sexta-feira, 26 de junho de 2020

Semana 9 - de 29/6 a 4/7 - 7o ano EJA

Atenção aos comandos

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.


Segunda-feira, dia 29____


Língua Portuguesa__________________

ATIVIDADE 1: correção das atividades de 22, 24 e 26/6.


Segunda-feira, 22/06/2020 
1. R. Não sabe que tipo de objeto usar na cabeça para sair.
2. R. Opta por um visual mais moderno usando um boné sobre a panela que carrega na cabeça.
3. R. Demonstra que é um garoto descolado, que tem opinião própria, mas aceita de outras pessoas e não se importa com o que as pessoas pensam sobre seu estilo.
5. R. Resposta pessoal, será revisada quando retornarmos às aulas.

Quarta-feira, 24/06/2020 
1. R. Resposta pessoal, será revisada quando retornarmos às aulas.
3. R. Resposta pessoal, será revisada quando retornarmos às aulas.
4. R. Resposta pessoal, será revisada quando retornarmos às aulas.
5. R. Resposta pessoal, será revisada quando retornarmos às aulas.
6. R. Resposta pessoal, será revisada quando retornarmos às aulas.
   
Sexta-feira, 26/06/2020
Agora faça um registro, em forma de texto, 8 linhas, sobre sua reflexão das questões propostas acima.
RESPOSTA PESSOAL que será revisado quando retornarmos às aulas.


ATIVIDADE 2:  Música – parte I
Atenção: Responda as questões no caderno de maneira simples e objetiva. Não precisa copiar as perguntas. Caso não consiga responder alguma, não se preocupe.

Acesse o link da música e ouça: https://www.youtube.com/watch?v=cMekP6Jm_lY 


Conquistando o impossível
                    (Jamile)

Acredite é hora de vencer 
Essa força vem de dentro de você
Você pode até tocar o céu se crer 
Acredite 
Que nenhum de nós já nasceu com jeito pra super-herói 
Nossos sonhos a gente que constrói 
É vencendo os limites
Escalando as fortalezas
Conquistado o impossível pela fé. 
Campeão, vencedor
Deus dá asas 
Faz seu voo 
Campeão vencedor 
Essa fé que te faz imbatível 
Te mostra o teu valor. 
Tantos recordes você pode quebrar.
As barreiras, você pode ultrapassar e vencer.
Campeão!




COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Pesquise o significado da palavra campeão e escreva.
____________________________


2. Quantos versos tem o texto? 
____________________________


3. De acordo com o texto, nenhum de nós nascemos com jeito para sermos super-heróis. Você concorda com essa opinião? Por quê?
____________________________


4. Por que algumas pessoas nascem em uma família humilde e conseguem vencer na vida tanto profissional quanto na vida familiar?
____________________________



Matemática_______________________


ATIVIDADE:
Formas geométricas

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Olhando à nossa volta, facilmente percebemos que há diferentes formas geométricas por toda parte. Tanto na natureza, como nos objetos construídos pelo homem. Nos jogos e nas brincadeiras, temos muita Geometria. Vivemos em um mundo de formas geométricas.


 

Para iniciar nosso estudo de geometria, vamos conhecer o TANGRAM, um quebra-cabeça chinês, muito utilizado para apresentar diversas formas geométricas, entre outras coisas.



 

Assista a este vídeo e com uma folha quadrada, construa um TANGRAM.

PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=uD7hu0d0glQ


Agora, com as peças do TANGRAM desafie seus familiares a montar os seguintes desenhos:




Terça-feira, dia 30_____


Geografia_______________________

ATIVIDADE: Leia o texto e copie as questões e responda  no caderno
 

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
 

Escravidão na atualidade

O mundo moderno ainda enfrenta casos de escravidão. Diversos países têm relatos de exploração de mão de obra, principalmente em regiões que apresentam uma democracia frágil.

Existem relatos de mulheres e meninas que são capturadas para serem escravas domésticas. Há também o tráfico de mulheres para a prostituição e para o trabalho em confecções de roupas. Os casos de escravidão moderna de mulheres ocorrem muito na Rússia, nas Filipinas e na Tailândia.

A escravidão moderna não está baseada na compra ou venda de pessoas, mas sim no estabelecimento de relações de trabalho forçado, onde se desenvolvem atividades sob fortes ameaças, torturas, violências físicas e psicológicas e formas de intimidação. O Brasil também é um país que apresenta muitos casos de pessoas trabalhando em situação análoga à escravidão.

