Segunda-feira, dia 29____
ATIVIDADE:
Revisando
as operações de adição e subtração
1. A figura abaixo apresenta trechos de uma estrada de rodagem. Os números indicam quantos quilômetros há em cada trecho.
a) Quantos quilômetros percorrerá um ônibus para ir de A até C, passando por B?
b) Quantos quilômetros percorrerá um automóvel para ir de A até C, passando por D?
c) A viagem mais curta é a do ônibus ou a do automóvel?
d) A diferença entre as duas viagens é de quantos quilômetros?
2. Em uma corrida de 5 000 metros, sabendo-se que o primeiro colocado
vence o segundo por 400 metros e o segundo colocado vence o terceiro por 200
metros, no instante em
que o primeiro colocado atinge a marca de chegada, qual a soma das distâncias já percorridas, em metros, pelos três corredores?
3. Durante o ano de 2.011, um time de futebol venceu 32 partidas,
empatou 17 e perdeu 8. Qual o número total de partidas que esse time disputou
neste ano?
4. Sendo a = 206, b = 918 e c = 774, calcule:
a) a + b =
b) b + c =
c) a + c =
d) a + (b + c) =
e) (a + c) + b =
CURIOSIDADE:
Na expressão (2020 + i) – (50 + i), se você substituir a letra i pela sua idade, o resultado será o ano em que o Brasil sagrou-se tricampeão mundial de futebol.
O Brasil conquistou o tricampeonato mundial em ______.
Terça-feira, dia 30_____
ATIVIDADE: Leia o texto e copie as questões e responda no caderno
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Coordenadas Geográficas
Coordenadas
Geográficas são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra nos sentidos
horizontal e vertical, servindo para a localização de qualquer ponto na
superfície terrestre.
A distância das coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e
segundos. Um grau corresponde a 60 minutos, e um minuto corresponde a 60
segundos.
Longitude:
São as coordenadas geográficas que cortam a Terra no sentido vertical, também
conhecidas como Meridianos. A distância das longitudes varia de 0° a 180°, nos
sentidos Leste e Oeste. Como padronização internacional, adotou-se o Meridiano
de Greenwich como ponto de partida, a longitude de 0°. Assim, tal meridiano
divide a Terra em Ocidental (a Oeste) e Oriental (a leste). Foi a partir das
longitudes que se criaram os fusos horários. Todos os meridianos se encontram
e se cruzam nos polos Norte e Sul.
Dessa maneira, temos dois tipos de coordenadas geográficas:
Latitude: São as linhas que tracejam a Terra no sentido horizontal,
também conhecidas como paralelas. O círculo máximo da esfera terrestre, na horizontal,
é chamado de Equador. O Equador corresponde à latitude 0°, dividindo o planeta
em hemisférios Norte e Sul. As latitudes variam de 0 a 90°, tanto ao Norte
quanto ao Sul. A latitude, além de servir para localização geográfica, é uma
variável importante para estudar os tipos de clima da Terra, pois a incidência
de raios solares no planeta é maior nos lugares com latitudes menores, isto é,
mais próximas à linha do Equador
Sistema de coordenadas geográficas: latitude e
longitude
(LUCCI, E. A., et al. Território e sociedade no mundo
globalizado: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Saraiva,
2005.p.22 – grifos do autor).
1. Ao registrar a posição de qualquer lugar da Terra, indicando as
coordenadas geográficas, podemos concluir que o GPS dimensiona:
a) os dados referentes à distância, em metros, do ponto de referência
mais próximo.
b) a combinação entre os graus de latitude e longitude do ponto
indicado.
c) uma linha imaginária qualquer do globo terrestre.
d) a distância, em graus, entre o ponto escolhido e o meridiano mais
próximo.
e) a velocidade média do deslocamento.
2.
_______________ é a distância,
em graus, de qualquer ponto da
superfície
terrestre em relação à
Linha do Equador, principal
___________________ da
Terra.
