quinta-feira, 4 de junho de 2020

SEMANA DE 08 A 12 DE JUNHO

OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.


Data: 08 / 06 / 2020 (2ª feira)                          4º   Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 08 de junho de 2020.
Hoje  é segunda-feira.
Nome completo:               
Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .


à Atividade 1: Livro NAME  teoria (grosso),  páginas 89, 90 e 91.
§  Página 89. Leia a história em quadrinhos e em seguida responda as questões  referente ao texto.


DATA 08/06/2020 (Segunda-feira)                     4º s ANOS                                 
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADE 1:   Com ajuda de seus familiares  e com as orientações dadas no vídeo disponível no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=Cueeyd7yOqk  
construa um geoplano, para aprender brincando as atividades que serão propostas.


O geoplano é um dos recursos que pode auxiliar o trabalho da geometria, desenvolvendo atividades com figuras e formas geométricas, principalmente planas.
Na internet você encontra muitas opções com pinos e pregos. Mas a proposta é reutilizar materiais que virariam lixo. Assim, colaboramos com o meio ambiente!
*    Faça o registro dessa atividade (confecção) com fotos.
ATIVIDADE 2:  Caderno de Atividades Complementares Name.

ü Páginas 52, 53 e 54 atividade 4 : Leia com atenção as atividades propostas e resolva-as no próprio livro. 

DATA: 08/06/2020 (segunda- feira)

4° ano – EF I

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE: Livro NAME: Capítulo 3 – O mestre Aleijadinho.
1.   Leitura de imagem- página. 30: coloque as informações em ordem, de acordo com as 3 imagens das páginas 28 e 29 da seção ”Chuva de ideias”.
       Preencha os espaços (  ) da página 30 com os números correspondentes as imagens.
2.   Desenho de observação: Observe a igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, da página 30, e desenhe sua fachada ( ou seja, a frente) dela na página 31 do livro.


DATA 09/06/2020 (Terça-feira)          4º s ANOS                                                                                               
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)
E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 09 de junho de 2020.
Hoje é terça-feira.
Nome completo:______________________ 4º Ano ______
Professora: _______________

ATIVIDADE 1: Acesse o link a seguir:  https://www.youtube.com/watch?v=beykDxt-XHQ  e assista a um vídeo sobre o Sistema Monetário Brasileiro.
ATIVIDADE 2: Leia com atenção a página 165 do Livro Name (Sistema Monetário Nacional) e faça as atividades propostas nas páginas 166, 167, 168 e 169. As atividades deverão ser feitas no próprio livro.

DATA  09 / 06 / 2020  (3ª Feira)                                   4º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
OBSERVAÇÃO: Não é necessário copiar o texto no caderno.

Leia o texto com atenção: Expansão Marítima

       Vocês sabiam que, até metade do século XV (ano 1.500) muitas pessoas ainda não conheciam várias partes do mundo, e as viagens eram feitas pelo mar. As caravelas foram inventadas a partir do ano 1.440 e foram muito usadas durante as grandes navegações. Mas os navegadores eram poucos, porque acreditavam na existência de monstros marinhos que engoliam os navios, e buracos profundos no mar. Mas tudo era apenas história de  pescadores.
       No ano 1.498, o rei  de Portugal criou uma escola para estudo das técnicas de navegação; atendendo um pedido de seu filho de doze anos, e o menino passou a frequentar à escola, incentivando outras pessoas a estudar e a gostar do mar. Com o apoio do rei, o aperfeiçoamento da cartografia, as bússolas e as cartas de navegação, Portugal passou a navegar por águas desconhecidas do Oceano Atlântico contornado a Costa da África, com objetivo de chegar as Índias no Oriente, com a intenção de expandir uma nova rota comercial marítima; em busca de especiarias que até então eram trazidas pelos italianos e vendidas com preço muito alto. Mercadorias como: cravo, canela, pimenta, açafrão, noz-moscada e gengibre, usadas como temperos, remédios ou perfumes eram muito importantes para os portugueses que criaram uma nova rota comercial para comprar e revender essas especiarias valiosas na época. Dessa forma, surgiu a grande Expansão Marítima.

Responda as questões abaixo no caderno:

1) O que as pessoas ainda não conheciam até a metade do século XV?

2) Como eram realizadas as viagens?

3) Em que ano foram inventadas as caravelas?

4) Por que os portugueses tinham medo do mar?

5) No ano 1.498 o rei criou uma escola para atender o pedido de seu filho. O que estudavam nesta escola?