Este problema contemporâneo existe e precisa ser combatido. Muitas pessoas estão vivendo em condições precárias e trabalhando em atividades econômicas exploratórias.

Para a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as formas modernas de escravidão apresentam trabalhos impostos por meio de ameaças e atividades executadas involuntariamente. Em ambos os casos existe o cerceamento da liberdade.

Segundo a OIT, existem mais de 12 milhões de pessoas no mundo que são vítimas do trabalho forçado, mesmo com os diversos acordos e tratados internacionais que abordam e proíbem a escravidão.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Em que países segundo o texto ocorre a escravidão feminina?_____________________________
 

2. O que significa a sigla (OIT)?
_____________________________
 

3. Quais são os tipos de trabalhos exercidos na escravidão de mulheres na atualidade segundo o texto?
_____________________________
 

4. Leia o texto e encontre as palavras, que estão destacadas, no caça palavras e faça uma lista das palavras encontradas em seu caderno:





História_________________________

Professora Lívia Sgarbosa

ORIENTAÇÕES:

- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.

- Pauta: GLOBALIZAÇÃO / EXPANSÃO MARÍTIMA


LINK VÍDEO DE APOIO: https://www.youtube.com/watch?v=TBI-iFSBn58


A Globalização é um Processo Atual?

Atualmente muito se fala em globalização. Os diversos países e regiões do mundo estão integrados pelo comércio, pelas transações financeiras, pelos modernos meios de comunicação e de transportes. Empresas gigantes, com diversas filiais espalhadas pelo mundo, produzem e distribuem os mesmos produtos para os mais diferentes povos. Bens culturais, como livros, filmes, discos e vídeos, são lançados ao mesmo tempo em vários países.

 Pela Internet e por telefone, é possível entrar em contato com qualquer parte do mundo. Aviões cada vez mais velozes podem nos levar aos lugares mais distantes em poucas horas.

As atividades no mundo, hoje, são desenvolvidas de modo a tornar o tempo cada vez menor entre elas. Isso afeta sobremaneira o desenvolvimento econômico, político e social, fazendo com que as fronteiras entre os países praticamente deixem de existir.

Consequentemente, isso faz com que existam maiores facilidades para as relações comerciais entre diversos países. Além disso, muitas diferenças entre as nacionalidades tendem a deixar de existir e o mundo parece caminhar para ser um só.

Em termos gerais, a globalização traz vantagens como: comunicação instantânea com o mundo; maior acesso aos conhecimentos; maior acesso aos progressos científicos; a formação de mercados comuns, possibilitando o consumo de diversos produtos de diferentes procedências.

Entretanto, essas vantagens são aparentes do ponto de vista social, pois as diferenças entre povos ricos e pobres, assim como as diferenças gritantes entre as classes sociais permanecem e se acentuam.  As vantagens são usufruídas por uma pequena parcela da população mundial, que consegue adquirir produtos originais, de boa qualidade, cujos preços os tornam inacessíveis à maioria da população.

O processo de globalização não é um fenômeno recente.

Embora de maneiras diferentes, processos de globalização ocorreram desde a Antiguidade, através das conquistas de alguns povos por outros mais poderosos. O processo de conquistas promovido desde os povos antigos, demonstra a preocupação de um povo vencedor em impor sua dominação socioeconômica e cultural sobre os povos dominados.

Entretanto, o que se constatou foi uma influência dos vencedores que, mesmo sendo grande, não chegou a formar uma cultura única, globalizada.

Podemos dizer, que a globalização, como a conhecemos hoje, é resultado do processo denominado pelos historiadores de expansão marítima europeia. As marcas dessa expansão estão presentes no mundo atual. Línguas europeias são faladas em regiões muito distantes da Europa. Democracia, república, eleições, partidos políticos, capitalismo, industrialização, socialismo, liberalismo, Igreja Católica, protestantismo, são fenômenos políticos, culturais e econômicos de origem europeia que atualmente são mundiais.

Esse processo de europeização do mundo não teve mão única, pois os europeus também assimilaram conhecimentos e costumes dos diversos povos com os quais entraram em contato no processo de expansão. Por exemplo, o fumo, a batata, o milho, o tomate, o chá, que se tornaram hábito de milhões de pessoas na Europa, foram assimilados de outros continentes.

Embora não seja possível determinar com exatidão quando começou a expansão europeia, podemos afirmar que ela está ligada ao que se convencionou chamar de Grandes Descobrimentos ou Grandes Navegações. Os nomes ligados a eles são muito conhecidos: Vasco da Gama, Cristóvão Colombo, Pedro Álvares Cabral, Américo Vespúcio e muitos outros.

