quarta-feira, 22 de julho de 2020

SEMANA 13 DE 27/07 A 31/07

OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.

Data: 27 / 07 / 2020 (2ª feira)                               Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 27 de julho de 2020.

Hoje é segunda-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

à Atividade

à Livro – Caderno de Atividades de Atividades Complementares. Páginas 23 e 24.

Observe a obra de arte, “Iracema”, de Antônio Parreiras, óleo sobre tela de 1909 para

responder às questões.



DATA 27/07/2020 (Segunda-feira)                             4º s ANOS                                 

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ATIVIDADE 1: Copie no caderno e complete a tabela da multiplicação.


X

1

2

3

4

5

6

7

8

9

2

2

4

 

8

 

12

 

 

18

3

3

 

9

 

15

 

 

 

 

4

 

 

 

 

 

 

28

 

 

5

5

 

 

 

25

 

 

 

45

6

6

12

18

 

 

36

 

 

 

7

7

 

 

28

 

 

 

56

 

8

8

16

 

 

 

 

 

 

 

9

 

 

27

 

45

 

 

 

 

10

 

 

 

 

 

 

70

 

90


ATIVIDADE 2: Arme, efetue as multiplicações no caderno e faça a PROVA REAL (Operação inversa) . Se possível acesse o link   https://youtu.be/ScfY3lT_WvQ  e assista a um  vídeo sobre  Operação Inversa (Prova real) da multiplicação.

                                             https://youtu.be/ScfY3lT_WvQ

a) 34 x 3 =

b) 52 x 4 =

c) 49 x 7 =

d) 216 x 6=

e) 732 x 5 =

 

f) 237 x 4 =

g) 416 x 3=

h) 745 x 5 =

i) 1728 x 3=

j) 2518 x 2 =


DATA:27/07/2020 ( segunda- feira1h)


4° ano – EF I


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE: Livro NAME: Capítulo 6 – Arte e meio ambiente. – páginas 58 e 69.

·         Responda às questões da seção Chuva de ideias da página 69.

·         Leia a seção organizando nossas ideias: O grito da natureza- página 70.

·         Responda as questões 1 e 2 da página 70.

·         Observe a escultura da questão 3,da página 71 e em seguida represente-a (em forma de desenho) no retângulo ao lado.

DATA 28/07/2020 (Terça-feira)                            4º s ANOS                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.

Monte Mor, 28 de julho de 2020.

Hoje é terça-feira.

Nome completo:_________________________ 4º Ano ______

Professora: ______________________________________.

 

ATIVIDADE 1: Resolva as divisões no caderno e verifique se o resultado está certo fazendoa operação inversa. Se possível acesse o link e assista a um vídeo sobre a Operação Inversa (Prova Real) da divisão.

https://www.youtube.com/watch?v=21jej1DUbmA


Lembrando: Para verificar se uma divisão está certa, multiplicamos o divisor pelo quociente e encontramos o dividendo.

a)   75 ÷ 3 =

b)  756 ÷ 6 =

c)   357 ÷ 7 =

d)  175 ÷ 7=

e)   65 ÷ 5 =

a)   396 ÷ 9=

b)  102 ÷ 6 =

c)   846 ÷ 3 =

d)  124 ÷ 2 =

e)   248 ÷ 2 =

DATA  28 / 07 / 2020  (3ª Feira)                             4º ANO                                                             

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

Para  responder  as  questões  abaixo consulte o Livro NAME Capítulos 3 e 4.

  A história de Portugal foi marcada por várias invasões e influências de vários povos diferentes. Complete a cruzadinha de acordo com essas marcas. 

1- Contribuição da execução de contas de forma mais simples pelos algarismos ....

2- A invenção da embarcação para navegação.....

3 – A localização por meio da .......

4 – Pela arquitetura, passaram a utilizar  nas construções o .......

 

1-

 

 

 

 

I

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

N

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

F

 

 

 

 

 

 

 

4-

 

 

 

L

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3-

 

U

 

 

 

 

 

2-

 

 

 

 

 

Ê

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

N

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

C

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

I

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

S

 

 

 

 

 


 


DATA 28/07/2020  (3ª Feira)                                 4º ANO                                                                                    

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

Na aula passada vimos um pouco sobre a pipa, seus modelos, e o quanto é gostoso brincar. Mas como um brinquedo que ao mesmo tempo distrai nos momentos de lazer, com amigos e família, pode ser tão perigoso. Então hoje, vamos abordar um pouco esse assunto e refletirmos.

