sábado, 13 de junho de 2020

SEMANA DE 15 A 19 DE JUNHO

OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.

DATA 15 /_06_/2020  (2ª Feira)                         5º ANO               

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO (copiar no caderno)

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 15 DE JUNHO DE  2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME ________________________________________ 5º ANO _____
PROFESSORA__________________________________

BOM DIA!
                                                                  

ATIVIDADE: Leia o tipo textual Jornal no seu livro Ápis na página 60 e faça as tarefas na página 61. Fazer no próprio livro.

Revisem a aula sobre tipos e gêneros textuais, lembrem que há inúmeros tipos e gêneros textuais. Em uma breve recapitulação é perceptível que o texto referido tem o gênero Jornal e o tipo é um texto informativo. Há muitos outros gêneros e tipos, conforme pode ver no seu material e seu caderno de aula. Identificá-los pode ser o primeiro passo para uma boa compreensão textual.



          Vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=J-MOSikttwo

DATA 15/06/2020  (2ª Feira)                   5º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

ATIVIDADE:
1-   Páginas 158 a 166 do livro Name.

         Simetria

        Uma figura é simétrica quando é possível dividi-la em duas partes que se sobrepõem, ou seja, são iguais as duas partes.

        Simetria e coordenadas

        Vocês terão que localizar as figuras na malha quadriculada e marcar as coordenadas de acordo com sua localização.
        Lembrando que na hora de marcar as coordenadas, devemos começar sempre pela coluna e depois pela linha.

Observação: Leia as explicações do livro NAME antes de executar as atividades.  Para os alunos que já realizaram as páginas acima, favor fazer uma revisão do conteúdo para a correção de algum possível erro.



DATA: 15/06/2020 (segunda-feira)

5° ano – EF I

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE I: Livro NAME: observe a obra guitarra, de Pablo Picasso, na página 34 e descreva os materiais da imagem em seu caderno.


ATIVIDADE II: Siga as orientações da página 35 e faça sua colagem. Primeiro desenho seu instrumento a lápis, depois preencha-o com qualquer tipo de papéis e materiais que encontrar em sua casa.


DATA 16/06/2020  (3ª Feira)                5º ANO                                                                                                
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 16 de junho de 2020
Hoje é terça-feira
O dia está _________________
Nome:___________________
Bom dia!

“Gratidão meu Deus pela alegria de acordar e poder recomeçar!

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

ATIVIDADE:

1-   Livro Name. Páginas 167 a 170.

Nessas páginas trabalharemos atividades relacionadas com o tempo, ou seja, com as horas.


DATA  16_/ 06__/2020  (3ª Feira)                    5º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: História

ATIVIDADE:COMPONENTE CURRICULAR: História

Revise seu conteúdo de história estudado sobre o período imperial, é um período demasiado importante da história brasileira e após a breve revisão faça as atividades propostas, quem ainda não as fez, no seu livro Ápis páginas 242 até 249. Observe que vários exercícios exige meramente resposta pessoal.



DATA 16/06/2020  (3ª terça-feira)                            5º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

Nesta aula, vamos conhecer um pouco sobre as danças de rua pelo mundo.
ATIVIDADE:
1 –  Vamos assistir esses dois vídeos que mostra de maneira rápida e descontraída, a evolução de muitas danças e seus estilos com o passar dos anos.


                         https://www.youtube.com/watch?v=uqHt2VeYJN4

                     https://www.youtube.com/watch?v=p-rSdt0aFuw

2 – Leitura de texto. Esses dois textos abrangem algumas danças e suas origens. 


3 – Pesquise nos textos e responda as questões.
a-   Quais são as danças de rua?
b-   Quais são as principais características da dança de rua?
c-   Quais danças de rua você conhece na sua região?

DATA 17 /_06_/2020  (4ª Feira)                       5º ANO                                                                                                
     CABEÇALHO (copiar no caderno)

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 17 DE JUNHO DE  2020
HOJE É QURTA-FEIRA
O DIA ESTÁ __________________________
NOME ________________________________________ 5º ANO _____

PROFESSORA__________________________________


COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

            

ATIVIDADE:  Leia o conteúdo sobre verbos na página 61 do seu livro Ápis e faça as seguintes atividades nas páginas 62, 63 e 64 (até o exercício 24).
Lembre que verbo pode demonstrar uma ação, fenômeno da natureza ou estado.
Ação: Guilherme chutou a bola.
Estado: Maria é bonita.
Fenômeno da natureza: Hoje chove em Monte Mor.

