quinta-feira, 2 de julho de 2020

SEMANA DE 06 A 10 DE JULHO

OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.

Data: 06 / 07 / 2020 (2ª feira)                            4º   Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 06 de julho de 2020.

Hoje é segunda-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

à Atividade

§  Sílaba tônica é a sílaba mais forte da palavra, ou seja, a que mais sobressai na hora de falar. Elas são classificadas em paroxítonas, proparoxítonas e oxítonas. Quando as palavras têm acento, fica muito mais  fácil  de observar. As  palavras  abaixo  são  acentuadas.

1)Coloque  os  acentos e, depois,  separe  as sílabas, circulando a sílaba tônica.

sindrome       saude      lapis           cipo     informatica  etica            ponei           carimbo         taxi        rápido         album          camera          ampada          chapéu 

2)Escreva a sílaba tônica de cada palavra.

cartaz ________comodo_________beleza _________

anzol________ matematica_________ palito________

papeis________ espada_________cafe__________

 3)Complete o quadro como no modelo.

 

Palavra

Silabas

Silabas tônicas

Classificação

separação

se-pa-ra-ção 

ção

oxítona

 

sofá

 

 

 

astro

 

 

 

café

 

 

 

fábula

 

 

 

pirulito

 

 

 

jardim

 

 

 

público

 

 

 

animal

 

 

 


 Leia as palavras do quadro, descubra a sílaba tônica e circule-a.

 

M Á Q U I N A -C A N Ç Ã O -L A D R Ã O- P I R U L I T O

Agora que você descobriu a sílaba tônica, responda:

a) Quais são as palavras oxítonas?

__________________________________________

c) Qual é a palavra paroxítona?

 _________________________________________

d) Qual é a palavra proparoxítona?

__________________________________________

 e) Escreva as palavras na ordem alfabética: 

________________________________________

 DATA 06/07/2020 (Segunda-feira)       4º s ANOS                                 

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ATIVIDADE 1:

Copie no caderno e responda qual é o número:

a) Trezentos e sessenta e três

b) 2 centenas, 3 dezenas e 2 unidades

c) 200 + 10 + 5

d) 3 unidades de milhar, 3 centenas, 2 dezenas e 1 unidade

e) 2000 + 300 + 20 + 4

ATIVIDADE 2: Complete.

ATIVIDADE 3: Decomponha os números abaixo:

a) 345 _________________________________

b) 1.025 ________________________________

c) 6.112 ________________________________

d) 10.175 _______________________________

e) 12.245 _______________________________

f) 24.305 ________________________________

ATIVIDADE 4: Copie e resolva os problemas no caderno. Não se esqueça de registrar as continhas e dar a resposta ao problema.

a) Maria comprou uma caneta de R$ 3,00, um caderno de R$ 50,00 e uma mochila de R$ 700,00. Quanto ela gastou com o material escolar?

---------------------------------------------------------------------------

b) Uma papelaria possui em seu estoque, 300 caixas de lápis de cor com 12 cores, 90 caixas de lápis de cor com 6 cores e 8 caixas de lápis de cor com 32 cores. Quantas caixas de lápis de cor a loja possui?

--------------------------------------------------------------------------

c) Marcos quer comprar um vídeo game, para isso ele está juntando o dinheiro da sua mesada, todos os meses ele recebe de seus pais R$ 100,00 por mês. Ele já está guardando metade desse valor durante 1 ano. Quanto ele já conseguiu juntar?

--------------------------------------------------------------------------


DATA: 06/07/2020


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Paisagem

Paisagem é a extensão de território que o olhar alcança num lance; vista, panorama.

ATIVIDADE: Livro NAME: CAPÍTULO 5 - PLANOS E PAISAGENS

Observe as paisagens das páginas 60 e 61, para responder a seção chuva de ideias da página 61.

DATA 07/07/2020 (Terça-feira)              4º s ANOS                                                                                          

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.

Monte Mor, 07 de julho de 2020.

Hoje é terça-feira.

