Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho (copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 06 de julho de 2020.
Hoje é segunda-feira.
Nome completo:
Professora: ________________ . 5º Ano _____ .
ORIENTAÇÃO: Senhores responsáveis, peça para que o(a)
aluno(a) leia com atenção e faça as atividades. Caso ele(a) ainda não faça a
leitura, ajude-o(a) a entender a tarefa e o(a) acompanhe.
Faça estes exercícios no seu caderno de casa:
ATIVIDADE: Compreensão e interpretação de texto
Bolo de fubá
Ingredientes:
❏
3 ovos
❏
½ xícara de óleo
❏
2 xícaras de
açúcar
❏
2 xícaras de fubá
(farinha de milho)
❏
1 xícara de
farinha de trigo
❏
1 colher de chá
de fermento em pó
❏ 1 copo de leite
Modo de preparo:
Misture bem os ovos, o óleo e o açúcar. Acrescente o trigo e o leite. Mexa bem e leve ao forno em uma forma untada.
1) Pesquise em um folheto de mercado ou outros meios e preencha o preço de cada produto:
1 dúzia de ovos ____________ 1 litro de leite ____________
1 kg farinha de trigo __________1 quilo de
fubá___________
1 pote de fermento __________ 1 garrafa de
óleo_________
1 kg de açúcar _____________
2)
Anote alguma
coisa que você já fez ou já viu alguém fazer:
3)
Responda as
perguntas sobre o texto acima:
a)
Este texto é um
(a):
( ) Fábula ( ) Carta ( ) Receita ( ) Bula
b)
O que o texto nos
ensina?
c)
Copie o título do
texto. O título nos fala um pouco sobre o texto, dando alguma pista. Explique o
título.
d)
Além do título há
outras duas partes importantes: ingredientes e modo de preparo. O que cada
parte nos ensina?
DATA 06/07/2020 (2ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
ATIVIDADE:
1- Páginas 61 a 64 do Caderno de Atividades
Complementares.
Probabilidade e
gráfico de setores.
Antes de
realizar as atividades assistam o vídeo com as explicações.
https://www.youtube.com/watch?v=aqO13aSNw-
DATA 06/07/2020 (2ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Livro NAME: CAPÍTULO 5 - POP ART.
O que é Pop Art:
Pop Art é
a abreviatura em inglês de Popular Art ("Arte Popular",
em português), um movimento artístico que surgiu em meados dos anos 1950, com o
objetivo de "abraçar" e desconstruir imagens pertencentes às culturas
de massa, a chamada "cultura pop", feita para as grandes
multidões.
ATIVIDADE: Observe as imagens das páginas 60 e 61 para responder a sessão chuva de ideias da página 61.
DATA 07/07/2020 (3ª Feira) 5º ANO E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 07 de julho de 2020
Hoje é terça-feira
O dia está _________________
Nome:___________________
Bom dia!
“Obrigado meu Deus pelo privilégio da vida e pela alegria de um novo amanhecer!”
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
ATIVIDADE: Observe o gráfico e responda as perguntas
abaixo:
1- Dos candidatos acima qual tem mais chance de ganhar
a eleição?
R:
____________________________________________
2-
Dos candidatos
acima qual tem menos chance de ganhar a eleição?
R:_____________________________________________
3- Escreva
a probabilidade do candidato C de ganhar a eleição na forma de fração
R:
_____________________________________________
4- Escreva
por extenso a porcentagem de cada candidato:
A = _______________________________________
B
= _______________________________________
C = _______________________________________
5- Arme e
resolva as divisões com atenção:
a) 35987
: 24 =
b) 54873
: 15 =
c) 32555
: 30 =
d) 78652
: 82 =
e) 54238
: 43 =
f)
54280 : 37 =
g) 54387 : 43 =
DATA 07 / 07 /2020 (3ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: História
ATIVIDADE:
Origem das festas juninas
LEIA
O TEXTO E COMPLETE AS LACUNAS COM AS PALAVRAS DOS QUADROS ABAIXO:
FESTAS JUNINAS
a) NO BRASIL, AS FESTAS ________________ FORAM TRAZIDAS PELOS PORTUGUESES. AS FESTAS ___________, COMO TAMBÉM SÃO CONHECIDAS, SÃO TÍPICAS DA REGIÃO _______
b) POR TER VÁRIAS LOCALIDADES NA REGIÃO ONDE CHOVE POUCO, A POPULAÇÃO DESSAS LOCALIDADES SE REUNIA TODOS OS ANOS, NO MÊS DE ____________, PARA AGRADECER QUANDO AS ___________ CAIAM NA LAVOURA.
