quinta-feira, 4 de junho de 2020

SEMANA DE 08 A 12 DE JUNHO

OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.


Data: 08 / 06 / 2020 (2ª feira)                          5º   Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 08 de junho de 2020.
Hoje  é segunda-feira.
Nome completo:               
Professora:  ________________ .   5º Ano ­­­_____ .

ATIVIDADE: Compreensão Textual

Vamos ler o poema nas páginas 16 e 17 do seu Livro Ápis de língua portuguesa e depois fazer as atividades, e então resolver os exercícios 1, 2 e 3 das páginas 18 e 19.

Na página 27 do  Livro Ápis de língua portuguesa faça o exercícios 6 e depois vai até a página 28 e faça o exercício 7.

DATA 08/06/2020  (2ª Feira)                       5º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

ATIVIDADE:

1-   Páginas 148 a 154 do livro Name.
Comparação de frações: vocês vão analisar qual representa a maior ou menor quantidade ou se elas são iguais. Quando os denominadores são iguais, basta compararmos somente o valor dos numeradores.
OBS: Assistam ao vídeo com as explicações para realizar as atividades.

 
                       https://www.youtube.com/watch?v=I0kq4mH9F_E

Observação: Para os alunos que já realizaram as páginas acima, favor fazer uma revisão do conteúdo para a correção de algum possível erro.

DATA: 08/06/2020 ( segunda- feira1h)

5° ano – EF I

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Livro NAME: Leia as informações das páginas 30 e 31 para realizar a atividade. Observe nas imagens da página 31, veja como Pablo Picasso simplificava as formas de suas pinturas.

ATIVIDADE- página 32: Simplifique a forma do macaco proposto, assim como Pablo Picasso simplificou os touros da página anterior, passo a passo, até o quinto quadro. 


DATA 09/06/2020  (3ª Feira)               5º ANO                                                                                                
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 09 de junho de 2020
Hoje é terça-feira
O dia está _________________
Nome:___________________

Bom dia!
“Obrigado meu Deus pelo privilégio da vida e pela alegria de um novo amanhecer!”


COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

ATIVIDADE:

1-   Páginas 130 a 136 do livro Ápis .
Recordando as atividades trabalhadas com frações e fração de um número.

2-   Resolva as operações com atenção:

a)   38758 – 3879 =
b)   28700 – 9876 =
c)   236 x 8 =
d)   432 x 32 =
e)   87435 : 5 =
f)     28974 : 12 =

g)   34567 : 24 =

DATA  09_/ 06__/2020  (3ª Feira)           5º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: História

ATIVIDADE: Período Colonial (NÃO É NESCESSÁRIO COPIAR O TEXTO NO CADERNO)

