Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Segunda-feira, dia 18_____
Língua Portuguesa____________________
ATIVIDADE: Leitura, interpretação e produção de texto
Leia o texto e responda às questões no caderno. Não precisa copiá-los.
Conforme já estudado, receita é um tipo de texto instrucional, ou seja, tem por objetivo instruir o leitor sobre como realizar um determinado procedimento.
Uma receita apresenta duas partes: ingredientes e modo de preparo e sempre apresenta a mesma estrutura.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Ingredientes:
2 ½ xícaras de polvilho doce;
½ xícara de polvilho azedo;
1 xícara de leite;
¾ xícara de óleo;
1 xícara de queijo parmesão ou minas ralado;
3 ovos inteiros;
1 colher de chá de sal.
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o queijo (reserve);
Despeje tudo em uma vasilha e misture o queijo já ralado;
Leve ao forno, em forminhas de empada untadas, por 20 minutos.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Qual a finalidade deste texto?
A) orientar o preparo de alimentos;
B) indicar quais remédios um paciente deve tomar;
C) mostrar como se monta um brinquedo.
2. Quais são as partes em que a receita se divide?
A) Início, meio e fim;
B) título, ingredientes e modo de preparo;
C) título, conteúdo e autor.
3. Quais são os eletrodomésticos utilizados nessa receita?
_______________________________
4. Para que os números são utilizados em uma receita? O que aconteceria se uma receita não apresentasse números?
_______________________________
5. Escreva, no seu caderno, uma receita de algo que você mais gosta de fazer e comer. Não esqueça da estrutura.
_______________________________
Leia o texto e responda às questões no caderno. Não precisa copiá-los.
Conforme já estudado, receita é um tipo de texto instrucional, ou seja, tem por objetivo instruir o leitor sobre como realizar um determinado procedimento.
Uma receita apresenta duas partes: ingredientes e modo de preparo e sempre apresenta a mesma estrutura.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Pão de queijo
Ingredientes:
2 ½ xícaras de polvilho doce;
½ xícara de polvilho azedo;
1 xícara de leite;
¾ xícara de óleo;
1 xícara de queijo parmesão ou minas ralado;
3 ovos inteiros;
1 colher de chá de sal.
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o queijo (reserve);
Despeje tudo em uma vasilha e misture o queijo já ralado;
Leve ao forno, em forminhas de empada untadas, por 20 minutos.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Qual a finalidade deste texto?
A) orientar o preparo de alimentos;
B) indicar quais remédios um paciente deve tomar;
C) mostrar como se monta um brinquedo.
2. Quais são as partes em que a receita se divide?
A) Início, meio e fim;
B) título, ingredientes e modo de preparo;
C) título, conteúdo e autor.
3. Quais são os eletrodomésticos utilizados nessa receita?
_______________________________
4. Para que os números são utilizados em uma receita? O que aconteceria se uma receita não apresentasse números?
_______________________________
5. Escreva, no seu caderno, uma receita de algo que você mais gosta de fazer e comer. Não esqueça da estrutura.
_______________________________
Matemática_________________________
ATIVIDADE: Geometria - Perímetro de Figuras Planas
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Para a festa surpresa de aniversário da minha mãe, eu preciso calcular quantos metros de fita necessito para fazer o contorno da lateral da mesa onde você vai ser colocado o bolo. Vamos calcular observando o desenho da mesa cuja superfície tem formato retangular.
Responda mentalmente e se quiser copie no caderno desenhando apenas a superfície de cima da mesa:
A mesa possui ____ metros de comprimento e ____ metros de largura.
Para descobrirmos a medida do contorno da mesa, precisamos somar todos os seus lados.
Efetue o cálculo mentalmente e descubra a quantidade de fita necessária para contornar a superfície da mesa:
2m + 2m + 1m + 1m = ____ metros de fita.
Esse valor calculado é chamado de Perímetro que é a soma dos comprimentos de todos os lados de um polígono, ou seja, o perímetro de uma figura é o comprimento de seu contorno.
