sábado, 1 de agosto de 2020

Semana 1 - de 3 a 7/8 - EJA Turma 2

Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!


LEIA O TEXTO
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

CORREÇÃO
COMO SUA ATIVIDADE DEVERIA ESTAR NO CADERNO: 
revise com atenção.



Segunda-feira, dia 3________


Língua Portuguesa_________Estimativa: 
1h30 de estudo

ATIVIDADE: leia o texto duas vezes e copie no caderno.

LEIA O TEXTO

COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Texto informativo: Raiva

A raiva é uma doença dos animais mamíferos que pode ocorrer nos homens, portanto, uma zoonose.
É causada por vírus, sendo mortal tanto para os homens quanto para os animais.
A transmissão da raiva ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectado entra no organismo, através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, não existindo necessariamente agressão. 
No Brasil, os principais animais que transmitem a raiva ao homem são o cão e o gato.
O morcego hematófago é um importante transmissor da raiva, pois pode infectar bovinos, equinos e outras espécies de morcegos. Todos estes animais podem transmitir a raiva para o homem. 
Os sinais indicativos da raiva animal são:
- mudança de hábitos e de comportamento;
- salivação abundante;
- dificuldade para engolir;
        - mudança de hábitos alimentares;
- paralisia das patas traseiras.
Evite:
- tocar em animais estranhos, feridos e doentes;
- perturbar animais quando estiverem comendo, bebendo ou dormindo;
- separar animais que estejam brigando;
- entrar em grutas e tocar em qualquer tipo de morcego (vivo ou morto);
- criar animais silvestres ou tirá-los de seu habitat natural.
O que fazer quando agredido por um animal:
- lavar o ferimento com água e sabão;
- procurar o serviço de saúde;
- não matar o animal e, sim, deixá-lo em observação durante dez dias;
- cuidar do animal normalmente num local seguro;
- nunca interromper o tratamento.


Matemática_________Estimativa: 1h30 de estudos

ATIVIDADE: interpretação de tabelas.


LEIA A TABELA
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Observe a tabela com os números de cachorros e gatos vacinados em um mês em cada dia da semana e responda:

Dias da semana

Cachorros

Gatos

segunda-feira

2.468

982

terça-feira

1.347

1.648

quarta-feira

1.975

1.573

quinta-feira

1.089

1.396

sexta-feira

1.650

1.734



COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Escreva o dia da semana em que foram vacinados:
a) Mais cachorros:
b) Mais gatos:
c) Menos cachorros:
d) Menos gatos:


2- Calcule a diferença entre o dia em que foram vacinados mais e menos:
a) Cachorros: 2.468 – 1.089 =
b) Gatos: 1.734 – 982 =


3- Calcule o total de animais vacinados em cada dia da semana:
a) segunda-feira: 2.468 + 982 =
b) terça-feira:
c) quarta-feira:
d) quinta-feira:
e) sexta-feira:


4- Escreva o dia da semana em que foram vacinados
a) Mais animais:
b) Menos animais:


5- Calcule a diferença entre os números de animais vacinados em cada dia da semana:
a) Segunda-feira: 2.468 – 982 = 
b) Terça-feira
c) Quarta-feira
d) Quinta-feira
e) Sexta-feira


Terça-feira, dia 4________


Geografia_________Estimativa: 1h de estudo

ATIVIDADE: leia e responda.


LEIA O TEXTO
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

O planeta Terra no sistema solar
A Terra é o planeta em que vivemos. 
O planeta Terra é um astro.
Astros são corpos que giram no espaço. São astros: as estrelas, os planetas e os satélites. 
As estrelas são astros que possuem luz própria.
O Sol é uma estrela.
O Sol fornece luz e calor para os planetas e para os satélites.
Sem o Sol não haveria vida na Terra. Ela seria escura e gelada.
Os planetas são astros que giram ao redor do Sol. Os planetas não possuem luz própria. Eles recebem luz e calor do Sol.
A Terra é um planeta. Ela gira ao redor do Sol.
O caminho percorrido pela Terra ao redor do Sol é chamado órbita.
Alguns planetas possuem satélites.
Os satélites são astros que giram ao redor de um planeta. Os satélites não possuem luz própria. Eles recebem luz e calor do sol.
A Lua é o único satélite natural da Terra.
O Sol, os planetas e os satélites formam o Sistema Solar.
O Sol fica no centro do Sistema Solar e ao seu redor giram os planetas e os seus satélites.
Os planetas que formam o Sistema Solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.


COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Responda: 

1- Possuem luz própria:
(     ) planetas
(     ) estrelas
(     ) satélites

2- Giram ao redor do sol:
(     ) planetas
(     ) estrelas
(     ) satélites

3- Giram ao redor de um planeta:
(     ) planetas
(     ) estrelas
(     ) satélites

4- Fica no centro do Sistema Solar:
(     ) Sol
(     ) Terra
(     ) Lua

5- Planeta mais próximo do sol:
(     ) Netuno
(     ) Mercúrio
(     ) Terra

6- Planeta mais distante do sol:
(     ) Netuno
(     ) Mercúrio
(     ) Terra

7- Os planetas que vem antes e depois da terra no Sistema Solar respectivamente são:
(     ) Mercúrio e Vênus
(     ) Vênus e Marte
(     ) Marte e Júpiter
(     ) Mercúrio e Netuno

8- Satélite natural da Terra:
(     ) Sol
(     ) Marte
(     ) Lua

9- Não possuem luz própria:
(     ) Terra e Sol
(     ) Sol e Lua
(     ) Lua e Terra


História_________Estimativa: 1h de estudo

ATIVIDADE: Releia o texto Governo-geral e responda:

LEIA O TEXTO
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Governo-geral
O rei de Portugal ficou preocupado com o fracasso das capitanias hereditárias. Ele achava que era porque faltava um governo central no Brasil. Por isso, decidiu criar, em 1548, o governo-geral no nosso país. Dessa forma, haveria uma administração central para ajudar os donatários na direção das capitanias. 
Em 1549, o primeiro governador-geral, Tomé de Sousa, chegou à Bahia. Ele fundou a cidade de Salvador, que se tornou a sede do governo- geral e a primeira capital do Brasil.
Com Tomé de Sousa vieram muitas pessoas, entre elas seis padres jesuítas chefiados pelo padre Manoel da Nóbrega, para trabalhar na catequese dos índios.
O segundo governador-geral foi Duarte da Costa. Com ele vieram para o Brasil outros jesuítas, entre eles José de Anchieta que, junto com dois outros jesuítas, fundou, em 1554, o Colégio de São Paulo, que deu origem à cidade de São Paulo.
Foi durante o governo de Duarte da Costa que os franceses se estabeleceram no Rio de Janeiro, provocando muitas revoltas. 
O terceiro governador-geral foi Mem de Sá. Ajudado por tropas comandadas por seu sobrinho, Estácio de Sá, ele expulsou os franceses do Rio de Janeiro. 
Para expulsar os franceses, Estácio de Sá construiu, em 1º de março de 1565, um forte (fortaleza) próximo à Praia Vermelha e aí fundou uma povoação com casas simples, feitas de madeira e barro, que chamou de São Sebastião do Rio de Janeiro. Foi essa povoação que deu origem à cidade do Rio de Janeiro.
Dois anos mais tarde, em 1567, os franceses foram expulsos, mas Estácio de Sá morreu em virtude de uma flechada.
Em 1572, depois de catorze anos de governo, Mem de Sá faleceu na Bahia.


COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Responda:

1- O rei de Portugal criou o governo-geral porque ficou preocupado com o fracasso das:
(     ) cidades
(     ) capitais
(     ) capitanias


2- O governo geral ajudaria:
(     ) donatários
(     ) prefeitos
(     ) governadores


3- Relacione:

( 1 ) 1º governador-geral
( 2 ) 2º governador-geral
( 3 ) 3º governador-geral

(     ) Mem de Sá
(     ) Tomé de Sousa
(     ) Duarte da Costa


4- Relacione o que aconteceu em cada governo:

( T ) Tomé de Sousa
( D ) Duarte da Costa
( M ) Mem de Sá

(     ) Fundação do Colégio de São Paulo
(     ) Fundação da cidade do Rio de Janeiro
(     ) Fundação da cidade de Salvador

(     ) vinda do jesuíta José de Anchieta
(     ) vinda do jesuíta Manuel da Nobrega
(     ) expulsão dos franceses do Rio de Janeiro


5- A primeira capital do Brasil foi:
(     ) Brasília
(     ) Salvador
(     ) São Paulo


Educação Física_________Estimativa: 1h de estudo

FIQUE   ATENTO   ÀS   TURMAS:
TURMA   1,   MAIORES   DE   18   ANOS.
TURMA   2,   MENORES   DE   18   ANOS,   SEM   AFASTAMENTO.


