E.M.”Coronel Domingos Ferreira”
Monte Mor, 10 de Agosto de 2020
Hoje é segunda-feira
O dia está _________________
Nome:___________________
Bom dia!
ORIENTAÇÃO: Senhores responsáveis, peça para que o(a) aluno(a) leia com atenção e faça as atividades. Caso ele(a) ainda não faça a leitura, ajude-o(a) a entender a tarefa e o(a) acompanhe.
Componente curricular: Língua Portuguesa
à Atividade
Você conhece a revista Recreio? Ela é uma publicação
dedicada às crianças. Nessa revista, há uma seção intitulada Curiosidades. Leia
alguns textos que foram retirados dessa seção da revista.
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
1) Por que
estão publicados numa seção chamada Curiosidades? Que outro nome
poderíamos dar a essa seção?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
2) Como
começam os textos? Por que vocês acham que começam assim?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
3) Como são esses textos? Longos, curtos? Por quê? Sobre o que falam?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
4) E as ilustrações e as cores usadas? Por que acham que os artistas gráficos que fazem arevista organizaram assim essa seção? Essa forma ajuda a pensar em como deve ser o mural que vamos preparar?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
6) Retire do texto:
a) Duas
palavras oxítonas. (palavras com a última sílaba tônica)
_______________________________________________________________
c) Duas palavras
paroxítonas. (palavras com a penúltima sílaba tônica)
_______________________________________________________________
d) Duas
palavras proparoxítonas. (palavras com a antepenúltima sílaba tônica)
_______________________________________________________________
e) Duas dissílabas. (palavras com duas sílabas)
_______________________________________________________________
f) Duas trissílabas. (palavras com três sílabas)
_______________________________________________________________
g) Duas polissílabas. (palavras com quatro ou mais
sílabas)
_______________________________________________________________
h) Três verbos no passado.
_______________________________________________________________
i) Quatro substantivos genéricos (comuns)
________________________________________________________________
DATA 10/08/2020 (Segunda-feira) 4º s ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADE 1: Considerando
o número 8.765, responda ao que se pede:
a) Qual é o valor do algarismo 7
nesse numeral?
___________________________________________________________________
b) Que
algarismo ocupa a ordem das dezenas?
___________________________________________________________________
c) Qual
é o valor do algarismo 5 nesse numeral?
___________________________________________________________________
d) Que
algarismo ocupa a ordem das unidades de milhar?
___________________________________________________________________
ATIVIDADE 2: Em um
jogo de futebol estava presente na arquibancada, um total de sete
mil, quinhentos e setenta e cinco torcedores. Escreva usando apenas
algarismos o número de torcedores nesse jogo.
____________________________________________________________________
ATIVIDADE 3: Ana
Paula comprou 50 dezenas de bombons. Quantas unidades de bombons ela comprou?
Registre os cálculos.
____________________________________________________________________
DATA:10/08/2020 ( segunda- feira1h) |
|
4° ano – EF I |
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE:
Livro NAME: Leia
atentamente a frase de Frans Krajcberg e a fotografia desse mesmo artista, na
página 72, que retrata uma floresta sendo queimada. No quadro abaixo, desenhe
outro tipo de degradação a natureza.
DATA 11/08/2020 (Terça-feira)
4º s ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR NO
CADERNO)
E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 11 de agosto de 2020.
Hoje é terça-feira.
Nome completo:__________________________________________________ 4º Ano
______
Professora: ______________________________________.
ATIVIDADE 1: Arme, efetue as adições e tire a PROVA REAL. Se possível acesse o link
https://www.youtube.com/watch?v=6eCCveTPlJk e assista a um vídeo sobre a PROVA REAL DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO.
a)
235 + 529=
b)
328 + 459=
c)
1.256 + 987=
d)
2.560 + 284=
e)
3.225 + 1.328=
f)
5.628 + 1.394=
g)
3.250 + 845=
h)
2.500 + 584=
i)
4.389 + 1.230=
j) 6.840 + 528=
DATA 11 / 08 / 2020 (3ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: HISTÓRIA
1–
Observe os mapas abaixo:
MAPA B
a) Qual desses mapas é o que conhecemos atualmente?
