sexta-feira, 26 de junho de 2020

Semana 9 - de 29/6 a 4/7 - 6o ano EJA

Atenção aos comandos

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.


Segunda-feira, dia 29____


Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE 1: correção das atividades de 22, 24 e 26/6.


Segunda-feira, 22/06/2020 
1. R. aquele que defende alguém ou uma causa; paladino; vencedor.
2. R. 18 versos.
3. R. Resposta é pessoal.
4. R. Porque são esforçadas, estudam, vão à luta, trabalham e tem, como prioridade, alcançar seus objetivos.

Quarta-feira, 24/06/2020 
1. R. Resposta é pessoal.
2. R. Nestes versos estão implícitas as ideias que Deus ajuda, dá liberdade, aponta possibilidades, abre caminhos, mas para alcançar os objetivos a pessoa precisa correr atrás, lutar, enfrentar a vida.
3. R. É possível encontrar muitos exemplos de celebridades que conquistaram o impossível ouvindo o próprio relato da história de vida de cada um. O cantor Zezé de Camargo é um exemplo, na minha opinião, assim como muitos jogadores de futebol.
4. R. Resposta pessoal.    

Sexta-feira, 26/06/2020
Agora faça um registro, em forma de texto, 8 linhas, sobre sua reflexão das questões propostas.
Relato pessoal que será revisado quando retornarmos às aulas.


ATIVIDADE 2:  Leitura e interpretação de texto


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

A chácara do Chico Bolacha 
                                        (Cecília Meireles) 
Na chácara do Chico Bolacha,
o que se procura
nunca se acha!  
Quando chove muito,
o Chico brinca de barco,
porque a chácara vira charco.
  
Quando não chove nada,
Chico trabalha com a enxada
e logo se machuca
e fica de mão inchada.
Por isso, com o Chico Bolacha,
o que se procura
 nunca se acha.  
Dizem que a chácara do Chico
 só tem mesmo chuchu
e um cachorrinho coxo
que se chama Caxambu.   
 
Outras coisas, ninguém procure,
porque não acha.
Coitado do Chico Bolacha!   


NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Por que na chácara do Chico Bolacha o que se procura nunca se acha?
____________________________


2- De que Chico brinca quando chove muito?
____________________________


3- Por que a mão do Chico fica inchada?  
____________________________


4- O que realmente se pode encontrar na chácara do Chico?  
____________________________


5- Copie do texto o verso que mostra que se tem pena do Chico.  
____________________________


6- “e um cachorrinho coxo...”    O que quer dizer coxo? Procure no dicionário.  
____________________________



Matemática_______________________

ATIVIDADE: Revisando as operações de adição e subtração

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. A figura abaixo apresenta trechos de uma estrada de rodagem. Os números indicam quantos quilômetros há em cada trecho.



a) Quantos quilômetros percorrerá um ônibus para ir de A até C, passando por B?

b) Quantos quilômetros percorrerá um automóvel para ir de A até C, passando por D?

c) A viagem mais curta é a do ônibus ou a do automóvel?

d) A diferença entre as duas viagens é de quantos quilômetros?

 

2. Em uma corrida de 5 000 metros, sabendo-se que o primeiro colocado vence o segundo por 400 metros e o segundo colocado vence o terceiro por 200 metros, no instante em que o primeiro colocado atinge a marca de chegada, qual a soma das distâncias já percorridas, em metros, pelos três corredores?

 

3. Durante o ano de 2.011, um time de futebol venceu 32 partidas, empatou 17 e perdeu 8. Qual o número total de partidas que esse time disputou neste ano?

 

4. Sendo a = 206, b = 918 e c = 774, calcule:

a) a + b =  


b) b + c =

 

c) a + c =


d) a + (b + c) =

 

e) (a + c) + b =

 

CURIOSIDADE:

Na expressão (2020 + i) – (50 + i), se você substituir a letra i pela sua idade, o resultado será o ano em que o Brasil sagrou-se tricampeão mundial de futebol.

O Brasil conquistou o tricampeonato mundial em ______.



Terça-feira, dia 30_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: Leia o texto e copie as questões e responda  no caderno
 

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
 

Coordenadas Geográficas

Coordenadas Geográficas são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra nos sentidos horizontal e vertical, servindo para a localização de qualquer ponto na superfície terrestre.

A distância das coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e segundos. Um grau corresponde a 60 minutos, e um minuto corresponde a 60 segundos.

