

O fogo foi, portanto, fundamental para o homem do Paleolítico, pois com ele podiam se aquecer, cozinhar e usá-lo para iluminação.

Acredita-se que, nessa época, não existiam ainda os ritos religiosos como conhecemos hoje. Os hominídeos acreditavam no sobrenatural ao ver fenômenos da natureza que não podiam explicar.

COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA EM SEU CADERNO:

3. Com base no texto sobre o período Paleolítico, escreva, com suas palavras, um registro, entre 5 e 15 linhas, contando um pouco acerca da vida nessa época:
_____________________________



Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:

TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS   QUE   PUDEREM   SE   EXERCITAR.

TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento sentado. Vamos fazer exercícios e alongamento para o corpo que podem ser realizados em casa.

Aprecie os vídeos de apoio:

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=xcM3aaBl-8U



ATIVIDADE  TURMA  2: HANDEBOL

Mas o que é Handebol? O handebol (ou handebol) é um esporte coletivo que envolve passes de bola com as mãos.

Praticado entre duas equipes, o nome dessa modalidade esportiva é proveniente da língua inglesa, visto que hand significa “mão”.

Sugestão de jogos que podem desenvolver as habilidades para o Handebol.
Queimada
Ameba
Passa 10
Bola no cone
Bobinho

Regras básicas do jogo Handebol
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=GR6elWQ6qV8


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Marque (F) para falso e (V) para verdadeiro:
( ) O jogador pode dar até quatro passos com a bola na mão.
( ) Pode arrancar a bola do adversário.
( ) No handebol os atacantes podem chutar a bola no gol.
( ) O jogador pode correr batendo a bola no chão esse fundamento se chama drible.
( ) O atleta ao cobrar o tiro lateral não deve pisar na linha ao lançar a bola.
( ) Arremesso em suspensão é fundamento de ataque no handebol.
( ) O time marca ponto quando a bola passar totalmente a linha de gol.
( ) O jogador pode segurar a bola por mais de três segundos se estiver correndo.
( ) As faltas podem ser cobradas sem o apito do árbitro.

ATIVIDADE: SESSÃO PIPOCA!!
Vamos assistir o filme Meninas de ouro
Está disponível gratuitamente no youtube!

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=evprnz5RuDw

Registre cada momento desse programa em família!
E se puder compartilhe!

SINOPSE E DETALHES
O documentário exibe a trajetória épica da Seleção Brasileira feminina de handebol que culminou na conquista do Campeonato Mundial de 2013. Por meio dos depoimentos das atletas, técnico e membros da comissão técnica que participaram dessa história de superação, são apresentadas as dificuldades do selecionado nas últimas duas décadas até o alcance do ouro.


Quarta-feira, dia 20_____

Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE: Leitura e interpretação de texto

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

A violeta e o beija-flor
Todos os dias, o beija-flor sai à procura de sua flor predileta, a violeta. Com suas asas cintilantes, ele se movimenta emocionado para beijar a sua amada.

A violeta, de pétalas tenras, aguarda emocionada a chegada de seu amado. Guarda para ele o mais sublime perfume e o mais saboroso néctar.

Aquela paixão já durava semanas, desde o desabrochar da primeira pétala; desde o exalar do perfume adocicado.

Um belo dia, o beija-flor se depara com sua amada toda amarrotada; suas pétalas já não têm mais o mesmo vigor.

Pobre beija-flor voa desesperado como querendo acordar a sua bela violeta.

A primavera chega ao fim e o beija-flor e a violeta também. Os outros pássaros e as outras flores observam angustiados o fim daquele romance de primavera.
 – É sempre assim! – diz a margarida toda chorosa:
– Este romance é impossível! Como poderá o beija-flor ter filhos violetas e a violeta ter filhos beija-flores?

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Qual é o título do texto?
_______________________________

2. Quais são os personagens principais do texto?
_______________________________

3. Quantos parágrafos há no texto?
_______________________________

4. Qual é a flor preferida do beija-flor?
_______________________________

5. O que a violeta dá de presente ao beija-flor?
_______________________________

6. Quanto tempo durou a paixão entre o beija-flor e a violeta?
_______________________________

7. Como ficou o beija-flor ao ver sua amada toda amarrotada?
_______________________________

8. O que a margarida acha desse romance?
_______________________________

9. Qual é sua opinião sobre esse romance? Explique sua resposta, lembrando que não pode ser igual a da margarida.
_______________________________



Matemática________________________

ATIVIDADE: Construção de gráficos

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada. Não precisa redesenhar as imagens, a não ser que seja parte da atividade.


