Data: 06 / 07 / 2020 (2ª
feira)
4º
Ano
Componente
curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel
Domingos Ferreira.
Monte
Mor, 06 de julho de 2020.
Hoje é
segunda-feira.
Nome
completo:
Professora:
________________ . 4º Ano _____ .
à Atividade
§ Sílaba tônica é a sílaba mais
forte da palavra, ou seja, a que mais sobressai na hora de falar. Elas são
classificadas em paroxítonas, proparoxítonas e oxítonas. Quando as palavras têm
acento, fica muito mais fácil de observar. As palavras
abaixo são acentuadas.
1)Coloque os acentos e, depois,
separe as sílabas, circulando a sílaba tônica.
sindrome saude
lapis cipo
informatica etica
ponei carimbo
taxi
rápido
album camera
ampada chapéu
2)Escreva a sílaba tônica de cada palavra.
cartaz ________comodo_________beleza _________
anzol________ matematica_________ palito________
papeis________ espada_________cafe__________
3)Complete o
quadro como no modelo.
Palavra |
Silabas |
Silabas tônicas |
Classificação |
separação |
se-pa-ra-ção |
ção |
oxítona |
sofá |
|
|
|
astro |
|
|
|
café |
|
|
|
fábula |
|
|
|
pirulito |
|
|
|
jardim |
|
|
|
público |
|
|
|
animal |
|
|
|
Leia as palavras do quadro, descubra a sílaba tônica e
circule-a.
M Á Q U I N A -C
A N Ç Ã O -L A D R Ã O- P I R U L I T O |
Agora que você descobriu a sílaba
tônica, responda:
a) Quais são as palavras oxítonas?
__________________________________________
c) Qual é a palavra paroxítona?
_________________________________________
d) Qual é a palavra proparoxítona?
__________________________________________
e) Escreva as palavras na ordem
alfabética:
________________________________________
DATA 06/07/2020
(Segunda-feira) 4º s ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADE
1:
Copie no
caderno e responda qual é o número:
a) Trezentos e sessenta e três
b) 2 centenas, 3 dezenas e 2
unidades
c) 200 + 10 + 5
d) 3 unidades de milhar, 3
centenas, 2 dezenas e 1 unidade
e) 2000 + 300 + 20 + 4
ATIVIDADE
2: Complete.
ATIVIDADE
3: Decomponha
os números abaixo:
a) 345
_________________________________
b) 1.025 ________________________________
c) 6.112
________________________________
d) 10.175
_______________________________
e) 12.245
_______________________________
f) 24.305
________________________________
ATIVIDADE
4: Copie
e resolva os problemas no caderno. Não se esqueça de registrar as
continhas e dar a resposta ao problema.
a) Maria comprou uma caneta de
R$ 3,00, um caderno de R$ 50,00 e uma mochila de R$ 700,00. Quanto ela
gastou com o material escolar?
---------------------------------------------------------------------------
b) Uma papelaria possui em seu
estoque, 300 caixas de lápis de cor com 12 cores, 90 caixas de lápis de
cor com 6 cores e 8 caixas de lápis de cor com 32 cores. Quantas caixas de
lápis de cor a loja possui?
--------------------------------------------------------------------------
c) Marcos quer comprar um vídeo
game, para isso ele está juntando o dinheiro da sua mesada, todos os meses
ele recebe de seus pais R$ 100,00 por mês. Ele já está guardando metade
desse valor durante 1 ano. Quanto ele já conseguiu juntar?
--------------------------------------------------------------------------
DATA: 06/07/2020 |
COMPONENTE
CURRICULAR: ARTE
Paisagem
Paisagem
é a extensão de território que o olhar alcança num lance; vista, panorama.
ATIVIDADE:
Livro NAME: CAPÍTULO
5 - PLANOS E PAISAGENS
Observe as paisagens das páginas 60 e 61, para responder a seção chuva de ideias da página 61.
DATA 07/07/2020
(Terça-feira) 4º s ANOS
COMPONENTE
CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR
NO CADERNO)
E. M.
“Coronel Domingos Ferreira”.
