quinta-feira, 14 de maio de 2020

Semana 3 - de 18 a 22/5 - 8o ano EJA

Atenção aos comandos
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Segunda-feira, dia 18_____

Língua Portuguesa____________________

Atividade: leitura de reconhecimento do texto; reflexão sobre a crítica contida no texto; conhecendo as características de uma crônica.

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Leia com bastante atenção a crônica “O lixo”:

O lixo
Luís Fernando Veríssimo
Encontram-se na área de serviço. Cada um com seu pacote de lixo. É a primeira vez que se falam.
- Bom dia...
- Bom dia.
- A senhora é do 610.
- E o senhor do 612
- É.
- Eu ainda não lhe conhecia pessoalmente...
- Pois é...
- Desculpe a minha indiscrição, mas tenho visto o seu lixo...
- O meu quê?
- O seu lixo.
- Ah...
- Reparei que nunca é muito. Sua família deve ser pequena...
- Na verdade sou só eu.
- Mmmm. Notei também que o senhor usa muito comida em lata.
- É que eu tenho que fazer minha própria comida. E como não sei cozinhar...
- Entendo.
- A senhora também...
- Me chame de você.
- Você também perdoe a minha indiscrição, mas tenho visto alguns restos de comida em seu lixo. Champignons, coisas assim...
- É que eu gosto muito de cozinhar. Fazer pratos diferentes. Mas, como moro sozinha, às vezes sobra...
- A senhora... Você não tem família?
- Tenho, mas não aqui.
- No Espírito Santo.
- Como é que você sabe?
- Vejo uns envelopes no seu lixo. Do Espírito Santo.
- É. Mamãe escreve todas as semanas.
- Ela é professora?
- Isso é incrível! Como foi que você adivinhou?
- Pela letra no envelope. Achei que era letra de professora.
- O senhor não recebe muitas cartas. A julgar pelo seu lixo.
- Pois é...
- No outro dia tinha um envelope de telegrama amassado.
- É.
- Más notícias?
- Meu pai. Morreu.
- Sinto muito.
- Ele já estava bem velhinho. Lá no Sul. Há tempos não nos víamos.
- Foi por isso que você recomeçou a fumar?
- Como é que você sabe?
- De um dia para o outro começaram a aparecer carteiras de cigarro amassadas no seu lixo.
- É verdade. Mas consegui parar outra vez.
- Eu, graças a Deus, nunca fumei.
- Eu sei. Mas tenho visto uns vidrinhos de comprimido no seu lixo...
- Tranquilizantes. Foi uma fase. Já passou.
- Você brigou com o namorado, certo?
- Isso você também descobriu no lixo?
- Primeiro o buquê de flores, com o cartãozinho, jogado fora. Depois, muito lenço de papel.
- É, chorei bastante, mas já passou.
- Mas hoje ainda tem uns lencinhos...
- É que eu estou com um pouco de coriza.
- Ah.
- Vejo muita revista de palavras cruzadas no seu lixo.
- É. Sim. Bem. Eu fico muito em casa. Não saio muito. Sabe como é.
- Namorada?
- Não.
- Mas há uns dias tinha uma fotografia de mulher no seu lixo. Até bonitinha.
- Eu estava limpando umas gavetas. Coisa antiga.
- Você não rasgou a fotografia. Isso significa que, no fundo, você quer que ela volte.
- Você já está analisando o meu lixo!
- Não posso negar que o seu lixo me interessou.
- Engraçado. Quando examinei o seu lixo, decidi que gostaria de conhecê-la. Acho que foi a poesia.
- Não! Você viu meus poemas?
- Vi e gostei muito.
- Mas são muito ruins!
- Se você achasse eles ruins mesmo, teria rasgado. Eles só estavam dobrados.
- Se eu soubesse que você ia ler...
- Só não fiquei com eles porque, afinal, estaria roubando. Se bem que, não sei: o lixo da pessoa ainda é propriedade dela?
- Acho que não. Lixo é domínio público.
- Você tem razão. Através do lixo, o particular se torna público. O que sobra da nossa vida privada se integra com a sobra dos outros. O lixo é comunitário. É a nossa parte mais social. Será isso?
- Bom, aí você já está indo fundo demais no lixo. Acho que...
- Ontem, no seu lixo...
- O quê?
- Me enganei, ou eram cascas de camarão?
- Acertou. Comprei uns camarões graúdos e descasquei.
- Eu adoro camarão.
- Descasquei, mas ainda não comi. Quem sabe a gente pode...
- Jantar juntos?
- É.
- Não quero dar trabalho.
- Trabalho nenhum.
- Vai sujar a sua cozinha?
- Nada. Num instante se limpa tudo e põe os restos fora.
- No seu lixo ou no meu?
Fonte: http://7leitores.blogspot.com/2008/07/o-lixo-luis-fernando-verssimo.htm