REPRESENTANTE DE TURMA
O representante de turma é o porta-voz de seus colegas por ser o elo entre a turma e a escola como um todo.

Na sala do sexto ano, foi feita a votação para o aluno representante e os dados desta votação foram colocados em uma tabela, que está logo abaixo, com o nome dos alunos candidatos a representante da turma e a quantidade de votos que cada aluno recebeu:

Nome do Aluno
Votos recebidos
Adanilton
25 %
Guilherme
10 %
Carmilucia
30%
Jerônimo
20 %
Socorro
15 %

Com os dados desta tabela, construa em seu caderno com régua bem caprichado um gráfico de colunas com o resultado das eleições, conforme o modelo abaixo:

Responda:

1. Qual aluno foi eleito o representante da sala?

2. Efetue a soma de todas as porcentagens e determine o valor total correspondente.


3. (ENCCEJA 2019) Um supermercado elaborou uma cesta composta de 1 kg de quatro produtos básicos: arroz, feijão, açúcar e sal. Necessitando reajustar os preços de três desses produtos para repassar o aumento aplicado pelos fornecedores, o gerente desse supermercado elaborou uma tabela na qual listou os preços desses produtos, antes e depois do reajuste, conforme apresentado a seguir.

 Como o preço do sal não foi aumentado pelos fornecedores e o supermercado dispõe de grande quantidade em estoque, o gerente decidiu reduzir o preço do quilograma de sal de forma a manter fixas as despesas de seus clientes com a aquisição da cesta formada por esses produtos.
O novo preço, em real, para o quilograma de sal será
A) 1,35.
B) 2,05.
C) 2,50.
D) 2,45.


4. Este gráfico apresenta o número de pacientes que foram vacinados contra certa doença num posto de saúde durante um final de semana. Determine quantos pacientes no total receberam a vacina no sábado e quantos receberam a vacina no domingo?

Quinta-feira, dia 21_____

Ciências__________________________

IMPORTANTE: não copie o texto! Copie apenas as perguntas e responda-as no caderno. Isso deve ser feito mesmo que você tenha o material impresso.

ATIVIDADE 1: Vamos relembrar um pouco do que já vimos em sala de aula e durante a apresentação dos seminários sobre o Ciclo da água?

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Preste atenção: a figura abaixo é a mesma que você já analisou na aula anterior, mas o texto é outro. Leia com atenção, pois te ajudará muito nas respostas das questões!
A proposta atual é a leitura deste novo texto e a releitura da figura sobre o ciclo da água.

Principais eventos do ciclo da água
A água de rios, lagos e mares encontra-se na forma líquida, mas após um dia de muito calor, uma parte dela acaba por formar vapor que sobe pelo ar (evaporação e formação das nuvens). Quando as nuvens se enchem de gotículas d’água, elas ficam pesadas e a água retorna para a superfície por meio da chuva (precipitação). Uma parte da água da chuva vai parar em rios e mares, enquanto outra penetra no solo (infiltração). As plantas também ajudam no ciclo da água quando perdem vapor pelas folhas (transpiração).

Disponível em: <http://aguafontedevida.files.wordpress.com/2008/04/ciclo-da-agua11.jpg>. Acesso em 06 mai 2020.


ATIVIDADE 2: Após a leitura do texto e da análise do esquema acima, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Associe a primeira coluna com a segunda:
a. Quando as plantas perdem água pelas folhas.
b. Quando a água da chuva é absorvida pelo solo.
c. Quando a água vai do estado líquido para o gasoso para formar as nuvens.
d. Quando a água é devolvida na forma líquida para rios e mares.

(   ) Precipitação.
(   ) Infiltração no solo.
(   ) Transpiração.
(   ) Evaporação.