Agora responda as questões:
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada. Não precisa redesenhar as imagens, a não ser que seja parte da atividade.
1. Pedro quer fazer uma cerca para colocar suas galinhas. O espaço do terreno disponível tem a forma de um polígono com as seguintes medidas:
Quanto medirá a cerca deste terreno?
2. Os polígonos abaixo são formados por quadrados com 1 centímetro de lado. Determine o perímetro de cada polígono. Lembrando que para achar o perímetro neste caso, basta contar o total de quadradinhos do contorno de cada figura.
A: ____ centímetros
B: ____ centímetros
C: ____ centímetros
D: ____ centímetros
E: ____ centímetros
3. Quantos metros de bandeirinhas serão necessários para cercar uma quadra com 4 metros de largura e 6 m de comprimento?
4. Costumo fazer caminhadas em torno de uma praça que tem quatro lados e, só por brincadeira, contei quantos passos dou em cada lado dessa praça. Cheguei aos seguintes números: 100 passos, 200 passos, 100 passos e 200 passos.
Cada 2 passos que eu caminho correspondem a 1 metro. Podemos, então, dizer que, em metros, qual o perímetro aproximado da praça?
DESAFIO: Imagine que um alpinista esteja escalando um morro de 400 m. Durante o dia, ele sobe 100 m e, ao entardecer, desce 40 m para se abrigar e descansar. Se começar sua jornada na segunda-feira, em que dia da semana ele chegará ao topo?
Terça-feira, dia 19_____
Geografia_______________________
ATIVIDADE: leitura o texto e interpretação; leitura e
interpretação de mapas; questões abertas e de múltipla escolha.
Leia o texto Regiões Brasileiras e depois responda as
questões no caderno;
REGIÕES BRASILEIRAS
População residente por região:
Norte:15.865 678 habitantes
Nordeste:53 078 137 habitantes
Sudeste:80 353 724 habitantes
Sul:27 384 815 habitantes
Centro-Oeste:14 050 340 habitantes
Área total por região em Km²:
Norte:3 853 327 23
Nordeste:1 554 257 00
Sudeste:924 511 29
Sul:576 409 57
Centro-Oeste 1 606 371 51
Estados de cada região:
NORTE: Rondônia, Acre, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá,
Tocantins.
SUL: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.
SUDESTE: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas
Gerais.
Centro-Oeste: Mato Grosso, MATO Grosso do Sul, Goiás.cvv
NORDESTE: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte,
Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia.
As cinco Regiões do Brasil apresentam grandes disparidades
socioeconômicas, isso é o reflexo de políticas econômicas desenvolvidas no
território nacional. Houve um processo de desenvolvimento industrial no Sul e,
principalmente, no Sudeste, proporcionando um maior avanço econômico. As demais
regiões fornecem-lhe matérias-primas e gêneros agrícolas.
Entre as principais atividades econômicas das Regiões estão:
Centro-Oeste – A economia baseou-se inicialmente nos
garimpos de ouro e diamante. Atualmente, as principais atividades econômicas
desenvolvidas são a pecuária e a agricultura. A agroindústria é o setor
econômico mais importante do Centro-Oeste, que é grande produtor de soja,
sorgo, algodão e girassol. Destacam-se também, as indústrias farmoquímicas.
Norte – A economia dessa região baseia-se principalmente no
extrativismo vegetal de produtos como látex, açaí, madeira e castanha. A região
também é muito rica em minérios. No setor industrial destaca-se o polo
industrial de Manaus.
Nordeste – É a segunda região que mais produz petróleo no
país. Nela funciona um dos principais polos petroquímicos, o de Camaçari (BA).
A agricultura e a pecuária são prejudicadas em razão dos longos períodos de
seca, além da má distribuição das chuvas. A cana de açúcar é o principal
produto agrícola da Região.
Sul – O setor de serviços responde pela maior parte das
riquezas dos estados sulistas. Em seguida vem a indústria, com destaque para os
setores metalúrgico, automobilístico, têxtil e alimentício. Destaca-se também a
agropecuária. A Região Sul é grande produtora de milho, arroz, feijão, trigo e
tabaco. É a maior produtora nacional de soja, alho, mel, maçã e cebola.
