sexta-feira, 15 de maio de 2020

Semana de 18 a 22/5 - EJA Turma 2

Atenção aos comandos
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Segunda-feira, dia 18_____

Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE: Leitura e interpretação de textos com respostas no caderno.

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Trabalho do migrante
 Fatores socioeconômicos motivaram a saída de muitas pessoas de sua terra natal para buscarem melhores condições de vida na capital do seu estado ou nas grandes metrópoles. Essas pessoas são chamadas de migrantes.

O trabalho informal
 O trabalho dos migrantes foi muito importante na construção das cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, por exemplo. Eles ofereceram a mão-de-obra necessária para a construção civil, porém este setor foi perdendo força e os migrantes foram perdendo o emprego. Sem qualificação profissional para trabalhar em outros setores da economia brasileira, muitas pessoas, migrantes ou não, acabaram realizando um trabalho chamado de informal.
 O trabalho informal é aquele em que o trabalhador não tem vínculo empregatício: camelôs, guarda-carros, vendedores ambulantes e outros são os principais trabalhadores do mercado informal.
 Microempresas que funcionam na própria casa, chamadas de indústrias de fundo de quintal, foram montadas por várias pessoas, oferecendo produtos e serviços a consumidores.
 O número de empregos têm diminuído em todo o mundo, obrigando pessoas a buscarem formas alternativas de trabalho.


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. As pessoas que saem de sua terra natal para buscarem melhores condições de vida na capital do seu estado ou nas grandes metrópoles motivadas por fatores socioeconômicos são chamadas ___________________.


2. O trabalho dos migrantes foi muito importante na construção de algumas cidades. Escreva alguns exemplos dessas cidades citadas no texto ____________________________
____________________________


3. Os migrantes ofereceram a mão-de-obra necessária para a ____________________________, porém esse setor foi perdendo força e os migrantes foram perdendo o __________________.


4. O que é trabalho informal?
____________________________


5. Escreva exemplos de trabalhadores do mercado informal citados no texto:
____________________________


6. Como são chamadas as microempresas que funcionam na própria casa?
____________________________


7. As microempresas montadas por várias pessoas e que funcionam na própria casa oferecem ______________________ e __________________ a _________________________.


8. A diminuição do número de empregos em todo o mundo obriga as pessoas a buscarem formas alternativas de __________________.



Matemática_________________________

ATIVIDADE: classes numéricas; tratamento da informação.

Observe o quadro e responda:

Classe das unidades simples
Centena
Dezena
Unidade
2
8
9


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Quantas ordens ele tem? ______________


2. Quantas classes ele tem? ______________


3. Que algarismo ocupa a ordem da centena? _____


4. Que algarismo ocupa a primeira ordem? _____


5. Como é chamada a ordem ocupada pelo algarismo 8? ______________


6. O antecessor (que vem antes) desse numeral é o _________ e o sucessor (que vem depois) é o __________.


7. Escreva por extenso o nome desse numeral:
289 - ______________________________


8. Esse numeral é par ou ímpar? ______________


9. Escreva todos os numerais possíveis usando todos os algarismos do numeral:
289, 298 _______________________


10. Dê o valor absoluto e o valor relativo de cada algarismo do numeral:
_________________________


Terça-feira, dia 19_____

Geografia_______________________

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.



Leia o quadro com os estados, suas siglas e capitais e responda:




Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada. Não precisa copiar os mapas.

1. Escreva a sigla de cada Estado:

Amapá:______

Bahia:______

Ceará:______

Minas Gerais:______

Paraíba:______

Rio de Janeiro:_______


2. Escreva a capital de cada Estado:

Alagoas: ____________

Maranhão: ____________

Pará: ____________

Paraná: ____________

Roraima: ____________

Tocantins: ____________


3. Escreva o nome:

Do Estado em que moramos:
____________________

Da capital do Estado em que moramos:
____________________

Da sigla do Estado em que moramos:
______


4. Observe o mapa do Brasil e responda:


Qual é o maior Estado?
_________________

Qual é o menor Estado?
_________________

Em que Estado fica o DF (Distrito Federal)?
_________________

Quais são os Estados vizinhos do Estado de São Paulo?
_________________


História_________________________

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.



