segunda-feira, 20 de julho de 2020

Semana 12 - de 20 a 24/7 - 8o ano EJA

Atenção aos comandos

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.



Segunda-feira, dia 20____________


Língua Portuguesa__________________________

ATIVIDADE: Correção das atividades da semana anterior.

Sobre o fragmento da obra “A revolução dos bichos”:


1. O motivo (a causa) da reunião dos animais foi:

a) Um boato de um sonho muito estranho do velho Major.

 

2. O que aconteceu assim o que Sr. Jones apagou a luz?

R: houve um silencioso movimento em todos os galpões da granja

 

Sobre o texto: Mente quieta, corpo saudável

 

1. A finalidade (objetivo) do texto acima é:

d) Informar.

 

2. Marque V (informação verdadeira) e F (informação falsa):

a) O texto “Mente quieta, corpo saudável” não é uma crônica. (   V    )

b) O texto não é uma reportagem. (   F   )

c) O texto pertence ao gênero “conto”. (   F   )

d) Trata-se de uma reportagem veiculada numa revista informativa. (    V    )




Matemática___________________________

ATIVIDADE: Correção da avaliação mensal.

Faça a correção da avaliação em seu caderno para esclarecimento das dúvidas.

1 - Escreva números positivos ou negativos para representar as situações a seguir:

a) Lucro de R$ 3 000,00.

+ 3000 reais

b) Ano 235 a.C.       

– 235

c) Profundidade de 2 000 metros.

– 2.000 metros

d) 9 gols marcados em um campeonato.

+ 9 gols

e) Temperatura de 5° C abaixo de zero.

– 5 graus

f) Prejuízo de R$ 140,00.  

– 140 reais

 

2 - Observe a tabela e indique quais valores são positivos, quais valores são negativos, o maior valor e o menor valor de temperatura apresentado:

Números positivos: + 5 e + 4

Números negativos: – 4, – 3, – 2 e – 1

Maior número: + 5

Menor número: – 4

 

3 - Complete cada um dos casos com menor que (<) ou maior que (>):


4 - Identifique, em cada um dos casos, o antecessor ou o sucessor de cada número: 


5 - Os números –2 e 1 ocupam, na reta numérica, as posições indicadas, respectivamente, por quais letras:

(     ) P e Q                (     ) Q e R

( X ) P e R                 (     ) Q e S

 

6 - Em uma cidade, às 16 horas, a temperatura era de 5 °C. Às 21 horas, a temperatura caiu para – 10 °C.

 

a) Registre, nos termômetros abaixo, as temperaturas citadas.


7 - Complete, adequadamente, os espaços da tabela:




Terça-feira, dia 21______________


Geografia____________________________

ATIVIDADE: correção e revisão da prova.


CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR: revise com atenção.



1.OS PAÍSES QUE COMPÕE O BLOCO ECONÔMICO DO MERCOSUL SÃO:
BRASIL
ARGENTINA 
PARAGUAI
URUGUAI

2.NAFTA SIGNIFICA:
ACORDO
NORTE AMERICANO DE 
LIVRE COMÉRCIO

3.ALTERNATIVA CORRETA LETRA (d)
ELIMINAÇÃO DAS FRONTEIRAS FÍSICAS

4.IMPORTAÇÃO SIGNIFICA COMPRAR PRODUTOS DE OUTROS PAÍSES.
EXPORTAÇÃO SIGNIFICA VENDER PRODUTOS PARA OUTROS PAÍSES.

5.ALTERNATIVA CORRETA LETRA( C )
NAFTA, UNIÃO EUROPÉIA e APEC


6.A REGIÃO DO MAPA EM NEGRITO REPRESENTA O BLOCO DO ( NAFTA )



História______________________________

Professora Lívia Sgarbosa

ORIENTAÇÕES:

- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.

- Pauta: Mineração no Brasil

- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.

Leia o texto:

No desenvolvimento do processo de colonização do Brasil, a organização de expedições pelo interior teve objetivos diversos. A busca por metais e pedras preciosas, o apresamento de indígenas, a captura de escravos africanos fugitivos e o encontro das drogas do sertão são apenas alguns dos aspectos que permeiam a motivação desses deslocamentos. Em suma, as expedições pelo interior do território estiveram divididas entre a realização das entradas e bandeiras.

As entradas envolviam a organização do governo português na realização de expedições que buscavam a apresamento de índios e a prospecção de minérios. Chegando ao século XVII, momento em que o açúcar vivia uma acentuada crise e o governo português se recuperava do domínio espanhol, as autoridades coloniais incentivavam tais ações exploratórias na esperança de descobrirem alguma outra atividade econômica capaz de ampliar os lucros da Coroa.

