LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
CORREÇÃO- COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO:revise com atenção.
Segunda-feira, dia 6____________
Língua Portuguesa__________________________
ATIVIDADE:
Correção da atividade da semana anterior. Atividades com descritores
1. Leia o texto abaixo para responder ao que se pede:
a)
Qual a informação principal que constitui o assunto da notícia? A obesidade como fator de reprovação de professores em
concursos.
b) Qual é a
informação secundária presente no texto? São duas: As
doenças e o índice de aprovação de professores em concursos são informações
secundárias, pois não são desenvolvidas.
2. O texto apresenta como assunto principal a informação de que se pode
andar em São Paulo e comer frutas de árvores da rua.
3. Cite uma informação secundária pressente no texto: é possível conhecer frutas nativas do País ao se visitar o
Butantan.
1. Para complementar sua crítica ao fato de uma nova
religião ter sido noticiada no jornal, o
autor compara a notícia a
um noticiário econômico.
2. O trecho do conto retrata: O
possível início de uma amizade.
3. Percebe-se no texto que a intenção do Cônego era escrever (V ou F)
( F ) bem, assim como o padre Luís Gonçalves dos
Santos, o padre Perereca.
( V ) sobre o tempo do rei, mas diferente do outro
padre.
( F ) sobre as
Memórias de Luís Gonçalves dos Santos.
( F ) críticas e sonetos e artigos
( F ) críticas
sobre religião.
( V )
bem, porque queria mostrar que podia fazer melhor que o padre Perereca
Matemática___________________________
ATIVIDADE: cálculos e operações.
1) Numa adição com três parcelas, o total era 58. Somando-se 13 à primeira parcela, 21 à segunda e subtraindo-se 10 da terceira, qual será o novo total? Resposta:____________
2) Um dicionário tem 950 páginas; cada página é dividida em 2 colunas; cada coluna tem 64 linhas; cada linha tem, em média 35 letras. Quantas letras há nesse dicionário? Resposta:_______________
3) Uma pessoa ganha R$ 150,00 por dia de trabalho e gasta R$1700,00 por mês. Quanto ela economizará em um ano se ela trabalhar, em média, 23 dias por mês?
Resposta:_______________
4) Escreva o sucessor e o antecessor dos seguintes números inteiros {0, – 98, +1024, - 72, +26 + 1, -2}. Em seguida, ordene os números na forma crescente. Resposta:___________
5) Elimine os parênteses e calcule:
a) (-34) + (+12)
b) (-84) + (+84) =
c) (+48) + (-66) =
d) (-91) + 0 =
e) 0 + (+77) =
f) (- 3) + (+11) + (-8) =
g) (-12) + (-3) + (+9) =
h) (-5) + (-1) + (- 26) =
Terça-feira, dia 7______________
Geografia____________________________
ATIVIDADE: Leia o texto e responda as questões:
PAÍSES DA EUROPA
Os países da Europa são nações que compõem o continente europeu, que se divide em regiões segundo aspectos geográficos e econômicos. Ao todo, são 50 países.
Países da Europa correspondem aos Estados localizados no continente europeu. Esses países são limitados pelo Oceano Glacial Ártico, pelo Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo. Juntos formam o segundo menor continente do mundo, abrangendo uma área de aproximadamente 10.180.000 km2 e o quarto mais populoso com cerca de 741.447.158 habitantes. Os países europeus exerceram e exercem grande influência política, econômica e cultural no mundo todo. Há nações cujas economias estão entre as maiores do mundo.
Os países europeus são também bastante visitados por turistas do mundo todo. A cultura europeia desperta interesse de milhares de viajantes vindos de diversas partes do planeta. A arquitetura, a culinária, a arte são fortes atrativos turísticos e entre os países mais visitados estão Itália, Holanda, França e Espanha.
