Segunda-feira, dia 20____________
ATIVIDADE:
Correção da aula anterior – Texto “Uso de
máscara será obrigatório para sair de casa”
Aula
- 13/07/2020
1)
Qual é o título da reportagem? Quem a escreveu?
Resposta. O título é “Uso de máscara será obrigatório
para sair de casa”. Quem escreveu foi Maria Teresa Costa.
2)
Qual a informação principal dessa notícia?
Resposta.
Que a máscara facial será obrigatória para sair de casa.
3)
Até quando a população será obrigada a utilizar
a máscara passa sair de casa?
Resposta.
Ainda não há prazo para deixar de usá-las.
4)
Segundo o texto, quem é o governador do Estado
de São Paulo?
Resposta.
João Dória.
5)
Qual o vírus que está ameaçando a saúde das
pessoas?
Resposta. Coronavirus.
ATIVIDADE: Correção da avaliação mensal.
Faça
a correção da avaliação em seu caderno para esclarecimento das dúvidas.
1 - Veja algumas pilhas de blocos numerados:
Qual é a pilha constituída somente de números primos?
(a) A (b) B (X) C (d) D
Os números 9, 28 e 21 não são primos.
2 - Decomponha em fatores primos:
3 - Jair Bolsonaro e João Dória são amigos políticos. Bolsonaro tira uma folga a cada 8 dias e Dória tira folga uma folga a cada 6 dias.
Se hoje eles folgaram juntos, daqui a quantos dias folgarão juntos novamente?
Jair Bolsonaro: 8, 16 e 24
João Dória: 6, 12, 18 e 24
Eles vão
folgar juntos daqui a 24 dias.
4 - O senhor Alfredo é carteiro. Ele tem dez cartas para entregar, uma em cada residência, nos números:
a) No lado esquerdo da rua as casas estão numeradas com números ímpares. Quais são eles?
Ímpares:
25, 47, 95, 119, 123, 141
b) Quantas cartas seu Alfredo entregará no “lado par” da rua?
4 cartas:
nas casas 14, 62, 74 e 110
c)
Se entregar as cartas seguindo a ordem dos números, quantas vezes ele terá de
atravessar a rua? Faça um desenho para representar a situação.
Ele atravessa a rua, quando muda de um número par para um número ímpar. As mudanças são representadas pelas setas.
Portanto
terá que atravessar a rua 5 vezes.
5 - Considere todos os números naturais de três algarismos diferentes formados por 3, 4 e 5. Responda.
a) Quais começam por 3?
345 e 354
b) Quais começam por 4?
435 e 453
c) Quais começam por 5?
534 e 543
d) Quantos são no total?
No total
são 6 números: 345, 354, 435, 453, 534 e 543
6 - Escreva números positivos ou negativos para representar as situações a seguir:
a) Lucro de R$ 3 000,00.
+ 3000 reais
b) Prejuízo de R$ 140,00.
– 140 reais
c) Profundidade de 2 000 metros.
– 2.000 metros
d) Temperatura de 5° C abaixo de zero.
– 5 graus
Terça-feira, dia 21______________
Professora
Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno
a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno
esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: ESCRAVISMO
- Orientações, registe os textos no seu caderno de
História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e
entendimento dos conteúdos tratados.
- Após o registro, leia novamente o texto com calma.
Copie e responda as questões em seu caderno.
ESCRAVISMO
O sistema econômico montado na América foi o
escravista.
O escravismo é um sistema social e econômico no qual o agente de produção é predominantemente o escravo, que é comercializado, sendo vendido, comprado ou trocado como uma mercadoria ou objeto.
Os
motivos da utilização da mão-de-obra escrava na América foram:
escravismo proporcionou a montagem do tráfico
internacional de escravos gerando lucros fabulosos aos traficantes;
os escravos supriam a mão-de-obra no trabalho
dentro das colônias em lugar dos colonizadores europeus.
O escravismo, na época moderna, não era uma
novidade, pois já havia escravidão entre povos da Antigüidade, como por
exemplo, entre os gregos e romanos.
O escravismo era aceito e justificado pela
Igreja e pela sociedade como uma prática normal e lucrativa,
pois, tanto os traficantes como à Igreja
ganhavam grandes porcentagens com o tráfico de negros.
A igreja impedia que o índio fosse
escravizado, pois estava interessada em sua catequese e como mão-de-obra nas
aldeias jesuítas, mas, ao mesmo tempo, continuava justificando a escravidão do
negro.
Assim, os
colonizadores, utilizavam o negro como escravo, aumentando o volume do tráfico africano e
conseqüentemente as vantagens e lucros obtidos por quem promovia esse comércio.
Escravidão
e preconceito persistem no século XXI.