Sudeste – Abriga as maiores montadoras e siderúrgicas do
país, a produção industrial da região é diversificada e altamente qualificada.
Com o maior parque industrial do Brasil, o Sudeste é responsável por quase 60%
do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Os serviços e o comércio são os
principais segmentos da atividade econômica, e representam aproximadamente 60%
da riqueza da região.
QUESTÕES:
1. Identifique as regiões do Brasil no mapa; e escreva os
nomes nas linhas abaixo:
Região 1: ___________________
Região 2: ___________________
Região 3: ___________________
Região 4: ___________________
Região 5: ___________________
2. A Região do Brasil que possui a maior extensão
territorial é:
A) Norte
B) Sul
C) Nordeste
D) Centro-Oeste
E) Sudeste
3. A Região brasileira mais populosa é:
A) Centro-Oeste
B) Norte
C) Sul
D) Sudeste
E) Nordeste
4.Quais as principais atividades econômicas das cinco
regiões do Brasil?
__________________________________
História_________________________
Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: Período Paleolítico
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Período Paleolítico:
O Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada compreende o tempo entre o aparecimento dos primeiros hominídeos até aproximadamente 18000 a.C.
Nesse período, o homem obtinha alimentos por meio da caça e da coleta de vegetais e frutos silvestres, o que justifica uma grande característica da época: os grupos humanos eram nômades.
COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA NO SEU CADERNO
1. Encontre no dicionário o significado da palavra NÔMADE e anote abaixo:
_____________________________
2. Com base no texto e na definição encontrada, registre abaixo o que levava os humanos à condição de nômades.
_____________________________
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Foi nessa época, ainda, que surgiram alguns instrumentos intencionalmente produzidos, como as armas, que sofreram alterações ao longo do Paleolítico:
• No início, eram armas de caça e defesa, como o machado de mão, de duas faces e o homem vivia próximo aos rios e a céu aberto.
• Em seguida, os machados de mão foram abandonados e os homens começaram a usar lascas de pedras em outros tipos de armas, como as flechas.
• Por fim, o homem passou a construir moradias semi-subterrâneas, organizar-se em pequenas aldeias, desenvolver rituais mágicos e desenvolver uma arte mural, expressando-se por meio de desenhos a dedo.
Um grande marco desse período foi o domínio do fogo. A época foi marcada por intensas glaciações e o frio era uma constante nessa época. Sobreviver aos efeitos climáticos e adaptar-se ao meio em que viviam era fundamental para aquele tipo de sociedade que se formava.
O fogo foi, portanto, fundamental para o homem do Paleolítico, pois com ele podiam se aquecer, cozinhar e usá-lo para iluminação.
Acredita-se que, nessa época, não existiam ainda os ritos religiosos como conhecemos hoje. Os hominídeos acreditavam no sobrenatural ao ver fenômenos da natureza que não podiam explicar.
COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA EM SEU CADERNO:
3. Com base no texto sobre o período Paleolítico, escreva, com suas palavras, um registro, entre 5 e 15 linhas, contando um pouco acerca da vida nessa época:
_____________________________
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: Período Paleolítico
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Período Paleolítico:
O Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada compreende o tempo entre o aparecimento dos primeiros hominídeos até aproximadamente 18000 a.C.
Nesse período, o homem obtinha alimentos por meio da caça e da coleta de vegetais e frutos silvestres, o que justifica uma grande característica da época: os grupos humanos eram nômades.
COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA NO SEU CADERNO
1. Encontre no dicionário o significado da palavra NÔMADE e anote abaixo:
_____________________________
2. Com base no texto e na definição encontrada, registre abaixo o que levava os humanos à condição de nômades.
_____________________________
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Foi nessa época, ainda, que surgiram alguns instrumentos intencionalmente produzidos, como as armas, que sofreram alterações ao longo do Paleolítico:
• No início, eram armas de caça e defesa, como o machado de mão, de duas faces e o homem vivia próximo aos rios e a céu aberto.
