E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 27 de julho de 2020
Hoje é segunda-feira
O dia está _________________
Nome:___________________
Bom dia!
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
ATIVIDADE: LEIA O TEXTO, CONHEÇA A PERSONAGEM TERESINHA E
CONTINUE APRENDENDO COM A GABRIELA, FAZENDO O QUE SE PEDE:
TERESINHA E GABRIELA
...TODOS QUERIAM BRINCAR COM
GABRIELA.
FOI AÍ QUE MUDOU, PARA A MESMA RUA DA
GABRIELA, A TERESINHA. TERESINHA LOIRINHA, BONITINHA, ARRUMADINHA. TERESINHA
ESTUDIOSA, VESTIDA DE COR-DE-ROSA. TERESINHA. QUE BELEZINHA…
OS AMIGOS VINHAM CONTAR A GABRIELA:
– TERESINHA TEM UM VESTIDO COM
RENDINHA.
– TERESINHA TEM UMA CAIXINHA DE
MÚSICA. – TERESINHA TEM CACHOS NO CABELO.
GABRIELA JÁ ESTAVA ENCIUMADA:
– GRANDE COISA, CACHOS! BANANEIRA
TAMBÉM TEM CACHOS!
GABRIELA NÃO QUERIA NEM VER
TERESINHA:
– MENINA ENJOADA, NÃO SABE CORRER,
NÃO SUJA O VESTIDO, SÓ VIVE ESTUDANDO. DEUS ME LIVRE!
– MAS ELA É BOAZINHA
— OS MENINOS DIZIAM.
– BOAZINHA, NADA! ELA É SONSA. – MAS
VOCÊ NUNCA FALOU COM ELA, GABRIELA.
– NÃO INTERESSA. NÃO FALEI E NÃO
GOSTEI, PRONTO!
MAS GABRIELA JÁ ESTAVA IMPRESSIONADA,
DE TANTO QUE FALAVAM DA TERESINHA. E GABRIELA COMEÇOU A SE OLHAR NO ESPELHO E
ACHAR O SEU CABELO MUITO SEM GRAÇA:
– MAMÃE, EU QUERIA FAZER CACHOS NOS
CABELOS.
– MAMÃE, EU QUERIA UM VESTIDO
COR-DE-ROSA.
– MAMÃE, EU QUERIA UMA CAIXINHA DE
MÚSICA.
E GABRIELA COMEÇOU A SE MODIFICAR. NA
ESCOLA, NO RECREIO, GABRIELA NÃO PULAVA CORDA E NEM BRINCAVA DE
ESCONDE-ESCONDE. FICAVA SENTADINHA, QUIETINHA, FAZENDO TRICÔ. DE TARDE,
GABRIELA NÃO IA MAIS BRINCAR NA RUA PARA NÃO SUJAR O VESTIDO. E, À NOITE, MUITO
EM SEGREDO, GABRIELA ENCHIA A CABEÇA DE PAPELOTES PARA ENCRESPAR OS CABELOS.
OS AMIGOS VINHAM CHAMAR GABRIELA:
– GABRIELA, VAMOS ANDAR DE BICICLETA?
– AGORA EU NÃO POSSO — RESPONDIA
GABRIELA. — PRECISO AJUDAR A MAMÃE.
A MAMÃE DE GABRIELA ESTRANHAVA:
– QUE É ISSO, MENINA? VOCÊ NÃO TEM
NADA PARA FAZER AGORA.
E GABRIELA, COM ARES DE GENTE GRANDE,
RESPONDIA:
– EU JÁ ESTOU CRESCIDA PARA ESSAS
BRINCADEIRAS…
Agora vamos aos exercícios sobre o texto:
A) APÓS REALIZAR A LEITURA, DESENHE A
PERSONAGEM TEREZINHA.
B) ESCREVA AQUI AS FALAS DOS AMIGOS
DE GABRIELA.
C) FAÇA UMA LISTA DAS PALAVRAS QUE
ESTÃO NO DIMINUTIVO.
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
Essa semana será trabalhada
atividades já trabalhadas para fixação. Por favor faça com bastante atenção e
não esqueça de fazer as operações no caderno.
ATIVIDADE:
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE: Livro NAME: Grafite- arte rupestre
contemporânea?
·
Leia as informações e observe bem as imagens da
página 70.
·
Responda à questão 1 da páginas 70.
·
Leia as informações e observe as imagens da
página 71.
·
Atividade: continue o grafite da atividade 2,
no espaço que se parece com um muro.
DATA 28/07/2020 (3ª Feira) 5º ANO
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 28 de julho de 2020
Hoje é terça-feira
O dia está _________________
Nome:___________________
Bom dia!
“Deus, dai-me ânimo, paciência e fé,
para enfrentar qualquer tempestade que vier. Amém!”