Lista de países da Europa e suas capitais
País
Capital
Albânia
Tirana
Alemanha
Berlim
Andorra
Andorra a Velha
Áustria
Viena
Azerbaijão
Baku
Bélgica
Bruxelas
Bielorrússia
Minsk
Bósnia e Herzegovina
Saravejo
Bulgária
Sofia
Chipre
Nicósia
Croácia
Zagreb
namarca
Copenhague
Eslováquia
Bratislava
Espanha
Madri
Estônia
Tallinn
Finlândia
Helsinki
França
Paris
Grécia
Atenas
Hungria
Budapeste
Irlanda
Dublin
Islândia
Reykjavik
Itália
Roma
Letônia
Riga
Liechtenstein
Vaduz
Lituânia
Vilnius
Luxemburgo
Luxemburgo
Malta
Valeta
Moldávia
Chisinau
Mônaco
Mônaco
Montenegro
Podgorica
Noruega
Oslo
Países Baixos
Asmterdã
Polônia
Varsóvia
Portugal
Lisboa
Tchéquia
Praga
Macedônia do Norte
Skopje
Reino Unido (Estado Soberano que corresponde a união política de 4
países):
1) Inglaterra
2) Irlanda do Norte
3) Escócia
4) País de Gales
1) Londres
2) Belfast
3) Edimburgo
4) Cardiff
Romênia
Bucareste
Rússia (território pertencente à Europa e à Ásia)
Moscou
San Marino
San Marino
Sérvia
Belgrado
Suécia
Estocolmo
Turquia (território pertencente à Europa e à Ásia)
Ancara
Ucrânia
Kiev
Vaticano
Cidade do Vaticano
Quantos países têm na Europa?
Ao todo, são 50 os países europeus, lembrando que o Reino Unido é constituído por quatro países. Todos, com exceção do Vaticano, fazem parte da Organização das Nações Unidas.
Mapa dos países da Europa
Mapa dos países da Europa. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Regiões da Europa
Os países do continente europeu estão distribuídos em regiões estabelecidas segundo critérios espaciais e econômicos. Essa divisão deve-se ao fato de que a Europa não possui características homogêneas em todo o seu território. Assim, as regiões agrupam territórios com características semelhantes para facilitar o estudo dessas áreas. Uma das classificações divide a Europa em quatro regiões:
1. Europa Setentrional: é a região localizada no extremo norte do continente e corresponde à área que apresenta as menores temperaturas entre os países europeus. Basicamente, corresponde ao território da Escandinávia e os Países Nórdicos como a Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Letônia e Lituânia.
2. Europa Centro-Oriental: é a região que corresponde aos países da ex-União Soviética que se tornaram independentes, como a Tchéquia, Hungria, Eslováquia, Sérvia, Eslovênia, Moldávia, entre outros.
3. Europa Ocidental: é a região que abrange a área dos países banhados pelo Oceano Atlântico como o Reino Unido e a França. Também compreende a área de países como a Bélgica e Alemanha e também os países que não se limitam com o oceano, contudo mantém relações com o Ocidente.
4. Europa Meridional: É a região que abrange a área dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo, que se localizam na Península Ibérica, como Portugal, Espanha, Vaticano e Grécia.
Todos os países da Europa fazem parte da União Europeia?
A União Europeia é constituída por 28 nações.
Não são todos os países da Europa que fazem parte do maior bloco econômico do mundo, a União Europeia. O bloco econômico e político responsável pela maior exportação de serviços, bens e produtos, representando a livre circulação de bens, indivíduos e mercadorias entre seus membros, é constituído por 28 países.
A União Europeia tem como objetivos promover a paz, os valores e o bem-estar dos cidadãos; garantir a liberdade a segurança e justiça; promover o desenvolvimento sustentável visando ao crescimento econômico equilibrado; lutar contra a exclusão social e a discriminação; respeitar a diversidade cultural e linguística entre seus membros, entre outros.
São eles:
•Alemanha
•Áustria
•Bélgica
•Bulgária
•Chipre
•Croácia
•Dinamarca
•Eslováquia
•Eslovênia
•Espanha
•Estônia
•Finlândia
•França
•Grécia
•Hungria
•Irlanda
•Itália
•Letônia
•Lituânia
•Luxemburgo
•Malta
•Países Baixos
•Polônia
•Portugal
•Reino Unido
•Romênia
•Suécia
•Tchéquia
Maiores economias da Europa
Entre os países da Europa, há grandes economias que influenciam o mundo todo, seja por meio do comércio exterior ou com o turismo que atrai pessoas do mundo todo. Segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) de 2017, no ranking das quinze maiores economias do mundo, ao menos seis são países europeus. Conheça alguns deles:
Alemanha
Alemanha é a quarta maior economia do mundo.