Para saber mais sobre o autor
http://www.releituras.com/lfverissimo_bio.asp

Para saber mais sobre o gênero
https://www.maisbolsas.com.br/enem/lingua-portuguesa/o-que-sao-generos-textuais

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

CRÔNICA
A crônica é um gênero textual típico dos séculos XIX, XX e XXI, normalmente sendo encontrada em jornais ou revistas. Em muitos casos, célebres cronistas – tais quais Lima Barreto ou Luís Fernando Veríssimo – reúnem suas crônicas em livros.

Características
Veja, a seguir, as principais características da crônica.

O fator 
Um bom cronista é aquele que narra situações banais sob uma ótica particular e criativa.
É comum que esse tipo de texto tenha marcas claras de humor.
A linguagem da crônica costuma ser coloquial¹ e simples. A leveza na linguagem é típica do gênero.
Normalmente, as crônicas são publicadas principal que define a crônica é sua temática: crônicas abordam assuntos vinculados ao cotidiano das cidades.
 em jornais, revistas e blogs.

Vocabulário:
coloquial: informal.
Fonte:brasilescola.uol.com.br

Vídeo de apoio:

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://youtu.be/fVKLLzaaCck


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Preencha o quadro abaixo sobre o texto “O lixo”:

Título:

Assunto:

Personagens:

Gênero textual:

Autor:

Fonte:

2. A crônica é um gênero textual que traz, explícita ou implicitamente, uma crítica a algum aspecto da vida em sociedade. Em relação à crônica “O lixo” de Veríssimo, qual a crítica presente?
_________________________



Matemática_________________________

ATIVIDADE: Leia a explicação a seguir e faça os exercícios no caderno:

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.


Propriedades da Multiplicação.

Nos anos anteriores, aprendemos que a multiplicação possui algumas propriedades. Vamos relembrar algumas delas:

I) Comutativa: A ordem dos fatores não altera o produto, isto é, eu posso inverter os números que o resultado da multiplicação será o mesmo. Observe:

a) 5 x 3 = 15 ou 3 x 5 = 15

b) 8 x 6  = 48 ou 6 x 8 = 48


II) Associativa: o produto de três ou mais números, pode ser obtido associando os fatores em qualquer ordem. Observe:

a) 5 x 2 x  4  =
      10   x  4    
           40

b) 5 x 2 x 4 =
     5  x  8      
        40

Na letra a, primeiro multiplicamos o 5 pelo 2, cujo resultado foi 10 e a seguir multiplicamos esse resultado por 4. Assim obtivemos 10 vezes 4 que é igual a 40.

Na letra b, primeiro multiplicamos o 2 pelo 4, cujo resultado foi 8 e a seguir multiplicamos esse resultado por 5. Também obtivemos o valor 40 que neste caso foi calculado pela multiplicação 5 vezes 8.

É possível perceber que nesta propriedade, a ordem das operações não altera o resultado.


III) Elemento neutro: existe um número que quando multiplicamos por qualquer outro não altera o resultado. Ele é chamado de elemento neutro da multiplicação. Observe:
a) 5 x 1 = 5 
b) 8 x 1 = 8 
c) 1 x 199 = 199


IV) Distributiva: podemos multiplicar um fator pelas parcelas de uma soma algébrica. Observe:

a) 2 x (5 + 3) = 
2 x 5 + 2 x 3  
  10   +   6    =  16

b) 5 x (7 + 4)
5 x 7 + 5 x 4
 35    +   20   =  55    

Agora copie as questões no caderno e resolva:

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Coloque o nome de cada propriedade que está sendo aplicada:

a) (–10) x 1 = –10

____________________________

b) (– 3 ) x ( – 4) = (– 4) x (–3) = + 12

 ____________________________

c) 4 x (4 + 6) = 4 x 4 + 4 x 6 = 16 + 20 = 44

 ____________________________

d) (– 5) x (+ 3) x (– 2) = (– 5) x (– 6) = +30

____________________________


2. Aplique a propriedade distributiva e resolva as expressões a seguir:

a) 8 x (4 + 2) =

b) 10 x (7 – 1) =

c) 6 x (6 + 5) =

d) 7 x (8 – 5) =


3. Observe o exemplo da propriedade distributiva na divisão e realize os itens a seguir:

(36 + 12) : 6

36 : 6 + 12 : 6

   6     +      2      = 8

a)  (49 + 21) : 7

b)  (14 – 8) : 2

c) (24 + 15) : 3


Terça-feira, dia 19_____

Geografia_______________________

ATIVIDADE: Leia o texto sobre Blocos Econômicos e depois responda as questões no caderno.