1 – A primeira atividade é assistir o vídeo abaixo, de uma reportagem sobre o tema.

https://www.youtube.com/watch?v=lk_JFfyTuXU

 

2 -  Pois é! A matéria falou sobre o uso do cerol e linha chilena, que podem ocasionar riscos gravíssimos de acidentes, tanto pessoais como para outras pessoas, e até levar a morte. Agora vamos pensar em algumas questões sobre o assunto. Você pode pesquisar na internet, entrevistar pessoas, ou até mesmo responder com o que conhece sobre o assunto. O importante é refletir.

a-    O que é o cerol e a linha chilena?

b-    Quais são os riscos que essas linhas oferecem?

c-    É crime a utilização e até mesmo a venda dessas linhas?

d-    Pode soltar pipa na rua?

e-    No seu bairro e na sua cidade, tem espaço adequado para soltar pipa?

3 – Agora vamos nos concentrar na parte bonita das pipas. O gostoso seria encerrarmos esse tema fazendo um concurso de pipas e todos brincando e soltando colorindo o céu. Mas ainda não podemos! Então vamos usar a criatividade e construir um projeto de como seria a sua pipa? A pipa não precisa ser confeccionada, ela tem que ser planejada. Usando uma ou mais folhas,  você vai fazer o desenho da sua pipa dividida em partes.

a-    Primeiro pense no formato ou desenho que você quer, e ai desenhe a armação, ou seja, como ficariam colocadas as varetas.

b-    Em seguida desenhe o corpo, a forma geométrica da pipa, ou se for algum modelo de alguma figura. Lembre-se que o corpo tem que acompanhar o modelo da armação.

c-    Agora desenhe o modelo de rabiola, se serão argola, tiras, barbatanas, etc

d-    Por último, desenhe sua pipa pronta e colorida como você imagina. 

e-    Guarde esse projeto que iremos usá-lo em agosto.


 Data: 29 / 07 / 2020 (4ª feira)                                               Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 29 de julho de 2020.

Hoje  é quarta-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

 

à Atividade

à Livro – Caderno de Atividades de Atividades Complementares. Páginas 25 e 26.


 DATA 29 /07/ 2020  (4ª Feira)                               4º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

Esse é o mapa Político da América do Sul:  observando o mapa,  responda  as  questões abaixo. http://repertoriogeografico.blogspot.com.br/p/mapas.html



1) Qual o nome do maior país da América do Sul? ____________________ E a sua capital é ___________________________ 

2) Escreva o nome dos oceanos que banham o continente americano:

 _____________________________________________________________________ 

3) Escreva o nome dos países que fazem fronteira com o Brasil:

______________________________________________________________

______________________________________________________________ 

4) Nome do oceano que banha o litoral brasileiro:

_______________________________________________________________

5)  Escreva  os  nomes  dos  países que não são banhados por nenhum oceano:

________________________________________________________________

6) Escreva  o  nome  dos  países que são cortados pelo Trópico de Capricórnio:

_________________________________________________________________

7) Escreva  os  nomes  dos  países que são cortados pela linha do Equador:

 ____________________________________________________________


DATA:29/07/2020 ( quarta- feira1h)

 

4° ano – EF I


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE COMPLEMENTAR - Livro NAME:
Observe o vídeo a seguir, que ensina como registrar/carimbar a textura de folhas de árvore. Em seguida, faça o mesmo na página 99.

DATA 30/07/2020 (Quinta-feira)                                         4ºs ANOS                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.

Monte Mor, 30 de julho de 2020.

Hoje é quinta-feira.

Nome completo: _____________________________4º Ano ______

Professora: _________________________________________.

 

ATIVIDADE 1: Resolva os probleminhas no caderno com atenção. Não se esqueça de registrar o cálculo e dar a resposta ao problema.

 

a) Um ônibus leva 68 pessoas em cada viagem. Ao final de 6 viagens, quantas pessoas o ônibus terá levado?

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

b) Num parque de diversões, a montanha russa tem 134 carrinhos e cada um deles pode levar 4 pessoas. Quantas pessoas podem andar na montanha russa ao mesmo tempo?