A Alemanha é um país europeu localizado na Europa Centro-Oriental, abrangendo uma área de aproximadamente 357.021 km2 e habitado por cerca de 83 milhões de habitantes. O país representa a quarta maior economia do mundo com um Produto Interno Bruto em bilhões de US$ 3.466,4.
É o terceiro maior exportador do mundo atrás apenas da China e Estados Unidos. A economia é baseada especialmente nas exportações dos bens produzidos no país. O PIB é representado cerca de 70% pelo setor de serviços, 29% a indústria e 1% o setor primário.
Reino Unido
Reino Unido corresponde à quinta maior economia do mundo.
Reino Unido é um Estado soberano localizado na costa noroeste da Europa e corresponde a uma união política entre quatro países: Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales. O Reino Unido é um Estado desenvolvido e corresponde à quinta maior economia do mundo, segundo o FMI, com o PIB de US$ 2.629,19 bilhões. Aproximadamente 73% do PIB é proveniente do setor de serviços tendo também o turismo como um grande propulsor econômico. A Organização Mundial do Turismo classificou o país como o sexto maior destino turístico do mundo.
França
França é sexta maior economia do mundo.
A França é o terceiro maior país europeu em área, localizado na Europa Ocidental. O país é considerado uma grande potência que exerce influência política, econômica e cultural no mundo todo. Segundo o FMI, é a sexta maior economia do mundo com o PIB de US$ 2.463,22 bilhões sendo, portanto, um país bastante desenvolvido com altos índices de desenvolvimento humano.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o país foi considerado o melhor provedor de saúde pública do mundo. Um dos maiores propulsores da economia do país é o turismo. A França é um dos países mais visitados do mundo, classificada como o melhor destino turístico entre todos os países, recebendo cerca de 10 milhões de turistas ao ano.
Os países da Europa limitam-se a oeste pelo continente americano e pelo Oceano Atlântico, ao sul pela África e a leste pela Ásia.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Analise as alternativas sobre os aspectos físicos da Europa e marque (E) para as alternativas erradas e (C) para as corretas.
a) ( ) O território europeu está localizado, em sua maior parte, na zona climática temperada do norte, entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico.
b) ( ) Com área de aproximadamente 10 milhões de quilômetros quadrados, a Europa possui a maior extensão territorial entre todos os continentes.
c) ( ) Na Europa está localizado o menor país do mundo, o Vaticano, com extensão territorial de 0,44 quilômetros quadrados.
d) ( ) O tipo de relevo predominante no território europeu são as planícies, com altitudes médias de 340 metros.
e) ( ) A Escandinávia é uma região geográfica da Europa, cuja localização é a porção leste desse território, e os países integrantes são: Rússia, Ucrânia e Rom
2. O Eurotúnel, inaugurado em 1994, é um dos maiores projetos de infraestrutura da Europa. Essa obra consiste em um túnel ferroviário, proporcionando acesso entre dois países separados pelo Canal da Mancha. Marque a alternativa que indica esses dois países.
a) França e Espanha
b) Itália e Portugal
c) Alemanha e Suécia
d) Portugal e Espanha
e) Reino Unido e França
3. Analise as afirmativas sobre o quadro humano da Europa e marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as alternativas verdadeiras.
a) ( ) Na Europa, a tendência é que haja a diminuição da população nas próximas décadas, visto que esse continente apresenta baixas taxas de fecundidade e grande parcela da população composta por idosos.
b) ( ) Os países da Europa Ocidental apresentam os mais elevados Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta.
c) ( ) Considerado o berço da civilização ocidental, o continente europeu é o mais populoso da Terra.
d) ( ) Rússia, Alemanha, França, Reino Unido e Itália são os cinco países mais populosos da Europa.
e) ( ) Em razão de sua pequena extensão territorial e seu grande contingente populacional, a Europa é o continente mais povoado, ou seja, apresenta o maior número de habitantes por quilômetro quadrado entre todos os continentes.