Longitude: São as coordenadas geográficas que cortam a Terra no sentido vertical, também conhecidas como Meridianos. A distância das longitudes varia de 0° a 180°, nos sentidos Leste e Oeste. Como padronização internacional, adotou-se o Meridiano de Greenwich como ponto de partida, a longitude de 0°. Assim, tal meridiano divide a Terra em Ocidental (a Oeste) e Oriental (a leste). Foi a partir das longitudes que se criaram os fusos horários. Todos os meridianos se encontram e se cruzam nos polos Norte e Sul.

 

Dessa maneira, temos dois tipos de coordenadas geográficas:

Latitude: São as linhas que tracejam a Terra no sentido horizontal, também conhecidas como paralelas. O círculo máximo da esfera terrestre, na horizontal, é chamado de Equador. O Equador corresponde à latitude 0°, dividindo o planeta em hemisférios Norte e Sul. As latitudes variam de 0 a 90°, tanto ao Norte quanto ao Sul. A latitude, além de servir para localização geográfica, é uma variável importante para estudar os tipos de clima da Terra, pois a incidência de raios solares no planeta é maior nos lugares com latitudes menores, isto é, mais próximas à linha do Equador


Sistema de coordenadas geográficas: latitude e longitude



LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

O GPS – Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) – é um aparelho de bolso, do tamanho de um telefone celular, apoiado atualmente por cerca de 24 satélites que refletem os sinais de rádio para o local onde o aparelho está operando. O satélite envia ao GPS dados sobre a localização de qualquer lugar, no continente ou no oceano, por meio de coordenadas geográficas. Além da posição geográfica, o aparelho pode indicar velocidade, tempo de deslocamento e distância em relação a qualquer outro ponto de referência da Terra”.

(LUCCI, E. A., et al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2005.p.22 – grifos do autor).


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada. 

1. Ao registrar a posição de qualquer lugar da Terra, indicando as coordenadas geográficas, podemos concluir que o GPS dimensiona:

a) os dados referentes à distância, em metros, do ponto de referência mais próximo.

b) a combinação entre os graus de latitude e longitude do ponto indicado.

c) uma linha imaginária qualquer do globo terrestre.

d) a distância, em graus, entre o ponto escolhido e o meridiano mais próximo.

e) a velocidade média do deslocamento.


2. _______________ é a distância,

em graus, de qualquer ponto da

superfície terrestre em relação à

Linha do Equador, principal

___________________ da Terra.

Além disso, __________________

é a distância, em graus, de qualquer

ponto da Terra em relação a

Greenwich, estabelecido como o

principal ____________ do planeta.


A alternativa que melhor completa as lacunas acima é:

a) Coordenada geográfica, Ponto Cardeal, linha cartográfica, ponto de localização.

b) Ponto cardeal, coordenada geográfica, linha cartográfica, ponto de localização.

c) Latitude, paralelo, longitude, meridiano.

d) Longitude, latitude, meridiano, paralelo.

e) Latitude, longitude, meridiano, paralelo.

 

3. Defina o que é latitude e longitude:
_____________________________

 

4. O que são coordenadas geográficas?

_____________________________




História_________________________

Professora Lívia Sgarbosa

ORIENTAÇÕES:

- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.

- Pauta: EGITO

- Orientações: Registre todas as questões de revisão em seu caderno


EGITO

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

- O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos : o da Líbia e o da Arábia.

- O Egito Antigo possuía um território estreito e comprido que compreendia duas grandes regiões: o Alto Egito (região do vale) e o Baixo Egito região do Delta do Nilo).

- O Nilo corta o Egito de sul a norte e deságua no mar Mediterrâneo.

- Anualmente, de junho a setembro, o Nilo transborda e rega a terra, tornando-a favorável à agricultura. A partir de outubro, inicia-se o período de semeadura, que se prolonga até mais ou menos fevereiro. A colheita ocorre de abril a junho.

FORMAÇÃO DO ESTADO NO EGITO ANTIGO

Nomos : conjuntos de aldeias governadas pelos nomarcas, nome dado aos chefes mais poderosos.

- Com o tempo, as disputas entre os nomarcas por poder e terras geraram guerras e alianças entre eles. Alguns deles, ao vencerem os demais, tornavam-se reis, passando a controlar vários “nomos”. Surgiram então no Egito reinos que foram ficando cada vez maiores, até resumirem a dois : o Alto Egito (no vale do Nilo) e o Baixo Egito (no Delta do Nilo) .