Os primeiros tempos após a posse
No dia 22 de abril, Pedro Álvares Cabral tomou posso da nova terra, que passou a pertencer a Portugal. Era preciso, então, tomar conta dela e conhecê-la melhor.
Nos anos de 1501 e 1503, vieram expedições ao Brasil para conhecer melhor a nova terra e verificar se aqui havia riquezas. Essas expedições foram chamadas expedições exploradoras.
Nas matas do litoral brasileiro, os exploradores portugueses encontraram o pau-brasil, uma árvore da qual se extraía uma tinta usada para tingir tecidos.
O pau-brasil despertou o interesse de outros países da Europa. Navios franceses e ingleses passaram a vir para cá para levar o pau-brasil.
O governo português, para evitar que isso continuasse acontecendo, mandou para cá expedições guarda-costas, para proteger o litoral brasileiro.
O tempo foi passando e Portugal chegou à conclusão de que era preciso colonizar o Brasil, isto é, trazer mais gente para morar aqui e, assim, poder defender melhor a terra.
A primeira expedição colonizadora chegou ao Brasil em 1530, comandada por Martim Afonso de Sousa. Com ele vieram muitas famílias de Portugal para morar aqui.
A primeira vila do Brasil recebeu o nome de São Vicente. Ela foi fundada por Martim Afonso de Sousa, no ano de 1532, dando início à colonização do Brasil.


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Pedro Álvares Cabral tomou posse do Brasil no dia ____ de ____________ de _____. Desse dia em diante o Brasil passou a pertencer a ____________________.


2. Relacione:
( E ) expedições exploradoras
( G ) expedições guarda-costas
( C ) expedição colonizadora

(     ) vieram para proteger o litoral brasileiro
(     ) vieram para conhecer melhor o Brasil
(     ) veio para colonizar o Brasil


3. O que os portugueses encontraram nas matas do litoral brasileiro?
_______________________

4. Para Portugal, colonizar o Brasil era:
(    ) trazer gente para morar aqui
(    ) levar gente para morar lá


5. A primeira vila fundada no Brasil recebeu o nome de ________________ .



Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:

TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS   QUE   PUDEREM   SE   EXERCITAR.

TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento sentado. Vamos fazer exercícios e alongamento para o corpo que podem ser realizados em casa.

Aprecie os vídeos de apoio:

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=xcM3aaBl-8U



ATIVIDADE  TURMA  2: HANDEBOL

Mas o que é Handebol? O handebol (ou handebol) é um esporte coletivo que envolve passes de bola com as mãos.

Praticado entre duas equipes, o nome dessa modalidade esportiva é proveniente da língua inglesa, visto que hand significa “mão”.

Sugestão de jogos que podem desenvolver as habilidades para o Handebol.
Queimada
Ameba
Passa 10
Bola no cone
Bobinho

Regras básicas do jogo Handebol
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=GR6elWQ6qV8


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Marque (F) para falso e (V) para verdadeiro:
( ) O jogador pode dar até quatro passos com a bola na mão.
( ) Pode arrancar a bola do adversário.
( ) No handebol os atacantes podem chutar a bola no gol.
( ) O jogador pode correr batendo a bola no chão esse fundamento se chama drible.
( ) O atleta ao cobrar o tiro lateral não deve pisar na linha ao lançar a bola.
( ) Arremesso em suspensão é fundamento de ataque no handebol.
( ) O time marca ponto quando a bola passar totalmente a linha de gol.
( ) O jogador pode segurar a bola por mais de três segundos se estiver correndo.
( ) As faltas podem ser cobradas sem o apito do árbitro.

ATIVIDADE: SESSÃO PIPOCA!!
Vamos assistir o filme Meninas de ouro
Está disponível gratuitamente no youtube!

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=evprnz5RuDw

Registre cada momento desse programa em família!
E se puder compartilhe!