A proteção ao índio era relativa, pois ao mesmo tempo em que se proibia legalmente a sua escravização, o governo permitia que a mesma ocorresse através das “guerras justas”.
...e o
que eram essas “guerras justas?”
Aquelas
feitas com licença do rei ou do governador-geral contra os povos indígenas que
combatiam os portugueses, impediam o comércio ou que fizessem aliança com
outras nações européias. Os índios capturados nessas guerras justas eram
levados para aldeias de repartição e distribuídos entre os colonos por tempo
determinado”. (Azanha, G. Senhores
destas terras. Atual, 1991).
Os padres jesuítas eram grandes defensores da não escravização do índio pelos colonos, no entanto, os jesuítas faziam uso da mão-de-obra indígena para os diversos trabalhos nas missões, além de desestruturarem a sua cultura quando lhes impunham os costumes e a religião do colonizador português, através das catequeses.
Reação Negra
e Indígena ao Escravismo
Tanto o índio como o negro foi dominado e
escravizado pelos brancos europeus. Os negros foram trazidos
do Continente Africano, pela força, para servir de mão-de-obra escrava
no trabalho braçal na lavoura, minas
e serviços domésticos.
Desde a captura na África, já eram separados
de suas famílias e nações para que chegassem na América desunidos e sem
disposição de reagir ao cativeiro. Eram transportados para o Brasil nos porões
dos navios negreiros também chamados “navios tumbeiros”, nas piores condições
possíveis, o que provocava a morte de mais de 50% dos negros durante as
viagens, entretanto, nem negros e nem índios aceitaram passivamente essa
dominação.
O desmonte da cultura indígena e da cultura
negra africana, além de outros motivos, ocorreu porque o colonizador português
não permitiu a manifestação religiosa desses povos.
Índios: o colonizador português foi
introduzindo ao cotidiano novos conceitos religiosos que foram impostos como
parte da salvação de suas almas.
Negros: apesar da proibição de culto
religioso, feita pelo colonizador branco português, criaram uma mistura da
religião africana com a religião católica como forma de burlar essa proibição.
Com a colonização, os portugueses impuseram tanto aos índios, quanto aos negros, sua forma de organização social, econômica e política. O índio, mesmo reagindo, foi sendo exterminado ou se misturando à cultura branca. O negro fugia para os quilombos; entretanto, se recapturado, era levado de volta aos engenhos e forçado a se adaptar culturalmente, ou morria, devido aos castigos físicos.
Responda em seu caderno:
1) 1. O
que é escravismo?
2) 2. Quais
os motivos da utilização da mão de obra escravizada na América?
3)
3. O que
você acha da chamada “guerra justa” defendida durante a colonização do Brasil?
Quarta-feira, dia 22______________
ATIVIDADE:
Correção das aulas anteriores – Texto “Uso de
máscara será obrigatório para sair de casa” e produção de texto.
Aula - 15/07/2020
1) Copie
a frase onde há a fala do governador. Como você identificou que se trata de uma
fala?
Resposta.
Todos os cidadãos que estiverem caminhando, andando
ou se dirigindo a qualquer local no estado deverão usar a proteção”. Identifica-se a fala quando a
escritora escreve “falou o governador”.
2) Quem
decidirá quais as punições para quem descumprir as medidas?
Resposta. A
regulamentação caberá às prefeituras, que definirão a fiscalização e a
aplicação de penalidades a quem desobedecer à medida.
3) Você e
sua família estão conseguindo manter o isolamento social?
Resposta
pessoal.
4) Você
considera importante utilizar a máscara de proteção?
Resposta
pessoal.
Aula - 17/07/2020
Para esta atividade, espera-se que o aluno tenha conseguido compreender
a informação que ambos textos passam e escreva, em cinco linhas, sobre a
relação da pandemia pelo coronavirus entre os meses de maio e junho.
ATIVIDADE:
Correção
da avaliação mensal e da avaliação final.
7 - Observe a tabela e indique quais valores são positivos,
quais valores são negativos, o maior valor e o menor valor de temperatura
apresentado:
Números positivos: + 5 e + 4
Números negativos: – 4, – 3, – 2 e – 1
Maior número: + 5
Menor
número: – 4
8 - Os números –2 e 1 ocupam, na reta numérica, as posições indicadas, respectivamente, por quais letras:
( ) P e Q ( ) Q e R
( X ) P e
R ( ) Q e S
9
- Fabrício tinha R$ 300,00 para pagar as suas contas.
R$ 117,00 de energia
elétrica,
R$ 58,00 de água,
R$ 88,00 de internet.
O
restante queria usar para fazer algumas compras. Determine quanto lhe restou para isso.
10 - Sem considerar o banco do motorista, um ônibus tem um banco de cinco lugares e vinte e cinco bancos de dois lugares. Viajam nele 83 passageiros. Sabendo que todos os bancos estão ocupados por apenas um passageiro em cada banco, quantos passageiros viajam em pé?