4.Escreva, NO CADERNO, 10 nomes de países europeus com suas devidas capitais
_________________________
História______________________________
Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES: A ERA VARGAS
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje.
- É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta:
DESTA VEZ VOCÊS NÃO PRECISAM COPIAR, APENAS LEIAM E TIREM AS INFORMAÇÕES PARA RESPONDER AS QUESTÕES NO CADERNO.
ESSE TEXTO COMPLEMENTA O ASSUNTO TRATADO NA SEMANA ANTERIOR:
O Governo Constitucionalista (1934 - 1937)
Getúlio Vargas convocou uma Assembléia em 1933, e em 16 de julho de 1934 ficou pronta a nova Constituição, trazendo novidades como o voto secreto e o voto feminino. Foi um avanço, pois na República Velha o voto não era secreto, daí as oportunidades para os coronéis controlarem os votos e manipularem as eleições a favor dos grupos no poder.
Ação Integralista Brasileira (AIB) X Partido Comunista Brasileiro (PCB)
Nessa mesma época, duas orientações políticas rivais começaram a influenciar a sociedade brasileira. De um lado, a extrema direita fundara a Aliança Integralista Brasileira (AIB), de caráter fascista e pregando um Estado autoritário e totalitário. Inspiravam-se nos fascistas europeus até mesmo nas fardas e nos rituais. Eram extremamente nacionalistas e odiavam os comunistas. Seguiam o lema “Deus, pátria e família”. Tal corrente política também ficou conhecida como Integralismo. Era liderada por Plinio Salgado. No começo, Vargas mostrou alguma simpatia pelos integralistas.
Do lado contrário, crescia a força do Partido Comunista Brasileiro (PCB), inspirado no regime socialista da União Soviética. A união das pessoas com idéias de esquerda, deu origem a Aliança Nacional Libertadora (ANL). Vargas percebeu que a ANL poderia incomodar, por isso proibiu o seu funcionamento. As sedes pelo Brasil foram fechadas. Quem tentasse organizá-la clandestinamente iria para cadeia. O pessoal da ANL ficou inconformado. Planejaram uma revolução socialista no Brasil para derrubar Vargas. Foi tudo mal planejado. O governo tinha espiões no movimento. Em 1935 a rebelião estourou, mas foi pequena. Getúlio derrotou-a com facilidade. Essa revolta ficou conhecida como Intentona Comunista, (tinha o apoio da Internacional Comunista (Comintern). Depois dessa derrota, o Partido Comunista e a ANL deixaram de existir. Todos os seus militantes foram presos, inclusive os líderes Luis Carlos Prestes e Olga Benário.
O Plano Cohen e o Golpe de 1937
Getúlio Vargas sempre se mostrou contra o socialismo. Por isso deu apoio a uma grande farsa política - o golpe de 1937. Os integralistas, com o pleno conhecimento do governo, armaram uma mentira de grandes proporções, forjando o "Plano Cohen". Os integralistas diziam que os socialistas planejavam uma revolução maior e mais bem-arquitetada do que a de 1935, e teria o amplo apoio do Partido Comunista da União Soviética. Na verdade foi tudo um pretexto para um golpe antidemocrático. Os militares, e a maior parte da classe média brasileira, apoiaram a idéia de um governo mais fortalecido, uma ditadura para espantar o fantasma do socialismo no Brasil. Com o apoio militar e popular, Getúlio Vargas derruba a Constituição, e declara o Estado Novo. Assim, uma rígida ditadura é implantada no Brasil.
Responda as questões no caderno. Serão pontuados os cadernos vistados pelo professor.
COPIE AS QUESTÕES NO CADERNO E RESPONDA:
1) Sinteitze as principais “novidades “ da Constituição de 1937.
2) Que recursos e organizações foram utilizados por Getúlio e seu governo para propagar suas ideias, sua imagem e conquistar a simpatia popular?
3) O que foi o Plano Cohen?