• Em seguida, os machados de mão foram abandonados e os homens começaram a usar lascas de pedras em outros tipos de armas, como as flechas.
• Por fim, o homem passou a construir moradias semi-subterrâneas, organizar-se em pequenas aldeias, desenvolver rituais mágicos e desenvolver uma arte mural, expressando-se por meio de desenhos a dedo.
Um grande marco desse período foi o domínio do fogo. A época foi marcada por intensas glaciações e o frio era uma constante nessa época. Sobreviver aos efeitos climáticos e adaptar-se ao meio em que viviam era fundamental para aquele tipo de sociedade que se formava.
O fogo foi, portanto, fundamental para o homem do Paleolítico, pois com ele podiam se aquecer, cozinhar e usá-lo para iluminação.
Acredita-se que, nessa época, não existiam ainda os ritos religiosos como conhecemos hoje. Os hominídeos acreditavam no sobrenatural ao ver fenômenos da natureza que não podiam explicar.
COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA EM SEU CADERNO:
3. Com base no texto sobre o período Paleolítico, escreva, com suas palavras, um registro, entre 5 e 15 linhas, contando um pouco acerca da vida nessa época:
_____________________________
Educação Física__________________
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE PUDEREM SE EXERCITAR.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS SEM AFASTAMENTO.
ATIVIDADE TURMA 1: alongamento sentado. Vamos fazer exercícios e alongamento para o corpo que podem ser realizados em casa.
Aprecie os vídeos de apoio:
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=xcM3aaBl-8U
ATIVIDADE TURMA 2: HANDEBOL
Mas o que é Handebol? O handebol (ou handebol) é um esporte coletivo que envolve passes de bola com as mãos.
Praticado entre duas equipes, o nome dessa modalidade esportiva é proveniente da língua inglesa, visto que hand significa “mão”.
Sugestão de jogos que podem desenvolver as habilidades para o Handebol.
Queimada
Ameba
Passa 10
Bola no cone
Bobinho
Regras básicas do jogo Handebol
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Marque (F) para falso e (V) para verdadeiro:
( ) O jogador pode dar até quatro passos com a bola na mão.
( ) Pode arrancar a bola do adversário.
( ) No handebol os atacantes podem chutar a bola no gol.
( ) O jogador pode correr batendo a bola no chão esse fundamento se chama drible.
( ) O atleta ao cobrar o tiro lateral não deve pisar na linha ao lançar a bola.
( ) Arremesso em suspensão é fundamento de ataque no handebol.
( ) O time marca ponto quando a bola passar totalmente a linha de gol.
( ) O jogador pode segurar a bola por mais de três segundos se estiver correndo.
( ) As faltas podem ser cobradas sem o apito do árbitro.
ATIVIDADE: SESSÃO PIPOCA!!
Vamos assistir o filme Meninas de ouro
Está disponível gratuitamente no youtube!
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=evprnz5RuDw
Registre cada momento desse programa em família!
E se puder compartilhe!
SINOPSE E DETALHES
O documentário exibe a trajetória épica da Seleção Brasileira feminina de handebol que culminou na conquista do Campeonato Mundial de 2013. Por meio dos depoimentos das atletas, técnico e membros da comissão técnica que participaram dessa história de superação, são apresentadas as dificuldades do selecionado nas últimas duas décadas até o alcance do ouro.
Quarta-feira, dia 20_____
Língua Portuguesa__________________
ATIVIDADE: Leitura e interpretação de texto
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
A violeta e o beija-flor
Todos os dias, o beija-flor sai à procura de sua flor predileta, a violeta. Com suas asas cintilantes, ele se movimenta emocionado para beijar a sua amada.
A violeta, de pétalas tenras, aguarda emocionada a chegada de seu amado. Guarda para ele o mais sublime perfume e o mais saboroso néctar.