- Por volta do ano 3200 a .C., o rei Menés, do Alto Egito (no vale do Nilo), conquistou o Baixo Egito (no delta do Nilo), unificando os dois reinos.

- Menés tornou-se então o primeiro faraó (nome que se dava ao rei entre os egípcios) e o fundador da primeira dinastia (sucessão de reis pertencentes a uma mesma família).

- A coroa era um dos principais símbolos do faraó. Antes da unificação, o soberano do Alto Egito utilizava a coroa branca; a coroa vermelha era usada no Baixo Egito. Quando o Egito passou a ser governado por um único soberano, o faraó, a coroa tornou-se dupla: vermelha e branca, simbolizando a união dos dois reinos. Ao comandar suas tropas na guerra, o faraó usava a coroa azul.

A PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA EGÍPCIA

·           Antigo Império:  Durante a maior parte deste longo período, os faraós conseguiram impor sua autoridade ao reino e, auxiliados por seus funcionários, coordenaram a construção de grandes obras públicas, entre elas as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos

           Médio Império: - neste período  os egípcios expandiram seu território em direção ao Sul, conquistando a Núbia, região rica em minerais, entre os quais o ouro. Apesar da prosperidade material, o reino continuou envolvido em guerras e revoltas internas que o enfraqueceram. Isso encorajou os hicsos, povo originário da Ásia Central, a atravessarem o deserto e invadir o Egito, conquistando-o. A vitória dos hicsos deveu-se ao uso de cavalos e carros de combate, desconhecidos pelos egípcios. O domínio dos hicsos em território egípcio durou mais de 150 anos.

           Novo Império: - Este período inicia-se com a expulsão dos hicsos. Amósis, o líder militar da luta contra o invasor, inaugurou uma nova dinastia. Os faraós do Novo Império organizaram um poderoso exército com cavalaria e carros de combate e adotaram uma política expansionista. Pela força, reconquistaram a Núbia, ocuparam a Síria, a Fenícia e a Palestina e estenderam seus domínios até o rio Eufrates. Depois de efetuar estas conquistas, o governo egípcio passou a exigir pesados impostos dos povos dominados. Essa situação provocou revoltas sociais dentro do Egito, o que, somado às sublevações dos povos conquistados contra a cobrança de impostos abusivos, acabou debilitando o poder do faraó. A partir do século VIII a.C., o Egito foi sucessivamente invadido por núbios, assírios e persas, até que, em 332 a.C. foi conquistado por Alexandre Magno.

 

RESPONDA AS QUESTÕES COM BASE NA LEITURA DO TEXTO:

1. QUAL A LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO EGITO?
________________________

 

2. EXPLIQUE A FORMAÇÃO DO ESTADO NO EGITO ANTIGO:

________________________


3. RESUMA A PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA EGÍPCIA:

________________________




Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento

O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.

Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 10. Vamos lá?!

Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!


 

ATIVIDADE  TURMA  2: BASQUETE 3 X 3

REGRAS E DIFERENÇAS do 3 x 3  PARA O BASQUETE USUAL

BASQUETE 3X3 NO BRASIL

Uma das novidades das Olimpíadas de Tóquio, em 2020 será o Basquete 3 x 3.

Esse esporte surgiu a partir da prática nas ruas e tem como características principais, a disputa acirrada no placar e a participação dos jogadores com jogadas e dribles de efeito, sempre ao som de muito hip hop e apresentações de danças.

Mas como é possível inserir esse esporte nas aulas de educação física? Quais são as reais possibilidades e os benefícios?

Faça uma pesquisa sobre a realização das olimpíadas de Tóquio. Ela foi adiada? Isso ocorreu em algum outro momento da história?

Assista esse vídeo e conheça mais um pouco do basquete 3x3

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=iSuvDfSEUv8

Como o nome sugere, no 3x3 cada equipe é composta por três jogadores em quadra, mais um substituto. O jogo é disputado em uma área menor (15m x 11m) que funciona como metade da quadra padrão, com uma só cesta, mantendo as marcações originais. As regras, no entanto, mudam: o que em um jogo normal é uma bola que vale três pontos, no 3x3 são pontuados dois. Ganha a equipe que marcar 21 pontos primeiro ou a que estiver com maior número de cestas feitas ao final de 10 minutos.