c) POR ISSO AS _____________ TÍPICAS SÃO FEITAS DE
___________ E OUTROS ALIMENTOS COLHIDOS PELOS ___________________ (PIPOCA,
PAÇOCA, PÉ DE MOLEQUE, PAMONHA, QUENTÃO, ENTRE OUTROS).
d) O LOCAL ONDE ACONTECEM AS FESTA CHAMA-SE
____________, UM ESPAÇO GRANDE AO AR LIVRE ONDE SÃO MONTADAS _________________
E ACONTECEM AS __________ (QUADRILHA E FORRÓ). A MAIOR FESTA JUNINA DO MUNDO
ACONTECE EM CAMPINA GRANDE (PB).
e) ATUALMENTE AS _________ JUNINAS ESTÃO ESPALHADAS
POR TODO O ____________ COM FORMATOS DIFERENTES, MAS SEMPRE LEMBRANDO A
__________________ NORDESTINA.
Vídeo
aula: https://youtu.be/FhKA-oYC1hc
Vídeo aula:
● Faça as atividades no seu caderno complementar NAME das páginas 96 e 97.
DATA 07/07/2020 (3ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação
Física
ATIVIDADE:
1 – Você conhece o jogo Betes? Também conhecido como jogo
de taco, tacobol, e por ai vai. Os nomes e as regras variam muito de acordo com
a região que é jogado. A tarefa nessa primeira parte é você conhecer o jogo.
a- Se
você tem acesso a internet, procure alguns vídeos no youtube, tem alguns muito
legais, ou de uma lida no texto sugerido no link. Não é preciso imprimir,
apenas ler como informação. https://pt.wikipedia.org/wiki/Bete-ombro
b- Se você não tem acesso a internet, então pesquise perguntando para algumas pessoas de idades diferentes, algum amigo ou parente que more em outra região e pergunte se conhece, se jogou, contar como jogava.
2 – Pense e reflita se onde você mora, é possível jogar betes? Pense nas questões de espaço, trânsito, materiais, etc
3 – Vamos fazer um pouco de exercício? Se você tiver onde e
como jogar, ótimo, então divida as duplas e jogue. Mas se você está em casa e
não tem como jogar, então vamos adaptar alguns movimentos, para quando for
possível jogar.
Materiais: você precisa de um bastão, cabo de vassoura, ou
algo que de para usar como taco. Uma latinha ou garrafa pet, e uma bolinha de
tênis, borracha, meia, até mesmo de jornal amassado.
a- Coloque
a latinha a uma distância e tente acertá-la lançando a bolinha.
b- Com o
taco, coloque a bolinha no chão e tente bater nela.
c- Jogue
a bolinha para cima, e tente rebater com o taco. Mas nessa atividade cuidado
não acertar onde não deve. Não precisa ser forte, é apenas para acertar a
bolinha.
d- Se tiver alguém para ajudar, peça para a pessoa jogar a bolinha e você tentar rebater, depois inverta, um tenta acertar a latinha e outro defender com o taco.
DATA 08 / 07 /2020 (4ª Feira) 5º ANO
E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 08 de julho de 2020
Hoje é quarta-feira
O dia está _________________
Nome:___________________
Bom dia!
COMPONENTE
CURRICULAR: Língua Portuguesa
ATIVIDADE: Compreensão do texto e produção textual
1) Observe
o quadro abaixo para realizar as seguintes atividades:
a)
Conte uma
história, usando o número de linhas necessárias entre 10 a 20 linhas, referente
ao que você entende da imagem acima e o quadro em um todo.
Lembrando que história deve ter uma introdução,
desenvolvimento e uma conclusão, sendo divididos em parágrafos. O texto também
deve ter coesão, ou seja, ter uma ideia continuidade, com termos que ligue as
palavras e coerência, demonstrando uma sequência lógica. Por isso a dica é
imaginar a história, escrever os pedaços dela em um papel de rascunho e depois
de analisar se é coerente, ou seja, a história faz sentido com começo e fim,
então passe a limpo para o caderno usando palavras de ligação como preposição e
conjunção. Preposição liga palavras e a conjunção liga frases. Um erro muito
comum de ocorrer é a cada parágrafo passar ao leitor a ideia de um novo início
da história, isso ocorre quando a história não possui coesão e uso demasiado de
artigo e palavras repetidas também fica cansativo. Para a primeira é
fundamental usar as conjunções e termos de ligação como ‘então’, ‘a seguir’,
‘diante disso’, ‘por conseguinte’, ‘sendo assim’, ‘portanto’, ‘por isso’,
‘então’...