Educação Física_______________________
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
ATIVIDADE TURMA 1: GINÁSTICA – IOGA
NESTA ATIVIDADE TRABALHAREMOS O RECONHECIMENTO DO CORPO, ATRAVÉS DE MOVIMENTOS DA IOGA. A IOGA É UMA PRÁTICA TRADICIONAL ANTIGA DA ÍNDIA. A PALAVRA “IOGA”, QUER DIZER “UNIÃO”, PORQUE ELA FAZ O CORPO E A MENTE FICAREM LIGADOS. OS INDIANOS OBSERVARAM COM MUITA ATENÇÃO A NATUREZA E OS ANIMAIS PARA DESENVOLVER AS POSTURAS DA IOGA E POR ISSO QUE VOCÊ PODE RUGIR COMO UM LEÃO OU SE ESTICAR COMO UM GATO QUANDO A PRATICA. SE VOCÊ PRATICAR IOGA SEMPRE, VAI GANHAR FORÇA E EQUILÍBRIO, ALÉM DE FICAR MAIS FLEXÍVEL. A IOGA TAMBÉM AJUDA A SE CONCENTRAR E A DIRECIONAR SUA ENERGIA.
EM UM LOCAL ADEQUADO, OBSERVE AS IMAGENS, IMITE AS POSTURAS FIQUE 30 SEGUNDOS EM CADA POSIÇÃO FINJA QUE VOCÊ É CADA UM DOS ANIMAIS. NÃO SE PREOCUPE SE A IMITAÇÃO NÃO FICAR PERFEITA, APENAS SE DIVIRTA E SINTA-SE EM UNIÃO COM A NATUREZA, FAZENDO A: IOGA DOS ANIMAIS
ATIVIDADE TURMA 2: JOGOS E BRINCADEIRAS DO MUNDO
Valorizar a cultura afro-brasileira e conhecer brincadeiras e jogos de matriz africana. Desenvolvimento do tempo de reação, atenção, concentração.
O Continente Africano, ele é o terceiro maior do mundo! O Continente Africano é composto por 54 países. É banhado a leste pelo Oceano Atlântico e a Oeste pelo Oceano Índico. Ao norte, é separado do continente europeu pelo Mar Mediterrâneo; e a nordeste, é separado da Ásia pelo Mar Vermelho e pelo Canal de Suez, localizado no Egito.
Visitando Moçambique…
Labirinto:
O Labirinto é originário de Moçambique. Normalmente forma-se uma dupla para cada desenho (labirinto), mas nada impede que mais membros da sua família entrem na brincadeira.
Primeiramente é traçado no chão um desenho do labirinto para os participantes. Você pode usar fita ou giz para fazer o desenho no chão.
Depois que tirarem a sorte no par ou ímpar iniciem o jogo no primeiro ponto da linha que forma esse trajeto. A sorte é tirada novamente e quem ganhar sempre passa para o ponto à frente. A criança que chegar primeiro ao último ponto é a vencedora.
ATIVIDADE: Leitura, compreensão e análise textual com descritores. Descritor:
Identificar o conflito gerador¹ do enredo² e os
elementos que constroem a narrativa ¹ O aluno deverá ser
capaz de identificar o elemento principal que desencadeia toda a ação da história. ² Enredo é a sucessão
de acontecimentos que constituem a ação de uma história, de uma novela, de um
conto etc. ³. Acontecimentos e
ações que constroem a narrativa, ou seja, exposição de um acontecimento ou de
uma série de acontecimentos mais ou menos encadeados.
Leia o fragmento da
obra Dom Casmurro, para responder à questão:
Agora [...] passo a
escrever o livro. Antes disso, porém, digamos os motivos que me põem a pena na
mão.
Ora, como tudo cansa,
esta monotonia acabou por exaurir-me também. Quis variar, e lembrou-me escrever
um livro. [...] Foi então que os bustos pintados nas paredes entraram a
falar-me e a dizer-me que, uma vez que eles não alcançavam reconstituir-me os
tempos idos, pegasse da pena e contasse alguns. Talvez a narração me desse a
ilusão, e as sombras viessem perpassar ligeiras, como ao poeta, não o do trem,
mas o do Fausto: “Aí vindes outra vez, inquietas sombras?” [...]