Nome completo:_______________ 4º Ano ______

Professora: ____________

 

ATIVIDADE 1: Copie e resolva os probleminhas no caderno. Não se esqueça de registrar as continhas e dar a resposta ao problema.

a) Mariana tem 73 reais, seu irmão mais novo tem 35 reais a menos que ela. Quantos reais tem o irmão da Mariana?

-----------------------------------------------------------------------------

b) João e Maria são primos e gostam de colecionar carrinhos, João tem 36 carrinhos. Enquanto estavam brincando decidiram contar os carrinhos, eles têm juntos ao todo 98 carrinhos. Quantos carrinhos Maria têm?

 ---------------------------------------------------------------------------

c) Duas amigas colecionam presilhas, Margarida tem 16 e Patrícia tem 28. Quantas presilhas Margarida ainda precisa para se igualar a Patrícia?

---------------------------------------------------------------------------

d) Para a apresentação do dia das mães, os alunos estão organizando as cadeiras em 9 fileiras com 8 cadeiras. Quantas cadeiras serão necessárias?

--------------------------------------------------------------------------

e) Larissa está com febre, quando sua mãe mediu sua temperatura deu 40 graus. Uma hora depois de dar o remédio, ela mediu novamente e a temperatura estava em 37 graus. A temperatura de Larissa subiu ou desceu? Qual foi a diferença da temperatura?

---------------------------------------------------------------------------

f) Uma empresa recebeu 3.157 canetas azuis e 1.745 canetas vermelhas, para distribuir aos funcionários. Quantas canetas eles receberam ao todo?

---------------------------------------------------------------------------

DATA  07 / 07 / 2020  (3ª Feira)                 4º ANO                                                                                        

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

Leia o texto com atenção para realizar as questões abaixo.

O Brasil Colonial

                Antes do ano 1.499, ninguém sabia da existência do nosso continente. Vasco da Gama um experiente navegador, que viajava a caminho das Índias no Oriente, passou bem próximo com suas caravelas e avistou uma parte do litoral e pensou ser uma grande ilha. Com pressa não parou para verificar o tamanho da ilha.

             Após retornar para Portugal relatou ao Rei o que tinha visto, despertando o interesse e a curiosidade de outros navegadores. Então o Rei de Portugal ordenou a seus comandados, que viessem para verificar e tomar posse das novas terras. E assim foram os primeiros a chegar nestas terras que já estavam habitadas por diferentes nações indígenas. A partir do ano 1.500 quando Pedro Alvarez Cabral aqui chegou o Brasil passou a ser colônia de Portugal, pertencente a metrópole portuguesa. Portugal possuía o controle de todos os acontecimentos da colônia. O Brasil poderia comercializar: comprar e vender produtos somente com Portugal; essa relação ficou conhecida como pacto colonial.

            Durante alguns anos a colônia fornecia à Portugal dois produtos: pau-brasil e a cana de açúcar. O ouro e a prata que tanto os portugueses desejavam, foram encontrados somente após século XVII (ano 1.700) em Minas Gerais. Após a chegada de Cabral em 1.500; os portugueses só retornaram ao Brasil 30 anos depois. Enquanto isso franceses e holandeses fizeram uma intensa retirada de pau - brasil, dizimando, ou seja, acabando com quase toda a mata do litoral nordestino.

Responda as questões abaixo em seu caderno com atenção:

 

1) Em que ano Vasco da Gama passou pelo nosso continente e para onde ele viajava? _____________________________________________

 

3) Ao retornar à Portugal o que Vasco da Gama relatou ao rei?

____________________________________________ 

4) O que o rei ordenou a seus comandados? ___________________________________________

 

5) Qual foi o navegador que o rei de Portugal ordenou que viessem reconhecer as terras do continente em 1.500? 

____________________________________________

6) complete as frases abaixo.

a) A partir da chegada dos portugueses, o Brasil passou a ser chamado de: ____________de ____________pertencente à _______________________.

 

b) O Brasil só poderia comprar e vender produtos somente com __________.

