quarta-feira, 10 de junho de 2020

Semana 7 - de 15 a 19/6 - 6o ano EJA

Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 15____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: ortografia (G ou J) e classificação silábica.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Para realizar essa atividade você precisará separar as sílabas e, após, classificá-las de acordo com o número.
Vamos recordar.

CLASSIFICAÇÃO
QUANTIDADE
EXEMPLO
SEPARAÇÃO
Monossílaba
1 sílaba
Dissílaba
2 sílabas
Papel
Pa - pel
Trissílaba
3 sílabas
Médico
Mé - di - co
Polissílaba
4 sílabas ou mais
Alfabeto
Al - fa - be - to


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Refaça o quadro, no caderno, já correto.


Fonte: http://www.saladeatividades.com.br/atividades_de_portugues/ortografia/g-e-j/


Matemática_____________________

ATIVIDADE: Revisão de conteúdos:


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Um paciente deve tomar uma cápsula de 8 em 8 horas. A caixa de remédio receitada contém 36 cápsulas. Quantos dias demorará o tratamento?


2. Joly, diretora de uma escola, deseja que todas as salas do 9°ano fiquem com o mesmo número de alunos.
Que cálculo deve ser feito? Qual será seu resultado?



3. Para promover a venda de uma televisão, o cartaz anuncia:
Quanto pagará a mais quem comprar a prazo?


4. Rosinei possuía R$ 71,00 e Ana, R$ 85,00. Juntaram suas quantias para comprar 6 pen drives de mesmo preço. Quanto custou cada pen drive se gastaram todo o dinheiro?


5. Em volta de um terreno retangular de 20 metros de largura por 30 metros de comprimento, deve-se construir uma cerca com 3 fios de arame farpado, vendido em rolos de 50 m. Quantos rolos devem ser comprados?

 FONTE: Livro Praticando Matemática – Volume 1


Terça-feira, dia 16_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: Leia o texto e copie as questões e responda  no caderno


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Placas tectônicas
Placas tectônicas são grandes blocos rochosos semirrígidos que compõem a crosta terrestre. A Terra divide-se em quatorze principais placas tectônicas, as quais se movimentam sobre o manto de forma lenta e contínua, podendo aproximar-se ou se afastar umas das outras.

A movimentação das placas resulta na formação de montanhas, fossas oceânicas, atividades vulcânicas, terremotos e tsunamis.

Teoria das Placas Tectônicas
Em 1913, Alfred Wegener apresentou a Teoria da Deriva Continental, que afirma que, há milhões de anos, as massas de Terra formavam um único supercontinente, chamado Pangeia. Essa teoria foi confirmada por sua sucessora, a chamada Teoria das Placas Tectônicas.

A Teoria das Placas tectônicas parte do pressuposto de que a crosta terrestre está dividida em grandes blocos semirrígidos, ou seja, em placas que abrangem os continentes e o fundo oceânico. Essas placas movimentam-se sobre o magma, impulsionadas por forças vindas do no interior da Terra. Portanto, a superfície terrestre não é uma placa imóvel, como era falado no passado.

Principais placas tectônicas
O planeta Terra está dividido em 52 placas tectônicas, sendo 14 principais e 38 menores. Como exemplos de placas principais, podemos citar a Placa Sul-Americana, a Placa do Pacífico e a Placa Australiana. As menores podem ser exemplificadas pela Placa do Ande do Norte, Placa da Carolina e Placa das Marianas.

Veja a seguir as características de algumas das principais placas tectônicas que formam nosso planeta:

Placas tectônicas e localizações

Placa Sul-Americana
Abrange a América do Sul e estende-se até a Dorsal Mesoatlântica.
Sua fronteira leste faz limite divergente com a Placa Africana; ao sul, faz limite com a Placa Antártica e com a Placa Scotia; a oeste, faz limite convergente com a Placa de Nazca; e ao norte, limita-se com a Placa Caribenha.

Placa de Nazca
Localiza-se à esquerda da Placa Sul-Americana. O choque entre essas duas placas formou a Cordilheira dos Andes.

Placa do Pacífico
Abrange boa parte do Oceano Pacífico.
Limita-se ao norte com a Placa do Explorador, com a Placa Juan de Fuca e com Placa de Gorda.
Seu limite com a Placa Norte-Americana resultou na falha de San Andres.

