domingo, 19 de julho de 2020

Semana 12 - de 20 a 24/7 - 9o ano EJA

Atenção aos comandos

LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: revise com atenção.



Segunda-feira, dia 20____________


Língua Portuguesa__________________________

ATIVIDADE: Correção da atividade da semana anterior.

Sobre o texto Um apólogo, de Machado de Assis:

 

1. O fato gerador da história é:

a)   A disputa entre a agulha e a linha.

 

2.    O narrador fala de si em:

d)       "Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária."

 

3       A finalidade do texto é:

d)       Narrar uma história para ensinar uma moral.

 

4.     A frase que expressa uma opinião é:

b)    "Mas você é orgulhosa."

 

5.     No trecho "E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia plic da agulha no pano.", a         expressão destacada representa

a)    Barulho.

 

6.     No trecho "Que a deixe? Que a deixe, por quê?", os pontos de interrogação têm efeito de:

d)      Questionar.

 

 7.     A agulha da história aprendeu que deve:

b)         Fazer o bem, sem esperar reconhecimento dos outros.

 

8-   Qual era o motivo da discussão entre a linha e a agulha?

       Qual das duas era mais importante para o trabalho da costureira.

 

9.  Para você quem é realmente responsável pela costura?

a)   Resposta pessoal.

 

10. Quem são os personagens do texto?

      Agulha, linha e alfinete.

11. Qual o tema discutido no texto? Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

X) o orgulho                        (X) a vaidade                         

X) egoísmo                          (X) prepotência

 

12.    Quais características a linha e a agulha tinham em comum?

X  ) Eram orgulhosas;

( X  ) Eram vaidosas.






Matemática___________________________

ATIVIDADE: correção e revisão da prova.


CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR: revise com atenção.


1. Calcule:

a. 1/3 de 6h = 2h

b. 2/5 de 10m= 4m

c. 4/5 de R$100,00 =  R$80

d. 3/4 de 2 L = 1,5L

e. 1/2 de 1000m = 500m

f. 1/3 de R$ 900,00 =  R$300

g. 1/5 de 30 kg = 6 kg

h. 1/4 de R$ 1200,00 = R$300


2. Calcule o MMC de: 

a. MMC (10,2) = 10

b. MMC (20,6) = 60

c. MMC (30,15) = 30

d. MMC (40, 15) = 120




Terça-feira, dia 21______________


Geografia____________________________

ATIVIDADE: correção e revisão da prova.


CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR: revise com atenção.



1.ALTERNATIVA CORRETA LETRA (A)
A ÁSIA É O MAIOR CONTINENTE DO PLANETA TERRA.

2.AS CORES ESTÃO REPRESENTANDO OS CONTINENTES DO PLANETA TERRA SÃO:
a)Vermelho– AMÉRICA
b)Amarelo-ÁSIA
c)Preto –ÁFRICA
d)Verde –OCEANIA
e)Azul –EUROPA
f)Cinza – ANTÁRTIDA

3.DE ACORDO COM A DIVISÃO HISTÓRICA
-GEOGRÁFICA ;
NOVO MUNDO SIGNIFICA AMÉRICA
VELHO MUNDO: ÁFRICA, ÁSIA E EUROPA
NOVÍSSIMO MUNDO:OCEANIA
4. O CONTINENTE QUE POSSUI A MAIOR POPULAÇÃO MUNDIAL É O CONTINENTE ÁSIA.

5.a (V) ,b( V) c(F), d (V)
A letra( c) é falsa  porque a ÁFRICA não é o único continente que apresenta diversos problemas econômicos no mundo, pois o sul da ÁSIA e a 


História______________________________

Professora Lívia Sgarbosa

ORIENTAÇÕES:  Direitos do Cidadão: Direitos e deveres

- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje.

- É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.

- Pauta:

DESTA VEZ VOCÊS NÃO PRECISAM COPIAR, APENAS LEIAM E TIREM AS INFORMAÇÕES PARA RESPONDER AS QUESTÕES NO CADERNO.

ESSE TEXTO COMPLEMENTA O ASSUNTO TRATADO NA SEMANA ANTERIOR:

 

DIREITOS DO CIDADÃO: DIREITOS E DEVERES

O QUE SÃO OS DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO?

ANTES DE QUALQUER COISA, O QUE É SER UM CIDADÃO?

CIDADÃO É AQUELE QUE SE IDENTIFICA CULTURALMENTE COMO PARTE DE UM TERRITÓRIO, USUFRUI DOS DIREITOS E CUMPRE OS DEVERES ESTABELECIDOS EM LEI.

OU SEJA, EXERCER A CIDADANIA É TER CONSCIÊNCIA DE SUAS OBRIGAÇÕES E LUTAR PARA QUE O QUE É JUSTO E CORRETO SEJA COLOCADO EM PRÁTICA.

