domingo, 17 de maio de 2020

Semana de 18 a 22/5 - EJA Alfabetização

ATENÇÃO  AOS  COMANDOS

LEIA  O  TEXTO  -  ATIVIDADE  DE  LEITURA,  NÃO  PRECISA  COPIAR.

COPIE  NO  CADERNO  -  ATIVIDADE  DE  ESCRITA  E  RESOLUÇÃO  QUE  SERÁ  CORRIGIDA/REVISADA.


Segunda-feira, dia 18_____

Língua Portuguesa____________________

1. JUNTE AS SÍLABAS E FORME PALAVRAS:
CA + CO =  ________
CA + BO =  ________
CA + DA =  ________
CO + CA =  ________
CO + LA =  ________
CO + CO = ________
CU + CA = ________
CU + BO = ________
CU + BA = ________



2. LEIA AS PALAVRAS E ESCREVA-AS NO LUGAR INDICADO.

    CABO  -  CUCO  -  CUIA

    CUBO  -  CACÁ  -  CAIO

    CÃO  -  CUTIA  -  BIA

ANIMAIS:
PESSOAS:
OBJETOS:



3. COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS:

    CÃO  -  COCA

    COCO   -  COCADA

CACÁ COMEU A _______________.
MAMÃE FEZ BOLO DE _______________.
CAIO BEBEU A _______________.
O _______________ LATE MUITO.



4. ESCREVA PALAVRAS COMEÇADAS PELA LETRA C:
FRUTA =
ALIMENTO =
FLOR =
CIDADE =



5. COMPLETE COM AS SÍLABAS CA, CO, CU, FORMANDO PALAVRAS.

CUE_____
____CADA
BI ____DO
____ BIDE
BO _____
_____ ÍCA



Matemática_________________________


1. COMPLETE USANDO O NOME DOS DIAS DA SEMANA.

HOJE É __________________________________
ONTEM FOI ______________________________
AMANHÃ SERÁ ___________________________



2. COLOQUE OS DIAS DA SEMANA OBEDECENDO A ORDEM.

SÁBADO  -  SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA  -  SEXTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA  -  QUARTA-FEIRA

DOMINGO

1º DIA = _____________________________
2º DIA = _____________________________
3º DIA = _____________________________
4º DIA=  _____________________________
5º DIA = _____________________________
6º DIA = _____________________________
7º DIA = _____________________________



3. ESCREVA O NÚMERO DE DIAS:
a. 1 SEMANA TEM ______ DIAS.
b. 2 SEMANAS TEM ______DIAS.
c. 3 SEMANAS TEM ______DIAS.



4. QUAL O DIA DA SEMANA QUE VOCÊ MAIS GOSTA? POR QUÊ?
_____________________________


Terça-feira, dia 19_____

Geografia_______________________


COPIE  E  LEIA  O  TEXTO:


ESPAÇO  URBANO  E  ESPAÇO  RURAL

AO  OBSERVARMOS  A  PAISAGEM,  O  RITMO  DE  VIDA  E  AS  MANIFESTAÇÕES  CULTURAIS  DO  ESPAÇO  URBANO  E  DO  ESPAÇO  RURAL,  ENCONTRAMOS  MUITAS  DIFERENÇAS  ENTRE  ELES.

NA  PAISAGEM  URBANA,  QUASE  TUDO  É  CONSTRUÍDO  PELO  SER  HUMANO.  SÃO  CASAS,  PRÉDIOS,  RUAS,  AVENIDAS,  JARDINS,  PONTOS  DE  ÔNIBUS  E  AUTOMÓVEIS.  HÁ  UMA  GRANDE  QUANTIDADE  DE  PESSOAS.

JÁ  NA  PAISAGEM  RURAL,  CHAMA  ATENÇÃO  PELA  GRANDE  QUANTIDADE  DE  VEGETAÇÃO  NATURAL  OU  CULTIVADA,  E  PELA  MAIOR  DISTÂNCIA  EXISTENTE  ENTRE  AS  CONSTRUÇÕES.



