Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Segunda-feira, dia 18_____
Língua Portuguesa____________________
ATIVIDADE: Leitura e interpretação de textos com respostas no caderno.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Trabalho do migrante
Fatores socioeconômicos motivaram a saída de muitas pessoas de sua terra natal para buscarem melhores condições de vida na capital do seu estado ou nas grandes metrópoles. Essas pessoas são chamadas de migrantes.
O trabalho informal
O trabalho dos migrantes foi muito importante na construção das cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, por exemplo. Eles ofereceram a mão-de-obra necessária para a construção civil, porém este setor foi perdendo força e os migrantes foram perdendo o emprego. Sem qualificação profissional para trabalhar em outros setores da economia brasileira, muitas pessoas, migrantes ou não, acabaram realizando um trabalho chamado de informal.
O trabalho informal é aquele em que o trabalhador não tem vínculo empregatício: camelôs, guarda-carros, vendedores ambulantes e outros são os principais trabalhadores do mercado informal.
Microempresas que funcionam na própria casa, chamadas de indústrias de fundo de quintal, foram montadas por várias pessoas, oferecendo produtos e serviços a consumidores.
O número de empregos têm diminuído em todo o mundo, obrigando pessoas a buscarem formas alternativas de trabalho.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. As pessoas que saem de sua terra natal para buscarem melhores condições de vida na capital do seu estado ou nas grandes metrópoles motivadas por fatores socioeconômicos são chamadas ___________________.
2. O trabalho dos migrantes foi muito importante na construção de algumas cidades. Escreva alguns exemplos dessas cidades citadas no texto ____________________________
____________________________
3. Os migrantes ofereceram a mão-de-obra necessária para a ____________________________, porém esse setor foi perdendo força e os migrantes foram perdendo o __________________.
4. O que é trabalho informal?
____________________________
5. Escreva exemplos de trabalhadores do mercado informal citados no texto:
____________________________
6. Como são chamadas as microempresas que funcionam na própria casa?
____________________________
7. As microempresas montadas por várias pessoas e que funcionam na própria casa oferecem ______________________ e __________________ a _________________________.
8. A diminuição do número de empregos em todo o mundo obriga as pessoas a buscarem formas alternativas de __________________.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Fatores socioeconômicos motivaram a saída de muitas pessoas de sua terra natal para buscarem melhores condições de vida na capital do seu estado ou nas grandes metrópoles. Essas pessoas são chamadas de migrantes.
O trabalho informal
O trabalho dos migrantes foi muito importante na construção das cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, por exemplo. Eles ofereceram a mão-de-obra necessária para a construção civil, porém este setor foi perdendo força e os migrantes foram perdendo o emprego. Sem qualificação profissional para trabalhar em outros setores da economia brasileira, muitas pessoas, migrantes ou não, acabaram realizando um trabalho chamado de informal.
O trabalho informal é aquele em que o trabalhador não tem vínculo empregatício: camelôs, guarda-carros, vendedores ambulantes e outros são os principais trabalhadores do mercado informal.
Microempresas que funcionam na própria casa, chamadas de indústrias de fundo de quintal, foram montadas por várias pessoas, oferecendo produtos e serviços a consumidores.
O número de empregos têm diminuído em todo o mundo, obrigando pessoas a buscarem formas alternativas de trabalho.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. As pessoas que saem de sua terra natal para buscarem melhores condições de vida na capital do seu estado ou nas grandes metrópoles motivadas por fatores socioeconômicos são chamadas ___________________.
2. O trabalho dos migrantes foi muito importante na construção de algumas cidades. Escreva alguns exemplos dessas cidades citadas no texto ____________________________
____________________________
3. Os migrantes ofereceram a mão-de-obra necessária para a ____________________________, porém esse setor foi perdendo força e os migrantes foram perdendo o __________________.
