quarta-feira, 10 de junho de 2020

Semana 7 - de 15 a 19/6 - 7o ano EJA

Atenção aos comandos
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 15____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: ortografia (G ou J) e classificação silábica.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Para realizar essa atividade você precisará separar as sílabas e, após, classificá-las de acordo com o número.
Vamos recordar.

CLASSIFICAÇÃO
QUANTIDADE
EXEMPLO
SEPARAÇÃO
Monossílaba
1 sílaba
Dissílaba
2 sílabas
Papel
Pa - pel
Trissílaba
3 sílabas
Médico
Mé - di - co
Polissílaba
4 sílabas ou mais
Alfabeto
Al - fa - be - to


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Refaça o quadro, no caderno, já correto.


Fonte: http://www.saladeatividades.com.br/atividades_de_portugues/ortografia/g-e-j/


Matemática_____________________

ATIVIDADE: Calculo de porcentagem


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Porcentagem envolve diversas situações com que nos deparamos frequentemente em nosso cotidiano, por exemplo, em indicadores econômicos, resultados de pesquisas ou promoções. Entendemos porcentagem como sendo a razão entre um número qualquer e 100, sendo representada pelo símbolo %, como mostrado nas aulas anteriores. Utilizamos a ideia de porcentagem para representar partes de algo inteiro.
Veja os exemplos seguintes que mostram as diferentes representações de porcentagens. Lembre-se, para “transformar” a porcentagem em fração, basta dividir o número que acompanha o símbolo % por 100; para “transformar” a fração em forma decimal, basta realizar a divisão.

Exemplos
Perceba que quando escrevemos a porcentagem 100% é o mesmo que considerar um inteiro, ou seja, quando consideramos 100% de algo, estamos levando em conta o total daquilo.

Como calcular a porcentagem?
Para realizar o cálculo da porcentagem de um valor, basta multiplicar esse valor pela porcentagem em sua forma decimal ou fracionária.

Exemplos

a) Calcule 50% de 600.
Sabemos que 50% = 0,50, assim, basta fazer a substituição e multiplicar os valores. Veja:
0,50 x 600 =
300
Assim, 50% de 600 é igual a 300.


b) Lucas comprou uma TV de 800,00 com 20% de desconto. Quanto ele pagou nesta TV?
20% = 0,20
0,20 x 800 = 160 (desconto)
Para encontrar o valor pago na TV diminuímos o valor do desconto do valor total:
800 – 160 = 640,00
Resposta: Lucas pagou R$640,00 nesta TV.


Agora, responda no caderno:

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Calcule:
a) 30% de 120
b) 40% de 800
c) 2% de 400
d) 15% de 240
e) 12% de 250
f) 4% de 9000


2. Resolva os problemas:
a) Um estacionamento possui 150 vagas. Se ainda existem 40% de vagas sobrando, quantos carros há no estacionamento?

b) Em determinada loja, uma geladeira estava sendo vendida conforme o anúncio:
Quanto será pago nesta geladeira caso o cliente decida pagar a geladeira à vista?

c) Uma bicicleta custava R$ 950,00. Sabendo que esta bicicleta está sendo vendida em até oito prestações com um acréscimo de 20% sobre o preço, determine qual o valor da bicicleta se esta for comprada parcelada?

d) Para a próxima excursão ao parque aquático, Lucas, que foi o aluno destaque do bimestre, ganhou desconto de 30% no valor do ingresso. Se o ingresso custava R$ 90,00 qual o valor do desconto e quanto Lucas irá pagar pelo mesmo?

FONTE: Livro Praticando Matemática – Volume 1

Terça-feira, dia 16_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: Leia o texto e copie as questões e responda  no caderno


Quais São os Principais Problemas Ambientais Urbanos?



Quando falamos sobre problemas ambientais urbanos, é preciso considerar alguns fatores que vão contribuir significativamente para que o meio ambiente seja impactado de forma negativa.

Dentre eles, podemos destacar que o grande crescimento demográfico das cidades, aliado a uma falta de ordenamento territorial e planejamento estrutural capazes de absorver esse contingente populacional são os principais causadores de problemas ambientais urbanos.

