OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.
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Data: 08 / 06 / 2020 (2ª feira) 5º Ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho (copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 08 de junho de 2020.
Hoje é segunda-feira.
Nome completo:
Professora: ________________ . 5º Ano _____ .
ATIVIDADE: Livro NAME: responder às questões sobre a obra “Cabeça de touro” de Picasso da página 33.
ATIVIDADE:
Compreensão
Textual
Vamos ler o poema nas páginas 16 e 17 do seu Livro Ápis
de língua portuguesa e depois fazer as atividades, e então resolver os
exercícios 1, 2 e 3 das páginas 18 e 19.
Na página 27 do
Livro Ápis de língua portuguesa faça o exercícios 6 e depois vai até
a página 28 e faça o exercício 7.
DATA 08/06/2020 (2ª Feira) 5º
ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
ATIVIDADE:
1-
Páginas 148 a 154 do
livro Name.
Comparação de
frações: vocês vão analisar qual representa a maior ou menor quantidade ou se
elas são iguais. Quando os denominadores são iguais, basta compararmos somente
o valor dos numeradores.
OBS: Assistam ao vídeo com as
explicações para realizar as atividades.
Observação:
Para os alunos que já realizaram as páginas acima,
favor fazer uma revisão do conteúdo para a correção de algum possível erro.
DATA: 08/06/2020 ( segunda- feira1h)
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5° ano – EF I
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COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Livro NAME: Leia as informações das
páginas 30 e 31 para realizar a atividade. Observe nas imagens da página 31, veja
como Pablo Picasso simplificava as formas de suas pinturas.
ATIVIDADE- página 32: Simplifique
a forma do macaco proposto, assim como Pablo Picasso simplificou os touros da
página anterior, passo a passo, até o quinto quadro.
DATA 09/06/2020 (3ª Feira) 5º ANO
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 09 de junho de 2020
Hoje é terça-feira
O dia está _________________
Nome:___________________
Bom dia!
“Obrigado meu Deus pelo privilégio da vida e pela alegria
de um novo amanhecer!”
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
ATIVIDADE:
1-
Páginas 130 a 136 do
livro Ápis .
Recordando as
atividades trabalhadas com frações e fração de um número.
2-
Resolva as operações
com atenção:
a)
38758 – 3879 =
b)
28700 – 9876 =
c)
236 x 8 =
d)
432 x 32 =
e)
87435 : 5 =
f)
28974 : 12 =
g)
34567 : 24 =
DATA 09_/ 06__/2020 (3ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: História
ATIVIDADE: Período
Colonial (NÃO É NESCESSÁRIO COPIAR O TEXTO NO CADERNO)
Vamos revisar os primeiros anos do surgimento
do nosso país:
1. É
fundamental lembrar, inicialmente,
que, com as Grandes
Navegações Europeias em
busca de
novas rotas até
às Índias, empreendidas
entre os séculos XIV
e XVI, o
comércio das especiarias passou
a gerar uma
grande fonte de riqueza para
Portugal. Neste cenário de
expansão marítima, as
novas rotas encontradas
desembocaram, também, em
novas terras, até então desconhecidas.
2. A
frota de Pedro
Álvares Cabral, que
chegou às “novas” terras
em 22 de
abril de 1500, possui
controvérsias sobre sua casualidade ou intencionalidade. Isto se
deve em razão
de terem ocorrido navegações
anteriores, por exemplo
a de Vasco
da Gama, que
já havia reconhecido terras na
região.
3. A colonização da “América Portuguesa” se
concentrou nas regiões litorâneas, sendo que a partir do
século XVII teve
início o processo
de interiorização do
país, marcado por uma série
de lutas e
disputas pelas terras
e riquezas naturais
(por exemplo, o
pau-brasil, sobretudo no século XVI, e o açúcar, no XVII).
4. Entre os anos de 1500 e 1530, as especiarias
ainda rendiam lucros à Portugal, sendo que a atenção à sua colônia
recém-descoberta não foi dada de forma significativa, o que resultou na adoção
do termo pré-colonizador para o período.
5. A
primeira riqueza natural
a ser explorada
foi o pau-brasil,
árvore cuja pigmentação avermelhada era extraída e servia
como corante para roupas na Europa.
6. Para
a sua extração,
a Coroa Portuguesa se
valia do trabalho
dos indígenas, os
quais derrubavam, cortavam e
carregavam as árvores
até o local
de embarque nos
navios. Inicialmente, este trabalho
era obtido através
do escambo, ou seja,
objetos sem valor trazidos pelos portugueses (tecidos,
anzóis, espelhos, canivetes) e que eram trocados pelo trabalho dos nativos.
7. O Tratado de Tordesilhas (1494) estabelecia
o monopólio das terras descobertas apenas à Portugal e Espanha.
No entanto, elas
foram disputadas por
franceses, holandeses e ingleses.
8. Em 1530, com o intuito de ocupar as terras e
evitar as invasões de outros países europeus, uma expedição
comandada por Martim
Afonso de Souza
foi enviada por
Portugal, sendo que em 1532, o
comandante fundou a primeira vila do Brasil, São Vicente.
9. Em São Vicente, os primeiros colonos
(portugueses) iniciaram o cultivo da cana-de-açúcar e, posteriormente,
instalaram o primeiro engenho no Brasil, destinado ao cultivo da cana e
fabricação do açúcar.
10. Com a implantação dos engenhos, Portugal
deixava de lado a exclusividade da extração do pau-brasil e iniciava uma
organização do sistema colonial.
