quinta-feira, 14 de maio de 2020

Semana 3 - de 18 a 22/5 - 9o ano EJA

Atenção aos comandos
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Segunda-feira, dia 18_____

Língua Portuguesa____________________

Orientações:
Coloque a data e escreva a pauta:
Atividades com descritores (D11 e D16)
Leia com atenção todos os textos (se tiver dúvidas quanto ao significado das palavras faça uma pesquisa ou peça ajuda à professora), e procure estabelecer uma rotina de estudos (um pouco por dia não cansa e ajuda a criar hábito). Lembre-se: estamos aqui para ajudá-lo. 

Atividade: reconhecer relações lógico discursivas presentes no texto marcadas por conjuntos, advérbios, etc; estabelecer as relações entre as partes de um texto a partir de mecanismos de concordância verbal e nominal.


Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Acho uma boa ideia abrir as escolas no fim de semana, mas os alunos devem ser supervisionados por alguém responsável pelos jogos ou qualquer opção de lazer que se ofereça no dia. A comunidade poderia interagir e participar de atividades interessantes. Poderiam ser feitas gincanas, festas e até churrascos dentro da escola.
(Juliana Araújo e Souza)
(Correio Braziliense, 10/02/2003, Gabarito. p. 2.)

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1. No trecho do texto escola, em “A comunidade poderia interagir e participar de atividades interessantes.” (ℓ. 5-6), a palavra destacada indica:
A) alternância.
B) oposição.
C) adição.
D) Explicação

Lembrete: alternância (que alterna); oposição (que se opõe); adição (soma de ideias); explicação (esclarecimento).


Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Goiabada
Carlos Heitor Cony
Goiabada tinha cara de goiabada mesmo. Fica difícil explicar o que seja uma cara de goiabada, mas qualquer pessoa que se defrontava com ele, mesmo que nada dissesse, constataria em foro íntimo que Goiabada tinha cara de goiabada.

Eu o conheci há tempos, quando jogava pelada nas ruas da Ilha do Governador. Ele se oferecia para a escalação, mas quase sempre era rejeitado. Ruim de bola, era bom de gênio.
[...]
Perdi-o de vista, o que foi recíproco. Outro dia, parei num posto para abastecer o carro e um senhor idoso me ofereceu umas flanelas, dessas de limpar para-brisa. Ia recusar, mas alguma coisa me chamou a atenção: dando o desconto do tempo, o cara tinha cara de goiabada. Fiquei indeciso. Não podia perguntar se ele era o Goiabada, podia se ofender, não havia motivo para tanta e tamanha intimidade.
[...]
O tanque do carro já estava cheio, e o novo Goiabada, desanimado de me vender uma flanela, ia se retirando em busca de freguês mais necessitado. Perguntei quantas flanelas ele tinha. Não sabia, devia ter umas 40, não vendera nenhuma naquele dia. Comprei-lhe todas, ele fez um abatimento razoável. E ficou de mãos vazias, olhando o estranho que sumia com suas 40 flanelas e nem fizera questão do troco.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1111200803.htm

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2. No texto Goiabada, o trecho “Outro dia, parei num posto para abastecer o carro e um senhor idoso me ofereceu umas flanelas [...]”, o termo sublinhado.
A) acrescenta uma informação à anterior.
B) explica a ideia anteriormente citada.
C) se opõe ao que foi dito anteriormente.
D) oferece uma alternativa ao fato citado.


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Os pancararés
Conhecedores de cada canto da região em que viveram os cangaceiros, os pancararés, quando a volante passava, ajudavam a esconder Lampião e seu bando. Hoje, uma comunidade remanescente dos pancararés vive na Baixa do Chico, um pequeno povoado situado no interior do Raso da Catarina. Embora as condições de vida sejam bastante simples, os moradores parecem saudáveis. Vivem em casas rústicas de pau-a-pique e recebem água de um poço artesiano porque a região é árida e agreste. Dedicam-se a pequenas lavouras de milho e feijão e à criação de gado.
www.almg.gov.br/revistalegis/saofrancisco/população.

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3. No texto Os pancararés. o trecho “...quando a volante passava, ajudavam a esconder Lampião e seu bando.”, a expressão destacada demonstra uma circunstância de
A) dúvida.
B) condição.
C) tempo.
D) comparação.


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Maneira de amar
O jardineiro conversava com as flores e elas se habituaram ao diálogo. Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio. O girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem bonito, ou porque os girassóis são orgulhosos de natureza.

Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças, pois o girassol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria. Era uma situação bastante embaraçosa, que as outras flores não comentavam. Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na ocasião devida.

O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma. E mandou-o embora, depois de assinar a carteira de trabalho.

Depois que o jardineiro saiu, as flores ficaram tristes e censuravam-se porque não tinham induzido o girassol a mudar de atitude. A mais triste de todas era o girassol, que não se conformava com a ausência do homem. "Você o tratava mal, agora está arrependido?" "Não, respondeu, estou triste porque agora não posso tratá-lo mal. É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava".
ANDRADE, Carlos Drummond de. Histórias para o Rei. Rio de Janeiro: Record, 1997.

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4. No texto Maneira de amar, o trecho “Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças” (2° parágrafo), o termo em destaque refere-se ao seguinte termo do 1° parágrafo:
A) cravina (linha 3).
B) gerânio (linha 4).
C) girassol (linha 4).
D) homem bonito (linha 5).


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Internetês: modismo ou real influência sobre a escrita?
[...] Nosso estudo investe neste último questionamento, por trabalharmos com a hipótese de que os usuários do Orkut sabem adequar-se ao contexto e ao ambiente em que praticam o exercício da escrita de forma que não prejudica nem a norma culta, nem o desempenho escolar.

Sobre isso, Caiado (2007) acredita que o internetês afeta os adolescentes que ainda não têm total domínio sobre a língua padrão. Assim como Komesu (2005) que também acredita que em parte o internetês impede o aluno do reconhecimento das normas aprendidas na escola. [...]

Contudo, Araújo (2007) e Xavier (2005) não apontam consequências negativas no que se refere à aprendizagem da escrita ideal, pois consideram o internetês como uma modificação das ínguas naturais. Acreditam que os alunos conseguem adequar-se à escrita dos gêneros sem prejudicar a aprendizagem das normas gramaticais...
ALMEIDA, Anna Larissa et alii. Disponível em: <http://www.julioaraujo.com/chip/internetes.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2010.