Na Idade Moderna alguns povos da Europa, impulsionados por motivos econômicos, navegaram pelo Oceano Atlântico e a partir da conquista de outros continentes, impuseram aos nativos sua cultura, religião e modo de pensar.

Daquele tempo até hoje, novos processos de globalização vêm ocorrendo, acentuado com o desenvolvimento da tecnologia de comunicação. O uso da tecnologia também é uma conquista e um meio de dominação. Em outras épocas da História, o poder de dominação de um povo sobre outro era formado através da conquista de terras e do comércio.

Os povos dominadores foram impulsionados principalmente pelo fator econômico, embora fatores políticos, sociais e religiosos tenham também contribuído para que um povo dominasse outro.

Todavia, essas dominações não foram aceitas passivamente pelos povos conquistados, pois movimentos de resistência sempre ocorreram.  Esses movimentos foram reprimidos pelos conquistadores, na maioria das vezes, por violentos massacres.

E atualmente? Hoje em dia, os métodos de dominação são mais sutis, isto é, mais brandos aparentemente. Porém, uma observação mais atenta tem revelado que o processo de globalização não deixa de ser um procedimento violento, pois implica em uma certa descaracterização de cada uma das culturas atingidas.

Atualmente, a globalização pode começar na sala de sua casa, quando a TV estimula o consumismo exagerado, quando por meio de filmes e novelas impõe moda, costumes, linguagem, formas padronizadas de pensar e agir que passam a fazer parte do seu cotidiano, modificando à sua maneira própria de ser.

Todos nós estamos sujeitos a pensar e agir conforme o que outras pessoas determinam como verdadeiro, através dos meios de comunicação. Portanto, fique atento: não se deixe levar pelas aparências.

Como você pode perceber, estamos vivendo o processo de globalização. Fazemos parte desse momento histórico. Os povos nativos do continente americano, também viveram um processo de dominação quando os europeus aqui chegaram nos sécs. XV e XVI, iniciando a conquista e a colonização, com a imposição de sua cultura.

CONTINUAREMOS ESSE ASSUNTO NA PRÓXIMA SEMANA...

 

COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA NO SEU CADERNO

1)    O que é Globalização?

_______________________
 

2)    A Globalização é um fenômeno recente?

______________________
 

3)    Qual a relação entre a Globalização e a Expansão Marítima Europeia?

______________________
 

4)    O que é o Processo de Europeização?

______________________
 

5)    Como a Globalização afeta sua vida?

______________________




Educação Física__________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento

O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.

Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 10. Vamos lá?!

Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!




ATIVIDADE  TURMA  2: BASQUETE 3 X 3

REGRAS E DIFERENÇAS DO 3 X 3  PARA O BASQUETE USUAL

BASQUETE 3X3 NO BRASIL

Uma das novidades das Olimpíadas de Tóquio, em 2020 será o Basquete 3 x 3.

Esse esporte surgiu a partir da prática nas ruas e tem como características principais, a disputa acirrada no placar e a participação dos jogadores com jogadas e dribles de efeito, sempre ao som de muito hip hop e apresentações de danças.

Mas como é possível inserir esse esporte nas aulas de educação física? Quais são as reais possibilidades e os benefícios?

Faça uma pesquisa sobre a realização das olimpíadas de Tóquio. Ela foi adiada? Isso ocorreu em algum outro momento da história?

Assista esse vídeo e conheça mais um pouco do basquete 3x3

Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=iSuvDfSEUv8

Como o nome sugere, no 3x3 cada equipe é composta por três jogadores em quadra, mais um substituto. O jogo é disputado em uma área menor (15m x 11m) que funciona como metade da quadra padrão, com uma só cesta, mantendo as marcações originais. As regras, no entanto, mudam: o que em um jogo normal é uma bola que vale três pontos, no 3x3 são pontuados dois. Ganha a equipe que marcar 21 pontos primeiro ou a que estiver com maior número de cestas feitas ao final de 10 minutos.

Cada uma possui 12 segundos para executar suas jogadas e marcar sua pontuação, que pode variar entre lances de dois pontos (atrás da linha demarcada), e um ponto (dentro da linha ou lances livres, semelhantes ao do basquete convencional). Em caso de empate, a disputa vai para uma prorrogação, onde a primeira equipe a marcar dois pontos é a vencedora.

