segunda-feira, 20 de julho de 2020

Semana 12 - de 20 a 24/7 - 7o ano EJA

Atenção aos comandos

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.



Segunda-feira, dia 20____________


Língua Portuguesa__________________________

ATIVIDADE: Correção da aula anterior – Texto “Uso de máscara será obrigatório para sair de casa

Aula - 13/07/2020

1)    Qual é o título da reportagem? Quem a escreveu?

Resposta. O título é “Uso de máscara será obrigatório para sair de casa”. Quem escreveu foi Maria Teresa Costa.

2)    Qual a informação principal dessa notícia?

Resposta. Que a máscara facial será obrigatória para sair de casa.

3)    Até quando a população será obrigada a utilizar a máscara passa sair de casa?

Resposta. Ainda não há prazo para deixar de usá-las.

4)    Segundo o texto, quem é o governador do Estado de São Paulo?

Resposta. João Dória.

5)    Qual o vírus que está ameaçando a saúde das pessoas?

Resposta. Coronavirus.




Matemática___________________________

ATIVIDADE:
Correção da avaliação mensal.

Faça a correção da avaliação em seu caderno para esclarecimento das dúvidas.

 

1 - Veja algumas pilhas de blocos numerados:

Qual é a pilha constituída somente de números primos?

 (a) A              (b) B              (X) C             (d) D

Os números 9, 28 e 21 não são primos.

 

2 - Decomponha em fatores primos:


3 - Jair Bolsonaro e João Dória são amigos políticos. Bolsonaro tira uma folga a cada 8 dias e Dória tira folga uma folga a cada 6 dias.

Se hoje eles folgaram juntos, daqui a quantos dias folgarão juntos novamente?

Jair Bolsonaro: 8, 16 e 24

João Dória: 6, 12, 18 e 24

Eles vão folgar juntos daqui a 24 dias.

 

4 - O senhor Alfredo é carteiro. Ele tem dez cartas para entregar, uma em cada residência, nos números:

 

a) No lado esquerdo da rua as casas estão numeradas com números ímpares. Quais são eles?

Ímpares: 25, 47, 95, 119, 123, 141

 

b) Quantas cartas seu Alfredo entregará no “lado par” da rua?

4 cartas: nas casas 14, 62, 74 e 110

 

c) Se entregar as cartas seguindo a ordem dos números, quantas vezes ele terá de atravessar a rua? Faça um desenho para representar a situação.

 

Ele atravessa a rua, quando muda de um número par para um número ímpar. As mudanças são representadas pelas setas.

Portanto terá que atravessar a rua 5 vezes.

 

5 - Considere todos os números naturais de três algarismos diferentes formados por 3, 4 e 5. Responda.

a) Quais começam por 3?

345 e 354

b) Quais começam por 4?

435 e 453

c) Quais começam por 5?

534 e 543

d) Quantos são no total?

No total são 6 números: 345, 354, 435, 453, 534 e 543

 

6 - Escreva números positivos ou negativos para representar as situações a seguir:

a) Lucro de R$ 3 000,00.

+ 3000 reais

b) Prejuízo de R$ 140,00. 

– 140 reais

c) Profundidade de 2 000 metros.

– 2.000 metros

d) Temperatura de 5° C abaixo de zero.

– 5 graus





Terça-feira, dia 21______________


Geografia____________________________

ATIVIDADE: correção e revisão da prova.


CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR: revise com atenção.



1.A CONCENTRAÇÃO DA PROPRIEDADE DA TERRA NAS MÃOS DE POUCOS E A AUSÊNCIA DE UMA REFORMA AGRÁRIA  EFETIVA.
ALTERNATIVA (B)

2.PARA CORRIGIR O TEXTO, DEVE-SE PROCEDER Á SUBSTITUIÇÃO DE:
ALTERNATIVA (D)
Produtivas POR improdutivas

3.O MST NÃO considera como SEM TERRA
ALTERNATIVA (C)
FILHOS DE PROPRIETÁRIOS RURAIS CUJAS FAMÍLIAS NÃO TEM CONDIÇÕES DE DIVIDIR A PROPRIEDADE COM A PROLE.

