sábado, 18 de julho de 2020

Semana 12 20/07 à 24/07

OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.

DATA 20/07/2020  ( 2ª  FEIRA)                                 2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 20 DE JULHO DE  2020

HOJE É SEGUNDA-FEIRA

O DIA ESTÁ __________________________

NOME ___________________________ 2º ANO_________

PROFESSORA______________________________

BOA TARDE!

1-LEITURA E INTERPRETAÇÃO:




COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDO:  MEDIDAS DE COMPRIMENTO E TEMPO

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=H_qYBZKX5C4

ATIVIDADE 1

Ø CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Ø PÁGINAS 90 ,91 e 92.

                                                 

ORIENTAÇÕES

Ø COM AJUDA DE UM ADULTO

ATIVIDADE 1-

 SE POSSÍVEL PEGAR O PALITO DE SORVETE E O ¨PALITO DE DENTE¨ PARA COMPARAR E ATÉ MEDIR, DEPOIS RESPONDA DE ACORDO COM A QUESTÃO.

Ø ATIVIDADE 2 – PEGUE UMA RÉGUA E RISQUE AS MEDIDAS PEDIDAS.

Ø ATIVIDADE 3- VAMOS ARRISCAR

Ø ATIVIDADE 4- PODE CONSULTAR NO GOOGLE

ATIVIDADE 5- OBSERVE O CALENDÁRIO E RESPONDA AS QUESTÕES


ATIVIDADE 6- USE O CALENDÁRIO E FAÇA O QUE SE PEDE.



BOM TRABALHO


COMPONENTE CURRICULAR: __ARTE_______________2º ANOS

1-   ATIVIDADE: LIVRO NAME: MONOCROMIA CAPÍTULO 6, PÁGINA 87.

a-   DESENHE ALGUMAS FOLHAS DE ÁRVORES E PINTE DE VÁRIOS TONS DE VERDE.


DATA 21/07/2020  (3ª FEIRA)                                        2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDO: SITUAÇÕES-PROBLEMAS

 ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS FERREIRA.

 MONTE MOR, 21 DE JULHO DE 2020.

 HOJE  É TERÇA-FEIRA.

 PROFESSORA___________________2°ANO____                    

 NOME DO ALUNO:_________________________________


CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

PÁGINA 77

 MATEMÁTICA

ATIVIDADE 1



Ø COM A AJUDA DE UM ADULTO E COM MATERIAL PARA CONTAGEM.

Ø EXERCÍCIO 10 –

 PEGUE 8 LÁPIS E TIRE 3, VEJA QUANTO FICOU E REGISTRE E ASSIM POR DIANTE

OBSERVAÇÃO: USE MATERIAL CONCRETO PARA RESOLVER.

Ø NO EXERCÍCIO 11 E 12 –

 PEÇA PARA CRIANÇA DESENHAR E SÓ DEPOIS DE SER COMPREENDIDO, DARÁ A RESPOSTA.

 

COMPONENTE CURRICULAR:  HISTÓRIA 

CAPÍTULO 4: ALGUNS DEVERES.

ATIVIDADE 1: LEIA - RETOMANDO O ASSUNTO DA AULA ANTERIOR.

CIDADÃO  É O INDIVÍDUO QUE TEM CONSCIÊNCIA DE SEUS DIREITOS E DEVERES, QUE ATUA ATIVAMENTE NAS QUESTÕES DA SOCIEDADE EM QUE VIVE.

ATIVIDADE 2: FAREMOS AS PÁGINAS 265 E 266 DO MATERIAL DIDÁTICO NAME.

- LEIA O POEMA DE ODETE RODRIGUES BARAÚNA.

- CONVERSAR COM SUA FAMÍLIA SOBRE O TRECHO DO POEMA:

- SERÁ QUE TODAS AS PESSOAS CUMPREM SEUS DEVERES?

- PESQUISE, RECORTE DE REVISTAS UMA IMAGEM QUE REPRESEENTE PESSOAS CUMPRINDO DEVERES DE CIDADÃO E COLE EM SEU CADERNO. (ESCREVA A AÇÃO QUE ESTÃO REALIZANDO). ISSO É EXERCER ATIVIDADE DE UM CIDADÃO, POIS AS CRIANÇAS E OS ADULTOS SÃO!