Além disso, __________________
é a distância, em graus, de qualquer
ponto da Terra em relação a
Greenwich, estabelecido como o
principal
____________ do planeta.
A alternativa que melhor completa as lacunas acima é:
a) Coordenada geográfica, Ponto Cardeal, linha cartográfica, ponto de
localização.
b) Ponto cardeal, coordenada geográfica, linha cartográfica, ponto de
localização.
c) Latitude, paralelo, longitude, meridiano.
d) Longitude, latitude, meridiano, paralelo.
e) Latitude, longitude, meridiano, paralelo.
3. Defina o que é latitude e longitude:
_____________________________
4. O que são coordenadas geográficas?
Professora
Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade
registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste
momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: EGITO
- Orientações: Registre todas as questões de revisão em seu caderno
EGITO
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
- O
Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos : o da
Líbia e o da Arábia.
- O
Egito Antigo possuía um território estreito e comprido que compreendia duas
grandes regiões: o Alto Egito (região do vale) e o Baixo Egito região do Delta
do Nilo).
- O
Nilo corta o Egito de sul a norte e deságua no mar Mediterrâneo.
-
Anualmente, de junho a setembro, o Nilo transborda e rega a terra, tornando-a
favorável à agricultura. A partir de outubro, inicia-se o período de semeadura,
que se prolonga até mais ou menos fevereiro. A colheita ocorre de abril a
junho.
FORMAÇÃO DO ESTADO NO
EGITO ANTIGO
Nomos
: conjuntos de aldeias governadas pelos nomarcas, nome dado aos chefes
mais poderosos.
-
Com o tempo, as disputas entre os nomarcas por poder e terras geraram guerras e
alianças entre eles. Alguns deles, ao vencerem os demais, tornavam-se reis,
passando a controlar vários “nomos”. Surgiram então no Egito reinos que foram
ficando cada vez maiores, até resumirem a dois : o Alto Egito (no vale do Nilo)
e o Baixo Egito (no Delta do Nilo) .
-
Por volta do ano 3200 a .C., o rei Menés, do Alto Egito (no vale do Nilo),
conquistou o Baixo Egito (no delta do Nilo), unificando os dois reinos.
-
Menés tornou-se então o primeiro faraó (nome que se dava ao rei entre os
egípcios) e o fundador da primeira dinastia (sucessão de reis pertencentes a
uma mesma família).
- A
coroa era um dos principais símbolos do faraó. Antes da unificação, o soberano
do Alto Egito utilizava a coroa branca; a coroa vermelha era usada no Baixo
Egito. Quando o Egito passou a ser governado por um único soberano, o faraó, a
coroa tornou-se dupla: vermelha e branca, simbolizando a união dos dois reinos.
Ao comandar suas tropas na guerra, o faraó usava a coroa azul.
A PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA
EGÍPCIA
· • Antigo Império: Durante a maior parte deste longo período, os faraós conseguiram impor sua autoridade ao reino e, auxiliados por seus funcionários, coordenaram a construção de grandes obras públicas, entre elas as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos
• • Médio Império: - neste período os egípcios expandiram seu território em direção ao Sul, conquistando a Núbia, região rica em minerais, entre os quais o ouro. Apesar da prosperidade material, o reino continuou envolvido em guerras e revoltas internas que o enfraqueceram. Isso encorajou os hicsos, povo originário da Ásia Central, a atravessarem o deserto e invadir o Egito, conquistando-o. A vitória dos hicsos deveu-se ao uso de cavalos e carros de combate, desconhecidos pelos egípcios. O domínio dos hicsos em território egípcio durou mais de 150 anos.