 

c) Essa relação ficou conhecida como __________________________. A colônia fornecia a Portugal dois produtos que são: ________________ e _____________.

 

d)) Os portugueses desejavam encontrar no Brasil _______________________ e ______________.

 

e) Entre os anos 1.500 a 1.530, duas nações estrangeira dizimaram quase toda mata do litoral nordestino retirando o pau-brasil, as quais foram:_______________, __________________.

DATA 07/07/2020  (3ª Feira)                              4º ANO                                                                                         

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – Nesta aula vamos conhecer um pouco mais da brincadeira de pular elástico. É uma brincadeira mais antiga do que imaginamos, mas foi bem popular nos anos 80. Então a primeira atividade é pesquisar a origem da brincadeira. Em seguida, também converse com adultos e veja o que eles conhecem sobre a brincadeira.

 

https://anamaria.uol.com.br/orinoco/media/images/large/2016/11/24/brincadeiras-de-rua-pular-elastico.jpg

2 – Tem muitos vídeos que ensinam a brincar de elástico. Esse vídeo é bacana porque como muitos estão fazendo as atividades sozinhos, as meninas ensinam a pular usando duas cadeiras.

3 – Agora vamos pular elástico? O mais importante da aula, é conhecer a brincadeira, experimentar e se exercitar. Então se você não tem um elástico, pode usar um barbante ou uma cordinha, e se não tiver, pode simplesmente desenhar duas linhas paralelas no chão e tentar a sequência a seguir:

a-   Pule com os pés dentro

b-   Fora (o elástico fica entre as pernas)

c-   Em cima (um pé em cima de cada lado do elástico)

d-   Pule e caia com um pé dentro e o outro fora

e-   Agora repita pulando para o outro lado, o pé que estava dentro cai fora e de fora cai dentro

f-     Pule novamente trocando de lado

g-   Você pode criar sua própria sequencia.

 Data: 08 / 07 / 2020 (4ª feira)                            4º   Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 08 de julho de 2020.

Hoje  é quarta-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

à Atividade 1NCONTROS VOCÁLICOS

Leia a fábula com atenção:

O parto da montanha

Há muito tempo atrás, uma enorme montanha começou a fazer barulhos muito esquisitos. O barulho ia aumentando e as pessoas suspeitavam que a montanha teria um filho.

A notícia se espalhou como um vírus e pessoas de todos os cantos começaram a chegar para ver o que nasceria da montanha. Todos começaram a palpitar, dos mais novos aos mais velhos. Os dias foram se passando e nada de nascer o filho da montanha. O barulho aumentava e a curiosidade das pessoas também.

A curiosidade era tão grande que todos começaram a achar que o mundo iria acabar.

Em certa manhã, o barulho foi tão grande que a montanha tremeu todinha e começou a rachar. A população ficou muito assustada e com muito medo. De repente, do meio da rachadura, da poeira e  do barulho apareceu ... um rato.

 

Moral da história: “Nem sempre as magníficas promessas dão resultados extraordinários”.

(Fábulas de Esopo - Adaptação: Kelly Cláudia Gonçalves.)

1) Circule na fábula todas as palavras com encontros vocálicos. Lembre-se: encontro vocálico são o encontro de duas vogais juntas.

2) Registre as palavras em ordem alfabética e complete-o.

Fazer no caderno.

Palavras

Separação de sílabas

Encontro vocálico

 

 

 

 

 

 

3)Retire do texto:         

    a.  Cinco substantivos genéricos (comuns)

 _____________________________________________

b) cinco verbos (palavra que indica ação)

_______________________________________________

c)dois substantivos específicos (próprios)

_____________________________________________

4) Escreva uma palavra com cada encontro vocálico. 

ui____________________________________    

aí ____________________________________

au___________________________________

eu__________________________________       

eia __________________________________ 

ai ___________________________________

ei____________________________________ 

oi__________________________________

55) Escreva outra moral para esta fábula.