Além da ação oficial, a exploração do território colonial aconteceu pelas mãos de particulares interessados em obter riquezas, buscar metais preciosos e capturar escravos. Conhecidos como bandeirantes, essas figuras do Brasil Colonial irrompiam pelos sertões ultrapassando os limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas e saíam, geralmente, das regiões de São Paulo e São Vicente. De fato, ao longo do tempo, vemos que o bandeirantismo se dividiu em diferentes modalidades. No chamado bandeirantismo apresador, os participantes da expedição tinham como grande alvo o aprisionamento e a venda de índios como escravos. Esse tipo de atividade gerava bons lucros e atraia a atenção dos bandeirantes às proximidades das reduções jesuíticas. Afinal de contas, essas comunidades religiosas abrigavam um grande número de nativos a serem convertidos à condição de escravos. Como resultado dessa ação, a Igreja entrou em conflito com os praticantes desse tipo de bandeirantismo. No bandeirantismo prospector, observamos a realização de expedições interessadas na busca por metais e pedras preciosas pelo interior. Por não ter garantias sobre o descobrimento de regiões auríferas, o bandeirantismo prospector era realizado paralelamente à captura de nativos, extração de drogas do sertão ou realização de qualquer outra espécie de atividade. Nos fins do século XVII, a prospecção bandeirantista instaurou a exploração de ouro na região de Minas Gerais.

Por fim, ainda devemos falar sobre o bandeirantismo de contrato. Esse tipo de ação expedicionária era contratado por representantes da Coroa ou senhores de engenho interessados em combater as populações indígenas mais violentas ou realizar a recaptura dos escravos africanos que fugiam. Além disso, o bandeirantismo de contrato foi empregado na organização de forças que combatiam a organização dos quilombos pelo interior do território.

Responda:

1) Qual era o objetivo das bandeiras de prospecção?

2) Qual era o objetivo das bandeiras de apresamento?

3) Quem eram os bandeirantes?

4) Qual o papel dos indígenas nas bandeiras?

5) O que era o bandeirantismo de contrato?




Educação Física_______________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento sentado


O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.
Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 15. Vamos lá?!
Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!


Vamos fazer exercícios e alongamento para o corpo que podem ser realizados em casa.




ATIVIDADE  TURMA  2: alongamento

O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.
Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 15. Vamos lá?!
Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!



Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa, do canal Portal Coop.






Quarta-feira, dia 22______________

 
Língua Portuguesa______________________

ATIVIDADE: Correção das atividades da semana anterior.

Sobre o texto A antiga Roma ressurge em cada detalhe.

 

3. A finalidade principal do texto é:

d)  Informar.​

 

1. Na atividade abaixo você deverá ligar os gêneros textuais às suas características:

 

a) Notícia.                         (  b ) Desenvolve um debate sobre o tema.

b) Reportagem.                (  d )  É um texto literário, pode ter versos e rimas.

c) Conto.                           (  )  É uma obra de ficção em prosa (com personagens, enredo, tempo, espaço)

d) Poesia                          (  e )  Narra histórias por meio de desenhos e textos dispostos em sequência,

e) H.Q.                              ( a  )  O foco é informar um fato atual, sem apresentar uma opinião.

 

2. objetivo do texto é:

 

b) Informar sobre as medidas de segurança para o retorno às aulas





Matemática____________________________

ATIVIDADE: Correção da avaliação mensal e da avaliação final.


8 - Marque os pontos a seguir na reta numérica e descubra a palavra-chave 

a) D = + 5 d) T = – 1
b) S = – 4 e) O = + 7
c) U = + 2 f) E = – 6



Escreva uma frase com a palavra encontrada.

Eu estudo muito para ser o aluno melhor da classe.


9 - Você sabe que o Brasil é um país de clima predominantemente tropical. Raramente, ouvimos dizer que a temperatura ficou em 0 °C ou alguns graus abaixo de zero. Há países em que a temperatura alcança valores negativos “altíssimos”, ou melhor, “baixíssimos”. No quadro a seguir, encontra-se a previsão de temperatura de Nova York (EUA) em uma semana. (0,4)




a) Qual a maior temperatura prevista para essa semana?

3°C

b) Qual a menor temperatura prevista para essa semana?

– 7°C

c) Coloque em ordem crescente, as temperaturas indicadas nesse quadro.

– 7, – 5, – 4, – 2, 0, 1, 3


10 - Na atividade realizada em sala de aula pelo professor Renato, os alunos deveriam lançar um dado e a seguir acrescentar na expressão numérica o valor tirado em cada jogada. Observe os valores que um aluno do oitavo ano A tirou ao lançar os dados e faça o que se pede: 


                 
a) Escreva uma expressão que traduza essa situação. 

( –   6   ) + ( +  3    ) + ( –  4    ) + ( +   2   ) + ( –  6    )

b) Resolva a expressão numérica e determine a pontuação deste aluno. 

