Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
Segunda-feira, dia 8____
ATIVIDADE: LEITURA E ENTENDIMENTO DO TEXTO.
1. COPIE NO CADERNO:
FAFI
A FADA É FOFA.
ELA TEM UMA FITA.
A FAFI DEU A FITA À FADA.
A FADA FALOU:
A FAFI É UM MIMO.
2. GRIFE NO TEXTO (PASSE UM TRAÇO) TODAS AS PALAVRAS ESCRITAS USANDO A LETRA F.
3. RESPONDA DE ACORDO COM O TEXTO.
a. QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
______________________
b. O QUE A FADA TEM?
______________________
c. COMO É A FADA?
______________________
4. MARQUE UM X NA ALTERNATIVA CORRETA.
A FAFI É:
A) UM AMOR
B) UMA GRAÇA
C) UM MIMO
QUEM DEU A FITA PARA A FADA FOI:
A) FILÓ
B) FAFI
C) FÁTIMA
5. ESCREVA AS PALAVRAS NO DIMINUTIVO (PEQUENO – INHO). VEJA O EXEMPLO:
GATO PEQUENO É GATINHO.
BODE PEQUENO É ___________.
FURO PEQUENO É ___________.
CARRO PEQUENO É __________.
SAPATO PEQUENO É __________.
1. COPIE NO CADERNO:
FAFI
A FADA É FOFA.
ELA TEM UMA FITA.
A FAFI DEU A FITA À FADA.
A FADA FALOU:
A FAFI É UM MIMO.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
3. RESPONDA DE ACORDO COM O TEXTO.
a. QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
______________________
b. O QUE A FADA TEM?
______________________
c. COMO É A FADA?
______________________
4. MARQUE UM X NA ALTERNATIVA CORRETA.
A FAFI É:
A) UM AMOR
B) UMA GRAÇA
C) UM MIMO
QUEM DEU A FITA PARA A FADA FOI:
A) FILÓ
B) FAFI
C) FÁTIMA
5. ESCREVA AS PALAVRAS NO DIMINUTIVO (PEQUENO – INHO). VEJA O EXEMPLO:
GATO PEQUENO É GATINHO.
BODE PEQUENO É ___________.
FURO PEQUENO É ___________.
CARRO PEQUENO É __________.
SAPATO PEQUENO É __________.
Matemática_______________________
ATIVIDADE: SITUAÇÕES-PROBLEMA.
RESOLVA AS SITUAÇÕES-PROBLEMA:
1. REGINA TINHA 97 REAIS E GASTOU 23 REAIS NO MERCADO. COM QUANTOS REAIS ELA FICOU? (FAZER A CONTA)
R. ELA FICOU COM _____ REAIS.
2. GUGA COMPROU UM LIVRO POR 35 REAIS E UM GIBI POR 12 REAIS. QUANTO ELE GASTOU? (FAZER A CONTA)
R. ELE GASTOU _____ REAIS.
3. ARME E EFETUE AS ADIÇÕES:
34 + 25 =
10 + 53 =
74 + 3 =
62 + 12 =
15 + 24 =
52 + 7 =
4. ARME E EFETUE AS SUBTRAÇÕES:
85 – 23 =
69 – 4 =
38 – 12 =
56 – 30 =
47 – 43 =
90 – 30 =
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. REGINA TINHA 97 REAIS E GASTOU 23 REAIS NO MERCADO. COM QUANTOS REAIS ELA FICOU? (FAZER A CONTA)
R. ELA FICOU COM _____ REAIS.
2. GUGA COMPROU UM LIVRO POR 35 REAIS E UM GIBI POR 12 REAIS. QUANTO ELE GASTOU? (FAZER A CONTA)
R. ELE GASTOU _____ REAIS.
3. ARME E EFETUE AS ADIÇÕES:
34 + 25 =
10 + 53 =
74 + 3 =
62 + 12 =
15 + 24 =
52 + 7 =
4. ARME E EFETUE AS SUBTRAÇÕES:
85 – 23 =
69 – 4 =
38 – 12 =
56 – 30 =
47 – 43 =
90 – 30 =
Terça-feira, dia 9_____
Geografia_______________________
ATIVIDADE: LEIA E COPIE.
TRANSPORTES
PARA SE DESLOCAR DE UM LUGAR PARA OUTRO, TRABALHAR, ESTUDAR, TRANSPORTAR MERCADORIAS, AS PESSOAS PODEM UTILIZAR DIFERENTES MEIOS DE TRANSPORTES, COMO CARRO, ÔNIBUS, AVIÃO, TREM, METRÔ, NAVIO, CARROÇA, CAMINHÃO, BICICLETA, MOTO, ETC.
EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE TRANSPORTES.
OS QUE ANDAM NA TERRA: TERRESTRES.
OS QUE ANDAM NA ÁGUA: MARÍTIMOS.
OS QUE ANDAM NO AR: AÉREOS.
1. SEPARE OS MEIOS DE TRANSPORTE DE ACORDO COM O TIPO A QUE PERTENCEM:
AVIÃO – CARRO – TREM – NAVIO –
CARROÇA – BARCO – HELICÓPTERO –
BICICLETA – ÔNIBUS - CARRETA –
CANOA – NAVE ESPACIAL
MARÍTIMOS:
AÉREOS:
TERRESTRES:
2. ASSINALE COM X OS MEIOS DE TRANSPORTE QUE CIRCULAM NA RUA ONDE VOCÊ MORA.
A) ÔNIBUS
B) CAMINHÕES
C) TRENS
D) BICICLETAS
E) BARCOS
F) AUTOMÓVEIS
3. QUAL É O MEIO DE TRANSPORTE QUE VOCÊ UTILIZA PARA CHEGAR ATÉ A ESCOLA?
_____________________________
_____________________________
TRANSPORTES
PARA SE DESLOCAR DE UM LUGAR PARA OUTRO, TRABALHAR, ESTUDAR, TRANSPORTAR MERCADORIAS, AS PESSOAS PODEM UTILIZAR DIFERENTES MEIOS DE TRANSPORTES, COMO CARRO, ÔNIBUS, AVIÃO, TREM, METRÔ, NAVIO, CARROÇA, CAMINHÃO, BICICLETA, MOTO, ETC.
EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE TRANSPORTES.
OS QUE ANDAM NA TERRA: TERRESTRES.
OS QUE ANDAM NA ÁGUA: MARÍTIMOS.
OS QUE ANDAM NO AR: AÉREOS.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. SEPARE OS MEIOS DE TRANSPORTE DE ACORDO COM O TIPO A QUE PERTENCEM:
AVIÃO – CARRO – TREM – NAVIO –
CARROÇA – BARCO – HELICÓPTERO –
BICICLETA – ÔNIBUS - CARRETA –
CANOA – NAVE ESPACIAL
MARÍTIMOS:
AÉREOS:
TERRESTRES:
2. ASSINALE COM X OS MEIOS DE TRANSPORTE QUE CIRCULAM NA RUA ONDE VOCÊ MORA.
A) ÔNIBUS
B) CAMINHÕES
C) TRENS
D) BICICLETAS
E) BARCOS
F) AUTOMÓVEIS
3. QUAL É O MEIO DE TRANSPORTE QUE VOCÊ UTILIZA PARA CHEGAR ATÉ A ESCOLA?
_____________________________
_____________________________
História_________________________
ATIVIDADE: LEIA E COPIE NO CADERNO.
FESTAS JUNINAS
AS FESTAS JUNINAS SÃO COMEMORADAS NO MÊS DE JUNHO.
• SANTO ANTONIO, NO DIA 13;
• SÃO JOÃO, NO DIA 24;
• SÃO PEDRO, NO DIA 29.
NAS FESTAS JUNINAS HÁ MUITA COMIDA, DANÇA, MÚSICA, FOGUEIRAS, BRINCADEIRAS E FOGOS.
A PIPOCA, O PINHÃO, O AMENDOIM, A PAÇOCA E O MILHO VERDE SÃO ALGUMAS DAS COMIDAS SERVIDAS NAS FESTAS JUNINAS.
1. VOCÊ CONHECE UTRAS COMIDAS? QUAIS?
_____________________________
_____________________________
2. A QUADRILHA É A DANÇA TÍPICA DESSAS FESTAS. VOCÊ JÁ DANÇOU QUADRILHA?
_____________________________
_____________________________
3. VOCÊ SABE QUAL É A BEBIDA TÍPICA E QUE NÃO PODE FALTAR NAS FESTAS JUNINAS?
_____________________________
_____________________________
FESTAS JUNINAS
AS FESTAS JUNINAS SÃO COMEMORADAS NO MÊS DE JUNHO.
• SANTO ANTONIO, NO DIA 13;
• SÃO JOÃO, NO DIA 24;
• SÃO PEDRO, NO DIA 29.
