Segunda-feira, dia 20____________
ATIVIDADE: Correção da atividade da semana anterior.
Sobre o texto Um apólogo, de Machado de Assis:
1. O fato gerador da história é:
a) A disputa entre a agulha e a linha.
2. O narrador fala de si em:
d) "Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária."
3 A finalidade do texto é:
d) Narrar uma história para ensinar uma moral.
4. A frase que expressa uma opinião é:
b) "Mas você é orgulhosa."
5. No trecho "E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia plic da agulha no pano.", a expressão destacada representa
a) Barulho.
6. No trecho "Que a deixe? Que a deixe, por quê?", os pontos de interrogação têm efeito de:
d) Questionar.
7. A agulha da história aprendeu que deve:
b) Fazer o bem, sem esperar reconhecimento dos outros.
8- Qual era o motivo da discussão entre a linha e a agulha?
Qual das duas era mais importante para o trabalho da costureira.
9. Para você quem é realmente responsável pela costura?
a) Resposta pessoal.
10. Quem são os personagens do texto?
Agulha, linha e alfinete.
11. Qual o tema discutido no texto? Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
( X) o orgulho (X) a vaidade
( X) egoísmo (X) prepotência
12. Quais características a linha e a agulha tinham em comum?
( X ) Eram orgulhosas;
( X ) Eram vaidosas.
Terça-feira, dia 21______________
Professora Lívia Sgarbosa
ORIENTAÇÕES: Direitos do Cidadão: Direitos e deveres
-
Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje.
-
É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo
conteúdo que vamos estudar.
-
Pauta:
DESTA VEZ VOCÊS NÃO
PRECISAM COPIAR, APENAS LEIAM E TIREM AS INFORMAÇÕES PARA RESPONDER AS QUESTÕES
NO CADERNO.
ESSE
TEXTO COMPLEMENTA O ASSUNTO TRATADO NA SEMANA ANTERIOR:
DIREITOS DO CIDADÃO: DIREITOS E DEVERES
O QUE SÃO
OS DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO?
ANTES DE
QUALQUER COISA, O QUE É SER UM CIDADÃO?
CIDADÃO É
AQUELE QUE SE IDENTIFICA CULTURALMENTE COMO PARTE DE UM TERRITÓRIO, USUFRUI DOS
DIREITOS E CUMPRE OS DEVERES ESTABELECIDOS EM LEI.
OU SEJA,
EXERCER A CIDADANIA É TER CONSCIÊNCIA DE SUAS OBRIGAÇÕES E LUTAR PARA QUE O QUE
É JUSTO E CORRETO SEJA COLOCADO EM PRÁTICA.
OS
DIREITOS E DEVERES NÃO PODEM ANDAR SEPARADOS. AFINAL, SÓ QUANDO CUMPRIMOS COM
NOSSAS OBRIGAÇÕES PERMITIMOS QUE OS OUTROS EXERCITEM SEUS DIREITOS.
VEJA
ALGUNS EXEMPLOS DOS DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO:
DEVERES
- VOTAR
PARA ESCOLHER NOSSOS GOVERNANTES.
- CUMPRIR
AS LEIS.
-
RESPEITAR OS DIREITOS SOCIAIS DE OUTRAS PESSOAS.
- EDUCAR
E PROTEGER NOSSOS SEMELHANTES.
-
PROTEGER A NATUREZA.
-
PROTEGER O PATRIMÔNIO PÚBLICO E SOCIAL DO PAÍS.
-
COLABORAR COM AS AUTORIDADES.
DIREITOS
- HOMENS
E MULHERES SÃO IGUAIS EM DIREITOS E OBRIGAÇÕES.
- SAÚDE,
EDUCAÇÃO, MORADIA, SEGURANÇA, LAZER, VESTUÁRIO, ALIMENTAÇÃO E TRANSPORTE SÃO
DIREITOS DOS CIDADÃOS.
- NINGUÉM
É OBRIGADO A FAZER OU DEIXAR DE FAZER ALGUMA COISA SENÃO EM VIRTUDE DE LEI.
- NINGUÉM
DEVE SER SUBMETIDO À TORTURA NEM A TRATAMENTO DESUMANO OU DEGRADANTE.
- A
MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO É LIVRE, SENDO VEDADO O ANONIMATO.
- A
LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA E DE CRENÇA É INVIOLÁVEL, SENDO ASSEGURADO O LIVRE
EXERCÍCIO DOS CULTOS RELIGIOSOS E GARANTIDA, NA FORMA DA LEI, A PROTEÇÃO AOS
LOCAIS DE CULTO.
