LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
CORREÇÃO- COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO:revise com atenção.
Segunda-feira, dia 20____________
Língua Portuguesa__________________________
ATIVIDADE 1: leia o texto, copie e responda as perguntas.
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
O lobo e o cordeiro
Um lobo estava bebendo água num riacho.
Um cordeirinho chegou e também começou a beber um pouco mais para baixo.
O lobo arreganhou os dentes e disse ao cordeiro:
- Como é que você tem a ousadia de vir sujar a água que eu estou bebendo?
- Como sujar? – respondeu o cordeiro. – A água corre daí para cá, logo eu não posso estar sujando sua água.
- Não me responda! – tornou o lobo furioso.
- Há seis meses seu pai me fez a mesma coisa!
- Há seis meses eu nem tinha nascido, como é que eu posso ter culpa disso? – respondeu o cordeiro.
- Mas você estragou todo o meu pasto – tornou o lobo.
- Como é que eu posso ter estragado o seu pasto se nem dentes eu tenho?
O lobo, não tendo mais como culpar o cordeiro, não disse mais nada, pulou sobre ele e o comeu.
Ruth Rocha
Fábulas de Esopo
Ed. FTD, S. Paulo, 1992
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1-O que o lobo estava fazendo?___________________________________________
2-O que o cordeirinho que chegou fez?_____________________________________
3-O lobo arreganhou os __________ e disse ao cordeiro como ele tinha a ousadia de vir sujar a __________ que ele estava bebendo.
4-O cordeiro disse ao lobo que não poderia sujar a água porque ela corria:
( ) de cá para aí.
( ) daí para cá.
5-O lobo arrumou algumas desculpas, mas não tendo como culpar mais o cordeiro, não disse mais nada, ____________ sobre ele e o ____________.
ATIVIDADE 2: correção do texto O lobo e o cão
CORREÇÃO- COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO:revise com atenção.
1-Onde o lobo e o cão se encontraram?
Num
caminho.
2-Qual era o ótimo aspecto do cão?
Gordo,
pelo lustroso.
3-Qual era a única obrigação do cão?
É latir à
noite, quando aparecem ladrões.
4-O que o lobo viu no cão que o fez desistir de
acompanhá-lo?
O pescoço
um pouco esfolado.
5-A marca no pescoço do cão era de uma coleira que o seu amo usava para
prendê-lo para que ele não assustasse as pessoas
quando viessem visitá-lo.
6-O lobo se despediu do amigo. Preferiu a sua liberdade do que a fartura do cão.
7-A frase que melhor representa a moral da história
é:
(
) A inveja é a origem de todas as
desgraças
( X ) Antes faminto, mas livre, do que gordo, mas cativo
( ) Às vezes, o que é precioso para um não tem
valor para outro
8-O texto tem 9
parágrafos.
Matemática___________________________
ATIVIDADE 1: números pares e ímpares
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Cada par é formado por dois elementos.
Todo numeral terminado em 0, 2, 4, 6 e 8 representa um número par.
Todo numeral terminado em 1, 3, 5, 7 e 9 representa um número ímpar.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1-Coloque ( P ) se o numeral for par e ( I ) se for ímpar:
( ) 9.431
( ) 6.572
( ) 5.743
( ) 1.284
( ) 7.915
( ) 2.396
( ) 4.657
( ) 3.428
( ) 8.169
( ) 3.850
2-Calcule:
468 + 216 =
435 + 294 =
2.340 + 936 =
3.569 + 2.451 =
593 – 236 =
569 – 286 =
7.189 – 1.642 =
8.573 – 2.894 =
348 x 2 =
241 x 3 =
2.421 x 4 =
1.324 x 5 =
ATIVIDADE 2: correção.
CORREÇÃO- COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO:revise com atenção.
·Observe o
numeral e responda:
Classe dos milhares
Classe
das unidades simples
4ª ordem
3ª ordem
2ª ordem
1ª ordem
Unidade
Centena
Dezena
Unidade
3
7
2
8
1-Quantas
ordens ele tem? 4 ordens.
2-Quantas
classes ele tem? 2 classes.