O problema do processo de industrialização
O processo de industrialização, iniciado com a revolução industrial do século XVIII, transformou completamente o padrão produtivo e o panorama de organização das sociedades e, consequentemente, a condição socioambiental dos aglomerados urbanos, principalmente com a mudança de população do campo para as cidades.

A partir dessa nova realidade, as cidades, principalmente as de países subdesenvolvidos — que tiveram sua industrialização tardia muito acelerada e em um curto espaço de tempo — não foram capazes de se organizar a ponto de criar infraestrutura suficiente para absorver esse crescimento populacional.

Os problemas ambientais urbanos são cada vez mais visíveis na paisagem das cidades, principalmente pelas constantes transformações que o homem faz na natureza, fazendo com que a capacidade de resiliência ambiental (capacidade de um sistema restabelecer seu equilíbrio após este ter sido rompido por um distúrbio, ou seja, sua capacidade de recuperação) seja cada vez
menor.

Dentre os muitos impactos ambientais nas áreas urbanas podemos destacar as enchentes, lixos urbanos, poluição do ar, poluição sonora e despejo de esgoto sanitário nos rios, problemas que afetam diretamente os recursos naturais e a qualidade de vida das pessoas que residem nas cidades.

Principais problemas ambientais urbanos

Enchentes
As enchentes são um problema cada vez mais comum nas grandes cidades brasileiras. Isso ocorre, principalmente, por causa da impermeabilização do solo urbano, que é coberto na maior parte por asfalto e cimento. Com isso, a água não consegue penetrar e se acumula sobre o solo.

Outro fator que colabora com as enchentes é a alteração de cursos d’água, como o aterramento para construção civil ou mudanças do curso de rios, o aterramento de áreas pantanosas, locais para onde a água escorria – sem essa possibilidade ela se acumula sobre o solo – ou mesmo a ocupação irregular na beira de rios.

Também podemos citar o entupimento dos bueiros como fator que colaboram para as enchentes, sem falar, também, nas mudanças climáticas, que alteram os ciclos das chuvas, fazendo com que verdadeiras tempestades culminem em enchentes de grandes proporções e graves consequências.

Lixos urbanos
O aumento populacional causa uma maior produção de lixo, especialmente no atual modelo de produção e consumo. C
om isso, os lixos urbanos se tornam outro grande problema para o meio ambiente em áreas urbanas, porque a falta de um tratamento adequado para os resíduos sólidos domésticos, principalmente os despejados em lixões ou em cursos d’água, queimados ou depositados em terrenos baldios vão causar impactos ambientais severos nos solos, águas e mesmo no ar.

Esses lixos urbanos vão produzir gases e substâncias tóxicas que, ao entrarem em contato com o meio em que são depositados, vão ser causadores de doenças graves e contaminação do ambiente. Também é preciso destacar que, em relação aos lixões, os mais afetados são as camadas mais pobres da sociedade, justamente a camada que dispõe de menores recursos na questão de atendimento hospitalar.

Esse problema de atingir as camadas sociais mais pobres ocorre porque é na periferia que se encontram os lixões das cidades.

Despejo de esgotos nos rios e canais
O crescimento desordenado e a falta de infraestrutura urbana das cidades fez com que ocorresse uma ausência de planejamento em relação ao saneamento básico.

Esse fato ocasiona um despejo sistemático de esgoto sanitário doméstico e industrial em rios e canais em grande escala, fazendo com que ocorra um grande impacto em ecossistemas aquáticos, aumento da contaminação da água, proliferação de doenças e menor disponibilidade de água doce para consumo humano.

Poluição sonora
A grande quantidade de automóveis nos centros urbanos vai colaborar significativamente para a produção da chamada poluição sonora.

Além dos automóveis, também podemos destacar as obras de construção civil, fábricas, entre outros fatores que vão ser responsáveis pro distúrbios mentais, aumento significativo do stress e até problemas auditivos.

Emissão de gases
Em relação aos gases poluentes despejados na atmosfera, vamos perceber que o grande volume de automóveis e indústrias é o principal causador desse grave problema urbano, que, entre outros fatores, pode gerar o efeito estufa, devido à grande quantidade de gás carbônico, chuvas ácidas e as ilhas de calor.