4.MST (SIGNIFICA MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA).

5. A ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA (B)    REFORMA AGRÁRIA É O PROCESSO DE REDISTRIBUIÇÃO DAS PROPRIEDADES RURAIS IMPRODUTIVAS PARA CAMPONESES QUE NÃO POSSUEM TERRAS.

6.PODE SE DEFINIR COMO:REORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA FUNDIÁRIA COM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR A REDISTRIBUIÇÃO DAS PROPRIEDADES RURAIS OU SEJA EFETUAR A DISTRIBUIÇÃO DE TERRAS PARA REALIZAÇÃO DE SUA FUNÇÃO SOCIAL



História______________________________

Professora Lívia Sgarbosa

ORIENTAÇÕES:

- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.

- Pauta: ESCRAVISMO

- Orientações, registe os textos no seu caderno de História, isso facilita sua organização, bem como contribui para a fixação e entendimento dos conteúdos tratados.

- Após o registro, leia novamente o texto com calma. Copie e responda as questões em seu caderno.

 ESCRAVISMO

O sistema econômico montado na América foi o escravista.

O escravismo é um sistema social e econômico no qual o agente de produção é predominantemente o escravo, que é comercializado, sendo vendido, comprado ou trocado como uma mercadoria ou objeto.

Os motivos da utilização da mão-de-obra escrava na América foram:

escravismo proporcionou a montagem do tráfico internacional de escravos gerando lucros fabulosos aos traficantes;

os escravos supriam a mão-de-obra no trabalho dentro das colônias em lugar dos colonizadores europeus.

O escravismo, na época moderna, não era uma novidade, pois já havia escravidão entre povos da Antigüidade, como por exemplo, entre os gregos e romanos.

O escravismo era aceito e justificado pela Igreja e pela sociedade como uma prática normal e lucrativa,

pois, tanto os traficantes como à Igreja ganhavam grandes porcentagens com o tráfico de negros.

A igreja impedia que o índio fosse escravizado, pois estava interessada em sua catequese e como mão-de-obra nas aldeias jesuítas, mas, ao mesmo tempo, continuava justificando a escravidão do negro.

Assim, os colonizadores, utilizavam o negro como escravo, aumentando o volume do tráfico africano  e

conseqüentemente     as vantagens e lucros obtidos por quem promovia esse comércio.

Escravidão e preconceito persistem no século XXI.

A proteção ao índio era relativa, pois ao mesmo tempo em que se proibia legalmente a sua escravização, o governo permitia que a mesma ocorresse através das “guerras justas”.

...e o que eram essas “guerras justas?”

 Aquelas feitas com licença do rei ou do governador-geral contra os povos indígenas que combatiam os portugueses, impediam o comércio ou que fizessem aliança com outras nações européias. Os índios capturados nessas guerras justas eram levados para aldeias de repartição e distribuídos entre os colonos por tempo determinado”.       (Azanha, G. Senhores destas terras. Atual, 1991).

Os padres jesuítas eram grandes defensores da não escravização do índio pelos colonos, no entanto, os jesuítas faziam uso da mão-de-obra indígena para os diversos trabalhos nas missões, além de desestruturarem a sua cultura quando lhes impunham os costumes e a religião do colonizador português, através das catequeses.

Reação Negra e Indígena ao Escravismo

Tanto o índio como o negro foi dominado e escravizado pelos brancos europeus. Os negros foram  trazidos  do Continente Africano, pela força, para servir de mão-de-obra escrava no trabalho braçal na lavoura, minas  e  serviços domésticos.

Desde a captura na África, já eram separados de suas famílias e nações para que chegassem na América desunidos e sem disposição de reagir ao cativeiro. Eram transportados para o Brasil nos porões dos navios negreiros também chamados “navios tumbeiros”, nas piores condições possíveis, o que provocava a morte de mais de 50% dos negros durante as viagens, entretanto, nem negros e nem índios aceitaram passivamente essa dominação.