         Os tempos verbais são muitos, porém resumidamente temos presente, passado e futuro.
Presente é o momento em que vivemos, atual, exemplo: Eu estudo. O presente também pode dar-nos a ideia de algo corriqueiro, como podemos usar a mesma frase dizendo; Eu estudo diariamente.
Futuro é algo que irá acontecer: Amanhã ficarei em casa outra vez.
Passado refere-se a algo que já aconteceu, pode ser há pouco tempo ou há muito tempo: Brasil foi descoberto em 1.500?

COMPONENTE CURRICULAR: Geografia

ATIVIDADE: Revise o conteúdo referente aos instrumentos de orientação, lembre também dos pontos cardeais, o nascer e o pôr do sol são fatos pertinentes e úteis para nos orientar e poder fazer uma boa leitura de um mapa.
Após uma breve e justa revisão vamos às tarefas no livro Ápis nas páginas 258 e 259 e também os exercícios da página 278 e 279.
A tarefa 2 é uma tarefa de observação, nos próximos anos você irá se aprofundar muito nisso e também nas pesquisas. É muito importante ser uma pessoa observadora.

DATA: 17/06/2020 ( quarta- feira1h)

5° ano – EF I

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE


ATIVIDADE COMPLEMENTAR: Livro NAME: A partir do desenho de Touro proposto em uma página de jornal na página 53, crie um cenário e finalize com uma pintura, assim como as obras de Pablo Picasso.


DATA 18/06/2020  (5ª Feira)               5º ANO           
     
E.M. “Coronel Domingos
Monte Mor, 18 de junho de 2020
Hoje é quinta-feira
O dia está ___________________
Nome:______________________
Bom dia!
“Deus abençoe o seu dia grandemente.”

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

Atividades:

1-   Páginas 52 a 55 do Caderno de Atividades Complementares.
Atividades sobre simetria e medidas de tempo, trabalhadas durante a semana.

RESOLVA AS OPERAÇÕES NO CADERNO E NÃO SE ESQUEÇA QUE É PRECISO MONTAR A CONTA!

2-   Arme e resolva as subtrações:

a)   5843 – 1953 =
b)   7320 – 4389 =
c)   9000 – 4679 =
d)   800 – 499 =

3-   Arme e resolva as multiplicações:

a)   487 x 37 =
b)   452 x 52 =
c)   875 x 36 =
d)   769 x 37 =

4-   Arme e resolva as divisões:

a)   46786 : 9 =
b)   34567 : 8 =
c)   3498 : 23 =
d)   3244 : 24 =


DATA 18/06/2020  (5ª Feira)               5º ANO           
     
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

Cadeia Alimentar

Em todo e qualquer ecossistema encontramos organismos vivos que estabelecem relações de alimentação entre eles. Uma planta realizando fotossíntese, uma lagarta comendo uma planta e um pássaro comendo uma lagarta são exemplos de relações de alimentação existentes entre os seres vivos. Essas relações são estudadas pela análise das cadeias e teias alimentares.

→ Cadeias alimentares

As cadeias alimentares são as relações de alimentação existentes entre os seres vivos de um ecossistema. Por meio da análise da cadeia alimentar, é possível observar como os nutrientes e a energia fluem entre os seres vivos que vivem naquela região. Diferentemente de uma teia alimentar, a cadeia apresenta um fluxo unidirecional. Veja um exemplo:

Planta → Borboleta → Sapo → Serpente

As setas no exemplo acima representam o sentido do fluxo de energia e podem ser lidas como “serve de alimento para”. Sendo assim, a planta serve de alimento para a borboleta, que serve de alimento para o sapo, que serve de alimento para a serpente.
Mapa Mental: Cadeia e Teia Alimentar

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Tanto as cadeias alimentares como as teias apresentam diferentes níveis tróficos. São eles:

·         Produtores: são o primeiro nível trófico a ser analisado em uma cadeia alimentar e também em uma teia. Eles são capazes de produzir seu alimento, não necessitando de ingerir outros seres vivos. Os processos utilizados por esses seres vivos, que são chamados de autotróficos, para a produção dos alimentos é a fotossíntese e a quimiossíntese. Podemos citar como exemplos de produtores as plantas, algas e algumas espécies de bactérias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
·         Consumidores: organismos que não são capazes de produzir seu próprio alimento, sendo, portanto, heterotróficos. Os consumidores apresentam diferentes classificações: os que se alimentam dos produtores são chamados de consumidores primários; os que se alimentam de consumidores primários são chamados de secundários; os que se alimentam dos secundários recebem o nome de terciários e assim sucessivamente. A cada nível, energia e matéria são perdidas, por isso, as cadeias alimentares geralmente apresentam poucos níveis tróficos.
·         Decompositores: assim como os consumidores, os decompositores são heterotróficos, pois não produzem seu próprio alimento. Esses organismos, geralmente representados por fungos e bactérias, realizam a decomposição – processo responsável por devolver ao ambiente nutrientes para que possam ser utilizados por outros seres vivos.
→ Teia alimentar

A teia alimentar é formada por várias cadeias alimentares interligadas
teia alimentar representa melhor as relações de alimentação que existem em um ecossistema. Ela pode ser definida de uma maneira simplificada como as várias cadeias alimentares de um ecossistema. Assim sendo, a teia não apresenta um fluxo unidirecional, como a cadeia alimentar, pois mostra que um mesmo organismo pode apresentar diferentes hábitos alimentares e, consequentemente, ocupar diferentes níveis tróficos.

Por Ma. Vanessa dos Santos

ATIVIDADE:
Páginas 83 e 84 do Caderno de Atividades Complementares.
Atividades relacionadas com o texto: Cadeia Alimentar


DATA   19   /06 /2020  (6ª Feira)                 5º ANO                                                                                               
E.M. “Coronel Domingos
Monte Mor, 1 9 de junho de 2020
Hoje é sexta-feira
O dia está ___________________
Nome:______________________

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE: Vamos praticar um pouco mais de ortografia. Revise seu caderno referente a ortografia, uso das letras da forma certa, e depois faça os exercícios propostos no seu livro Ápis página 65 e leia os textos entre as páginas 64 e 66 e respondam as perguntas nas páginas 66 e 67.



DATA:  19-06-2020 (6ª - SEXTA-FEIRA)        5º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

                                                          

ATIVIDADE:

1.   Primeiramente, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=AJeitT6lSVM



2.   Preencha o quadro abaixo. Em caso de dúvidas, consulte o caderno e o livro de inglês.

3.   Em seguida, escreva frases usando os pronomes. Siga os exemplos do livro de inglês e o modelo abaixo.

 

DEMONSTRATIVE PRONOUNS

SINGULAR OU PLURAL

USADO PARA LONGE OU PERTO

TRADUÇÃO

THIS

 

 

 

THESE

 

 

 

THAT

 

 

 

THOSE

 

 

 

 

THIS HOT DOG IS DELICIOUS.

THIS HOT DOG IS GREAT.

 

THESE COOKIES ARE DELICIOUS.

THESE COOKIES ARE GREAT.

 

ORANGE JUICE

______________________________________.

 

CAKES

_______________________________________.

 

JAM

________________________________________.

 

SOFT DRINK


_________________________________________.


DATA 19/06/2020  (6ª Feira)                                                   5º ANO                                                                                                
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

Nesta aula vamos fazer alguns mvimentos específicos da ginástica. Procure um espaço em sua casa que não ofereça perigo, e se tiver alguém para ajudar é melhor. Você vai precisar de um colchão ou colchonete se tiver, senão vamos adaptar com um cobertor ou toalha de banho, tapete, algo macio que tiver em casa.

ATIVIDADE:

1 -  Antes de começar vamos aquecer como na aula anterior, mexendo a cabeça para cima e para baixo, para os lados, girando os braços, deitado abrace as duas pernas.
2 – Vamos repetir os movimentos da aula anterior
a-   Vela
b-   Ponte
3 – Agora vamos tentar executar os movimentos abaixo. Se tiver alguém para ajudar é bom. Senão basta tomar cuidado para não se machucar e faça no seu limite que conseguir. Você tem as fotos para ajudar e o vídeo da aula anterior para rever
a-   Rolamento para frente (cambalhota)


b-   Tripé, três apoios ou elefantinho como a professora fala no vídeo da aula anterior

                         https://i.ytimg.com/vi/3yikfOJErFk/maxresdefault.jpg


                         ttps://i.ytimg.com/vi/WbfcBD39CR0/maxresdefault.jpg

c-   Parada de mão na parede