As chuvas ácidas ocorrem quando existe, na atmosfera, um número muito grande de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O5), que, quando em contato com o hidrogênio em forma de
vapor, formam ácidos como o ácido nítrico (HNO3) ou o ácido sulfúrico (H2SO4).

O grande problema para o meio ambiente é a alteração do pH das águas, podendo levar a morte de seres aquáticos e a acidificação do solo, tornando-o improdutivo ou acelerando a erosão.

Já as ilhas de calor são uma anomalia do clima que ocorre quando a temperatura em determinadas regiões dos centros urbanos fica muito maior do que a temperatura nas regiões periféricas.

Isso acontece devido à junção de diversos fatores, como a poluição atmosférica, alta densidade demográfica, pavimentação e diminuição da área verde, construção de prédios barrando a passagem do vento e grande quantidade de veículos, entre outros.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. O fenômeno de ilha de calor é o exemplo mais marcante da modificação das condições iniciais do clima pelo processo de urbanização, caracterizado pela modificação do solo e pelo calor antropogênico, o qual inclui todas as atividades humanas inerentes à sua vida na cidade.
BARBOSA, R. V. R. Áreas verdes e qualidade térmica em ambientes urbanos: estudo em microclimas em Maceió. São Paulo: EdUSP, 2005.

O texto exemplifica uma importante alteração socioambiental, comum aos centros urbanos. A maximização desse fenômeno ocorre
A) pela reconstrução dos leitos originais dos cursos d’água antes canalizados.
B) pela recomposição de áreas verdes nas áreas centrais dos centros urbanos.
C) pelo uso de materiais com alta capacidade de reflexão no topo dos edifícios.
D) pelo processo de impermeabilização do solo nas áreas centrais das cidades.
E) pela construção de vias expressas e gerenciamento de tráfego terrestre.


2.  Considere as seguintes afirmações que tratam do ambiente em grandes centros urbanos:

I. O aumento da temperatura em face do adensamento de construções, do asfaltamento de ruas e avenidas e da rarefação ou ausência de vegetação tende a gerar as “ilhas de calor”.
II. Em geral, a expansão nos grandes centros urbanos brasileiros tem sido realizada em terrenos ambientalmente estáveis e com baixa vulnerabilidade à ocupação.
III. Comumente, as áreas de risco à ocupação correspondem aos fundos de vales, topos de morros e vertentes íngremes.
IV. Parques, áreas verdes e matas ciliares, contribuem para a melhoria do clima urbano, amenizando os gradientes térmicos.

Está correto o que se afirma em
A) I, II, III e IV.
B) I, III e IV apenas.
C) II e III apenas.
D) I, II e IV apenas.


3. O crescimento precipitado das cidades em decorrência do acelerado desenvolvimento tecnológico da segunda metade do século XX produziu um espaço urbano cada vez mais fragmentado, caracterizado pelas desigualdades e segregação   espacial, subemprego e submoradia, violência urbana e graves problemas ambientais. Sobre os problemas socioambientais nos espaços urbanos-industriais é correto afirmar que:

A) os resíduos domésticos e industriais aliados aos numerosos espaços marginalizados, problemas de transportes, poluição da água e do solo, bem como os conflitos sociais são grandes desafios das cidades na atualidade.

B) as ações antrópicas, em particular, as atividades ligadas ao desenvolvimento industrial e urbano têm comprometido a qualidade das águas superficiais, sem contudo, alcançar os depósitos subterrâneos.

C) os conflitos sociais existentes no espaço urbano mundial estão associados à ampliação de políticas públicas para melhoria de infraestrutura que provocou o deslocamento de milhões de pessoas do campo para a cidade.

D) a violência urbana, problema agravado nos últimos anos, está associada à má distribuição de renda, à livre comercialização de armas de fogo e à cultura armamentista existente na maioria dos países europeus.

E) a chuva ácida ocorrida nos países ricos industrializados apresenta como consequências, a destruição da cobertura vegetal, alteração das águas, embora favoreça a fertilização dos solos agricultáveis.