Um banco de 5 lugares = 1 x 5 = 5
Vinte e cinco bancos de dois lugares = 25 x 2 = 50
Total de lugares: 5 + 50 = 55
Passageiros em pé: 83 – 55 = 28
Resposta: Viajavam 28 passageiros de pé.
Avaliação
Final
1 - Dona Lourdes estava com saldo positivo de R$500,00. Durante os quatro primeiro dias do mês de junho, ela fez a seguinte movimentação:
• primeiro dia: depositou R$ 150,00
• segundo dia: retirou R$ 250,00
• terceiro dia: retirou R$ 600,00
• quarto dia: depositou R$ 100,00
Faça os cálculos necessários e determine qual é o saldo final da dona Lourdes após esses quatro dias? O saldo ficou negativo ou positivo?
+ 500 + 150 – 250 – 600 + 100
+ 750 – 850
– 100
O saldo ficou em R$100,00 negativos.
2 - Dona Maria é uma das mulheres responsáveis pelo sustento
da família que recebeu um auxílio do governo no valor de R$1.200,00. Ela vai
utilizar este valor para efetuar o pagamento das contas mensais.
R$ 92,00 de energia elétrica,
R$ 77,00 de água,
R$ 80,00 de internet,
R$ 700,00 de aluguel.
a) Qual o valor total das contas que dona Maria deve pagar?
b) Quanto sobrará do benefício recebido por ela?
Quinta-feira, dia 23_____________
a. (FATO) estudos já comprovaram que o novo coronavírus pode sobreviver (e muito) em diversos tipos diferentes de objetos e superfícies.
b. (FAKE) o mercado pode higienizar todas as embalagens. E muitas outras pessoas podem ter manipulado o produto antes de você. Não é preciso higienizar!
c. (FATO) ao tossir, nada de colocar a mão na boca, já que colocamos a mão em praticamente tudo! Use a dobra do antebraço ou lenço descartável que é mais sucesso.
d. (FATO) podemos demorar até 14 dias para desenvolver os sintomas e, nesse período, podemos transmitir a doença. Os portadores assintomáticos do vírus já respondem por 50% das transmissões.
e. (FATO) animais domésticos, como gatos, têm vírus, mas não podem transmitir! Segundo estudo chinês, nenhum dos testados teve carga viral suficiente para desenvolver ou transmitir a doença. Jamais abandone o seu pet!
Leia
Estudo com 96 mil pacientes não encontra benefício de uso de cloroquina contra Covid-19 e detecta risco de arritmia cardíaca
[...]De acordo com os autores, os pacientes medicados com as substâncias apresentaram também risco maior de desenvolver arritmia cardíaca. A maior taxa foi vista em pacientes que receberam a hidroxicloroquina em combinação com os antibióticos: 8% ou 502 pessoas em um grupo de 6.221. O grupo controle, que não recebeu as substâncias, teve um índice de 0,3%. [...]
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta quarta-feira (20) que as substâncias podem causar efeitos colaterais e não têm eficiência contra doença. Marcos Espinal, diretor do departamento de doenças comunicáveis da Opas, também disse que "não há evidências para recomendar cloroquina e hidroxicloroquina".
Disponível em: <https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/05/22/estudo-com-mais-de-90-mil-pacientes-mostra-que-hidroxicloroquina-nao-e-eficiente-contra-a-covid-19-e-pode-causar-arritmia-cardiaca.ghtml>. Acesso em 26 mai 2020.
2. Quais foram os efeitos colaterais percebidos no estudo?
Risco maior de desenvolver arritmia cardíaca.
3. A OMS chegou a uma conclusão sobre o estudo. Qual foi ela?
As substâncias podem causar efeitos colaterais e não têm eficiência contra
Leia
Revista Radis aborda queda da cobertura vacinal no Brasil. 15/01/2019
Luiz Felipe Stevanim / Revista Radis
[…] O que explica essa diminuição na parcela da população que se vacinou corretamente — se o país oferece 19 vacinas gratuitamente no calendário nacional, com imunizantes para crianças, adolescentes, adultos, idosos e povos indígenas? Diante da circulação crescente de notícias falsas sobre vacinas, nas redes sociais, este fator teria algum peso para que as pessoas deixem de procurar os postos de saúde para se prevenir contra doenças que podem matar? Mesmo com as evidências científicas de que as vacinas são seguras, por que alguns pais e responsáveis não vacinam seus filhos? […]
4. O que explica essa diminuição na parcela da população que se vacina corretamente?
A circulação crescente de notícias falsas sobre vacinas, nas redes sociais.