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5. No texto Internetês, o trecho “Contudo, Araújo (2007) e Xavier (2005)...” (ℓ. 8), o termo destacado estabelece, com o parágrafo anterior, uma relação de
A) adição.
B) conclusão.
C) consequência.
D) oposição.


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Caminhos da realeza
A Estrada Real ligava, inicialmente, a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty, no Rio de Janeiro. Com o tempo, mais dois caminhos foram abertos. O primeiro passou a ligar Ouro Preto à cidade do Rio de Janeiro.

Depois a estrada se estendeu até a atual Diamantina.

Além de percorrer diversos ecossistemas, como Mata Atlântica e Cerrado, a estrada passa por várias unidades de conservação estaduais e federais.
CHAVES, Lucas; SOARES, Jéssica. Caminhos da Realeza. Revista Manuelzão, Belo Horizonte, n. 46, ano 11, julho de 2008.

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6. No texto Caminhos da realeza, a frase “Depois a estrada se estendeu até a atual Diamantina.”, o termo destacado indica
A) dúvida.
B) lugar.
C) modo.
D) tempo.


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Como uma onda

Nada do que foi será

De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa, tudo sempre passará

A vida vem em ondas, como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é

Igual ao que a gente viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo no mundo

Não adianta fugir,
Nem mentir pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora

E aqui dentro sempre
Como uma onda no mar

SANTOS, Lulu; MOTA, Nelson. Como uma onda. In: SANTOS, Lulu. CD O último romântico. BMG Ariola 255157-2, 1987.

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7. No Texto Como uma onda, a palavra destacada em “A vida vem em ondas, como um mar”  exprime uma ideia de:
A) alternância.
B) comparação.
C) finalidade.
D) oposição.


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“Amizade dada é amor”
– “Riobaldo, pois tem um particular que eu careço de contar a você, e que esconder mais não posso... Escuta: eu não me chamo Reinaldo de verdade. Este é nome apelativo, inventado por necessidade minha, carece de você não me perguntar por quê. Tenho meus fados. A vida da gente faz sete voltas – se diz. A vida nem é da gente...”

Ele falava aquilo sem rompante e sem entonos, mas antes com pressa, quem sabe se com tico de pesar e vergonhosa suspensão.

– “Você era menino, eu era menino... Atravessamos o rio na canoa... nos topamos naquele porto. Desde aquele dia é que somos amigos.”

Que era, eu confirmei. E ouvi:
– “Pois então: o meu nome, verdadeiro, é Diadorim... Guarda este meu segredo.

Sempre, quando sozinhos a gente estiver, é de Diadorim que você deve me chamar, digo e peço,
Riobaldo...”

Assim eu ouvi, era tão singular. Muito fiquei repetindo em minha mente as palavras, modo de me acostumar com aquilo. E ele me deu a mão. Daquela mão, eu recebia certezas. Dos olhos. Os olhos que ele punha em mim, tão externos, quase tristes de grandeza. Deu alma em cara. Adivinhei o que nós dois queríamos – logo eu disse:

– “Diadorim... Diadorim!” – com uma força de afeição. Ele sério sorriu.
ROSA, Guimarães. Grande Sertão Veredas. Apud Estudos de Língua e Literatura, São Paulo: Moderna, 5 ed. 1998, p. 201.

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8. O trecho do texto “Amizade dada é amor” que exprime uma circunstância de tempo é:
A) “‘Desde aquele dia é que somos amigos.’”. ( . 8)
B) “Assim eu ouvi, era tão singular.”. ( . 13)
C) “Daquela mão, eu recebia certezas.”. ( . 14-15)
D) “Adivinhei o que nós dois queríamos”. ( . 16)


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Curiosidades: Nariz e orelhas nunca param de crescer
O tecido cartilaginoso, que forma o nariz e as orelhas, não deixa de crescer nem mesmo quando o indivíduo torna-se adulto. Daí por que o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem. A face também encolhe porque os músculos da mastigação se atrofiam com a perda dos dentes.
Disponível em: <http://www.terra.com.br/curiosidades> Acesso em: 26 mar. 10.

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9. Sobre o texto Curiosidades, na frase “ ...Daí por que o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem”, o termo destacado indica
A) causa.
B) finalidade.
C) condição.
D) oposição.


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A guerra dos ratos
Os ratos estavam em guerra com as doninhas. Eles, coitados, eram mais fracos e perdiam todas as batalhas.
Fizeram, então, uma reunião para descobrir se havia algum jeito de as coisas melhorarem.

Alguns dos ratos achavam que o que faltava era entusiasmo. Outros diziam que faltavam eram armas (palitos e espinhos).

No final, ficou resolvido que o que faltava, mesmo, eram generais: grandes líderes, para serem os chefes do exército dos ratos. Foram escolhidos, então, alguns ratos para serem os generais. Cada um ganhou um capacete, com dois chifres do lado e uma linda plumagem no alto. Um general não é um general de verdade se não tiver seu capacete. Pelo menos era o que diziam os ratos.

– Agora vamos ganhar! – exclamavam os generais desfilando seus capacetes.

No dia seguinte, os ratos foram, muito confiantes, enfrentar as doninhas. Mas as doninhas, claro, continuavam maiores e mais fortes. Os ratos logo se deram conta e saíram todos correndo, de volta para as tocas.

Mas aí é que se deu o que ninguém esperava. Com aqueles capacetes bem presos na cabeça, os generais não conseguiam passar no buraco das tocas. Levaram a maior surra!
NETROUSKY, A. Bichos que falam e a gente entende o que dizem. Folha de S. Paulo, São Paulo, 14 maio 1995.

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10. Sobre o texto, A guerra dos ratos, no trecho “... para descobrir se havia algum jeito de as coisas melhorarem.”, a palavra destacada estabelece, com a oração anterior, uma relação de:
A) consequência.
B) finalidade.
C) lugar.
D) modo.


Matemática_________________________

ATIVIDADE: Multiplicação de Frações.

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Multiplicação de número natural por fração.
Carina comprou um computador portátil, também conhecido por notebook, em uma loja de informática. Entre as várias formas de pagamento, ela escolheu pagar 6 prestações iguais  e sem acréscimos.

Sabendo que Carina já pagou 4 prestações, que fração do valor total do computador já foi paga?