Aquela paixão já durava semanas, desde o desabrochar da primeira pétala; desde o exalar do perfume adocicado.
Um belo dia, o beija-flor se depara com sua amada toda amarrotada; suas pétalas já não têm mais o mesmo vigor.
Pobre beija-flor voa desesperado como querendo acordar a sua bela violeta.
A primavera chega ao fim e o beija-flor e a violeta também. Os outros pássaros e as outras flores observam angustiados o fim daquele romance de primavera.
– É sempre assim! – diz a margarida toda chorosa:
– Este romance é impossível! Como poderá o beija-flor ter filhos violetas e a violeta ter filhos beija-flores?
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Qual é o título do texto?
_______________________________
2. Quais são os personagens principais do texto?
_______________________________
3. Quantos parágrafos há no texto?
_______________________________
4. Qual é a flor preferida do beija-flor?
_______________________________
5. O que a violeta dá de presente ao beija-flor?
_______________________________
6. Quanto tempo durou a paixão entre o beija-flor e a violeta?
_______________________________
7. Como ficou o beija-flor ao ver sua amada toda amarrotada?
_______________________________
8. O que a margarida acha desse romance?
_______________________________
9. Qual é sua opinião sobre esse romance? Explique sua resposta, lembrando que não pode ser igual a da margarida.
_______________________________
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Todos os dias, o beija-flor sai à procura de sua flor predileta, a violeta. Com suas asas cintilantes, ele se movimenta emocionado para beijar a sua amada.
A violeta, de pétalas tenras, aguarda emocionada a chegada de seu amado. Guarda para ele o mais sublime perfume e o mais saboroso néctar.
Aquela paixão já durava semanas, desde o desabrochar da primeira pétala; desde o exalar do perfume adocicado.
Um belo dia, o beija-flor se depara com sua amada toda amarrotada; suas pétalas já não têm mais o mesmo vigor.
Pobre beija-flor voa desesperado como querendo acordar a sua bela violeta.
A primavera chega ao fim e o beija-flor e a violeta também. Os outros pássaros e as outras flores observam angustiados o fim daquele romance de primavera.
– É sempre assim! – diz a margarida toda chorosa:
– Este romance é impossível! Como poderá o beija-flor ter filhos violetas e a violeta ter filhos beija-flores?
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Qual é o título do texto?
_______________________________
2. Quais são os personagens principais do texto?
_______________________________
3. Quantos parágrafos há no texto?
_______________________________
4. Qual é a flor preferida do beija-flor?
_______________________________
5. O que a violeta dá de presente ao beija-flor?
_______________________________
6. Quanto tempo durou a paixão entre o beija-flor e a violeta?
_______________________________
7. Como ficou o beija-flor ao ver sua amada toda amarrotada?
_______________________________
8. O que a margarida acha desse romance?
_______________________________
9. Qual é sua opinião sobre esse romance? Explique sua resposta, lembrando que não pode ser igual a da margarida.
_______________________________
Matemática________________________
ATIVIDADE: Construção de gráficos
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada. Não precisa redesenhar as imagens, a não ser que seja parte da atividade.
REPRESENTANTE DE TURMA
O representante de turma é o porta-voz de seus colegas por ser o elo entre a turma e a escola como um todo.
Na sala do sexto ano, foi feita a votação para o aluno representante e os dados desta votação foram colocados em uma tabela, que está logo abaixo, com o nome dos alunos candidatos a representante da turma e a quantidade de votos que cada aluno recebeu:
Nome do Aluno
|
Votos recebidos
|
Adanilton
|
25 %
|
Guilherme
|
10 %
|
Carmilucia
|
30%
|
Jerônimo
|
20 %
|
Socorro
|
15 %
|
Com os dados desta tabela, construa em seu caderno com régua bem caprichado um gráfico de colunas com o resultado das eleições, conforme o modelo abaixo:
Responda:
1. Qual aluno foi eleito o representante da sala?
2. Efetue a soma de todas as porcentagens e determine o valor total correspondente.
3. (ENCCEJA 2019) Um supermercado elaborou uma cesta composta de 1 kg de quatro produtos básicos: arroz, feijão, açúcar e sal. Necessitando reajustar os preços de três desses produtos para repassar o aumento aplicado pelos fornecedores, o gerente desse supermercado elaborou uma tabela na qual listou os preços desses produtos, antes e depois do reajuste, conforme apresentado a seguir.