4. Quais são os fatores que contribuem de forma negativa para que o meio ambiente sofra impacto?
_________________________


5. Explique como ocorre as chuvas ácidas?
_________________________



História_________________________

ATIVIDADE:

Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES: 
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: Racismo, discriminação, preconceito.
- Leia o texto atentamente e responda as questões em seu caderno.


Racismo, discriminação, preconceito 
Colocando os pingos nos “is”.
Maria Aparecida da Silva

Recentemente assisti ao programa esportivo Cartão Verde, da TV Cultura, no qual se discutia, de maneira tímida, a discriminação racial que um jogador branco do Palmeiras Paulo Nunes) teria praticado contra dois jogadores negros, Rincón Corinthians) e Wagner São Paulo), em momentos distintos.

Havia controvérsias quanto à veracidade dos fatos, quanto à sinceridade dos protagonistas, quanto à oportunidade ou oportunismo das denúncias. Mas o que de fato despertou minha atenção foi a relativização do racismo presente no futebol brasileiro. Os cronistas utilizavam a todo tempo a expressão pre conceito, quando as situações em foco constituíam, na verdade, práticas de discriminação racial. Depois de feita essa constatação, procurei explicar para mim mesma porque existe tanta confusão em torno das palavras preconceito, discriminação racial e racismo. É preciso entender exatamente o significado de cada uma dessas expressões.
 Estabelecendo diferenças

O preconceito é basicamente um sentimento negativo é necessário que haja alguma possibilidade de comparação), um estado de espírito negativamente determinado com relação a um grupo ou pessoa. Ele é fruto da ignorância, de opiniões inexatas e de estereótipos. Os preconceitos são muito genéricos e disseminados. Em todas as épocas e em todo o mundo, os grupos humanos alimentaram preconceitos uns em relação aos outros. Diariamente, enfrentamos inúmeros preconceitos. O racial é um deles.

A discriminação é a materialização dos preconceitos. São as atitudes práticas que dão corpo e ação à disposição psicológica dos preconceitos. No caso específico da discriminação racial são as atitudes de vetar, impedir, dificultar, preterir pessoas predominantemente negras, no caso brasileiro) em seu processo de desenvolvimento pleno como seres humanos.

 O racismo. Ah, o racismo... tão presente em nossas vidas, nas instituições, na cultura e nas relações pessoais e tão ausente do rol de preocupações da intelectualidade brasileira e dos veículos formadores de opinião. A dificuldade de defini-lo. e assumir sua existência entre nós. vem do fato de o racismo constituir-se numa prática social negativa, cruel, humanamente repreensível, com a qual, ninguém, em sã consciência afora os racistas declarados), deseja se identificar.

Revista Raça Brasil. São Paulo: Símbolo, ano 4, n.39, nov. 1999, p. 51.


1. A expressão “colocando os pingos nos “is”, que serve de subtítulo ao texto, tem o valor equivalente a:
A) reagindo contra algo ofensivo;
B) dizendo a verdade;
C) esclarecendo uma dúvida;
D) argumentando contrariamente a algo;
E) examinando melhor a questão.


2. “Discriminação” e “descriminação” são parônimos; a alternativa em que se trocou a forma destacada pelo seu parônimo ou homônimo é:
A) o afastamento do jogador racista é iminente;
B) a injustiça do ato foi flagrante;
C) os negros sofrem discriminação, na Europa, por serem emigrantes;
D) o jogador racista teve sua matrícula cassada;
E) o jogador assistiu a uma sessão espírita.


3. O objeto maior do artigo é:
A)distinguir termos que se confundem;
B) combater o racismo;
C) criticar a hipocrisia social;
D) provocar humor;
E) condenar a discriminação no futebol.


4. A autora não afirma com segurança, no primeiro parágrafo, que o jogador Paulo Nunes cometeu um ato discriminatório; o meio lingüístico empregado para relativizar essa afirmação é:
A) a adjetivação de “tímida”, dada à discussão;
B) o emprego do futuro do pretérito composto “teria praticado”;
C) o discurso indireto;
D) a inversão dos termos da frase;
E) a utilização dos parênteses.


