Segunda-feira, dia 20____________
ATIVIDADE: Correção das atividades da semana anterior.
Sobre o fragmento da obra “A revolução dos bichos”:
1. O motivo (a causa) da reunião dos animais foi:
a) Um
boato de um sonho muito estranho do velho Major.
2. O que aconteceu assim o que Sr. Jones apagou a
luz?
R: houve
um silencioso movimento em todos os galpões da granja
Sobre o texto: Mente quieta, corpo saudável
1. A finalidade (objetivo) do texto acima é:
d) Informar.
2. Marque V (informação verdadeira) e F (informação
falsa):
a) O texto “Mente quieta, corpo saudável” não é uma
crônica. ( V )
b) O texto não é uma reportagem. ( F )
c) O texto pertence ao gênero “conto”. ( F )
d) Trata-se de uma reportagem veiculada numa
revista informativa. ( V )
ATIVIDADE: Correção da avaliação
mensal.
Faça
a correção da avaliação em seu caderno para esclarecimento das dúvidas.
1 - Escreva números positivos
ou negativos para representar as situações a seguir:
a) Lucro de R$ 3 000,00.
+ 3000 reais
b) Ano 235 a.C.
– 235
c) Profundidade de 2 000 metros.
– 2.000 metros
d) 9 gols marcados em um campeonato.
+ 9 gols
e) Temperatura de 5° C abaixo de zero.
– 5 graus
f) Prejuízo de R$ 140,00.
– 140
reais
2 - Observe a tabela e indique quais valores são positivos,
quais valores são negativos, o maior valor e o menor valor de temperatura
apresentado:
Números positivos: + 5 e + 4
Números negativos: – 4, – 3, – 2 e – 1
Maior número: + 5
Menor
número: – 4
3 - Complete cada um dos casos com menor que (<) ou maior que (>):
4 - Identifique, em cada um dos casos, o antecessor ou o sucessor de cada número:
5 - Os números –2 e 1 ocupam, na reta numérica, as posições indicadas, respectivamente, por quais letras:
( ) P e Q ( ) Q e R
( X ) P e
R ( ) Q e S
6
- Em uma cidade, às 16 horas, a temperatura era de 5 °C. Às 21 horas, a
temperatura caiu para – 10 °C.
a) Registre, nos termômetros abaixo, as temperaturas citadas.
7
- Complete, adequadamente, os espaços da tabela:
Terça-feira, dia 21______________
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno
a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno
esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: Mineração no Brasil
- Orientações, registe os textos no seu caderno de
História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e
entendimento dos conteúdos tratados.
Leia o texto:
No
desenvolvimento do processo de colonização do Brasil, a organização de
expedições pelo interior teve objetivos diversos. A busca por metais e pedras
preciosas, o apresamento de indígenas, a captura de escravos africanos
fugitivos e o encontro das drogas do sertão são apenas alguns dos aspectos que
permeiam a motivação desses deslocamentos. Em suma, as expedições pelo interior
do território estiveram divididas entre a realização das entradas e bandeiras.
As
entradas envolviam a organização do governo português na realização de
expedições que buscavam a apresamento de índios e a prospecção de minérios.
Chegando ao século XVII, momento em que o açúcar vivia uma acentuada crise e o
governo português se recuperava do domínio espanhol, as autoridades coloniais
incentivavam tais ações exploratórias na esperança de descobrirem alguma outra
atividade econômica capaz de ampliar os lucros da Coroa.
Além
da ação oficial, a exploração do território colonial aconteceu pelas mãos de
particulares interessados em obter riquezas, buscar metais preciosos e capturar
escravos. Conhecidos como bandeirantes, essas figuras do Brasil Colonial
irrompiam pelos sertões ultrapassando os limites impostos pelo Tratado de
Tordesilhas e saíam, geralmente, das regiões de São Paulo e São Vicente. De
fato, ao longo do tempo, vemos que o bandeirantismo se dividiu em diferentes
modalidades. No chamado bandeirantismo apresador, os participantes da expedição
tinham como grande alvo o aprisionamento e a venda de índios como escravos.
Esse tipo de atividade gerava bons lucros e atraia a atenção dos bandeirantes
às proximidades das reduções jesuíticas. Afinal de contas, essas comunidades
religiosas abrigavam um grande número de nativos a serem convertidos à condição
de escravos. Como resultado dessa ação, a Igreja entrou em conflito com os
praticantes desse tipo de bandeirantismo. No bandeirantismo prospector,
observamos a realização de expedições interessadas na busca por metais e pedras
preciosas pelo interior. Por não ter garantias sobre o descobrimento de regiões
auríferas, o bandeirantismo prospector era realizado paralelamente à captura de
nativos, extração de drogas do sertão ou realização de qualquer outra espécie
de atividade. Nos fins do século XVII, a prospecção bandeirantista instaurou a
exploração de ouro na região de Minas Gerais.
Por
fim, ainda devemos falar sobre o bandeirantismo de contrato. Esse tipo de ação
expedicionária era contratado por representantes da Coroa ou senhores de
engenho interessados em combater as populações indígenas mais violentas ou
realizar a recaptura dos escravos africanos que fugiam. Além disso, o
bandeirantismo de contrato foi empregado na organização de forças que combatiam
a organização dos quilombos pelo interior do território.