b)
Uma pessoa possui
10 reais e gostaria de gastar tudo e não sobrar troco, então o que deveria
comprar sem repetir nenhum item? Escreva em poucas linhas explicando como
chegou a sua resposta.
c)
Escreva as
palavras do quadro que possuem dígrafo e sublinhe o dígrafo..
d)
Escreva as
palavras do quadro aquelas que possuem encontro consonantais os sublinhando.
e)
Escreva as
palavras que possuem ditongo e destaque o ditongo.
f)
Veja se encontra
palavra que possua tritongo e escreva cada um que encontrar.
g)
Complete o quadro
abaixo em cada célula com as palavras do quadro acima referente as
especificações:
Monossílaba |
Dissílaba |
Trissílaba |
Polissílaba |
Proparoxítona |
Paroxítona |
Oxítona |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
COMPONENTE
CURRICULAR: GEOGRAFIA
ATIVIDADE: Atividades no LIVRO Complementar NAME das páginas 110 a 117.
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE: Livro NAME
Leia o texto da página 64 que fala sobre a técnica de
impressão com CAIXILHO e observe a imagem para a realizar atividade.
Recorte as estrelas do ENCARTE 1- Capítulo 5, deixando assim os moldes de estrela vazados, em seguida, coloque o molde sobre seu caderno e segurando-o, pinte as estrelas, em seu caderno, com lápis ou giz de cera ou, se tiver e preferir, tinta.
DATA 09/07/2020 (5ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
E.M. “Coronel Domingos Ferreira”
Monte mor, 09 de julho de 2020
Hoje é quinta-feira
O dia está _____________________
Nome: ________________________
Bom dia!
ATIVIDADE:
1- Resolva as situações-problemas com muita atenção:
1- Trabalhando com figuras geométricas.
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS
Páginas 89 e 90 do Caderno de Atividades Complementares.
Observações: Leia o texto ABAIXO para responder as perguntas.
A busca pelo conhecimento é o abrir de uma porta que os levará ao sucesso no futuro!
Por isso meus queridos alunos, estudem, se dediquem ao máximo, em breve estaremos juntos!

DATA 10 /07 /2020 (6ª Feira) 5º ANO
E.M. “Coronel Domingos Ferreira”
Monte mor, 10 de julho de 2020
Hoje é SEXTA-feira
O dia está _____________________
Nome: ________________________
Bom dia!
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
ATIVIDADE: Vamos
abrir o LIVRO Complementar NAME na
página 10 e fazer os exercícios até a página 21.
ATIVIDADE:
1. Elabore frases em inglês com o vocabulário abaixo. Siga os exemplos abaixo. Escolha apenas uma frase de modelo. Em caso de dúvidas, consulte o livro de inglês, página 18.
Adventure movies
R: Do you like adventure movies? Você gosta de filmes de aventura?
(forma interrogativa)
R: I
prefer adventure movies. Eu prefiro filmes de aventura. (verbo preferir)
R: I like
adventure movies. Eu gosto de filmes de
aventura. (verbo gostar)
Comedy
R: _____________________________________________
Love Story
R: ______________________________________________
Cartoon
R: ______________________________________________
Science fiction
R: _______________________________________________
Drama
R: ______________________________________________
DATA 10/07/2020 (6ª Feira) 5º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação
Física
ATIVIDADE:
1 – Dentro do tema
Jogos e brincadeiras populares, temos como proposta conhecer alguns jogos de
origem indígena e africana, que fazem parte da história do Brasil. Um dos jogos
propostos é um jogo indígena chamado Ketinho mitselü, do povo Kalapalo. Nós
conhecemos esse jogo como cama de gato ou jogo do barbante, e com algumas
variações na forma de brincar. A sugestão é que você pesquise mais um pouco
sobre o assunto dessa breve descrição.
2 – Como é uma atividade um pouco demorada pra tentar
fazer, hoje vamos praticar somente essa atividade. Se você tem acesso à
internet na alternativa “a” tem o tutorial para você seguir, se não tem, as
fotos na alternativa “b” tem a sequência.
a- Tutorial:
https://www.youtube.com/watch?v=qaxEdtco9JU
b- Sequência de fotos.