ATIVIDADE 3: VOCÊ JÁ OUVIU...RESPEITE PARA VOCÊ SER RESPEITADO? O QUE QUER DIZER ISSO? RESPONDA NO CADERNO.

_____________________________________________________

 

ATIVIDADE 4: DISCUTA COM SUA FAMÍLIA E RESPONDA EM SEU CADERNO.

A)  EM SUA CASA TODOS TEM DEVERES. LISTE 3 DEVERES.

______________________________________________________

______________________________________________________

B)  SE VOCÊ NÃO COLABORAR COM OS DEVERES O QUE ACONTECE EM SUA CASA?  E ISSO É BOM?

______________________________________________________

______________________________________________________

C) ILUSTRE OU ANOTE UM DEVER DE TODOS NA ESCOLA.

______________________________________________________

                                                                                      

COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE:

1 – VOCÊ JÁ BRINCOU DE SAPATA OU MACACA? NÃO? TEM CERTEZA? LEIA ESSE PEQUENO TEXTO ABAIXO E CONFIRA SE VOCÊ CONHECE ESSAS BRINCADEIRAS.

ESSA BRINCADEIRA É UMA ATIVIDADE INFANTIL MUITO CONHECIDA E TRADICIONAL NO BRASIL. ELA TEM NOMES DIFERENTES CONFORME A REGIÃO DO PAÍS: NO SUL, É CHAMADA DE SAPATA; NO NORDESTE, É CONHECIDA COMO ACADEMIA OU CADEMIA; NO NORTE, É CHAMADA DE MACACA; NO SUDESTE, PODE SER TAMBÉM USADO O NOME DE MARÉ. POIS É, ESTAMOS FALANDO DA TRADICIONAL E CONHECIDA AMARELINHA. OS SALTOS OU PULOS QUE AS CRIANÇAS TERÃO QUE DAR, LHES DARÁ MAIS AGILIDADE, COORDENAÇÃO E FORÇA. AMARELINHA (BRASIL) OU "JOGO DA MACACA" EM PORTUGAL É UMA BRINCADEIRA POPULAR ENTRE CRIANÇAS. A PALAVRA VEM DO FRANCÊS MARELLE, QUE POR ADAPTAÇÃO POPULAR GANHOU A ASSOCIAÇÃO COM AMARELO E O SUFIXO DIMINUTIVO.

 


2- VAMOS CONHECER ALGUNS TIPOS DE AMARELINHA, MAS EXISTEM MUITOS OUTROS QUE VOCÊ PODE PESQUISAR. OS FORMATOS SÃO DIVERSOS, MAS A FORMA DE BRINCAR É PRATICAMENTE A MESMA EM TODAS, AS VEZES MUDANDO ALGUMA REGRA DE ACORDO COM A REGIÃO.


3 –  VAMOS BRINCAR. ESCOLHA UMA OU MAIS SE QUISER, MAS O IMPORTANTE É EXECUTAR JOGANDO A PEDRINHA EM TODAS AS CASAS E COMPLETANDO A SEQUÊNCIA. ABAIXO TEM A DESCRIÇÃO PARA LEMBRAR COMO SE BRINCA.

COMO BRINCAR DE AMARELINHA

·        A BRINCADEIRA SEMPRE SE INICIA COM O PRIMEIRO JOGADOR JOGANDO A PEDRA NA CASA 1.

·        JOGUE A PEDRINHA NA CASA 1 E COMEÇAR A PULAR DE CASA EM CASA, INICIANDO NA CASA 2 NO CASO DA PRIMEIRA JOGADA.

·        PULE USANDO 1 PÉ EM CADA CASA ATÉ CHEGAR NO CÉU. NÃO PISE NAS LINHAS PARA NÃO PERDER A VEZ.

·        CHEGANDO NO CÉU O JOGADOR DEVE VOLTAR PULANDO DE CASA EM CASA ATÉ CHEGAR NA CASA ANTERIOR EM QUE ESTÁ A PEDRINHA.

·        NO CASO DA PRIMEIRA JOGADA, O JOGADOR DEVE PARAR NA CASA 2 COM UM PÉ SÓ, PEGAR A PEDRINHA DA CASA 1 E SALTAR DIRETAMENTE PARA O INÍCIO.