Vamos revisar os primeiros anos do surgimento do nosso país:
1. É  fundamental  lembrar,  inicialmente,  que,  com as  Grandes  Navegações  Europeias em busca  de  novas  rotas  até  às  Índias,  empreendidas  entre  os séculos  XIV  e  XVI,  o  comércio das  especiarias  passou  a  gerar  uma  grande  fonte  de  riqueza  para  Portugal.  Neste  cenário de  expansão  marítima,  as  novas  rotas  encontradas  desembocaram,  também,  em  novas terras, até então desconhecidas.
2. A  frota  de  Pedro  Álvares  Cabral,  que  chegou às  “novas”  terras  em  22  de  abril  de  1500, possui  controvérsias sobre  sua  casualidade ou  intencionalidade. Isto  se  deve  em  razão  de terem  ocorrido  navegações  anteriores,  por  exemplo  a  de  Vasco  da  Gama,  que  já  havia reconhecido terras na região.
3. A colonização da “América Portuguesa” se concentrou nas regiões litorâneas, sendo que a partir  do  século  XVII  teve  início  o  processo  de  interiorização  do  país,  marcado por  uma série  de  lutas  e  disputas  pelas  terras  e  riquezas  naturais  (por  exemplo,  o  pau-brasil, sobretudo no século XVI, e o açúcar, no XVII).
4. Entre os anos de 1500 e 1530, as especiarias ainda rendiam lucros à Portugal, sendo que a atenção à sua colônia recém-descoberta não foi dada de forma significativa, o que resultou na adoção do termo pré-colonizador para o período.
5. A  primeira  riqueza  natural  a  ser  explorada  foi  o  pau-brasil,  árvore  cuja  pigmentação avermelhada era extraída e servia como corante para roupas na Europa.
6. Para  a  sua  extração,  a  Coroa  Portuguesa se  valia  do  trabalho  dos  indígenas,  os  quais derrubavam,  cortavam  e  carregavam  as  árvores  até  o  local  de  embarque  nos  navios. Inicialmente,  este  trabalho  era  obtido  através  do escambo,  ou  seja,  objetos  sem  valor trazidos pelos portugueses (tecidos, anzóis, espelhos, canivetes) e que eram trocados pelo trabalho dos nativos.
7. O Tratado de Tordesilhas (1494) estabelecia o monopólio das terras descobertas apenas à Portugal e  Espanha.  No  entanto,  elas  foram  disputadas  por  franceses,  holandeses  e ingleses.
8. Em 1530, com o intuito de ocupar as terras e evitar as invasões de outros países europeus, uma  expedição  comandada  por  Martim  Afonso  de  Souza  foi  enviada  por  Portugal,  sendo que em 1532, o comandante fundou a primeira vila do Brasil, São Vicente.
9. Em São Vicente, os primeiros colonos (portugueses) iniciaram o cultivo da cana-de-açúcar e, posteriormente, instalaram o primeiro engenho no Brasil, destinado ao cultivo da cana e fabricação do açúcar.
10. Com a implantação dos engenhos, Portugal deixava de lado a exclusividade da extração do pau-brasil e iniciava uma organização do sistema colonial.
11. O sistema colonial era baseado, principalmente, no monopólio comercial, uma ferramenta de  domínio  econômico  feita  pela  metrópole  (Portugal)  em  relação  à  colônia  (Brasil). Através dele, a Metrópole comprava os produtos coloniais por preços mais baixos e vendia aos colonos no Brasil os artigos metropolitanos por preços mais altos.
12. O trabalho indígena, por sua vez, foi-se tornando mais conflituoso à medida que os nativos passaram  a  resistir  à  exploração  europeia. Com  isso,  os  colonos  passaram  a  utilizar  da violência e impor a escravidão.
13. A  mão  de  obra  indígena  foi  amplamente  disputada,  uma  vez  que  a  expansão  açucareira crescia para além do litoral, alcançando o interior de São Paulo, Maranhão e Pará.
14. No  século  XVII,  outras  atividades  econômicas  também  ganharam  relevância  para  os colonos, como a agricultura (feijão, milho, mandioca) e a extração das chamadas drogas do sertão (guaraná, castanha, cravo, plantas aromáticas e medicinais).

Após você ter lido e relido, entendido bem o texto responda as perguntas abaixo NO CADERNO:

A) Qual seria a controvérsia que o texto menciona a respeito do descobrimento do Brasil?
B)  Mencione a primeira riqueza encontrada no Brasil e a sua utilidade.
C)  Qual tipo de comércio Portugal tinha com a Índia?
D)  Quando efetivamente os portugueses resolveram colonizar o Brasil e o nome da vila fundada?
E)  Faça um resumo do desenvolvimento do sistema agrícola durante essa época desde os primeiros plantios até aqueles que ganharam mais relevância posteriormente.

                                                                                         
DATA 09/06/2020  (3ª Feira)                            5º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 –  Como estamos em junho, mês das tradicionais festas juninas, vamos estudar um pouco da história dessas festas.

https://www.estudopratico.com.br/wp-content/uploads/2015/06/festa-junina-no-brasil-historia-e-tradicoes.jpg

2 – A atividade física principal das festas, é a dança, mas temos muitas brincadeiras relacionadas à estas festas, mas que também fazem parte da cultura popular.  Pesquise e anote 10 brincadeiras que estão presente na maioria dessas festas e também na cultura popular.