Cada uma possui 12 segundos para executar suas jogadas e marcar sua pontuação, que pode variar entre lances de dois pontos (atrás da linha demarcada), e um ponto (dentro da linha ou lances livres, semelhantes ao do basquete convencional). Em caso de empate, a disputa vai para uma prorrogação, onde a primeira equipe a marcar dois pontos é a vencedora.

No Brasil, a ANB3x3 (Associação Nacional de Basquete 3×3) é a maior organizadora de torneios oficiais da modalidade. Três campeonatos oficiais da organização classificam para as etapas do FIBA 3x3 World Tour, o Mundial do esporte. O primeiro evento teste de 3x3 organizado pela Fiba aconteceu em 2007, durante os Asian Indoor Games (Jogos Asiáticos em Local Coberto, na tradução livre), em Macau, na China.

A Fiba permite que atletas profissionais do basquete convencional participem dos torneios de 3x3, ainda que nenhuma grande estrela tenha participado até o momento. É provável que, com a entrada da modalidade no programa olímpico, a popularidade do basquete de rua cresça em todos os países. O melhor jogador do mundo de 3x3 é um sérvio: Dusan Domovic Bulut, bicampeão mundial em 2012 e 2016, chamado pelo comitê olímpico de "Stephen Curry do 3×3".




Quarta-feira, dia 1_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE: Ortografia


1. Copie o quadro e complete as palavras abaixo com X ou CH


CAI........A

.......OCOLATE

.......APÉU

........ÁCARA

AMEI.......A

FEI.........E

FAI.......A

........AMINÉ

BI..........O

FLE.......A

........URRASCO

........ARCO

..........VEIRO

.......I........I

.......OCAR

O......XÊNIO

PEI........E

........ATO

......COALHAR

......ÍCARA

BAI.......O

CON......A

EN.....XUGAR

.....ADREZ



2. As palavras abaixo estão escritas com a grafia incorreta. Reescreva-as, novamente, no quadro, fazendo as devidas correções.

XALÊ – XUXU – PEICHE – 

MECHICO – BECHIGA – 

FAICHA – COLXÃO – XAPÉU – 

ABACACHI – XAMINÉ – XÁ – 

CHÍCARA – LICHO – 

ENXARCADA – DURA – 

MECHERICA – XEIRO – 

CHERETA - LUCHO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Matemática_______________________

ATIVIDADE: Revisando a operação de multiplicação

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Para calcular a quantidade de lápis em 15 caixas, com 12 lápis em cada uma, Lúcio efetuou a seguinte multiplicação:

 15
x 12 

a) Quais são os fatores? __________________

b) Qual o valor do produto? _______________

 


2. Fátima foi a uma loja e comprou 8 blusas e 5 saias. De quantas maneiras diferentes ela poderá se vestir?

 

3. Quantos cubinhos estão empilhados para formar este cubo mágico?


1.º – Vamos contar quantos cubinhos há na largura, na altura e na profundidade.

2.º – Multiplicamos as quantidades encontradas.

Largura x altura x profundidade:

_____   x _____  x  _____ = _____

Estão empilhados __________ cubinhos.


4. No telhado de uma casa, há 23 fileiras com 17 telhas em cada uma.  Quantas telhas foram usadas nesse telhado?

 

5. O preço de uma passagem convencional de ônibus, no trajeto Rio - Salvador custa R$ 259,00. Que quantia gastará uma família de três pessoas que realizará essa viagem de ida e volta?

 

6. Uma transportadora utilizará 6 caminhões, de mesma capacidade, para transportar, de uma só vez, 218 tubos. Quantos tubos cada caminhão irá transportar?

 

7. Tenho 18 dúzias de maçãs. Quero colocá-las, na mesma quantidade, em 9 caixas. Quantas maçãs colocarei em cada caixa?

 

8. Em uma mercearia, há 1.152 sacos de leite, distribuídos, igualmente, em 12 caixas. Quantos sacos de leite há em cada caixa?

 

DESAFIO: Há 15 anos, Dona Maricota tem um sítio no qual cria galinhas. Hoje, ela levou, para a feira, 24 caixas com uma dúzia de ovos em cada uma. Ela não vendeu 4 dessas caixas. Quantos ovos ela vendeu na feira?




Quinta-feira, dia 2____


Ciências________________________

ATIVIDADE: Leia o texto e copie as questões e responda  no caderno


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Irmãs decidem abandonar cidade após serem acusadas de espalhar covid-19

Em 11 de junho, as irmãs Dalylla Lopes, de 27 anos, Talytta, 22, e Samylla, 21, se mudaram de Alto Araguaia, cidade mato-grossense localizada na divisa com Goiás. Elas afirmam que deixaram a cidade em que nasceram para buscar um pouco de paz, em meio à maior tragédia da família, causada pelo novo coronavírus.