ATIVIDADES:
DATA 28 / 07 /2020 (3ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: História
ATIVIDADE: Vamos
fazer os exercícios das páginas 104, 105 e 106 no CADERNO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAME®️.
DATA 29 / 07 /2020 (3ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação
Física
ATIVIDADE:
Na aula passada vimos um pouco sobre a pipa, seus modelos,
e o quanto é gostoso brincar. Mas como um brinquedo que ao mesmo tempo distrai
nos momentos de lazer, com amigos e família, pode ser tão perigoso. Então hoje,
vamos abordar um pouco esse assunto e refletirmos.
1 – A primeira atividade é assistir o vídeo abaixo, de uma
reportagem sobre o tema.
2 - Pois é! A matéria falou sobre o uso do cerol e linha chilena, que podem ocasionar riscos gravíssimos de acidentes, tanto pessoais como para outras pessoas, e até levar a morte. Agora vamos pensar em algumas questões sobre o assunto. Você pode pesquisar na internet, entrevistar pessoas, ou até mesmo responder com o que conhece sobre o assunto. O importante é refletir.
a- O
que é o cerol e a linha chilena?
b- Quais
são os riscos que essas linhas oferecem?
c- É
crime a utilização e até mesmo a venda dessas linhas?
d- Pode
soltar pipa na rua?
e- No
seu bairro e na sua cidade, tem espaço adequado para soltar pipa?
3 – Agora vamos nos concentrar na parte bonita das
pipas. O gostoso seria encerrarmos esse tema fazendo um concurso de pipas e
todos brincando e soltando colorindo o céu. Mas ainda não podemos! Então vamos
usar a criatividade e construir um projeto de como seria a sua pipa? A pipa não
precisa ser confeccionada, ela tem que ser planejada. Usando uma ou mais
folhas, você vai fazer o desenho da sua
pipa dividida em partes.
a- Primeiro
pense no formato ou desenho que você quer, e ai desenhe a armação, ou seja,
como ficariam colocadas as varetas.
b- Em
seguida desenhe o corpo, a forma geométrica da pipa, ou se for algum modelo de
alguma figura. Lembre-se que o corpo tem que acompanhar o modelo da armação.
c- Agora
desenhe o modelo de rabiola, se serão argola, tiras, barbatanas, etc
d- Por
último, desenhe sua pipa pronta e colorida como você imagina.
e- Guarde
esse projeto que iremos usá-lo em agosto.
DATA 29 / 07 /2020 (4ª Feira)
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
ATIVIDADE:
Vamos falar um pouco sobre racismo,
um tema bem importante. Então assista os dois vídeos com bastante atenção,
converse com seus familiares sobre o tema e depois desenvolva um texto sobre o
seu entendimento. O texto deve ter pelo menos 10 linhas. Lembre que o texto
deve ter uma sequência lógica e usar bem as palavras dentro do contexto, sugiro
também consultar dicionários para aplicar palavras novas e acrescentar seu
vocabulário. Pode também enriquecer o texto com sua experiência pessoal dentro
do assunto. ok?
Vídeos:
COMPONENTE CURRICULAR: Geografia
ATIVIDADE: Façamos agora as atividades das
páginas 123 e 124 do nosso CADERNO DE
ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAME®️.
DATA:29/07/2020 ( quarta- feira1h) |
|
5° ano – EF I |
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADES COMPLEMENTARES- páginas 99 e 100.
Página 99: cole nessa página
imagens de grafite que você encontrar em revistas, livros e jornais que não são
mais usados ou, se possível, imprima da internet e cole.
Página 100: Observe o grafite
dessa página, perceba as características das pessoas nele desenhadas. Em
seguida, no quadro abaixo, desenhe e pinte uma terceira pessoa com as mesmas
características que você identificou.
DATA 30/07/2020 (5ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
E.M. “Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 30 de julho de 2020
Hoje é quinta-feira
O dia está _____________________
Nome: ________________________
Bom dia!
“Que o nosso dia seja de paz, amor, saúde, fé e o mais importante, a
presença de Deus!”
ATIVIDADE:
Faça
as operações e respostas em seu caderno.
COMPONENTE CURRICULAR : CIÊNCIAS
Atividade:
Fazer uma pesquisa sobre vacinas:
Quando e por quem foi inventada a primeira vacina? Qual a importância das
vacinas na vida das pessoas? Escreva no caderno.
DATA 31 /07 /2020 (6ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
E.M. “Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 31 de julho de 2020
Hoje é sexta-feira
O dia está _____________________
Nome: ________________________
Bom dia!
ATIVIDADE: Ainda sobre o texto da Gabriela
responda as seguintes perguntas:
1 - Quem é a personagem principal do texto? Explique sua
resposta.