3 – Vamos recriar algumas dessas brincadeiras? Lembre-se, os vídeos são sugestões para aprender. Você pode escolher outras brincadeiras e tentar reproduzir com o que tiver em casa. Sugestões de alguns vídeos: NÃO SE ESQUEÇA DE FOTOGRAFAR.

                     https://www.youtube.com/watch?v=1hbsxjrOg1E


                       https://www.youtube.com/watch?v=JBI9bQ9_q1I







DATA 10/06/2020  (4ªFEIRA)         5º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE:  Faça a leitura das pags: 78 e 79 com muita atençao e responda no livro a página 80. Compreensão do texto. Oral e escrita.


DATA 10/06/2020                          5º ANO       

COMPONENTE CURRICULAR: Geografia

ATIVIDADE:
                                                                                       
ATIVIDADE: Observe os mapa para as seguintes questões:


O  período  do mapa  abarca  o  século  XVIII,  quando  do  estabelecimento  do Tratado de Madri (1750), que previa, dentre outros preceitos, a adoção do uti possidetis, ou seja, a premissa  de  que  “quem  possui  de  fato,  deve  possuir  de  direito”,  que  dava  a  posse  das  terras  a quem tivesse  ocupado e povoado o território, ao contrário do Tratado de Tordesilhas (1494), que estabelecia  a  posse  através  de  uma  demarcação  de  370  léguas  a  oeste  do  Arquipélago  de  Cabo Verde,  sendo  que  a  parte  oriental  das  terras  descobertas  na  América  pertenceria  a  Portugal,  e  a parte  ocidental,  à  Espanha.  Neste  período,  a  atividade  que  representa  a  ocupação  do  território brasileiro  por  meio  dos  portugueses  e,  dessa  forma,  justifica  o  princípio  do uti  possidetis,  é  a extração  de  minérios  no  século  XVIII,  principalmente  na  região  das  Minas  Gerais. Os  limites  do  Estado  Brasileiro  foram  definidos,  em  grande  parte,  no  período  da  dominação portuguesa, como é possível observar no mapa.
Com base no princípio de que “quem possui de  fato,  deve  possuir  de  direito”,  Portugal  e  Espanha  assinaram  o  Tratado  de  Madri,  que garantiu a Portugal o direito sobre terras que até então estavam sob o domínio espanhol. As ações dos portugueses, que os levaram a possuir de fato essas terras, foram, entre outras a exploração das riquezas minerais e a captura dos índios pelos bandeirantes.

Agora vamos as questões a serem respondidas:

1 - Desenhe os pontos cardeais e aponte onde fica o oriente e o ocidente.
2 - Que ano inicia e termina o século XVIII?
3 - Em que século pertencia o ano de 1494.
4 - Faça uma pesquisa rápida e escreva, aproximadamente, quanto vale cada légua em metros.
5 - No seu desenhos dos pontos cardeais quais são os pontos nas extremidades da linha horizontal?
6 - Ainda sobre os pontos cardeais, quais são os pontos cardeais de cada extremidade da linha vertical?
7 - Se ao desenhar os pontos cardeais incluindo duas retas inclinadas, as quais o seu centro cruzam o meio do encontro das linhas vertical e horizontal, quais seriam as siglas denominadas a tais pontos cardeais?



DATA: 10/06/2020 ( QUARTA- feira1h)

5° ano – EF I

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE


                               https://images.app.goo.gl/bytz2qxZoZm5WRP96       
    
ATIVIDADE: Livro NAME: responder às questões sobre a obra “Cabeça de touro” de Picasso da página 33.

Responda em seu caderno.

Em seguida, desenhe um animal a partir de um objeto. Use sua criatividade.



QUINTA- FEIRA (11/06) - FERIADO SANTO

SEXTA FEIRA (12/06) - PONTO FACULTATIVO