SE O JOGADOR COMPLETAR TODO O CIRCUITO SEM NENHUM ERRO, ELE JOGA DE NOVO, AGORA COMEÇANDO PELA CASA 2.


DATA 22/07/2020  ( 4ª  FEIRA)                                  2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 22 DE JULHO DE 2020

HOJE É QUARTA-FEIRA

O DIA ESTÁ __________________________

NOME _______________________ 2º ANO _________

PROFESSORA__________________________________

                                                 BOA TARDE 

    ATIVIDADE 1: CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAME

·        LÍNGUA PORTUGUESA

Ø UNIDADE 2 – É PRECISO PRESERVAR

-CAPÍTULO 8- CUIDADOS COM O AMBIENTE E COM O CORPO

 - PÁGINAS 44 A 46

1-    EXERCÍCIOS 1 A 7


COMPONENTE CURRICULAR:  GEOGRAFIA – 

CAPÍTULO 4: AS PESSOAS VIVEM EM LUGARES DIFERENTES.

ATIVIDADE 1: FAREMOS AS PÁGINAS 295, 296 E 297 DO MATERIAL DIDÁTICO NAME.

QUESTÃO 2:  RESPONDA NO LIVRO: TODAS AS MORADIAS SÃO IGUAIS? A SEGUIR LEIA O TEXTO SOBRE AS MORADIAS.

QUESTÃO 3: LEIA CADA INFORMAÇÃO COM ATENÇÃO SOBRE OS TIPOS DE MORADIAS E COLE CORRETAMENTE AS IMAGENS CORRETAS  (ESTÃO NO FINAL DO LIVRO ).

EXISTEM MORADIAS ANTIGAS ( PRÉ - HISTÓRICAS ), DE OUTROS PAÍSES, MODERNAS, COM MATERIAIS DIFERENTES E FORMATOS VARIADOS.

ATIVIDADE 2: RESPONDA NO CADERNO.

A)  QUAL MORADIA VOCÊ MAIS GOSTOU AO REALIZAR A ATIVIDADE ANTERIOR?

_______________________________________________________

B)  PESQUISA: SERÁ QUE NAS CASAS DE ANTIGAMENTE JÁ EXISTIAM ENERGIA ELÉTRICA, ÁGUA ENCANADA E ESGOTO? ANOTE O QUE VOCÊ DESCOBRIU.

________________________________________________________

________________________________________________________

 

C)  PESQUISE COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA, ANOTE QUAIS OS MATERIAIS UTILIZADOS PARA CONSTRUIR SUA CASA.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

COMPONENTE CURRICULAR:  ARTE

1-   ATIVIDADE: LIVRO NAME: MONOCROMIA CAPITULO 6, PÁGINA 88.

a-   FAÇA EM SEU CADERNO DE DESENHO, UM QUADRADO GRANDE ( LEMBRANDO QUE O QUADRADO TEM OS QUATRO LADOS IGUAIS) .

b-  ESCOLHA A MEDIDA QUE ACHAR MELHOR.

c-   DEPOIS DE PRONTO FAÇA VÁRIOS QUADRADOS MENORES DENTRO DESSE QUADRADO MAIOR.

d-  ESCOLHA UMA COR DE SUA PREFERÊNCIA E PINTE- OS DE TONS MAIS CLAROS OU TONS MAIS ESCUROS. . 


DATA 23 /07/2020 (5ª  FEIRA)               2º ANO


COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDOS: SITUAÇÃO PROBLEMA/SUBTRAÇÕES/GRÁFICO/

ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS FERREIRA.

MONTE MOR,23 DE  JULHO DE 2020.

HOJE  É QUINTA-FEIRA.

PROFESSORA___________________2°ANO____

NOME DO ALUNO:_________________________________ _____

ATIVIDADE 1:


ATIVIDADE 2 – RESOLVA AS SUBTRAÇÕES. BOM TRABALHO

ATIVIDADE 3: RESOLVA COM ATENÇÃO:    


COMPONENTE CURRICULAR:  CIÊNCIAS – 

CAPÍTULO 4: AO REDOR DO SOL

UTILIZAREMOS O MATERIAL DIDÁTICO NAME.

ATIVIDADE 1: LEIA O TEXTO COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA TEXTO: AO REDOR DO SOL, PÁGINA 235.