Como o valor total do computador do computador foi dividido em 6 prestações iguais, temos que cada uma delas corresponde a 1/6 ( um sexto ). Assim , representamos as 4 prestações que Carina pagou da seguinte maneira:
1/6 + 1/6 + 1/6 + 1/6 = 4/6

Observando esta adição , notamos que ela possui 4 parcelas iguais. Assim, podemos representá-la por meio de uma multiplicação.
1/6 + 1/6 + 1/6 + 1/6 = 4x 1/6 = 4/6

Na multiplicação de um número natural por uma fração, o resultado  tem  como numerador o produto do número natural pelo numerador e como denominador o mesmo da fração.


Multiplicação de fração por fração
Em uma biblioteca chegaram livros para ser cadastrados e organizados. Dos livros que chegaram, 1/5 ( um quinto )  é importado, dos quais 3/4 são franceses.

Do total de livros , que fração corresponde aos livros franceses ?

Para responder a essa questão , precisamos  calcular  3/4 de 1/5, isto é, 3/4 x 1/5 = 3/20

Na multiplicação de frações, o resultado tem como numerador o produto dos numeradores dessas frações e tem como denominador o produto dos denominadores.

Exercícios:

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1. Efetue  os cálculos, simplificando-os  quando possível.
Exemplo: 6/1 x 3/4 = 18/4
divide-se 18 por 2 = 9
e 4 : 2 = 2  =   9/2

a.  6 x 3/4 =

b.  5/7 x 9/2 =

c.  1/8 x 1/4 =

d.  2/3 x 5/7 =

e.  6/7 x 2/3 =

f.  8/7 x 4/2 =


2. Um pintor, para obter 20L de tinta de certa tonalidade , misturou três cores. Sabendo que da mistura  obtida 9/20 eram de tinta branca, ¼ , de tinta vermelha, e 3/10 , de tinta azul, quantos litros de cada cor de tinta o pintor misturou?


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Divisão de frações
Para dividirmos duas frações , multiplicamos a primeira pelo inverso da segunda.

Exemplos: 4/3 : 5/7    =   4/3 x 7/5  =  28/15
                  3/5 : 2/7    =  3/5 x 5/7   =  3/5

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3. Calcule:
a) 8/5  :  1/3  =

b) 7/5 :  3/4   =

c) 2/3  :  3/4   =

d) 3/5  : 1/5   =

e) 5/9   : 2/3  =

f) 7/3  :  4/5  =


4. Vídeo de multiplicação e divisão de frações.
https://youtu.be/A7qhhHHnEuM


Terça-feira, dia 19_____

Geografia_______________________

ATIVIDADE: leitura de texto e interpretação sobre A Regionalização do Mundo.

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A Regionalização do Mundo

Na ciência geográfica o conceito de região está ligado à ideia de diferenciação de áreas.
As regiões podem ser estabelecidas de acordo com critérios naturais, abordando as diferenças de vegetação, clima, relevo, hidrografia, fauna etc., e sociocultural que corresponde à avaliação das condições sociais e culturais que insere neste contexto o índice de desenvolvimento humano para explicitar como vivem as pessoas em determinado lugar.

Para uma melhor análise dos dados e das diferenças existentes no mundo, e para não generalizar as informações, faz-se necessário a regionalização de áreas de abordagens, oferecendo várias vantagens aos estudos geográficos.
A partir das considerações, em 1960, o mundo foi regionalizado e/ou classificado em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo.

A expressão Terceiro Mundo foi utilizada pela primeira vez pelo economista francês. E por último o mundo pode ser regionalizado ou denominado de desenvolvidos e subdesenvolvidos. Desenvolvidos são aqueles países que além de ter um grande crescimento econômico e industrial, oferece para seu cidadão uma boa qualidade de vida, como saúde, preocupação com os idosos, acesso ao conhecimento, a cultura, segurança, boa renda pra maioria da população etc., em contrapartida, os países subdesenvolvidos possuem características inversas, como não oferece boa condição de vida à sua população, economia dependente, grande concentração de renda, educação deficiente assim como a saúde.

Em suma, pode-se constatar que não basta mudar as denominações, pois as diferenças são sempre as mesmas, a classificação não transforma suas características somente pela mudança de nomes: desenvolvidos, ricos, centrais, subdesenvolvidos, pobres e periféricos, pois as suas particularidades permanecem.



Alfred Sauvy, em 1952, ele construiu essa expressão observando as desigualdades econômicas, sociais e políticas, verificou que os países industrializados eram desenvolvidos, sua população vivia melhor, enquanto os outros países enfrentam muitos problemas de ordem econômica, sua população vivia em condição não muito satisfatória.

Além de receber essas denominações o mundo foi regionalizado e/ou classificado em países ricos e pobres ou centrais e periféricos; os ricos (centrais) são países que estão no centro das decisões mundiais, são desenvolvidos, industrializados, avançados tecnologicamente, com economia estável, os países pobres (periféricos) são países subdesenvolvidos, pouco industrializados, com produção primária, dependente economicamente e de economia instável com grande incidência de crises.


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Compreender as transformações dos espaços geográfico como resultado das relações socioeconômicas de poder na regionalização do mundo atual. Quando comparamos a regionalização do mundo em Norte e Sul, podemos concluir que:

A) Nessa regionalização o que se observa é o nível de desenvolvimento político dos países, pois nos permite identificar as diversas características  sócio-políticas de cada país.

B) Essa regionalização do mundo tem como critério a posição geográfica desses países, onde os desenvolvidos ficam mais ao norte e os subdesenvolvidos mais ao sul do globo terrestre.

C) Esse critério de regionalização apesar de ser bastante utilizada, não nos permite entender a regionalização mundial atual.

D) O fato de ser desenvolvido ou subdesenvolvido, ocorre quando se faz um cálculo d renda per capita dos países envolvidos.


2. O IDH é um índice muito usado atualmente para definir o nível de desenvolvimento dos países. Sobre o IDH, assinale a alternativa correta:

A) Trata-se de um índice que mostra as diferenças entre as pessoas já que é um resultado obtido através de médias.

B) Trata-se de um índice que oculta a qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos independentes.

C) É um índice que mostra as políticas públicas realizadas pelos países pra atingir desenvolvimento.

D) É um índice que mostra as desigualdades sociais em diferentes escalas, já que combina indicadores de desenvolvimento social.


3. Após ter estudado a classificação dos países quanto ao nível de desenvolvimento, considere a alternativa correta:

A) A divisão do mundo em três partes é hoje bastante questionada porque os países do Terceiro Mundo se subdividem em dois grupos.

B) Atualmente essa classificação está sendo amplamente utilizada pois é um excelente critério de regionalização.

