OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.
DATA 15 /_06_/2020 (2ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
· CABEÇALHO (copiar no caderno)
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 15 DE JUNHO DE 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME ________________________________________ 5º ANO _____
PROFESSORA__________________________________
BOM DIA!
BOM DIA!
ATIVIDADE:
Leia
o tipo textual Jornal no seu livro Ápis
na página 60 e faça as tarefas na página 61. Fazer no próprio livro.
Revisem a aula sobre tipos e
gêneros textuais, lembrem que há inúmeros tipos e gêneros textuais. Em uma
breve recapitulação é perceptível que o texto referido tem o gênero Jornal e o
tipo é um texto informativo. Há muitos outros gêneros e tipos, conforme pode
ver no seu material e seu caderno de aula. Identificá-los pode ser o primeiro
passo para uma boa compreensão textual.
Vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=J-MOSikttwo
Vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=J-MOSikttwo
DATA 15/06/2020 (2ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
ATIVIDADE:
1-
Páginas 158 a 166 do
livro Name.
Uma
figura é simétrica quando é possível dividi-la em duas partes que se sobrepõem,
ou seja, são iguais as duas partes.
Simetria
e coordenadas
Vocês terão que
localizar as figuras na malha quadriculada e marcar as coordenadas de acordo
com sua localização.
Lembrando que na hora de marcar as coordenadas, devemos começar sempre
pela coluna e depois pela linha.
Observação:
Leia as explicações do livro NAME antes de executar
as atividades. Para os alunos
que já realizaram as páginas acima, favor fazer uma revisão do conteúdo para a
correção de algum possível erro.
DATA: 15/06/2020 (segunda-feira)
|
5° ano – EF I
|
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE I: Livro NAME: observe
a obra guitarra, de Pablo Picasso, na página 34 e descreva os materiais da
imagem em seu caderno.
ATIVIDADE II: Siga
as orientações da página 35 e faça sua colagem. Primeiro desenho seu
instrumento a lápis, depois preencha-o com qualquer tipo de papéis e materiais
que encontrar em sua casa.
DATA 16/06/2020 (3ª Feira) 5º ANO
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 16 de junho de 2020
Hoje é terça-feira
O dia está _________________
Nome:___________________
Bom dia!
“Gratidão meu Deus pela alegria de acordar e poder
recomeçar!
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
ATIVIDADE:
1-
Livro Name. Páginas 167
a 170.
Nessas páginas trabalharemos
atividades relacionadas com o tempo, ou seja, com as horas.
DATA 16_/ 06__/2020 (3ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: História
ATIVIDADE: COMPONENTE CURRICULAR: História
Revise
seu conteúdo de história estudado sobre o período imperial, é um período
demasiado importante da história brasileira e após a breve revisão faça as
atividades propostas, quem ainda não as fez, no seu livro Ápis páginas 242 até
249. Observe que vários exercícios exige meramente resposta pessoal.
DATA 16/06/2020 (3ª terça-feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
Nesta aula, vamos conhecer um pouco sobre as danças de rua
pelo mundo.
ATIVIDADE:
1 – Vamos assistir esses dois vídeos que mostra
de maneira rápida e descontraída, a evolução de muitas danças e seus estilos
com o passar dos anos.
2 – Leitura de texto. Esses
dois textos abrangem algumas danças e suas origens.
3 – Pesquise nos textos e
responda as questões.
a-
Quais são as danças de rua?
b-
Quais são as principais
características da dança de rua?
c-
Quais danças de rua você conhece
na sua região?
DATA 17 /_06_/2020 (4ª Feira) 5º ANO
CABEÇALHO (copiar no caderno)
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 17 DE JUNHO DE 2020
HOJE É QURTA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME ________________________________________ 5º ANO _____
PROFESSORA__________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
ATIVIDADE: Leia o conteúdo sobre verbos na página 61 do
seu livro Ápis e faça as seguintes atividades nas páginas 62, 63 e 64
(até o exercício 24).
Lembre
que verbo pode demonstrar uma ação, fenômeno da natureza ou estado.
Ação:
Guilherme chutou a bola.
Estado:
Maria é bonita.
Fenômeno
da natureza: Hoje chove em Monte
Mor.