Monte
Mor, 07 de julho de 2020.
Hoje é
terça-feira.
Nome
completo:_______________ 4º Ano ______
Professora:
____________
ATIVIDADE
1: Copie e
resolva os probleminhas no caderno. Não se esqueça de registrar as
continhas e dar a resposta ao problema.
a) Mariana tem 73 reais, seu
irmão mais novo tem 35 reais a menos que ela. Quantos reais tem o irmão da
Mariana?
-----------------------------------------------------------------------------
b) João e Maria são primos e
gostam de colecionar carrinhos, João tem 36 carrinhos. Enquanto estavam
brincando decidiram contar os carrinhos, eles têm juntos ao todo 98 carrinhos.
Quantos carrinhos Maria têm?
---------------------------------------------------------------------------
c) Duas amigas colecionam
presilhas, Margarida tem 16 e Patrícia tem 28. Quantas presilhas Margarida
ainda precisa para se igualar a Patrícia?
---------------------------------------------------------------------------
d) Para a apresentação do dia
das mães, os alunos estão organizando as cadeiras em 9 fileiras com 8 cadeiras.
Quantas cadeiras serão necessárias?
--------------------------------------------------------------------------
e) Larissa está com febre,
quando sua mãe mediu sua temperatura deu 40 graus. Uma hora depois de dar o
remédio, ela mediu novamente e a temperatura estava em 37 graus. A temperatura
de Larissa subiu ou desceu? Qual foi a diferença da temperatura?
---------------------------------------------------------------------------
f) Uma empresa recebeu 3.157
canetas azuis e 1.745 canetas vermelhas, para distribuir aos funcionários.
Quantas canetas eles receberam ao todo?
---------------------------------------------------------------------------
DATA 07 / 07 / 2020
(3ª
Feira) 4º
ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: HISTÓRIA
Leia o
texto com atenção para realizar as questões abaixo.
O Brasil
Colonial
Antes do ano 1.499, ninguém sabia da existência do nosso continente. Vasco da
Gama um experiente navegador, que viajava a caminho das Índias no Oriente,
passou bem próximo com suas caravelas e avistou uma parte do litoral e pensou
ser uma grande ilha. Com pressa não parou para verificar o tamanho da ilha.
Após retornar para Portugal relatou ao Rei o que tinha visto, despertando o
interesse e a curiosidade de outros navegadores. Então o Rei de Portugal
ordenou a seus comandados, que viessem para verificar e tomar posse das novas
terras. E assim foram os primeiros a chegar nestas terras que já estavam
habitadas por diferentes nações indígenas. A partir do ano 1.500 quando Pedro
Alvarez Cabral aqui chegou o Brasil passou a ser colônia de Portugal,
pertencente a metrópole portuguesa. Portugal possuía o controle de todos os
acontecimentos da colônia. O Brasil poderia comercializar: comprar e vender
produtos somente com Portugal; essa relação ficou conhecida como pacto
colonial.
Durante alguns anos a colônia fornecia à Portugal dois produtos: pau-brasil e a
cana de açúcar. O ouro e a prata que tanto os portugueses desejavam, foram
encontrados somente após século XVII (ano 1.700) em Minas Gerais. Após a
chegada de Cabral em 1.500; os portugueses só retornaram ao Brasil 30 anos
depois. Enquanto isso franceses e holandeses fizeram uma intensa retirada de
pau - brasil, dizimando, ou seja, acabando com quase toda a mata do litoral
nordestino.
Responda
as questões abaixo em seu caderno com atenção:
1) Em que
ano Vasco da Gama passou pelo nosso continente e para onde ele viajava?
_____________________________________________
3) Ao
retornar à Portugal o que Vasco da Gama relatou ao rei?
____________________________________________
4) O que
o rei ordenou a seus comandados? ___________________________________________
5) Qual
foi o navegador que o rei de Portugal ordenou que viessem reconhecer as terras
do continente em 1.500?