Placa Euro-Asiática
Abrange parte da Eurásia e limita-se com a Placa Africana e a Placa da Índia.
Separa-se da Placa Norte-Americana pela Dorsal Mesoatlântica.

Tipos de placas
Oceânicas: encontram-se no assolho oceânico.
Continentais: situam-se sob os continentes.
Oceânicas e continentais: situam-se sob o continente e no assoalho oceânico.

Mapa Mental: Placas Tectônicas


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. O movimento ocasionado pelo choque entre as Placas Tectônicas de Nazca e Sul-Americana ocasionou o surgimento:
A) do continente sul-americano.
B) das cadeias de montanhas do México.
C) da Cordilheira dos Andes.
D) da Cordilheira do Himalaia.
E) do Grand Canyon.


2.
Falha de San Andreas, a maior falha Geológica do Mundo

Sobre a falha Geológica de San Andreas, localizada na Califórnia (EUA), podemos afirmar que:
A) ela é resultado dos intensos terremotos que assolam a região.
B) sua origem está relacionada ao movimento de colisão e soerguimento entre duas placas tectônicas.
C) sua formação não possui relação com a tectônica de placas, uma vez que ela se manifesta apenas na superfície terrestre.
D) ela se formou graças ao movimento de deslocamento tangencial entre duas placas tectônicas.


3. O que são Placas Tectônicas?
_________________________


4. Quais são os tipos de placas existentes?
_________________________


5. Por que as placas se movimentam?
_________________________



História_________________________

ATIVIDADE:

Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES: 
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: Racismo, discriminação, preconceito.
- Leia o texto atentamente e responda as questões em seu caderno.


Racismo, discriminação, preconceito 
Colocando os pingos nos “is”.
Maria Aparecida da Silva

Recentemente assisti ao programa esportivo Cartão Verde, da TV Cultura, no qual se discutia, de maneira tímida, a discriminação racial que um jogador branco do Palmeiras Paulo Nunes) teria praticado contra dois jogadores negros, Rincón Corinthians) e Wagner São Paulo), em momentos distintos.

Havia controvérsias quanto à veracidade dos fatos, quanto à sinceridade dos protagonistas, quanto à oportunidade ou oportunismo das denúncias. Mas o que de fato despertou minha atenção foi a relativização do racismo presente no futebol brasileiro. Os cronistas utilizavam a todo tempo a expressão pre conceito, quando as situações em foco constituíam, na verdade, práticas de discriminação racial. Depois de feita essa constatação, procurei explicar para mim mesma porque existe tanta confusão em torno das palavras preconceito, discriminação racial e racismo. É preciso entender exatamente o significado de cada uma dessas expressões.
 Estabelecendo diferenças

O preconceito é basicamente um sentimento negativo é necessário que haja alguma possibilidade de comparação), um estado de espírito negativamente determinado com relação a um grupo ou pessoa. Ele é fruto da ignorância, de opiniões inexatas e de estereótipos. Os preconceitos são muito genéricos e disseminados. Em todas as épocas e em todo o mundo, os grupos humanos alimentaram preconceitos uns em relação aos outros. Diariamente, enfrentamos inúmeros preconceitos. O racial é um deles.

A discriminação é a materialização dos preconceitos. São as atitudes práticas que dão corpo e ação à disposição psicológica dos preconceitos. No caso específico da discriminação racial são as atitudes de vetar, impedir, dificultar, preterir pessoas predominantemente negras, no caso brasileiro) em seu processo de desenvolvimento pleno como seres humanos.

 O racismo. Ah, o racismo... tão presente em nossas vidas, nas instituições, na cultura e nas relações pessoais e tão ausente do rol de preocupações da intelectualidade brasileira e dos veículos formadores de opinião. A dificuldade de defini-lo. e assumir sua existência entre nós. vem do fato de o racismo constituir-se numa prática social negativa, cruel, humanamente repreensível, com a qual, ninguém, em sã consciência afora os racistas declarados), deseja se identificar.

Revista Raça Brasil. São Paulo: Símbolo, ano 4, n.39, nov. 1999, p. 51.


1. A expressão “colocando os pingos nos “is”, que serve de subtítulo ao texto, tem o valor equivalente a:
A) reagindo contra algo ofensivo;
B) dizendo a verdade;
C) esclarecendo uma dúvida;
D) argumentando contrariamente a algo;
E) examinando melhor a questão.