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

BLOCOS ECONÔMICOS
Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito da associação.

Como resultado da economia mundial globalizada, a tendência atual é a formação de blocos econômicos, destinados a realizar uma maior integração entre seus membros e facilitar o comércio entre os mesmos. Para isso, geralmente adotam a redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Em tese, o comércio entre os integrantes de um bloco aumenta e gera crescimento, e deixar de participar de uma organização do tipo significa atualmente viver isolado do mundo comercial. Tais associações são costumeiramente formadas por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais.

Os blocos econômicos atuais podem ser classificados em: zona de preferência tarifária, zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária. Cada modalidade equivale a um grau de comprometimento maior de soberania, e cabe aos membros do bloco decidir qual nível é o mais adequado. A União Europeia é um exemplo de bloco que seguiu todos esses passos (já atingiu a união econômica e monetária), mas outros já formados não seguiram necessariamente essa ordem. O bloco econômico Mercosul por exemplo, é classificado como união aduaneira.

O primeiro bloco econômico foi criado na Europa, em 1956. Era formado inicialmente pela Bélgica, Alemanha Ocidental, Holanda, Itália, Luxemburgo e França, sendo conhecido pela sigla CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço). Esse grupo foi, logo depois, o embrião da moderna União Europeia (UE).

O que é o Espaço Schengen
O Acordo de Schengen resulta da convenção de diversos países da Europa onde estes, signatários do acordo, desenvolvem políticas de abertura das fronteiras para uma livre circulação de pessoas por até 3 meses (90 dias).

São, ao todo, 26 países. Todos integrantes da União Europeia (menos Reino Unido e Irlanda) e três que não são da União Europeia, mas aderiram ao Acordo de Schengen: Islândia, Noruega e Suíça.

Depois da assinatura deste acordo, criou-se uma área e esta é conhecida por Espaço Schengen, ou seja, um espaço onde países signatários são adeptos de políticas de livre circulação de pessoas e fronteiras aberta

União Europeia
A União Europeia, atualmente composta por 28 países, é uma das principais forças políticas e econômicas do período após a Guerra Fria.


A União Europeia é o maior bloco econômico do mundo, conhecido pela livre circulação de bens, pessoas e mercadorias e pela adoção de uma moeda única: o euro. A origem data, oficialmente, o dia 07 de Fevereiro de 1992, mas sua criação esteve intimamente ligada a processos anteriores de criação de um grande bloco econômico europeu.

No dia 1 de julho de 2013, a Croácia também foi integrada à União Europeia, tornando-se a Europa dos 28. O país da Península Balcânica, que antes fazia parte da extinta Iugoslávia, havia um pedido de integração em tramitação desde o ano de 2003, completando, portanto, dez anos de negociações antes de sua total adesão. Espera-se que em breve os croatas adotem o euro como a sua única moeda.

A criação do euro
O euro foi criado durante o Tratado de Maastricht, em 1991. Entretanto, seu uso inicial era somente para trocas cambiais entre os países da UE, pois os governos dos países, bem como a população europeia como um todo, preferiam a manutenção de suas moedas nacionais. A partir de 2002 que o Euro foi colocado em circulação, porém, alguns países, como Dinamarca e Inglaterra, preferiram manter suas moedas nacionais, outros foram adotando o euro de forma gradativa.
O euro demonstrou um rápido crescimento e passou a ser um grande rival do dólar, que, no entanto, continua a ser a principal moeda utilizada em políticas financeiras internacional.

O que é a Zona do Euro?
A Zona do Euro é um termo utilizado para designar o conjunto dos países que, como membros da União Europeia, decidiram pela criação e circulação de uma única moeda.

A Zona do Euro existe desde 1999 e tem as suas políticas monetárias definidas pelo Banco Central Europeu (BCE).
É importante salientar que, mesmo tendo sido criado com o objetivo de agregar todos os países que compõem a União Europeia, apenas uma parcela aceitou integrar o bloco.

