Segunda-feira, dia 29____
ATIVIDADE:
Formas
geométricas
Olhando à nossa volta, facilmente percebemos que há diferentes formas geométricas por toda
parte. Tanto na natureza, como nos objetos construídos pelo homem. Nos jogos e
nas brincadeiras, temos muita Geometria. Vivemos em um mundo de formas geométricas.
Para iniciar nosso estudo de geometria, vamos conhecer o TANGRAM, um quebra-cabeça chinês, muito utilizado para apresentar diversas formas geométricas, entre outras coisas.
Assista a este vídeo e com uma folha quadrada, construa um TANGRAM.
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=uD7hu0d0glQ
Agora, com as peças do TANGRAM desafie seus familiares a montar os seguintes desenhos:
Terça-feira, dia 30_____
ATIVIDADE: Leia o texto e copie as questões e responda no caderno
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Escravidão na atualidade
O mundo moderno ainda enfrenta casos de escravidão. Diversos países têm relatos de exploração de mão de obra, principalmente em regiões que apresentam uma democracia frágil.
Existem
relatos de mulheres e meninas que são capturadas para serem escravas
domésticas. Há também o tráfico de mulheres para a prostituição e para o
trabalho em confecções de roupas. Os casos de escravidão moderna
de mulheres ocorrem muito na Rússia, nas Filipinas e na Tailândia.
A escravidão moderna não está baseada na compra ou
venda de pessoas, mas sim no estabelecimento de relações de trabalho forçado,
onde se desenvolvem atividades sob fortes ameaças, torturas, violências físicas
e psicológicas e formas de intimidação. O Brasil também é um país que apresenta
muitos casos de pessoas trabalhando em situação análoga à escravidão.
Este problema contemporâneo existe e precisa ser
combatido. Muitas pessoas estão vivendo em condições precárias e trabalhando em
atividades econômicas exploratórias.
Para a Organização
Internacional do Trabalho (OIT),
as formas modernas de escravidão apresentam trabalhos impostos por meio de
ameaças e atividades executadas involuntariamente. Em ambos os casos existe o
cerceamento da liberdade.
Segundo a OIT,
existem mais de 12 milhões de pessoas no mundo que são vítimas do trabalho
forçado, mesmo com os diversos acordos e tratados internacionais que abordam e
proíbem a escravidão.
1. Em que países
segundo o texto ocorre a escravidão feminina?_____________________________
2. O
que significa a sigla (OIT)?
_____________________________
3. Quais
são os tipos de trabalhos exercidos na escravidão de mulheres na atualidade
segundo o texto?
_____________________________
Professora
Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade
registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste
momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos
estudar.
- Pauta: GLOBALIZAÇÃO / EXPANSÃO MARÍTIMA
LINK VÍDEO DE APOIO: https://www.youtube.com/watch?v=TBI-iFSBn58
A Globalização é um Processo Atual?
Atualmente
muito se fala em globalização. Os diversos países e regiões do mundo estão
integrados pelo comércio, pelas transações financeiras, pelos modernos meios de
comunicação e de transportes. Empresas gigantes, com diversas filiais
espalhadas pelo mundo, produzem e distribuem os mesmos produtos para os mais
diferentes povos. Bens culturais, como livros, filmes, discos e vídeos, são
lançados ao mesmo tempo em vários países.
Pela Internet e por telefone, é possível
entrar em contato com qualquer parte do mundo. Aviões cada vez mais velozes
podem nos levar aos lugares mais distantes em poucas horas.
As
atividades no mundo, hoje, são desenvolvidas de modo a tornar o tempo cada vez
menor entre elas. Isso afeta sobremaneira o desenvolvimento econômico, político
e social, fazendo com que as fronteiras entre os países praticamente deixem de
existir.
Consequentemente,
isso faz com que existam maiores facilidades para as relações comerciais entre
diversos países. Além disso, muitas diferenças entre as nacionalidades tendem a
deixar de existir e o mundo parece caminhar para ser um só.
Em termos gerais, a globalização traz
vantagens como: comunicação instantânea com o mundo; maior acesso aos
conhecimentos; maior acesso aos progressos científicos; a formação de mercados
comuns, possibilitando o consumo de diversos produtos de diferentes
procedências.
Entretanto,
essas vantagens são aparentes do ponto de vista social, pois as diferenças
entre povos ricos e pobres, assim como as diferenças gritantes entre as classes
sociais permanecem e se acentuam. As
vantagens são usufruídas por uma pequena parcela da população mundial, que
consegue adquirir produtos originais, de boa qualidade, cujos preços os tornam
inacessíveis à maioria da população.
O
processo de globalização não é um fenômeno recente.
