sexta-feira, 5 de junho de 2020

Semana 6 - de 8 a 12/6 - EJA Turma 2

Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Segunda-feira, dia 8____


Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE: Gênero do Substantivo




LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Os substantivos dividem-se em dois gêneros: masculino e feminino.

Antes dos substantivos masculinos, usamos o, os, um, uns.

Antes dos substantivos femininos, usamos a, as, uma, umas.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1- Escreva o masculino de:
tia:
mãe:
nora:
sobrinha:
bisavó:
bisneta:
sogra:
madrinha:
rapariga:
mulher:
prima:
comadre:
madrasta:
filha:
avó:
neta:


2- Escreva o feminino de:
bode:
boi:
burro:
cão:
carneiro:
cavalo:
galo:
jabuti:
leão:
leitão:
pardal:
pavão:
peru:
ratão:
tigre:
zangão



Matemática_______________________

ATIVIDADE: números e operações.

1- Coloque os numerais em ordem:

Crescente: 297, 853, 415, 682, 549, 750

Decrescente: 928, 164, 736, 371, 289, 403


2-Escreva o valor absoluto e o valor relativo do algarismo 7 nos numerais:

275: ___________________
197: ___________________
734: ___________________
876: ___________________


3-Resolva as multiplicações e encontre os resultados colocando as letras nos lugares corretos:

A) 42 x 2 =
B) 23 x 3 =
C) 24 x 4 =
D) 18 x 5 =
E) 71 x 6 =
F) 71 x 7 =
G) 46 x 8 =
H) 34 x 9 =
I) 48 x 7 =
J) 79 x 6 =
K) 89 x 5 =

(    ) 426
(    ) 474
(    ) 96
(    ) 84
(    ) 90
(    ) 497
(    ) 306
(    ) 368
(    ) 69
(    ) 445
(    ) 336


Terça-feira, dia 9_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: recursos naturais.




LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Os recursos naturais
  Recurso natural é tudo aquilo que a natureza nos oferece e que não foi feito pelo homem.
  A luz e o calor do Sol, o solo, o ar, os vegetais, os animais, a água e os minerais são recursos naturais.
  O homem necessita desses recursos naturais para viver.

O Sol
  O Sol ilumina e aquece a Terra, faz brotas as flores e amadurecer os frutos.
  Sem a luz e o calor do Sol, não existiria vida na terra.

O solo
  É no solo onde o homem planta para produzir alimentos. É dele também que retira muitos minerais.
  É preciso proteger o solo. Para isso, deve-se evitar o desmatamento, que impede a erosão (isto é, que grandes quantidades de solo sejam carregadas com as águas da chuva).

O ar
  O ar é necessário à vida de todos os seres vivos.
  O ar puro faz bem à saúde. Por isso, é preciso evitar a poluição do ar. O ar poluído causa doenças e pode provocar até a morte.

Os vegetais
  Os vegetais são necessários à vida dos homens e dos outros animais. Eles purificam o ar, tornam o clima dos lugares mais agradável, servem de alimento, para fazer remédios, móveis, etc.

Os animais.
  Os animais são muito úteis ao homem. São usados na alimentação, no transporte e para obter muitos produtos, como o couro, a lã, a seda, etc.
  Os animais selvagens fazem parte da natureza e devem ser preservados. Para isso, é preciso evitar a caça e a pesca nas épocas do ano em que eles se reproduzem.

Os minerais
  Os minerais também são muito úteis ao homem.
  O ferro, o ouro, a prata são minerais.
  A água que usamos para beber, cozinhar, produzir energia elétrica e o sal também são minerais.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1- O que é recurso natural?
__________________________


2- Relacione:

( A ) O Sol
( B ) O solo
( C ) O ar
( D ) Os vegetais
( E ) Os animais
( F ) Os minerais

(      ) é necessário à vida de todos os seres vivos.
(      ) ilumina e aquece a Terra, faz brotas as flores e amadurecer os frutos.
(      ) purificam o ar, tornam o clima mais agradável, servem de alimento, são    utilizados para fazer remédios, móveis etc.
(      ) serve para a produção de alimentos e para a retirada de minerais.
(      ) são muito úteis ao homem.
(      ) são usados na alimentação, no transporte e para obter muitos produtos.