2 - Identifique e escreva abaixo as falas da personagem
principal:
3 - Na Língua Portuguesa existem três elementos que formam as
palavras: radical, prefixo e sufixo. Você consegue identificar cada um deles?
Então vamos lá! Usemos como exemplo a palavra “igual”, essa palavra pode ser modificada ao acrescermos prefixo ou
sufixo ou até os dois juntos, vamos ver? Se eu colocar o prefixo “des” a palavra se torna ‘desigual’,
veja que o sentido é totalmente contrário da original. Agora acho que conseguiu
entender um pouco, né? Isso mesmo! Muito bem, prefixo é aquilo que vem antes,
mas antes de que? Antes do radical, que é o parte principal da palavra, então
resta saber que o sufixo é o que vem depois. Assim a palavra igual colocando-se
o sufixo ‘mente’ se torna
igualmente, e também, como eu disse, podemos usar os dois juntos, nesse caso,
por conseguinte temos a palavra ‘desigualmente’.
Já que entendeu
um pouco sobre sufixo e prefixo, veremos uma lista de palavras que possuem
sufixos, e algumas delas esse sufixo deixa a palavra no diminutivo, gostaria
que identificasse quais são estas palavras que estão no diminutivo:
▪ CARRINHO
▪ BLOQUINHO
▪ SOZINHO
▪ FININHO
▪ PASSARINHO
▪ CABELINHO
▪ CAMINHO
▪ NINHO
▪ CACHORRINHO
4 - Agora escreva as palavras que você descobriu que estava
no diminutivo e as escreva abaixo no seu modo original:
Agora vamos umas aulas de revisão e tirar dúvidas que podem
ter ficado, e jamais podemos deixar essas dúvidas, devemos eliminar todas as
dúvidas e caso tenha necessidade e alguma explicação melhor, qualquer coisa que
não entendeu só entrar em contato com seu professor. Por isso temos o WhatsApp
para mantermo-nos mais próximos. Fique firme e seja forte!
Vídeo aula de revisão:
SEMPRE ASSISTA OS VÍDEOS COM O SEU MATERIAL EM MÃOS E ACOMPANHANDO O EXERCÍCIOS, PARE O VÍDEO QUANDO NECESSÁRIO!
DATA 31 /07 /2020 (6ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS
ATIVIDADE:
1.
Escreva
dentro de cada espaço as palavras abaixo. Consulte o livro de inglês e também o
dicionário.
1.
Relacione
os verbos em português e inglês. Em caso de dúvidas, consulte o conteúdo já
estudado no livro de inglês, eles já apareceram anteriormente nos textos e
exercícios.
(a) Look
( ) amar
(b) Play
( ) preferir
(c) Like
( ) olhar
(d) Listen ( ) querer
(e) Love
( ) nadar
(f) Prefer
( ) ouvir
(g) Want
( ) gostar
(h) Swim
( ) brincar, jogar, tocar
DATA 31/07/2020 (6ª Feira) 5º
ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação
Física
ATIVIDADE:
Vamos dar uma pausa nesse tema de
jogos e brincadeiras antigas e de rua. Existem muitas brincadeiras, algumas fizemos
na escola, outras adaptamos pra fazer em casa nesse momento. Alguns brinquedos
criados pra brincar na rua mesmo, são feitos em casa, mas nem todo mundo tem
como fazer para brincar, então o objetivo é pesquisar para conhecer. E na
segunda parte, vamos resgatar alguns jogos feitos no papel.
1 – Dois brinquedos muito populares e que ainda fazem muito
sucesso são o carrinho de rolimã e perna de pau. Pesquise sobre eles:
a- Onde e
quando surgiu.
b- Tamanhos
e modelos
c- Como
se brinca.
2 – Vamos resgatar alguns jogos que marcaram época, e ainda
são jogados, não com a mesma frequência, mas muita gente ainda brinca. Para
cada jogo você precisa de papel e caneta, e convidar pelo menos mais uma pessoa
de sua família para jogar.
a- STOP: nesse jogo você divide a folha em colunas com
quantidade de categorias que você quiser. As categorias podem ser: nome, cep
(cidade, estado ou pais), carro, fruta, filme, brincadeiras, entre outras mais
que você quiser escolher. Depois sorteiam a letra do alfabeto, inicia-se o jogo
e quem completar primeiro diz stop e marcam-se os pontos.
b- JOGO
DOS PONTINHOS: esse jogo é bacana e requer estratégia. Pegue a folha, coloque
vários pontinhos alinhados. A quantidade de pontinhos determina o tempo de
jogo. Em seguida sorteiam quem começa, e basta ligar um pontinho ao outro,
alternando quem joga. O objetivo é fechar um quadrado, e quem fechar coloca sua
inicial dentro marcando ponto. Vence quem conseguir mais quadrados. Veja a foto
de exemplo.