Os tempos verbais são muitos, porém
resumidamente temos presente, passado e
futuro.
Presente é o
momento em que vivemos, atual, exemplo: Eu estudo. O presente também pode
dar-nos a ideia de algo corriqueiro, como podemos usar a mesma frase dizendo;
Eu estudo diariamente.
Futuro é algo que irá
acontecer: Amanhã ficarei em casa outra vez.
Passado refere-se a algo que já
aconteceu, pode ser há pouco tempo ou há muito tempo: Brasil foi descoberto em
1.500?
COMPONENTE CURRICULAR: Geografia
ATIVIDADE:
Revise
o conteúdo referente aos instrumentos de orientação, lembre também dos pontos
cardeais, o nascer e o pôr do sol são fatos pertinentes e úteis para nos
orientar e poder fazer uma boa leitura de um mapa.
Após uma breve e justa revisão
vamos às tarefas no livro Ápis nas páginas 258 e 259 e
também os exercícios da página 278 e 279.
A tarefa 2 é uma tarefa de
observação, nos próximos anos você irá se aprofundar muito nisso e também nas
pesquisas. É muito importante ser uma pessoa observadora.
DATA: 17/06/2020 ( quarta- feira1h)
|
5° ano – EF I
|
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE COMPLEMENTAR: Livro NAME: A partir
do desenho de Touro proposto em uma página de jornal na página 53, crie
um cenário e finalize com uma pintura, assim como as obras de Pablo Picasso.
DATA 18/06/2020 (5ª Feira) 5º ANO
E.M. “Coronel Domingos
Monte Mor, 18 de junho de 2020
Hoje é quinta-feira
O dia está ___________________
Nome:______________________
Bom dia!
“Deus
abençoe o seu dia grandemente.”
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
Atividades:
1- Páginas
52 a 55 do Caderno de Atividades Complementares.
Atividades sobre simetria e
medidas de tempo, trabalhadas durante a semana.
RESOLVA AS OPERAÇÕES NO CADERNO E NÃO SE ESQUEÇA QUE É PRECISO MONTAR A CONTA!
2- Arme e
resolva as subtrações:
a) 5843 –
1953 =
b) 7320 –
4389 =
c) 9000 –
4679 =
d) 800 –
499 =
3- Arme e
resolva as multiplicações:
a) 487 x 37
=
b) 452 x
52 =
c) 875 x 36
=
d) 769 x
37 =
4- Arme e
resolva as divisões:
a) 46786
: 9 =
b) 34567
: 8 =
c) 3498 :
23 =
d) 3244 :
24 =
DATA 18/06/2020 (5ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
Cadeia Alimentar
Em todo e qualquer ecossistema encontramos
organismos vivos que estabelecem relações de alimentação entre eles. Uma planta
realizando fotossíntese, uma lagarta comendo uma planta e um pássaro comendo
uma lagarta são exemplos de relações de alimentação existentes entre os seres
vivos. Essas relações são estudadas pela análise das cadeias e teias alimentares.
→ Cadeias alimentares
As cadeias alimentares são as relações de alimentação
existentes entre os seres vivos de um ecossistema. Por meio da análise
da cadeia alimentar, é possível observar como os nutrientes e a energia fluem
entre os seres vivos que vivem naquela região. Diferentemente de uma teia
alimentar, a cadeia apresenta um fluxo unidirecional. Veja um exemplo:
Planta
→ Borboleta → Sapo → Serpente
As setas no exemplo acima representam o sentido do fluxo de energia e
podem ser lidas como “serve de alimento para”. Sendo assim, a planta serve de
alimento para a borboleta, que serve de alimento para o sapo, que serve de
alimento para a serpente.
Mapa Mental: Cadeia e Teia Alimentar
·
Produtores: são o primeiro nível trófico a ser
analisado em uma cadeia alimentar e também em uma teia. Eles são
capazes de produzir seu alimento, não necessitando de ingerir outros seres
vivos. Os processos utilizados por esses seres vivos, que são chamados de
autotróficos, para a produção dos alimentos é a fotossíntese e a
quimiossíntese. Podemos citar como exemplos de produtores as plantas,
algas e algumas espécies de bactérias.