COPIE  NO  CADERNO  -  ATIVIDADE  DE  ESCRITA  E  RESOLUÇÃO  QUE  SERÁ  CORRIGIDA/REVISADA.


1.  VOCÊ  VIVE  NO  ESPAÇO  URBANO  OU  RURAL?
_____________________________
_____________________________


2.  ESCREVA  DOIS  PONTOS  POSITIVOS  E  DOIS  NEGATIVOS  DO  LUGAR  ONDE  VOCÊ  VIVE.
_____________________________
_____________________________




História_________________________

LEIA  NOVAMENTE  O  TEXTO  DA  AULA  PASSADA  -  ATIVIDADE  DE  LEITURA,  NÃO  PRECISA  COPIAR


LIBERTAÇÃO   DOS   ESCRAVOS

 OS   NEGROS   FORAM   TRAZIDOS   DA   ÁFRICA   PARA   O   BRASIL   PARA   TRABALHAR   COMO   ESCRAVOS.

 TRABALHAVAM   MUITO.   ERAM   CASTIGADOS   QUANDO   NÃO   OBEDECIAM   A   SEUS   DONOS.

 ZUMBI   FOI   UM   NEGRO   QUE   LUTOU   PELO   SEU   POVO.   CRIOU   O   QUILOMBO   DOS   PALMARES,   ONDE   ERA   O   LÍDER.   PARA   LÁ   IAM   OS   ESCRAVOS   QUE   FUGIAM   DE   SEUS   DONOS.

 A   LEI   ÁUREA,   FOI   ASSINADA   PELA   PRINCESA   ISABEL,   NO   DIA   13   DE   MAIO   DE   1888,   ENCERROU   A   ESCRAVIDÃO   NO   BRASIL.   MAS   NÃO   GARANTIU   UMA   BOA   QUALIDADE   DE   VIDA   PARA   ELES.



COPIE  NO  CADERNO  -  ATIVIDADE  DE  ESCRITA  E  RESOLUÇÃO  QUE  SERÁ  CORRIGIDA/REVISADA.


MARQUE UM  X  NA ALTERNATIVA CORRETA.

1. A LEI QUE LIBERTOU OS ESCRAVOS FOI:
A) LEI AMARELA
B) LEI ÁUREA
C) LEI DO AMOR


2. QUEM ASSINOU A LEI ÁUREA FOI:
A) PRIMEIRA DAMA
B) PRINCESA LEOPOLDINA
C) PRINCESA ISABEL


3. O LÍDER DO QUILOMBO DOS PALMARES FOI:
 A) ZURETA
 B) ZUMBI
 C) ZECA


4. EM QUE DIA FOI ASSINADA A LEI ÁUREA QUE LIBERTOU OS ESCRAVOS NO BRASIL?
__________________________



Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:

TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS   QUE   PUDEREM   SE   EXERCITAR.

TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento sentado. Vamos fazer exercícios e alongamento para o corpo que podem ser realizados em casa.

Aprecie os vídeos de apoio:



Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=xcM3aaBl-8U



ATIVIDADE  TURMA  2: HANDEBOL

Mas o que é Handebol? O handebol (ou handebol) é um esporte coletivo que envolve passes de bola com as mãos.

Praticado entre duas equipes, o nome dessa modalidade esportiva é proveniente da língua inglesa, visto que hand significa “mão”.

Sugestão de jogos que podem desenvolver as habilidades para o Handebol.
Queimada
Ameba
Passa 10
Bola no cone
Bobinho

Regras básicas do jogo Handebol


Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=GR6elWQ6qV8


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Marque (F) para falso e (V) para verdadeiro:
( ) O jogador pode dar até quatro passos com a bola na mão.
( ) Pode arrancar a bola do adversário.
( ) No handebol os atacantes podem chutar a bola no gol.
( ) O jogador pode correr batendo a bola no chão esse fundamento se chama drible.
( ) O atleta ao cobrar o tiro lateral não deve pisar na linha ao lançar a bola.
( ) Arremesso em suspensão é fundamento de ataque no handebol.
( ) O time marca ponto quando a bola passar totalmente a linha de gol.
( ) O jogador pode segurar a bola por mais de três segundos se estiver correndo.
( ) As faltas podem ser cobradas sem o apito do árbitro.