NAS FESTAS JUNINAS HÁ MUITA COMIDA, DANÇA, MÚSICA, FOGUEIRAS, BRINCADEIRAS E FOGOS.
A PIPOCA, O PINHÃO, O AMENDOIM, A PAÇOCA E O MILHO VERDE SÃO ALGUMAS DAS COMIDAS SERVIDAS NAS FESTAS JUNINAS.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. VOCÊ CONHECE UTRAS COMIDAS? QUAIS?
_____________________________
_____________________________
2. A QUADRILHA É A DANÇA TÍPICA DESSAS FESTAS. VOCÊ JÁ DANÇOU QUADRILHA?
_____________________________
_____________________________
3. VOCÊ SABE QUAL É A BEBIDA TÍPICA E QUE NÃO PODE FALTAR NAS FESTAS JUNINAS?
_____________________________
_____________________________
Educação Física__________________
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
ATIVIDADE TURMA 1: alongamento sentado.
Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa, do canal
Portal Coop . Em PDF o link é: https://www.youtube.com/watch?v=CylRJc7s-9c
Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa, do canal
ATIVIDADE TURMA 2: alimentação saudável na quarentena.
Qual o papel de uma alimentação saudável durante a pandemia do coronavirus?
A escolha correta dos alimentos pode contribuir para a manutenção e recuperação da sua saúde
A função dos alimentos vai muito além de simplesmente nos manter saciados. Uma alimentação adequada e saudável garante uma boa nutrição e o funcionamento adequado de todo o corpo. Portanto, ela influencia, e muito, na saúde.
Alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos, são saudáveis e excelentes fontes de fibras, de vitaminas, minerais e de vários compostos que são essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças. Inclusive aquelas que aumentam o risco de complicações do Coronavírus, como diabetes, hipertensão e obesidade. Com isso, o cenário atual demanda um cuidado redobrado não só com a higiene, mas também com a alimentação. Uma vez que estar com as condições nutricionais em dia, por meio do consumo adequado de alimentos saudáveis e água potável, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, para a manutenção e a recuperação da saúde. Assista o vídeo a seguir:
Continuando a atividade sobre alimentação saudável elabore NO SEU CADERNO um cardápio para a refeição de um dia, café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar que seja adequado a alimentação saudável e que possa ajudar na imunidade contra o COVID-19.
A escolha correta dos alimentos pode contribuir para a manutenção e recuperação da sua saúde
A função dos alimentos vai muito além de simplesmente nos manter saciados. Uma alimentação adequada e saudável garante uma boa nutrição e o funcionamento adequado de todo o corpo. Portanto, ela influencia, e muito, na saúde.
Alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos, são saudáveis e excelentes fontes de fibras, de vitaminas, minerais e de vários compostos que são essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças. Inclusive aquelas que aumentam o risco de complicações do Coronavírus, como diabetes, hipertensão e obesidade. Com isso, o cenário atual demanda um cuidado redobrado não só com a higiene, mas também com a alimentação. Uma vez que estar com as condições nutricionais em dia, por meio do consumo adequado de alimentos saudáveis e água potável, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, para a manutenção e a recuperação da saúde. Assista o vídeo a seguir:
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link -
https://www.youtube.com/watch?v=whKHTDFtvNoContinuando a atividade sobre alimentação saudável elabore NO SEU CADERNO um cardápio para a refeição de um dia, café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar que seja adequado a alimentação saudável e que possa ajudar na imunidade contra o COVID-19.
Quarta-feira, dia 10_____
Língua Portuguesa_________________
ATIVIDADE:
1. LEIA AS PALAVRAS COM MUITA ATENÇÃO:
LARANJA – BOLA – CASACO –
BANANA – BISCOITO – MALA –
MENINA – BONECA – COLA –
CAJU – MAÇÃ – MOLA – LIMÃO –
BICICLETA – BORBOLETA – MARACUJÁ –
LATA – RATO – GATO – MEDO
2. USANDO AS PALAVRAS QUE VOCÊ LEU COMPLETE COM O QUE SE PEDE:
a. TRÊS BRINQUEDOS:
______________________________
b. UM SENTIMENTO:
_______________________________
c. DOIS ANIMAIS MAMÍFEROS:
_______________________
d. UM SER HUMANO:
______________________________
e. UMA PEÇA DE VESTUÁRIO:
________________________
f. SEIS FRUTAS:
______________________________
g. UM INSETO:
______________________________
h. UM MATERIAL ESCOLAR:
___________________________
i. TRÊS OBJETOS:
______________________________
3. COM O NOME DO ALIMENTO QUE SOBROU ESCREVA UMA BONITA FRASE.
______________________________
4. LEIA E ESCREVA AS PALAVRAS ABAIXO NO LUGAR CORRETO:
GATO – PROFESSORA – HEROÍNA –
CAMPEÃO – GALO – GALINHA –
BOI – GATA - MENINA – ATOR –
VACA – HERÓI – MENINO –
CAMPEÃ – PROFESSOR – ATRIZ
FEMININO:
______________________________
MASCULINO:
______________________________
1. LEIA AS PALAVRAS COM MUITA ATENÇÃO:
LARANJA – BOLA – CASACO –
BANANA – BISCOITO – MALA –
MENINA – BONECA – COLA –
CAJU – MAÇÃ – MOLA – LIMÃO –
BICICLETA – BORBOLETA – MARACUJÁ –
LATA – RATO – GATO – MEDO
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
a. TRÊS BRINQUEDOS:
______________________________
b. UM SENTIMENTO:
_______________________________
c. DOIS ANIMAIS MAMÍFEROS:
_______________________
d. UM SER HUMANO:
______________________________
e. UMA PEÇA DE VESTUÁRIO:
________________________
f. SEIS FRUTAS:
______________________________
g. UM INSETO:
______________________________
h. UM MATERIAL ESCOLAR:
___________________________
i. TRÊS OBJETOS:
______________________________
3. COM O NOME DO ALIMENTO QUE SOBROU ESCREVA UMA BONITA FRASE.
______________________________
4. LEIA E ESCREVA AS PALAVRAS ABAIXO NO LUGAR CORRETO:
GATO – PROFESSORA – HEROÍNA –
CAMPEÃO – GALO – GALINHA –
BOI – GATA - MENINA – ATOR –
VACA – HERÓI – MENINO –
CAMPEÃ – PROFESSOR – ATRIZ
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
______________________________
MASCULINO:
______________________________
Matemática_______________________
ATIVIDADE:
1. ESCREVA OS NÚMEROS EM ALGARISMOS QUE REPRESENTAM:
4 DEZENAS E 2 UNIDADES: ________
7 DEZENAS E 2 UNIDADES: ________
2 DEZENAS E 8 UNIDADES: ________
9 DEZENAS E 6 UNIDADES: ________
5 DEZENAS E 3 UNIDADES: ________
8 DEZENAS E 7 UNIDADES: ________
3 DEZENAS E 4 UNIDADES: ________
6 DEZENAS E 9 UNIDADES: ________
1 DEZENA E 1 UNIDADE: __________
2. CIRCULE SOMENTE OS NÚMEROS ÍMPARES:
4 – 7 - 2 – 5 – 8 – 3 – 9 – 6 – 1 – 0
3. CIRCULE OS NÚMEROS PARES:
5 – 9 – 0 – 4 – 1- 8 – 2 – 7 – 3 – 6
4. PENSE E RESOLVA COM ATENÇÃO!
PARA FAZER UM BOLO, SÃO NECESSÁRIOS 4 OVOS. QUANTOS OVOS PRECISO PARA FAZER:
a. 2 BOLOS?_________
b. 5 BOLOS?_________
c. 3 BOLOS? ________
d. 4 BOLOS? ________
e. 10 BOLOS? _______
5. ESCREVA O ANTECESSOR (VEM ANTES) E O SUCESSOR (VEM DEPOIS):
______ 58 ______
______ 25 ______
______ 36 ______
______ 81 ______
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.