2. “Discriminação” e “descriminação” são parônimos; a alternativa em que se trocou a forma destacada pelo seu parônimo ou homônimo é:
A) o afastamento do jogador racista é iminente;
B) a injustiça do ato foi flagrante;
C) os negros sofrem discriminação, na Europa, por serem emigrantes;
D) o jogador racista teve sua matrícula cassada;
E) o jogador assistiu a uma sessão espírita.


3. O objeto maior do artigo é:
A)distinguir termos que se confundem;
B) combater o racismo;
C) criticar a hipocrisia social;
D) provocar humor;
E) condenar a discriminação no futebol.


4. A autora não afirma com segurança, no primeiro parágrafo, que o jogador Paulo Nunes cometeu um ato discriminatório; o meio lingüístico empregado para relativizar essa afirmação é:
A) a adjetivação de “tímida”, dada à discussão;
B) o emprego do futuro do pretérito composto “teria praticado”;
C) o discurso indireto;
D) a inversão dos termos da frase;
E) a utilização dos parênteses.


5. “Havia controvérsias quanto à veracidade dos fatos”; a forma abaixo que ALTERA o sentido original desse segmento do texto é:
A) quanto à veracidade dos fatos, havia controvérsias;
B) em relação à veracidade dos fatos, existiam controvérsias;
C) no que diz respeito à veracidade dos fatos, havia controvérsias;
D) afora a veracidade dos fatos, havia controvérsias;
E) quanto à veracidade dos fatos, controvérsias havia.


6. Segundo o que se pode depreender do texto lido, a alternativa que mostra preconceito e não discriminação é:
A) os negros não são tão inteligentes quanto os brancos;
B) os negros não podem viajar na primeira classe;
C) não se servem negros naquele restaurante;
D) os negros não podem chegar aos altos postos do poder;
E) os negros só podem estudar em escolas públicas.


7. Se trocarmos os substantivos e adjetivos abaixo de posição, a alternativa em que há uma modificação de forma e sentido é:
A) jogadores negros;
B) momentos distintos;
C) sentimento negativo;
D) opiniões inexatas;
E) disposição psicológica.


8. “Um jogador branco do Palmeiras”; a elipse do termo “time” faz com que se juntem palavras de gêneros e números diferentes; o mesmo ocorre em:
A) O celular.
B) O micro-ondas.
C) O caixa.
D) O despertador.
E) O Vasco da gama.


9. “Em todas as épocas e em todo o mundo”; a alternativa em que houve troca indevida entre as expressões “todo mundo” e “todo o mundo” é:
A)  O jogador percorreu todo o mundo;
B)  O atleta falou com todo mundo para pedir desculpas;
C) Ele conhecia todo o mundo na festa;
D) Via todo o mundo em seus filmes;
E)  Todo o mundo está poluído.


10. “O racismo. Ah, o racismo...”; a inclusão da interjeição “ah” mostra:
A) Espanto;
B) Alegria;
C) Arrependimento;
D) Tristeza;
E) Surpresa.


11. Não há críticas no texto:
A) Aos órgãos formadores de opinião;
B) À intelectualidade brasileira;
C) Aos racistas declarados;
D) Aos cronistas do programa aludido;
E) À inconsciência do governo.


12. O nome da revista de onde foi retirado o texto é Raça Brasil; esse nome revela:
A) Uma atitude preconceituosa da revista;
B) Um estereótipo de que os brasileiros são negros;
C) Uma adequação com o tema tratado: a discriminação;
D) Uma preocupação em educar os negros;
E) Um incentivo a que os brasileiros se unam.


13. “O racismo ...) tão ausente do rol de preocupações na intelectualidade brasileira”, nesse segmento, a expressão “intelectualidade brasileira” só NÃO deve referir-se a à):
A) Intelectuais brasileiros alienador;
B) Intelectuais brancos, em sua maioria;
C) Intelectualidade tradicional, originária da classe dominante;
D) Todos os intelectuais das regiões mais desenvolvidas do país;
E) Intelectuais sem preocupações político-sociais.



Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento

O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.

Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 10. Vamos lá?!

Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!





ATIVIDADE  TURMA  2: DANÇA

A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva.