4. O que é trabalho informal?
____________________________
5. Escreva exemplos de trabalhadores do mercado informal citados no texto:
____________________________
6. Como são chamadas as microempresas que funcionam na própria casa?
____________________________
7. As microempresas montadas por várias pessoas e que funcionam na própria casa oferecem ______________________ e __________________ a _________________________.
8. A diminuição do número de empregos em todo o mundo obriga as pessoas a buscarem formas alternativas de __________________.
Matemática_________________________
ATIVIDADE: classes numéricas; tratamento da informação.
Observe o quadro e responda:
Classe das unidades
simples
|
||
Centena
|
Dezena
|
Unidade
|
2
|
8
|
9
|
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Quantas ordens ele tem? ______________
2. Quantas classes ele tem? ______________
3. Que algarismo ocupa a ordem da centena? _____
4. Que algarismo ocupa a primeira ordem? _____
5. Como é chamada a ordem ocupada pelo algarismo 8? ______________
6. O antecessor (que vem antes) desse numeral é o _________ e o sucessor (que vem depois) é o __________.
7. Escreva por extenso o nome desse numeral:
289 - ______________________________
8. Esse numeral é par ou ímpar? ______________
9. Escreva todos os numerais possíveis usando todos os algarismos do numeral:
289, 298 _______________________
10. Dê o valor absoluto e o valor relativo de cada algarismo do numeral:
_________________________
Terça-feira, dia 19_____
Geografia_______________________
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Leia o quadro com os estados, suas siglas e capitais e responda:
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada. Não precisa copiar os mapas.
1. Escreva a sigla de cada Estado:
Amapá:______
Bahia:______
Ceará:______
Minas Gerais:______
Paraíba:______
Rio de Janeiro:_______
2. Escreva a capital de cada Estado:
Alagoas: ____________
Maranhão: ____________
Pará: ____________
Paraná: ____________
Roraima: ____________
Tocantins: ____________
3. Escreva o nome:
Do Estado em que moramos:
____________________
Da capital do Estado em que moramos:
____________________
Da sigla do Estado em que moramos:
______
4. Observe o mapa do Brasil e responda:
Qual é o maior Estado?
_________________
Qual é o menor Estado?
_________________
Em que Estado fica o DF (Distrito Federal)?
_________________
Quais são os Estados vizinhos do Estado de São Paulo?
_________________
História_________________________
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Os primeiros tempos após a posse
No dia 22 de abril, Pedro Álvares Cabral tomou posso da nova terra, que passou a pertencer a Portugal. Era preciso, então, tomar conta dela e conhecê-la melhor.
Nos anos de 1501 e 1503, vieram expedições ao Brasil para conhecer melhor a nova terra e verificar se aqui havia riquezas. Essas expedições foram chamadas expedições exploradoras.
Nas matas do litoral brasileiro, os exploradores portugueses encontraram o pau-brasil, uma árvore da qual se extraía uma tinta usada para tingir tecidos.
O pau-brasil despertou o interesse de outros países da Europa. Navios franceses e ingleses passaram a vir para cá para levar o pau-brasil.
O governo português, para evitar que isso continuasse acontecendo, mandou para cá expedições guarda-costas, para proteger o litoral brasileiro.
O tempo foi passando e Portugal chegou à conclusão de que era preciso colonizar o Brasil, isto é, trazer mais gente para morar aqui e, assim, poder defender melhor a terra.
A primeira expedição colonizadora chegou ao Brasil em 1530, comandada por Martim Afonso de Sousa. Com ele vieram muitas famílias de Portugal para morar aqui.
A primeira vila do Brasil recebeu o nome de São Vicente. Ela foi fundada por Martim Afonso de Sousa, no ano de 1532, dando início à colonização do Brasil.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Pedro Álvares Cabral tomou posse do Brasil no dia ____ de ____________ de _____. Desse dia em diante o Brasil passou a pertencer a ____________________.