11. O sistema colonial era baseado,
principalmente, no monopólio comercial, uma ferramenta de domínio
econômico feita pela
metrópole (Portugal) em
relação à colônia
(Brasil). Através dele, a Metrópole comprava os produtos coloniais por
preços mais baixos e vendia aos colonos no Brasil os artigos metropolitanos por
preços mais altos.
12. O trabalho indígena, por sua vez, foi-se
tornando mais conflituoso à medida que os nativos passaram a
resistir à exploração
europeia. Com isso, os
colonos passaram a
utilizar da violência e impor a
escravidão.
13. A
mão de obra
indígena foi amplamente
disputada, uma vez
que a expansão
açucareira crescia para além do litoral, alcançando o interior de São
Paulo, Maranhão e Pará.
14. No
século XVII, outras
atividades econômicas também
ganharam relevância para
os colonos, como a agricultura (feijão, milho, mandioca) e a extração
das chamadas drogas do sertão (guaraná, castanha, cravo, plantas aromáticas e
medicinais).
Após
você ter lido e relido, entendido bem o texto responda as perguntas abaixo NO CADERNO:
A) Qual
seria a controvérsia que o texto menciona a respeito do descobrimento do
Brasil?
B) Mencione
a primeira riqueza encontrada no Brasil e a sua utilidade.
C) Qual
tipo de comércio Portugal tinha com a Índia?
D) Quando
efetivamente os portugueses resolveram colonizar o Brasil e o nome da vila
fundada?
E) Faça
um resumo do desenvolvimento do sistema agrícola durante essa época desde os
primeiros plantios até aqueles que ganharam mais relevância posteriormente.
DATA 09/06/2020 (3ª Feira)
5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação
Física
ATIVIDADE:
1 – Como estamos em junho, mês das tradicionais
festas juninas, vamos estudar um pouco da história dessas festas.
https://www.estudopratico.com.br/wp-content/uploads/2015/06/festa-junina-no-brasil-historia-e-tradicoes.jpg
2 – A atividade física
principal das festas, é a dança, mas temos muitas brincadeiras relacionadas à
estas festas, mas que também fazem parte da cultura popular. Pesquise e anote 10 brincadeiras que estão
presente na maioria dessas festas e também na cultura popular.
3 – Vamos recriar algumas
dessas brincadeiras? Lembre-se, os vídeos são sugestões para aprender. Você
pode escolher outras brincadeiras e tentar reproduzir com o que tiver em casa.
Sugestões de alguns vídeos: NÃO SE ESQUEÇA DE FOTOGRAFAR.
DATA 10/06/2020 (4ªFEIRA) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
ATIVIDADE: Faça a leitura das pags: 78 e 79 com muita atençao e responda no livro a página 80. Compreensão do texto. Oral e escrita.
DATA 10/06/2020 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Geografia
ATIVIDADE:
ATIVIDADE: Observe os mapa para as seguintes questões:
O
período do mapa abarca
o século XVIII,
quando do estabelecimento do Tratado de Madri (1750), que previa,
dentre outros preceitos, a adoção do uti possidetis, ou seja, a premissa de
que “quem possui
de fato, deve
possuir de direito”,
que dava a
posse das terras
a quem tivesse ocupado e povoado
o território, ao contrário do Tratado de Tordesilhas (1494), que
estabelecia a posse
através de uma
demarcação de 370
léguas a oeste
do Arquipélago de
Cabo Verde, sendo que
a parte oriental
das terras descobertas
na América pertenceria
a Portugal, e a
parte ocidental, à
Espanha. Neste período,
a atividade que
representa a ocupação
do território brasileiro por
meio dos portugueses
e, dessa forma,
justifica o princípio
do uti possidetis, é a
extração de minérios
no século XVIII,
principalmente na região
das Minas Gerais. Os
limites do Estado
Brasileiro foram definidos,
em grande parte,
no período da
dominação portuguesa, como é possível observar no mapa.
Com base no princípio de que “quem possui
de fato,
deve possuir de
direito”, Portugal e
Espanha assinaram o
Tratado de Madri,
que garantiu a Portugal o direito sobre terras que até então estavam sob
o domínio espanhol. As ações dos portugueses, que os levaram a possuir de fato
essas terras, foram, entre outras a exploração das riquezas minerais e a
captura dos índios pelos bandeirantes.
Agora vamos as questões a serem
respondidas:
1 - Desenhe os pontos cardeais e aponte onde fica o
oriente e o ocidente.
2 - Que ano inicia e termina o século XVIII?
3 - Em que século pertencia o ano de 1494.
4 - Faça uma pesquisa rápida e escreva,
aproximadamente, quanto vale cada légua em metros.
5 - No seu desenhos dos pontos cardeais
quais são os pontos nas extremidades da linha horizontal?
6 - Ainda sobre os pontos cardeais, quais
são os pontos cardeais de cada extremidade da linha vertical?
7 - Se ao desenhar os pontos cardeais
incluindo duas retas inclinadas, as quais o seu centro cruzam o meio do
encontro das linhas vertical e horizontal, quais seriam as siglas denominadas a
tais pontos cardeais?
Vídeo Aula: https://www.youtube.com/watch?v=rE_DZI2Rr0U
DATA: 10/06/2020 ( QUARTA- feira1h)
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5° ano – EF I
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COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE: Livro NAME: responder às questões sobre a obra “Cabeça de touro” de Picasso da página 33.
Responda em seu caderno.
Em seguida, desenhe um animal a partir de um objeto. Use
sua criatividade.
QUINTA- FEIRA (11/06) - FERIADO SANTO
SEXTA FEIRA (12/06) - PONTO FACULTATIVO