________________________________________________________
b) Há diferença entre esses mapas?
_________________.
Escreva uma diferença encontrada nesses mapas:
_________________________________________________________
_________________________________________________________
c) Descreva os elementos que ilustram o Brasil
no mapa A.
_________________________________________________________
___________________________________________________________________
DATA 11/08/2020 (3ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1 – O
primeiro jogo será a Mancala, então vamos ler um pouquinho sobre ela.
A Tchuka é considerado um quebra-cabeça derivado de um jogo
siberiano muito antigo. Alguns falam que é um jogo africano por ser um tipo de
mancala de 1º grau, onde se jogo sozinho. A origem do jogo e onde é jogado, é
tema de debate cientifico. Diferentes autores mencionam Índia, `as Filipinas, `as Maldivas e até `a Rússia.
O nome sugere uma origem Indonésia ou Malaia.
2 - Construindo o tabuleiro. Igual na mancala você pode fazer o tabuleiro de muitas formas, desde covinhas no chão de terra, esculpidos na madeira, potinhos de iogurte, caixa de ovos, etc. O mais simples é pegar uma folha de papel, desenhar 4 círculos do mesmo tamanho, e um círculo maior que será a ruma, como no desenho abaixo. Você também precisa de 8 sementes ou grãos, ou bolinhas de papel.
3 – Agora vamos jogar. Esse jogo é jogado sozinho. Mais
pessoas podem participar como desafio, mas cada um joga só depois que o outro
terminar.
Regras:
a- distribua
duas sementes em cada cova numeradas de 1 a 4.
b- Escolha
uma das covas, retire todas as sementes dela, e distribua nas próximas covas
seguindo sentido horário ou ordem crescente dos números. As sementes que
passarem da cova 4 continuam sendo semeadas a partir da ruma. Ex: se você colheu
duas sementes da cova 4, deixa uma na ruma semeia uma na 1, e assim por diante.
A próxima jogada tem que ser da cova onde foi semeada a última semente.
c- As
sementes que caírem na ruma ficam lá, não devem ser colhidas.
d- Se a
última semente cair numa cova vazia você perde o jogo e deve começar tudo
novamente. Ex olhe na figura 2 a cova 4 ficou vazia com a jogada anterior, sua
última semente caiu na cova 1, então você é obrigado colher da cova 1 e jogar.
A terceira semente vai cair na 4, então perdão. Esse é o quebra cabeça pra
tentar resolver. Vence o jogo se
conseguir colher todas sementes.
Data: 12 / 08 / 2020 (4ª feira) 4º Ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 12 de agosto de 2020.
Hoje é quarta-feira.
Nome completo:
Professora: ________________
. 4º Ano _____ .
à Atividade
Releia o texto “Você sabia que...”, e o reescreva em texto narrativo com suas palavras.
Você pode iniciar seu texto assim: No texto, “Você sabia que” , diz respeito às lhamas e o porque elas cospem... Este texto relata que as lhamas cospem... O texto discorre sobre as lhamas... O texto narra uma curiosidade sobre as lhamas...
*NOTA:
Não esqueça de iniciar a produção com letra maiúscula, fazer parágrafo, colocar
pontuação adequada e escrever o início,
o meio e o fim.
DATA 12 /08/ 2020 (4ª
Feira) 4º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: GEOGRAFIA
Observe com atenção o mapa Brasil – político. E responda as
questões abaixo:
a) Pinte de:
(VERDE) O Estado onde você mora.
(VERMELHO) A capital do Brasil.
(AMARELO)
b) Quais unidades
federativas fazem limite com São Paulo?
__________________________________________________________________
c) Em quantas unidades
federativas o Brasil está dividido?
___________________________________________________________________
d) Escreva o nome dos
Estados que são cortados pelo Trópico de Capricórnio:
_____________________________________________________________
f) Qual é a capital do Brasil? ________________ e de São Paulo? _______________
g) Qual é o maior estado brasileiro?