O desmonte da cultura indígena e da cultura negra africana, além de outros motivos, ocorreu porque o colonizador português não permitiu a manifestação religiosa desses povos.

Índios: o colonizador português foi introduzindo ao cotidiano novos conceitos religiosos que foram impostos como parte da salvação de suas almas.

Negros: apesar da proibição de culto religioso, feita pelo colonizador branco português, criaram uma mistura da religião africana com a religião católica como forma de burlar essa proibição.

Com a colonização, os portugueses impuseram tanto aos índios, quanto aos negros, sua forma de organização social, econômica e política. O índio, mesmo reagindo, foi sendo exterminado ou se misturando à cultura branca. O negro fugia para os quilombos; entretanto, se recapturado, era levado de volta aos engenhos e forçado a se adaptar culturalmente, ou morria, devido aos castigos físicos.


Responda em seu caderno:

1)     1. O que é escravismo?

2)      2. Quais os motivos da utilização da mão de obra escravizada na América?

3)      3. O que você acha da chamada “guerra justa” defendida durante a colonização do Brasil?




Educação Física_______________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento sentado


O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.
Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 15. Vamos lá?!
Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!


Vamos fazer exercícios e alongamento para o corpo que podem ser realizados em casa.




ATIVIDADE  TURMA  2: alongamento

O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.
Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 15. Vamos lá?!
Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!



Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa, do canal Portal Coop.





Quarta-feira, dia 22______________

 
Língua Portuguesa______________________

ATIVIDADE: Correção das aulas anteriores – Texto “Uso de máscara será obrigatório para sair de casa” e produção de texto.

Aula - 15/07/2020

1)    Copie a frase onde há a fala do governador. Como você identificou que se trata de uma fala?

Resposta. Todos os cidadãos que estiverem caminhando, andando ou se dirigindo a qualquer local no estado deverão usar a proteção”. Identifica-se a fala quando a escritora escreve “falou o governador”.

2)    Quem decidirá quais as punições para quem descumprir as medidas?

Resposta. A regulamentação caberá às prefeituras, que definirão a fiscalização e a aplicação de penalidades a quem desobedecer à medida.

3)    Você e sua família estão conseguindo manter o isolamento social?

Resposta pessoal.

4)    Você considera importante utilizar a máscara de proteção?

Resposta pessoal.

Aula - 17/07/2020

Para esta atividade, espera-se que o aluno tenha conseguido compreender a informação que ambos textos passam e escreva, em cinco linhas, sobre a relação da pandemia pelo coronavirus entre os meses de maio e junho.




Matemática____________________________

ATIVIDADE: Correção da avaliação mensal e da avaliação final.

7 - Observe a tabela e indique quais valores são positivos, quais valores são negativos, o maior valor e o menor valor de temperatura apresentado:

Números positivos: + 5 e + 4

Números negativos: – 4, – 3, – 2 e – 1

Maior número: + 5

Menor número: – 4

 

8 - Os números –2 e 1 ocupam, na reta numérica, as posições indicadas, respectivamente, por quais letras: 

(     ) P e Q                (     ) Q e R

( X ) P e R                 (     ) Q e S

 

9 - Fabrício tinha R$ 300,00 para pagar as suas contas.

 

R$ 117,00 de energia elétrica,

R$ 58,00 de água,             

R$ 88,00 de internet.

O restante queria usar para fazer algumas compras.  Determine quanto lhe restou para isso.

  

10 - Sem considerar o banco do motorista, um ônibus tem um banco de cinco lugares e vinte e cinco bancos de dois lugares. Viajam nele 83 passageiros. Sabendo que todos os bancos estão ocupados por apenas um passageiro em cada banco, quantos passageiros viajam em pé?

Um banco de 5 lugares = 1 x 5 = 5

Vinte e cinco bancos de dois lugares = 25 x 2 = 50

Total de lugares: 5 + 50 = 55

Passageiros em pé: 83 – 55 = 28

Resposta: Viajavam 28 passageiros de pé.