• • Novo Império: - Este período inicia-se com a expulsão dos hicsos. Amósis, o líder militar da luta contra o invasor, inaugurou uma nova dinastia. Os faraós do Novo Império organizaram um poderoso exército com cavalaria e carros de combate e adotaram uma política expansionista. Pela força, reconquistaram a Núbia, ocuparam a Síria, a Fenícia e a Palestina e estenderam seus domínios até o rio Eufrates. Depois de efetuar estas conquistas, o governo egípcio passou a exigir pesados impostos dos povos dominados. Essa situação provocou revoltas sociais dentro do Egito, o que, somado às sublevações dos povos conquistados contra a cobrança de impostos abusivos, acabou debilitando o poder do faraó. A partir do século VIII a.C., o Egito foi sucessivamente invadido por núbios, assírios e persas, até que, em 332 a.C. foi conquistado por Alexandre Magno.
RESPONDA AS QUESTÕES COM BASE NA LEITURA DO TEXTO:
1. QUAL
A LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO EGITO?
________________________
2. EXPLIQUE A FORMAÇÃO DO ESTADO NO EGITO ANTIGO:
________________________
3. RESUMA A PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA EGÍPCIA:
________________________
O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.
Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 10. Vamos lá?!
Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!
ATIVIDADE TURMA 2: BASQUETE 3 X 3
REGRAS E DIFERENÇAS do 3 x 3 PARA O BASQUETE USUAL
BASQUETE 3X3 NO BRASIL
Uma
das novidades das Olimpíadas de Tóquio, em 2020 será o Basquete 3 x 3.
Esse esporte surgiu a partir da prática nas ruas e
tem como características principais, a disputa acirrada no placar e a
participação dos jogadores com jogadas e dribles de efeito, sempre ao som de
muito hip hop e apresentações de danças.
Mas como é possível inserir esse esporte nas aulas
de educação física? Quais são as reais possibilidades e os benefícios?
Faça uma pesquisa sobre a
realização das olimpíadas de Tóquio. Ela foi adiada? Isso ocorreu em algum
outro momento da história?
Assista esse vídeo e conheça mais um pouco do basquete 3x3
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=iSuvDfSEUv8
Como o nome
sugere, no 3x3 cada equipe é composta por três jogadores em quadra, mais um
substituto. O jogo é disputado em uma área menor (15m x 11m) que funciona como
metade da quadra padrão, com uma só cesta, mantendo as marcações originais. As
regras, no entanto, mudam: o que em um jogo normal é uma bola que vale três
pontos, no 3x3 são pontuados dois. Ganha a equipe que marcar 21 pontos primeiro
ou a que estiver com maior número de cestas feitas ao final de 10 minutos.
Cada uma
possui 12 segundos para executar suas jogadas e marcar sua pontuação, que pode
variar entre lances de dois pontos (atrás da linha demarcada), e um ponto
(dentro da linha ou lances livres, semelhantes ao do basquete convencional). Em
caso de empate, a disputa vai para uma prorrogação, onde a primeira equipe a
marcar dois pontos é a vencedora.
No Brasil,
a ANB3x3 (Associação Nacional de Basquete 3×3) é a maior organizadora de
torneios oficiais da modalidade. Três campeonatos oficiais da organização
classificam para as etapas do FIBA 3x3 World Tour, o Mundial do esporte. O
primeiro evento teste de 3x3 organizado pela Fiba aconteceu em 2007, durante os
Asian Indoor Games (Jogos Asiáticos em Local Coberto, na tradução livre), em
Macau, na China.
A Fiba permite que atletas profissionais do basquete convencional participem dos torneios de 3x3, ainda que nenhuma grande estrela tenha participado até o momento. É provável que, com a entrada da modalidade no programa olímpico, a popularidade do basquete de rua cresça em todos os países. O melhor jogador do mundo de 3x3 é um sérvio: Dusan Domovic Bulut, bicampeão mundial em 2012 e 2016, chamado pelo comitê olímpico de "Stephen Curry do 3×3".