Que países aderiram ao euro?
Países da zona euro
Áustria
Bélgica
Chipre
Estônia
Finlândia
França
Alemanha
Grécia
Irlanda
Itália
Letônia
Lituânia
Luxemburgo
Malta
Países Baixos
Portugal
Eslováquia
Eslovénia
Espanha

Países que não pertencem à zona euro
Bulgária
Croácia
República Checa
Hungria
Polônia
Romênia
Suécia

Países com opção de não participação
Dinamarca
Reino Unido

A zona euro é composta pelos países da União Europeia que adotaram o euro como moeda nacional.


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1) Os Blocos Econômicos: A Grécia enfrenta ‘uma queda de braço’ com os credores de sua dívida. […] Atualmente, a dívida grega supera, em muito, o limite de 60% do PIB estabelecido pelo pacto assinado pelo país para fazer parte do euro. A Grécia deve um total de € 271 bilhões, segundo a BCE (Banco Central Europeu). A origem da atual crise se deu há dez anos, quando foi revelado por autoridades da Europa que o país havia maquiado suas contas ao longo de vários anos para conseguir entrar na zona do euro.
Uma característica da União Europeia expressa no texto é a:

a) Criação da união monetária.
b) Circulação livre de mão de obra.
c) Adoção da Tarifa Externa Comum.
d) Idealização do Parlamento Europeu.


2) Os Blocos Econômicos:  A zona do euro dá sinais de desalento. O pacote de austeridade implementado após a crise não funcionou, o desemprego segue em níveis recorde, dois de seus principais países, França e Itália, estão em recessão, o fantasma da deflação avança e o conflito na Ucrânia parece não ter fim.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/09/ 140905_analise_crise_zona_euro_lgb.shtml
Sobre a crise na zona do euro, é correto afirmar:

a) As maiores economias da zona do euro defendem estratégias diferentes de combate à crise: a Alemanha propõe a ampliação dos gastos públicos, enquanto a França advoga a austeridade.

b) Apesar da crise em 2013, a zona do euro cresceu bem mais do que Estados Unidos e os países emergentes da Ásia, mais afetados pelas turbulências financeiras.

c) Um dos resultados mais preocupantes da crise econômica na zona do euro é a o aumento da inflação, que já superou, em muito, a meta estabelecida pelo Banco Central Europeu (BCE).

d) A situação econômica da zona do euro vem sendo agravada pela crise na Ucrânia, que resultou no estabelecimento de sanções econômicas contra a Rússia.

e) França e Itália, ambas em recessão técnica, são os países da zona do euro que apresentam as maiores taxas de desemprego.


3)  Em relação à União Europeia (UE), o tratado econômico realizado em 1992 que iniciou o processo de circulação da moeda regional, o Euro, foi o de:
a) Amsterdã.
b) Maastricht.
c) Lisboa.
d) Roma.
e) Nice.


4) Os Blocos Econômicos:
Com a crise econômica aprofundada em 2008, uma classe de países da Zona do Euro passou a ser chamada de PIIGS. Nesses países:

a) a arrecadação caiu, apesar de o emprego ter aumentado, afetando a manutenção das políticas de bem estar desenvolvidas há décadas.

b) a pobreza estrutural é muito grande, já que são periferias comunitárias localizadas no leste do continente.

c) as taxas de desemprego são as mais expressivas do continente, apesar de a suscetibilidade das economias nacionais ter diminuído.

d) os gastos públicos são excessivos e o endividamento descontrolado, ao ponto de suas dívidas serem iguais ou superiores a 50% dos seus PIB.

e) os investimentos do bloco econômico continuam sendo fortes, mas houve o aumento da desconfiança da população nacional devido à corrupção.


5) Os Blocos Econômicos: se não conseguirmos uma distribuição justa dos refugiados, muitos vão questionar Schengen e isso é algo que não queremos.

[Declaração da chanceler alemã, Angela Merkel]
O Estado de S. Paulo, 01/09/2015.
A Europa vive uma das mais graves crises migratórias de sua história recente. Segundo a Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), são esperados ao menos 1,4 milhão de refugiados entre 2015 e 2016.
O   Estado de S. Paulo, 19/10/2015.
Considerando o contexto da União Europeia (UE), as informações acima e as respectivas datas de publicação, responda:

a. O que é o espaço Schengen?
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b. O que é a Zona do Euro? Cite um país da UE que não faz parte dessa Zona.
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História_________________________

Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES: 
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: EXPANSÃO MARÍTIMA
- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPÉIA
Como já comentamos, vivemos num mundo globalizado. Atualmente, existem linhas aéreas ligando os mais longínquos lugares do nosso planeta. Se, com a velocidade aérea, o percurso entre o Brasil e a Europa é feito em menos de dez horas, no século XV, uma viagem de Portugal até o nosso país durava quase cinquenta dias.