3-Que
algarismo ocupa a ordem da centena? 7.
4-Que
algarismo ocupa a 1ª ordem? 8.
5-Como
é chamada a ordem ocupada pelo algarismo 2? Dezena.
6-Que
ordem o algarismo 3 ocupa? 4ª ordem.
7-O
antecessor (que vem antes) desse numeral é o 3.727 e o sucessor (que vem
depois) é o 3.729.
8-Escreva
por extenso o nome desse numeral:
3.728:
três mil, setecentos e vinte e oito
9-Dê
o valor absoluto e o valor relativo de cada algarismo do numeral:
3:
3-3.000 7:
7-700 2: 2-20 8: 8-8
Terça-feira, dia 21______________
Geografia____________________________
ATIVIDADE 1: leia o texto, copie e responda as perguntas.
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Movimentos da Terra
A Terra não fica parada; ela está sempre em movimento.
São dois os movimentos da Terra: rotação e translação.
Rotação é o movimento que a terra faz ao redor de si mesma. Ela gira como um pião. Desse movimento resultam os dias e as noites. E cada volta leva 24 horas ou um dia.
Translação é o movimento que a Terra faz ao redor do Sol. Essa grande volta leva 365 dias e 6 horas ou um ano.
Essas 6 horas que restam, no fim de quatro anos fazem 24 horas ou um dia, totalizando 366 dias.
O ano de 366 dias é chamado de bissexto.
O dia formado nos anos bissextos é incluído no mês de fevereiro, que passa a ter então 29 dias.
A Terra, girando em torno do Sol, ora se aproxima dele, ora se afasta.
É por causa dessa grande volta que temos as quatro estações do ano.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1-Coloque ( R ) para movimento de rotação e ( T ) para movimento de translação:
( ) Movimento que a Terra faz ao redor de si mesma.
( ) Movimento que a Terra faz ao redor do Sol.
( ) Leva 365 dias e 6 horas.
( ) Leva 24 horas.
( ) Dá origem aos dias e às noites.
( ) Dá origem às estações do ano.
2-Possui 366 dias:
( ) ano bissexto
( ) movimento de rotação
( ) movimento de translação
3-Mês que passa a ter um dia a mais nos anos bissextos:
( ) janeiro
( ) fevereiro
( ) dezembro
4-A Terra sempre mantém a mesma distância do Sol.
( ) certo
( ) errado
ATIVIDADE 2: correção do texto O planeta Terra
CORREÇÃO- COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO:revise com atenção.
1-A Terra tem forma:
( ) redonda e achatada nos polos
( X ) arredondada e achatada nos polos
( ) arredondada e chata nos polos
2-Parte formada pelos continentes, pelas ilhas e pelo fundo dos oceanos, mares, rios e lagos:
( ) atmosfera
( ) hidrosfera
( X )litosfera
3-Parte formada pelos oceanos, mares, rios e lagos:
( ) atmosfera
( X ) hidrosfera
( ) litosfera
4-Camada de ar que envolve a Terra:
( X ) atmosfera
( ) hidrosfera
( ) litosfera
5-Continente no qual se localiza o Brasil:
( ) Asiático
( ) Africano
( X ) Americano
6-Oceano que banha o Brasil:
( X ) Atlântico
( ) Índico
( ) Pacífico
7-No planeta Terra há:
( ) cinco continentes e cinco oceanos
( ) cinco continentes e seis oceanos
( X ) seis continentes e cinco oceanos
8-Na superfície terrestre existe maior quantidade de:
( ) terra
( X ) água
História______________________________
ATIVIDADE 1: Leia o texto.
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Governo-geral
O rei de Portugal ficou preocupado com o fracasso das capitanias hereditárias. Ele achava que era porque faltava um governo central no Brasil. Por isso, decidiu criar, em 1548, o governo-geral no nosso país. Dessa forma, haveria uma administração central para ajudar os donatárias na direção das capitanias.
Em 1549, o primeiro governador-geral, Tomé de Sousa, chegou à Bahia. Ele fundou a cidade de Salvador, que se tornou a sede do governo- geral e a primeira capital do Brasil.