A CONSTITUIÇÃO DE 1988 RESERVA CINCO CAPÍTULOS AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DO CIDADÃO, COM VÁRIAS CATEGORIAS SOBRE OS DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS.
FONTE: http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/direitos-do-cidadao
Responda as questões propostas:
1.O QUE É SER CIDADÃO?
2. COMO VOCÊ EXERCE SEU PAPEL DE CIDADÃO?
3. QUAIS DEVERES VOCÊ JÁ CONHECIA?
4. QUAIS DIREITOS VOCÊ JÁ CONHECIA?
5. VOCÊ EXERCE SUA CIDADANIA? COMO?
Quarta-feira, dia 22______________
ATIVIDADE: Correção da Avaliação.
Questão 1
1. O humor do texto está centrado no fato de
o menino
d)
concluir a carta porque vai ver seu programa de TV
favorito.
2. A
tirinha apresenta cenas entre Jon e seu gato, Garfield. Da leitura da sequência
em quadrinhos, pode-se entender
que
a) Garfield piorou a
manhã de Jon.
3. Quanto ao emprego de Z e X, Coloque (C) para as alternativas corretas e (I) para as incorretas
( I ) exame, exemplo, exilado, exaustão, xique.
( I ) pezão,
exausto, bazar, êzito, benzedeira.
( C
) êxito, dezoito, dúzia, zabumba, zebra.
( C ) xícara, exército, exercício, extenso, mexilhão.
4. Complete corretamente as frases abaixo com uma as palavras entre parênteses.
a) Minha irmã está meio cansada hoje. (meio / meia)
b) Todos aqui estão
satisfeitos, menos a secretária. (menos / menos)
c) A
água potável é boa para a saúde. (bom / boa)
d) Muito obrigada, respondeu a garota ao final da apresentação.
(obrigado / obrigada)
e) É proibida a entrada de estranhos neste local. (proibida / proibido)
5. Leia a tirinha abaixo e responda à pergunta:
Observe
a fisionomia da mãe da Mafalda no último quadrinho. Por que houve uma mudança
na expressão dela? Comente.
A mãe de Mafalda
pensou que o doce fosse uma cortesia do garoto. A surpresa se deu ao perceber
que os caramelos eram vendidos.
Efetue os cálculos:
82,3 + 56,6 = 138,9
86,32 + 23,68 = 110
9,83 – 2,11 = 7,72
2,252 – 1,667 = 0,585
986,632 + 342,235 =1 328,867
9,004 – 5,903 =3,101
Tenho R$ 1320,00, meu primo tem a metade do que tenho. Minha irmã tem o triplo do meu primo. Quantos reais minha irmã tem?
a) R$1900,00
b) R$1930,00
c) R$1940,00
Xd) R$1980,00
Copie os itens substituindo cada ____ pelo símbolo > (maior) ou < (menor):
2 > 1,8
1 > -3
-8,7 < 0,4
-5,2 > -6,9
7,3 > 11,1
-9,5 < -5,9
3,4 > -25,8
-45,1 < 8
Quinta-feira, dia 23_____________
a. (FATO) estudos já comprovaram que o novo coronavírus pode sobreviver (e muito) em diversos tipos diferentes de objetos e superfícies.
b. (FAKE) o mercado pode higienizar todas as embalagens. E muitas outras pessoas podem ter manipulado o produto antes de você. Não é preciso higienizar!
c. (FATO) ao tossir, nada de colocar a mão na boca, já que colocamos a mão em praticamente tudo! Use a dobra do antebraço ou lenço descartável que é mais sucesso.
d. (FATO) podemos demorar até 14 dias para desenvolver os sintomas e, nesse período, podemos transmitir a doença. Os portadores assintomáticos do vírus já respondem por 50% das transmissões.
e. (FATO) animais domésticos, como gatos, têm vírus, mas não podem transmitir! Segundo estudo chinês, nenhum dos testados teve carga viral suficiente para desenvolver ou transmitir a doença. Jamais abandone o seu pet!
Leia:
Propriedades Físicas Específicas da Matéria
São capazes de definir um material. São elas: Densidade, Ponto de Fusão e de Ebulição.
PONTO DE FUSÃO: temperatura em que um material sai do estado sólido para o líquido.
PONTO DE EBULIÇÃO: temperatura em que um material sai do estado líquido para o gasoso.