SINOPSE E DETALHES
O documentário exibe a trajetória épica da Seleção Brasileira feminina de handebol que culminou na conquista do Campeonato Mundial de 2013. Por meio dos depoimentos das atletas, técnico e membros da comissão técnica que participaram dessa história de superação, são apresentadas as dificuldades do selecionado nas últimas duas décadas até o alcance do ouro.



Quarta-feira, dia 20_____

Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE: produção de texto.

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Observe a sequência:

No caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Escreva um texto no caderno. Dê nome aos personagens e descreva o lugar onde a história acontece.


Matemática________________________

ATIVIDADE: números e operações; grandezas e medidas.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Escreva como se lê:

R$ 4,90: quatro reais e noventa centavos

R$ 10,50: ________________

R$ 11,90: ________________

R$ 26,30: ________________

R$ 38,00: ________________

R$ 43,00: ________________

R$ 150,00: ________________


2. Escreva os numerais (valores) correspondentes a:

Seis reais e setenta centavos: R$ 6,70

Nove reais e sessenta centavos:
______________

Quinze reais e vinte centavos:
______________

Vinte e nove reais e oitenta centavos:
______________

Cinquenta e quatro reais e dez centavos:
______________

Cento e vinte e cinco reais:
______________


3. Observe os preços e calcule:

Leite: R$ 2,70 o litro
Arroz: R$ 2,30 o quilo
Feijão: R$ 5,20 o quilo
Frango: R$ 4,50 o quilo

6 litros de leite:______________
5 quilos de arroz:______________
2 quilos de feijão:______________
3 quilos de frango:______________


Quinta-feira, dia 21_____

Ciências__________________________

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Saúde
Estamos com saúde quando todos os órgãos do nosso corpo funcionam normalmente, dando-nos uma sensação de bem-estar acompanhada de uma grande alegria de viver e disposição para executar (fazer) qualquer tipo de atividade.

Se um órgão funciona mal ou deixa de funcionar, de imediato se estabelece um desequilíbrio no organismo, que provoca dor e mal-estar. O mal-estar pode ou não ser acompanhado por elevação da temperatura do corpo, e neste caso se diz que a pessoa está com febre.


Os agravos à saúde – doenças
O corpo humano está sujeito a agressões que podem ser causadoras de doenças.
As doenças são alterações do organismo que provocam mal-estar, alteram o funcionamento dos órgãos e diminuem a resistência física das pessoas.
As doenças podem ser contagiosas ou não-contagiosas.

*Doenças contagiosas: são aquelas que passam de uma pessoa para outra. Ex: gripe, tuberculose, paralisia infantil, sarampo.

As doenças contagiosas podem ser transmitidas por contato direto ou indireto.

-Doenças transmitidas por contato direto: são aquelas adquiridas quando uma pessoa sadia entra em contato físico com uma pessoa doente ou fica muito perto dela.

-Doenças transmitidas por contato indireto: são aquelas adquiridas quando uma pessoa sadia entra em contato com um objeto contaminado por uma pessoa doente. Pode, ainda, ocorrer em transfusões de sangue e através de animais.

*Doenças não-contagiosas: são aquelas que não passam de uma pessoa para outra. Ex: dor de estômago, dor de cabeça, diabetes.

Muitas doenças são eliminadas pelos anticorpos, que são defesas naturais que existem no organismo.

Geralmente os anticorpos são suficientes para combater e eliminar as doenças.

Quando isso não acontece, precisamos tomar remédios para ajuda-los.

Muitas doenças podem ser evitadas se tomarmos cuidados preventivos, como: tendo uma boa alimentação, tendo bons hábitos de higiene pessoal e do local onde vivemos, tomando vacinas, não fumando, não bebendo bebidas alcoólicas, dormindo bem etc. Muitas doenças contagiosas podem ser evitadas pelas vacinas.