No Brasil, a ANB3x3 (Associação Nacional de Basquete 3×3) é a maior organizadora de torneios oficiais da modalidade. Três campeonatos oficiais da organização classificam para as etapas do FIBA 3x3 World Tour, o Mundial do esporte. O primeiro evento teste de 3x3 organizado pela Fiba aconteceu em 2007, durante os Asian Indoor Games (Jogos Asiáticos em Local Coberto, na tradução livre), em Macau, na China.

A Fiba permite que atletas profissionais do basquete convencional participem dos torneios de 3x3, ainda que nenhuma grande estrela tenha participado até o momento. É provável que, com a entrada da modalidade no programa olímpico, a popularidade do basquete de rua cresça em todos os países. O melhor jogador do mundo de 3x3 é um sérvio: Dusan Domovic Bulut, bicampeão mundial em 2012 e 2016, chamado pelo comitê olímpico de "Stephen Curry do 3×3".



Quarta-feira, dia 1_____


Língua Portuguesa_________________

ATIVIDADE: Música – parte II

Acesse novamente o link da música e ouça para continuar a responder as questões: https://www.youtube.com/watch?v=cMekP6Jm_lY 

Conquistando o impossível

Essa força vem de dentro de você
Você pode até tocar o céu se crer 
Acredite 
Que nenhum de nós já nasceu com jeito pra super-herói 
Nossos sonhos a gente que constrói 
É vencendo os limites
Escalando as fortalezas
Conquistado o impossível pela fé. 
Campeão, vencedor
Deus dá asas 
Faz seu voo 
Campeão vencedor 
Essa fé que te faz imbatível 
Te mostra o teu valor. 
Tantos recordes você pode quebrar.
As barreiras, você pode ultrapassar e vencer.
Campeão!



COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Qual é o seu maior sonho?
____________________________


2. Leia: “Deus dá asas, faz seu voo”. Explique a afirmação contida nesse verso.
____________________________


3. Você conhece alguém próximo ou uma celebridade que conquistou “o impossível”? Comente.
____________________________


4. O que devemos fazer para vencer nossos limites?
____________________________


(https://acessaber.com.br/atividades/leitura-e-interpretacao-musica-conquistando-o-impossivel-7o-ao-9o/ Acesso em 17/06/2020).



Matemática_______________________


ATIVIDADE: Formas geométricas planas


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

As formas geométricas planas são chamadas, também de bidimensionais ou 2D.


 

POLÍGONO é uma figura plana, formada por segmentos de reta, chamados lados dos polígonos que se interceptam, dois a dois, em um ponto chamado vértice. A região poligonal, limitada por um polígono, também é chamada de polígono.

 

O triângulo é o polígono com o menor número de lados. Abaixo, podemos observar os triângulos classificados de duas maneiras diferentes: quanto aos lados e quanto aos ângulos.





 

Os quadriláteros são os polígonos que possuem 4 lados. Dependendo de algumas características, os quadriláteros também recebem nomes especiais. Vamos relembrar, observando as imagens a seguir:




Após conhecer os polígonos, agora desenhe em seu caderno alguns deles e escreva o nome de um objeto de sua casa que tenha sua forma.

 

FONTE: Ginásio Carioca

Apostila Matemática - 7.º Ano

2.º BIMESTRE 




Quinta-feira, dia 2____


Ciências________________________

ATIVIDADE: Leia o texto e copie as questões e responda  no caderno


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Irmãs decidem abandonar cidade após serem acusadas de espalhar covid-19

Em 11 de junho, as irmãs Dalylla Lopes, de 27 anos, Talytta, 22, e Samylla, 21, se mudaram de Alto Araguaia, cidade mato-grossense localizada na divisa com Goiás. Elas afirmam que deixaram a cidade em que nasceram para buscar um pouco de paz, em meio à maior tragédia da família, causada pelo novo coronavírus.

Seis dias antes, a mãe delas, Lígia Suely Lopes, de 42 anos, morreu em decorrência da covid-19. No fim de maio, as irmãs haviam perdido o avô materno, Joaquim de Oliveira, de 74 anos, para a mesma doença.

"Tem sido o período mais difícil das nossas vidas", resume Dalylla à BBC News Brasil. Ela contraiu a covid-19 e se recuperou, assim como outros quatro familiares.

Os casos na família foram os primeiros diagnósticos de covid-19 no município de 17,5 mil habitantes. Atualmente, mais de um mês depois, Alto Araguaia tem 23 casos confirmados e três mortes, incluindo as de Lígia e Joaquim.

