quinta-feira, 2 de julho de 2020

SEMANA DE 06 A 10 DE JULHO

OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.

Data: 06 / 07 / 2020 (2ª feira)                            5º   Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 06 de julho de 2020.

Hoje é segunda-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   5º Ano ­­­_____ .

ORIENTAÇÃO: Senhores responsáveis, peça para que o(a) aluno(a) leia com atenção e faça as atividades. Caso ele(a) ainda não faça a leitura, ajude-o(a) a entender a tarefa e o(a) acompanhe.

Faça estes exercícios no seu caderno de casa:

ATIVIDADE: Compreensão e interpretação de texto

Bolo de fubá

Ingredientes:

    3 ovos

    ½ xícara de óleo

    2 xícaras de açúcar

    2 xícaras de fubá (farinha de milho)

    1 xícara de farinha de trigo

    1 colher de chá de fermento em pó

    1 copo de leite 

Modo de preparo:

Misture bem os ovos, o óleo e o açúcar. Acrescente o trigo e o leite. Mexa bem e leve ao forno em uma forma untada. 

1)  Pesquise em um folheto de mercado ou outros meios e preencha o preço de cada produto: 

1 dúzia de ovos ____________  1 litro de leite ____________

1 kg farinha de trigo __________1 quilo de fubá___________

1 pote de fermento __________ 1 garrafa de óleo_________

1 kg de açúcar _____________

 

2)  Anote alguma coisa que você já fez ou já viu alguém fazer:

 

3)  Responda as perguntas sobre o texto acima:

 

a)  Este texto é um (a):

 

(     )  Fábula (     ) Carta    (      ) Receita  (       ) Bula     

 

b)  O que o texto nos ensina?

c)  Copie o título do texto. O título nos fala um pouco sobre o texto, dando alguma pista. Explique o título.

d)  Além do título há outras duas partes importantes: ingredientes e modo de preparo. O que cada parte nos ensina?


DATA 06/07/2020  (2ª Feira)                   5º ANO                                                                                           

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

ATIVIDADE:

1-  Páginas 61 a 64 do Caderno de Atividades Complementares.

Probabilidade e gráfico de setores.

Antes de realizar as atividades assistam o vídeo com as explicações.

https://www.youtube.com/watch?v=aqO13aSNw-

DATA 06/07/2020  (2ª Feira)                   5º ANO  

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Livro NAME: CAPÍTULO 5 - POP ART.

O que é Pop Art:

Pop Art é a abreviatura em inglês de Popular Art ("Arte Popular", em português), um movimento artístico que surgiu em meados dos anos 1950, com o objetivo de "abraçar" e desconstruir imagens pertencentes às culturas de massa, a chamada "cultura pop", feita para as grandes multidões.

ATIVIDADE: Observe as imagens das páginas 60 e 61 para responder a sessão chuva de ideias da página 61.

DATA 07/07/2020  (3ª Feira)               5º ANO                          E.M.”Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 07 de julho de 2020

Hoje é terça-feira

O dia está _________________

Nome:___________________

Bom dia!

“Obrigado meu Deus pelo privilégio da vida e pela alegria de um novo amanhecer!”

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

ATIVIDADE: Observe o gráfico e responda as perguntas abaixo:

1-  Dos candidatos acima qual tem mais chance de ganhar a eleição?

R: ____________________________________________

2-    Dos candidatos acima qual tem menos chance de ganhar a eleição?

R:_____________________________________________

3-  Escreva a probabilidade do candidato C de ganhar a eleição na forma de fração

R: _____________________________________________

4-  Escreva por extenso a porcentagem de cada candidato:

A = _______________________________________

            B = _______________________________________

            C = _______________________________________

5-  Arme e resolva as divisões com atenção:

a)  35987 : 24 =

b)  54873 : 15 =

c)  32555 : 30 =

d)  78652 : 82 =

e)  54238 : 43 =

f)    54280 : 37 =

g)  54387 : 43 =

DATA  07 / 07 /2020  (3ª Feira)                 5º ANO                                                                                       

COMPONENTE CURRICULAR: História

ATIVIDADE: Origem das festas juninas

LEIA O TEXTO E COMPLETE AS LACUNAS COM AS PALAVRAS DOS QUADROS ABAIXO:

FESTAS JUNINAS

a)  NO BRASIL, AS FESTAS ________________ FORAM TRAZIDAS PELOS PORTUGUESES. AS FESTAS ___________, COMO TAMBÉM SÃO CONHECIDAS, SÃO TÍPICAS DA REGIÃO _______

b)  POR TER VÁRIAS LOCALIDADES NA REGIÃO ONDE CHOVE POUCO, A POPULAÇÃO DESSAS LOCALIDADES SE REUNIA TODOS OS ANOS, NO MÊS DE ____________, PARA AGRADECER QUANDO AS ___________ CAIAM NA LAVOURA.