ATIVIDADE: vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.
 

Por que estudar Educação Física?



NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Responda: 
Como você tem cuidado do seu corpo e e da sua saúde? Se preocupa com sua alimentação? Tem feito algum esporte?


Quarta-feira, dia 5________


Língua Portuguesa_________Estimativa: 
1h30 de estudo

ATIVIDADE: Produção de texto


Ordene as figuras para mostrar o que se deve fazer quando uma pessoa é mordida por um cão.

Numere de 1 a 4 e depois escreva o que aconteceu.




Matemática_________Estimativa: 1h30 de estudo

ATIVIDADE: interpretação de tabelas - continuação.


LEIA A TABELA
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Observe a tabela com os números de cachorros e gatos vacinados em um mês em cada dia da semana e responda:

Dias da semana

Cachorros

Gatos

segunda-feira

2.468

982

terça-feira

1.347

1.648

quarta-feira

1.975

1.573

quinta-feira

1.089

1.396

sexta-feira

1.650

1.734



COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

6- Escreva os números de cachorros vacinados em ordem crescente:
1.089 -________________________________________________________


7- Escreva os números de gatos vacinados em ordem decrescente:
1.734 -________________________________________________________


8- Classifique os números do quadro em pares ( P ) ou ímpares ( I ):

( P ) 2.468
(    ) 1.347
(    ) 1.975
(    ) 1.089
(    ) 1.650
(    ) 982
(    ) 1.648
(    ) 1.573
(    ) 1.396
(    ) 1.734


9- Escreva o antecessor e o sucessor de cada numeral:

2.467  2.468  2.469
_____ 1.347 _____
_____ 1.975 _____
_____ 1.089 _____
_____ 1.650 _____
_____ 982 _____
_____ 1.648 _____
_____ 1.573 _____
_____ 1.396 _____
_____ 1.734 _____


10- Decomponha em unidades os numerais do quadro:

2.468: 2.000 + 400 + 60 +8
1.347=
1.975=
1.089=
1.650=
982=
1.648=
1.573=
1.396=
1.734=


Quinta-feira, dia 6________


Ciências_________Estimativa: 1h30 de estudo

ATIVIDADE: Releia o texto Os dentes e responda:

LEIA O TEXTO
Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Os dentes
        Por meio da mastigação, os dentes trituram os alimentos, ajudados pela saliva (umedece), e, assim, facilitam a digestão.
Os dentes podem ser:
      - Incisivos: terminam em uma superfície cortante; cortam os alimentos.
- Caninos: terminam em ponta; rasgam e perfuram os alimentos.
- Pré-molares e molares: terminam em uma superfície ampla e achatada; moem os alimentos.
A dentição provisória ou “de leite” é formada por 20 dentes e a dentição permanente é formada por 32 dentes.
Na dentição provisória não existem dentes pré-molares e a dentição permanente é a última que o homem tem, por isso, deve ser bem cuidada. 
As partes externas do dente são: coroa, colo e raiz.
As partes internas do dente são: esmalte, dentina, polpa e cemento. 
Os dentes necessitam de fósforo e cálcio, encontrados no leite, no iogurte, no queijo, nas verduras, no arroz integral, no trigo integral, no peixe.
Dentro da boca vivem microrganismos, chamados bactérias que podem causar doenças nos dentes e na gengiva.
Quando as bactérias encontram restos de comida e de doce na boca, elas se multiplicam e provocam cáries. 
A cárie é uma doença que forma buracos nos dentes.
Se a higiene da boca é malfeita, as bactérias se alojam sobre a superfície dos dentes e nos espaços entre a gengiva e os dentes, formando a placa bacteriana. 
A placa bacteriana causa uma doença chamada piorreia, que destrói a gengiva e os ossos que prendem os dentes.
Devemos ter alguns cuidados com os dentes:
- Escovar os dentes ao acordar, após as refeições e antes de dormir.
- Usar o fio ou a fita dental entre os dentes.
- Visitar o dentista a cada seis meses.
- Evitar comer doces.


COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Responda:

1- Os dentes facilitam a digestão triturando os _____________, ajudados pela _____________. 