Em meio à doença causada pelo novo coronavírus, a família passou a receber comentários e acusações nas redes sociais. "Disseram que fomos as responsáveis por levar o vírus para a nossa cidade. Recebemos muitas críticas. Isso tudo é muito triste", comenta Dalylla.

As irmãs relatam que as diversas críticas que recebem têm tornado o atual período ainda mais difícil. "Estamos vivendo à base de remédios para dormir. A nossa vida nunca vai ser a mesma. Além das perdas, precisamos lidar com a falta de empatia das pessoas. Toda hora recebemos algum comentário maldoso nas redes sociais", lamenta Talytta.

O primeiro caso confirmado em Alto Araguaia
As irmãs contam que a tragédia teve início após a primeira semana de maio, depois que Dalylla visitou uma amiga, em uma cidade vizinha. "Foi uma infelicidade muito grande. Eu estava de folga e decidi encontrá-la", conta Dalylla.
[...]
Ela comenta que foi à casa da amiga junto com o filho caçula, de nove meses. "Não era um churrasco ou uma festa. Era apenas um encontro de amigas", argumenta. No local, também havia uma outra mulher. "Ela era colega da minha amiga e tinha acabado de chegar do Sul do país. Ela deveria estar em quarentena, porque tinha voltado de viagem, mas estava lá."

"Essa conhecida brincou com o meu filho durante o encontro. Pode ser que nesse momento ela tenha passado o vírus para ele", diz Dalylla.
[...]

'Me sinto culpada'
Ao comentar sobre as mortes do avô e da mãe, Dalylla admite que se sente culpada. "É um culpa que vou ter sempre comigo, porque eu fui à casa da minha amiga aquele dia. Me sinto culpada porque isso custou a vida do meu avô e da minha mãe. Me sinto culpada por estar viva. É uma sensação muito ruim", relata, aos prantos.

"Eu sei que não fiz por querer. Não fui para uma festa ou para um churrasco, como vejo muitas pessoas fazendo com frequência. Mas eu não deveria ter saído aquele dia. A minha cabeça está bagunçada. Eu fiquei ruim e me recuperei. Mas o meu avô não conseguiu se recuperar. A minha mãe, que cuidou de todos nós, também não. É muito difícil", diz Dalylla, em meio às lágrimas.
[...]

A mudança
As irmãs contam que passaram a receber diversas críticas em Alto Araguaia,[...].

"Falta muita empatia. Aquela cidade, infelizmente, se tornou um peso para a gente. As pessoas nos olhavam com muito preconceito por lá, como se a gente tivesse culpa de cada caso de covid-19. Mas nós nos isolamos logo no começo e informamos as pessoas com quem tivemos contato", diz Talytta.

"Há uma rodovia movimentada que passa pela cidade, a BR-364, e por isso sempre há gente de outros lugares por ali. Hoje, já existem pessoas contaminadas que nunca tiveram contato com a gente. Mas ainda assim, pensam que somos as únicas responsáveis pelo vírus por lá", afirma Talytta.

Assim como as irmãs, é comum que os primeiros diagnósticos em determinadas localidades sejam apontados por moradores como os responsáveis por levar o vírus para uma região. Porém, estudos sobre o novo coronavírus apontam que é difícil definir o primeiro caso em um lugar. Isso porque pode haver, por exemplo, pessoas com sintomas leves que transmitem o vírus, mas não procuram ajuda médica por acreditar que se trata de um resfriado comum. Desta forma, não entram para as estatísticas sobre a covid-19.[...]



COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


1. Elas afirmam que deixaram a cidade em que nasceram para buscar um pouco de paz. Qual o motivo das irmãs decidirem deixar sua cidade natal?
_____________________________



2. O texto apresenta dois problemas de saúde. Primeiro, o viral: coronavírus. Qual o outro problema de saúde que 'as irmãs' podem desenvolver?
_____________________________



3. "É um culpa que vou ter sempre comigo, porque eu fui à casa da minha amiga aquele dia. Me sinto culpada porque isso custou a vida do meu avô e da minha mãe. [...]" 
Na sua opinião, uma pessoa que não sabe se tem o coronavírus deve se sentir culpada pela infecção de outras pessoas?
_____________________________



4. "Falta muita empatia. Aquela cidade, infelizmente, se tornou um peso para a gente. As pessoas nos olhavam com muito preconceito"[...]
Existem vários preconceitos, dentre eles o medo de doenças. O é preciso estudar para não ter medo de uma pessoa doente? Se um doente diz que não há risco em estar perto dele, devemos acreditar?
_____________________________
 


Inglês__________________________

ATIVIDADE: Days of the week


LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

- Domingo = Sunday -  Sun.
- 2ª feira = Monday  - Mon. 
- 3ª feira = Tuesday  - Tue.
- 4ª feira = Wednesday  - Wed.
- 5ª feira = Thursday  - Thu.
- 6ª feira = Friday - Fri.
- Sábado = Saturday  - Sat.