Com Tomé de Sousa vieram muitas pessoas, entre elas seis padres jesuítas chefiados pelo padre Manoel da Nóbrega, para trabalhar na catequese dos índios.
O segundo governador-geral foi Duarte da Costa. Com ele vieram para o Brasil outros jesuítas, entre eles José de Anchieta que, junto com dois outros jesuítas, fundou, em 1554, o colégio de São Paulo, que deu origem à cidade de São Paulo.
Foi durante o governo de Duarte da Costa que os franceses se estabeleceram no Rio de Janeiro, provocando muitas revoltas.
O terceiro governador-geral foi Mem de Sá. Ajudado por tropas comandadas por seu sobrinho, Estácio de Sá, ele expulsou os franceses do Rio de Janeiro.
Para expulsar os franceses, Estácio de Sá construiu, em 1º de março de 1565, um forte (fortaleza) próximo à praia vermelha e aí fundou uma povoação com casas simples, feitas de madeira e barro, que chamou de São Sebastião do Rio de Janeiro. Foi essa povoação que deu origem à cidade do Rio de Janeiro.
Dois anos mais tarde, em 1567, os franceses foram expulsos, mas Estácio de Sá morreu em virtude de uma flechada.
Em 1572, depois de catorze anos de governo, Mem de Sá faleceu na Bahia.
ATIVIDADE 2:Releia o texto Capitanias hereditárias e responda.
CORREÇÃO- COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO:revise com atenção.
1-Nome dado aos lotes de terra nos quais o Brasil foi dividido:
( ) expedições
( X ) capitanias
( ) donatários
2-Número de lotes:
( ) 12
( ) 13
( X ) 15
3-Pessoas que receberam os lotes de terra no Brasil:
( ) expedições
( ) capitanias
( X ) donatários
4-Número de pessoas que receberam os lotes:
( X ) 12
( ) 13
( ) 15
5-As capitanias eram chamadas hereditárias porque passavam por herança:
( X ) de pai para filho
( ) do filho para o pai
( ) do rei para os donatários
6-A maioria das capitanias:
( ) progrediu
( X ) fracassou
( ) evoluiu
7-As capitanias que progrediram foram:
( ) São Paulo e Pernambuco
( X) São Vicente e Pernambuco ( ) São Paulo e São Vicente
Educação Física_______________________
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
ATIVIDADE TURMA 1: alongamento sentado
O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.
Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 15. Vamos lá?!
O alongamento colabora para o bem estar do nosso corpo e até melhora a postura. Convide alguém para fazer com você ou imagine que estamos aí para te fazer companhia! Vamos lá.
Vamos fazer as posturas da imagem abaixo, temos que ficar na posição contando até 15. Vamos lá?!
2- Escreva os numerais (valores) correspondentes a:
Sete reais e oitenta centavos: R$ 7,80
Um real e setenta centavos: ______________
Vinte seis reais e trinta centavos:______________
Trinta e um reais e noventa centavos: ______________
Sessenta e cinco reais e vinte centavos: ______________
Duzentos e trinta e seis reais: ______________
3- Observe os preços e calcule:
Leite: R$ 2,80 o litro
Arroz: R$ 3,40 o quilo
Feijão: R$ 4,50 o quilo
Carne: R$ 19,90 o quilo
7 litros de leite:______________
5 quilos de arroz:______________
2 quilos de feijão:______________
3 quilos de carne:______________
ATIVIDADE 2:Numerais romanos
CORREÇÃO- COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO:revise com atenção.
Dos antigos sistemas de numeração, o dos romanos foi o mais difundido.
Ainda hoje é utilizado para numerar capítulos de livros e indicar datas em monumentos, horas em mostradores de relógios, séculos, datas históricas, títulos de reis e papas etc.
Para escrever os numerais romanos usamos sete letras maiúsculas do alfabeto.