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Globo, 1997
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Como
se pode perceber pelo trecho do romance, um dos fatos causadores do início do
relato do narrador foi:
a) a intenção de fazer o tempo passar mais
depressa.
b) a ideia de contradizer a afirmação presente
no livro Fausto.
c) a monotonia e a tentativa de recuperar a
vida passada.
d) a tentativa de mostrar para os bustos das
paredes que livros são fáceis de se escrever.
2. Ainda sobre o fragmento acima, há um motivo
secundário para a escrita do livro. Qual seria o segundo motivo? _____________________________
3. A fragmento acima foi retirado de:
a) um conto.
b) uma crônica.
c) uma notícia.
d) um romance.
4. Você lembra de ter lido alguma obra de
Machado de Assis? Comente. ________________________
Matemática____________________________
ATIVIDADE: cálculos e operações.
1. Eu tinha um saldo de negativo R$ 520,00 no banco. Depositei R$ 810,00 e paguei com cheques as seguintes contas: aluguel R$ 440,00 e supermercado R$ 180,00. Depois de descontar os cheques, qual será o meu saldo? Resposta:___________
2. Multiplicação de dois produtos de sinais diferentes.
a) (+3) . (-2) =
b) (-5) . (+4) =
c) (+6) . (-5) =
d) (-1) . (+7) =
Conclusão : Se dois produtos tiverem sinais diferentes o produto é negativo Regra prática dos sinais na multiplicação:
SINAIS IGUAIS: o resultado é positivo
SINAIS DIFERENTES: o resultado é negativo
Valendo a mesma regra para divisões.
POTENCIAÇÃO
A potenciação é uma multiplicação de fatores iguais.
Exemplos 2³ = 2 .2 .2 = 8
Você sabe também que: 2 é a base 3 é o expoente 8 é a potência ou resultado.
3) Calcule as potências:
a) (+7)²=
b) (+4)² =
c) (+3)² =
d) (+5)³ =
e) (-5)² =
f) (-3)² =
g) (-2)³ =
h) (-5)³ =
i) (-1)³ =
j) (-2)⁴ =
k) (-3)³ =
l) (-3)⁴ =
Quinta-feira, dia 9_____________
Ciências_____________________________
ATIVIDADE: leitura e interpretação de textos, imagens e tabelas.
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Vítima-padrão de Covid-19 no Brasil é homem, pobre e negro
Compilação de dados do SUS mostra perfil mais atendido em meio à pandemia de coronavírus
Foto : Marcelo Camargo/Agência Brasil
Por Metro1 no dia 03 de Julho de 2020 ⋅ 11:01
Por meio do Sistema Sivep-Gripe, é possível ler o que cada profissional da saúde escreveu na ficha de cada paciente infectado pelo novo coronavírus no Brasil. A inserção tem uma certa defasagem: na terça-feira 30, última coleta feita pela reportagem da Época, eram contabilizadas 54.488 mortes, enquanto os números do Ministério da Saúde estavam em 60 mil.
Confira os dados:
Dados coletados no Sistema Sivep-Gripe, do OpenDataSUS, mantido pelo Sistema Único de Saúde, apontaram qual a vítima-padrão da Covid-19 no Brasil. O levantamento feito pela revista Época aponta que, de 54.488 vítimas, a conclusão é que a doença mata mais pobres e pardos, mais homens que mulheres e mais jovens do que em outros países onde a pandemia inviabilizou sistemas de saúde, como na Itália e na Espanha. O censo foi encomendado através da consultoria Lagom Data.
Sexo, idade e localização são as informações mais completas nas fichas pesquisadas. Com isso, é possível saber que 96% dos pacientes que morreram de Covid-19 após serem internados no Brasil viviam em zonas urbanas e quase seis em cada dez eram homens. A cor da pele é preenchida em cerca de dois terços das fichas e, apesar das lacunas, os números evidenciam o impacto da desigualdade.