c)  POR ISSO AS _____________ TÍPICAS SÃO FEITAS DE ___________ E OUTROS ALIMENTOS COLHIDOS PELOS ___________________ (PIPOCA, PAÇOCA, PÉ DE MOLEQUE, PAMONHA, QUENTÃO, ENTRE OUTROS).

d)  O LOCAL ONDE ACONTECEM AS FESTA CHAMA-SE ____________, UM ESPAÇO GRANDE AO AR LIVRE ONDE SÃO MONTADAS _________________ E ACONTECEM AS __________ (QUADRILHA E FORRÓ). A MAIOR FESTA JUNINA DO MUNDO ACONTECE EM CAMPINA GRANDE (PB).

e)  ATUALMENTE AS _________ JUNINAS ESTÃO ESPALHADAS POR TODO O ____________ COM FORMATOS DIFERENTES, MAS SEMPRE LEMBRANDO A __________________ NORDESTINA.

 

Vídeo aula: https://youtu.be/FhKA-oYC1hc

Vídeo aula: 

https://youtu.be/XW2muLTHppo

    Faça as atividades no seu caderno complementar NAME das páginas 96 e 97.

DATA 07/07/2020  (3ª Feira)                      5º ANO                                                                                         

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – Você conhece o jogo Betes? Também conhecido como jogo de taco, tacobol, e por ai vai. Os nomes e as regras variam muito de acordo com a região que é jogado. A tarefa nessa primeira parte é você conhecer o jogo.

a-  Se você tem acesso a internet, procure alguns vídeos no youtube, tem alguns muito legais, ou de uma lida no texto sugerido no link. Não é preciso imprimir, apenas ler como informação. https://pt.wikipedia.org/wiki/Bete-ombro


b-  Se você não tem acesso a internet, então pesquise perguntando para algumas pessoas de idades diferentes, algum amigo ou parente que more em outra região e pergunte se conhece, se jogou, contar como jogava.

2 – Pense e reflita se onde você mora, é possível jogar betes? Pense nas questões de espaço, trânsito, materiais, etc

3 – Vamos fazer um pouco de exercício? Se você tiver onde e como jogar, ótimo, então divida as duplas e jogue. Mas se você está em casa e não tem como jogar, então vamos adaptar alguns movimentos, para quando for possível jogar.

Materiais: você precisa de um bastão, cabo de vassoura, ou algo que de para usar como taco. Uma latinha ou garrafa pet, e uma bolinha de tênis, borracha, meia, até mesmo de jornal amassado.

a-  Coloque a latinha a uma distância e tente acertá-la lançando a bolinha.

b-  Com o taco, coloque a bolinha no chão e tente bater nela.

c-  Jogue a bolinha para cima, e tente rebater com o taco. Mas nessa atividade cuidado não acertar onde não deve. Não precisa ser forte, é apenas para acertar a bolinha.

d-  Se tiver alguém para ajudar, peça para a pessoa jogar a bolinha e você tentar rebater, depois inverta, um tenta acertar a latinha e outro defender com o taco.

DATA  08 / 07 /2020  (4ª Feira)                       5º ANO                            

E.M.”Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 08 de julho de 2020

Hoje é quarta-feira

O dia está _________________

Nome:___________________

Bom dia!                                                                                   

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

ATIVIDADE:  Compreensão do texto e produção textual

1)  Observe o quadro abaixo para realizar as seguintes atividades:



a)  Conte uma história, usando o número de linhas necessárias entre 10 a 20 linhas, referente ao que você entende da imagem acima e o quadro em um todo.

Lembrando que história deve ter uma introdução, desenvolvimento e uma conclusão, sendo divididos em parágrafos. O texto também deve ter coesão, ou seja, ter uma ideia continuidade, com termos que ligue as palavras e coerência, demonstrando uma sequência lógica. Por isso a dica é imaginar a história, escrever os pedaços dela em um papel de rascunho e depois de analisar se é coerente, ou seja, a história faz sentido com começo e fim, então passe a limpo para o caderno usando palavras de ligação como preposição e conjunção. Preposição liga palavras e a conjunção liga frases. Um erro muito comum de ocorrer é a cada parágrafo passar ao leitor a ideia de um novo início da história, isso ocorre quando a história não possui coesão e uso demasiado de artigo e palavras repetidas também fica cansativo. Para a primeira é fundamental usar as conjunções e termos de ligação como ‘então’, ‘a seguir’, ‘diante disso’, ‘por conseguinte’, ‘sendo assim’, ‘portanto’, ‘por isso’, ‘então’...