1
5
10
50
100
500
1000
I
V
X
L
C
D
M
Atividade
·Copie os numerais romanos no caderno:
1 = I
2 = II
3 = III
4 = IV
5 = V
6 = VI
7 = VII
8 = VIII
9 = IX
10 = X
20 = XX
30 = XXX
40 = XL
50 = L
60 = LX
70 = LXX
80 = LXXX
90 = XC
100 = C
200 = CC
300 = CCC
400 = CD
500 = D
600 = DC
700 = DCC
800 = DCCC
900 = CM
1.000 = M
2.000 = MM
3.000 = MMM
Quinta-feira, dia 23_____________
Ciências_____________________________
ATIVIDADE 1: leia o texto.
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Os dentes
Por meio da mastigação, os dentes trituram os alimentos, ajudados pela saliva (umedece), e, assim, facilitam a digestão.
Os dentes podem ser:
- Incisivos: terminam em uma superfície cortante; cortam os alimentos.
- Caninos: terminam em ponta; rasgam e perfuram os alimentos.
- Pré-molares e molares: terminam em uma superfície ampla e achatada; moem os alimentos.
A dentição provisória ou “de leite” é formada por 20 dentes e a dentição permanente é formada por 32 dentes.
Na dentição provisória não existem dentes pré-molares e a dentição permanente é a última que o homem tem, por isso, deve ser bem cuidada.
As partes externas do dente são: coroa, colo e raiz.
As partes internas do dente são: esmalte, dentina, polpa e cemento.
Os dentes necessitam de fósforo e cálcio, encontrados no leite, no iogurte, no queijo, nas verduras, no arroz integral, no trigo integral, no peixe.
Dentro da boca vivem microrganismos, chamados bactérias que podem causar doenças nos dentes e na gengiva.
Quando as bactérias encontram restos de comida e de doce na boca, elas se multiplicam e provocam cáries.
A cárie é uma doença que forma buracos nos dentes.
Se a higiene da boca é malfeita, as bactérias se alojam sobre a superfície dos dentes e nos espaços entre a gengiva e os dentes, formando a placa bacteriana.
A placa bacteriana causa uma doença chamada piorreia, que destrói a gengiva e os ossos que prendem os dentes.
Devemos ter alguns cuidados com os dentes:
- Escovar os dentes ao acordar, após as refeições e antes de dormir.
- Usar o fio ou a fita dental entre os dentes.
- Visitar o dentista a cada seis meses.
- Evitar comer doces.
ATIVIDADE 2:Alimentação Sadia
CORREÇÃO- COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO:revise com atenção.
Releia
o texto Alimentação sadia e responda:
Coloque ( C )
certo ou ( E ) errado:
1-( E ) Comer bem é comer muito, não
importa o que.
2- ( C ) Deve-se comer alimentos nutritivos,
variados, frescos, saudáveis e em quantidade suficiente.
3-( E ) As frutas e as verduras devem ser
bem cozidas para comer.
4- ( C ) Deve-se evitar doces, massas,
refrigerantes e enlatados em excesso.
5-( C ) As gorduras e frituras devem ser
evitadas.
6- ( E ) Deve-se tomar pouca água, leite e
sucos naturais.
7- ( C ) Deve-se usar muitos alimentos
frescos.
8- ( E ) Deve-se cozinhar os vegetais por
bastante tempo e em bastante água.
9-( C ) Os alimentos devem ser bem
mastigados, sem muita pressa.
10-( E ) Deve-se tomar mais refrigerante que
sucos naturais.
11-( E ) Os horários das refeições devem ser
irregulares.
12-( E ) Os alimentos devem ser conservados
em lugares quentes.
13-( C ) Os alimentos devem ser protegidos
de moscas, baratas, ratos, poeira etc.
14-( C ) As frutas, as verduras e os legumes
devem ser bem lavados antes de serem consumidos.
15-( E ) O leite pode ser consumido sem ser
fervido.
16-( E ) As carnes não precisam ser bem
cozidas, fritas ou assadas para serem consumidas.
17- ( C ) Deve-se beber somente água tratada
e filtrada ou fervida.
18-( E ) A data de validade dos alimentos
não precisa ser considerada.
19- ( C ) Não utilizar produtos enlatados com
as embalagens estufadas ou enferrujadas.