Não pare agora... Tem mais depois da
publicidade ;)
·
Consumidores: organismos que não são
capazes de produzir seu próprio alimento, sendo, portanto, heterotróficos.
Os consumidores apresentam diferentes classificações: os que se alimentam dos
produtores são chamados de consumidores primários; os que se
alimentam de consumidores primários são chamados de secundários; os
que se alimentam dos secundários recebem o nome de terciários e
assim sucessivamente. A cada nível, energia e matéria são perdidas, por isso,
as cadeias alimentares geralmente apresentam poucos níveis tróficos.
·
Decompositores: assim como os
consumidores, os decompositores são heterotróficos, pois não produzem seu
próprio alimento. Esses organismos, geralmente representados por fungos e
bactérias, realizam a decomposição – processo responsável por
devolver ao ambiente nutrientes para que possam ser utilizados por outros seres
vivos.
→ Teia alimentar
A teia alimentar representa melhor as relações de
alimentação que existem em um ecossistema. Ela pode ser definida de uma maneira
simplificada como as várias cadeias alimentares de um
ecossistema. Assim sendo, a teia não apresenta um fluxo unidirecional,
como a cadeia alimentar, pois mostra que um mesmo organismo pode apresentar
diferentes hábitos alimentares e, consequentemente, ocupar diferentes níveis
tróficos.
ATIVIDADE:
Páginas 83 e 84 do Caderno de
Atividades Complementares.
Atividades relacionadas com o texto: Cadeia Alimentar
DATA 19 /06 /2020 (6ª Feira) 5º ANO
E.M. “Coronel Domingos
E.M. “Coronel Domingos
Monte Mor, 1 9 de junho de 2020
Hoje é sexta-feira
O dia está ___________________
Nome:______________________
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
ATIVIDADE: Vamos
praticar um pouco mais de ortografia. Revise seu caderno referente a
ortografia, uso das letras da forma certa, e depois faça os exercícios
propostos no seu livro Ápis página 65 e leia os textos
entre as páginas 64 e 66 e respondam as perguntas nas páginas 66 e 67.
DATA: 19-06-2020 (6ª -
SEXTA-FEIRA) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS
ATIVIDADE:
1.
Primeiramente,
assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=AJeitT6lSVM
2.
Preencha
o quadro abaixo. Em caso de dúvidas, consulte o caderno e o livro de inglês.
3.
Em
seguida, escreva frases usando os pronomes. Siga os exemplos do livro de inglês
e o modelo abaixo.
DEMONSTRATIVE
PRONOUNS
|
SINGULAR OU
PLURAL
|
USADO PARA
LONGE OU PERTO
|
TRADUÇÃO
|
THIS
|
|||
THESE
|
|||
THAT
|
|||
THOSE
|
THIS HOT DOG IS DELICIOUS.
THIS HOT DOG IS GREAT.
THESE COOKIES ARE DELICIOUS.
THESE COOKIES ARE GREAT.
ORANGE JUICE
______________________________________.
CAKES
_______________________________________.
JAM
________________________________________.
SOFT DRINK
_________________________________________.
DATA 19/06/2020 (6ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
Nesta
aula vamos fazer alguns mvimentos específicos da ginástica. Procure um espaço
em sua casa que não ofereça perigo, e se tiver alguém para ajudar é melhor.
Você vai precisar de um colchão ou colchonete se tiver, senão vamos adaptar com
um cobertor ou toalha de banho, tapete, algo macio que tiver em casa.
ATIVIDADE:
1 - Antes de começar
vamos aquecer como na aula anterior, mexendo a cabeça para cima e para baixo,
para os lados, girando os braços, deitado abrace as duas pernas.
2 – Vamos repetir os movimentos da aula anterior
a- Vela
b- Ponte
3 – Agora vamos tentar executar os movimentos abaixo. Se
tiver alguém para ajudar é bom. Senão basta tomar cuidado para não se machucar
e faça no seu limite que conseguir. Você tem as fotos para ajudar e o vídeo da
aula anterior para rever
a- Rolamento
para frente (cambalhota)
b- Tripé,
três apoios ou elefantinho como a professora fala no vídeo da aula anterior
c- Parada
de mão na parede