OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.
|
Data: 08 / 06 / 2020 (2ª feira) 4º Ano
Componente
curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 08 de junho de 2020.
Hoje é segunda-feira.
Nome completo:
Professora: ________________ . 4º Ano _____ .
à Atividade 1: Livro NAME
teoria (grosso), páginas 89, 90 e 91.
§ Página 89. Leia a história em quadrinhos e
em seguida responda as questões
referente ao texto.
DATA 08/06/2020 (Segunda-feira) 4º s ANOS
COMPONENTE
CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADE 1: Com ajuda de seus familiares e com as orientações dadas no vídeo disponível
no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=Cueeyd7yOqk
construa um geoplano, para aprender brincando
as atividades que serão propostas.
O geoplano é um dos
recursos que pode auxiliar o trabalho da geometria, desenvolvendo atividades
com figuras e formas geométricas, principalmente planas.
Na internet você encontra
muitas opções com pinos e pregos. Mas a proposta é reutilizar materiais que
virariam lixo. Assim, colaboramos com o meio ambiente!
Faça
o registro dessa atividade (confecção) com fotos.

ATIVIDADE 2: Caderno de Atividades Complementares Name.
ü Páginas
52,
53 e 54 atividade 4 : Leia com atenção as atividades propostas e
resolva-as no próprio livro.
DATA: 08/06/2020 (segunda- feira)
|
4° ano – EF I
|
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE: Livro NAME:
Capítulo 3 – O mestre Aleijadinho.
1. Leitura
de imagem- página. 30: coloque as informações em ordem, de acordo com as
3 imagens das páginas 28 e 29 da seção ”Chuva de ideias”.
Preencha os
espaços ( ) da página 30 com os
números correspondentes as imagens.
2. Desenho
de observação: Observe a igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, da
página 30, e desenhe sua fachada ( ou seja, a frente) dela na página
31 do livro.
DATA 09/06/2020 (Terça-feira) 4º s ANOS
COMPONENTE
CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR NO
CADERNO)
E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 09 de junho de 2020.
Hoje é terça-feira.
Nome completo:______________________ 4º Ano
______
Professora: _______________
ATIVIDADE
1: Acesse
o link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=beykDxt-XHQ
e assista a um vídeo sobre o Sistema
Monetário Brasileiro.
ATIVIDADE
2: Leia
com atenção a página 165 do Livro Name (Sistema Monetário
Nacional) e faça as
atividades propostas nas páginas 166, 167, 168 e 169. As
atividades deverão ser feitas no próprio livro.
DATA 09 / 06 / 2020 (3ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
OBSERVAÇÃO: Não é necessário copiar o texto no caderno.
Leia o texto com atenção: Expansão
Marítima
Vocês sabiam que, até metade do século XV (ano
1.500) muitas pessoas ainda não conheciam várias partes do mundo, e as viagens
eram feitas pelo mar. As caravelas foram inventadas a partir do ano 1.440 e
foram muito usadas durante as grandes navegações. Mas os navegadores eram
poucos, porque acreditavam na existência de monstros marinhos que engoliam os
navios, e buracos profundos no mar. Mas tudo era apenas história de pescadores.
No
ano 1.498, o rei de Portugal criou uma
escola para estudo das técnicas de navegação; atendendo um pedido de seu filho
de doze anos, e o menino passou a frequentar à escola, incentivando outras
pessoas a estudar e a gostar do mar. Com o apoio do rei, o aperfeiçoamento da
cartografia, as bússolas e as cartas de navegação, Portugal passou a navegar
por águas desconhecidas do Oceano Atlântico contornado a Costa da África, com objetivo
de chegar as Índias no Oriente, com a intenção de expandir uma nova rota
comercial marítima; em busca de especiarias que até então eram trazidas pelos
italianos e vendidas com preço muito alto. Mercadorias como: cravo, canela, pimenta,
açafrão, noz-moscada e gengibre, usadas como temperos, remédios ou perfumes
eram muito importantes para os portugueses que criaram uma nova rota
comercial para comprar e revender essas especiarias valiosas na época. Dessa forma,
surgiu a grande Expansão Marítima.
Responda as questões abaixo no caderno:
1) O que as pessoas ainda não conheciam até a
metade do século XV?
2) Como eram realizadas as viagens?
3) Em que ano foram inventadas as caravelas?
4) Por que os portugueses tinham medo do mar?
5) No ano 1.498 o rei criou uma escola para
atender o pedido de seu filho. O que estudavam nesta escola?
