quarta-feira, 5 de agosto de 2020

SEMANA 15 - 10/08 A 14/08

OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.

DATA   10 / 08  /2020  (2ª Feira)                                  4º ANO  
 

E.M.”Coronel Domingos Ferreira”

Monte Mor, 10 de Agosto de 2020

Hoje é segunda-feira

O dia está _________________

Nome:___________________

Bom dia!                                                                                   

ORIENTAÇÃO: Senhores responsáveis, peça para que o(a) aluno(a) leia com atenção e faça as atividades. Caso ele(a) ainda não faça a leitura, ajude-o(a) a entender a tarefa e o(a) acompanhe.

Componente curricular: Língua  Portuguesa

à Atividade

Você conhece a revista Recreio? Ela é uma publicação dedicada às crianças. Nessa revista, há uma seção intitulada Curiosidades. Leia alguns textos que foram retirados dessa seção da revista.



_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

1)      Por que estão publicados numa seção chamada Curiosidades? Que outro nome

poderíamos dar a essa seção?

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

2)      Como começam os textos? Por que vocês acham que começam assim?

 

______________________________________________________________

______________________________________________________________

______________________________________________________________

______________________________________________________________


3)      Como são esses textos? Longos, curtos? Por quê? Sobre o que falam?

 

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

4)      E as ilustrações e as cores usadas? Por que acham que os artistas gráficos que fazem arevista organizaram assim essa seção? Essa forma ajuda a pensar em como deve ser o mural que vamos preparar?

 

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

6) Retire do texto:


a) Duas palavras oxítonas. (palavras com a última sílaba tônica)

 

_______________________________________________________________

c) Duas  palavras  paroxítonas. (palavras com a penúltima sílaba tônica)

 

_______________________________________________________________

d) Duas palavras proparoxítonas. (palavras com a antepenúltima sílaba tônica)

 

_______________________________________________________________   

e) Duas dissílabas. (palavras com duas sílabas)

 

_______________________________________________________________

f) Duas trissílabas. (palavras com três sílabas)

 

_______________________________________________________________

g) Duas polissílabas. (palavras com quatro ou mais sílabas)

 

_______________________________________________________________

h) Três verbos no passado.

 

_______________________________________________________________

i) Quatro substantivos genéricos (comuns)

 

________________________________________________________________

 

DATA 10/08/2020 (Segunda-feira)                             4º s ANOS                                 

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ATIVIDADE 1: Considerando o número 8.765, responda ao que se pede:

a) Qual é o valor do algarismo 7 nesse numeral?

___________________________________________________________________

b) Que algarismo ocupa a ordem das dezenas?

___________________________________________________________________

c) Qual é o valor do algarismo 5 nesse numeral?

___________________________________________________________________

d) Que algarismo ocupa a ordem das unidades de milhar?

___________________________________________________________________

ATIVIDADE 2: Em um jogo de futebol estava presente na arquibancada, um total de sete mil, quinhentos e setenta e cinco torcedores. Escreva usando apenas algarismos o número de torcedores nesse jogo.

____________________________________________________________________

ATIVIDADE 3: Ana Paula comprou 50 dezenas de bombons. Quantas unidades de bombons ela comprou? Registre os cálculos.

____________________________________________________________________


DATA:10/08/2020 ( segunda- feira1h)


4° ano – EF I

 

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE: Livro NAME: Leia atentamente a frase de Frans Krajcberg e a fotografia desse mesmo artista, na página 72, que retrata uma floresta sendo queimada. No quadro abaixo, desenhe outro tipo de degradação a natureza.


DATA 11/08/2020 (Terça-feira)                           4º s ANOS                                                                                               

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.

Monte Mor, 11 de agosto de 2020.

Hoje é terça-feira.

Nome completo:__________________________________________________ 4º Ano ______

Professora: ______________________________________.

 

ATIVIDADE 1: Arme, efetue as adições e tire a PROVA REAL. Se possível acesse o link



https://www.youtube.com/watch?v=6eCCveTPlJk e assista a um vídeo sobre a PROVA REAL DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO.

 

a)    235 + 529=

b)   328 + 459=

c)    1.256 + 987=

d)   2.560 + 284=

e)    3.225 + 1.328=

f)     5.628 + 1.394=

g)   3.250 + 845=

h)   2.500 + 584=

i)     4.389 + 1.230=

j)     6.840 + 528=

DATA  11 / 08 / 2020  (3ª Feira)                                      4º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

1– Observe os mapas abaixo: MAPA  A


MAPA  B 




a) Qual desses mapas é o que conhecemos atualmente?

________________________________________________________

b) Há diferença entre esses mapas? _________________.

 Escreva uma diferença encontrada nesses mapas:

_________________________________________________________

 _________________________________________________________

c) Descreva os elementos  que  ilustram  o  Brasil  no  mapa  A.

 _________________________________________________________

___________________________________________________________________ 

DATA 11/08/2020  (3ª Feira)                                     4º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – O primeiro jogo será a Mancala, então vamos ler um pouquinho sobre ela.