5. “Havia controvérsias quanto à veracidade dos fatos”; a forma abaixo que ALTERA o sentido original desse segmento do texto é:
A) quanto à veracidade dos fatos, havia controvérsias;
B) em relação à veracidade dos fatos, existiam controvérsias;
C) no que diz respeito à veracidade dos fatos, havia controvérsias;
D) afora a veracidade dos fatos, havia controvérsias;
E) quanto à veracidade dos fatos, controvérsias havia.


6. Segundo o que se pode depreender do texto lido, a alternativa que mostra preconceito e não discriminação é:
A) os negros não são tão inteligentes quanto os brancos;
B) os negros não podem viajar na primeira classe;
C) não se servem negros naquele restaurante;
D) os negros não podem chegar aos altos postos do poder;
E) os negros só podem estudar em escolas públicas.


7. Se trocarmos os substantivos e adjetivos abaixo de posição, a alternativa em que há uma modificação de forma e sentido é:
A) jogadores negros;
B) momentos distintos;
C) sentimento negativo;
D) opiniões inexatas;
E) disposição psicológica.


8. “Um jogador branco do Palmeiras”; a elipse do termo “time” faz com que se juntem palavras de gêneros e números diferentes; o mesmo ocorre em:
A) O celular.
B) O micro-ondas.
C) O caixa.
D) O despertador.
E) O Vasco da gama.


9. “Em todas as épocas e em todo o mundo”; a alternativa em que houve troca indevida entre as expressões “todo mundo” e “todo o mundo” é:
A)  O jogador percorreu todo o mundo;
B)  O atleta falou com todo mundo para pedir desculpas;
C) Ele conhecia todo o mundo na festa;
D) Via todo o mundo em seus filmes;
E)  Todo o mundo está poluído.


10. “O racismo. Ah, o racismo...”; a inclusão da interjeição “ah” mostra:
A) Espanto;
B) Alegria;
C) Arrependimento;
D) Tristeza;
E) Surpresa.


11. Não há críticas no texto:
A) Aos órgãos formadores de opinião;
B) À intelectualidade brasileira;
C) Aos racistas declarados;
D) Aos cronistas do programa aludido;
E) À inconsciência do governo.


12. O nome da revista de onde foi retirado o texto é Raça Brasil; esse nome revela:
A) Uma atitude preconceituosa da revista;
B) Um estereótipo de que os brasileiros são negros;
C) Uma adequação com o tema tratado: a discriminação;
D) Uma preocupação em educar os negros;
E) Um incentivo a que os brasileiros se unam.


13. “O racismo ...) tão ausente do rol de preocupações na intelectualidade brasileira”, nesse segmento, a expressão “intelectualidade brasileira” só NÃO deve referir-se a à):
A) Intelectuais brasileiros alienador;
B) Intelectuais brancos, em sua maioria;
C) Intelectualidade tradicional, originária da classe dominante;
D) Todos os intelectuais das regiões mais desenvolvidas do país;
E) Intelectuais sem preocupações político-sociais.



Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento

O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.

Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 10. Vamos lá?!

Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!





ATIVIDADE  TURMA  2: DANÇA

A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva.

Origem 
Folclórica ou típica: baião, frevo, catira, etc; Étnica: tango, fharatanatyam, flamengo, etc... Cerimoniais: rituais indianas,  rituais xamãs, etc;

Modo 
Em grupo: quadrilha, street dance, carimbó.
Solo (individual): coreografia de solista no balé, sapateado, samba, etc; Em dupla: forró, tango, bolero, etc;

Finalidade 
Cênica ou performática: balé, ópera-balé, dança contemporânea, etc; Coreografada: casamento, debutantes, fitdance, etc;


AGORA QUE POSSUÍMOS ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A DANÇA, VAMOS AO TRABALHO: vamos assistir a alguns vídeos de algumas danças:

balé

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=WUrJuSh0evE

dança de salão

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=TzgIn_MVZ38

dança contemporânea 

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=Fao3cfs3DyQ&feature=related

street dance


Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=ZAqGrlySrTE


RESPONDA:
Continuando a aula anterior com o tema dança responda,  o que as pessoas dos vídeos estão fazendo?