2. Relacione:
( E ) expedições exploradoras
( G ) expedições guarda-costas
( C ) expedição colonizadora
( ) vieram para proteger o litoral brasileiro
( ) vieram para conhecer melhor o Brasil
( ) veio para colonizar o Brasil
3. O que os portugueses encontraram nas matas do litoral brasileiro?
_______________________
4. Para Portugal, colonizar o Brasil era:
( ) trazer gente para morar aqui
( ) levar gente para morar lá
5. A primeira vila fundada no Brasil recebeu o nome de ________________ .
Educação Física__________________
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE PUDEREM SE EXERCITAR.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS SEM AFASTAMENTO.
ATIVIDADE TURMA 1: alongamento sentado. Vamos fazer exercícios e alongamento para o corpo que podem ser realizados em casa.
Aprecie os vídeos de apoio:
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=xcM3aaBl-8U
ATIVIDADE TURMA 2: HANDEBOL
Mas o que é Handebol? O handebol (ou handebol) é um esporte coletivo que envolve passes de bola com as mãos.
Praticado entre duas equipes, o nome dessa modalidade esportiva é proveniente da língua inglesa, visto que hand significa “mão”.
Sugestão de jogos que podem desenvolver as habilidades para o Handebol.
Queimada
Ameba
Passa 10
Bola no cone
Bobinho
Regras básicas do jogo Handebol
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=GR6elWQ6qV8
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Marque (F) para falso e (V) para verdadeiro:
( ) O jogador pode dar até quatro passos com a bola na mão.
( ) Pode arrancar a bola do adversário.
( ) No handebol os atacantes podem chutar a bola no gol.
( ) O jogador pode correr batendo a bola no chão esse fundamento se chama drible.
( ) O atleta ao cobrar o tiro lateral não deve pisar na linha ao lançar a bola.
( ) Arremesso em suspensão é fundamento de ataque no handebol.
( ) O time marca ponto quando a bola passar totalmente a linha de gol.
( ) O jogador pode segurar a bola por mais de três segundos se estiver correndo.
( ) As faltas podem ser cobradas sem o apito do árbitro.
ATIVIDADE: SESSÃO PIPOCA!!
Vamos assistir o filme Meninas de ouro
Está disponível gratuitamente no youtube!
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=evprnz5RuDw
Registre cada momento desse programa em família!
E se puder compartilhe!
SINOPSE E DETALHES
O documentário exibe a trajetória épica da Seleção Brasileira feminina de handebol que culminou na conquista do Campeonato Mundial de 2013. Por meio dos depoimentos das atletas, técnico e membros da comissão técnica que participaram dessa história de superação, são apresentadas as dificuldades do selecionado nas últimas duas décadas até o alcance do ouro.
ATIVIDADE: números e operações; grandezas e medidas.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Escreva como se lê:
R$ 4,90: quatro reais e noventa centavos
R$ 10,50: ________________
R$ 11,90: ________________
R$ 26,30: ________________
R$ 38,00: ________________
R$ 43,00: ________________
R$ 150,00: ________________
2. Escreva os numerais (valores) correspondentes a:
Seis reais e setenta centavos: R$ 6,70
Nove reais e sessenta centavos:
______________
Quinze reais e vinte centavos:
______________
Vinte e nove reais e oitenta centavos:
______________
Cinquenta e quatro reais e dez centavos:
______________
Cento e vinte e cinco reais:
______________
3. Observe os preços e calcule:
Leite: R$ 2,70 o litro
Arroz: R$ 2,30 o quilo
Feijão: R$ 5,20 o quilo
Frango: R$ 4,50 o quilo
6 litros de leite:______________
5 quilos de arroz:______________
2 quilos de feijão:______________
3 quilos de frango:______________
ATIVIDADE: fornas figurativas e formas abstratas.
Leia o texto e assista ao vídeo com atenção.
As formas na arte
Formas figurativas: aquela que tenta representar figuras e/ou objetos, ou até mesmo lugares, da nossa realidade objetiva.