Embora
de maneiras diferentes, processos de globalização ocorreram desde a Antiguidade,
através das conquistas de alguns povos por outros mais poderosos. O processo de
conquistas promovido desde os povos antigos, demonstra a preocupação de um povo
vencedor em impor sua dominação socioeconômica e cultural sobre os povos
dominados.
Entretanto,
o que se constatou foi uma influência dos vencedores que, mesmo sendo grande,
não chegou a formar uma cultura única, globalizada.
Podemos
dizer, que a globalização, como a conhecemos hoje, é resultado do processo
denominado pelos historiadores de expansão marítima europeia. As marcas dessa
expansão estão presentes no mundo atual. Línguas europeias são faladas em
regiões muito distantes da Europa. Democracia, república, eleições, partidos
políticos, capitalismo, industrialização, socialismo, liberalismo, Igreja
Católica, protestantismo, são fenômenos políticos, culturais e econômicos de
origem europeia que atualmente são mundiais.
Esse
processo de europeização do mundo não teve mão única, pois os europeus também
assimilaram conhecimentos e costumes dos diversos povos com os quais entraram
em contato no processo de expansão. Por exemplo, o fumo, a batata, o milho, o
tomate, o chá, que se tornaram hábito de milhões de pessoas na Europa, foram
assimilados de outros continentes.
Embora
não seja possível determinar com exatidão quando começou a expansão europeia,
podemos afirmar que ela está ligada ao que se convencionou chamar de Grandes
Descobrimentos ou Grandes Navegações. Os nomes ligados a eles são muito
conhecidos: Vasco da Gama, Cristóvão Colombo, Pedro Álvares Cabral, Américo
Vespúcio e muitos outros.
Na
Idade Moderna alguns povos da Europa, impulsionados por motivos econômicos,
navegaram pelo Oceano Atlântico e a partir da conquista de outros continentes,
impuseram aos nativos sua cultura, religião e modo de pensar.
Daquele
tempo até hoje, novos processos de globalização vêm ocorrendo, acentuado com o
desenvolvimento da tecnologia de comunicação. O uso da tecnologia também é uma
conquista e um meio de dominação. Em outras épocas da História, o poder de
dominação de um povo sobre outro era formado através da conquista de terras e
do comércio.
Os
povos dominadores foram impulsionados principalmente pelo fator econômico,
embora fatores políticos, sociais e religiosos tenham também contribuído para
que um povo dominasse outro.
Todavia,
essas dominações não foram aceitas passivamente pelos povos conquistados, pois
movimentos de resistência sempre ocorreram.
Esses movimentos foram reprimidos pelos conquistadores, na maioria das
vezes, por violentos massacres.
E
atualmente? Hoje em dia, os métodos de dominação são mais sutis, isto é, mais
brandos aparentemente. Porém, uma observação mais atenta tem revelado que o processo
de globalização não deixa de ser um procedimento violento, pois implica em uma
certa descaracterização de cada uma das culturas atingidas.
Atualmente,
a globalização pode começar na sala de sua casa, quando a TV estimula o
consumismo exagerado, quando por meio de filmes e novelas impõe moda, costumes,
linguagem, formas padronizadas de pensar e agir que passam a fazer parte do seu
cotidiano, modificando à sua maneira própria de ser.
Todos
nós estamos sujeitos a pensar e agir conforme o que outras pessoas determinam
como verdadeiro, através dos meios de comunicação. Portanto, fique atento: não
se deixe levar pelas aparências.
Como você pode perceber, estamos vivendo o processo de globalização. Fazemos parte desse momento histórico. Os povos nativos do continente americano, também viveram um processo de dominação quando os europeus aqui chegaram nos sécs. XV e XVI, iniciando a conquista e a colonização, com a imposição de sua cultura.
CONTINUAREMOS
ESSE ASSUNTO NA PRÓXIMA SEMANA...
COPIE
AS QUESTÕES E RESPONDA NO SEU CADERNO
1)
O
que é Globalização?
_______________________
2)
A
Globalização é um fenômeno recente?
______________________
3)
Qual
a relação entre a Globalização e a Expansão Marítima Europeia?
______________________
4)
O
que é o Processo de Europeização?
______________________
5) Como a Globalização afeta sua vida?
______________________
O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.
Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 10. Vamos lá?!
Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!
ATIVIDADE TURMA 2: BASQUETE 3 X 3
REGRAS E DIFERENÇAS DO 3 X 3 PARA O BASQUETE USUAL
BASQUETE 3X3 NO BRASIL
Uma das novidades das Olimpíadas de Tóquio, em 2020 será o Basquete 3 x 3.