OS DIREITOS E DEVERES NÃO PODEM ANDAR SEPARADOS. AFINAL, SÓ QUANDO CUMPRIMOS COM NOSSAS OBRIGAÇÕES PERMITIMOS QUE OS OUTROS EXERCITEM SEUS DIREITOS.

VEJA ALGUNS EXEMPLOS DOS DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO:

DEVERES

- VOTAR PARA ESCOLHER NOSSOS GOVERNANTES.

- CUMPRIR AS LEIS.

- RESPEITAR OS DIREITOS SOCIAIS DE OUTRAS PESSOAS.

- EDUCAR E PROTEGER NOSSOS SEMELHANTES.

- PROTEGER A NATUREZA.

- PROTEGER O PATRIMÔNIO PÚBLICO E SOCIAL DO PAÍS.

- COLABORAR COM AS AUTORIDADES.

DIREITOS

- HOMENS E MULHERES SÃO IGUAIS EM DIREITOS E OBRIGAÇÕES.

- SAÚDE, EDUCAÇÃO, MORADIA, SEGURANÇA, LAZER, VESTUÁRIO, ALIMENTAÇÃO E TRANSPORTE SÃO DIREITOS DOS CIDADÃOS.

- NINGUÉM É OBRIGADO A FAZER OU DEIXAR DE FAZER ALGUMA COISA SENÃO EM VIRTUDE DE LEI.

- NINGUÉM DEVE SER SUBMETIDO À TORTURA NEM A TRATAMENTO DESUMANO OU DEGRADANTE.

- A MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO É LIVRE, SENDO VEDADO O ANONIMATO.

- A LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA E DE CRENÇA É INVIOLÁVEL, SENDO ASSEGURADO O LIVRE EXERCÍCIO DOS CULTOS RELIGIOSOS E GARANTIDA, NA FORMA DA LEI, A PROTEÇÃO AOS LOCAIS DE CULTO.

A CONSTITUIÇÃO DE 1988 RESERVA CINCO CAPÍTULOS AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DO CIDADÃO, COM VÁRIAS CATEGORIAS SOBRE OS DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS. 

FONTE: http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/direitos-do-cidadao

 

Responda as questões propostas:

1.O QUE É SER CIDADÃO?

2. COMO VOCÊ EXERCE SEU PAPEL DE CIDADÃO?

3. QUAIS DEVERES VOCÊ JÁ CONHECIA?

4. QUAIS DIREITOS VOCÊ JÁ CONHECIA?

5. VOCÊ EXERCE SUA CIDADANIA? COMO?

 


Educação Física_______________________

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE   TURMA   1: alongamento sentado


O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.
Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 15. Vamos lá?!
Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!


Vamos fazer exercícios e alongamento para o corpo que podem ser realizados em casa.




ATIVIDADE  TURMA  2: alongamento

O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.
Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 15. Vamos lá?!
Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!!!!!



Se possível, assista ao vídeo Série de alongamento para fazer em casa, do canal Portal Coop.




Quarta-feira, dia 22______________

 
Língua Portuguesa______________________

ATIVIDADE: Correção da Avaliação.

Questão 1

1. O humor do texto está centrado no fato de o menino 

d) concluir a carta porque vai ver seu programa de TV favorito.  

 


2. A tirinha apresenta cenas entre Jon e seu gato, Garfield. Da leitura da sequência em quadrinhos, pode-se entender que 

 a) Garfield piorou a manhã de Jon.                

 


3. Quanto ao emprego de Z e X, Coloque (C) para as alternativas corretas e (I) para as incorretas

(  I  ) exame, exemplo, exilado, exaustão, xique.

I ) pezão, exausto, bazar, êzito, benzedeira.

( C ) êxito, dezoito, dúzia, zabumba, zebra.

( C ) xícara, exército, exercício, extenso, mexilhão.

 

4. Complete corretamente as frases abaixo com uma as palavras entre parênteses.

a) Minha irmã está meio cansada hoje. (meio / meia)

b) Todos aqui estão satisfeitos, menos a secretária. (menos / menos)

c) A água potável é boa para a saúde. (bom / boa)

d) Muito obrigada, respondeu a garota ao final da apresentação. (obrigado / obrigada)

e) É proibida a entrada de estranhos neste local. (proibida / proibido)

 

5. Leia a tirinha abaixo e responda à pergunta:

 Observe a fisionomia da mãe da Mafalda no último quadrinho. Por que houve uma mudança na expressão dela? Comente.

A mãe de Mafalda pensou que o doce fosse uma cortesia do garoto. A surpresa se deu ao perceber que os caramelos eram vendidos.