Quarta-feira, dia 1_____
ATIVIDADE: Ortografia
1. Copie o quadro e complete as palavras abaixo com X ou CH
CAI........A |
.......OCOLATE |
.......APÉU |
........ÁCARA |
AMEI.......A |
FEI.........E |
FAI.......A |
........AMINÉ |
BI..........O |
FLE.......A |
........URRASCO |
........ARCO |
..........VEIRO |
.......I........I |
.......OCAR |
O......XÊNIO |
PEI........E |
........ATO |
......COALHAR |
......ÍCARA |
BAI.......O |
CON......A |
EN.....XUGAR |
.....ADREZ |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ATIVIDADE:
Revisando
a operação de multiplicação
1. Para calcular a quantidade de lápis em 15 caixas, com 12 lápis em cada uma, Lúcio efetuou a seguinte multiplicação:
a) Quais são os fatores? __________________
b) Qual o
valor do produto? _______________
2. Fátima foi a uma loja e comprou 8 blusas e 5 saias. De quantas
maneiras diferentes ela poderá se vestir?
3. Quantos
cubinhos estão empilhados para formar este cubo mágico?
1.º – Vamos contar quantos cubinhos há na largura, na altura e na profundidade.
2.º – Multiplicamos as quantidades encontradas.
Largura x altura x profundidade:
_____ x _____ x _____ = _____
Estão empilhados __________ cubinhos.
4. No telhado de uma casa, há 23 fileiras com 17 telhas em cada
uma. Quantas telhas foram usadas nesse
telhado?
5. O preço de uma passagem convencional de ônibus, no trajeto Rio -
Salvador custa R$ 259,00. Que quantia gastará uma família de três pessoas que
realizará essa viagem de ida e volta?
6. Uma transportadora utilizará 6 caminhões, de mesma capacidade, para
transportar, de uma só vez, 218 tubos. Quantos tubos cada caminhão irá
transportar?
7. Tenho 18 dúzias de maçãs. Quero colocá-las, na mesma quantidade, em 9
caixas. Quantas maçãs colocarei em cada caixa?
8. Em uma
mercearia, há 1.152 sacos de leite, distribuídos, igualmente, em 12 caixas.
Quantos sacos de leite há em cada caixa?
DESAFIO: Há 15 anos, Dona Maricota tem um sítio no qual cria galinhas. Hoje, ela
levou, para a feira, 24 caixas com uma dúzia de ovos em cada uma. Ela não
vendeu 4 dessas caixas. Quantos ovos ela vendeu na feira?
Quinta-feira, dia 2____
Sexta-feira, dia 3_____
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1. Escreva, por extenso, o preço dos produtos abaixo:
2.
Calcule o perímetro dos polígonos abaixo:
3. Arme e efetue as operações:
a) 13,2 +8 +
6,76 =
b) 3 + 0,68 +
14,57 =
c) 1,08 –
0,753 =
d)
2 – 0,67 =
4. Núbia gastou R$ 348,00 no supermercado. Ela havia levado 2 notas de
20 reais, 3 notas de 10 reais, 1 nota de 100 reais, 1 nota de 5 reais e 4 notas
de 50 reais. Sobrou ou faltou dinheiro? Quanto?
5. Adriano comprou uma calça por R$ 48,90, uma camisa por R$ 32,75, uma jaqueta por R$ 85,60 e um par de meias por R$ 8,65.
a) Quanto Adriano gastou?
b) Quanto recebeu de troco, se pagou com as cédulas abaixo?
PROBLEMA DO COTIDIANO:
Naira sempre facilita o troco quando vai pagar suas compras.
a) Na papelaria, Naira deu R$ 20,78 para pagar uma compra de R$ 15,78. Quanto recebeu de troco?
b) Na loja de roupas, ela pagou, com uma nota de R$ 100,00, uma blusa que custou R$ 46,25. A vendedora lhe pediu R$ 1,25 a mais, para facilitar o troco. Quanto Naira recebeu de troco?
c) Na padaria, Naira comprou pão, leite e queijo por R$ 17,20. Ao pagar,
viu que possuía uma única nota de R$ 20,00 e moedas de diversos valores. Como
Naira poderia facilitar o troco para o caixa?