b)  Uma pessoa possui 10 reais e gostaria de gastar tudo e não sobrar troco, então o que deveria comprar sem repetir nenhum item? Escreva em poucas linhas explicando como chegou a sua resposta.

c)  Escreva as palavras do quadro que possuem dígrafo e sublinhe o dígrafo..

d)  Escreva as palavras do quadro aquelas que possuem encontro consonantais os sublinhando.

e)  Escreva as palavras que possuem ditongo e destaque o ditongo.

f)    Veja se encontra palavra que possua tritongo e escreva cada um que encontrar.

g)  Complete o quadro abaixo em cada célula com as palavras do quadro acima referente as especificações:


Monossílaba

Dissílaba

Trissílaba

Polissílaba

Proparoxítona

Paroxítona

Oxítona

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

ATIVIDADE: Atividades no LIVRO Complementar NAME das páginas 110 a 117.

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE: Livro NAME

Leia o texto da página 64 que fala sobre a técnica de impressão com CAIXILHO e observe a imagem para a realizar atividade.

Recorte as estrelas do ENCARTE 1- Capítulo 5, deixando assim os moldes de estrela vazados, em seguida, coloque o molde sobre seu caderno e segurando-o, pinte as estrelas, em seu caderno, com lápis ou giz de cera ou, se tiver e preferir, tinta.

DATA 09/07/2020  (5ª Feira)                              5º ANO                                                                  

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática


E.M. “Coronel Domingos Ferreira”

Monte mor, 09 de julho de 2020

Hoje é quinta-feira

O dia está _____________________

Nome: ________________________

Bom dia!

ATIVIDADE:

1-  Resolva as situações-problemas com muita atenção:

1-  Trabalhando com figuras geométricas.

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

  Páginas 89 e 90 do Caderno de Atividades Complementares.

  Observações: Leia o texto ABAIXO para responder as perguntas.

  A busca pelo conhecimento é o abrir de uma porta que os levará ao sucesso no futuro!

        Por isso meus queridos alunos, estudem, se dediquem ao máximo, em breve estaremos juntos!

 

 DATA   10  /07 /2020  (6ª Feira)                         5º ANO 


E.M. “Coronel Domingos Ferreira”

Monte mor, 10 de julho de 2020

Hoje é SEXTA-feira

O dia está _____________________

Nome: ________________________

Bom dia!                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADE: Vamos abrir o LIVRO Complementar NAME na página 10 e fazer os exercícios até a página 21.









DATA   10   /07 /2020  (6ª Feira)                         5º ANO 

COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

ATIVIDADE:

1.  Elabore frases em inglês com o vocabulário abaixo. Siga os exemplos abaixo. Escolha apenas uma frase de modelo. Em caso de dúvidas, consulte o livro de inglês, página 18.


Adventure movies

R: Do you like adventure movies? Você gosta de filmes de aventura? (forma interrogativa)

R: I prefer adventure movies. Eu prefiro filmes de aventura. (verbo preferir)

R: I like adventure movies.  Eu gosto de filmes de aventura. (verbo gostar)

 

Comedy

R: _____________________________________________

Love Story

R: ______________________________________________

Cartoon

R: ______________________________________________

Science fiction

R: _______________________________________________

Drama 

R: ______________________________________________

DATA 10/07/2020  (6ª Feira)                    5º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 –  Dentro do tema Jogos e brincadeiras populares, temos como proposta conhecer alguns jogos de origem indígena e africana, que fazem parte da história do Brasil. Um dos jogos propostos é um jogo indígena chamado Ketinho mitselü, do povo Kalapalo. Nós conhecemos esse jogo como cama de gato ou jogo do barbante, e com algumas variações na forma de brincar. A sugestão é que você pesquise mais um pouco sobre o assunto dessa breve descrição.

 

2 – Como é uma atividade um pouco demorada pra tentar fazer, hoje vamos praticar somente essa atividade. Se você tem acesso à internet na alternativa “a” tem o tutorial para você seguir, se não tem, as fotos na alternativa “b” tem a sequência.

a-  Tutorial:

https://www.youtube.com/watch?v=qaxEdtco9JU

b-  Sequência de fotos.

 

https://museugrandesnovidades.com.br/wp-content/uploads/2019/02/brincadeira-cama-de-gato-fases.jpg


https://i.pinimg.com/originals/34/89/b0/3489b038ae4b5969fbd2e79049f7e0d2.jpg