No início do século XV, exploradores europeus começaram a aventurar-se pelo “mar desconhecido”, isto é, pelo Oceano Atlântico. Iniciavam-se as Grandes Navegações, ou seja, a expansão marítima rumo a lugares ainda não conhecidos pelos europeus.

Questões econômicas foram importantes no processo de expansão marítima. Os burgueses ao começarem a se destacar na sociedade como comerciantes ricos, se aliaram aos reis para ajudá-los a fortalecer o seu poder.

A partir dessa aliança os reis passaram a incentivar a formação de expedições com objetivos comerciais.

Numa época em que o comércio se tornava a atividade econômica mais lucrativa, os produtos mais valorizados eram as especiarias do Oriente.

Essas especiarias orientais, como os temperos, pimenta, gengibre, canela, cravo, noz-moscada, etc., usados para disfarçar o cheiro e o gosto que ficavam nos alimentos, devido aos precários métodos de conservação daquela época (não se esqueça, que a geladeira ainda não existia!) tinham grande aceitação e valor no mercado europeu.

Trazidas do Oriente, as especiarias eram vendidas em sua maioria pelos comerciantes da Península Itálica (atual Itália), sobretudo Gênova e Veneza.

Os comerciantes das regiões excluídas desse rentável comércio desejavam participar dele.

Mas como fazer isso se os venezianos e genoveses controlavam, além do Mar Mediterrâneo, as rotas do Oriente?
A solução encontrada foi procurar novos caminhos e lugares para ter acesso aos produtos desejados, evitando a região do Mediterrâneo. Os comerciantes começaram, então, a explorar o Oceano Atlântico e o Continente Africano.


“POR MARES NUNCA DANTES NAVEGADOS”
As viagens marítimas do início do século XV eram empreendimentos arriscados, tanto do ponto de vista econômico, quanto em relação às possibilidades de sobrevivência dos navegadores.

Eram viagens longas, que exigiam grandes recursos; as embarcações eram bastante precárias, movidas a remo ou vela; a embarcação mais rápida era a caravela, aperfeiçoada pelos portugueses.

O Oceano Atlântico era praticamente desconhecido pelos europeus na Idade Média. Muitos acreditavam tratar-se de um mar povoado por monstros e plantas diabólicas, com águas que ferviam em determinados pontos e se precipitavam num abismo, como uma grande cachoeira. Por isso era chamado de Mar Tenebroso.

Era necessário enfrentar os desafios reais e os imaginários. Os portugueses foram os pioneiros (primeiros) das navegações marítimas.
CONTINUAREMOS ESSE ASSUNTO NA PRÓXIMA SEMANA...

COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA NO SEU CADERNO

1. O que eram as especiarias?
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2. Qual o objetivo das Grandes Navegações?
_____________________________

3. Por que podemos dizer que as Grandes Navegações eram um empreendimento arriscado?
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4. Como eram as viagens empreendidas nas Grandes Navegações?
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5. Quais eram as cidades que tinham o monopólio do comércio dos produtos do Oriente (especiarias)?
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Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:

TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS   QUE   PUDEREM   SE   EXERCITAR.

TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento sentado. Vamos fazer exercícios e alongamento para o corpo que podem ser realizados em casa.

Aprecie os vídeos de apoio:

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=xcM3aaBl-8U



ATIVIDADE  TURMA  2: HANDEBOL

Mas o que é Handebol? O handebol (ou handebol) é um esporte coletivo que envolve passes de bola com as mãos.

Praticado entre duas equipes, o nome dessa modalidade esportiva é proveniente da língua inglesa, visto que hand significa “mão”.

Sugestão de jogos que podem desenvolver as habilidades para o Handebol.
Queimada
Ameba
Passa 10
Bola no cone
Bobinho

Regras básicas do jogo Handebol
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=GR6elWQ6qV8


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Marque (F) para falso e (V) para verdadeiro:
( ) O jogador pode dar até quatro passos com a bola na mão.
( ) Pode arrancar a bola do adversário.
( ) No handebol os atacantes podem chutar a bola no gol.
( ) O jogador pode correr batendo a bola no chão esse fundamento se chama drible.
( ) O atleta ao cobrar o tiro lateral não deve pisar na linha ao lançar a bola.
( ) Arremesso em suspensão é fundamento de ataque no handebol.
( ) O time marca ponto quando a bola passar totalmente a linha de gol.
( ) O jogador pode segurar a bola por mais de três segundos se estiver correndo.
( ) As faltas podem ser cobradas sem o apito do árbitro.