C) A divisão dos países em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo é bastante questionada atualmente, pois, com a crise do bloco socialista surge uma nova forma de regionalização.

D) A divisão em três mundos se torna eficiente pois demonstra como os países subdesenvolvidos atualmente estão se destacando no cenário geopolítico mundial.


4. A América pode ser dividida em duas partes: Anglo-Saxônica e Latina. Essa divisão é baseada em:

A) Critérios linguísticos onde se percebe a influência dos elementos físicos determinando cada parte.

B) Critérios linguísticos onde é perceptível a influência do colonizador em cada parte.
C) Critérios linguísticos através do qual se percebe uma unidade linguística em toda a América.

D) Critérios linguísticos que mostram as diferenças entre duas Américas: a anglo-saxônica, subdesenvolvida e a latina, em processo de desenvolvimento.



História_________________________

Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. 
- É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: Revoltas na Primeira República
DESTA VEZ VOCÊS NÃO PRECISAM COPIAR, APENAS LEIAM E TIREM AS INFORMAÇÕES PARA RESPONDER AS QUESTÕES NO CADERNO.
ESSE TEXTO COMPLEMENTA O ASSUNTO TRATADO NA SEMANA ANTERIOR:

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Revoltas na Primeira República
FONTE: OS DESAFIOS DA SALA DE AULA
Canudos:
Como você já estudou, os coronéis eram os grandes fazendeiros que mantinham sob seu domínio os trabalhadores do campo. A grande miséria vivida pelos trabalhadores do campo aliada ao sentimento religioso católico da grande maioria da população, deu origem a movimentos que ficaram conhecidos como MESSIÂNICOS.

ATENÇÃO: MESSIANISMO é o conjunto de crenças religiosas de um grupo que deposita suas esperanças num herói, e salvador, o Messias. O grupo acredita que o Messias lhe abrirá as portas para uma vida livre de misérias e injustiça.
No final do século XIX, surgiu no interior da Bahia, o movimento de Canudos, fruto da miséria absoluta na qual vivia a população.

Canudos era o nome do povoado, fundado em 1893 pelo beato Antonio Conselheiro (espécie de guru religioso), ele propagava a salvação eterna e uma vida igualitária.

O Arraial de Canudos crescia, a ponto de incomodar o Governo Federal. O sistema de produção era comunitário, a sociedade era igualitária. Não havia grandes riquezas, mas ninguém passava fome. Canudos foi uma revolta social contra as explorações e injustiças da estrutura agrária nordestina, principalmente o latifúndio.

No arraial de Canudos, a prostituição foi abolida, bebidas alcoólicas foram proibidas. A comunidade atraía pessoas de toda a região nordeste. Os fazendeiros descontentes com a falta de trabalhadores que partiam para o arraial, pressionaram o governo federal, que enviou expedições militares que acabaram por destruir completamente Canudos.

Canudos é apenas um exemplo de movimento de luta e resistência dos camponeses.


A Revolta da Chibata
Ser marinheiro, viver no mar, conhecer o mundo. Muitos jovens em diferentes épocas acalentaram sonhos românticos como esses. Mas é dura a vida no mar. Pior ainda se for um simples marujo. Ainda mais terrível se tiver sido marujo brasileiro até por volta da década de 1910.
Você faz ideia de como eram tratados os marinheiros até essa época?
Para começar, o trabalho era extenuante e sem hora para começar ou terminar. Além disso, o soldo (salário) era irrisório e a alimentação, insuficiente. Para finalizar, o pior de tudo: os atos de indisciplina eram punidos com extrema violência, com castigos corporais nos quais predominavam os açoites.
Todos os marinheiros, na sua esmagadora maioria negros, continuavam a ser açoitados às vistas dos companheiros, por determinação da oficialidade branca. Vivia-se uma situação absurda: no mesmo país onde a escravidão havia sido abolida anos antes praticava-se um outro tipo de escravidão. A diferença era de local: em vez das lavouras, o interior dos navios da Marinha.
Com isso criaram-se condições de revolta entre os marujos. Chefiados por Francisco Dias, João Cândido e outros tripulantes do navio Minas Gerais, organizaram-se contra a situação humilhante de que eram vítimas. Em 22 de novembro de 1910, num golpe rápido, apoderaram-se dos principais navios da Marinha de Guerra brasileira e se aproximaram do Rio de janeiro. Em seguida mandaram mensagem ao presidente da república e ao Ministro da marinha exigindo a extinção do uso da chibata.
O governo ficou estarrecido. Depois de muitas reuniões políticas foi aprovado um projeto de anistia (perdão) para os amotinados.
A revolta havia durado 5 dias e terminava vitoriosa. Desaparecia, assim, o uso da chibata como norma de punição disciplinar na Marinha do Brasil.
As forças militares, não conformadas com a solução encontrada para a crise, apertaram o cerco contra os marinheiros. A anistia fora uma farsa para desarmá-los. João Cândido e seus companheiros de revolta são presos incomunicáveis, e o governo e a Marinha resolvem exterminar fisicamente os marinheiros.
Esses marinheiros foram sendo assassinados aos poucos: fuzilados sumariamente e jogados ao mar.

João Cândido enlouqueceu. Tuberculoso e na miséria, consegue, contudo, restabelecer-se física e psicologicamente. Perseguido constantemente, morre como vendedor no Entreposto de Peixes da cidade do Rio de Janeiro, sem patente, sem aposentadoria e até sem nome, este herói que um dia foi chamado, com mérito, de Almirante Negro.
(Extraído de “Cidadania em preto e branco”- Maria Ap. Silva Bento- Ed Ática - 2001)
Continuando...

Atualmente vivemos no Brasil, um período de liberdade política, no qual os variados grupos sociais podem se manifestar através de greves, passeatas, protestos e pelos meios de comunicação; as escolas tornaram-se mais acessíveis à uma parcela maior de pessoas, graças às pressões da própria população que vê essa escola como meio de ascensão social.

Mesmo com essa liberdade e a existência de um número cada vez maior de escolas, vemos um quadro de alto índice de analfabetismo, baixo nível de ensino, pobreza, miséria e muitas promessas de políticos.

Após um século de proclamação da República, o poder ainda se mantém nas mãos das elites que dominam, das mais diversas formas, as áreas econômicas, social, política e cultural do país.

COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA EM SEU CADERNO:

1. Explique o que é messianismo?
_____________________________

2. Quem foi Antônio Conselheiro?
_____________________________

3. Como era a vida das pessoas que viviam no Arraial de Belo Monte (Canudos)?
_____________________________

4. Explique os motivos que desencadearam a Revolta da Chibata.
_____________________________

5. Qual foi o desfecho da Revolta da Chibata?
_____________________________

6. Você sente que vive em um país com justiça social?
_____________________________



Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:

TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS   QUE   PUDEREM   SE   EXERCITAR.

TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento sentado. Vamos fazer exercícios e alongamento para o corpo que podem ser realizados em casa.

Aprecie os vídeos de apoio:

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=xcM3aaBl-8U



ATIVIDADE  TURMA  2: HANDEBOL

Mas o que é Handebol? O handebol (ou handebol) é um esporte coletivo que envolve passes de bola com as mãos.

Praticado entre duas equipes, o nome dessa modalidade esportiva é proveniente da língua inglesa, visto que hand significa “mão”.

Sugestão de jogos que podem desenvolver as habilidades para o Handebol.
Queimada
Ameba
Passa 10
Bola no cone
Bobinho

Regras básicas do jogo Handebol
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=GR6elWQ6qV8


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Marque (F) para falso e (V) para verdadeiro:
( ) O jogador pode dar até quatro passos com a bola na mão.
( ) Pode arrancar a bola do adversário.
( ) No handebol os atacantes podem chutar a bola no gol.
( ) O jogador pode correr batendo a bola no chão esse fundamento se chama drible.
( ) O atleta ao cobrar o tiro lateral não deve pisar na linha ao lançar a bola.
( ) Arremesso em suspensão é fundamento de ataque no handebol.
( ) O time marca ponto quando a bola passar totalmente a linha de gol.
( ) O jogador pode segurar a bola por mais de três segundos se estiver correndo.
( ) As faltas podem ser cobradas sem o apito do árbitro.

ATIVIDADE: SESSÃO PIPOCA!!
Vamos assistir o filme Meninas de ouro
Está disponível gratuitamente no youtube!

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=evprnz5RuDw

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SINOPSE E DETALHES
O documentário exibe a trajetória épica da Seleção Brasileira feminina de handebol que culminou na conquista do Campeonato Mundial de 2013. Por meio dos depoimentos das atletas, técnico e membros da comissão técnica que participaram dessa história de superação, são apresentadas as dificuldades do selecionado nas últimas duas décadas até o alcance do ouro.


Quarta-feira, dia 20_____

Língua Portuguesa__________________

Atividade: reconhecer relações lógico discursivas presentes no texto marcadas por conjuntos, advérbios, etc.; estabelecer as relações entre as partes de um texto a partir de mecanismos de concordância verbal e nominal.

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Antes do dia partir
Paulo Mendes Campos, em uma de suas crônicas reunidas no livro “O Amor Acaba”, diz que devemos nos empenhar em não deixar o dia partir inutilmente. Eu tenho, há anos, isso como lema.

É pieguice, mas antes de dormir, quando o dia que passou está dando o prefixo e saindo do ar, eu penso: o que valeu a pena hoje? Sempre tem alguma coisa. Uma proposta de trabalho. Um telefonema. Um filme. Um corte de cabelo que deu certo. Até uma briga pode ter sido útil, caso tenha iluminado o que andava ermo dentro da gente.

Já para algumas pessoas, ganhar o dia é ganhar mesmo: ganhar um aumento, ganhar na loteria, ganhar um pedido de casamento, ganhar uma licitação, ganhar uma partida.

Mas para quem valoriza apenas as megavitórias, sobram centenas de outros dias em que, aparentemente, nada acontece, e geralmente são essas pessoas que vivem dizendo que a vida não é boa, e seguem cultivando sua angústia existencial com carinho [...], mesmo já tendo seu superapartamento, sua bela esposa, seu carro do ano e um salário aditivado.

Nas últimas semanas, meus dias foram salvos por detalhes. Uma segunda-feira valeu por um programa de rádio que fez um tributo aos Beatles e que me arrepiou, me transportou para uma época legal da vida, me fez querer dividir aquele momento com pessoas que são importantes pra mim. Na terça, meu dia não foi em vão porque uma pessoa que amo muito recebeu um diagnóstico positivo de uma doença que poderia ser mais séria. Na quarta, o dia foi ganho porque o aluno de uma escola me pediu para tirar uma foto com ele. Na quinta, uma amiga que eu não via há meses ligou me convidando para almoçar. Na sexta, o dia não partiu inutilmente, só por causa de um cachorro-quente.

E assim correm os dias, presenteando a gente com uma música, um crepúsculo, um instante especial que acaba compensando 24 horas banais.
Claro que têm dias que não servem pra nada, dias em que ninguém nos surpreende, o trabalho não rende e as horas arrastam-se melancólicas, sem falar naqueles dias em que tudo dá errado: batemos o carro, perdemos um cliente e o encontro da noite é desmarcado.

Pois estou pra dizer que até a tristeza pode tornar um dia especial, só que não ficaremos sabendo disso na hora, e sim lá adiante, naquele lugar chamado futuro, onde tudo se justifica. É muita condescendência com o cotidiano, eu sei, mas não deixar o dia de hoje partir inutilmente é o único meio de a gente aguardar com entusiasmo o dia de amanhã...
MEDEIROS, Martha. Non-stop. Porto Alegre: L&PM, 2008. p. 70-71. Fragmento.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. No texto Antes do dia partir, o trecho “Nas últimas semanas, meus dias foram salvos por detalhes.” (ℓ. 14), a forma verbal destacada estabelece relação de concordância com a palavra:
A) últimas.
B) semanas.
C) dias.
D) detalhes.


Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Menino brinca de boneca?
Desde cedo, as meninas vão aprendendo que têm que ser quietinhas e boazinhas. A se comportar como mocinhas.
“Ah! Não fica bem menina ficar correndo e pulando. Isso é coisa de menino.” Ou então, qualquer coisa, chame o seu irmão!”
– Por que tem sempre que chamar o seu irmão, um menino, para tomar conta das meninas? [...]
Muita gente fica falando: ”menino não brinca de boneca!”
Mas de boneco tipo He-man, Rambo, Thundercats, pode. Já notaram?
RIBEIRO, Marcos. Menino brinca de boneca? Rio de Janeiro: Salamandra, 1990.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

2. No trecho do texto Menino brinca de boneca?, “A se comportar como mocinhas.” a palavra destacada exprime a ideia de
A) adição.
B) comparação.
C) conclusão.
D) tempo.


Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

A verdade do 1o de abril
Todos os anos, meu pai arranja um jeito de “pegar” minha mãe na “mentirinha” de 1o de abril. Porém, no ano passado, o que era mentira virou verdade. Logo cedo, ao voltar do curral, ele disse:
“Uma vaca pariu gêmeos!” “Ótimo, logo, logo, tirarei uma foto!”, respondeu ela. “Não precisa, pois hoje é 1o de abril”, ele completou. Só que cinco dias depois, nasceu na Fazenda Santo Antônio, em Ilhéus, BA, um belo casal que recebeu os nomes de Mineiro e Mineirinha, já que a mãe é apelidada de Mineira.
Franciane e Raphael Madureira
Itabuna, BA Globo Rural, julho 2000

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

3. Sobre o texto A verdade do 1o de abril, leia novamente a frase abaixo. “Só que cinco dias depois, nasceu na Fazenda Santo Antônio, em Ilhéus, BA, um belo casal...” A expressão sublinhada pode ser substituída por:
A) porque.
B) por isso.
C) mas.
D) quando.


Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

O LEÃO, O URSO E A RAPOSA
Um Leão e um Urso capturam um cervo, e em feroz luta, disputavam pelo direito de posse da presa. Após terem lutado bastante, cansados e feridos eles caíram no chão completamente exaustos. Uma raposa, que estava nas redondezas, a uma distância segura e quieta observando a tudo, vendo ambos caídos no chão e o cervo abandonado ali perto, passou correndo entre os dois, e de um bote agarrou-o com a boca e desapareceu no meio do mato.
O Leão e o Urso vendo aquilo, mas incapazes de impedir, disseram:
Ai de nós, que nos ferimos um ao outro apenas para garantir o jantar da Raposa!
ESOPO. Fábulas Ilustradas: o Leão, o Urso e a Raposa - © Copyright 2000-2009.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

4. Nesse texto, O LEÃO, O URSO E A RAPOSA, qual é o trecho que apresenta uma ideia de lugar?
A) “Após terem lutado bastante, cansados...”.
B) “... e o cervo abandonado ali perto,...”.
C) “... incapazes de impedir, disseram:...”.
D) “Ai de nós, que nos ferimos...”.


Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Mito setentão
Batman chega este mês aos 70 anos com fatos e números dignos de respeito e estudo. O famoso personagem das histórias em quadrinhos, propriedade do grupo norte-americano Warner, se consolidou como a mais bem sucedida e duradoura obra coletiva da indústria cultural, marcada por dezena de colaboradores e por coleção de sucesso em todas as mídias, particularmente na televisão e no cinema. Se depender dos produtores do homem-morcego e dos aficcionados do personagem espalhados pelo mundo, essa trajetória ainda vai longe. “Este é o ano do morcego! Celebrar sete décadas não é pra qualquer um. Temos boas surpresas reservadas para os fãs do herói”, promete Levi Trindade, editor da revista de Batman no Brasil (publicada pela Panini) em recente comunicado.[...]
Sílvio Ribas. Correio Braziliense. Brasília, Caderno C, domingo 10 de maio de 2009.p. 3.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

5. No texto Mito setentão, o trecho “Se depender dos produtores do homem-morcego e dos aficcionados do personagem,...” a conjunção destacada exprime ideia de
A) comparação.
B) conclusão.
C) condição.
D) consequência.


Matemática________________________

ATIVIDADE: Revisão de operações; adição e  subtração de números decimais.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Todos os meses, ao receber seu salário, Daniel divide igualmente 1/20 desse salário entre seus três filhos.

a) Que fração do salário de Daniel cada filho recebe mensalmente?

b) Sabendo que o salário de Daniel é R$ 2400,00, quantos reais recebe mensalmente cada filho?

c) Do restante do salário de Daniel, 1/4  é gasto com o aluguel. Quantos reais Daniel gasta com o aluguel?

2. Qual o sinal que Clotilde deve colocar no lugar de ? para que a igualdade fique correta?      3/7    ?     6/5
a) :       
b) x       
c) +   
d)  =   
e) –


3. Na fita representada abaixo foram feitas 8 marcações, dividindo-a em 9 partes iguais.











2. Qual fração da fita que corresponde á parte indicada é:
a) 5/8       
b) 5/9     
c) 4/10 
d) 7/9


Adição e  subtração de números decimais

4. Adição e  subtração de números decimais. Efetue os cálculos .

a) 82,3 + 56,6 =

b) 86,32 + 23,68 =

c) 9,83 – 2,11 =

d) 2,252 – 1,667 =

e) 986,632 + 342,235 =

f) 9,004 – 5,903 =


Quinta-feira, dia 21_____

Ciências__________________________

IMPORTANTE: não copie os textos ou figuras! Copie apenas as perguntas e responda-as no caderno. Isso deve ser feito mesmo que você tenha o material impresso.

ATIVIDADE 1: Vamos relembrar um pouco do que já vimos em sala de aula sobre Propriedades Gerais da matéria?
A proposta atual é a análise do texto abaixo sobre este tema.

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Propriedades Gerais da Matéria
Não são capazes de definir um material, mas sim um grupo deles. Quando digo, por exemplo, que se trata de materiais com dureza, apresentam brilho e conduzem eletricidade (condutibilidade elétrica), deveria vir à sua mente, um destes grupos: os metais.
Cor, grau de maleabilidade, brilho e condutibilidade são algumas das principais propriedades gerais.


ATIVIDADE 2: Após a leitura, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.

Observe os objetos abaixo:
Martelo – leite – lousa - prego – blusa - parafuso – calça – suco – arroz – saia – giz – caderno – caneta – macarrão – regata – alicate
Agora, crie grupos de acordo com critérios claros de classificação criados por você. Faça isso completando a tabela abaixo como sugere o exemplo:
Orientação importante: faça essa tabela completando-a em seu caderno.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Crie grupos de acordo com critérios claros de classificação

GRUPO 1
GRUPO 2
GRUPO 3
GRUPO 4
CRITÉRIO:
Exemplo: alimentos
CRITÉRIO:
_____________
CRITÉRIO:
_____________
CRITÉRIO:
_____________
Exemplo: suco
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

2. Organize estes materiais em dois grupos: grafite – ouro – lápis – cobre. Em seguida responda as informações que constam na tabela (linhas 3, 4, 5 e 6)

GRUPO 1 - MATERIAIS:
________________________
________________________
Maleabilidade: pouca (   )  muita (   )
Cor:
Brilho: (   ) sim (   ) não
Condutibilidade: (   ) sim (   ) não

GRUPO 2 - MATERIAIS:
________________________
________________________
Maleabilidade: pouca (   )  muita (   )
Cor:
Brilho: (   ) sim (   ) não
Condutibilidade: (   ) sim (   ) não



Inglês_____________________________

ATIVIDADE: leitura e interpretação de texto; questões de múltipla escolha; substantivos. Bons estudos!