 

A Tchuka é considerado um quebra-cabeça derivado de um jogo siberiano muito antigo. Alguns falam que é um jogo africano por ser um tipo de mancala de 1º grau, onde se jogo sozinho. A origem do jogo e onde é jogado, é tema de debate cientifico. Diferentes autores mencionam Índia, `as Filipinas, `as Maldivas e até `a Rússia. O nome sugere uma origem Indonésia ou Malaia. 

 

2 -  Construindo o tabuleiro.  Igual na mancala você pode fazer o tabuleiro de muitas formas, desde covinhas no chão de terra, esculpidos na madeira, potinhos de iogurte, caixa de ovos, etc.  O mais simples é pegar uma folha de papel, desenhar 4 círculos do mesmo tamanho, e um círculo maior que será a ruma, como no desenho abaixo. Você também precisa de 8 sementes ou grãos, ou bolinhas de papel. 



3 – Agora vamos jogar. Esse jogo é jogado sozinho. Mais pessoas podem participar como desafio, mas cada um joga só depois que o outro terminar.

Regras:

a-    distribua duas sementes em cada cova numeradas de 1 a 4.

b-    Escolha uma das covas, retire todas as sementes dela, e distribua nas próximas covas seguindo sentido horário ou ordem crescente dos números. As sementes que passarem da cova 4 continuam sendo semeadas a partir da ruma. Ex: se você colheu duas sementes da cova 4, deixa uma na ruma semeia uma na 1, e assim por diante. A próxima jogada tem que ser da cova onde foi semeada a última semente.

c-    As sementes que caírem na ruma ficam lá, não devem ser colhidas.

d-    Se a última semente cair numa cova vazia você perde o jogo e deve começar tudo novamente. Ex olhe na figura 2 a cova 4 ficou vazia com a jogada anterior, sua última semente caiu na cova 1, então você é obrigado colher da cova 1 e jogar. A terceira semente vai cair na 4, então perdão. Esse é o quebra cabeça pra tentar resolver.  Vence o jogo se conseguir colher todas sementes.



Data: 12 / 08 / 2020 (4ª feira)                                    4º   Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 12 de agosto de 2020.

Hoje  é quarta-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

 

à Atividade

Releia o texto “Você sabia que...”, e o reescreva em texto narrativo com suas palavras.

Você pode iniciar seu texto assim: No texto, “Você sabia que” , diz respeito às lhamas e o porque elas cospem... Este texto relata que as lhamas cospem... O texto discorre sobre as lhamas... O texto narra uma curiosidade sobre as lhamas...

*NOTA: Não esqueça de iniciar a produção com letra maiúscula, fazer parágrafo, colocar pontuação adequada e escrever o  início, o meio e o fim. 


DATA 12 /08/ 2020  (4ª Feira)                                                 4º ANO                                                                                          

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

Observe com atenção  o mapa Brasil – político. E responda as questões abaixo:



a) Pinte de:

(VERDE) O Estado onde você mora.      

( AZUL)   O Oceano Atlântico.

(VERMELHO) A capital do Brasil.   

(AMARELO 3 estados que não são banhados pelo mar.

 

b) Quais unidades federativas fazem limite com São Paulo?

__________________________________________________________________

c) Em quantas unidades federativas o Brasil está dividido?

___________________________________________________________________

d) Escreva o nome dos Estados que são cortados pelo Trópico de Capricórnio:

 _____________________________________________________________

f) Qual é a capital do Brasil? ________________ e de São Paulo? _______________

g) Qual  é  o  maior  estado  brasileiro?

_____________________________________________________________________


DATA:12/08/2020 ( quarta- feira1h)

 

4° ano – EF I

 

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE: Livro NAME: Leia o trecho da música “Passaredo”, de Chico Buarque e Francis Hime. Pense bem em quem está com o bico calado, precisa tomar cuidado com o homem e compare as outras imagens que já observou para realizar a atividade.

No quadro abaixo faça uma ilustração (desenho) do que você entendeu sobre a música. Lembre-se que ela fala de natureza e dos prejuízos que o homem causa a ela.


COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.

Monte Mor, 13 de agosto de 2020.

Hoje é quinta-feira.

Nome completo: __________________________________4º Ano ______

Professora: _________________________________________.

ATIVIDADE 1: Copie e resolva as subtrações no caderno.


ATIVIDADE 2: Leia com bastante atenção as situações-problema abaixo e apresente uma solução fazendo uso da operação matemática corretamente. Não se esqueça de dar uma resposta ao problema.


a) Rafael quer comprar um tênis que custa R$ 750,00. Ele já possui R$ 245,00. Quantos reais faltam para que ele compre o tênis?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Sandro quer ganhar no dia das crianças uma guitarra de sua família. A guitarra custa R$ 1.800,00. Para conceder esse presente a Sandro, sua mãe já guardou 450 reais, seu pai 345 reais e sua irmã 200 reais. Quantos reais faltam para o valor da guitarra?