ATIVIDADE: SESSÃO PIPOCA!!
Vamos assistir o filme Meninas de ouro
Está disponível gratuitamente no youtube!

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=evprnz5RuDw

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E se puder compartilhe!

SINOPSE E DETALHES
O documentário exibe a trajetória épica da Seleção Brasileira feminina de handebol que culminou na conquista do Campeonato Mundial de 2013. Por meio dos depoimentos das atletas, técnico e membros da comissão técnica que participaram dessa história de superação, são apresentadas as dificuldades do selecionado nas últimas duas décadas até o alcance do ouro.


Quarta-feira, dia 20_____

Língua Portuguesa__________________

Atividade: leitura, compreensão e interpretação textual; análise do uso dos pronomes de tratamento.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Compreensão e interpretação do texto “O lixo” de Veríssimo.

1. Onde aconteceu o primeiro encontro dos personagens?
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2. No início do diálogo, os personagens se cumprimentam e, em seguida, iniciam uma conversa.
_____________________

3. Qual é a forma de tratamento usada por eles?
_____________________

4. Que palavra representa essa forma de tratamento?
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5. A conversa entre os personagens continua. A senhora do 610 diz: “Me chame de você”.
_____________________

6. Qual foi a mudança ocorrida quanto a forma de tratamento?
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7. Qual a palavra que aponta para essa mudança?
_____________________

8. Quanto ao uso do pronome “me” na frase acima, ele está de acordo com a variedade padrão ou não? Justifique sua resposta.
_____________________

9. Qual a estratégia utilizada pela senhora do 610 para saber se o senhor do 612 tem família ou não?
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10. Por meio dos objetos jogados no lixo pelos personagens podemos levantar hipóteses quanto à condição social deles. Qual é a condição social de cada um? Justifique sua resposta com elementos do texto.
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11. Como o senhor do 612 descobriu que a senhora do 610 tinha parentes no Espírito Santo? Quem é o parente distante da senhora? O que mais ele descobriu sobre essa pessoa (parente)? 
_____________________

12. Em “Isso é incrível!! Como foi que você adivinhou?”, o elemento destacado retoma qual ideia?
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13. De acordo com a crônica, os elementos abaixo fazem com que cada personagem chegue a uma conclusão. Aponte a conclusão a que cada um chegou a partir dos elementos:

a) telegrama amassado:

b) carteira de cigarro amassadas:

c) vidrinhos de comprimidos:

d) buquê de flores:

e) palavras cruzadas:

f) fotografia:

14. Em “Você brigou com o namorado, certo?”, o senhor do 612 conclui que a senhora do 610 havia terminado com o namorado. Descreva os passos do raciocínio do homem para alcançar essa conclusão.
_____________________

15. Toda a conversa revela um drama muito comum entre os habitantes das grandes cidades. Que drama é esse?
_____________________



Matemática________________________

ATIVIDADE: Leia a explicação a seguir e faça os exercícios no caderno:

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Vimos nos anos anteriores, que a potenciação é uma operação que surge a partir da multiplicação de fatores iguais. Observe:

a) 52 = 5 x 5 = 25

b) 23 = 2 x 2 x 2 = 4 x 2 = 8

Chamamos o número que fica embaixo de base e o número que fica em cima de expoente. Assim temos:

a) Na potência 7², o número 7 é a base e o número 2 é o expoente.

b) Na potência 10³, o número 10 é a base e o número 3 é o expoente.

Agora copie as questões no caderno e resolva:

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Calcule as potências:

a) 6²

b) 4³

c) (– 3)²

d) (– 2)4


2. Complete com V para verdadeiro ou F para falso:

(    )    a) (– 5)²  = (– 5) x (– 5) = – 25

(    )    b) (– 4)²  = (– 4) x (– 4) = + 16

(    )    c) 8²  = 8 + 8 = 16

(    )    d) (– 3)³ = (– 3) x (– 3) x (– 3) = – 27


3. Eduardo e Mônica tiveram 2 filhos. Cada um do seus filhos tiveram também 2 filhos, que são os netos do casal. Cada um dos netos teve 2 filhos, que são os bisnetos, que tiveram também 2 filhos cada um, os tataranetos.

a) Represente, na forma de potência o total de tataranetos de Eduardo e Mônica.

b) Quantos tataranetos Eduardo e Mônica tiveram?