Matemática____________________________

ATIVIDADE: correção e revisão da prova.


CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR: revise com atenção.


  1. Efetue os cálculos:

  1. 82,3 + 56,6 = 138,9

  2. 86,32 + 23,68 = 110

  3. 9,83 – 2,11 = 7,72

  4. 2,252 – 1,667 = 0,585

  5. 986,632 + 342,235 =1 328,867

  6. 9,004 – 5,903 =3,101



  1. Tenho R$ 1320,00, meu primo tem a metade do que tenho. Minha irmã tem o triplo do meu primo. Quantos reais minha irmã tem?

a) R$1900,00       

b) R$1930,00   

c) R$1940,00   

Xd) R$1980,00



  1. Copie os itens substituindo cada  ____ pelo símbolo > (maior) ou < (menor): 

  1. 2 > 1,8 

  2. 1 > -3 

  3. -8,7 < 0,4 

  4. -5,2 > -6,9 

  5. 7,3 > 11,1 

  6. -9,5 < -5,9 

  7. 3,4 > -25,8 

  8. -45,1 < 8




Quinta-feira, dia 23_____________

 
Ciências_____________________________

ATIVIDADE: correção e revisão da prova.


CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR: revise com atenção.

1. De acordo com as notícias e informações estudadas escreva FATO ou FAKE nas explicações abaixo: 

a. (FATO) estudos já comprovaram que o novo coronavírus pode sobreviver (e muito) em diversos tipos diferentes de objetos e superfícies. 

b. (FAKE) o mercado pode higienizar todas as embalagens. E muitas outras pessoas podem ter manipulado o produto antes de você. Não é preciso higienizar! 

c. (FATO) ao tossir, nada de colocar a mão na boca, já que colocamos a mão em praticamente tudo! Use a dobra do antebraço ou lenço descartável que é mais sucesso. 

d. (FATO) podemos demorar até 14 dias para desenvolver os sintomas e, nesse período, podemos transmitir a doença. Os portadores assintomáticos do vírus já respondem por 50% das transmissões. 

e. (FATO) animais domésticos, como gatos, têm vírus, mas não podem transmitir! Segundo estudo chinês, nenhum dos testados teve carga viral suficiente para desenvolver ou transmitir a doença. Jamais abandone o seu pet! 



Leia:
Propriedades Físicas Específicas da Matéria

São capazes de definir um material. São elas: Densidade, Ponto de Fusão e de Ebulição.

PONTO DE FUSÃO: temperatura em que um material sai do estado sólido para o líquido.

PONTO DE EBULIÇÃO: temperatura em que um material sai do estado líquido para o gasoso.

Observe a tabela abaixo para responder às questões 2 e 3: 
Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/files-s3.iesde.com.br/resolucaoq/questao/2018_04_27_5ae31692ac3c7.png>. Acesso em 20 mai 2020.


2. A reta abaixo foi construída com os dados da tabela para a substância “água”. De acordo com esta figura, responda: 

Figura 1. Reta de estados físicos da água de acordo com seus pontos de fusão e ebulição. Temperatura em graus Celsius (˚C).

a. Em que estado físico estará a água a uma temperatura de 55˚C? Ver temperatura em vermelho com asterisco na reta:  líquido

b. Em que estado físico estará a água a uma temperatura de 110˚C: gasoso

c. Em que estado físico estará a água a uma temperatura de -10˚C: sólido



3. A reta abaixo foi construída com os dados da tabela para a substância “álcool etílico”. De acordo com esta figura, responda: 

Figura 2. Reta de estados físicos do álcool etílico de acordo com seus pontos de fusão e ebulição. Temperatura em graus Celsius (˚C).

a. Em que estado físico estará o álcool etílico a uma temperatura de -200˚C? Ver temperatura em vermelho com asterisco na reta. sólido

b. Em que estado físico estará o álcool etílico a uma temperatura de -50˚C? líquido

c. Em que estado físico estará o álcool etílico a uma temperatura de 80˚C? gasoso



Inglês_______________________________

ATIVIDADE: correção e revisão da prova.


CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR: revise com atenção.