 ______________________________________

_______________________________________

DATA 08 /07/ 2020  (4ª Feira)                          4º ANO                                                                                         

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

Os meios de transporte

ASFALTADAS                  MEIOS DE TRANSPORTE       CAVALO MERCADORIAS              BOAS CONDIÇÕES              CARROS      VIAS DE CIRCULAÇÃO          CARRO DE BOI           PESSOAS        ÔNIBUS


 1) Complete as lacunas com as palavras abaixo.

a) _____________ ligam as cidades por onde passam os __________ levando__________ e ___________.

b) Antigamente, as estradas eram de terra, estreitas e esburacadas, e muitos percursos levavam horas e até dias para serem feitos. Utilizavam-se, nessa época, __________ ou ___________. Atualmente, ________ e _________ permitem que os percursos em estradas de rodagem sejam feitos em tempo bem menor. Mas para que isso aconteça as estradas devem ser __________ e estar ____________.

2) Ônibus, metrô e trem são meios de transporte coletivos. Em seu município as pessoas utilizam muito ou pouco os meios de transporte coletivos? Em sua opinião isso é bom ou ruim para o meio ambiente? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 3) No município onde você vive existem problemas de transporte? Se sim, quais? ________________________________________________________________________________________________________________

4) Em seu município existem rodovias, ferrovias, aeroportos e portos? Quais são os mais utilizados pela população? Quais você já utilizou? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) Qual é o meio de transporte mais utilizado em seu município? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

DATA 08 /07/ 2020  (4ª Feira)                          4º ANO       

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Assista o vídeo a seguir e leia as páginas 62 e 63 para entender a técnica de aquarela.

Se você tiver um material, pode fazer em casa.

Se não, escreva em seu caderno, o que entendeu sobre essa técnica.

https://youtu.be/0xZrs27I3Rs 


DATA 09/07/2020 (Quinta-feira)              4ºs ANOS                                                                                         

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.

Monte Mor, 09 de julho de 2020.

Hoje é quinta-feira.

Nome completo: _________________4º Ano ______

Professora: _______________________

ATIVIDADE 1:

Quando compramos uma mercadoria pagamos um preço por ela. Se a vendemos por um preço maior obtemos lucro. Se a vendemos por um preço menor obtemos prejuízo. 


PENSE BEM E CALCULE ANTES DE RESPONDER, VIU!

BONS CÁLCULOS!


Responda:

A) Comprei uma saia por R$ 156,00 reais. Revendi por R$ 150,00 reais.  Houve lucro ou prejuízo? De quanto?

_____________________________________________

B) Comprei um terreno por R$ 1.280,00. Revendi por R$ 1.540 reais.

Houve lucro ou prejuízo? De quanto?

____________________________________________

C) Comprei uma bolsa por R$ 165,50 reais. Revendi por R$ 114,50.

Houve lucro ou prejuízo? De quanto?

___________________________________________

D) Comprei um perfume por R$ 47,00 reais. Revendi por R$ 68,00 reais.

Houve lucro ou prejuízo? De quanto?

__________________________________________

E) Comprei um sapato por R$265,00 reais. Revendi por R$ 380, 00 reais.

Houve lucro ou prejuízo? De quanto?

__________________________________________

F) Comprei um celular por R$789,00 reais. Revendi por R$650,00 reais.

Houve lucro ou prejuízo? De quanto?

_________________________________________

G) Meu amigo comprou um barco por R$978,00 reais. Depois ele revendeu por R$ 1200,00 reais.

Houve lucro ou prejuízo? De quanto?

__________________________________________

ATIVIDADE 2: Arme e efetue no caderno as subtrações. Clique no link a seguir https://www.youtube.com/watch?v=QPy7INAdTcE para assistir um vídeo sobre como fazer continhas de subtração.