 

Avaliação Final

 

1 - Dona Lourdes estava com saldo positivo de R$500,00. Durante os quatro primeiro dias do mês de junho, ela fez a seguinte movimentação:

• primeiro dia: depositou R$ 150,00                   

• segundo dia: retirou R$ 250,00

• terceiro dia: retirou R$ 600,00                          

• quarto dia: depositou R$ 100,00

 

Faça os cálculos necessários e determine qual é o saldo final da dona Lourdes após esses quatro dias? O saldo ficou negativo ou positivo?

+ 500 + 150  – 250 – 600 + 100

+ 750 – 850

– 100

O saldo ficou em R$100,00 negativos.

 

2 - Dona Maria é uma das mulheres responsáveis pelo sustento da família que recebeu um auxílio do governo no valor de R$1.200,00. Ela vai utilizar este valor para efetuar o pagamento das contas mensais.

 

R$ 92,00 de energia elétrica,

R$ 77,00 de água,             

R$ 80,00 de internet,

R$ 700,00 de aluguel.

 

a) Qual o valor total das contas que dona Maria deve pagar?

 

b) Quanto sobrará do benefício recebido por ela?

 



Quinta-feira, dia 23_____________

 
Ciências_____________________________

ATIVIDADE: correção e revisão da prova.


CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR: revise com atenção.

1. De acordo com as notícias e informações estudadas escreva FATO ou FAKE nas explicações abaixo: 

a. (FATO) estudos já comprovaram que o novo coronavírus pode sobreviver (e muito) em diversos tipos diferentes de objetos e superfícies. 

b. (FAKE) o mercado pode higienizar todas as embalagens. E muitas outras pessoas podem ter manipulado o produto antes de você. Não é preciso higienizar! 

c. (FATO) ao tossir, nada de colocar a mão na boca, já que colocamos a mão em praticamente tudo! Use a dobra do antebraço ou lenço descartável que é mais sucesso. 

d. (FATO) podemos demorar até 14 dias para desenvolver os sintomas e, nesse período, podemos transmitir a doença. Os portadores assintomáticos do vírus já respondem por 50% das transmissões. 

e. (FATO) animais domésticos, como gatos, têm vírus, mas não podem transmitir! Segundo estudo chinês, nenhum dos testados teve carga viral suficiente para desenvolver ou transmitir a doença. Jamais abandone o seu pet! 



Leia 
Estudo com 96 mil pacientes não encontra benefício de uso de cloroquina contra Covid-19 e detecta risco de arritmia cardíaca 

[...]De acordo com os autores, os pacientes medicados com as substâncias apresentaram também risco maior de desenvolver arritmia cardíaca. A maior taxa foi vista em pacientes que receberam a hidroxicloroquina em combinação com os antibióticos: 8% ou 502 pessoas em um grupo de 6.221. O grupo controle, que não recebeu as substâncias, teve um índice de 0,3%. [...] 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta quarta-feira (20) que as substâncias podem causar efeitos colaterais e não têm eficiência contra doença. Marcos Espinal, diretor do departamento de doenças comunicáveis da Opas, também disse que "não há evidências para recomendar cloroquina e hidroxicloroquina". 

Disponível em: <https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/05/22/estudo-com-mais-de-90-mil-pacientes-mostra-que-hidroxicloroquina-nao-e-eficiente-contra-a-covid-19-e-pode-causar-arritmia-cardiaca.ghtml>. Acesso em 26 mai 2020. 

2. Quais foram os efeitos colaterais percebidos no estudo? 
Risco maior de desenvolver arritmia cardíaca.

3. A OMS chegou a uma conclusão sobre o estudo. Qual foi ela? 
As substâncias podem causar efeitos colaterais e não têm eficiência contra 



Leia 
Revista Radis aborda queda da cobertura vacinal no Brasil. 15/01/2019 
Luiz Felipe Stevanim / Revista Radis 

[…] O que explica essa diminuição na parcela da população que se vacinou corretamente — se o país oferece 19 vacinas gratuitamente no calendário nacional, com imunizantes para crianças, adolescentes, adultos, idosos e povos indígenas? Diante da circulação crescente de notícias falsas sobre vacinas, nas redes sociais, este fator teria algum peso para que as pessoas deixem de procurar os postos de saúde para se prevenir contra doenças que podem matar? Mesmo com as evidências científicas de que as vacinas são seguras, por que alguns pais e responsáveis não vacinam seus filhos? […] 

4. O que explica essa diminuição na parcela da população que se vacina corretamente? 
A circulação crescente de notícias falsas sobre vacinas, nas redes sociais.