_____________________________________________________________________
DATA:12/08/2020 ( quarta- feira1h) |
|
4° ano – EF I |
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE: Livro NAME: Leia o
trecho da música “Passaredo”, de Chico Buarque e Francis Hime. Pense bem em
quem está com o bico calado, precisa tomar cuidado com o homem e compare as
outras imagens que já observou para realizar a atividade.
No quadro abaixo faça uma ilustração (desenho) do que você
entendeu sobre a música. Lembre-se que ela fala de natureza e dos prejuízos que
o homem causa a ela.
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)
E. M. “Coronel Domingos
Ferreira”.
Monte Mor, 13 de agosto de 2020.
Hoje é quinta-feira.
Nome completo: __________________________________4º Ano ______
Professora: _________________________________________.
ATIVIDADE 1: Copie e resolva as subtrações no caderno.
ATIVIDADE 2: Leia com bastante atenção as situações-problema abaixo e apresente uma solução fazendo uso da operação matemática corretamente. Não se esqueça de dar uma resposta ao problema.
a) Rafael quer
comprar um tênis que custa R$ 750,00. Ele já possui R$ 245,00. Quantos reais
faltam para que ele compre o tênis?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Sandro quer
ganhar no dia das crianças uma guitarra de sua família. A guitarra custa R$
1.800,00. Para conceder esse presente a Sandro, sua mãe já guardou 450 reais,
seu pai 345 reais e sua irmã 200 reais. Quantos reais faltam para o valor da
guitarra?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) Numa escola, estão
matriculados 1.678 alunos. Entre esses alunos, 867 são meninas. Calcule a
quantidade de meninos.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
d) Numa apresentação de uma peça teatral estavam presentes 4 centenas de mulheres, 5 centenas de homens e 9 dezenas de crianças. Quantas pessoas ao todo estavam na apresentação?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
e) Ana possui 2
dezenas de lápis de cores, Pedro possui 1 centena e Joana meia dezena. Quantos
lápis eles possuem juntos?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DATA 13 / 08 / 2020 (5ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
Para responder as
questões abaixo consulte o Livro NAME ,Capítulo 4.
1-. Circule de vermelho os materiais atraídos pelo imã e de azul todos os materiais que não são atraídos pelo ímã:
ROLHA
PANO ALFINETE MOEDAS GRAMPO MADEIRA
PLÁSTICO LÁPIS
AGULHA PREGO BORRACHA PAPEL
2- Ana ganhou um ímã de seu tio. Chegando em casa, ela
colocou o ímã sobre um livro e nada aconteceu. Colocou-o sobre uma
borracha, o tapete, o chão e nada aconteceu. Ana achou que o ímã estava
com defeito. Será que ela está certa? Justifique a sua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Ao quebrarmos um ímã ao meio, devemos esperar que:
a) os seus pedaços fiquem desmagnetizados.
b) um dos seus pedaços seja
o polo norte, e o outro, polo sul.
c) cada um de seus pedaços
torne-se um ímã menor.
d) só os pedaços maiores
fiquem magnetizados.
Data: 14 / 08 / 2020 (6ª feira) 4º Ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho
(copiar no caderno)
|
Professora: ________________ . 4º Ano _____
Atividade:
Data: 14 / 08 / 2020 (6ª feira) 4º Ano
Componente curricular: INGLÊS
ATIVIDADE:
1.
Hello,
kids! Hoje, vamos praticar o vocabulário e as estruturas para formar frases em
inglês. Utlize as estruturas I love, I prefer, I like,
I don’t like para formar frases.
Siga os exemplos abaixo.
EXEMPLOS
·
I love Carousel. Eu amo Carrossel.
·
I
prefer Ferris Wheel. Eu prefiro
Roda Gigante.
·
I
like Tunnel of Love. Eu gusto do Túnel do amor.
· I don’t like Roller Coaster. Eu não gosto de Montanha Russa.
a.
Slide
R: ______________________________________.
b.
Spook House
R: ______________________________________.
c.