Origem 
Folclórica ou típica: baião, frevo, catira, etc; Étnica: tango, fharatanatyam, flamengo, etc... Cerimoniais: rituais indianas,  rituais xamãs, etc;

Modo 
Em grupo: quadrilha, street dance, carimbó.
Solo (individual): coreografia de solista no balé, sapateado, samba, etc; Em dupla: forró, tango, bolero, etc;

Finalidade 
Cênica ou performática: balé, ópera-balé, dança contemporânea, etc; Coreografada: casamento, debutantes, fitdance, etc;


AGORA QUE POSSUÍMOS ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A DANÇA, VAMOS AO TRABALHO: vamos assistir a alguns vídeos de algumas danças:

balé

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=WUrJuSh0evE

dança de salão

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=TzgIn_MVZ38

dança contemporânea 

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=Fao3cfs3DyQ&feature=related

street dance

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=ZAqGrlySrTE


RESPONDA:
Continuando a aula anterior com o tema dança responda,  o que as pessoas dos vídeos estão fazendo?

Qual o tipo de dança você, mesmo que não tenhamos visto você acha que faz mais parte do seu convívio social?

Quais destas práticas vocês conhecem?


VAMOS A PARTE PRÁTICA!
Vocês irão escolher um ritmo musical, um estilo de dança para fazer a prática.
Para comprovação da atividade faça o vídeo da realização da atividade (DANÇA), este vídeo será apresentado ao professor quando retornarmos ao ambiente escolar, o aluno que quiser e preferir poderá compartilhar o vídeo em suas redes sociais para acompanharmos a realização da tarefa.


Quarta-feira, dia 17_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE: Leitura e interpretação de texto




LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

O Girassol e o Vento
O sol se escondia atrás dos montes e o girassol, todo desfeito, acompanhava, com tristeza o entardecer.

Quando amanheceu e o sol começou a jorrar seus raios sobre a terra, o girassol encheu-se de vida e jogou fora sua tristeza.

Sua alegria, porém, durou pouco, porque eis que veio o lavrador e colheu quase todas as sementes, para serem esmagadas pelas máquinas dos homens e se transformarem em óleo comestível.

As poucas sementes que restaram, logo foram arrebatadas pelo vento, que soprava fortemente.

E o girassol então pensou: “Só me resta um consolo! As sementinhas tocadas pelo vento, vão formar novas plantinhas e quem sabe longe das máquinas ameaçadoras dos homens.

Bendito seja o vento, que me faz multiplicar!”


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Quantos parágrafos têm o texto?
_______________________
_______________________

3. Quem é o personagem principal dessa história?
_______________________
_______________________

4. Por que o girassol ficou triste?
_______________________
_______________________


5. O que o lavrador fez?
_______________________
_______________________


6. O que aconteceu com as sementes que sobraram?
_______________________


7. Por que o girassol gostava do vento?
_______________________



Matemática_______________________

ATIVIDADE: Múltiplos de um número natural. Leia a explicação a seguir:


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Glória irá comprar bombons para dar de presente aos seus amigos. Cada caixa contém 5 bombons.

Dependendo do número de caixas que comprar, a quantidade de bombons será diferente.

Ela montou esta tabela:


Os números 5, 10, 15, 20, 25 e 30 são múltiplos de 5, porque foram calculados multiplicando-se os números naturais (que se encontram na primeira linha) por 5.

Preste atenção nas palavras: múltiplo está relacionado com multiplicar.


Agora responda em seu caderno os exercícios a seguir:

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Complete a tabela com os múltiplos de 5.


2. Antônio plantou 6 árvores na frente de seu terreno com intervalos de 6 metros entre elas. A primeira e a última árvore ficaram nas extremidades da frente do terreno. Complete com os múltiplos de 6 e determine quantos metros tem a frente do terreno de Antônio.


3. Em uma semana, há 7 dias. Quantos dias há em:

a) 4 semanas? ___________________________________

b) 6 semanas? __________________________________

c) 8 semanas? ___________________________________


4. Determine:

a) Os múltiplos de 9 menores que 50:
_______________________________________________

b) Os múltiplos de 6 maiores que 20 e menores que 60:
_______________________________________________

c) Os múltiplos de 7 entre 10 e 50:
_______________________________________________

d) Os múltiplos de 10 entre 1 e 101:
_______________________________________________


DESAFIO: Em uma sala de aula, o número de alunos presentes é múltiplo de 8. Esse número é maior que 30 e menor que 40. Quantos alunos estão na sala?