3- O que aconteceria sem a luz e o calor do Sol?
___________________________


4- É preciso proteger o solo, evitando o ________________________ para impedir a _______________.


5- O ar poluído pode causar ___________________ e provocar até a _________________.


6- Escreva o nome de dois:

Vegetais:_________, _________
Animais:_________, _________
Minerais:_________, _________



História_________________________

ATIVIDADE: vídeos, texto de opinião


Assista aos vídeos sobre os índios

Em PDF o link é: https://www.youtube.com/watch?v=ZecRLbA7H3w


Em PDF o link é: https://www.youtube.com/watch?v=MwMEuK-DfEw


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

No caderno, escreva um texto de 10 linhas com a sua opinião.



Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento sentado.


Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa, do canal



Portal Coop . Em PDF o link é: https://www.youtube.com/watch?v=CylRJc7s-9c



ATIVIDADE  TURMA  2: alimentação saudável na quarentena.

Qual o papel de uma alimentação saudável durante a pandemia do coronavirus?



     A escolha correta dos alimentos pode contribuir para a manutenção e recuperação da sua saúde
     A função dos alimentos vai muito além de simplesmente nos manter saciados. Uma alimentação adequada e saudável garante uma boa nutrição e o funcionamento adequado de todo o corpo. Portanto, ela influencia, e muito, na saúde.
     Alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos, são saudáveis e excelentes fontes de fibras, de vitaminas, minerais e de vários compostos que são essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças. Inclusive aquelas que aumentam o risco de complicações do Coronavírus, como diabetes, hipertensão e obesidade. Com isso, o cenário atual demanda um cuidado redobrado não só com a higiene, mas também com a alimentação.    Uma vez que estar com as condições nutricionais em dia, por meio do consumo adequado de alimentos saudáveis e água potável, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, para a manutenção e a recuperação da saúde. Assista o vídeo a seguir:

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - 
https://www.youtube.com/watch?v=whKHTDFtvNo

Continuando a atividade sobre alimentação saudável elabore NO SEU CADERNO um cardápio para a refeição de um dia, café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar que seja adequado a alimentação saudável e que possa ajudar na imunidade contra o COVID-19.


Quarta-feira, dia 10_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE: interpretação de textos.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Namoro Desmanchado

Já não tenho namorada
e nem ligo para isso
é melhor ficar sozinho
namorar só dá enguiço.

Eu conheço meus colegas
sei que vão argumentar
que pra não ser mais criança
é preciso namorar.

Mas a outra só gostava
de conversa e de passeio
e queria que eu ficasse
de mãos dadas no recreio!

E ali, sentado e quieto
no recreio da escola
de mãos dadas feito bobo
vendo a turma jogar bola!

Gosto mesmo é de brincar
Faça chuva ou faça sol
namorar não quero mais.
Eu prefiro o futebol!
                                                    BANDEIRA, Pedro. Cavalgando o Arco-íris.
São Paulo, Moderna, 1985

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1- Qual é o título do poema?
_________________________


2- Quem é o autor do poema?
_________________________


3- O poema tem ________ versos e ____ estrofes.


4- Copie do poema a palavra que rima com:
isso:
argumentar:
passeio:
escola:
Sol:


5- Relacione os sinônimos do poema
( A ) desmanchado
( B ) enguiço
( C ) argumentar
( D ) recreio
( E ) prefiro

(    ) intervalo entre as aulas para descanso
(    ) gosto mais
(    ) desfeito; acabado
(    ) apresentar motivos, justificativas; discutir; questionar
(    ) encrenca; problema; confusão


6- Por que o menino prefere ficar sozinho a ter uma namorada?
_________________________


7- O que a menina gostava de fazer durante o recreio e como queria ficar?
_________________________


8- Como o menino ficava no recreio?
_________________________


9- O que o menino escolheu para se sentir bem?
_________________________


10- O que você escolheria: Uma diversão ou um(a) companheiro(a) ?

_________________________



Matemática_______________________

ATIVIDADE: números e operações.