Formas abstratas: A arte abstrata não tem a intenção de representar figuras de objetos como realmente são. Ela não se preocupa em representar objetos, pois expressa-se por si mesma, ela é, em si, um objeto de algo e não a representação de algo, uma ilusão para o mundo, como a arte figurativa.
A arte abstrata utiliza-se somente das formas cores e texturas, sem retratar nenhuma figura.
Assista ao vídeo a seguir:
Se estiver udando o PDF, veja o vídeo no link https://youtu.be/HpWt0Pz2Za4
Agora desenhe, em seu caderno ou em uma folha de sulfite, um objeto de forma FIGURATIVA. Escolha algo bem simples, para ser bem parecido com a realidade.
Atividade: sequências numéricas.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Escreva as sequências numéricas:
1. De 1 em 1, de 1 a 10.
1, 2, __________________________
2. De 2 em 2, de 2 a 20.
2, 4, __________________________
3. De 3 em 3, de 3 a 30.
3, 6, __________________________
4. De 4 em 4, de 4 a 40.
4, 8, __________________________
5. De 5 em 5, de 5 a 50.
5, 10, __________________________
6. De 6 em 6, de 6 a 60.
6, 12, __________________________
7. De 7 em 7, de 7 a 70.
7, 14, __________________________
8. De 8 em 8, de 8 a 80.
8, 16, __________________________
9. De 9 em 9, de 9 a 90.
9, 18, __________________________
----------------
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE PUDEREM SE EXERCITAR.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS SEM AFASTAMENTO.
ATIVIDADE TURMA 1: alongamento sentado. Vamos fazer exercícios e alongamento para o corpo que podem ser realizados em casa.
Aprecie os vídeos de apoio:
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=xcM3aaBl-8U
ATIVIDADE TURMA 2: HANDEBOL
Mas o que é Handebol? O handebol (ou handebol) é um esporte coletivo que envolve passes de bola com as mãos.
Praticado entre duas equipes, o nome dessa modalidade esportiva é proveniente da língua inglesa, visto que hand significa “mão”.
Sugestão de jogos que podem desenvolver as habilidades para o Handebol.
Queimada
Ameba
Passa 10
Bola no cone
Bobinho
Regras básicas do jogo Handebol
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Marque (F) para falso e (V) para verdadeiro:
( ) O jogador pode dar até quatro passos com a bola na mão.
( ) Pode arrancar a bola do adversário.
( ) No handebol os atacantes podem chutar a bola no gol.
( ) O jogador pode correr batendo a bola no chão esse fundamento se chama drible.
( ) O atleta ao cobrar o tiro lateral não deve pisar na linha ao lançar a bola.
( ) Arremesso em suspensão é fundamento de ataque no handebol.
( ) O time marca ponto quando a bola passar totalmente a linha de gol.
( ) O jogador pode segurar a bola por mais de três segundos se estiver correndo.
( ) As faltas podem ser cobradas sem o apito do árbitro.
ATIVIDADE: SESSÃO PIPOCA!!
Vamos assistir o filme Meninas de ouro
Está disponível gratuitamente no youtube!
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link https://www.youtube.com/watch?v=evprnz5RuDw
Registre cada momento desse programa em família!
E se puder compartilhe!
SINOPSE E DETALHES
O documentário exibe a trajetória épica da Seleção Brasileira feminina de handebol que culminou na conquista do Campeonato Mundial de 2013. Por meio dos depoimentos das atletas, técnico e membros da comissão técnica que participaram dessa história de superação, são apresentadas as dificuldades do selecionado nas últimas duas décadas até o alcance do ouro.
Quarta-feira, dia 20_____
Língua Portuguesa__________________
ATIVIDADE: produção de texto.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Observe a sequência:
No caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Escreva um texto no caderno. Dê nome aos personagens e descreva o lugar onde a história acontece.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
No caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Escreva um texto no caderno. Dê nome aos personagens e descreva o lugar onde a história acontece.