Quinta-feira, dia 18____


Ciências________________________

ATIVIDADE: quiz on-line, fato ou fake.


E se as chances de contrair o novo coronavírus forem proporcionais ao seu conhecimento sobre ele?



LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Responda a 20 afirmações sobre a COVID-19 e descubra neste game quão seguro você está!

https://dorconsultoria.com.br/coronavirus/quiz/


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Quantas questões você acertou?
_____________________________


2. Após o quiz on line, escreva FATO ou FAKE nas explicações abaixo:

a. (        ) estudos já comprovaram que o novo coronavírus pode sobreviver (e muito) em diversos tipos diferentes de objetos e superfícies.

b. (        ) o mercado pode não ter higienizado a sua embalagem. E muitas outras pessoas podem ter manipulado o produto antes de você. É preciso higienizar!

c. (        ) Ao tossir, nada de colocar a mão na boca, já que colocamos a mão em praticamente tudo! Use a dobra do antebraço ou lenço descartável que é mais sucesso.

d. (        )podemos demorar até 14 dias para desenvolver os sintomas e, nesse período, podemos transmitir a doença. Os portadores assintomáticos do vírus já respondem por 50% das transmissões.

e. (        ) animais domésticos, como gatos, têm vírus, mas não podem transmitir! Segundo estudo chinês, nenhum dos testados teve carga viral suficiente para desenvolver ou transmitir a doença. Jamais abandone o seu pet!

f. (        ) até o momento, não há qualquer medicamento, substância, vitamina, alimento ou vacina que previna contra a COVID-19.

g. (        ) o período de incubação varia entre 2 e 14 dias. E a média é de 5 dias.

h. (        ) com ou sem máscara, levar as mãos ao rosto após tocar superfícies ou objetos contaminados pode resultar em infecção. E a máscara é também muito importante para evitar a transmissão do vírus por pessoas infectadas, ok?

i. (        ) crianças não estão no grupo de risco da doença. Apesar de não estarem no grupo de risco, os pequenos também podem desenvolver e transmitir a doença. Especialmente se têm alguma doença crônica debilitante.

j. (        ) deve-se procurar atendimento hospitalar ser estiver com dificuldade para respirar e febre alta (a partir de 39°C), sintomas graves da Convid-19

k. (        ) todos os cuidados no controle de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca, doenças reumatológicas e pulmonares, câncer devem ser mantidos. Essas condições podem potencializar o novo coronavírus.

l. (        ) é importante se vacinar para diminuir o volume de pessoas procurando atendimento médico e favorecer o diagnóstico preciso da COVID-19.

m. (        ) sabão em barra, detergente, sabonete, sabão em pó, multiuso, servem para limpar o vírus. A boa e velha prática que nunca sai de moda. Mas precisa lavar a mãos direitos

n. (        ) após a Convid, em casos graves, como qualquer pneumonia, pode resultar em danos na função respiratória. Outros estudos sugerem eventuais problemas neurológicos após a infecção.

o. (        ) a chance de contaminação com as luvas aumenta, pois as pessoas acabam tocando o rosto com elas ou se contaminando na hora de retirá-las.

p. (        ) é preciso levar sempre mais de uma máscara ao sair de casa e trocá-las com frequência (no mínimo diária). Lembre-se também de manipular sempre pelas alças.

q. (        ) os benefícios do aleitamento materno superam os riscos. Em caso de suspeita ou confirmação do novo coronavírus, desde que a mãe adote as medidas recomendadas (máscara facial, higienização das mãos), não há contraindicação. E lembre-se de manter distanciamento de 2 metros para o berço quando não estiver amamentando.



Inglês__________________________

ATIVIDADE: translation.


OBS: Caso não consiga fazer a impressão da atividade você pode realiza-la em seu caderno fazendo o desenho dos métodos de prevenção ao Coronavírus, colocando nomes em inglês e português e colorindo. 

Caso faça a impressão, siga com a tradução das palavras e pinte.
Bora se cuidar hein!




Arte___________________________

ATIVIDADE: |Egito e a escrita e os símbolos.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

A escrita e os símbolos: Egito
A escrita que se desenvolveu na antiga civilização egípcia encontrava-se envolta em mistério até o ano de 1822, quando o pesquisador francês Jean François Champollion decifrou a famosa pedra de roseta, na qual se encontravam caracteres demóticos, gregos e os hieróglifos.