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

c) Numa escola, estão matriculados 1.678 alunos. Entre esses alunos, 867 são meninas. Calcule a quantidade de meninos.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

d) Numa apresentação de uma peça teatral estavam presentes 4 centenas de mulheres, 5 centenas de homens e 9 dezenas de crianças. Quantas pessoas ao todo estavam na apresentação?

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

e) Ana possui 2 dezenas de lápis de cores, Pedro possui 1 centena e Joana meia dezena. Quantos lápis eles possuem juntos?

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DATA  13 / 08 / 2020  (5ª Feira)                                 4º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

Para  responder  as  questões  abaixo consulte o Livro NAME ,Capítulo 4.

1-. Circule de vermelho os materiais atraídos  pelo imã e de azul todos os materiais  que  não  são  atraídos  pelo ímã:

ROLHA          PANO         ALFINETE         MOEDAS        GRAMPO          MADEIRA  

PLÁSTICO     LÁPIS           AGULHA         PREGO          BORRACHA           PAPEL

2- Ana ganhou um ímã de seu tio. Chegando em casa, ela colocou o ímã sobre um livro e nada aconteceu. Colocou-o sobre uma borracha, o tapete, o chão e nada aconteceu. Ana achou que o ímã estava com defeito. Será que ela está certa? Justifique a sua resposta.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Ao quebrarmos um ímã ao meio, devemos esperar que:

a) os seus pedaços fiquem desmagnetizados.

b) um dos seus pedaços seja o polo norte, e o outro, polo sul.

c) cada um de seus pedaços torne-se um ímã menor.

d) só os pedaços maiores fiquem magnetizados.


Data: 14 / 08 / 2020 (6ª feira)                                         4º   Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 14 de agosto de 2020.
Hoje  é sexta-feira.
Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____

Atividade:


 

Data: 14 / 08 / 2020 (6ª feira)                                         4º   Ano

Componente curricular: INGLÊS

ATIVIDADE:

1.    Hello, kids! Hoje, vamos praticar o vocabulário e as estruturas para formar frases em inglês. Utlize as estruturas I love, I prefer, I like, I don’t like  para formar frases. Siga os exemplos abaixo.

EXEMPLOS

·         I love Carousel. Eu amo Carrossel.

 

·         I prefer Ferris Wheel. Eu prefiro Roda Gigante.

 

·         I like Tunnel of Love. Eu gusto do Túnel do amor.

 

·         I don’t like Roller Coaster. Eu não gosto de Montanha Russa.

 

a.    Slide

 

R: ______________________________________.

b.    Spook House

 

R: ______________________________________.

c.    Carousel

 

R: ______________________________________.

d.    Ferris Wheel

 

R: ______________________________________.

e.    Roller Coaster

 

R: _______________________________________.

f.     Tunnel Of Love

 

R: _______________________________________.

 

2.    Vamos estudar as partes do corpo (Parts of the body). Estude o texto e o vocabulário no livro de inglês, páginas 28 e 29. Observe a imagem abaixo e o vocabulário.

1.    Desembaralhe as letras e escreva a palavra em inglês corretamente. Em caso de dúvidas, consulte o livro, páginas sugeridas acima e a imagem.

 

DATA 14/08/2020  (6ª Feira)                               4º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – O jogo de tabuleiro de hoje é um jogo muito simples de se jogar, e também precisa de raciocínio. O jogo se chama Shisima. Vamos ler um pouco sobre ele.

Histórico:  O Quênia é um país do leste africano. As crianças da parte ocidental do Quênia jogam um jogo de três alinhados chamado Shisima. Na língua tiriki, a palavra shisima quer dizer “extensão de água”. Eles chamam as peças de imbalavali ou pulgas-d’água. As pulgas-d’água movimentam-se tão rapidamente na água que é difícil acompanhá-las com o olhar. É com a mesma agilidade que os jogadores de Shisima movimentam suas peças no tabuleiro.

Este jogo se assemelha as estratégias utilizadas em nosso “jogo da velha”, mas neste tenta-se impedir que o adversário alinhe suas peças em uma das diagonais do tabuleiro octagonal (oito lados). É um jogo que   envolve estratégia, racíocinio e antecipação.

Fontes: blogdaeducacao.com.br e  

2 – Vamos construir  o tabuleiro.  Você vai precisar de uma folha de papel, 6 tampinhas de garrafa, sendo 3 de cada cor, régua, e lápis ou caneta para desenhar e enfeirar como quiser.  O vídeo abaixo mostra a confecção do tabuleiro e jogando, e pode ser acessado em caso de dúvida.



 

3 – Como se joga:

Cada jogador coloca suas peças como mostra no tabuleiro na atividade 2. Decida quem começa o jogo, e na sua vez movimente uma das peças para o ponto vazio. O objetivo é conseguir formar uma linha de 3 peças da mesma cor.  Quando conseguir formar uma linha de 3, vence a partida.