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

A mother in doubt
Dear Mr. Clover, my daughter Laura tries to study English every day. But she never learns it well. Do you think that she has a bad memory for languages?  Areta Thompson.
Dear Mrs. Thompson, I don’t think Laura has a bad memory for languages. She is a bright student. Maybe your daughter lacks interest or she doesn’t like the subject for one reason or another. Perhaps she is studying at a wrong time of the day. You say that she “tries to study”. Why doesn’t she really study?  I mean, study and not try to. Sometimes people pretend to study, but unconsciously they don’t pay attention to what they are doing. Ask Laura to talk to her teacher before it is late. Ken Clover (coordinator).


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Faça a tradução do texto. Pode usar dicionário ou tradutor do celular.

Marque a alternativa correta.

1. Mrs. Thompson writes to Mr. Clover in the condition of:
A) Student   
B) mother   
C) teacher 
D) daughter

2. Laura:
A) Doesn’t learn english well (não aprende inglês bem)
B) Doesn’t pay attention in school (não presta atenção na escolar)
C) Don’t have a good memory (não tem uma boa memória)
D) Doesn’t like languages (não gosta de aprender línguas)

3. Mr. Ken Clover pensa que Laura é uma:
A) Good student (boa estudante) 
B) Good daughter (boa filha)
C) Bad daughter (má filha)
D) Bad student (má estudante)

4. O texto é sobre:
A) School problems. (problemas escolares)
B) Discipline (disciplina)
C) Adolescence conflicts (conflitos adolescentes)
D) Learning difficulties (dificuldades de aprendizagem)

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Substantivos estão nomeando palavras. Substantivos são nomes de pessoas, lugares, animais e coisas.

Example:
Persons/pessoas : Sara, Ali, Tina, Alia.
Places/lugares : India, school, garden, park.
Animals/animais : lion, fox, cat, monkey.
Things/coisas - objetos: tables, books, fan, car.

Para saber mais: https://www.todamateria.com.br/substantivos-nouns-em-ingles/

Vídeo de apoio:

Se estiver usando o PDF, acesse o link por aqui: https://youtu.be/BxB6gAMtqws

I. Traduza as frases e circule os substantivos:
1. Seema and Rana are dancing.
____________________

2. The monkey is on the tree.
____________________

3. Raj is in Kerala.
____________________

4. The car is red.
____________________

5. The book is on the table.
____________________


II. Escolha os substantivos destacados e escreva-os na categoria correta:

PEN - SCHOOL - BROTHER - LION - PARK - CAT - BOOK - ANNY

Persons:

Animals:

Places:

Things:




Arte_____________________________

ATIVIDADE: Ilustrações. Leia o texto para realizar a atividade.

Ilustrações
Ilustração é uma imagem utilizada para acompanhar, explicar, interpretar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um texto. Embora o termo seja usado frequentemente para se referir a desenhos, pinturas ou colagens, uma fotografia também é uma ilustração.
Existem também ilustrações independentes de texto, onde a própria ilustração é a informação principal. Um exemplo seria um livro sem texto, não incomum em quadrinhos ou livros infantis.

Veja os exemplos:



Aprecie os vídeos de apoio:

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=HKwLGtdq-7w

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=91oA0MerjoU


Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.domestika.org/pt/courses/381-tecnicas-de-ilustracao-para-desbloquear-sua-criatividade

Sabendo que a ilustração descreve uma cena, ilustre, em seu caderno ou em uma folha de sulfite, (em forma de desenho), um acontecimento atual no país ou no mundo.

Obs. Atente- se aos jornais e outros meios de comunicação para fazer a atividade da semana.


Sexta-feira, dia 22_____

Língua Portuguesa________________

Atividade: estabelecer a relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. (Causa: motivo / consequência: resultado)

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

A função da arte
Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul.
Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.
Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.
E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
– Me ajuda a olhar!
GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Trad. Eric Nepomuceno 5ª ed. Porto Alegre: Editora L & PM, 1997.


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. No texto A função da arte, o menino ficou tremendo, gaguejando porque:
A) a viagem foi longa.
B) as dunas eram muito altas.
C) o mar era imenso e belo.
D) o pai não o ajudou a ver o mar.


Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Essas meninas
As alegres meninas que passam na rua, com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. As alegres meninas que estão sempre rindo, comentando o besouro que entrou na classe e pousou no vestido da professora; essas meninas; essas coisas sem importância.
O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia. Riem alto, riem musical, riem desafinado, riem sem motivo; riem.
Hoje de manhã estavam sérias, era como se nunca mais voltassem a rir e falar coisas sem importância. Faltava uma delas. O jornal dera notícia do crime. O corpo da menina encontrado naquelas condições, em lugar ermo. A selvageria de um tempo que não deixa mais rir.
As alegres meninas, agora sérias, tornaram-se adultas de uma hora para outra; essas mulheres.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos plausíveis. Rio de Janeiro: Record, 1998, p. 72.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

2. No texto Essas meninas, qual é a relação de causa e consequência destacada nesse conto?
A) O tempo gera o envelhecimento das meninas.
B) O uniforme gera a despersonalização das meninas.
C) O riso provoca a diferenciação das meninas.
D) O crime provoca o amadurecimento das meninas.


Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

A vida pelo telefone
Durante meses, eu e meu amigo nos falamos por telefone. Sempre reclamávamos da escassez de encontros pessoais.
– Precisamos nos ver! – ele dizia.
– Vou arrumar um tempinho, eu prometia.

Posso ser antiquado, mas acredito que nada substitui o olho no olho. A expressão, o jeito de falar, a gargalhada espontânea, tudo isso dá nova dimensão ao relacionamento. Cumpri minha promessa e fui a seu apartamento. Nos primeiros dez minutos, falamos da vida como não fazíamos havia bastante tempo. Em seguida, tocou o telefone.
– Um momento.