Esse esporte surgiu a partir da prática nas ruas e tem como características principais, a disputa acirrada no placar e a participação dos jogadores com jogadas e dribles de efeito, sempre ao som de muito hip hop e apresentações de danças.
Mas como é possível inserir esse esporte nas aulas de educação física? Quais são as reais possibilidades e os benefícios?
Faça uma pesquisa sobre a realização das olimpíadas de Tóquio. Ela foi adiada? Isso ocorreu em algum outro momento da história?
Assista esse vídeo e conheça mais um pouco do basquete 3x3
Se estiver usando o PDF, veja o vídeo no link - https://www.youtube.com/watch?v=iSuvDfSEUv8
Como o nome sugere, no 3x3 cada equipe é composta por três jogadores em quadra, mais um substituto. O jogo é disputado em uma área menor (15m x 11m) que funciona como metade da quadra padrão, com uma só cesta, mantendo as marcações originais. As regras, no entanto, mudam: o que em um jogo normal é uma bola que vale três pontos, no 3x3 são pontuados dois. Ganha a equipe que marcar 21 pontos primeiro ou a que estiver com maior número de cestas feitas ao final de 10 minutos.
Cada uma possui 12 segundos para executar suas jogadas e marcar sua pontuação, que pode variar entre lances de dois pontos (atrás da linha demarcada), e um ponto (dentro da linha ou lances livres, semelhantes ao do basquete convencional). Em caso de empate, a disputa vai para uma prorrogação, onde a primeira equipe a marcar dois pontos é a vencedora.
No Brasil, a ANB3x3 (Associação Nacional de Basquete 3×3) é a maior organizadora de torneios oficiais da modalidade. Três campeonatos oficiais da organização classificam para as etapas do FIBA 3x3 World Tour, o Mundial do esporte. O primeiro evento teste de 3x3 organizado pela Fiba aconteceu em 2007, durante os Asian Indoor Games (Jogos Asiáticos em Local Coberto, na tradução livre), em Macau, na China.
A Fiba permite que atletas profissionais do basquete convencional participem dos torneios de 3x3, ainda que nenhuma grande estrela tenha participado até o momento. É provável que, com a entrada da modalidade no programa olímpico, a popularidade do basquete de rua cresça em todos os países. O melhor jogador do mundo de 3x3 é um sérvio: Dusan Domovic Bulut, bicampeão mundial em 2012 e 2016, chamado pelo comitê olímpico de "Stephen Curry do 3×3".
Quarta-feira, dia 1_____
As formas geométricas planas são chamadas, também de bidimensionais ou 2D.
POLÍGONO é uma figura plana, formada por segmentos de reta, chamados lados dos polígonos que se
interceptam, dois a dois, em um ponto chamado vértice. A região
poligonal, limitada por um polígono, também é chamada de polígono.
O triângulo é o polígono com o menor número de lados. Abaixo, podemos observar os triângulos classificados de duas maneiras diferentes: quanto aos lados e quanto aos ângulos.
Os quadriláteros são os polígonos que possuem 4 lados. Dependendo de algumas características, os quadriláteros também recebem nomes especiais. Vamos relembrar, observando as imagens a seguir:
Após conhecer os polígonos, agora desenhe em
seu caderno alguns deles e escreva o nome de um objeto de sua casa que tenha
sua forma.
FONTE: Ginásio Carioca
Apostila Matemática - 7.º Ano
2.º BIMESTRE
Quinta-feira, dia 2____
Onomatopeia ou mimologia (termo da língua grega antiga que significava "criar um nome", "fazer um nome"), é uma figura de linguagem na qual se reproduz um som com um fonema ou palavra.
A forma adjetiva é onomatopaico. Ruídos, gritos, canto de pássaros, som de animal, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopeias.
Por exemplo, para os índios tupis tak e tatak significam dar estalo ou bater e tek é o som de algo quebrando.
Geralmente, as onomatopeias são usadas em histórias
em quadrinhos, muitas
dessas onomatopeias são derivadas de verbos da língua
inglesa.
Sexta-feira, dia 3_____
ATIVIDADE: Curiosidades
matemáticas: a lenda do xadrez
A lenda que relata a origem do xadrez envolve
sabedoria, criatividade e estratégias matemáticas. Após ler o texto, faça uma
análise das questões propostas.
Você já
jogou xadrez? De que outro jogo você gosta? Também precisa de raciocínio e
criatividade? Comente sua resposta.
_____________________________
_____________________________
Assista a
esse vídeo com uma breve explicação sobre o jogo de xadrez:
PDF link - https://www.youtube.com/watch?v=kJTwOfl0RmA
Fonte:
Apostila Dom Bosco
Volume 2
- 7 ano