Matemática________________________
ATIVIDADE: números e operações; grandezas e medidas.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Escreva como se lê:
R$ 4,90: quatro reais e noventa centavos
R$ 10,50: ________________
R$ 11,90: ________________
R$ 26,30: ________________
R$ 38,00: ________________
R$ 43,00: ________________
R$ 150,00: ________________
2. Escreva os numerais (valores) correspondentes a:
Seis reais e setenta centavos: R$ 6,70
Nove reais e sessenta centavos:
______________
Quinze reais e vinte centavos:
______________
Vinte e nove reais e oitenta centavos:
______________
Cinquenta e quatro reais e dez centavos:
______________
Cento e vinte e cinco reais:
______________
3. Observe os preços e calcule:
Leite: R$ 2,70 o litro
Arroz: R$ 2,30 o quilo
Feijão: R$ 5,20 o quilo
Frango: R$ 4,50 o quilo
6 litros de leite:______________
5 quilos de arroz:______________
2 quilos de feijão:______________
3 quilos de frango:______________
Quinta-feira, dia 21_____
Ciências__________________________
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Saúde
Estamos com saúde quando todos os órgãos do nosso corpo funcionam normalmente, dando-nos uma sensação de bem-estar acompanhada de uma grande alegria de viver e disposição para executar (fazer) qualquer tipo de atividade.
Se um órgão funciona mal ou deixa de funcionar, de imediato se estabelece um desequilíbrio no organismo, que provoca dor e mal-estar. O mal-estar pode ou não ser acompanhado por elevação da temperatura do corpo, e neste caso se diz que a pessoa está com febre.
Os agravos à saúde – doenças
O corpo humano está sujeito a agressões que podem ser causadoras de doenças.
As doenças são alterações do organismo que provocam mal-estar, alteram o funcionamento dos órgãos e diminuem a resistência física das pessoas.
As doenças podem ser contagiosas ou não-contagiosas.
*Doenças contagiosas: são aquelas que passam de uma pessoa para outra. Ex: gripe, tuberculose, paralisia infantil, sarampo.
As doenças contagiosas podem ser transmitidas por contato direto ou indireto.
-Doenças transmitidas por contato direto: são aquelas adquiridas quando uma pessoa sadia entra em contato físico com uma pessoa doente ou fica muito perto dela.
-Doenças transmitidas por contato indireto: são aquelas adquiridas quando uma pessoa sadia entra em contato com um objeto contaminado por uma pessoa doente. Pode, ainda, ocorrer em transfusões de sangue e através de animais.
*Doenças não-contagiosas: são aquelas que não passam de uma pessoa para outra. Ex: dor de estômago, dor de cabeça, diabetes.
Muitas doenças são eliminadas pelos anticorpos, que são defesas naturais que existem no organismo.
Geralmente os anticorpos são suficientes para combater e eliminar as doenças.
Quando isso não acontece, precisamos tomar remédios para ajuda-los.
Muitas doenças podem ser evitadas se tomarmos cuidados preventivos, como: tendo uma boa alimentação, tendo bons hábitos de higiene pessoal e do local onde vivemos, tomando vacinas, não fumando, não bebendo bebidas alcoólicas, dormindo bem etc. Muitas doenças contagiosas podem ser evitadas pelas vacinas.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Coloque S para o que indica saúde e D para o que indica doença:
( ) ânimo
( ) desânimo
( ) disposição
( ) mal-estar
( ) indisposição
( ) bem-estar
( ) força
( ) fraqueza
2. As doenças que passam de uma pessoa para outra são chamadas:
( ) contagiosas
( ) não-contagiosas
3. As doenças que não passam de uma pessoa para outra são chamadas:
( ) contagiosas
( ) não-contagiosas
4. Laura usou o lenço de sua amiga que estava gripada e pegou gripe. Ela pegou a doença por contato:
( ) direto
( ) indireto
5. Paulo brincou com seu amigo que estava com catapora. Dias depois ele também estava. Ele pegou a doença por contato:
( ) direto
( ) indireto
6. Relacione:
( A ) anticorpos
( V ) vacinas
( R ) remédios
( ) evitam muitas doenças
( ) ajudam a combater e eliminar as doenças
( ) defesas naturais que existem no organismo
Estamos com saúde quando todos os órgãos do nosso corpo funcionam normalmente, dando-nos uma sensação de bem-estar acompanhada de uma grande alegria de viver e disposição para executar (fazer) qualquer tipo de atividade.