ATIVIDADE: SESSÃO PIPOCA!!
Vamos assistir o filme Meninas de ouro
Está disponível gratuitamente no youtube!



Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=evprnz5RuDw

Registre cada momento desse programa em família!
E se puder compartilhe!

SINOPSE E DETALHES
O documentário exibe a trajetória épica da Seleção Brasileira feminina de handebol que culminou na conquista do Campeonato Mundial de 2013. Por meio dos depoimentos das atletas, técnico e membros da comissão técnica que participaram dessa história de superação, são apresentadas as dificuldades do selecionado nas últimas duas décadas até o alcance do ouro.


Quarta-feira, dia 20_____

Língua Portuguesa__________________

1. COPIE LEIA O TEXTO:
 

MAMÃE,
FUI JOGAR BOLA NO CAMPINHO DA ESCOLA.
      VOLTO LOGO.
                BEIJOS!
                       CAIO.



COPIE  NO  CADERNO  -  ATIVIDADE  DE  ESCRITA  E  RESOLUÇÃO  QUE  SERÁ  CORRIGIDA/REVISADA.


2. MARQUE UM  X  NA ALTERNATIVA CORRETA.
ESSE TEXTO SERVE PARA:
A) DAR UMA RECEITA
B) DAR UM RECADO
C) ENSINAR UM JOGO
D) FAZER UM CONVITE



3. DE ACORDO COM O TEXTO RESPONDA:

a. QUEM MANDOU O BILHETE?
________________________________________


b. QUEM RECEBEU O BILHETE?
________________________________________


c. O QUE CAIO FOI FAZER?
________________________________________


d. COMPLETE AS FRASES:
O GALO ______________
O CACHORRO ______________
A GATA ______________
O PEIXE ______________
A MENINA ______________



Matemática________________________

DE OLHO NA TABELA:

A COZINHEIRA FEZ UMA PESQUISA PARA SABER O ALIMENTO PREFERIDO PELOS ALUNOS.
OS VOTOS ESTÃO NA TABELA ABAIXO:

AGORA, COPIE E RESPONDA COM ATENÇÃO:

COPIE  NO  CADERNO  -  ATIVIDADE  DE  ESCRITA  E  RESOLUÇÃO  QUE  SERÁ  CORRIGIDA/REVISADA.


1. QUANTOS ALUNOS ESCOLHERAM ARROZ, FEIJÃO E BIFE?
__________________________


2. QUAL DOS ALIMENTOS TEVE 23 VOTOS?
__________________________


3. QUANTOS ALUNOS PREFEREM A MACARRONADA?
__________________________


4. QUAL ALIMENTO É O PREFERIDO?
__________________________


5. QUANTOS ALUNOS VOTARAM NO TOTAL?
__________________________



Quinta-feira, dia 21_____

Ciências__________________________

COPIE  E  LEIA  O  TEXTO:

ALIMENTAÇÃO
GERALMENTE  DURANTE  O  DIA  GASTAMOS  ENERGIA  PARA  PENSAR  E  REALIZAR  TODAS  AS  NOSSAS  ATIVIDADES.  A  ENERGIA  PERDIDA  É  NOVAMENTE  OBTIDA  POR  MEIO  DOS  ALIMENTOS.

POR  ISSO  DEVEMOS  TER  UMA  BOA  ALIMENTAÇÃO,  COM  PELO  MENOS  TRÊS  REFEIÇÕES  DIÁRIAS:  CAFÉ  DA  MANHÃ,  ALMOÇO  E  JANTAR.  DEVEMOS  INGERIR  ALIMENTOS  VARIADOS,  DE  DIFERENTES  ORIGENS.