1) Answer the questions in English (Responda as perguntas em inglês).

a) Qual mês iniciou a Pandemia Corona  Virus ? ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­March

b) Qual mês comemoramos a festas juninas ? June 

c)Em que mês comemora se dia das Maes? May

c) Qual mês é seu aniversário? Resposta Pessoal


2) Match the months according the questions (Relacione os meses de acordo com as perguntas).

a) Primeiro mês do ano    b  ) February

b) Segundo mês do ano    c  ) March

c) Terceiro mês do ano      e  ) May

d) Quarto mês do ano        (  a  ) January                 

e) Quinto mês do ano         ) June

f) Sexto mês do ano           (  d  ) April


3) Translation the days of the week (Traduza os dias da semana).

a) Wednesday – quarta  - feira                

b) Friday – sexta – feira

c) Saturday – sábado

d) Monday – segunda – feira

e) Thursday – quinta – feira

f) Sunday – domingo

g)Tuesday–terça–feira


My  family
Hi! My name is Carol. I have two families: one in Brazil, the other in the United States. My Brazilian family is not big, it is small: my father, my mother, she has beautiful eyes, my sister Karine, my little brother, Breno, has long hair, and me, of course.

4. Carol tem:

A) uma família.                       

B) duas famílias.

C) quatro famílias.         

D) três famílias.


5. A mãe de Carol:

A) Tem olhos bonitos.                        

B) Tem cabelos compridos.

C) Tem mãos talentosas.         

D) Tem um bom coração.




Arte________________________________

ATIVIDADE: O Circo


O circo é uma das mais antigas artes de espetáculo do mundo.

Nos circos tradicionais, os espetáculos acontecem sob uma enorme tenda de lona. Na parte central do circo há o picadeiro, lugar onde os artistas se apresentam. Ao redor do picadeiro fica a arquibancada, onde a plateia se diverte.

O espetáculo circense reúne um conjunto de artistas, com diferentes habilidades, como mágico, malabarista, equilibrista, trapezista, bailarina, palhaço, entre outros.



COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


1. O que é o circo?
____________________________


2. No circo tradicional, como acontecem os espetáculos?
____________________________


3. Como é dividido as áreas para os espetáculos?
____________________________


4. O espetáculo circense reúne  um conjunto de artistas com diferentes habilidades. Escreva algumas delas.
____________________________


5. Desenhe, em seu caderno, um personagem que você conhece do circo.



Sexta-feira, dia 24_____________

 
Língua Portuguesa____________________

ATIVIDADE: Leitura e reflexão. Descritor: Espera-se que com a leitura a seguir o aluno possa desenvolver a compreensão e reflexão sobre o tema. E principalmente desenvolver as habilidades: empatia e gratidão.

Nem pense em dizer “adeus”

Já não podemos mais nos tocar, apertar as mãos, abraçar, afagar os cabelos, é preciso manter distância.

Não podemos tomar café juntos, nem puxar a cadeira ao lado do outro pra tirar uma dúvida, receber ajuda com a lição, conversar olho no olho.

Todas as brincadeiras, piadas em sala de aula, conversar jogadas fora, cabo de guerra (às vezes), disputar a fila da comida, dividir o molho de pimenta ou um copo de refrigerante são açucaradas lembranças de um tempo que não volta mais.

O tempo também cuidará de mudar cada um de nós.

Ontem podíamos tudo e não dávamos o devido valor.  Imaginávamos viver um momento como esse?

De repente nos vimos privados de tudo, sem saber se algum dia teremos aquela vida “normal” de volta.

Vamos seguir caminhos diferentes, alguns devem se casar ou divorciar, outros vão preferir viajar, estudar, seguir uma carreira ou fazer tudo junto e misturado.

Não importa qual seja a sua escolha.  Importa fazer com amor, com entrega e gratidão.

Dê o seu melhor em tudo o que fizer, não seja “meio isso, meio aquilo”, seja inteiro.

É tempo de olharmos para dentro de nós, arrancar as ervas daninhas e cultivar apenas o que há de melhor.

É tempo de agradecermos por cada minuto vivido, milhões de pessoas não podem mais.

E, principalmente, é tempo de olharmos para o outro como nosso semelhante, não como um estranho.

Vou sentir saudades... já estou sentindo!

Quero apenas dizer “Até breve”...  Nada de despedidas!!!

Desejo a todos uma longa vida cheia de saúde, repleta de momentos alegres, harmonia e sucesso.

Deus vos abençoe hoje e sempre.

Com amor,

Marta



Matemática__________________________

ATIVIDADE: correção e revisão da prova.


CORREÇÃO COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR: revise com atenção.


1) Conforme a fração, pinte as figuras.



  1. Calcule as expressões numéricas. 

a) ( 12 + 2 x 5 ) - 8 = 14

b) ( 25 - ( 15 + 6 : 3) = 8

c) 25 + [ 7 + ( 8 - 4 : 2 ) ] = 38



  1. Resolva: Um teatro é composto de três setores. O setor A possui 20 fileiras com 15 cadeiras cada uma. Os setores B e C são compostos de 25 fileiras com 10 cadeiras cada. Qual é a lotação (quantidade de pessoas desse teatro)?

a) 1000       

b) 650   

c) 500   

Xd) 800



----------------



9o ano__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!