Como o preço do sal não foi aumentado pelos fornecedores e o supermercado dispõe de grande quantidade em estoque, o gerente decidiu reduzir o preço do quilograma de sal de forma a manter fixas as despesas de seus clientes com a aquisição da cesta formada por esses produtos.
O novo preço, em real, para o quilograma de sal será
A) 1,35.
B) 2,05.
C) 2,50.
D) 2,45.
4. Este gráfico apresenta o número de pacientes que foram vacinados contra certa doença num posto de saúde durante um final de semana. Determine quantos pacientes no total receberam a vacina no sábado e quantos receberam a vacina no domingo?
Quinta-feira, dia 21_____
Ciências__________________________
IMPORTANTE: não copie o texto! Copie apenas as perguntas e responda-as no caderno. Isso deve ser feito mesmo que você tenha o material impresso.
ATIVIDADE 1: Vamos relembrar um pouco do que já vimos em sala de aula e durante a apresentação dos seminários sobre o Ciclo da água?
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Preste atenção: a figura abaixo é a mesma que você já analisou na aula anterior, mas o texto é outro. Leia com atenção, pois te ajudará muito nas respostas das questões!
A proposta atual é a leitura deste novo texto e a releitura da figura sobre o ciclo da água.
Principais eventos do ciclo da água
A água de rios, lagos e mares encontra-se na forma líquida, mas após um dia de muito calor, uma parte dela acaba por formar vapor que sobe pelo ar (evaporação e formação das nuvens). Quando as nuvens se enchem de gotículas d’água, elas ficam pesadas e a água retorna para a superfície por meio da chuva (precipitação). Uma parte da água da chuva vai parar em rios e mares, enquanto outra penetra no solo (infiltração). As plantas também ajudam no ciclo da água quando perdem vapor pelas folhas (transpiração).
Disponível em: <http://aguafontedevida.files.wordpress.com/2008/04/ciclo-da-agua11.jpg>. Acesso em 06 mai 2020.
ATIVIDADE 2: Após a leitura do texto e da análise do esquema acima, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Associe a primeira coluna com a segunda:
a. Quando as plantas perdem água pelas folhas.
b. Quando a água da chuva é absorvida pelo solo.
c. Quando a água vai do estado líquido para o gasoso para formar as nuvens.
d. Quando a água é devolvida na forma líquida para rios e mares.
( ) Precipitação.
( ) Infiltração no solo.
( ) Transpiração.
( ) Evaporação.
2. Crie um pequeno texto de 5 linhas usando as palavras: chuva – sol – evaporação – rio – nuvens – água.
_____________________________
_____________________________
Inglês__________________________
ATIVIDADE: Grammar (formas singular ou plural)
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Exemplo:
• book - books
• table - tables
Adicionamos es quando as palavras terminam com s, h, x, z e o para formar plurais.
Exemplo:
• bus - buses
• box - boxes
• dish - dishes
• potato - potatoes
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Escreva o plural das seguintes palavras:
a. brush -
b. chair -
c. pencil -
d. horse
e. shoe -
f. buffalo -
g. bush -
h. hero -
i. glass -
j. class -
k. wish -
l. bus -
m. dress -
2.Escreva em inglês seis frases curtas, em inglês, utilizando o plural.
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
Vídeo de apoio:
Se estiver usando o PDF, acesse o link por aqui: https://youtu.be/BxB6gAMtqws
Arte_____________________________
ATIVIDADE: formas figurativas e formas abstratas.
Leia o texto e assista ao vídeo com atenção.
As formas na arte
Formas figurativas: aquela que tenta representar figuras e/ou objetos, ou até mesmo lugares, da nossa realidade objetiva.