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

c) Um cafeicultor plantou nesse ano, 8.491 pés de café. Ele dividiu essas mudas em 7 ruas. Quantos pés de café foram plantados em cada rua?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

d) A prefeitura de uma cidade comprou 1.868 bolas de natal para enfeitar  igualmente 2 árvores. Quantas bolas terão em cada árvore?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADE 2: Observe o gráfico e veja o números de turistas que visitaram o litoral durante a semana e, depois responda. Faça o registro dos cálculos quando necessário. 


a) Em que dia houve mais turistas no litoral?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

b) Qual foi o total de turistas durante a semana?

------------------------------------------------------------------------------------------------------

c) Quantos turistas foram a mais na quinta-feira que na quarta-feira?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

d) Quantos turistas a mais teriam que visitar o litoral na segunda- feira para ficar com o mesmo número de turistas da terça-feira?

------------------------------------------------------------------------------------------------------

e) Qual o total de turistas que visitaram o litoral de segunda-feira a quarta-feira?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

f) Qual dia houve menos turistas no litoral?

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Data: 31 / 07 / 2020 (6ª feira)                                          Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 31 de julho de 2020.

Hoje  é sexta-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

 

à Atividade: Consulte um dicionário.

 


ATIVIDADE:

1)  Observe as palavras e imagens. Em seguida, escreva o nome das frutas e vegetais dentro  dos espaços. 

PINEAPPLE – STRAWBERRY – WATERMELON – ONION – 

CARROT – TOMATO – ORANGE – GRAPES - APPLE 

 


1)      Desembaralhe as letras e forme o nome de uma fruta ou legume.

 

a)    O-T-R-A-R-C =_____________________________________

 

b)    R-G-A-E-S-P=_____________________________________

 

c)    E-A-R-P-__________________________________________

 

d)    N-O-L-E-M=_______________________________________ 

      e)    O-P-T-O-T-A=_____________________________________ 

Pinte de acordo com as cores solicitadas. 

 

1)      Relacione o vocabulário em inglês e português.

 

(a)  Cabbage                                                       (      )beterraba

(b)  Peach                                                           (      )pepino

(c)   Lettuce                                                          (      )pera

(d)  Cucumber                                                    (      )alface

(e)  Beets                                                            (      )repolho

(f)    Pear                                                              (      )pêssego

 

DATA 31/07/2020  (6ª Feira)                           4º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

Para encerrar essa parte de jogos populares sempre fazemos um gincana na escola. Como estamos todos em casa sem nossos amigos, vamos tentar fazer algumas atividades simples de uma gincana que da para adaptar em casa.

 

1 – O objetivo é tentar a realizar as provas. Foram adaptadas para fazer sozinho, mas se você conseguir convidar a família para brincar seria uma diversão a mais.

a-      Ovo na colher: uma colher e substituir o ovo por uma bolinha, limão, ou até um papel bem amasso. Marque uma distância de saída e chegada, coloque a colher na boca e a bolinha na colher, e percorra o caminho o mais rápido que puder sem deixar cair. Se cair, volte no ponto de partida.

b-     Corrida do saco: se você tiver um saco seria legal, mas pode substituir por lençol, uma sacolinha de mercado, algo que você mantenha os pés unidos porque não pode correr. Também marque uma linha de saída e chegada.

c-      Corrida da vassoura: usando a mesma distância dos outros jogos, partindo da linda de saída, coloque a vassoura equilibrando na palma da mão e tente chegar rápido até o outro lado.

d-     Corrida sentado: você tem que fazer o percurso o mais rápido possível, sentado, sem colocar as mãos no chão.

e-      Estourar bexiga: na linha de saída, dado o sinal encha a bexiga, e após cheia, corra até a chegada e sente em cima para estourá-la.  Se você não tem uma bexiga, pode usar um saquinho ou sacola, tente encher o quanto der e segure bem. O objetivo é simular a prova.

f-       Bola na caixa: coloque uma caixa de papelão, bacia, balde, etc. Se posicione na linha de saída e jogue uma bola tentando acertar dentro da caixa. Repita até conseguir 3 pontos.

 

2 – A segunda atividade é muito simples. Monte uma gincana com pelo menos 6 provas, como se fosse fazer com todos os colegas na escola. Coloque os nomes das provas que você escolheu, e explique o que tem que fazer em cada uma delas. Não pode usar as provas da atividade 1. Pode criar, pesquisar, ou lembrar de várias usadas em nossas gincanas na escola.