Inglês_______________________________

ATIVIDADE: correção e revisão da prova.


CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR: revise com atenção.


1.Há palavras de origem estrangeira em nosso cotidiano. Cite 6 delas.
Resposta Pessoal 
 

2.Look at the image and select the option:
a.(    ) Good morning!
b.( X ) Good night!  
c.(    ) Good bye!


3. Qual é o resultado da soma 10+10 em inglês?
 a.twenty one           
b.twenty                  
c.twenty two             
d.twelve


4.Observe a frase: “Eu viajarei terça-feira”.  A tradução da palavra grifada para o inglês é?
a.Friday                   
b.Saturday              
c.Wednesday           
d. Tuesday


5.A conjugação do verbo TO BE que irá acompanhar os pronomes pessoais She, He , It são:
a.Are, Are, Is          
b.Is, Is, Is          
c.Am, Is, Is           
d.Not, Is, Is


6 .Até ao meio-dia, dizemos em inglês:
a.good morning          
b.good afternoon         
c.good bye         
d.good night


If two Chinese scientists are to be believed, China nearly made the first hybrid decades earlier. In 1967, they came close to creating a human-chimpanzee hybrid—and if the experiment hadn’t been shut down early, they would have succeeded.
Two scientists from Shenyang have claimed that they participated in an experiment in which they successfully impregnated a female chimpanzee with human sperm. Their goal was to create a new, more highly evolved chimpanzee with a larger brain and a wider mouth. Ultimately, they hoped that their new creature would be able to speak [… ] http://listverse.com/2018/06/25/10-experiments-that-have-created-real-human-animal-hybrids/

7.Encontre no texto acima:
a)um número ordinal   first 
b)o nome de uma parte do corpo mouth 
c)o nome de um animal chimpanzé  
d)o nome de um país  China  


Arte________________________________

ATIVIDADE: O Circo


O circo é uma das mais antigas artes de espetáculo do mundo.

Nos circos tradicionais, os espetáculos acontecem sob uma enorme tenda de lona. Na parte central do circo há o picadeiro, lugar onde os artistas se apresentam. Ao redor do picadeiro fica a arquibancada, onde a plateia se diverte.

O espetáculo circense reúne um conjunto de artistas, com diferentes habilidades, como mágico, malabarista, equilibrista, trapezista, bailarina, palhaço, entre outros.



COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


1. O que é o circo?
____________________________


2. No circo tradicional, como acontecem os espetáculos?
____________________________


3. Desenhe, em seu caderno, um personagem que você conhece do circo.




Sexta-feira, dia 24_____________

 
Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE: Correção da Avaliação Bimestral

Carta ao inquilino

         Senhor morador:

         Gostaria de informar que o contrato de aluguel que acordamos, há bilhões de anos, está vencendo. Precisamos renová-lo, porém temos que acertar alguns pontos fundamentais:

         1º) Você precisa pagar a conta de energia. Está muito alta! Como você pode gastar tanto?

         2º) Antes eu fornecia água em abundância, hoje não disponho mais desta quantidade. Precisamos renegociar o uso.   

        3º) Por que alguns na casa comem o suficiente e outros estão morrendo de fome, se o quintal é tão grande? Se cuidar da terra e plantar, vai ter alimento para todos!

       4º) Você cortou as árvores que dão sombra, ar e equilíbrio. O sol está quente e o calor aumentou. Você precisa replantar novamente!