Qual o tipo de dança você, mesmo que não tenhamos visto você acha que faz mais parte do seu convívio social?

Quais destas práticas vocês conhecem?


VAMOS A PARTE PRÁTICA!
Vocês irão escolher um ritmo musical, um estilo de dança para fazer a prática.
Para comprovação da atividade faça o vídeo da realização da atividade (DANÇA), este vídeo será apresentado ao professor quando retornarmos ao ambiente escolar, o aluno que quiser e preferir poderá compartilhar o vídeo em suas redes sociais para acompanharmos a realização da tarefa.


Quarta-feira, dia 17_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE: Leitura e interpretação de texto




LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Maneira de amar
O jardineiro conversava com as flores e elas se habituaram ao diálogo. Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio. O girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem bonito, ou porque os girassóis são orgulhosos de natureza.

Em vão, o jardineiro tentava captar-lhe as graças, pois o girassol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria. Era uma situação bastante embaraçosa, que as outras flores não comentavam. Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na devida ocasião.

O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma. E mandou-o embora, depois de assinar a carteira de trabalho.

Depois que o jardineiro saiu, as flores ficaram tristes e censuravam-se porque não tinham induzido o girassol a mudar de atitude. A mais triste de todas era o girassol, que não se conformava com a ausência do homem.

 “Você o tratava mal, agora está arrependido?” “Não, respondeu, estou triste porque agora não posso tratá-lo mal. É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava”.
Carlos Drummond de Andrade, A cor de cada um. Ed. Record, 1997 (fragmento).


Responda as questões relacionada ao texto. Copie, no caderno, apenas a resposta correta.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. “...elas se habituaram ao diálogo”. Segundo o autor:
A) as flores não gostavam de dialogar com o jardineiro.
B) o jardineiro não dava atenção às flores.
C) o jardineiro jamais dialogara com as flores.
D) as flores se acostumaram com o diálogo do jardineiro.
E) as flores não paravam para ouvir a conversa do jardineiro.


2. “Em vão, o jardineiro tentava captar-lhe as graças...” O autor nos revela que:
A) o jardineiro não procurava conquistar o girassol.
B) o girassol recebia maus tratos do jardineiro.
C) o girassol demonstrava sentir simpatia pelo jardineiro.
D) apesar de toda a sua indiferença, o girassol recebia, de vez em quando, atenção do jardineiro.
E) mesmo sem obter bons resultados, o jardineiro procurava chamar a atenção do girassol.


3. “É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava”. Que ideia o autor nos quis transmitir com este trecho?
A) Todas as flores amam da mesma maneira.
B) As flores amam aqueles que lhes dão carinho.
C) O girassol demonstrou a sua maneira própria de amar.
D) O girassol, de natureza orgulhosa, não amava o jardineiro.
E) O girassol expressava amor como qualquer outra flor.


4. Sabe-se que o girassol é uma flor que se volta para o sol. Escreva a alternativa cuja ação não é característica dessa flor.
A) “Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças...”
B) “... o girassol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria”.
C) “... o jardineiro deixou de regar o pé de girassol...”
D) “...porque não tinha induzido o girassol a mudar de atitude”.
E) “... estou triste porque agora não posso tratá-lo mal.”


5. Qual das passagens abaixo melhor demonstra a atenção dada pelo jardineiro a todas as flores?
A) “Em vão o jardineiro tentava captar-lhes as graças...”
B) “É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava”.
C) “Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e renovar-lhe a terra.
D) “... as flores ficaram tristes e censuravam-se porque não tinham induzido o girassol a mudar de atitude”.
E) “Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio.


6. Encontre e registre em seu caderno todas as palavras que são escritas com G ou J.
__________________
__________________
__________________


Matemática_______________________

ATIVIDADE: Revisão sobre frações


Observe as situações abaixo:



LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

I) Algumas medidas dos canos de entrada de água na construção civil.

II) Medidor de combustível.

Escreva em seu caderno, outras situações em que frações são utilizadas em nosso cotidiano:
_______________________
_______________________

Sempre que um inteiro é dividido em várias partes iguais, podemos representar essas partes em forma de fração.