4. Danilo tem cinco estantes em seu quarto. Em cada estante tem cinco caixas com cinco carrinhos em cada uma. E, dentro de cada carrinho, tem cinco bonequinhos sentados nos bancos.

a) Represente a solução do problema na forma de uma potência.

b) Calcule quantos bonequinhos Danilo tem.



5. Desafio de lógica: Uma sala tem quatro cantos e em cada canto tem um gato. Cada gato vê três gatos. Quantos gatos há na sala?


Quinta-feira, dia 21_____

Ciências__________________________

IMPORTANTE: não copie os textos ou figuras! Copie apenas as perguntas e responda-as no caderno. Isso deve ser feito mesmo que você tenha o material impresso.

ATIVIDADE 1: Durante a aula anterior, fizemos uma revisão do que já havíamos visto em sala de aula sobre pirâmide alimentar. A proposta atual é tratarmos dos grupos de alimentos trazidos na pirâmide. Pra ficar mais fácil de entender o texto, segue novamente a mesma figura da aula anterior. Quando tiver dúvidas, olhe atentamente para a pirâmide, prestando atenção nos exemplos de alimentos de cada grupo.

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Pirâmide Alimentar: Os grupos de alimentos


Figura 1. Pirâmide Alimentar. Disponível em: <https://static.todamateria.com.br/upload/pi/ra/piramidealimentar1a-0-cke.jpg>. Acesso em 06 mai 2020.

Como vimos em aula anterior, a pirâmide alimentar seria uma proposta para uma vida saudável. Começo questionando que pensem o seguinte: Você tem se alimentado ou se nutrido? Pode parecer a mesma coisa, mas o termo alimentação é usado para entender que estamos consumindo alimentos. Ponto. Já o termo nutrição é usado com a provocação de que estamos tendo uma alimentação refletida. Como assim?

Quando você se nutre, você está lançando mão de alimentos previamente escolhidos para satisfazer todas as necessidades de seu corpo, por isso mesmo eles devem ser bem diversificados, ou seja, com muita variedade. Para isso, temos de nos informar sobre aquilo que precisamos comer: MACRO e MICRONUTRIENTES.

Macronutrientes: precisamos de quantidades maiores em nosso corpo. Exemplo: carboidratos, proteínas e gorduras.
Micronutrientes: Micro porque precisamos deles em menores quantidades, mas não confunda achando que sejam menos importantes que os macronutrientes.


MACRONUTRIENTES

• Alimentos energéticos: carboidratos e gorduras. Precisamos em grandes quantidades, principalmente quando praticamos alguma atividade física. Mas não ache que se você não for muto ativo não precise deles. Precisamos de energia até pra ler este texto e responder às questões que aparecerão aqui daqui a pouco.

1. Carboidratos: é de onde tiramos a maior parte de nossa energia. Onde tem? Pães, macarrão, arroz, batata, entre outros.

2. Gorduras: além de fornecer energia, ajudam a manter o corpo aquecido e a transportar vitaminas. Cuidado: não exagere, pois o coração não aguenta tanta gordura! Prefira gorduras líquidas à temperatura ambiente, como os óleos.

• Alimentos Construtores: São as proteínas. São construtoras porque fazem parte do nosso corpo. São como os tijolos de uma construção. Praticamente tudo que é visível em nosso corpo, como a pele e nossos órgãos, é formado por elas.
MICRONUTRIENTES

• Alimentos Reguladores: São as vitaminas e sais minerais. São reguladores porque regulam/controlam a maquinaria de nosso corpo. Já ouviu falar das câimbras, por exemplo? Geralmente ocorrem quando falta potássio, um sal mineral essencial para o bom funcionamento dos músculos.

ATIVIDADE 2: Após a leitura do texto acima, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. De acordo com as definições do texto, você tem se alimentado ou se nutrido? Justifique sua resposta.
_________________________________

2. O que são macronutrientes?
_________________________________

3. O que são micronutrientes?
_________________________________

4. Associe a primeira coluna com a segunda, colocando as letras “a”, “b” e “c” nos espaços em branco:

a. Alimentos energéticos
b. Alimentos construtores.
c. Alimentos reguladores.

(   ) Fazem parte da estrutura de nosso corpo.
(   ) Fornecem energia.
(   ) Controlam a maquinaria de nosso corpo.


ATIVIDADE 3: Para responder às questões abaixo, consulte a figura da pirâmide alimentar.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Dê dois exemplos de cada grupo de alimentos:

a. Alimentos energéticos (grupos 1, 7 e 8).
_________________________________

b. Alimentos construtores (grupos 4, 5 e 6).
_________________________________

c. Alimentos reguladores (grupos 2 e 3).
_________________________________



Inglês__________________________

ATIVIDADE: Grammar (singular e plural)

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Substantivos que representam apenas uma pessoa, lugar, animal ou coisa são considerados singulares.