Seis dias antes, a mãe delas, Lígia Suely Lopes, de 42 anos, morreu em decorrência da covid-19. No fim de maio, as irmãs haviam perdido o avô materno, Joaquim de Oliveira, de 74 anos, para a mesma doença.

"Tem sido o período mais difícil das nossas vidas", resume Dalylla à BBC News Brasil. Ela contraiu a covid-19 e se recuperou, assim como outros quatro familiares.

Os casos na família foram os primeiros diagnósticos de covid-19 no município de 17,5 mil habitantes. Atualmente, mais de um mês depois, Alto Araguaia tem 23 casos confirmados e três mortes, incluindo as de Lígia e Joaquim.

Em meio à doença causada pelo novo coronavírus, a família passou a receber comentários e acusações nas redes sociais. "Disseram que fomos as responsáveis por levar o vírus para a nossa cidade. Recebemos muitas críticas. Isso tudo é muito triste", comenta Dalylla.

As irmãs relatam que as diversas críticas que recebem têm tornado o atual período ainda mais difícil. "Estamos vivendo à base de remédios para dormir. A nossa vida nunca vai ser a mesma. Além das perdas, precisamos lidar com a falta de empatia das pessoas. Toda hora recebemos algum comentário maldoso nas redes sociais", lamenta Talytta.

O primeiro caso confirmado em Alto Araguaia
As irmãs contam que a tragédia teve início após a primeira semana de maio, depois que Dalylla visitou uma amiga, em uma cidade vizinha. "Foi uma infelicidade muito grande. Eu estava de folga e decidi encontrá-la", conta Dalylla.
[...]
Ela comenta que foi à casa da amiga junto com o filho caçula, de nove meses. "Não era um churrasco ou uma festa. Era apenas um encontro de amigas", argumenta. No local, também havia uma outra mulher. "Ela era colega da minha amiga e tinha acabado de chegar do Sul do país. Ela deveria estar em quarentena, porque tinha voltado de viagem, mas estava lá."

"Essa conhecida brincou com o meu filho durante o encontro. Pode ser que nesse momento ela tenha passado o vírus para ele", diz Dalylla.
[...]

'Me sinto culpada'
Ao comentar sobre as mortes do avô e da mãe, Dalylla admite que se sente culpada. "É um culpa que vou ter sempre comigo, porque eu fui à casa da minha amiga aquele dia. Me sinto culpada porque isso custou a vida do meu avô e da minha mãe. Me sinto culpada por estar viva. É uma sensação muito ruim", relata, aos prantos.

"Eu sei que não fiz por querer. Não fui para uma festa ou para um churrasco, como vejo muitas pessoas fazendo com frequência. Mas eu não deveria ter saído aquele dia. A minha cabeça está bagunçada. Eu fiquei ruim e me recuperei. Mas o meu avô não conseguiu se recuperar. A minha mãe, que cuidou de todos nós, também não. É muito difícil", diz Dalylla, em meio às lágrimas.
[...]

A mudança
As irmãs contam que passaram a receber diversas críticas em Alto Araguaia,[...].

"Falta muita empatia. Aquela cidade, infelizmente, se tornou um peso para a gente. As pessoas nos olhavam com muito preconceito por lá, como se a gente tivesse culpa de cada caso de covid-19. Mas nós nos isolamos logo no começo e informamos as pessoas com quem tivemos contato", diz Talytta.

"Há uma rodovia movimentada que passa pela cidade, a BR-364, e por isso sempre há gente de outros lugares por ali. Hoje, já existem pessoas contaminadas que nunca tiveram contato com a gente. Mas ainda assim, pensam que somos as únicas responsáveis pelo vírus por lá", afirma Talytta.

Assim como as irmãs, é comum que os primeiros diagnósticos em determinadas localidades sejam apontados por moradores como os responsáveis por levar o vírus para uma região. Porém, estudos sobre o novo coronavírus apontam que é difícil definir o primeiro caso em um lugar. Isso porque pode haver, por exemplo, pessoas com sintomas leves que transmitem o vírus, mas não procuram ajuda médica por acreditar que se trata de um resfriado comum. Desta forma, não entram para as estatísticas sobre a covid-19.[...]



COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


1. Elas afirmam que deixaram a cidade em que nasceram para buscar um pouco de paz. Qual o motivo das irmãs decidirem deixar sua cidade natal?
_____________________________



2. O texto apresenta dois problemas de saúde. Primeiro, o viral: coronavírus. Qual o outro problema de saúde que 'as irmãs' podem desenvolver?
_____________________________



3. "É um culpa que vou ter sempre comigo, porque eu fui à casa da minha amiga aquele dia. Me sinto culpada porque isso custou a vida do meu avô e da minha mãe. [...]" 
Na sua opinião, uma pessoa que não sabe se tem o coronavírus deve se sentir culpada pela infecção de outras pessoas?
_____________________________



4. "Falta muita empatia. Aquela cidade, infelizmente, se tornou um peso para a gente. As pessoas nos olhavam com muito preconceito"[...]
Existem vários preconceitos, dentre eles o medo de doenças. O é preciso estudar para não ter medo de uma pessoa doente? Se um doente diz que não há risco em estar perto dele, devemos acreditar?
_____________________________
 


Inglês__________________________

ATIVIDADE: Artigos Indefinidos (A/An


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

A (um, uma) é utilizado antes de palavras que iniciem por som de consoante, ou seja, antes de consoantes, da semivogal Y e do H sonoro/audível:
A book 
A house 
A year 
A university (uma universidade)

AN (um, uma) é utilizado antes de palavras que iniciem por som de vogal, ou seja, antes de vogais e do H mudo/não audível:
An egg (um ovo) 
An opera  
An arm 


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Complete com A or An

________ ice-cream

________ owl

________ rose
 
________ watch
 
________ eye

_________ hamburger
 
__________ island
 
_________ hour
 
_________ actor
 
__________ ugly man
 
_________ pretty woman
 
__________ university
 



Arte___________________________

ATIVIDADE: Leitura de imagem: dança.


A dança, Henri Matisse


NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Há cores na imagem? Quais?
2. As cores são claras, escuras, quentes ou frias?
3. Como são as linhas?
4. E as formas?
5. Tem texturas? Quais?
6. E sobre os temas? A imagem é figurativa ou abstrata? Qual é o significado para você?
7. Como você acha que ela foi produzida, quais materiais e processos foram usados?
8. Qual foi a linguagem utilizada (fotografia, pintura, desenho, gravura)?
9. Faça um desenho de releitura das formas dos movimentos observados.


Sexta-feira, dia 3_____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: Tirinha – ortografia (x/ch)




1. Após ler a tirinha, encontre no texto as palavras escritas com X e CH e as coloque em ordem alfabética.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Matemática_____________________


ATIVIDADE: ATIVIDADE: Operações com números decimais


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Escreva, por extenso, o preço dos produtos abaixo:




2. Calcule o perímetro dos polígonos abaixo:


3. Arme e efetue as operações:

Dica: Não se esqueça de colocar vírgula embaixo de vírgula.

a) 13,2 +8 + 6,76 =

 

b) 3 + 0,68 + 14,57 =

 

c) 1,08 – 0,753 =

 

d) 2 – 0,67 =


4. Núbia gastou R$ 348,00 no supermercado. Ela havia levado 2 notas de 20 reais, 3 notas de 10 reais, 1 nota de 100 reais, 1 nota de 5 reais e 4 notas de 50 reais. Sobrou ou faltou dinheiro? Quanto?

 

5. Adriano comprou uma calça por R$ 48,90, uma camisa por R$ 32,75, uma jaqueta por R$ 85,60 e um par de meias por R$ 8,65.

a) Quanto Adriano gastou?

b) Quanto recebeu de troco, se pagou com as cédulas abaixo?



PROBLEMA DO COTIDIANO:

Naira sempre facilita o troco quando vai pagar suas compras.

a) Na papelaria, Naira deu R$ 20,78 para pagar uma compra de R$ 15,78. Quanto recebeu de troco?

b) Na loja de roupas, ela pagou, com uma nota de R$ 100,00, uma blusa que custou R$ 46,25. A vendedora lhe pediu R$ 1,25 a mais, para facilitar o troco. Quanto Naira recebeu de troco?

c) Na padaria, Naira comprou pão, leite e queijo por R$ 17,20. Ao pagar, viu que possuía uma única nota de R$ 20,00 e moedas de diversos valores. Como Naira poderia facilitar o troco para o caixa?



----------------



6o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!