OS  ALIMENTOS  PODEM  TER  TRÊS  ORIGENS:  ANIMAL,  VEGETAL  E  MINERAL.



COPIE  NO  CADERNO  -  ATIVIDADE  DE  ESCRITA  E  RESOLUÇÃO  QUE  SERÁ  CORRIGIDA/REVISADA.

DESENHE  E  ESCREVA  ALGUNS  ALIMENTOS  QUE  VOCÊ  COSTUMA  COMER  NO:

CAFÉ  DA  MANHÃ



ALMOÇO



JANTAR




Arte_____________________________

ATIVIDADE: formas figurativas e formas abstratas.

Leia o texto e assista ao vídeo com atenção.

As formas na arte
Formas figurativas: aquela que tenta representar figuras e/ou objetos, ou até mesmo lugares, da nossa realidade objetiva.


Formas abstratas: A arte abstrata não tem a intenção de representar figuras de objetos como realmente são. Ela não se preocupa em representar objetos, pois expressa-se por si mesma, ela é, em si, um objeto de algo e não a representação de algo, uma ilusão para o mundo, como a arte figurativa.
A arte abstrata utiliza-se somente das formas cores e texturas, sem retratar nenhuma figura.



Assista ao vídeo a seguir:



Se estiver udando o PDF, veja o vídeo no link https://youtu.be/HpWt0Pz2Za4


Agora desenhe, em seu caderno ou em uma folha de sulfite, um objeto de forma FIGURATIVA. Escolha algo bem simples, para ser bem parecido com a realidade.

Sexta-feira, dia 22_____

Língua Portuguesa________________

1. COPIE E SEPARE AS PALAVRAS EM SÍLABAS.
 BICUDO =
 CUECA =
 ACABOU =
 BOCA =
 COCA =
 ECO =


2. COPIE E CIRCULE A PALAVRA QUE NÃO FAZ PARTE DO GRUPO:

COELHO
CAVALO
COCADA
CACHORRO



3. LEIA AS PALAVRAS COPIE E RESPONDA AS PERGUNTAS:

CUECA  -  CAIO  -  BIA

COCO  -  COCA

 QUAL É O NOME DO MENINO?___________
 QUAL É O NOME DA MENINA? ___________
 DE QUE É FEITA A BALA? ___________
 É UMA PEÇA DE ROUPA? ___________
 O QUE ESTÁ NO COPO?  ___________



4. COPIE E JUNTE AS SÍLABAS E FORME PALAVRAS USANDO CE E CI:
CE + LA = ___________
CE + DU + LA = ___________
CE + RA =  ___________
CI + GA + NO = ___________
CI + NE + MA = ___________
CI + DA + DE =  ___________



Matemática______________________


COPIE  E  LEIA  E RESOLVA COM CUIDADO:


1.  EM UM AQUÁRIO HAVIA 86 PEIXINHOS MORRERAM 21 DELES. QUANTOS PEIXINHOS SOBRARAM NO AQUÁRIO?

R: SOBRARAM _______ PEIXINHOS NO AQUÁRIO.



2.  EM UM SÍTIO HAVIA 34 VACAS. O DONO COMPROU MAIS 12 VACAS. QUANTAS VACAS ELE TEM AGORA?

R: ELE TEM _______ VACAS.



3. TESTE SEUS CONHECIMENTOS E ESCREVA UM NÚMERO:
a. MENOR QUE 30: _______
b. MAIOR QUE 70:  _______
c. PRÓXIMO DE 20: _______
d. ENTRE 80 E 90:  _______
e. QUE VEM ANTES DE 10: _______



4. FAÇA OS NUMERAIS DE 0 A 99 NO CADERNO.



----------------

Termo 1__________

Responda, clicando no link abaixo, a chamada dessas aulas
https://forms.gle/igRuQ2nQiZS2nyh7A

Fique bem, fique em casa!