Observe a imagem abaixo:

O inteiro também pode ser representado por um grupo de elementos. Observe esse grupo de crianças:


Agora responda:

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Vitor arrumou seus brinquedos em 3 filas, todas com o mesmo número de brinquedos. Escreva a fração que corresponde:
a) aos carrinhos:

b) às caminhonetes:


2. Em relação ao total das letras da palavra MATEMÁTICA, escreva a fração correspondente a quantidade de letras :

a) M ____________

b) A ______________


3. Complete as frases utilizando algumas das palavras: a metade – o dobro – um terço – o triplo – um quarto – o quádruplo

a) 420 é ____________de 210.

b) 20 é _____________de 80
.
c) 27 é _____________de 81.

d) 240 é ____________de 480.

e) 80 é _____________de 20.

f) 90 é _____________de 30.


Quinta-feira, dia 18____


Ciências________________________

ATIVIDADE: quiz on-line, fato ou fake.


E se as chances de contrair o novo coronavírus forem proporcionais ao seu conhecimento sobre ele?



LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Responda a 20 afirmações sobre a COVID-19 e descubra neste game quão seguro você está!

https://dorconsultoria.com.br/coronavirus/quiz/


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Quantas questões você acertou?
_____________________________


2. Após o quiz on line, escreva FATO ou FAKE nas explicações abaixo:

a. (        ) estudos já comprovaram que o novo coronavírus pode sobreviver (e muito) em diversos tipos diferentes de objetos e superfícies.

b. (        ) o mercado pode não ter higienizado a sua embalagem. E muitas outras pessoas podem ter manipulado o produto antes de você. É preciso higienizar!

c. (        ) Ao tossir, nada de colocar a mão na boca, já que colocamos a mão em praticamente tudo! Use a dobra do antebraço ou lenço descartável que é mais sucesso.

d. (        )podemos demorar até 14 dias para desenvolver os sintomas e, nesse período, podemos transmitir a doença. Os portadores assintomáticos do vírus já respondem por 50% das transmissões.

e. (        ) animais domésticos, como gatos, têm vírus, mas não podem transmitir! Segundo estudo chinês, nenhum dos testados teve carga viral suficiente para desenvolver ou transmitir a doença. Jamais abandone o seu pet!

f. (        ) até o momento, não há qualquer medicamento, substância, vitamina, alimento ou vacina que previna contra a COVID-19.

g. (        ) o período de incubação varia entre 2 e 14 dias. E a média é de 5 dias.

h. (        ) com ou sem máscara, levar as mãos ao rosto após tocar superfícies ou objetos contaminados pode resultar em infecção. E a máscara é também muito importante para evitar a transmissão do vírus por pessoas infectadas, ok?

i. (        ) crianças não estão no grupo de risco da doença. Apesar de não estarem no grupo de risco, os pequenos também podem desenvolver e transmitir a doença. Especialmente se têm alguma doença crônica debilitante.

j. (        ) deve-se procurar atendimento hospitalar ser estiver com dificuldade para respirar e febre alta (a partir de 39°C), sintomas graves da Covid-19

k. (        ) todos os cuidados no controle de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca, doenças reumatológicas e pulmonares, câncer devem ser mantidos. Essas condições podem potencializar o novo coronavírus.

l. (        ) é importante se vacinar para diminuir o volume de pessoas procurando atendimento médico e favorecer o diagnóstico preciso da COVID-19.

m. (        ) sabão em barra, detergente, sabonete, sabão em pó, multiuso, servem para limpar o vírus. A boa e velha prática que nunca sai de moda. Mas precisa lavar a mãos direitos

n. (        ) após a Convid, em casos graves, como qualquer pneumonia, pode resultar em danos na função respiratória. Outros estudos sugerem eventuais problemas neurológicos após a infecção.

o. (        ) a chance de contaminação com as luvas aumenta, pois as pessoas acabam tocando o rosto com elas ou se contaminando na hora de retirá-las.

p. (        ) é preciso levar sempre mais de uma máscara ao sair de casa e trocá-las com frequência (no mínimo diária). Lembre-se também de manipular sempre pelas alças.

q. (        ) os benefícios do aleitamento materno superam os riscos. Em caso de suspeita ou confirmação do novo coronavírus, desde que a mãe adote as medidas recomendadas (máscara facial, higienização das mãos), não há contraindicação. E lembre-se de manter distanciamento de 2 metros para o berço quando não estiver amamentando.