Observe os preços dos produtos e calcule quanto cada pessoa gastou para comprar o presente para o Dia dos Namorados:

Flor: R$24,90
Blusa: R$27,30
Sandália: R$37,40
Vestido: R$51,80

Relógio: R$19,80
Camisa: R$35,60
Sapato: R$48,20
Calça: R$56,90

Carlos: Vestido e Flor
Felipe: Sandália e Blusa
Lucas: Vestido e Blusa
Pedro: Sandália e Flor
Rafael: Vestido e Sandália
Vitor: Blusa e Flor

Ana: Calça e Sapato
Célia: Camisa e Relógio
Helena: Calça e Camisa
Laura: Sapato e Camisa
Regina: Calça e Relógio
Sílvia: Sapato e Relógio


Quinta-feira, dia 11____


Feriado de Corpus Christi - Leitura para conhecimento

Corpus Christi é uma data comemorativa que faz parte do calendário católico em homenagem ao sacramento da eucaristia. A comemoração foi instituída pela Igreja no século XIII.

Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. Aqui no Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia.


O que é comemorado em Corpus Christi?

Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.

A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória. Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo.

A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade. Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, é comemorado Corpus Christi.


Os tapetes são uma tradição realizada durante o dia de Corpus Christi em muitas partes do Brasil. 

A comemoração de Corpus Christi faz parte do calendário tanto da Igreja Católica como de algumas igrejas anglicanas. A data não é comemorada por cristãos ortodoxos nem pelos protestantes. No Brasil, em decorrência da grande tradição católica, a comemoração da data é acompanhada por algumas práticas que foram consolidadas aqui a partir da influência dos portugueses.

Uma tradição típica de Corpus Christi no Brasil trazida pelos portugueses é a atividade de produzir tapetes. Os tapetes de Corpus Christi são uma prática comum em muitas partes do país, representando símbolos e cenas importantes da fé católica. Os tapetes são confeccionados a partir de vários produtos, como serragem, borra de café, areia etc.


Qual a origem histórica de Corpus Christi?

A origem da comemoração dessa data remonta ao século XIII, oficialmente em 1264, durante o pontificado de papa Urbano IV (papa da Igreja de 1261 a 1264). A criação de uma comemoração em homenagem ao sacramento da Eucaristia foi resultado da influência dos relatos de Juliana de Mont Cornillon, uma freira belga que nasceu nas proximidades da cidade de Liège, em 1193.

Os relatos sobre Juliana de Mont Cornillon indicam que ela dizia ter, durante anos, visões e sonhos que traziam uma mensagem divina acerca da importância de se criar uma festa que comemorasse de maneira apropriada o sacramento da eucaristia. Esses relatos influenciaram inicialmente Roberto de Thourotte, bispo da diocese de Liège, que autorizou a realização de uma comemoração para 1247.

O bispo de Thourotte nunca chegou, de fato, a presenciar a comemoração ser realizada, pois acabou falecendo antes disso. No entanto, os relatos de Juliana impactaram outra pessoa em Liége: o arcediago Jacques Pantaleon. Esse arcediago nasceu em Troyes, na França, e em 1261 seria entronizado papa sob o nome de Urbano IV, que, conforme mencionamos, foi o responsável por oficializar a criação dessa celebração.

Além dos relatos de Juliana de Mont Cornillon, outro acontecimento narrado sensibilizou o papa a criar Corpus Christi. Os relatos afirmam que, em 1264, um sacerdote da Boêmia chamado Pedro de Praga foi a Roma para se encontrar com Urbano IV. Durante seu retorno à Boêmia, Pedro de Praga deteve-se em Bolsena e lá realizou o sacramento da eucaristia. Durante o sacramento, conta-se que sangue começou a verter da hóstia consagrada.

Esse suposto milagre ficou conhecido como Milagre de Bolsena, e seu relato rapidamente se espalhou, alcançando o próprio papa, que, pouco tempo depois, oficializou a criação de Corpus Christi. Aos poucos, a festa difundiu-se por outras localidades da Europa. Corpus Christi teve sua importância ratificada durante o século XIV, e práticas comuns à festa foram criadas com o passar do tempo.

Corpus Christi foi criado no século XIII como forma de se comemorar o sacramento da eucaristia


Por Daniel Neves
Graduado em História
SILVA, Daniel Neves. "Corpus Christi"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/corpus-christi.htm. Acesso em 01 de junho de 2020.


Sexta-feira, dia 12_____




PONTO FACULTATIVO MUNICIPAL




----------------


Termo 2__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!