– 6 + 3 – 4 + 2 ¬– 6 (soma positivo com positivo e negativo com negativo)

– 16 + 5 (subtrai o eu você deve do que você tem)

– 11 pontos


Avaliação Final

1 - Dona Lourdes estava com saldo positivo de R$500,00. Durante os quatro primeiro dias do mês de junho, ela fez a seguinte movimentação:

• primeiro dia: depositou R$ 150,00
• segundo dia: retirou R$ 250,00
• terceiro dia: retirou R$ 600,00
• quarto dia: depositou R$ 100,00

Faça os cálculos necessários e determine qual é o saldo final da dona Lourdes após esses quatro dias? O saldo ficou negativo ou positivo?

+ 500 + 150  – 250 – 600 + 100

+ 750 – 850

– 100

O saldo ficou em R$100,00 negativos.


2 - Dona Maria é uma das mulheres responsáveis pelo sustento da família que recebeu um auxílio do governo no valor de R$1.200,00. Ela vai utilizar este valor para efetuar o pagamento das contas mensais.

R$ 92,00 de energia elétrica,
R$ 77,00 de água,
R$ 80,00 de internet,
R$ 700,00 de aluguel.

a) Qual o valor total das contas que dona Maria deve pagar?

b) Quanto sobrará do benefício recebido por ela?




3 - Transforme cada fração em número decimal:



Quinta-feira, dia 23_____________

 
Ciências_____________________________

ATIVIDADE: correção e revisão da prova.


CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR: revise com atenção.

1. De acordo com as notícias e informações estudadas escreva FATO ou FAKE nas explicações abaixo: 

a. (FATO) estudos já comprovaram que o novo coronavírus pode sobreviver (e muito) em diversos tipos diferentes de objetos e superfícies. 

b. (FAKE) o mercado pode higienizar todas as embalagens. E muitas outras pessoas podem ter manipulado o produto antes de você. Não é preciso higienizar! 

c. (FATO) ao tossir, nada de colocar a mão na boca, já que colocamos a mão em praticamente tudo! Use a dobra do antebraço ou lenço descartável que é mais sucesso. 

d. (FATO) podemos demorar até 14 dias para desenvolver os sintomas e, nesse período, podemos transmitir a doença. Os portadores assintomáticos do vírus já respondem por 50% das transmissões. 

e. (FATO) animais domésticos, como gatos, têm vírus, mas não podem transmitir! Segundo estudo chinês, nenhum dos testados teve carga viral suficiente para desenvolver ou transmitir a doença. Jamais abandone o seu pet! 



Leia:
Leis para uma Nutrição Saudável

Cada um é o único responsável pelas suas escolhas alimentares e existem algumas “leis” que podem te ajudar nestas escolhas. São elas:

1. Lei da Quantidade: com base nas necessidades energéticas (Kcal), que podem variar com: idade, sexo (masculino ou feminino), peso e altura, estado biológico (gestante, adolescente) clima, ou tipo de atividade física.

2. Lei da qualidade: baseada na maior variedade possível de alimentos. Opção por alimento coloridos. Há uma dica que sugere descasque mais, desembrulhe menos!

3. Lei da harmonia: baseada na proporção entre os grupos de alimentos, como indicado na pirâmide alimentar (exemplo: mais porções de proteína devem ser consumidas por dia, menos de gordura e açúcar).

4. Lei da Adequação: se pessoa acamada (doente) ou sedentária, há menos gastos de energia do que uma pessoa em intensa atividade física
(trabalhador braçal).

1. O tempo mudou um pouco na última semana, certo? Com base na Lei da quantidade, temos uma maior necessidade de energia no verão ou inverno? Justifique.
No inverno, porque o corpo precisa de mais energia para se manter quente. Isso justifica o fato de sentirmos mais fome nos dias frios.



2. Assinale, em cada alternativa, quem tem maior necessidade energética:

a. ( X ) homem ou ( ) mulher

b. ( X ) idoso ou ( ) criança

c. ( ) mulher de 25 anos ou ( X ) mulher de 25 anos e gestante



3. Segundo a Lei da Adequação: Quem pode e está em isolamento social durante esta pandemia precisa consumir menor ou maior quantidade de alimentos energéticos do que uma pessoa que está trabalhando, principalmente em atividades pesadas e ao ar livre (exemplo: trabalhador braçal da construção civil)? Justifique.
Quem pode e está em isolamento social durante esta pandemia precisa consumir menor quantidade de alimentos, pois estando em casa o consumo de energia corporal é menor, geralmente as atividades exigem menos força.