Iniciou-se uma longa discussão sobre quem compraria ingressos para um espetáculo. Já estava desligando, quando se ouviu o celular. [...] Falou rapidamente com a primeira pessoa, desligou e voltou ao celular. Foi a vez do bip, que tocou insistentemente. Pediu desculpas, foi ver a mensagem. Recado urgente para chamar determinada pessoa. Novamente, trocou mais algumas frases ao celular. Desligou. Pediu-me novas desculpas. Ligou para quem o havia bipado. Mais questões de trabalho. Quando anotava alguns detalhes, a linha, digital, anunciou que mais alguém queria falar. Pediu licença e atendeu a outra linha. Olhou para mim e pediu desculpas. [...] Entrou um fax.

Observei o relógio demoradamente. Aproveitei o intervalo entre o bip e um novo telefonema para dizer bem depressa:
Preciso ir. Depois eu ligo. Sorriu, satisfeito.
– Então me chame depois. Não esqueça, hein?
– Mando um e-mail e você me responde. Assim o papo fica melhor.

Gostou da ideia, sem perceber a ironia. Pediu mais um minutinho no telefone, dizendo que ia me levar até a porta e já voltava. Comentou, já tranquilo:
– Nossa, como a gente tem coisas pra falar. Você ficou mais de duas horas aqui e nem botamos tudo em dia.

Repuxei os lábios, educadamente. Certas pessoas estão grudadas aos telefones, celulares, bips e e-mails. Inventou-se de tudo para facilitar a comunicação. Às vezes acredito que, justamente por causa disso, ela anda se tornando cada vez mais difícil.
CARRASCO, Walcyr. A vida pelo telefone. In: Veja São Paulo, Abril, 19 abr. 2000. *Adaptado: Reforma Ortográfica.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

3. De acordo com esse texto, A vida pelo telefone, a visita resolveu ir embora, porque:
A) era uma pessoa muito educada.
B) estava difícil falar com o amigo.
C) passava muito da hora de ir.
D) preferia conversar por e-mail.


Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Os dinossauros
Os dinossauros habitaram a Terra entre 230 e 65 milhões de anos atrás. Portanto, eles existiram durante 165 milhões de anos. Nenhum ser humano conviveu com esses répteis, pois o homem, como nós o conhecemos hoje, apareceu somente há 150 mil anos. Mas ficaram ossos e muitas pistas dos dinos, e assim podemos entender como essas criaturas viveram e imaginar como eram.
http://recreionline.abril.com.br/fi que–dentro/ciencia/bichos/conteudo–218149.shtml.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

4. Esse texto, Os dinossauros, afirma que nenhum homem conviveu com os dinossauros porque:
A) os dinos deixaram os ossos e muitas pistas para entendermos como viviam.
B) os dinos eram animais ferozes e viviam longe das cidades e seres humanos.
C) os dinossauros eram répteis diferentes e maiores dos que conhecemos hoje.
D) os primeiros homens apareceram na Terra após a extinção dos dinossauros.


Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Hein?... Hã?... Como?...
... Apareceu uma velhinha, bem velhinha, toda enrugada, vestida de preto, com uma vela na mão. O autor se apresentou:

– Boa noite, minha senhora. Desculpe invadir sua casa. É que eu bati na porta e ninguém atendeu. Como ela estava aberta ...

– Como? – disse a velha com a mão no ouvido.
– Desculpe entrar assim sem pedir licença...
– Doença?
– Não, não licença?

– Mas... quem está doente?
– Não – sorriu o homem –, a senhora entendeu errado...
– Resfriado???

– Ora... quer dizer... bem, eu estava lá fora e...
– Chi! Catapora?
– Senhora, por favor, não confunda...

– Caxumba!!! Cuidado, menino, isso é perigoso... Sabe, eu sei fazer um chazinho muito bom pra caxumba...
– Minha senhora..
– Se demora? Nada. Faço num minutinho.

– Puxa! Eu só queria falar com a moça que entrou aqui, ora essa...
– Quê? Está com pressa? É pena. Não faz mal. Olhe: vá para a casa, vitamina C e cama.

– Mas não é isso! A senhora está ouvindo mal!
– Hã? ... Ah! Tchau, tchau – disse a velhinha, sorrindo com um lencinho branco na mão.
O escritor foi embora chateado.
AZEVEDO, Ricardo. Um Homem no sótão. Fragmento.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

5. No texto Hein?... Hã?... Como?..., o diálogo entre a velhinha e o homem foi difícil porque:
A) a velhinha era míope.
B) o homem perguntava demais.
C) o homem falava baixo.
D) a velhinha era surda.
fonte: sóescola.com


Matemática______________________

ATIVIDADE: Revisão de operações matemáticas

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Quanto é 99 + 999 + 9999 =
A) 9997 
B) b)10997
C) 11007 
D) 11097


2. A diferença entre o número cento e vinte mil e o número trinta mil e dois é:
A) 89998
B) 80098 
C) 90098
D) 90002


3. Dom Pedro II, imperador do Brasil, que morreu em 1891, com 66 anos de idade, começou a reinar quando fez 15 anos. Em que ano ele começou a reinar?
A) 1810
B) 1840
C) 1825
D) 1876


4. Uma pesquisa realizada com 500 empresas mostrou que somente 120 utilizam papel reciclado. A diferença entre o número de empresas pesquisadas que não usam e que usam papel reciclado é:
A) 260
B) 300
C) 340
D) 380


Desafio

a. Fabiana  tem 37 CDs. Sua amiga Flávia disse-lhe: “Se você me desse 10 dos seus CDs, ficaríamos as duas com o mesmo número  de CDs”. Quantos CDs tem Flávia?

b. Mariana , ao comprar uma blusa  de R$17,00 enganou-se e deu ao vendedor uma nota de R$ 10,00 e outra de R$ 50,00. O vendedor, distraído, deu o troco como se Mariana lhe tivesse dado duas  notas de R$ 10,00. Qual  foi o prejuízo de Mariana?

c. O aniversário  de Carlinhos é no dia 20 de julho. Em agosto  de 2005, ao preencher uma ficha em sua escola , Carlinhos  inverteu a posição dos dois últimos algarismos do ano em que nasceu. A professora que recebeu a ficha disse: Carlinhos, por favor, corrija o ano de seu nascimento, senão as pessoas vão achar que você tem 56 anos. Qual a idade de Carlinhos?

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9o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a chamada dessas aulas
https://forms.gle/VgCnBR6u6bDmEAdaA


Fique bem, fique em casa!