ATIVIDADE 2:  PESQUISE E RESPONDA COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA AS QUESTÕES ( 4, 5 E 6 ) NA PÁGINA 236.

ATIVIDADE 3: RESPONDA NO CADERNO.

A)  QUAL É O NOME DO PLANETA QUE MORAMOS? VEJA A IMAGEM NO DESENHO ABAIXO.

__________________________________________________________

A)   PINTE O PLANETA TERRA NA ILUSTRAÇÃO ABAIXO.


A)   TEMOS PLANETAS QUE POSSUEM CÍRCULOS EM VOLTA COMO ANÉIS, ESSES ANÉIS SÃO FORMADOS POR BLOCOS DE GELO, ROCHAS E POEIRA. ESSE PLANETA É O __________________________________________.

SUGESTÃO DE SITE: www2.uol.com.br


DATA 24/07/2020  ( 6ª  FEIRA)                                          2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 24 DE JULHO DE 2020

HOJE É SEXTA-FEIRA

O DIA ESTÁ __________________________

NOME ________________________________ 2º ANO

PROFESSORA__________________________________


COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS


ATIVIDADE:

1.     DESEMBARALHE AS LETRAS E ESCREVA OS NOMES DAS CORES EM INGLÊS.

2.     FAÇA O EXERCÍCIO DA PÁGINA 22, LIVRO DE INGLÊS. EM CASO DE DÚVIDAS, CONSULTE O CADERNO DE INGLÊS.

 

1.      ENCONTRE AS PALAVRAS ABAIXO NO CAÇA-PALAVRAS.


                                                                                         

COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE:

1 – A BRINCADEIRA DE HOJE É UMA QUE FAZ MUITO SUCESSO NA ESCOLA TODA VEZ QUE BRINCAMOS. É O PÉ DE LATA.

VOCÊ SABIA QUE É UMA BRINCADEIRA MUITO ANTIGA? ESSE PEQUENO TEXTO FOI EXTRAÍDO DA INTERNET, MAS NÃO MENCIONA A FONTE. SERIA LEGAL PESQUISAR MAIS. CONVERSE TAMBÉM COM SEUS PAIS E AVÓS SE CHEGARAM A BRINCAR.

TEXTO: ANDAR SE EQUILIBRANDO EM LATAS DE LEITE, ERA COMUM ENTRE OS MENINOS EM NATAL, NA DÉCADA 50. A BRINCADEIRA VEIO JUNTO COM A POPULARIZAÇÃO DO LEITE EM PÓ, QUANDO AS LATAS VAZIAS PASSARAM A SER DISPUTADAS ENTRE AS CRIANÇAS.


2 – AGORA VAMOS CONFECCIONAR OS PÉS DE LATA? VOCÊ VAI PRECISAR DE DUAS LATAS DO MESMO TAMANHO, BARBANTE OU ALGUM TIPO DE CORDINHA, E PREGO OU ALGUM MATERIAL PARA FURAR AS LATAS. O LINK ABAIXO MOSTRA A SEQUÊNCIA DE COMO FAZER. OU VOCÊ TAMBÉM PODE APENAS COPIAR DA FIGURA E DECORAR COMO QUISER.

HTTPS://WWW.SMARTKIDS.COM.BR/CONTENT/PUZZLES/IMAGES/795/ORIGINAL/INDEPENDENCIA_DO_BRASIL_PE-DE-CAVALO.PNG

 

3 – A PRÓXIMA ATIVIDADE NATURALMENTE É BRINCAR. MAS APROVEITE ACRESCENTAR ALGUMAS ATIVIDADES JUNTO COM A BRINCADEIRA.

a-   SUBA E DESÇA DA LATA PARA TREINAR SEU EQUILÍBRIO

b-   USE APENAS UMA LATA TENTANDO ANDAR COM UM PÉ DE LATA E OUTRO NORMAL

c-   AGORA ANDE LIVREMENTE COM OS PÉS DE LATA PARA PRATICAR

d-   SE FICOU FÁCIL, COLOQUE ALGUNS OBSTÁCULOS FÁCEIS E TENTE ANDAR E DESVIAR DELES, MAS CUIDADO.

e-   CONVIDE SEUS PAIS PARA BRINCAR COM VOCÊ.