Observe a tabela abaixo para responder às questões 2 e 3:
2. A reta abaixo foi construída com os dados da tabela para a substância “água”. De acordo com esta figura, responda:
a. Em que estado físico estará a água a uma temperatura de 55˚C? Ver temperatura em vermelho com asterisco na reta: líquido
b. Em que estado físico estará a água a uma temperatura de 110˚C: gasoso
c. Em que estado físico estará a água a uma temperatura de -10˚C: sólido
3. A reta abaixo foi construída com os dados da tabela para a substância “álcool etílico”. De acordo com esta figura, responda:
a. Em que estado físico estará o álcool etílico a uma temperatura de -200˚C? Ver temperatura em vermelho com asterisco na reta. sólido
b. Em que estado físico estará o álcool etílico a uma temperatura de -50˚C? líquido
c. Em que estado físico estará o álcool etílico a uma temperatura de 80˚C? gasoso
1) Answer the questions in English (Responda as perguntas em inglês).
a) Qual mês iniciou a Pandemia
Corona Virus ? March
b) Qual mês comemoramos a festas
juninas ? June
c)Em que mês comemora se dia das
Maes? May
c) Qual mês é seu aniversário? Resposta
Pessoal
2) Match the months according the questions (Relacione os meses de
acordo com as perguntas).
a) Primeiro mês do ano ( b ) February
b) Segundo mês do ano ( c ) March
c) Terceiro mês do ano ( e )
May
d) Quarto mês do ano ( a ) January
e) Quinto mês do ano ( f ) June
f) Sexto mês do ano ( d ) April
3) Translation the days of the week (Traduza os dias da semana).
a) Wednesday – quarta - feira
b) Friday – sexta – feira
c) Saturday – sábado
d) Monday – segunda – feira
e) Thursday – quinta – feira
f) Sunday – domingo
g)Tuesday–terça–feira
My
family
Hi! My
name is Carol. I have two families: one in Brazil, the other in the United
States. My Brazilian family is not big, it is small: my father, my mother, she
has beautiful eyes, my sister Karine, my little brother, Breno, has long hair,
and me, of course.
Sexta-feira, dia 24_____________
ATIVIDADE: Leitura e reflexão. Descritor: Espera-se que com a leitura a seguir o aluno possa desenvolver a compreensão e reflexão sobre o tema. E principalmente desenvolver as habilidades: empatia e gratidão.
Nem pense em dizer “adeus”
Já não podemos mais nos tocar, apertar as mãos,
abraçar, afagar os cabelos, é preciso manter distância.
Não podemos tomar café juntos, nem puxar a cadeira
ao lado do outro pra tirar uma dúvida, receber ajuda com a lição, conversar
olho no olho.
Todas as brincadeiras, piadas em sala de aula,
conversar jogadas fora, cabo de guerra (às vezes), disputar a fila da comida,
dividir o molho de pimenta ou um copo de refrigerante são açucaradas lembranças
de um tempo que não volta mais.
O tempo também cuidará de mudar cada um de nós.
Ontem podíamos tudo e não dávamos o devido valor. Imaginávamos viver um momento como esse?
De repente nos vimos privados de tudo, sem saber se
algum dia teremos aquela vida “normal” de volta.
Vamos seguir caminhos diferentes, alguns devem se
casar ou divorciar, outros vão preferir viajar, estudar, seguir uma carreira ou
fazer tudo junto e misturado.
Não importa qual seja a sua escolha. Importa fazer com amor, com entrega e gratidão.
Dê o seu melhor em tudo o que fizer, não seja “meio
isso, meio aquilo”, seja inteiro.
É tempo de olharmos para dentro de nós, arrancar as
ervas daninhas e cultivar apenas o que há de melhor.
É tempo de agradecermos por cada minuto vivido,
milhões de pessoas não podem mais.
E, principalmente, é tempo de olharmos para o outro
como nosso semelhante, não como um estranho.
Vou sentir saudades... já estou sentindo!
Quero apenas dizer “Até breve”... Nada de despedidas!!!
Desejo a todos uma longa vida cheia de saúde,
repleta de momentos alegres, harmonia e sucesso.
Deus vos abençoe hoje e sempre.
Com amor,
1) Conforme a fração, pinte as figuras.
Calcule as expressões numéricas.
a) ( 12 + 2 x 5 ) - 8 = 14
b) ( 25 - ( 15 + 6 : 3) = 8
c) 25 + [ 7 + ( 8 - 4 : 2 ) ] = 38
Resolva: Um teatro é composto de três setores. O setor A possui 20 fileiras com 15 cadeiras cada uma. Os setores B e C são compostos de 25 fileiras com 10 cadeiras cada. Qual é a lotação (quantidade de pessoas desse teatro)?
a) 1000
b) 650
c) 500
Xd) 800