quarta-feira, 22 de julho de 2020

SEMANA 13 DE 27/07 A 31/07

OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.

DATA 27/07/2020  (2ª Feira)                                     5º ANO 

E.M.”Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 27 de julho de 2020

Hoje é segunda-feira

O dia está _________________

Nome:___________________

Bom dia!


ORIENTAÇÃO: Senhores responsáveis, peça para que o(a) aluno(a) leia com atenção e faça as atividades. Caso ele(a) ainda não faça a leitura, ajude-o(a) a entender a tarefa e o(a) acompanhe.

 

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE:  LEIA O TEXTO, CONHEÇA A PERSONAGEM TERESINHA E CONTINUE APRENDENDO COM A GABRIELA, FAZENDO O QUE SE PEDE:

TERESINHA E GABRIELA

...TODOS QUERIAM BRINCAR COM GABRIELA.

FOI AÍ QUE MUDOU, PARA A MESMA RUA DA GABRIELA, A TERESINHA. TERESINHA LOIRINHA, BONITINHA, ARRUMADINHA. TERESINHA ESTUDIOSA, VESTIDA DE COR-DE-ROSA. TERESINHA. QUE BELEZINHA…

OS AMIGOS VINHAM CONTAR A GABRIELA:

– TERESINHA TEM UM VESTIDO COM RENDINHA.

– TERESINHA TEM UMA CAIXINHA DE MÚSICA. – TERESINHA TEM CACHOS NO CABELO.

GABRIELA JÁ ESTAVA ENCIUMADA:

– GRANDE COISA, CACHOS! BANANEIRA TAMBÉM TEM CACHOS!

GABRIELA NÃO QUERIA NEM VER TERESINHA:

– MENINA ENJOADA, NÃO SABE CORRER, NÃO SUJA O VESTIDO, SÓ VIVE ESTUDANDO. DEUS ME LIVRE!

– MAS ELA É BOAZINHA

— OS MENINOS DIZIAM.

– BOAZINHA, NADA! ELA É SONSA. – MAS VOCÊ NUNCA FALOU COM ELA, GABRIELA.

– NÃO INTERESSA. NÃO FALEI E NÃO GOSTEI, PRONTO!

MAS GABRIELA JÁ ESTAVA IMPRESSIONADA, DE TANTO QUE FALAVAM DA TERESINHA. E GABRIELA COMEÇOU A SE OLHAR NO ESPELHO E ACHAR O SEU CABELO MUITO SEM GRAÇA:

– MAMÃE, EU QUERIA FAZER CACHOS NOS CABELOS.

– MAMÃE, EU QUERIA UM VESTIDO COR-DE-ROSA.

– MAMÃE, EU QUERIA UMA CAIXINHA DE MÚSICA.

E GABRIELA COMEÇOU A SE MODIFICAR. NA ESCOLA, NO RECREIO, GABRIELA NÃO PULAVA CORDA E NEM BRINCAVA DE ESCONDE-ESCONDE. FICAVA SENTADINHA, QUIETINHA, FAZENDO TRICÔ. DE TARDE, GABRIELA NÃO IA MAIS BRINCAR NA RUA PARA NÃO SUJAR O VESTIDO. E, À NOITE, MUITO EM SEGREDO, GABRIELA ENCHIA A CABEÇA DE PAPELOTES PARA ENCRESPAR OS CABELOS.

OS AMIGOS VINHAM CHAMAR GABRIELA:

– GABRIELA, VAMOS ANDAR DE BICICLETA?

– AGORA EU NÃO POSSO — RESPONDIA GABRIELA. — PRECISO AJUDAR A MAMÃE.

A MAMÃE DE GABRIELA ESTRANHAVA:

– QUE É ISSO, MENINA? VOCÊ NÃO TEM NADA PARA FAZER AGORA.

E GABRIELA, COM ARES DE GENTE GRANDE, RESPONDIA:

– EU JÁ ESTOU CRESCIDA PARA ESSAS BRINCADEIRAS…

Agora vamos aos exercícios sobre o texto:

A) APÓS REALIZAR A LEITURA, DESENHE A PERSONAGEM TEREZINHA.

B) ESCREVA AQUI AS FALAS DOS AMIGOS DE GABRIELA.

C) FAÇA UMA LISTA DAS PALAVRAS QUE ESTÃO NO DIMINUTIVO. 

DATA 27/07/2020  (2ª Feira)                                     5º ANO                                                                                          

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

Essa semana será trabalhada atividades já trabalhadas para fixação. Por favor faça com bastante atenção e não esqueça de fazer as operações no caderno.

ATIVIDADE:





COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE: Livro NAME: Grafite- arte rupestre contemporânea?

·        Leia as informações e observe bem as imagens da página 70.

·        Responda à questão 1 da páginas 70.

·        Leia as informações e observe as imagens da página 71.

·        Atividade: continue o grafite da atividade 2, no espaço que se parece com um muro.

 

DATA 28/07/2020  (3ª Feira)                                              5º ANO                                                                     

E.M.”Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 28 de julho de 2020

Hoje é terça-feira

O dia está _________________

Nome:___________________

Bom dia!