Se um órgão funciona mal ou deixa de funcionar, de imediato se estabelece um desequilíbrio no organismo, que provoca dor e mal-estar. O mal-estar pode ou não ser acompanhado por elevação da temperatura do corpo, e neste caso se diz que a pessoa está com febre.
Os agravos à saúde – doenças
O corpo humano está sujeito a agressões que podem ser causadoras de doenças.
As doenças são alterações do organismo que provocam mal-estar, alteram o funcionamento dos órgãos e diminuem a resistência física das pessoas.
As doenças podem ser contagiosas ou não-contagiosas.
*Doenças contagiosas: são aquelas que passam de uma pessoa para outra. Ex: gripe, tuberculose, paralisia infantil, sarampo.
As doenças contagiosas podem ser transmitidas por contato direto ou indireto.
-Doenças transmitidas por contato direto: são aquelas adquiridas quando uma pessoa sadia entra em contato físico com uma pessoa doente ou fica muito perto dela.
-Doenças transmitidas por contato indireto: são aquelas adquiridas quando uma pessoa sadia entra em contato com um objeto contaminado por uma pessoa doente. Pode, ainda, ocorrer em transfusões de sangue e através de animais.
*Doenças não-contagiosas: são aquelas que não passam de uma pessoa para outra. Ex: dor de estômago, dor de cabeça, diabetes.
Muitas doenças são eliminadas pelos anticorpos, que são defesas naturais que existem no organismo.
Geralmente os anticorpos são suficientes para combater e eliminar as doenças.
Quando isso não acontece, precisamos tomar remédios para ajuda-los.
Muitas doenças podem ser evitadas se tomarmos cuidados preventivos, como: tendo uma boa alimentação, tendo bons hábitos de higiene pessoal e do local onde vivemos, tomando vacinas, não fumando, não bebendo bebidas alcoólicas, dormindo bem etc. Muitas doenças contagiosas podem ser evitadas pelas vacinas.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Coloque S para o que indica saúde e D para o que indica doença:
( ) ânimo
( ) desânimo
( ) disposição
( ) mal-estar
( ) indisposição
( ) bem-estar
( ) força
( ) fraqueza
2. As doenças que passam de uma pessoa para outra são chamadas:
( ) contagiosas
( ) não-contagiosas
3. As doenças que não passam de uma pessoa para outra são chamadas:
( ) contagiosas
( ) não-contagiosas
4. Laura usou o lenço de sua amiga que estava gripada e pegou gripe. Ela pegou a doença por contato:
( ) direto
( ) indireto
5. Paulo brincou com seu amigo que estava com catapora. Dias depois ele também estava. Ele pegou a doença por contato:
( ) direto
( ) indireto
6. Relacione:
( A ) anticorpos
( V ) vacinas
( R ) remédios
( ) evitam muitas doenças
( ) ajudam a combater e eliminar as doenças
( ) defesas naturais que existem no organismo
Arte_____________________________
ATIVIDADE: fornas figurativas e formas abstratas.
Leia o texto e assista ao vídeo com atenção.
As formas na arte
Formas figurativas: aquela que tenta representar figuras e/ou objetos, ou até mesmo lugares, da nossa realidade objetiva.
Formas abstratas: A arte abstrata não tem a intenção de representar figuras de objetos como realmente são. Ela não se preocupa em representar objetos, pois expressa-se por si mesma, ela é, em si, um objeto de algo e não a representação de algo, uma ilusão para o mundo, como a arte figurativa.