DATA 09/06/2020  (3ª Feira)                                 4º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – Assista o vídeo abaixo que conta um pouco sobre as festas Juninas

   
                     https://www.youtube.com/watch?v=XW2muLTHppo

2 – No vídeo fala que uma das tradições das festas são as brincadeiras típicas. Muitas delas são da própria cultura popular, e estão sempre presentes. Vamos ver algumas conhecidas:
·        Boca do palhaço, derrubar a lata, corrida do saco, pesca, colocar o rabo no burro, pular fogueira, jogo da argola, caixa de presente, bingo, subir no pau de sebo, e a própria quadrilha.
Agora pesquise sobre essas brincadeiras. Pode usar a internet, perguntar para os pais ou avós. Mas preste atenção, precisa ter na descrição de cada brincadeira que você escolheu, o material usado, e como se joga e ganha a brincadeira, e anote numa folha.

3 – Agora vamos brincar um pouco:
- derrubar as latas: nessa atividade você pode usar várias latas, incrementar com desenhos, garrafas pets, e se não conseguir use pelo menos uma, coloque a uma distância e tente acertar.


- Corrida do saco: vamos tentar adaptar essa brincadeira pra fazer em casa? Peça para a mamãe um lençol que possa usar, um saco plástico, sacolas, etc. E se não tiver nada disso, grude uma perna na outra, e pule a distância marcada, e convide mais alguém da família pra competir com você.  Olha o vídeo abaixo como exemplo.

                            https://www.youtube.com/watch?v=zDrgQn5DuLE

- Você pode escolher qualquer outra brincadeira e tente adaptar para brincar em casa.


Data: 10 / 06 / 2020 (4ª feira)                           4º   Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 10 de junho de 2020.
Hoje  é quarta-feira.
Nome completo:               
Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

à Atividade 1: Livro NAME  teoria (grosso). Páginas 92 e 93.
§  Nessa atividade você vai avaliar o seu conhecimento a respeito dos conteúdos trabalhados nestes quatros capítulos. Siga as orientações  do livro e faça com dedicação. Dessa maneira, você  saberá o que  aprendeu e o que ainda precisa revisar.
Para realizá-la consulte o conteúdo no livro. NÃO FAÇA APENAS POR FAZER. 
©  Nota: Essa atividade é extrema importância para os alunos. Oriente-os a realizar consultando os conteúdos trabalhados no livro e, se desejar, complemente com pesquisas na internet.

DATA 10 /06/ 2020  (4ª Feira)                                 4º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
Leia o texto com atenção, não é necessário copiar no caderno.
– CARTOGRAFIA: OS MAPAS
          Os mapas passaram por um caminho longo durante a história até chegar no formato que vemos hoje.
          A arte de traçar mapas começou com os gregos no século VI a.C. que, por causa de suas  expedições militares e da navegação, criaram na época um centro de conhecimento geográfico.
          O mapa mais antigo que se tem notícia foi feito na Suméria, em uma pequena tábua de  argila e representa um Estado.
          Para se confeccionar um mapa, é preciso reduzir o tamanho da superfície representada. Em mapas, que figuram a Terra por inteiro, em pequena escala, o globo se apresenta como o único jeito de representação exato. Quando transformamos o globo em uma representação  plana, chamamos de projeção cartográfica
.         Sendo assim, a cartografia pode ser considerada a arte e a ciência de representar uma  área geográfica em uma superfície plana. Para que essa representação fique mais clara,  podemos usar símbolos, cores e outras ferramentas.
          A cartografia teve início já na pré-história, quando era usada para delimitar territórios de caça e pesca. Na Babilônia, os mapas eram impressos em madeira em formato de disco liso, mas foi apenas no século III a.C. que a cartografia caminhou para o que é hoje. Ptolomeu já desenhava mapas em papel com o mundo dentro de um círculo e foi imitado até a Idade Média.  Depois disso, a cartografia sofreu mudanças na época dos descobrimentos, devido às informações coletadas durante as viagens.
                            FONTE:https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/mapas

RESPONDA EM SEU CADERNO:

a) DE ACORDO COM DADOS HISTÓRICOS, QUAL É O PRIMEIRO MAPA FEITO NA HISTÓRIA E QUAL MATERIAL FOI USADO EM SUA CONFECÇÃO?

b) O QUE É A CARTOGRAFIA?

c) PTOLOMEU, UM CIENTISTA GREGO, FOI MUITO IMPORTANTE PARA A CARTOGRAFIA. O QUE ELE FAZIA?

 DATA 10 /06 / 2020  (4ª Feira)                        4º ANO       
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Assista ao vídeo sobre pedra sabão, o material utilizado nas esculturas do Mestre Aleijadinho, para realizar a atividade da página 33.

                                        https://youtu.be/DlWKBE89MiY

ATIVIDADE: Livro NAME: Desenho de observação: observe a escultura de anjo abaixo e desenhe-a em na página 33. Pinte de acordo com as características de pedra sabão, como explica no livro e no vídeo acima.


QUINTA- FEIRA (11/06) - FERIADO SANTO



SEXTA FEIRA (12/06) - PONTO FACULTATIVO