Substantivos que representam mais de uma pessoa, lugar, animal ou coisa são considerados plurais.

Para tornar plural um substantivo, adicionamos "s"
Exemplo:  tree - trees


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

I. Escreva o plural das seguintes palavras:

1. duck -
2. bird -
3. bag -
4. doll -
5. boy -
6. number -
7. eye -
8. pen -
9. star -
10. face -
11. game -

II. Forme 11 frases em inglês e português, utilizando as palavras acima. Escreva usando o plural das palavras. Pode usar dicionário ou o tradutor do celular.


Para saber mais: https://www.todamateria.com.br/substantivos-nouns-em-ingles/

Vídeo de apoio:

Se estiver usando o PDF, acesse o link por aqui: https://youtu.be/BxB6gAMtqws



Arte_____________________________

ATIVIDADE: Arte Abstrata, leia o texto e observe as obras com atenção.

A arte abstrata é um movimento das artes plásticas que tem como característica mais marcante a representação das formas de maneira não real.
Na arte abstrata a representação das imagens é distanciada da realidade. Nas obras desse movimento, a forma e a representação da realidade são menos importantes do que a capacidade da obra permitir interpretações diversas em relação a sentimentos e emoções.

Veja as imagens:

Tela Amarelo-Vermelho-Azul, Wassili Kandinsky, 1925. Disponível em https://cdn.culturagenial.com/imagens/arte-abstrata-og.jpg, consultado em 14/4/2020.


Wassili Kandinsky. Disponível em http://obviousmag.org/archives/uploads/2014/06/Kandinsky_WWI.jpg, consultado em 14/4/2020.

Aprecie os vídeos de apoio:

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://youtu.be/TPZl3ZgmOus

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://youtu.be/ZUfBl6iIGNo

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://youtu.be/9PSZa1d6Dw0

A partir das informações e das imagens acima faça, em seu caderno ou em uma folha de sulfite, uma representação (desenho) abstrata de um sentimento.


Sexta-feira, dia 22_____

Língua Portuguesa________________

Atividade: produção textual; produzir um texto dando continuidade à história.

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Releia o final da crônica “O lixo” de Veríssimo.

“- Acertou. Comprei uns camarões graúdos e descasquei.
- Eu adoro camarão.
- Descasquei, mas ainda não comi. Quem sabe a gente pode...
- Jantar juntos?
- É.
- Não quero dar trabalho.
- Trabalho nenhum.
- Vai sujar a sua cozinha?
- Nada. Num instante se limpa tudo e põe os restos fora.
- No seu lixo ou no meu?”
Fonte:portaldoprofessor.mec.gov.br

No caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Escreva um texto dando continuidade ao diálogo deste encontro entre o senhor do 612 e a senhora do 610.
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Matemática______________________

ATIVIDADE: A operação inversa da potenciação é chamada de radiciação. Nos anos anteriores estudamos o que chamamos de raiz quadrada. Vamos relembrar:


Para calcularmos a área de um quadrado que tem cada lado medindo três centímetros, basta multiplicar sua base pela sua altura, isto é, multiplicando lado vezes lado. Neste caso, temos:

Área = lado x lado = 3 x 3 = 9 cm²

Mas já aprendemos que 3 x 3 = 3².

Assim, surgiu o cálculo da raiz quadrada que é o inverso da potência.

Temos √9 = 3, pois 3 x 3 = 9.

Então para descobrir a raiz quadrada de qualquer número, devemos descobrir dois números iguais que multiplicados resultam no número que eu quero achar a raiz.

Se eu quero encontrar a raiz quadrada de 36, devo procurar dois números iguais que multiplicados resultem em 36. Neste caso encontramos na tabuada 6 x 6 = 36.

Assim √36 = 6, pois 6 x 6 = 36.

Sua tarefa hoje será preencher o quadro descobrindo os números que estão faltando. Pode usar a calculadora. Basta multiplicar um número por ele mesmo. Vamos achar todos os números que possuem raiz quadrada exata até 1000

Número
Raiz
Número
Raiz
Número
Raiz
Número
Raiz

1

9

17

25

2

10

18

26
√9
3

11

19

27

4

12

20

28

5

13

21

29
√36
6

14

22

30

7

15

23

31

8

16

24

32

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8o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a chamada dessas aulas
https://forms.gle/yj6DGZnxphMTuyJUA

Fique bem, fique em casa!