A)  632 - 573 =

B) 3429 – 1202 =

C) 954 – 248 =

D) 657 – 68 =

E) 345 – 67  =

F) 347 – 207 =

G) 879 – 675=

H) 1320 – 456 =

I) 546 – 345=

J) 54 – 45  =

K) 350 – 76  =

L) 456 -345 =


DATA  09 / 07 / 2020  (5ª Feira)                         4º ANO                                                                                        

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

Se possível assista ao vídeo para saber mais sobre eletricidade:

 

https://www.youtube.com/watch?v=Qxf4RrBiH7I Eletricidade e Magnetismo

  A eletricidade está relacionada às cargas elétricas que existem em todos os materiais, embora não possamos vê-las. Classificamos as cargas elétricas em positivas (+) ou negativas (-).

  Sabemos que as cargas opostas se atraem e cargas iguais se repelem. As cargas negativas são as únicas que passam de um objeto para outro e podemos percebê-las por meio de um experimento muito simples.

ATIVIDADE 1: Esfregue vigorosamente um pente plástico em seus cabelos secos, e, em seguida aproxime-o de pequenos pedaços de papéis picados observe o que acontece e registre suas observações. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia: Há materiais que facilitam a passagem da eletricidade. Esses materiais são classificados como bons condutores de eletricidade, como o cobre, o ferro e o alumínio. A outros que são conhecidos como maus condutores de eletricidade, como a borracha, o plástico, o couro e a cerâmica.

ATIVIDADE 2: Observe a imagem de que material você acredita que são feitos os fios dos postes de iluminação?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ATIVIDADE 3: Os reparos na rede elétrica pública são feitos por profissionais especializados. Com que material os fios elétricos devem ser encapados para que esses profissionais não recebam um choque elétrico? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Data: 10 / 07 / 2020 (6ª feira)                                      4º   Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 10 de julho de 2020.

Hoje  é sexta-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

à Atividade 1

à Faça no caderno

§  Produção de texto: Reescrita

Leia novamente o texto, “O parto da montanha”, e reescreva-o com suas palavras. Você pode iniciar seu texto assim: No texto, “O parto da montanha”, fala sobre uma montanha que fazia barulhos estranhos... Na fábula de Esopo, “O barulho da montanha”, relata que uma montanha começou a fazer barulhos esquisitos...

Data: 10 / 07 / 2020 (6ª feira)                     4º   Ano

Componente curricular: INGLÊS

1.  Estude o vocabulário abaixo. Em seguida, faça os exercícios do livro de inglês nas páginas 19, 20, 21 e 22, escrevendo o nome somente das frutas. Na próxima semana estudaremos os VEGETABLES.

1.      Escreva em inglês o nome de 5 frutas que você mais gosta.

 

                                                     LIKE

1.       

2.       

3.       

4.       

5.       

 

2.      Complete com as letras que faltam.


a.     Pin___ap___le                                                     

 

b.      ____ra____ge   

              

c. Co___nut

   

d. Gra___s

DATA 10/07/2020  (6ª Feira)                            4º ANO                                                                                       

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – A brincadeira de hoje é uma que faz muito sucesso na escola toda vez que brincamos. É o pé de lata.

Você sabia que é uma brincadeira muito antiga? Esse pequeno texto foi extraído da internet, mas não menciona a fonte. Seria legal pesquisar mais. Converse também com seus pais e avós se chegaram a brincar.

Texto: Andar se equibrando em latas de leite, era comum entre os meninos em Natal, na década 50. A brincadeira veio junto com a popularização do leite em pó, quando as latas vazias passaram a ser disputadas entre as crianças.

2 – Agora vamos confeccionar os pés de lata? Você vai precisar de duas latas do mesmo tamanho, barbante ou algum tipo de cordinha, e prego ou algum matéria para furar as latas.


https://www.smartkids.com.br/content/puzzles/images/795/original/independencia_do_brasil_pe-de-cavalo.png

3 – A próxima atividade naturalmente é brincar. Mas aproveite acrescentar algumas atividades junto com a brincadeira.

a-    Suba e desça da lata para treinar seu equilíbrio

b-   Use apenas uma lata tentando andar com um pé de lata e outro normal

c-    Agora ande livremente com os pés de lata para praticar

d-   Se ficou fácil, coloque alguns obstáculos fáceis e tente andar e desviar deles, mas cuidado.

e-    Convide seus pais para brincar com você.