“Deus, dai-me ânimo, paciência e fé, para enfrentar qualquer tempestade que vier. Amém!”

 

ATIVIDADES:



DATA  28 / 07 /2020  (3ª Feira)                              5º ANO                                                                                         

COMPONENTE CURRICULAR: História

ATIVIDADE: Vamos fazer os exercícios das páginas 104, 105 e 106 no CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAME®️.

Vídeo Aula: https://youtu.be/605qeHv00h8




DATA  29 / 07 /2020    (3ª Feira)                          5º ANO                                                                                         

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

Na aula passada vimos um pouco sobre a pipa, seus modelos, e o quanto é gostoso brincar. Mas como um brinquedo que ao mesmo tempo distrai nos momentos de lazer, com amigos e família, pode ser tão perigoso. Então hoje, vamos abordar um pouco esse assunto e refletirmos.

 

1 – A primeira atividade é assistir o vídeo abaixo, de uma reportagem sobre o tema.

            https://www.youtube.com/watch?v=lk_JFfyTuXU        

   2 -  Pois é! A matéria falou sobre o uso do cerol e linha chilena, que podem ocasionar riscos gravíssimos de acidentes, tanto pessoais como para outras pessoas, e até levar a morte. Agora vamos pensar em algumas questões sobre o assunto. Você pode pesquisar na internet, entrevistar pessoas, ou até mesmo responder com o que conhece sobre o assunto. O importante é refletir.

a-      O que é o cerol e a linha chilena?

b-      Quais são os riscos que essas linhas oferecem?

c-      É crime a utilização e até mesmo a venda dessas linhas?

d-      Pode soltar pipa na rua?

e-      No seu bairro e na sua cidade, tem espaço adequado para soltar pipa?

 

3 – Agora vamos nos concentrar na parte bonita das pipas. O gostoso seria encerrarmos esse tema fazendo um concurso de pipas e todos brincando e soltando colorindo o céu. Mas ainda não podemos! Então vamos usar a criatividade e construir um projeto de como seria a sua pipa? A pipa não precisa ser confeccionada, ela tem que ser planejada. Usando uma ou mais folhas,  você vai fazer o desenho da sua pipa dividida em partes.

a-      Primeiro pense no formato ou desenho que você quer, e ai desenhe a armação, ou seja, como ficariam colocadas as varetas.

b-      Em seguida desenhe o corpo, a forma geométrica da pipa, ou se for algum modelo de alguma figura. Lembre-se que o corpo tem que acompanhar o modelo da armação.

c-      Agora desenhe o modelo de rabiola, se serão argola, tiras, barbatanas, etc

d-      Por último, desenhe sua pipa pronta e colorida como você imagina. 

e-      Guarde esse projeto que iremos usá-lo em agosto.

 

DATA  29 / 07 /2020  (4ª Feira) 

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE:  Vamos falar um pouco sobre racismo, um tema bem importante. Então assista os dois vídeos com bastante atenção, converse com seus familiares sobre o tema e depois desenvolva um texto sobre o seu entendimento. O texto deve ter pelo menos 10 linhas. Lembre que o texto deve ter uma sequência lógica e usar bem as palavras dentro do contexto, sugiro também consultar dicionários para aplicar palavras novas e acrescentar seu vocabulário. Pode também enriquecer o texto com sua experiência pessoal dentro do assunto. ok?

Vídeos:

COMPONENTE CURRICULAR: Geografia

ATIVIDADE: Façamos agora as atividades das páginas 123 e 124 do nosso CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAME®️. 

DATA:29/07/2020 ( quarta- feira1h)

 

5° ano – EF I


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADES COMPLEMENTARES- páginas 99 e 100.

Página 99: cole nessa página imagens de grafite que você encontrar em revistas, livros e jornais que não são mais usados ou, se possível, imprima da internet e cole.

Página 100: Observe o grafite dessa página, perceba as características das pessoas nele desenhadas. Em seguida, no quadro abaixo, desenhe e pinte uma terceira pessoa com as mesmas características que você identificou.

 

DATA 30/07/2020  (5ª Feira)                           5º ANO                                                                   

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

E.M. “Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 30 de julho de 2020

Hoje é quinta-feira

O dia está _____________________

Nome: ________________________

Bom dia!

“Que o nosso dia seja de paz, amor, saúde, fé e o mais importante, a presença de Deus!”

 

ATIVIDADE:

Faça as operações e respostas em seu caderno.


COMPONENTE CURRICULAR : CIÊNCIAS

Atividade:

Fazer uma pesquisa sobre vacinas: Quando e por quem foi inventada a primeira vacina? Qual a importância das vacinas na vida das pessoas? Escreva no caderno.


DATA   31  /07 /2020  (6ª Feira)                                         5º ANO                                                                                         

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

E.M. “Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 31 de julho de 2020

Hoje é sexta-feira

O dia está _____________________

Nome: ________________________

Bom dia!