1. Faça a tradução em seu caderno antes: 

Dont´t miss it tonight
We will present the preview of the great movie 
Pretty Woman With Julia Roberts and Richard Gere
This session will start at 08:00 pm 
Tickets are available at Lady Modas – Esplanada Shopping
Schedule for next week: 
Monday to Friday – sessions at 3:00 – 6:00 and 08:30 pm 
Saturday and Sunday – sessions at 10:00 am, 3:00, 6:00 and 08:30 pm
Prices For students - $ 4.00 
For adults - $ 8.00

Agora vamos praticar um pouco as técnicas de compreensão de texto. 


COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

2. Retire do texto a resposta para as questões abaixo. 

a) Quando estréia o filme? 
________________________

b) Qual o horário da estréia? 
________________________

c) Quais os horários das sessões na quarta-feira? 
________________________

d) Quais os horários das sessões no domingo?
________________________
 
e) Qual o valor do ingresso para estudantes?
________________________



Arte___________________________

ATIVIDADE: Paisagem sonora


Paisagem sonora é um conceito com origem na palavra inglesa "soundscape" e que se caracteriza pelo estudo e análise do universo sonoro que nos rodeia. Uma paisagem sonora é composta pelos diferentes sons que compõe um determinado ambiente, sejam esses sons de origem natural, humana, industrial ou tecnológica. O estudo de paisagens sonoras enquadra-se no âmbito da Ecologia Acústica.

O conceito teve origem e definiu-se através do grupo de trabalho dirigido por R. Murray Schafer (músico, compositor, ambientalista, professor e investigador). R. Murray Shafer em conjunto com outros investigadores.




Onomatopeia

Onomatopeia ou mimologia (termo da língua grega antiga que significava "criar um nome", "fazer um nome"), é uma figura de linguagem na qual se reproduz um som com um fonema ou palavra.

A forma adjetiva é onomatopaico. Ruídosgritos, canto de pássaros, som de animal, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopeias. 

Por exemplo, para os índios tupis tak e tatak significam dar estalo ou bater e tek é o som de algo quebrando.

Geralmente, as onomatopeias são usadas em histórias em quadrinhos, muitas dessas onomatopeias são derivadas de verbos da língua inglesa.


Exemplos:


NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


ATIVIDADE: agora que você sabe o conceito de paisagem sonora, em seu caderno, faça o desenho de uma paisagem de qualquer ambiente (aberto ou fechado) representando todos os seus sons com onomatopeias.



Sexta-feira, dia 3_____


Língua Portuguesa_______________

ATIVIDADE: Prática de escrita.

Após ter ouvido a música “Conquistando o impossível”, da cantora Jamile, reflita sobre a letra e sobre as questões abaixo. 

(Não precisa responder essas questões)

• Como ser um campeão?
• O que devemos fazer para vencer nossos limites?
• Em tempos difíceis como estamos vivendo, o que esperar do futuro?
•  Em relação aos estudos, estamos próximos de encerrar um ciclo. Como tem sido estudar em casa, nesse novo método, utilizando as ferramentas da tecnologia?
• Você se considera um campeão e vencedor? Explique.


NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Agora faça um registro, em forma de texto, 8 linhas, sobre sua reflexão das questões propostas acima.
________________________________________________________________________________________________. 



Matemática_____________________

ATIVIDADE: Curiosidades matemáticas: a lenda do xadrez

 

A lenda que relata a origem do xadrez envolve sabedoria, criatividade e estratégias matemáticas. Após ler o texto, faça uma análise das questões propostas.

 

 

 A lenda retrata o surgimento do jogo de xadrez, que desenvolve a criatividade e o raciocínio. Sessa dominava essa arte.



COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Você já jogou xadrez? De que outro jogo você gosta? Também precisa de raciocínio e criatividade? Comente sua resposta.
_____________________________
_____________________________


Assista a esse vídeo com uma breve explicação sobre o jogo de xadrez:

PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=kJTwOfl0RmA 

Fonte: Apostila Dom Bosco
Volume 2 - 7 ano




----------------



7o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!