Sexta-feira, dia 24_____________
ATIVIDADE:
Correção da Avaliação Bimestral
Carta ao inquilino
Senhor morador:
Gostaria de informar que o contrato de
aluguel que acordamos, há bilhões de anos, está vencendo. Precisamos renová-lo,
porém temos que acertar alguns pontos fundamentais:
1º) Você precisa pagar a conta de
energia. Está muito alta! Como você pode gastar tanto?
2º) Antes eu fornecia água em
abundância, hoje não disponho mais desta quantidade. Precisamos renegociar o
uso.
3º) Por que alguns na casa comem o
suficiente e outros estão morrendo de fome, se o quintal é tão grande? Se
cuidar da terra e plantar, vai ter alimento para todos!
4º) Você cortou as árvores que dão
sombra, ar e equilíbrio. O sol está quente e o calor aumentou. Você precisa
replantar novamente!
5º) Todos os bichos e plantas do imenso
jardim devem ser cuidados e preservados. Procurei alguns animais que moravam lá
e não os encontrei. Sei que quando aluguei a casa eles existiam.
6º) Você precisa verificar que cores
estranhas estão no céu! Não consegui ver o azul.
7º) Por falar em lixo, que sujeira,
hein? Encontrei objetos estranhos pelo caminho: latinhas vazias, pneus,
plásticos, isopor etc.
8º) Não vi os peixes que moravam nos
lagos e rios. Você pescou todos? Onde estão?
Bem, é hora de conversarmos. Preciso
saber se você ainda quer morar aqui? Em caso afirmativo, o que você pode fazer
para cumprir o contrato?
Gostaria de ter você sempre comigo, mas
tudo tem um limite. Você pode mudar?
Aguardo respostas e atitudes.
Assinado: Sua casa, a Terra.
a) O
texto lido se refere a:
( ) uma notícia ( ) uma carta ( ) uma poesia
b)
Quem escreveu o texto?
Resposta: Entende-se que quem escreveu
o texto foi o planeta terra que já está cansado do desrespeito humano com a
natureza.
c) A
quem foi destinado? Quem é esse destinatário?
Resposta. Foi destinado ao inquilino,
no caso, a nós, humanos, que tanto maltratamos o planeta terra.
e)
Segundo o texto, o que se pode fazer para que as pessoas não morram de fome?
Resposta. De acordo com o texto, o quintal que é
proposto ao plantio e cuidado com a terra, são as vastas áreas verdes que o
Brasil possui. Se todos cuidarem e plantar, não haverá fome.
f)
Para o autor, tudo tem limite. Ele se refere:
( ) à bagunça feita pelo inquilino na sua
residência.
(
) aos estragos feitos pelo homem no planeta Terra.
( ) às necessidades do ser humano.
( ) aos animais que vivem no planeta.
ATIVIDADE: Continuação da correção
da avaliação final
3 - Resolva as operações abaixo:
4 - Uma indústria, necessitando contratar mão de obra,
elaborou um gráfico no qual apresenta a distribuição das vagas que precisa
preencher. Porém, ficou faltando especificar o percentual de vagas para
operador de máquinas.
Determine a porcentagem referente ao cargo de operador de máquinas que está faltando no gráfico.
Total da porcentagem do gráfico: 100%
Total de porcentagem apresentada: 32% + 10% + 22% = 64%
Operador de máquinas: 100% – 64%
= 36%
5 - Em determinada loja, uma geladeira estava sendo vendida conforme o anúncio:
Quanto será pago nesta geladeira caso o cliente decida pagar a geladeira à vista?
6 - Determine o valor de cada potência apresentada a seguir:
a) 23 = 2 x 2 x 2 = 8
b) 132 = 13 x 13 = 169
c) 34 = 3 x 3 x 3 x 3 = 81
d)
20201 = 2020
7
- Assinale a alternativa correta:
(A) 10 é raiz
quadrada de 20.
(B) 4 é raiz
quadrada de 8.
(X) 10 é
raiz quadrada de 100.
(D) 4 é raiz
quadrada de 2.
10 x 10 =
100, portanto raiz quadrada de 100 é igual a 10
8 - Os números –1 e 2 ocupam, na reta numérica, as posições indicadas, respectivamente, por quais letras:
( ) P e Q ( ) Q e R
( ) P e R ( X ) Q e S
9
- Assinale a alternativa onde todos os números são primos:
(A) 1, 2, 3 e 4
(B) 2, 3, 4 e 5.
(C) 1,
2, 3 e 5
(X) 2, 3,
5 e 7
1 e 4 não
são primos.
10 - Elabore um problema de aplicação utilizando números negativos
Em minha
conta no banco, eu estava com um saldo de R$ 520,00 negativos. Depositei R$ 810,00,
mas dei cheques para pagar algumas contas: aluguel, R$ 765,00 e supermercado,
R$ 237,00. Depois que os cheques forem pagos, qual será meu saldo?