Inglês__________________________

ATIVIDADE: translation.


Obs: Caso não possa imprimir, faça os desenhos que represente as formas de prevenção ao corona vírus, coloque nomes em inglês e português e pinte-os .

Caso consiga fazer a impressão é somente encontrar no caça palavras as sugestões abaixo e fazer em seu caderno a tradução delas. Pinte e se cuide hein! Você é muito importante para mim!




Arte___________________________

ATIVIDADE: Interpretação de música.Leia a música a seguir e responda as questões.


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, não precisa copiar.

Dias Melhores
Jota Quest

Vivemos esperando dias melhores
Dias de paz ,dias a mais, dias que não deixaremos para trás oh oh oh
Vivemos esperando o dia em que seremos melhores
Melhores no amor
Melhores na dor
Melhores em tudo
Vivemos esperando o dia em que seremos para sempre
Vivemos esperando oh oh oh
Dias melhores pra sempre
Dias melhores pra sempre  2x


PDF link - https://youtu.be/9dsUVU7ERK4


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

A letra da música nos faz refletir sobre o dia em que seremos melhores, no amor, na dor e em tudo.

1. Você acha que é possível ser melhor em tudo na vida?
______________________


2. Para você, quais qualidades são primordiais  para ser uma boa pessoa?
______________________


3. Praticar a solidariedade, a fraternidade, a caridade nos torna pessoas melhores? Comente.
______________________


4. Você acha que se vivermos praticando o bem vamos ver esses “Dias Melhores” chegar ou vamos viver esperando? Comente.
______________________


Sexta-feira, dia 19_____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: Continuação da Interpretação do texto “Maneira de Amar”.


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita e resolução que será corrigida/revisada.

1. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso), de acordo com o texto:
(   ) Os girassóis são orgulhosos.
(   ) O jardineiro conversava com todas as flores, menos com o girassol.
(   ) As flores se acostumaram com o diálogo do jardineiro.
(   ) Quando o jardineiro saiu, quem ficou mais triste foi o gerânio.
(   ) O girassol tinha sua própria maneira de demonstrar amor.


2. Qual é a ideia central desse pequeno conto?
A) Como cuidar de um jardim.
B) Cada um tem uma maneira de demonstrar o amor.
C) importância do diálogo.


3. Apesar da atitude indiferente, o jardineiro continuou a cuidar do girassol? Retire do texto um trecho que justifique sua resposta.
______________________


4. Por que o jardineiro entendia o comportamento do girassol?
______________________


5. O dono do jardim despediu o jardineiro. Por qual motivo?
______________________


6. Na sua opinião, esse motivo foi justo? Por quê?
______________________


7. “É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava.”, qual ideia essa resposta do girassol transmite?
______________________


8. Você conhece alguma pessoa que, como o girassol, expressa seus sentimentos de uma maneira diferente?
______________________
______________________



Matemática_____________________

ATIVIDADE: Exercícios sobre frações

1. Dos 11 jogadores de um time de futebol, apenas 5 têm menos de 25 anos de idade. A fração de jogadores desse time, com menos de 25 anos de idade é:


2. Rafael dorme 8 horas por dia. A fração que representa as horas em que Rafael está acordado é:



3. A figura abaixo representa uma figura dividida em 6 partes iguais. A parte pintada corresponde a que fração da figura?



4. Bruno e Guilherme compraram uma pizza. Bruno comeu dois oitavos da pizza e Guilherme, pai de Bruno, comeu o dobro do que o filho comeu. Desenhe a pizza e pinte as partes de acordo com a legenda.
Que fração sobrou da pizza?



5. Observe a imagem e responda:

a) Desenhe como ficou a arrumação.

b) Quantas bolinhas ficaram em cada saquinho?

c) O número de bolinhas em cada saquinho representa que fração do total de bolinhas?

d) Então, quanto é 1/3 de 15 bolinhas?


----------------



7o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!