ATIVIDADE: Ainda sobre o texto da Gabriela responda as seguintes perguntas:

1 - Quem é a personagem principal do texto? Explique sua resposta.

2 - Identifique e escreva abaixo as falas da personagem principal:

3 - Na Língua Portuguesa existem três elementos que formam as palavras: radical, prefixo e sufixo. Você consegue identificar cada um deles? Então vamos lá! Usemos como exemplo a palavra “igual”, essa palavra pode ser modificada ao acrescermos prefixo ou sufixo ou até os dois juntos, vamos ver? Se eu colocar o prefixo “des” a palavra se torna ‘desigual’, veja que o sentido é totalmente contrário da original. Agora acho que conseguiu entender um pouco, né? Isso mesmo! Muito bem, prefixo é aquilo que vem antes, mas antes de que? Antes do radical, que é o parte principal da palavra, então resta saber que o sufixo é o que vem depois. Assim a palavra igual colocando-se o sufixo ‘mente’ se torna igualmente, e também, como eu disse, podemos usar os dois juntos, nesse caso, por conseguinte temos a palavra ‘desigualmente’.

            Já que entendeu um pouco sobre sufixo e prefixo, veremos uma lista de palavras que possuem sufixos, e algumas delas esse sufixo deixa a palavra no diminutivo, gostaria que identificasse quais são estas palavras que estão no diminutivo:

            ▪ CARRINHO

▪ BLOQUINHO

▪ SOZINHO

▪ FININHO

▪ PASSARINHO

▪ CABELINHO

▪ CAMINHO

▪ NINHO

▪ CACHORRINHO

4 - Agora escreva as palavras que você descobriu que estava no diminutivo e as escreva abaixo no seu modo original:

Agora vamos umas aulas de revisão e tirar dúvidas que podem ter ficado, e jamais podemos deixar essas dúvidas, devemos eliminar todas as dúvidas e caso tenha necessidade e alguma explicação melhor, qualquer coisa que não entendeu só entrar em contato com seu professor. Por isso temos o WhatsApp para mantermo-nos mais próximos. Fique firme e seja forte!

Vídeo aula de revisão:

SEMPRE ASSISTA OS VÍDEOS COM O SEU MATERIAL EM MÃOS E ACOMPANHANDO O EXERCÍCIOS, PARE O VÍDEO QUANDO NECESSÁRIO!


DATA   31  /07 /2020  (6ª Feira)                                         5º ANO                                                                                         

COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

ATIVIDADE:

1.    Escreva dentro de cada espaço as palavras abaixo. Consulte o livro de inglês e também o dicionário.

 

 


1.    Relacione os verbos em português e inglês. Em caso de dúvidas, consulte o conteúdo já estudado no livro de inglês, eles já apareceram anteriormente nos textos e exercícios.


(a)  Look                                                      (     ) amar

 

(b)  Play                                                        (     ) preferir

 

(c)  Like                                                         (     ) olhar

                                                                      

(d)  Listen                                                     (     ) querer                                                                           

 

(e)  Love                                                         (     ) nadar

 

(f)   Prefer                                                      (     ) ouvir

 

(g)  Want                                                       (     ) gostar

 

(h)  Swim                                                       (     ) brincar, jogar, tocar



DATA 31/07/2020  (6ª Feira)                                        5º ANO                                                                                         

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

Vamos dar uma pausa nesse tema de jogos e brincadeiras antigas e de rua. Existem muitas brincadeiras, algumas fizemos na escola, outras adaptamos pra fazer em casa nesse momento. Alguns brinquedos criados pra brincar na rua mesmo, são feitos em casa, mas nem todo mundo tem como fazer para brincar, então o objetivo é pesquisar para conhecer. E na segunda parte, vamos resgatar alguns jogos feitos no papel.

 

1 – Dois brinquedos muito populares e que ainda fazem muito sucesso são o carrinho de rolimã e perna de pau. Pesquise sobre eles:

a-    Onde e quando surgiu.

b-    Tamanhos e modelos

c-    Como se brinca.

2 – Vamos resgatar alguns jogos que marcaram época, e ainda são jogados, não com a mesma frequência, mas muita gente ainda brinca. Para cada jogo você precisa de papel e caneta, e convidar pelo menos mais uma pessoa de sua família para jogar.

a-    STOP:  nesse jogo você divide a folha em colunas com quantidade de categorias que você quiser. As categorias podem ser: nome, cep (cidade, estado ou pais), carro, fruta, filme, brincadeiras, entre outras mais que você quiser escolher. Depois sorteiam a letra do alfabeto, inicia-se o jogo e quem completar primeiro diz stop e marcam-se os pontos.

 

b-    JOGO DOS PONTINHOS: esse jogo é bacana e requer estratégia. Pegue a folha, coloque vários pontinhos alinhados. A quantidade de pontinhos determina o tempo de jogo. Em seguida sorteiam quem começa, e basta ligar um pontinho ao outro, alternando quem joga. O objetivo é fechar um quadrado, e quem fechar coloca sua inicial dentro marcando ponto. Vence quem conseguir mais quadrados. Veja a foto de exemplo.