Das vítimas cuja cor foi identificada, 61% constam como pardas e pretas, enquanto, segundo o IBGE, os pardos e pretos no país representam 54%. No Norte, 86% das vítimas eram pardas e pretas, um número proporcionalmente maior do que a desses fenótipos na população da região — que é de 76%. No Nordeste, eram 82% dos mortos, mesmo sendo apenas 70% da população, de acordo com o IBGE.
Disponível em https://www.radiometropole.com.br/noticias/saude/94192,vitima-padrao-de-covid-19-no-brasil-e-homem-pobre-e-negro, acessado em 5/7/2020.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Segundo a foto, e seus conhecimentos prévios, quais os trabalhos que negros, pardos e pobres fazem? E por que esses trabalhos podem facilitar a infecção por Covid?
________________________
2. Segundo o gráfico, qual região possui menos negros e pardos infectados por Covid?
________________________
3. Complete o trecho: '[...] no Brasil [...], a conclusão é que a doença mata mais ________________________ _______________________ do que em outros países[...]
4. Segundo o texto 'apesar das lacunas, os números evidenciam o impacto da desigualdade.' Marque V para verdadeiro e F para falso:
a) ( ) 100% dos paciente de Covid tiveram suas fichas preenchidas com a cor da pele.
b) ( ) 2/3 das fichas são preenchidas com a cor da pele.
c) ( ) 50% fichas preenchidas com a cor da pele.
5. Qual a importância dos estudos, sabendo que a maioria dos infectados não têm o Ensino Fundamental completo, para se ter menos chances de morrer com o Coronavírus?
ATIVIDADE: Translate the text and answer the questions.
The doctor
Dylan is a doctor. He looks after sick people. He usually gets up at 6.00 o’clock. Today he is late, it is 6.30 and he is still in bed. He usually goes to work by train but today he is driving to work. He arrives at work at 6.30 every morning but it is 7.30 now and he is still driving. It’s 12.00 o’clock now. He always has his lunch at 12.00 but today he isn’t having lunch at 12.00, he is looking after his sick patients. It is half past seven now, Dylan is watching TV. He usually watches TV at half past seven because his favorite programme starts at half past seven.
Dylan has his dinner at 8.30 everyday and he is having dinner now. It is 24.00 now Dylan is going to bed. He always goes to bed at 24.00.
1. Quem é Dylan?
____________________________
2. De acordo com o texto, Dylan costuma se levantar às 6 horas, mas o que aconteceu para ele acordar 6h30min e ir mais tarde para o trabalho?
____________________________
3. Qual horário Dylan costuma chegar em seu trabalho?
____________________________
4. De acordo com o texto, são 7h30min e Dylan ainda:
a.está dirigindo.
b.está tomando o café da manhã.
c.está entrando no carro.
d.ainda está dando beijo nas crianças.
5. Dylan costuma almoçar às 12 horas, porém, de acordo com o texto, hoje:
a.ele ainda está indo almoçar.
b.ele está assistindo TV.
c.ele está cuidando de seus pacientes doentes.
d.ele está cuidando de uma criança doente.
6. De acordo com o texto, o que Dylan costuma fazer às 7h30min e por quê?
____________________________
7. Qual horário Dylan costuma jantar?
a. 18h30min
b. 18 horas
c. 20h30min
d. 19h30min
8.Que horário Dylan costuma dormir todos os dias?
a. 00h30min
b. 18 horas
c. 20h30min
d. 19h30min
9.Você acha que Dylan é uma pessoa metódica ou esses hábitos específicos dele já foram mecanizados?
____________________________
10. Você conhece alguém como Dylan, que tem horário para praticar as ações diárias? Comente.
____________________________
ATIVIDADE 2: Leia o texto abaixo para responder as próximas 3 (três) questões:
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1) Qual o gênero do texto?
a) Cartoon
b) Fable
c) Poem
d) Comic strip
e) Magazine cover
2) No primeiro quadrinho, Jon apresenta três personagens da sua história. Identifique esses personagens.
a) A house, a dog and a cat.
b) A time, a house and a cat.
c) A man, a dog and a cat.
d) A man, a dog and house.
e) A man, a house and a dog.
3) A característica do homem apresentada na tirinha no segundo balão é:
a) gordo.
b) feliz.
c) triste.
d) magro.
e) alto
Arte________________________________
ATIVIDADE: Leitura de imagem.