DATA 09/06/2020 (3ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação
Física
ATIVIDADE:
1 – Assista o vídeo abaixo que conta um pouco sobre as
festas Juninas
2 – No vídeo fala que uma das tradições das festas são as
brincadeiras típicas. Muitas delas são da própria cultura popular, e estão
sempre presentes. Vamos ver algumas conhecidas:
·
Boca do palhaço, derrubar a lata, corrida do
saco, pesca, colocar o rabo no burro, pular fogueira, jogo da argola, caixa de
presente, bingo, subir no pau de sebo, e a própria quadrilha.
Agora pesquise sobre essas brincadeiras. Pode usar a
internet, perguntar para os pais ou avós. Mas preste atenção, precisa ter na
descrição de cada brincadeira que você escolheu, o material usado, e como se
joga e ganha a brincadeira, e anote numa folha.
3 – Agora vamos brincar um pouco:
- derrubar as latas: nessa atividade você pode usar várias
latas, incrementar com desenhos, garrafas pets, e se não conseguir use pelo
menos uma, coloque a uma distância e tente acertar.
- Corrida do saco: vamos tentar adaptar essa brincadeira
pra fazer em casa? Peça para a mamãe um lençol que possa usar, um saco
plástico, sacolas, etc. E se não tiver nada disso, grude uma perna na outra, e
pule a distância marcada, e convide mais alguém da família pra competir com
você. Olha o vídeo abaixo como exemplo.
- Você pode escolher qualquer outra brincadeira e tente
adaptar para brincar em casa.
Data: 10 / 06 / 2020 (4ª feira) 4º Ano
Componente
curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 10 de junho de 2020.
Hoje é quarta-feira.
Nome completo:
Professora: ________________
. 4º Ano _____ .
à Atividade 1: Livro NAME
teoria (grosso). Páginas 92 e 93.
§ Nessa atividade você vai avaliar o seu conhecimento a respeito dos
conteúdos trabalhados nestes quatros capítulos. Siga as orientações do livro e faça com dedicação. Dessa maneira,
você saberá o que aprendeu e o que ainda precisa revisar.
Para realizá-la consulte o conteúdo no livro. NÃO
FAÇA APENAS POR FAZER.
© Nota: Essa atividade é extrema importância para os alunos. Oriente-os a
realizar consultando os conteúdos trabalhados no livro e, se desejar,
complemente com pesquisas na internet.
DATA 10 /06/ 2020 (4ª
Feira) 4º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
Leia o
texto com atenção, não é necessário copiar no caderno.
–
CARTOGRAFIA: OS MAPAS
Os mapas passaram por um caminho longo durante a história até chegar no
formato que vemos hoje.
A arte de traçar mapas começou com os gregos no século VI a.C. que, por
causa de suas expedições militares e da
navegação, criaram na época um centro de conhecimento geográfico.
O mapa mais antigo que se tem notícia foi feito na Suméria, em uma
pequena tábua de argila e representa um
Estado.
Para se confeccionar um mapa, é preciso reduzir o tamanho da superfície
representada. Em mapas, que figuram a Terra por inteiro, em pequena escala, o
globo se apresenta como o único jeito de representação exato. Quando
transformamos o globo em uma representação
plana, chamamos de projeção cartográfica
.
Sendo assim, a cartografia pode ser considerada a arte e a ciência de
representar uma área geográfica em uma
superfície plana. Para que essa representação fique mais clara, podemos usar símbolos, cores e outras
ferramentas.
A cartografia teve início já na pré-história, quando era usada para
delimitar territórios de caça e pesca. Na Babilônia, os mapas eram impressos em
madeira em formato de disco liso, mas foi apenas no século III a.C. que a
cartografia caminhou para o que é hoje. Ptolomeu já desenhava mapas em papel
com o mundo dentro de um círculo e foi imitado até a Idade Média. Depois disso, a cartografia sofreu mudanças
na época dos descobrimentos, devido às informações coletadas durante as
viagens.
FONTE:https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/mapas
RESPONDA EM SEU CADERNO:
a) DE ACORDO COM DADOS HISTÓRICOS, QUAL É O
PRIMEIRO MAPA FEITO NA HISTÓRIA E QUAL MATERIAL FOI USADO EM SUA CONFECÇÃO?
b) O QUE É A CARTOGRAFIA?
c) PTOLOMEU, UM CIENTISTA GREGO, FOI MUITO
IMPORTANTE PARA A CARTOGRAFIA. O QUE ELE FAZIA?
DATA 10 /06 / 2020 (4ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Assista ao vídeo sobre pedra sabão, o material utilizado nas esculturas do Mestre Aleijadinho, para realizar a atividade da página 33.
ATIVIDADE: Livro NAME: Desenho de observação: observe a escultura de anjo abaixo e desenhe-a em na página 33. Pinte de acordo com as características de pedra sabão, como explica no livro e no vídeo acima.
QUINTA- FEIRA (11/06) - FERIADO SANTO
SEXTA FEIRA (12/06) - PONTO FACULTATIVO