       5º) Todos os bichos e plantas do imenso jardim devem ser cuidados e preservados. Procurei alguns animais que moravam lá e não os encontrei. Sei que quando aluguei a casa eles existiam.

       6º) Você precisa verificar que cores estranhas estão no céu! Não consegui ver o azul.

       7º) Por falar em lixo, que sujeira, hein? Encontrei objetos estranhos pelo caminho: latinhas vazias, pneus, plásticos, isopor etc.

       8º) Não vi os peixes que moravam nos lagos e rios. Você pescou todos? Onde estão?

       Bem, é hora de conversarmos. Preciso saber se você ainda quer morar aqui? Em caso afirmativo, o que você pode fazer para cumprir o contrato?

       Gostaria de ter você sempre comigo, mas tudo tem um limite. Você pode mudar?

       Aguardo respostas e atitudes. 

                                                        Assinado: Sua casa, a Terra.

a) O texto lido se refere a:

(    ) uma notícia             (    ) uma carta             (     ) uma poesia

 

b) Quem escreveu o texto?

Resposta: Entende-se que quem escreveu o texto foi o planeta terra que já está cansado do desrespeito humano com a natureza.

c) A quem foi destinado? Quem é esse destinatário?

Resposta. Foi destinado ao inquilino, no caso, a nós, humanos, que tanto maltratamos o planeta terra.

e) Segundo o texto, o que se pode fazer para que as pessoas não morram de fome?

Resposta. De acordo com o texto, o quintal que é proposto ao plantio e cuidado com a terra, são as vastas áreas verdes que o Brasil possui. Se todos cuidarem e plantar, não haverá fome.

f) Para o autor, tudo tem limite. Ele se refere:

(   ) à bagunça feita pelo inquilino na sua residência.

(   ) aos estragos feitos pelo homem no planeta Terra.

(    ) às necessidades do ser humano.

(   ) aos animais que vivem no planeta.



Matemática__________________________

ATIVIDADE: Continuação da correção da avaliação final

 

3 - Resolva as operações abaixo:

 

4 - Uma indústria, necessitando contratar mão de obra, elaborou um gráfico no qual apresenta a distribuição das vagas que precisa preencher. Porém, ficou faltando especificar o percentual de vagas para operador de máquinas.


 

Determine a porcentagem referente ao cargo de operador de máquinas que está faltando no gráfico.

Total da porcentagem do gráfico: 100%

Total de porcentagem apresentada: 32% + 10% + 22% = 64%

Operador de máquinas: 100% – 64% = 36%

 

5 - Em determinada loja, uma geladeira estava sendo vendida conforme o anúncio:

 

Quanto será pago nesta geladeira caso o cliente decida pagar a geladeira à vista?

6 - Determine o valor de cada potência apresentada a seguir:

a) 23 = 2 x 2 x 2 = 8

b) 132 = 13 x 13 = 169

c) 34 = 3 x 3 x 3 x 3 = 81

d) 20201 = 2020

 

7 - Assinale a alternativa correta:

 

(A) 10 é raiz quadrada de 20.

(B) 4 é raiz quadrada de 8.

(X) 10 é raiz quadrada de 100.

(D) 4 é raiz quadrada de 2.

 

10 x 10 = 100, portanto raiz quadrada de 100 é igual a 10

 

8 - Os números –1 e 2 ocupam, na reta numérica, as posições indicadas, respectivamente, por quais letras:


(     ) P e Q                (     ) Q e R

(     ) P e R                ( X  ) Q e S

 

9 - Assinale a alternativa onde todos os números são primos:


(A) 1, 2, 3 e 4

(B) 2, 3, 4 e 5.

(C) 1, 2, 3 e 5

(X) 2, 3, 5 e 7

 

1 e 4 não são primos.

 

10 - Elabore um problema de aplicação utilizando números negativos

Em minha conta no banco, eu estava com um saldo de R$ 520,00 negativos. Depositei R$ 810,00, mas dei cheques para pagar algumas contas: aluguel, R$ 765,00 e supermercado, R$ 237,00. Depois que os cheques forem pagos, qual será meu saldo?




----------------



7o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!