2. Crie um pequeno texto de 5 linhas usando as palavras: chuva – sol – evaporação – rio – nuvens – água.
_____________________________
_____________________________



Inglês__________________________

ATIVIDADE: Grammar (formas singular ou plural)

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Adicionamos  s  aos substantivos para formar plurais.
Exemplo:
• book - books
• table - tables

Adicionamos  es  quando as palavras terminam com s, h, x, z e o para formar plurais.
Exemplo:
• bus - buses
• box - boxes
• dish - dishes
• potato - potatoes


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Escreva o plural das seguintes palavras:
a. brush -
b. chair -
c. pencil -
d. horse
e. shoe -
f. buffalo -
g. bush -
h. hero -
i. glass -
j. class -
k. wish -
l. bus -
m. dress -


2.Escreva em inglês seis frases curtas, em inglês, utilizando o plural.
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________

Para saber mais: https://www.todamateria.com.br/substantivos-nouns-em-ingles/

Vídeo de apoio:

Se estiver usando o PDF, acesse o link por aqui: https://youtu.be/BxB6gAMtqws



Arte_____________________________

ATIVIDADE: formas figurativas e formas abstratas.

Leia o texto e assista ao vídeo com atenção.

As formas na arte
Formas figurativas: aquela que tenta representar figuras e/ou objetos, ou até mesmo lugares, da nossa realidade objetiva.


Formas abstratas: A arte abstrata não tem a intenção de representar figuras de objetos como realmente são. Ela não se preocupa em representar objetos, pois expressa-se por si mesma, ela é, em si, um objeto de algo e não a representação de algo, uma ilusão para o mundo, como a arte figurativa.
A arte abstrata utiliza-se somente das formas cores e texturas, sem retratar nenhuma figura.



Assista ao vídeo a seguir:
Se estiver udando o PDF, veja o vídeo no link https://youtu.be/HpWt0Pz2Za4

Agora desenhe, em seu caderno ou em uma folha de sulfite, um objeto de forma FIGURATIVA. Escolha algo bem simples, para ser bem parecido com a realidade.


Sexta-feira, dia 22_____

Língua Portuguesa________________

ATIVIDADE: Leitura e interpretação de texto

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. De acordo com a tirinha, o personagem estava pensando:
A) somente no seu passado;
B) somente no seu presente;
C) somente no seu futuro;
D) no seu passado, presente e futuro.

2. No último quadrinho, o que o personagem quis dizer sobre o trânsito:
A) que está mais ou menos;
B) que no futuro estará pior;
C) que pode melhorar;
D) que já foi bom.

3. Complete as lacunas com um dos pronomes pessoais abaixo:

EU   -   ELE/ELA   -  VOCÊS

VOCÊ   -   NÓS   -   ELES/ELAS

a) Meus irmãos e __________ não nos cansamos de pedir à nossa mãe para nos levar ao cinema, mas ________________  anda muito ocupada.

b) Soube que ____________ vieram à minha casa.

c) Foi ____________ que o Francisco convidou para ir à festa com ________________?

d) __________________ ficamos muito felizes com o final da história.

e) ____________ se alegram em praticar o bem.



Matemática______________________

ATIVIDADE: Revisando conteúdos: resolva cada exercício proposto em seu caderno:

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada. Não precisa redesenhar as imagens.


1. No ano de 2012, elegemos prefeitos e vereadores. Complete a reta numérica a seguir com os anos das próximas eleições para estes cargos.



2. Complete as sequências:

a)


b)


3.  Veja este anúncio de uma casa colocada à venda.

Dê exemplo de um número do anúncio que é usado para indicar:

a) medida ______________________________

b) quantidade ____________________________

c) preço _______________________________

d) código ______________________________


4. O código de barras é muito utilizado nos dias de hoje. Veja, abaixo, um exemplo de código de barras.

a) Quantos dígitos (algarismos) aparecem nesse código de barras?

b) Recorte e cole, em seu caderno, o código de barras de algum produto.

c) Quantos dígitos aparecem no código de barras que você colou?


5. Para treinar seu cérebro, conte quantas vezes o número 6 aparece na sequência abaixo.

 O número 6 aparece _____ vezes


6. Encontre os únicos quatro números, entre 1 e 64, que não aparecem no diagrama. Escreva-os em seu caderno:
Referências:
Apostila 1º Bimestre 
M6 - Primário Carioca - 2013
MultiRio - 1995-2020
http://www.multirio.rj.gov.br

----------------

6o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a chamada dessas aulas
https://forms.gle/b7wCn43ij9vSrsGk6

Fique bem, fique em casa!