Carousel
R: ______________________________________.
d.
Ferris Wheel
R: ______________________________________.
e. Roller Coaster
R: _______________________________________.
f.
Tunnel Of Love
R: _______________________________________.
2.
Vamos estudar as partes do corpo (Parts of the body).
Estude o texto e o vocabulário no livro de inglês, páginas 28 e 29. Observe a
imagem abaixo e o vocabulário.
1.
Desembaralhe as letras e escreva a palavra em inglês
corretamente. Em caso de dúvidas, consulte o livro, páginas sugeridas acima e a
imagem.
DATA 14/08/2020 (6ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1 – O jogo de tabuleiro de hoje é um jogo muito simples de
se jogar, e também precisa de raciocínio. O jogo se chama Shisima. Vamos ler um
pouco sobre ele.
Histórico:
O Quênia é um país do leste africano. As crianças da parte ocidental do
Quênia jogam um jogo de três alinhados chamado Shisima. Na língua tiriki, a
palavra shisima quer dizer “extensão de água”. Eles chamam as peças de
imbalavali ou pulgas-d’água. As pulgas-d’água movimentam-se tão rapidamente na
água que é difícil acompanhá-las com o olhar. É com a mesma agilidade que os
jogadores de Shisima movimentam suas peças no tabuleiro.
Este jogo
se assemelha as estratégias utilizadas em nosso “jogo da velha”, mas neste
tenta-se impedir que o adversário alinhe suas peças em uma das diagonais do tabuleiro
octagonal (oito lados). É um jogo que envolve
estratégia, racíocinio e antecipação.
Fontes: blogdaeducacao.com.br e
2 – Vamos construir
o tabuleiro. Você vai precisar de
uma folha de papel, 6 tampinhas de garrafa, sendo 3 de cada cor, régua, e lápis
ou caneta para desenhar e enfeirar como quiser. O vídeo abaixo mostra a confecção do tabuleiro
e jogando, e pode ser acessado em caso de dúvida.
3 – Como se joga:
Cada jogador coloca suas peças como mostra no tabuleiro na
atividade 2. Decida quem começa o jogo, e na sua vez movimente uma das peças
para o ponto vazio. O objetivo é conseguir formar uma linha de 3 peças da mesma
cor. Quando conseguir formar uma linha
de 3, vence a partida.
DATA 14/08/2020 (6ª Feira) 4º ANO
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1 – O jogo de tabuleiro de hoje é um jogo muito simples de
se jogar, e também precisa de raciocínio. O jogo se chama Shisima. Vamos ler um
pouco sobre ele.
Histórico:
O Quênia é um país do leste africano. As crianças da parte ocidental do
Quênia jogam um jogo de três alinhados chamado Shisima. Na língua tiriki, a
palavra shisima quer dizer “extensão de água”. Eles chamam as peças de
imbalavali ou pulgas-d’água. As pulgas-d’água movimentam-se tão rapidamente na
água que é difícil acompanhá-las com o olhar. É com a mesma agilidade que os
jogadores de Shisima movimentam suas peças no tabuleiro.
Este jogo se assemelha as estratégias utilizadas em nosso “jogo da velha”, mas neste tenta-se impedir que o adversário alinhe suas peças em uma das diagonais do tabuleiro octagonal (oito lados). É um jogo que envolve estratégia, racíocinio e antecipação.
Fontes: blogdaeducacao.com.br e
2 – Vamos construir o tabuleiro. Você vai precisar de uma folha de papel, 6 tampinhas de garrafa, sendo 3 de cada cor, régua, e lápis ou caneta para desenhar e enfeirar como quiser. O vídeo abaixo mostra a confecção do tabuleiro e jogando, e pode ser acessado em caso de dúvida.
3 – Como se joga:
Cada jogador coloca suas peças como mostra no tabuleiro na
atividade 2. Decida quem começa o jogo, e na sua vez movimente uma das peças
para o ponto vazio. O objetivo é conseguir formar uma linha de 3 peças da mesma
cor. Quando conseguir formar uma linha
de 3, vence a partida.