A arte abstrata utiliza-se somente das formas cores e texturas, sem retratar nenhuma figura.
Assista ao vídeo a seguir:
Agora desenhe, em seu caderno ou em uma folha de sulfite, um objeto de forma FIGURATIVA. Escolha algo bem simples, para ser bem parecido com a realidade.
Sexta-feira, dia 22_____
Língua Portuguesa________________
ATIVIDADES: leitura e interpretação de textos explicativos; substantivos comuns e próprios; exercícios de reforço do conteúdo.
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Substantivos comuns e próprios
Substantivos são palavras que dão nome às pessoas, aos animais, às coisas, aos lugares, aos sentimentos.
Os substantivos podem ser comuns ou próprios.
Substantivos comuns: servem para nomear todos os seres da mesma espécie. São escritos com letra minúscula, menos no início da frase.
Ex: rio, cidade, homem, mulher
Substantivos próprios: referem-se a um ser em particular. São escritos com letra maiúscula.
Ex: Capivari, Monte Mor, José, Maria.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Use substantivos comuns para responder às questões. Escreva o nome de dois ou duas:
Alimentos: ____________________
Tipos de calçados: ____________________
Peças de vestuário: ____________________
Animais que têm penas: ____________________
Animais domésticos: ____________________
Animais selvagens: ____________________
Brinquedos: ____________________
Objetos de cozinha: ____________________
Móveis: ____________________
Meios de transporte: ____________________
2. Use substantivos próprios para responder às questões. Escreva o nome de dois ou duas:
Cidades: ____________________
Lojas: ____________________
Cachorros: ____________________
Estados: ____________________
Mercados: ____________________
Homens: ____________________
Mulheres____________________
Leia o texto - atividade de leitura, não precisa copiar.
Substantivos são palavras que dão nome às pessoas, aos animais, às coisas, aos lugares, aos sentimentos.
Os substantivos podem ser comuns ou próprios.
Substantivos comuns: servem para nomear todos os seres da mesma espécie. São escritos com letra minúscula, menos no início da frase.
Ex: rio, cidade, homem, mulher
Substantivos próprios: referem-se a um ser em particular. São escritos com letra maiúscula.
Ex: Capivari, Monte Mor, José, Maria.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. Use substantivos comuns para responder às questões. Escreva o nome de dois ou duas:
Alimentos: ____________________
Tipos de calçados: ____________________
Peças de vestuário: ____________________
Animais que têm penas: ____________________
Animais domésticos: ____________________
Animais selvagens: ____________________
Brinquedos: ____________________
Objetos de cozinha: ____________________
Móveis: ____________________
Meios de transporte: ____________________
2. Use substantivos próprios para responder às questões. Escreva o nome de dois ou duas:
Cidades: ____________________
Lojas: ____________________
Cachorros: ____________________
Estados: ____________________
Mercados: ____________________
Homens: ____________________
Mulheres____________________
Matemática______________________
Atividade: sequências numéricas.
Copie no caderno - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Escreva as sequências numéricas:
1. De 1 em 1, de 1 a 10.
1, 2, __________________________
2. De 2 em 2, de 2 a 20.
2, 4, __________________________
3. De 3 em 3, de 3 a 30.
3, 6, __________________________
4. De 4 em 4, de 4 a 40.
4, 8, __________________________
5. De 5 em 5, de 5 a 50.
5, 10, __________________________
6. De 6 em 6, de 6 a 60.
6, 12, __________________________
7. De 7 em 7, de 7 a 70.
7, 14, __________________________
8. De 8 em 8, de 8 a 80.
8, 16, __________________________
9. De 9 em 9, de 9 a 90.
9, 18, __________________________
----------------
Termo 2__________
Responda, clicando no link abaixo, a chamada dessas aulashttps://forms.gle/WLLx7SXZ5E9g6YsQ9
Fique bem, fique em casa!