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA URBANA
NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Qual a temática (assunto) dessa intervenção?
2. Qual o objetivo (mensagem) dela?
3. Quais os materiais utilizados? E por que foram escolhidos esses materiais?
4. Faça, em seu caderno, um esboço de intervenção com formas e materiais diferentes, porém com esse mesmo tema.
Sexta-feira, dia 10_____________
Língua Portuguesa____________________
ATIVIDADE: Leitura, compreensão e análise textual com descritores. Descritor:
Identificar o conflito gerador¹ do enredo² e os elementos
que constroem a narrativa³. ¹ O aluno deverá ser
capaz de identificar o elemento principal que desencadeia toda a ação da
história. ² Enredo é a sucessão
de acontecimentos que constituem a ação de uma história, de uma novela, de um
conto etc. ³. Acontecimentos e
ações que constroem a narrativa, ou seja, exposição de um acontecimento ou de
uma série de acontecimentos mais ou menos encadeados.
1. Vamos ler a
passagem do romance Memória de um Sargento de milícias, de Manuel Antônio de
Almeida. Em seguida responda ao que se pede:
Estando a Maria
encostada à borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distraído por junto
dela, e com o ferrado sapatão assentou-lhe uma valente pisadela no pé direito.
A Maria, como se já esperasse por aquilo, sorriu-se como envergonhada do
gracejo, e deu-lhe também em ar de disfarce um tremendo beliscão nas costas da
mão esquerda. Era isto uma declaração em forma, segundo os usos da terra:
levaram o resto do dia de namoro cerrado; ao anoitecer passou-se a mesma cena
de pisadela e beliscão, com a diferença de serem desta vez um pouco mais
fortes; e no dia seguinte estavam os dois amantes tão extremosos e familiares,
que pareciam sê-lo de muitos anos. [...]
ALMEIDA, Manuel
Antônio de, Memória de um Sargento de Milícias, São Paulo, 1991
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Assinale a alternativa que mostra o que se causou o início do namoro entre Maria e Leonardo.
a) Olhares apaixonados.
b) Uma pisadela e um beliscão.
c) O fato de estarem em um navio,
d) O pedido de namoro de
Leonardo.
2. No decorrer da narrativa a intimidade entre o casal
aumenta. Isso fica evidente em que trecho? ____________________________
3. A que gênero pertence a narrativa acima? ____________________________
4. Como você acha que terminou essa história? ____________________________
Atividade
extra: Que tal ampliar seus
conhecimentos? Faça uma pesquisa sobre o escritor Manuel Antônio de Almeida e
também sobre o romance Memórias de um Sargento de Milícias. Vale a pena
conferir, é uma leitura prazerosa e você dará boas risadas do hilário
Leonardinho. Boa leitura!
Matemática__________________________
ATIVIDADE: cálculos e operações.
1. Um reservatório contém 500 litros de água e efetuamos, sucessivamente, as seguintes operações:
Retiramos 80 litros
Colocamos 45 litros
Colocamos 30 litros
Retiramos 130 litros
Retiramos 80 litros
Qual a quantidade de água que ficou no reservatório?
Resposta:
2. Calcule a área de uma quadra de tênis, sabendo que possui largura de 10,97 m e comprimento de 23,77 m. Resposta:______________
3. Um livro de 200 folhas, com cada folha medindo 12 cm de largura e 20 cm de comprimento. Calcule a soma das áreas de todas as folhas deste livro. Resposta:______________
4. Uma praça possui 10 m de largura e 50 m de comprimento. Qual a área desta praça? Resposta:____________
5. Um time de futebol de salão possui 5 jogadores titulares com idades de 15, 17, 18, 19 e 20. Calcule a média de idade deste time. Resposta:___________
6. Um time de futebol de salão possui 5 jogadores titulares com idades de 15, 17, 18, 19 e 20. Resposta:_________
7. Calcule a média aritmética dos números 13, 28, 48, 80 e 99. Resposta:________
8. Calcule o produto entre as frações: 1/2 x 4/5 Resposta:______________