O termo hieróglifo tem origem grega e expressa o mesmo significado, isto é, “inscrição sagrada”, dos radicais: hieros, sagrado, e glyphein, gravar. O hieróglifo, portanto, era considerado o tipo de símbolo mediador entre a mente divina criadora e o mundo criado. Através dessa escrita, os sacerdotes e escribas egípcios poderiam referir-se à criação divina e ao próprio divino, servindo-se dos símbolos por ele fornecidos que eram passíveis de serem associados às coisas existentes.

Dessa forma, os hieróglifos estruturam-se em três formas principais:

1) como escrita pictográfica, isto é, como produtora de caracteres que formam imagens (de objetos, pessoas, animais etc.), funcionando como signo-palavra;

2) como ideogramas, isto é, cada um desses símbolos pictográficos passa uma ideia que deve ser traduzida de acordo com o contexto dos outros símbolos a ele associados;

3) como fonograma, ou seja, cada hieróglifo também tem a ele associado um som diferente.

Curiosamente, os egípcios conseguiram estabelecer som para 24 consoantes de sua língua mesmo sem terem desenvolvido uma língua alfabética, como os fenícios, gregos e romanos.

Sendo assim, cada imagem hieroglífica, ou pictograma, é acompanhada de uma ideia e de um som específicos.


NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

Observe a imagem abaixo, que se trata de um alfabeto de hieróglifos, em seguida, em seu caderno ou em uma folha de sulfite, escreva uma mensagem para um amigo ou familiar. Não se esqueça de usar  as imagens no lugar das letras.



Sexta-feira, dia 19_____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: Produção de texto.


Agora que você leu e interpretou texto o “Girassol e o Vento”, dê um novo final à história. Porém, já foi dado o início; é necessário escrever o desenvolvimento e o fazer o desfecho (final).


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

O Girassol e o Vento
O sol se escondia atrás dos montes e o girassol, todo desfeito, acompanhava, com tristeza o entardecer.

Quando amanheceu e o sol começou a jorrar seus raios sobre a terra, o girassol encheu-se de vida e jogou fora sua tristeza... (Continue daqui)


Matemática_____________________

ATIVIDADE: Outros exercícios sobre múltiplos e divisores de um número. Copiar e resolver no caderno:


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Abaixo, aparecem algumas colunas numeradas.

a) Qual coluna em que todos os números são divisíveis por 3? Escreva os números.
___________________________

b) Qual das colunas apresenta maior quantidade de números múltiplos de 5?
___________________________

c) Escreva todos os divisores do maior número da coluna D.

____, ____, ____, ____, ____, ____, ____, ____

d) Os números _____ e ______ da coluna A são divisíveis por 2.

e) Que números da coluna D são múltiplos de 2?
___________________________


2. Arnaldo empilhou 12 livros de maneira que todas as pilhas ficassem com a mesma quantidade de livros. De quantas maneiras é possível empilhar esses livros de modo que cada pilha fique com a mesma quantidade de livros? Complete e descubra:

1 pilha com ___ livros cada. (1 pilha com 24 livros cada)

___ pilhas com 12 livros cada.

3 pilhas com ___ livros cada.

4 pilhas com ___ livros cada.

6 pilhas com ___ livros cada.


3. Observe os números abaixo, e responda:

a) Quais números são divisíveis por 2?
___________________________

b) Quais números são divisíveis por 3?
___________________________

c) Quais números são divisíveis por 5?
___________________________

d) Os números _____, _____ e ____ são múltiplos de 3.

e) São múltiplos de 5: _____, _____, _____ e _____.

f) Que números são divisíveis por 2 e 3 ao mesmo tempo?
___________________________


4. Em uma classe, há 28 alunos. O professor pensou em dividi-la em grupos de 5 alunos ou em grupos de 4 alunos. Qual deve ser a opção para que não sobre alunos? Por quê?
___________________________


5. Em um grande edifício comercial, de 20 andares, há vários elevadores. Um deles só para nos andares cujo número é múltiplo de 2. Um outro, só para nos andares cujo número é múltiplo de 3. Considerando o térreo, como andar zero, em que andares se pode pegar qualquer um desses dois elevadores?
___________________________


DESAFIO: Complete a figura abaixo. Mas, primeiro, você tem que descobrir o segredo. Analisando o que já foi feito, descubra o número que deve ser escrito em cada casa.



----------------



6o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!