Responda:
1) Qual era o objetivo das
bandeiras de prospecção?
2) Qual era o objetivo das
bandeiras de apresamento?
3) Quem eram os bandeirantes?
4) Qual o papel dos indígenas nas
bandeiras?
5) O que era o bandeirantismo de contrato?
Quarta-feira, dia 22______________
ATIVIDADE: Correção das atividades da semana anterior.
Sobre o texto A antiga Roma ressurge em cada
detalhe.
3. A finalidade principal do texto é:
d) Informar.
1. Na atividade abaixo você deverá ligar os gêneros
textuais às suas características:
a) Notícia. ( b ) Desenvolve um
debate sobre o tema.
b) Reportagem. ( d ) É um texto literário, pode ter versos e rimas.
c) Conto. ( c ) É uma obra de ficção em prosa (com personagens,
enredo, tempo, espaço)
d) Poesia ( e ) Narra histórias por meio de desenhos e textos
dispostos em sequência,
e) H.Q. ( a ) O
foco é informar um fato atual, sem apresentar uma opinião.
2. objetivo do texto é:
b) Informar sobre as medidas de segurança
para o retorno às aulas
Quinta-feira, dia 23_____________
a. (FATO) estudos já comprovaram que o novo coronavírus pode sobreviver (e muito) em diversos tipos diferentes de objetos e superfícies.
b. (FAKE) o mercado pode higienizar todas as embalagens. E muitas outras pessoas podem ter manipulado o produto antes de você. Não é preciso higienizar!
c. (FATO) ao tossir, nada de colocar a mão na boca, já que colocamos a mão em praticamente tudo! Use a dobra do antebraço ou lenço descartável que é mais sucesso.
d. (FATO) podemos demorar até 14 dias para desenvolver os sintomas e, nesse período, podemos transmitir a doença. Os portadores assintomáticos do vírus já respondem por 50% das transmissões.
e. (FATO) animais domésticos, como gatos, têm vírus, mas não podem transmitir! Segundo estudo chinês, nenhum dos testados teve carga viral suficiente para desenvolver ou transmitir a doença. Jamais abandone o seu pet!
Leia:
Leis para uma Nutrição Saudável
Cada um é o único responsável pelas suas escolhas alimentares e existem algumas “leis” que podem te ajudar nestas escolhas. São elas:
1. Lei da Quantidade: com base nas necessidades energéticas (Kcal), que podem variar com: idade, sexo (masculino ou feminino), peso e altura, estado biológico (gestante, adolescente) clima, ou tipo de atividade física.
2. Lei da qualidade: baseada na maior variedade possível de alimentos. Opção por alimento coloridos. Há uma dica que sugere descasque mais, desembrulhe menos!
3. Lei da harmonia: baseada na proporção entre os grupos de alimentos, como indicado na pirâmide alimentar (exemplo: mais porções de proteína devem ser consumidas por dia, menos de gordura e açúcar).
4. Lei da Adequação: se pessoa acamada (doente) ou sedentária, há menos gastos de energia do que uma pessoa em intensa atividade física
(trabalhador braçal).
1. O tempo mudou um pouco na última semana, certo? Com base na Lei da quantidade, temos uma maior necessidade de energia no verão ou inverno? Justifique.
No inverno, porque o corpo precisa de mais energia para se manter quente. Isso justifica o fato de sentirmos mais fome nos dias frios.
2. Assinale, em cada alternativa, quem tem maior necessidade energética:
a. ( X ) homem ou ( ) mulher
b. ( X ) idoso ou ( ) criança
c. ( ) mulher de 25 anos ou ( X ) mulher de 25 anos e gestante
3. Segundo a Lei da Adequação: Quem pode e está em isolamento social durante esta pandemia precisa consumir menor ou maior quantidade de alimentos energéticos do que uma pessoa que está trabalhando, principalmente em atividades pesadas e ao ar livre (exemplo: trabalhador braçal da construção civil)? Justifique.
Quem pode e está em isolamento social durante esta pandemia precisa consumir menor quantidade de alimentos, pois estando em casa o consumo de energia corporal é menor, geralmente as atividades exigem menos força.
4. De acordo com o que estudamos, o que quer dizer a expressão: “descasque mais, desembrulhe menos!”
Que devemos comer mais frutas e verduras (descascar, saudável) e menos alimentos prontos ou processados (alimentos em pacotes como salgadinhos, bolachas e congelados).
Sexta-feira, dia 24_____________
ATIVIDADE:
correção da avaliação
1. Quais são os
protagonistas (personagens principais) desta história?
Esopo e o amo
2. A passagem “indagou Esopo” pode ser
reescrita, mantendo-se o mesmo sentido, substituindo a palavra em destaque por
outra de igual sentido:
Perguntou Esopo
3. Em “impressionado com a inteligência invulgar
do serviçal…”, o adjetivo destacado significa:
b)
( X )
medíocre
4. De acordo com o texto, quando a língua é mal
utilizada, intrigas e violências verbais podem ser.
b)
( X ) armadas
5.
Em “por ela mesma ensinadas…”, a palavra destacada está no feminino plural em
concordância com qual palavra?
Verdades
6)
Em “Ao abri-lo”, o pronome foi usado para substituir a palavra:
a) ( X ) pacote