20- ( E ) As mãos devem ser lavadas apenas
depois das refeições.
21-( E ) Os dentes devem ser escovados antes
de cada refeição.
Arte________________________________
ATIVIDADE: O Circo
O circo é uma das mais antigas artes de espetáculo do mundo.
Nos circos tradicionais, os espetáculos acontecem sob uma enorme tenda de lona. Na parte central do circo há o picadeiro, lugar onde os artistas se apresentam. Ao redor do picadeiro fica a arquibancada, onde a plateia se diverte.
O espetáculo circense reúne um conjunto de artistas, com diferentes habilidades, como mágico, malabarista, equilibrista, trapezista, bailarina, palhaço, entre outros.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. O que é o circo?
____________________________
2. Desenhe, em seu caderno, um personagem que você conhece do circo.
Sexta-feira, dia 24_____________
Língua Portuguesa____________________
ATIVIDADE 1: Artigo.
LEIA O TEXTO - atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Artigo é a palavra que se usa antes do substantivo.
Os artigos podem ser definidos ou indefinidos.
Artigos definidos: o, a, os, as.
Artigos indefinidos: um, uma, uns, umas.
COPIE NO CADERNO - atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1-Complete com os artigos definidos: o – a – os – as.
____ sapato
____ crianças
____ animais
____ frutas
____ cidade
____ cão
____ palhaços
____ régua
2-Complete com os artigos indefinidos: um – uma – uns – umas.
____ casa
____ chapéu
____ flores
____ gato
____ carro
____ atletas
____ bolas
____ árvore
3-Grife (passe um traço) nos artigos:
a)Fritei os peixes para o almoço.
b)O jardineiro molhou as flores.
c)O menino ganhou um relógio.
d)A janela estava aberta.
e)Comprei uns bombons de nozes.
f)A cozinheira fez uma torta.
g)Ganhei umas balas de morango.
ATIVIDADE 2:correção substantivos
concretos e abstratos
CORREÇÃO- COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO:revise com atenção.
1-Coloque ( C ) para
substantivo concreto e ( A ) para substantivo abstrato:
( C
) homem
( A
) bondade
( A
) frio
( C
) cachorro
( A
) tristeza
( C ) montanha
( A
) ódio
( A
) pobreza
( C
) casa
( A
) preguiça
( A
) atenção
( C
) livro
( A
) calor
( C
) mulher
( A
) saudade
( C
) árvore
( A
) cansaço
( A
) amizade
( C
) gato
( A
) riqueza
( C
) água
( C
) loja
( A
) inveja
( C
) pedra
( A
) ciúme
( A
) amor
( C
) rio
( A
) esperteza
2-Complete as frases com os substantivos abstratos:
delicadeza, fraqueza, admiração,
sonho, paciência, agilidade, facilidade e obediência
a)Ele fez as atividades com facilidade, pois
eram fáceis.
b)Ela tinha admiração pelos colegas, pois eles
eram admiráveis.
c)Devemos ter paciência com os outros, isto é,
ser pacientes.
d)Os filhos devem ser obedientes com os pais, portanto
devem ter obediência.
e)Ele estava fraco, portanto tinha muita fraqueza.
f)Nunca deixe de sonhar, o sonho é muito
importante.
g)Em tudo o que fazia era muito delicado, pois tinha
muita delicadeza.
h)Era muito ágil nas provas de atletismo, porque tinha
muita agilidade.
ATIVIDADE 3:correção
Escrita de frases
As frases serão corrigidas em momento oportuno.
Matemática__________________________
ATIVIDADE 1: Observe a tabela com o número de comidas típicas das festas juninas vendidas e responda:
Bolo de
Fubá
596
Canjica
683
Paçoca
425
Pamonha
241
Pipoca
379
1-Qual comida foi a mais vendida? _____________________________________
2-Qual comida foi a menos vendida? ___________________________________
3-Qual a diferença entre a comida mais vendida e a menos vendida? _________
4-Qual o total de comidas vendidas? ____________
5-Escreva os nomes das comidas em ordem decrescente de vendas (da maior para a menor):