1. ESCREVA OS NÚMEROS EM ALGARISMOS QUE REPRESENTAM:
4 DEZENAS E 2 UNIDADES: ________
7 DEZENAS E 2 UNIDADES: ________
2 DEZENAS E 8 UNIDADES: ________
9 DEZENAS E 6 UNIDADES: ________
5 DEZENAS E 3 UNIDADES: ________
8 DEZENAS E 7 UNIDADES: ________
3 DEZENAS E 4 UNIDADES: ________
6 DEZENAS E 9 UNIDADES: ________
1 DEZENA E 1 UNIDADE: __________
2. CIRCULE SOMENTE OS NÚMEROS ÍMPARES:
4 – 7 - 2 – 5 – 8 – 3 – 9 – 6 – 1 – 0
3. CIRCULE OS NÚMEROS PARES:
5 – 9 – 0 – 4 – 1- 8 – 2 – 7 – 3 – 6
4. PENSE E RESOLVA COM ATENÇÃO!
PARA FAZER UM BOLO, SÃO NECESSÁRIOS 4 OVOS. QUANTOS OVOS PRECISO PARA FAZER:
a. 2 BOLOS?_________
b. 5 BOLOS?_________
c. 3 BOLOS? ________
d. 4 BOLOS? ________
e. 10 BOLOS? _______
5. ESCREVA O ANTECESSOR (VEM ANTES) E O SUCESSOR (VEM DEPOIS):
______ 58 ______
______ 25 ______
______ 36 ______
______ 81 ______
Quinta-feira, dia 11____
Feriado de Corpus Christi - Leitura para conhecimento
Corpus Christi é uma data comemorativa que faz parte do calendário católico em homenagem ao sacramento da eucaristia. A comemoração foi instituída pela Igreja no século XIII.
Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. Aqui no Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia.
O que é comemorado em Corpus Christi?
Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.
A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória. Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo.
A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade. Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, é comemorado Corpus Christi.
Os tapetes são uma tradição realizada durante o dia de Corpus Christi em muitas partes do Brasil.
A comemoração de Corpus Christi faz parte do calendário tanto da Igreja Católica como de algumas igrejas anglicanas. A data não é comemorada por cristãos ortodoxos nem pelos protestantes. No Brasil, em decorrência da grande tradição católica, a comemoração da data é acompanhada por algumas práticas que foram consolidadas aqui a partir da influência dos portugueses.
Uma tradição típica de Corpus Christi no Brasil trazida pelos portugueses é a atividade de produzir tapetes. Os tapetes de Corpus Christi são uma prática comum em muitas partes do país, representando símbolos e cenas importantes da fé católica. Os tapetes são confeccionados a partir de vários produtos, como serragem, borra de café, areia etc.
Qual a origem histórica de Corpus Christi?
A origem da comemoração dessa data remonta ao século XIII, oficialmente em 1264, durante o pontificado de papa Urbano IV (papa da Igreja de 1261 a 1264). A criação de uma comemoração em homenagem ao sacramento da Eucaristia foi resultado da influência dos relatos de Juliana de Mont Cornillon, uma freira belga que nasceu nas proximidades da cidade de Liège, em 1193.
Os relatos sobre Juliana de Mont Cornillon indicam que ela dizia ter, durante anos, visões e sonhos que traziam uma mensagem divina acerca da importância de se criar uma festa que comemorasse de maneira apropriada o sacramento da eucaristia. Esses relatos influenciaram inicialmente Roberto de Thourotte, bispo da diocese de Liège, que autorizou a realização de uma comemoração para 1247.
O bispo de Thourotte nunca chegou, de fato, a presenciar a comemoração ser realizada, pois acabou falecendo antes disso. No entanto, os relatos de Juliana impactaram outra pessoa em Liége: o arcediago Jacques Pantaleon. Esse arcediago nasceu em Troyes, na França, e em 1261 seria entronizado papa sob o nome de Urbano IV, que, conforme mencionamos, foi o responsável por oficializar a criação dessa celebração.
Além dos relatos de Juliana de Mont Cornillon, outro acontecimento narrado sensibilizou o papa a criar Corpus Christi. Os relatos afirmam que, em 1264, um sacerdote da Boêmia chamado Pedro de Praga foi a Roma para se encontrar com Urbano IV. Durante seu retorno à Boêmia, Pedro de Praga deteve-se em Bolsena e lá realizou o sacramento da eucaristia. Durante o sacramento, conta-se que sangue começou a verter da hóstia consagrada.
Esse suposto milagre ficou conhecido como Milagre de Bolsena, e seu relato rapidamente se espalhou, alcançando o próprio papa, que, pouco tempo depois, oficializou a criação de Corpus Christi. Aos poucos, a festa difundiu-se por outras localidades da Europa. Corpus Christi teve sua importância ratificada durante o século XIV, e práticas comuns à festa foram criadas com o passar do tempo.
Corpus Christi foi criado no século XIII como forma de se comemorar o sacramento da eucaristia
Por Daniel Neves
Graduado em História
SILVA, Daniel Neves. "Corpus Christi"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/corpus-christi.htm. Acesso em 01 de junho de 2020.
Sexta-feira, dia 12_____
PONTO FACULTATIVO MUNICIPAL
----------------
Termo 1__________
Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas
Fique bem, fique em casa!