Formas abstratas: A arte abstrata não tem a intenção de representar figuras de objetos como realmente são. Ela não se preocupa em representar objetos, pois expressa-se por si mesma, ela é, em si, um objeto de algo e não a representação de algo, uma ilusão para o mundo, como a arte figurativa.
A arte abstrata utiliza-se somente das formas cores e texturas, sem retratar nenhuma figura.
Assista ao vídeo a seguir:
Agora desenhe, em seu caderno ou em uma folha de sulfite, um objeto de forma FIGURATIVA. Escolha algo bem simples, para ser bem parecido com a realidade.
Sexta-feira, dia 22_____
Língua Portuguesa________________
ATIVIDADE: Leitura e interpretação de texto
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. De acordo com a tirinha, o personagem estava pensando:
A) somente no seu passado;
B) somente no seu presente;
C) somente no seu futuro;
D) no seu passado, presente e futuro.
2. No último quadrinho, o que o personagem quis dizer sobre o trânsito:
A) que está mais ou menos;
B) que no futuro estará pior;
C) que pode melhorar;
D) que já foi bom.
3. Complete as lacunas com um dos pronomes pessoais abaixo:
EU - ELE/ELA - VOCÊS
VOCÊ - NÓS - ELES/ELAS
a) Meus irmãos e __________ não nos cansamos de pedir à nossa mãe para nos levar ao cinema, mas ________________ anda muito ocupada.
b) Soube que ____________ vieram à minha casa.
c) Foi ____________ que o Francisco convidou para ir à festa com ________________?
d) __________________ ficamos muito felizes com o final da história.
e) ____________ se alegram em praticar o bem.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. De acordo com a tirinha, o personagem estava pensando:
A) somente no seu passado;
B) somente no seu presente;
C) somente no seu futuro;
D) no seu passado, presente e futuro.
2. No último quadrinho, o que o personagem quis dizer sobre o trânsito:
A) que está mais ou menos;
B) que no futuro estará pior;
C) que pode melhorar;
D) que já foi bom.
3. Complete as lacunas com um dos pronomes pessoais abaixo:
EU - ELE/ELA - VOCÊS
VOCÊ - NÓS - ELES/ELAS
a) Meus irmãos e __________ não nos cansamos de pedir à nossa mãe para nos levar ao cinema, mas ________________ anda muito ocupada.
b) Soube que ____________ vieram à minha casa.
c) Foi ____________ que o Francisco convidou para ir à festa com ________________?
d) __________________ ficamos muito felizes com o final da história.
e) ____________ se alegram em praticar o bem.
Matemática______________________
ATIVIDADE: Revisando conteúdos: resolva cada exercício proposto em seu caderno:
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada. Não precisa redesenhar as imagens.
1. No ano de 2012, elegemos prefeitos e vereadores. Complete a reta numérica a seguir com os anos das próximas eleições para estes cargos.
2. Complete as sequências:
a)
b)
3. Veja este anúncio de uma casa colocada à venda.
Dê exemplo de um número do anúncio que é usado para indicar:
a) medida ______________________________
b) quantidade ____________________________
c) preço _______________________________
d) código ______________________________
4. O código de barras é muito utilizado nos dias de hoje. Veja, abaixo, um exemplo de código de barras.
b) Recorte e cole, em seu caderno, o código de barras de algum produto.
c) Quantos dígitos aparecem no código de barras que você colou?
5. Para treinar seu cérebro, conte quantas vezes o número 6 aparece na sequência abaixo.
O número 6 aparece _____ vezes
6. Encontre os únicos quatro números, entre 1 e 64, que não aparecem no diagrama. Escreva-os em seu caderno:
Referências:
Apostila 1º Bimestre
M6 - Primário Carioca - 2013
MultiRio - 1995-2020
http://www.multirio.rj.gov.br
----------------
6o ano__________
Responda, clicando no link abaixo, a chamada dessas aulashttps://forms.gle/b7wCn43ij9vSrsGk6
Fique bem, fique em casa!