2- Relacione:

( A ) incisivos
( B ) caninos
( C ) pré-molares e molares

(     ) terminam em uma superfície ampla e achatada; moem os alimentos
(     ) terminam em uma superfície cortante; cortam os alimentos
(     ) terminam em ponta; rasgam e perfuram o alimentos


3- A dentição provisória é formada por _____ dentes e a permanente por _____ dentes.


4- As partes externas dos dentes são: ______________ , _____________ e ______________


5- As partes internas (camadas do dente) são: _________________, ________________, ________________ e ____________________.


6- Escreva o nome de dois alimentos que contém substâncias necessárias aos dentes: ______________________________


7- A cárie é uma doença que forma nos dentes: 
(     ) manchas
(     ) pintas
(     ) buracos


8- A higiene malfeita da boca forma a:
(     ) placa bacteriana
(     ) mancha bacteriana


9- Escreva um cuidado que devemos ter com os dentes:
______________________________


Arte_________Estimativa: 1h30 de estudo

ATIVIDADE: vídeo sobre a disciplina e atividade de reflexão pessoal.


Por que devemos estudar arte?



NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Responde: 

Você acha que devemos estudar arte? 


Sexta-feira, dia 7________


Língua Portuguesa_________Estimativa: 
1h30 de estudo

ATIVIDADE: Adjetivos

Adjetivos são palavras que acompanham o substantivo, dando qualidades aos seres.
Exemplo: Sol: brilhante, radiante, quente


COPIE NO CADERNO
Atividade de escrita, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Assinale os adjetivos adequados aos substantivos:

Frutas:
(     ) saborosas
(     ) inteligentes
(     ) maduras

Leão:
(     ) quadrado
(     ) perigoso
(     ) selvagem

Casa:
(     ) nova
(     ) moderna
(     ) feroz

Crianças:
(     ) felizes
(     ) redondas
(     ) carinhosas

Flores:
(     ) brancas
(     ) gordas
(     ) bonitas

Palhaço:
(     ) duro
(     ) engraçado
(     ) carinhoso


2- Escreva os adjetivos derivados de substantivos:

coragem: corajoso – corajosa
bondade:
fama:
medo:
charme:
dengo:
capricho:
sabor:
cheiro:
preguiça:
vaidade:
perigo:
horror:
amor:
orgulho:
carinho:
curiosidade:
atenção:


3- Relacione:

( A ) coração de mãe
( B ) cuidado de pai
( C ) ataque de coração
( D ) trabalho do dia
( E ) planta da água
( F ) azul do céu
( G ) nave do espaço
( H ) ave da noite
( I ) festa de Natal
( J ) reunião de família
( K ) salário do mês
( L ) música do sertão
( M ) animal da selva
( N ) transporte da terra

(     ) selvagem
(     ) celeste
(     ) noturna
(     ) mensal
(     ) terrestre
(     ) cardíaco
(     ) familiar
(     ) materno
(     ) diário
(     ) espacial
(     ) paterno
(     ) natalina
(     ) aquática
(     ) sertaneja


Matemática_________Estimativa: 1h30 de estudo

ATIVIDADE: Observe os preços dos produtos, faça cálculos (contas) e responda as questões.




1- Escreva os nomes dos produtos em ordem crescente de seus preços:
Bermuda-________________________________________________


2- Escreva os preços dos produtos por extenso:

R$44,90: quarenta e quatro reais e noventa centavos
R$19,90: _____________________________________________
R$37,90: _____________________________________________
R$9,90: ______________________________________________
R$23,90: _____________________________________________


3- Resolva os problemas:

a) Laura comprou uma camisa e uma calça. Pagou com R$58,00. Quanto ela gastou e quanto sobrou?

b) Carlos comprou um sapato e um pijama. Pagou com R$69,00. 
Quanto ele gastou e quanto sobrou?

c) Júlio comprou uma calça e uma bermuda. Pagou com R$48,00. Quanto ele gastou e quanto sobrou?

d) Silvia comprou um pijama e uma bermuda. Pagou com R$35,00. Quanto ela gastou e quanto sobrou?

e) Maria comprou uma camisa e um sapato. Pagou com R$65,00. Quanto ela gastou e quanto sobrou? 



----------------




Termo 2__________

Responda, clicando no link abaixo, a participação nessas aulas


Fique bem, fique em casa!