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Coloque S para o que indica saúde e D para o que indica doença:
(      ) ânimo
(      ) desânimo
(      ) disposição
(      ) mal-estar
(      ) indisposição
(      ) bem-estar
(      ) força
(      ) fraqueza

2. As doenças que passam de uma pessoa para outra são chamadas:
(     ) contagiosas
(     ) não-contagiosas

3. As doenças que não passam de uma pessoa para outra são chamadas:
(     ) contagiosas
(     ) não-contagiosas

4. Laura usou o lenço de sua amiga que estava gripada e pegou gripe. Ela pegou a doença por contato:
(     ) direto
(     ) indireto

5. Paulo brincou com seu amigo que estava com catapora. Dias depois ele também estava. Ele pegou a doença por contato:
(     ) direto
(     ) indireto

6. Relacione:

( A ) anticorpos
( V ) vacinas
( R ) remédios

(      ) evitam muitas doenças
(      ) ajudam a combater e eliminar as doenças
(      ) defesas naturais que existem no organismo



Arte_____________________________

ATIVIDADE: fornas figurativas e formas abstratas.

Leia o texto e assista ao vídeo com atenção.

As formas na arte
Formas figurativas: aquela que tenta representar figuras e/ou objetos, ou até mesmo lugares, da nossa realidade objetiva.


Formas abstratas: A arte abstrata não tem a intenção de representar figuras de objetos como realmente são. Ela não se preocupa em representar objetos, pois expressa-se por si mesma, ela é, em si, um objeto de algo e não a representação de algo, uma ilusão para o mundo, como a arte figurativa.
A arte abstrata utiliza-se somente das formas cores e texturas, sem retratar nenhuma figura.



Assista ao vídeo a seguir:
Se estiver udando o PDF, veja o vídeo no link https://youtu.be/HpWt0Pz2Za4

Agora desenhe, em seu caderno ou em uma folha de sulfite, um objeto de forma FIGURATIVA. Escolha algo bem simples, para ser bem parecido com a realidade.

Sexta-feira, dia 22_____

Língua Portuguesa________________

ATIVIDADES: leitura e interpretação de textos explicativos; substantivos comuns e próprios; exercícios de reforço do conteúdo.

Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.

Substantivos comuns e próprios
Substantivos são palavras que dão nome às pessoas, aos animais, às coisas, aos lugares, aos sentimentos.

Os substantivos podem ser comuns ou próprios.

Substantivos comuns: servem para nomear todos os seres da mesma espécie. São escritos com letra minúscula, menos no início da frase.
Ex: rio, cidade, homem, mulher

Substantivos próprios: referem-se a um ser em particular. São escritos com letra maiúscula.
Ex: Capivari, Monte Mor, José, Maria.


Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Use substantivos comuns para responder às questões. Escreva o nome de dois ou duas:

Alimentos: ____________________
Tipos de calçados: ____________________
Peças de vestuário: ____________________
Animais que têm penas: ____________________
Animais domésticos: ____________________
Animais selvagens: ____________________
Brinquedos: ____________________
Objetos de cozinha: ____________________
Móveis: ____________________
Meios de transporte: ____________________


2. Use substantivos próprios para responder às questões. Escreva o nome de dois ou duas:

Cidades: ____________________
Lojas: ____________________
Cachorros: ____________________
Estados: ____________________
Mercados: ____________________
Homens: ____________________
Mulheres____________________



Matemática______________________

Atividade: sequências numéricas.

Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Escreva as sequências numéricas:

1. De 1 em 1, de 1 a 10.
1, 2, __________________________


2. De 2 em 2, de 2 a 20.
2, 4, __________________________


3. De 3 em 3, de 3 a 30.
3, 6, __________________________


4. De 4 em 4, de 4 a 40.
4, 8, __________________________


5. De 5 em 5, de 5 a 50.
5, 10, __________________________


6. De 6 em 6, de 6 a 60.
6, 12, __________________________


7. De 7 em 7, de 7 a 70.
7, 14, __________________________


8. De 8 em 8, de 8 a 80.
8, 16, __________________________


9. De 9 em 9, de 9 a 90.
9, 18, __________________________



----------------

Termo 2__________

Responda, clicando no link abaixo, a chamada dessas aulas
https://forms.gle/WLLx7SXZ5E9g6YsQ9

Fique bem, fique em casa!