____________________________________________
6)
complete as frases abaixo.
a) A partir da chegada dos portugueses, o Brasil
passou a ser chamado de: ____________de ____________pertencente à
_______________________.
b) O Brasil só poderia comprar e vender produtos
somente com __________.
c) Essa relação ficou conhecida como __________________________.
A colônia fornecia a Portugal dois produtos que são: ________________ e
_____________.
d)) Os portugueses desejavam encontrar no Brasil
_______________________ e ______________.
e) Entre os anos 1.500 a 1.530, duas nações estrangeira dizimaram quase toda mata do litoral nordestino retirando o pau-brasil, as quais foram:_______________, __________________.
DATA 07/07/2020 (3ª
Feira) 4º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1 – Nesta
aula vamos conhecer um pouco mais da brincadeira de pular elástico. É uma
brincadeira mais antiga do que imaginamos, mas foi bem popular nos anos 80.
Então a primeira atividade é pesquisar a origem da brincadeira. Em seguida,
também converse com adultos e veja o que eles conhecem sobre a brincadeira.
https://anamaria.uol.com.br/orinoco/media/images/large/2016/11/24/brincadeiras-de-rua-pular-elastico.jpg
2 – Tem
muitos vídeos que ensinam a brincar de elástico. Esse vídeo é bacana porque
como muitos estão fazendo as atividades sozinhos, as meninas ensinam a pular
usando duas cadeiras.
3 – Agora
vamos pular elástico? O mais importante da aula, é conhecer a brincadeira,
experimentar e se exercitar. Então se você não tem um elástico, pode usar um
barbante ou uma cordinha, e se não tiver, pode simplesmente desenhar duas
linhas paralelas no chão e tentar a sequência a seguir:
a- Pule com os pés dentro
b- Fora (o elástico fica entre as
pernas)
c- Em cima (um pé em cima de cada
lado do elástico)
d- Pule e caia com um pé dentro e
o outro fora
e- Agora repita pulando para o
outro lado, o pé que estava dentro cai fora e de fora cai dentro
f- Pule novamente
trocando de lado
g- Você pode criar sua própria
sequencia.
Data: 08 / 07
/ 2020 (4ª
feira) 4º Ano
Componente
curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel
Domingos Ferreira.
Monte
Mor, 08 de julho de 2020.
Hoje
é quarta-feira.
Nome
completo:
Professora: ________________ . 4º Ano _____ .
à Atividade 1NCONTROS VOCÁLICOS
Leia a
fábula com atenção:
O parto
da montanha
Há muito tempo atrás, uma enorme
montanha começou a fazer barulhos muito esquisitos. O barulho ia aumentando e
as pessoas suspeitavam que a montanha teria um filho.
A notícia se espalhou como um
vírus e pessoas de todos os cantos começaram a chegar para ver o que nasceria
da montanha. Todos começaram a palpitar, dos mais novos aos mais velhos. Os
dias foram se passando e nada de nascer o filho da montanha. O barulho
aumentava e a curiosidade das pessoas também.
A curiosidade era tão grande que
todos começaram a achar que o mundo iria acabar.
Em certa manhã, o barulho foi tão
grande que a montanha tremeu todinha e começou a rachar. A população ficou
muito assustada e com muito medo. De repente, do meio da rachadura, da poeira
e do barulho apareceu ... um rato.
Moral da história: “Nem sempre as magníficas
promessas dão resultados extraordinários”.
(Fábulas de Esopo - Adaptação: Kelly Cláudia
Gonçalves.)
1) Circule na fábula todas as
palavras com encontros vocálicos. Lembre-se: encontro vocálico são o encontro
de duas vogais juntas.
2) Registre as palavras em
ordem alfabética e complete-o.
Fazer no caderno.
Palavras |
Separação de sílabas |
Encontro vocálico |
|
|
|
|
|
|
3)Retire do texto:
a. Cinco substantivos genéricos
(comuns)
_____________________________________________
b) cinco verbos (palavra que indica
ação)
_______________________________________________
c)dois substantivos específicos
(próprios)
_____________________________________________
4) Escreva uma palavra com
cada encontro vocálico.
ui____________________________________
aí
____________________________________
au___________________________________
eu__________________________________
eia
__________________________________
ai ___________________________________
ei____________________________________
oi__________________________________
55) Escreva outra moral para esta
fábula.