4. De acordo com o que estudamos, o que quer dizer a expressão: “descasque mais, desembrulhe menos!”
Que devemos comer mais frutas e verduras (descascar, saudável) e menos alimentos prontos ou processados (alimentos em pacotes como salgadinhos, bolachas e congelados).



Inglês_______________________________

ATIVIDADE: correção e revisão da prova.


CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR: revise com atenção.


1) Complete the sequence using the months of the year. 

JANUARY – FEBRUARY – MARCH – APRIL – MAY – JUNE – JULY – AUGUST – SEPTEMBER – OCTOBER  – NOVEMBER – DECEMBER .


2. Leia o texto e contorne a resposta correta. 

a) Andrew mora em 
UMA CASA. 
UM APARTAMENTO.
UMA CASA NA ÁRVORE.

b) A casa do Andrew é
VERDE E VERMELHA.
VERDE E BRANCA. 
VERDE.

c) Andrew gostaria de morar em
UM CASTELO.
UMA CASA NA ÁRVORE.
UMA CABANA.
    

3. Write the words in numbers. 
a) Eighteen – 18  e) Forty seven – 47  
b) Forty-five – 45        f) Thirteen – 13
c) Eleven –11            g) Sixty eight – 68 


4. Link the adjective to the picture. 
Happy -  feliz 
Sad – triste 
Strong – forte 
Thin  - magro 
Fat – gordo 




Arte________________________________

ATIVIDADE: O Circo


O circo é uma das mais antigas artes de espetáculo do mundo.

Nos circos tradicionais, os espetáculos acontecem sob uma enorme tenda de lona. Na parte central do circo há o picadeiro, lugar onde os artistas se apresentam. Ao redor do picadeiro fica a arquibancada, onde a plateia se diverte.

O espetáculo circense reúne um conjunto de artistas, com diferentes habilidades, como mágico, malabarista, equilibrista, trapezista, bailarina, palhaço, entre outros.



COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


1. O que é o circo?
____________________________


2. No circo tradicional, como acontecem os espetáculos?
____________________________


3. Como é dividido as áreas para os espetáculos?
____________________________


4. Desenhe, em seu caderno, um personagem que você conhece do circo.




Sexta-feira, dia 24_____________

 
Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE: correção da avaliação

1.  Quais são os  protagonistas (personagens principais) desta história?

Esopo e o amo

2.  A passagem “indagou Esopo” pode ser reescrita, mantendo-se o mesmo sentido, substituindo a palavra em destaque por outra de igual sentido:

Perguntou Esopo

3.  Em “impressionado com a inteligência invulgar do serviçal…”, o adjetivo destacado significa:

b) () medíocre

 

4.   De acordo com o texto, quando a língua é mal utilizada, intrigas e violências verbais podem ser.

b) ( X ) armadas

5. Em “por ela mesma ensinadas…”, a palavra destacada está no feminino plural em concordância com qual palavra?

Verdades

6) Em “Ao abri-lo”, o pronome foi usado para substituir a palavra:

a) ( X ) pacote




Matemática__________________________

ATIVIDADE: Continuação da correção da avaliação final

4 - Uma indústria, necessitando contratar mão de obra, elaborou um gráfico no qual apresenta a distribuição das vagas que precisa preencher. Porém, ficou faltando especificar o percentual de vagas para operador de máquinas.


Determine a porcentagem referente ao cargo de operador de máquinas que está faltando no gráfico.

Total da porcentagem do gráfico: 100%

Total de porcentagem apresentada: 32% + 10% + 22% = 64%

Operador de máquinas: 100% – 64% = 36%



5 - Em determinada loja, uma geladeira estava sendo vendida conforme o anúncio: 
 


Quanto será pago nesta geladeira caso o cliente decida pagar a geladeira à vista?



6 - Determine o valor de cada potência apresentada a seguir:

a) 23 = 2 x 2 x 2 = 8


b) 1322 = 13 x 13 = 169


c) 34 = 3 x 3 x 3 x 3 = 81


d) 20201 = 2020


7 - Assinale a alternativa correspondente à solução da expressão abaixo:

(A) –13
(B) –1
(C) 1
(X) 13

8 - Os números –1 e 2 ocupam, na reta numérica, as posições indicadas, respectivamente, por quais letras: 


(     ) P e Q (     ) Q e R
(     ) P e R ( X  ) Q e S


9 - Assinale a alternativa que representa a dízima periódica da fração  :
(A) 0,133...
(B) 1,333...
(X) 0,333...
(D) 0,111...


10 - Elabore um problema de aplicação utilizando números negativos 

Em minha conta no banco, eu estava com um saldo de R$ 520,00 negativos. Depositei R$ 810,00, mas dei cheques para pagar algumas contas: aluguel, R$ 765,00 e supermercado, R$ 237,00. Depois que os cheques forem pagos, qual será meu saldo?






----------------


8o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!