______________________________________
_______________________________________
DATA 08 /07/ 2020 (4ª
Feira)
4º
ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: GEOGRAFIA
Os meios de transporte
ASFALTADAS MEIOS DE TRANSPORTE CAVALO
MERCADORIAS BOAS
CONDIÇÕES CARROS VIAS DE CIRCULAÇÃO
CARRO DE BOI
PESSOAS ÔNIBUS |
1) Complete as lacunas com as palavras abaixo.
a)
_____________ ligam as cidades por onde passam os __________ levando__________
e ___________.
b)
Antigamente, as estradas eram de terra, estreitas e esburacadas, e muitos
percursos levavam horas e até dias para serem feitos. Utilizavam-se, nessa
época, __________ ou ___________. Atualmente, ________ e _________ permitem que
os percursos em estradas de rodagem sejam feitos em tempo bem menor. Mas para
que isso aconteça as estradas devem ser __________ e estar ____________.
2) Ônibus, metrô e trem são
meios de transporte coletivos. Em seu município as pessoas utilizam muito ou
pouco os meios de transporte coletivos? Em sua opinião isso é bom ou ruim para
o meio ambiente? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)
No município onde você vive existem problemas de transporte? Se sim, quais?
________________________________________________________________________________________________________________
4) Em seu
município existem rodovias, ferrovias, aeroportos e portos? Quais são os mais
utilizados pela população? Quais você já utilizou?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Qual é o meio de transporte mais utilizado em seu município? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DATA 08 /07/ 2020 (4ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Assista o
vídeo a seguir e leia as páginas 62 e 63 para entender a técnica de aquarela.
Se você
tiver um material, pode fazer em casa.
Se não, escreva em seu caderno, o que entendeu sobre essa técnica.
https://youtu.be/0xZrs27I3RsDATA 09/07/2020
(Quinta-feira)
4ºs ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR
NO CADERNO)
E. M. “Coronel Domingos
Ferreira”.
Monte
Mor, 09 de julho de 2020.
Hoje é
quinta-feira.
Nome
completo: _________________4º Ano ______
Professora:
_______________________
ATIVIDADE
1:
Quando compramos uma mercadoria
pagamos um preço por ela. Se a vendemos por um preço maior obtemos lucro. Se
a vendemos por um preço menor obtemos prejuízo. |
PENSE
BEM E CALCULE ANTES DE RESPONDER, VIU! BONS CÁLCULOS! |
Responda:
A) Comprei uma saia por R$
156,00 reais. Revendi por R$ 150,00 reais. Houve lucro ou prejuízo? De quanto?
_____________________________________________
B) Comprei um terreno por R$
1.280,00. Revendi por R$ 1.540 reais.
Houve lucro ou prejuízo? De quanto?
____________________________________________
C) Comprei uma bolsa por R$
165,50 reais. Revendi por R$ 114,50.
Houve lucro ou prejuízo? De quanto?
___________________________________________
D) Comprei um perfume por R$
47,00 reais. Revendi por R$ 68,00 reais.
Houve lucro ou prejuízo? De quanto?
__________________________________________
E) Comprei um sapato por
R$265,00 reais. Revendi por R$ 380, 00 reais.
Houve lucro ou prejuízo? De quanto?
__________________________________________
F) Comprei um celular por
R$789,00 reais. Revendi por R$650,00 reais.
Houve lucro ou prejuízo? De quanto?
_________________________________________
G) Meu amigo comprou um barco
por R$978,00 reais. Depois ele revendeu por R$ 1200,00 reais.
Houve lucro ou prejuízo? De quanto?
__________________________________________
ATIVIDADE 2: Arme e efetue no caderno as subtrações. Clique no link a seguir https://www.youtube.com/watch?v=QPy7INAdTcE para assistir um vídeo sobre como fazer continhas de subtração.
A) 632 - 573 =
B) 3429 – 1202 =
C) 954 – 248 =
D) 657 – 68 =
E) 345 – 67 =
F) 347 – 207 =
G) 879 – 675=
H) 1320 – 456 =
I) 546 – 345=
J) 54 – 45 =
K) 350 – 76 =
L) 456 -345 =
DATA 09 / 07 / 2020
(5ª
Feira) 4º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
Se
possível assista ao vídeo para saber mais sobre eletricidade:
A
eletricidade está relacionada às cargas elétricas que existem em todos os
materiais, embora não possamos vê-las. Classificamos as cargas elétricas em
positivas (+) ou negativas (-).
Sabemos que as cargas opostas se atraem e
cargas iguais se repelem. As cargas negativas são as únicas que passam de um
objeto para outro e podemos percebê-las por meio de um experimento muito
simples.
ATIVIDADE
1: Esfregue vigorosamente um pente plástico em seus cabelos secos, e, em seguida
aproxime-o de pequenos pedaços de papéis picados observe o que acontece e
registre suas observações.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia: Há materiais que facilitam
a passagem da eletricidade. Esses materiais são classificados como bons
condutores de eletricidade, como o cobre, o ferro e o alumínio. A outros que
são conhecidos como maus condutores de eletricidade, como a borracha, o
plástico, o couro e a cerâmica.
ATIVIDADE 2: Observe a imagem de que material você acredita que são feitos os fios dos postes de iluminação?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE
3: Os reparos na rede elétrica pública são feitos por profissionais
especializados. Com que material os fios elétricos devem ser encapados para que
esses profissionais não recebam um choque elétrico?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Data: 10 / 07 / 2020 (6ª
feira)
4º
Ano
Componente
curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 10 de julho de 2020.
Hoje é sexta-feira.
Nome
completo:
Professora: ________________ . 4º
Ano _____ .
à Atividade 1
à Faça no caderno
§ Produção
de texto: Reescrita
Leia novamente o texto, “O parto da montanha”, e reescreva-o com suas palavras. Você pode iniciar seu texto assim: No texto, “O parto da montanha”, fala sobre uma montanha que fazia barulhos estranhos... Na fábula de Esopo, “O barulho da montanha”, relata que uma montanha começou a fazer barulhos esquisitos...
Data: 10 / 07 / 2020 (6ª
feira)
4º Ano
Componente curricular: INGLÊS
1. Estude o vocabulário abaixo. Em
seguida, faça os exercícios do livro de inglês nas páginas 19, 20, 21 e 22,
escrevendo o nome somente das frutas. Na próxima semana estudaremos os
VEGETABLES.
1. Escreva em inglês o nome de
5 frutas que você mais gosta.
LIKE |
1. |
2. |
3. |
4. |
5. |
2. Complete com as letras que faltam.
a. Pin___ap___le
b. ____ra____ge
c. Co___nut
d. Gra___s
DATA 10/07/2020 (6ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1 – A
brincadeira de hoje é uma que faz muito sucesso na escola toda vez que
brincamos. É o pé de lata.
Você
sabia que é uma brincadeira muito antiga? Esse pequeno texto foi extraído da
internet, mas não menciona a fonte. Seria legal pesquisar mais. Converse também
com seus pais e avós se chegaram a brincar.
Texto: Andar se equibrando em latas de leite,
era comum entre os meninos em Natal, na década 50. A brincadeira veio
junto com a popularização do leite em pó, quando as latas vazias
passaram a ser disputadas entre as crianças.
2 – Agora
vamos confeccionar os pés de lata? Você vai precisar de duas latas do mesmo
tamanho, barbante ou algum tipo de cordinha, e prego ou algum matéria para
furar as latas.
3 – A
próxima atividade naturalmente é brincar. Mas aproveite acrescentar algumas
atividades junto com a brincadeira.
a- Suba e desça da lata para
treinar seu equilíbrio
b- Use apenas uma lata tentando
andar com um pé de lata e outro normal
c- Agora ande livremente com
os pés de lata para praticar
d- Se ficou fácil, coloque alguns
obstáculos fáceis e tente andar e desviar deles, mas cuidado.
e- Convide seus pais para brincar
com você.